Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo a 120 com Militão da Massa

Depois dessa relação fria, pós pandemia, onde não existem mais setoristas acompanhando treinamentos e vivenciando CTs, ficamos condenados por aguardar o próximo jogo para avaliar sentimento e expectativa com o time. Isso não é privilégio do Atleticano, mas de torcedores do Brasil todo e se tornou a nova realidade do multimilionário futebol mundial. Quem acompanhou a selecinha, agora sob o comando do Dorival, não sabe repetir as escalações nos dois últimos caça niqueis. Jogadores desconhecidos do público brasileiro.

E, nós fiéis Atleticanos – pagantes ou não de ingressos e outros produtos do Galo – estamos cá condenados a saber como será o time do Milito uma hora antes do primeiro jogo decisivo do estadual. Muita gente assegura que serão três zagueiros, posição inclusive que pode ser objeto de solicitação de reforços, abdicando do uso de lateral – direito – de ofício já na primeira e decisiva partida oficial no comando do Galo. Quem seriam? Temos cinco, um é da base e nunca atuou, outro é contestado e três são clientes fidelizados no DM.

Tivéssemos informações mais concretas, gente acompanhando treinamentos, saberíamos quais as opções do treinador. Um aspecto, ainda que por intuição do argentino, já agradou ao Atleticano. Chegou e em três dias, sugere apesar de poucas informações, ter dado mais treinamentos que seu antecessor nas últimas semanas. Especialmente naqueles períodos que antecederam jogos com grande expectativa, como é o caso dos dois próximos que vamos disputar pelo mineiro e – entre esses confrontos – a estreia fora de BH pela Libertadores.

 

Fato é que o Torcedor, depois desse começo de ano instável no comando do Felipão, busca renovar suas esperanças e expectativas que andaram em baixa desde a última rodada do Brasileirão em dezembro do ano passado. Nos 10 jogos do estadual, somando cinco vitórias (só uma convincente), três vergonhosas derrotas e dois surpreendentes empates, o Atleticano tenta reagir da recontaminação com o vírus do desanimo. É o preço de alguns descuidos inaceitáveis na contramão de uma prescrição recomendável.

Quanto a troca do treinador, disse aqui e quero reafirmar, considerando as duas semanas de folga e o início da temporada nacional e internacional, foi – sim – o melhor momento. O Felipão, teimoso ou convicto de suas teorias – pelo que vinha demonstrando – seguiria na direção contrária ao desejo do exigente Torcedor que quer e deseja títulos. Para o então treinador, parecia ser isso um detalhe, então a troca era mais que necessária e não dava mais por aguardar o que não era prioridade ao então treinador. Agora é esperar o que os mesmos jogadores irão mostrar já no cartão de apresentação. Uma prova de fogo para o argentino, o elenco, a diretoria e nós Atleticanos.

A primeira medida, impopular e desnecessária, já foi colocada em prática. A Estapar, parceira do seu próprio bolso, se encarregou em dar novo aumento ao estacionamento já caro e abusivo. Eu, desde o segundo jogo desta temporada na nossa casa, deixei de ceder ao achaque da concessionária. Se começou com 40 reais, nos primeiros eventos, subiu para 50 e depois 70 por vez. Em 2024, frente ao Democrata, repetiu 70 e no jogo seguinte já pulou para 100 reais, pois agora – na cara dura – já estão cobrando 120 por evento. Desconheço, até fiz uma tentativa em encontrar algo similar com tamanha elevação de preços como a Estapar – sem constrangimento – impõe ao Atleticano. Cara dura! Nem se o time jogar a 120 justifica triplicar o valor em menos de um ano de exploração da nossa casa. Isso sim, ao pé da letra, é exploração!

*imagens: 1) Pedro Sousa/Atlético; 2) Divulgação

31 thoughts to “Galo a 120 com Militão da Massa”

  1. 28 de março de 2024 às 07:41
    [•••]” arena acústica ou arena bossa-nova [•••]”. Se me permite, rachei os bico aqui ,prezado. Muito bom!
    E isso aqui abaixo foi o Teatro dos Sonhos do Maior Movimento Imaterial e Cultural de Minas,do Brasil e do Planeta. Se liga!

    https://youtu.be/Z7jjvHwWLK8?si=OBJ01D3eChvSlmwT
    Créditos: Acervo do GALO – Christiano Pacheco. YouTube

    Vi,vivi e vivenciei tudo isto aí,por isso minhas eternas REVERÊNCIAS á todos(as) que construíram e contribuíram com a grandeza do extinto CAM. Nunca serão!
    Forte abraço!

      1. Prezado José Roberto,
        energia pura que brotava da alma de cada Atleticano presente no Mineirão. Era um espetáculo genuíno a torcida do Galo. Lindo vídeo de nossa torcida, que , talvez, não veremos mais pela opção dos gestores do clube de construir uma Arena para inglês ver.
        O cube em sua história , sempre fez o movimento de buscar o estádio com maior capacidade de público. Do estádio de Lourdes para o Independência e deste para o Mineirão, mas estão mudando nossa história de clube do povo, com essa Arena . Estão apequenando a Massa.
        Abraços

  2. Deveriam ter poupado o novo técnico dessa aflição, se ganhar, não fez mais que obrigação, se perder, …hummm!!! : FORA MILITO!!! A massa é apaixonada, mas também é impaciente, cruel e obcecada por resultados. VAMO GALO!

  3. Olhem a entrevista do Rubens Menin a dois anos atrás:

    Menin diz que Atlético-MG será ‘potência mundial’ e quer inauguração da Arena contra Barcelona, Real Madrid ou Boca

    ESPN.com.br
    3 de jul, 2020, 13:18

    Em entrevista ao canal de YouTube de Jorge Nicola, comentarista da ESPN Brasil, o empresário Rubens Menin, que é um dos principais investidores do Atlético-MG, afirmou que o clube tem tudo para se transformar em uma “potência mundial”.

    De acordo com o magnata, a equipe de Belo Horizonte já possui uma grande estrutura, mas dará um passo gigante após a inauguração da Arena MRV, estádio próprio do clube com inauguração prevista para 2022.

    Sem medir palavras, Menin até projetou a inauguração da arena contra algumas das maiores potências da Europa e da América do Sul.

    “O Atlético tem tudo para ser (uma potência mundial). O Atlético tem torcida enorme, um centro de treinamento que é o melhor do Brasil, com oito campos, vai ter estádio próprio, sem dívida, o que é importante, vai ser uma arena totalmente paga”, afirmou.

    “A gente espera que daqui a dois anos a gente esteja inaugurando contra um time desses: Barcelona, Real Madrid, Boca Juniors…”, completou.

    O empresário garante que, em alguns anos, o Galo será reconhecido até mesmo no mercado asiático, disputando espaço com as maiores potências do planeta.

    “(O Atlético pode vir a ser) Uma potencia do futebol mundial. Se esse plano for feito, o Atlético tem tudo para ser conhecido no mundo todo. Você chegar na China e o pessoal comprando camisa do Atlético igual do Real Madrid”, apostou.

    Menin ainda falou sobre a dívida de R$ 740 milhões do Atlético, dizendo que uma reformulação administrativa já está em curso e aproveitando para provocar o rival Cruzeiro.

    “O Atlético não vai cruzeirar, nem gosto de falar isso, porque não é bom. Mas não vai. A gente aprende com exemplo ruim. O que o Cruzeiro gastou de dinheiro com jogador caríssimos que nem jogaram, time inchado, salários altíssimos. O Atlético já cortou custo administrativo para 1/4 do que era. O Cruzeiro era 12 vezes maior do que o Atlético é hoje”, argumentou.

    OBS: Há quatro a nos atrás a dívida era de 740 milhões e chegou a 2,1 bilhões, a Arena será sem custo, ficou uma dívida de 430 milhões, vamos inaugurar contra Barcelona, Real Madrid, Boca Jrs, acabou sendo um jogo contra o Santos no BR,o Galo não vai Cruzeirar, hoje tem uma folha de quase 20 milhões, não ganha títulos e cheio de boi cansado e por fim a soberba, vamos transformar o clube em POUCOS ANOS em uma potência mundial. Estamos lascados com esse riquinho megalomaníaco!

  4. Boa tarde xará e amigalos!
    Tomara que a era Milito comece com um choque de 220W nesses jogadores do GALO neste jogo contra o CSA-MG. Chega de ser freguês pra time que disputa permanência na série A. Está na hora do GALO PERDER O RESPEITO COM O TAL DE ZÉ MANÉ IVALDO E CIA. Aquele irritante jogo de toque de bola pra trás e execessivamente para os lados tem que acabar. GHEGA DE PASMACEIRA CAMBADA!!!!!!!!!!!!!!! BORA METER O SARRAFO NA MARIADA!!!!!!!!!!!!

  5. Boa tarde!
    Num sei não,viu.
    Tô igual meu amiGalo Joaquim Tuga, tô com as orelhas atrás da pulga com esses gringos.
    Me enchi de esperança com o Aguirre, depois com o Culdet.
    Com aquele Sampaoli cabeça de ovo eu nunca tive esperança nenhuma.
    Agora com o Militão da Massa,eu prefiro a frase do filósofo que dizia: “vamos aguardar”.

  6. Acredito que o melhor para o Atlético seria deixar a estreia do argentino para após a final do campeonato.
    Milito chegou ontem, não conhece nada daqui, não sabe sobre a rivalidade, não sabe a importância de vencermos mais este título. Talvez nem se importe em ser campeão ou vice.
    Na sua concepção. está iniciando o trabalho como outro qualquer. O problema é que esse “início de trabalho” caiu logo no meio da decisão estadual.

    Portanto, penso que Lucas Gonçalves seria o nome pra comandar o time sábado. Ao contrário do Milito, Lucas sabe exatamente o que a torcida espera nesse momento. Ele esteve presente nas duas derrotas na Arena, então sabe o que fazer pra trazer o penta estadual. Nós (torcedores) queremos muito a manutenção da hegemonia. Não sei se o Milito quer com tanto afinco.

    Poderiam deixar o cara ir se adaptando, fazendo suas pesquisas e reflexões, conhecendo o elenco, a cidade, a comida, pensando em usar 3 zagueiros, 2 alas, goleiro linha, não sei quantos meias…
    O meu receio é se ele pretende fazer testes e mudanças táticas bruscas em pleno clássico. A chance de dar merda é grande.
    Agora, se ele for inteligente, procurar fazer o feijão com arroz e ouvir o Lucas, aí sim podemos ganhar.

  7. Quanto a questão do estacionamento, eu acho que tem mais é que cobrar caro mesmo, pois no mundo atual, o negócio é faturar cada vez mais, com um custo cada vez menor. Se tá cobrando caro, é porque as pessoas estão pagando e são 1.700 vagas para um público de quase 50.000 pessoas (contando quem vai trabalhar).

    Eu sempre estaciono lá no bairro Camargos (bem longe da arena) e a minha maior preocupação é que alguma pessoa acabe com um tétano,caso esbarre no meu veículo poçante.

    Por hoje é só. Abraço.

  8. Bom dia.

    Creio que a mudança de treinador tinha que ser efetuada. Agora, se o atual treinador gosta de jogar com 3 zagueiros que saibam sair jogando, aí phudeu de vez.

    Só temos um zagueiro que não se machuca e é justamente o mais questionado. Ou seja, já tô preocupado.

    Eu sempre me lembro da felicidade do Felipão, quando os jogos do último brasileirão, passaram a ser no meio e nos finais de semana, e ele afirmando que assim é que era bom, pois assim não tinha que ficar inventando moda nos treinos. Preguiça é o nome disso não é?

    Vamos continuar de olhos atentos, igual aos peixes do meu aquário.

  9. Se o treinador não for burro e teimoso como os demais e não ficar insistindo com amebas, já vai ajudar bastante.
    Scarpa e nenhum outro jogador pode jogar só com o nome e com apoio de empresários, bem como de comentaristas comprados.

  10. JOSÉ EDUARDO BARATA
    23 de março de 2024 às 13:26
    Obrigado pela sugestão, caro!
    Realmente “vale a pena ouvir o BEL” e guardando ás devidas proporções, pode-se dizer q história de vida dele se confunde com a do GALO. Junte-se aos citados _Bibi e Danival_ o Moacir,volante completo e de técnica apurada com a bola nos pés. Tipo de jogador difícil de ser produzido neste atual futebol nutella. Forte abraço prezado!

    1. JOSÉ ROBERTO ,

      recebi um vídeo de um amigo com uma entrevista do EDILSON , o Capetinga , no qual ele diz que , no futebol de hoje , ele , Romário , Bebeto , e eu completo com Reinaldo, Dirceu Lopes , nenhum desses jogaria em time nenhum .

      Sabe como é , não é , os caras não tinham “altura” desejada para dar seus chutes em campo .

      1. Pois é, caro!
        Nesse futebol moderno que robotiza os jogadores,deixa o jogo chato e com um clima frio q chega a alcançar um nível tedioso,ele tem toda a razão,ñ jogariam mesmo! Abrem-se as cortinas p o robô cintura dura e fecham-nas p quem realmente trazia no sangue o futebol moleque ,mas q tinha pelo “capotão” o respeito q ele merecia. E vai piorar,viu!
        Forte abraço.

  11. Bom dia!
    Aind bem que não foi o Rodrigo Caetano que negociou a vinda de Milito, senão seria mais um toco, mais um “não”.

  12. Estacionamento a 120 é muita doideira, mas a empresa faz isso porque tem gente que paga. Fazer o que? Eu tenho deixado meu carro na casa de um tio no Corel e indo de bike pro estádio. 10 minutos, sem trânsito e stress. Pra quem não sabe, no estacionamento do Terreirao do Galo tem uma área reservada para bicicletas. Muito seguro e em frente aos vigias…e o melhor, de graça! Todas as vezes que fui somente minha bike estava lá, mas é isso, pedalamos contra o vento e contra esse abuso de estacionamento também!
    Muito esperançoso com Milito, como é bom ver novamente um treinador que sabe conversar e dar entrevista, não fica só rosnando e fazendo cara de bund@. Independente do resultado, se ver o time vib era nos e jogando com raça, já será uma grande evolução! Vai Galo!!

  13. Salve Massa e Guru

    Vou repetir as palavras do meu comentário ontem na live do Breno Galante:
    “Aleluia, até que enfim chegou alguém pra fazer alguma coisa diferente. acabou a era de acomodação no time!”
    Estas palavras foram direcionadas principalmente para os corneteiros de plantão que nem bem viram o time em campo e já começam a chiar pelas escolhas do novo treinador.
    Talvez estejam com saudades do antigo retranqueiro.
    No sábado o atleticano espera por vitória é claro, mas se ela não vier (bate na madeira), que pelo menos não falte a garra e vontade de jogar.

  14. Bom dia Eduardo e massa. Fico desconfiado de treinador Argentino depois das barcas que andaram a inventar no Galo. Apesar de deixar vários viúvas deles aqui no Blog. Sampaoli. El turco e coudet. Que nunca mais põe o pé no Galo. Se Milito tirarem jemerson. Igor Gomes e Edenilson do time já é um começo espero que não seja pal mandato de empresários. Etc. Mas nos treinamentos está os péssimos Igor Gomes e jermeson. Ai estamos fritos. Vou apoiar sempre mais estou de olho para a corneta piar. Rsrs. Que venha sábado rápido para nos ver o novo Galo do Milito. Ótimo feriado a todos amigalos. Vá Galooooo.

  15. Bom dia Massa!
    Novo técnico, novo começo. Longe de ser pessimista, ao contrário, sou mais paciente com os técnicos do que a média do Torcedor Atleticano, mas não posso deixar de ser realista: o risco de ter um resultado negativo na final do rural devido ao início de um novo trabalho existe. Afinal, novas ideias e forma de jogo estarão sendo implantadas e para chegar ao conjunto ideal é natural que leve um tempo. O que alerto aqui é exatamente a falta de paciência com o novo comandante (independente de quem seja no momento). Se em 3 ou 4 jogos o time tiver dificuldade de encaixe, jogo sem fluidez, resultados negativos e a torcida começar a pedir a cabeça do treinador, entraremos em um loop sem fim de fracasso. Desejo e espero que o “fato novo” traga motivação (ou medo de perder a posição), e a vontade de jogar sobreponha o tempo de adaptação para que os resultados venham e com isso dê tempo e tranquilidade para que o novo trabalho encaixe. Vamos pra cima das Marias! Aqui é Galo P#@#..

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Novos tempos, novas esperanças.
    Não posso opinar a respeito do treinador. Não conheço o seu trabalho, tenho apenas informações. Trata-se de treinador jovem e o galo deve ser a vitrine para mostrar o seu trabalho. Vamos acreditar…
    Hoje e sempre, galo!!!

  17. Bom dia!
    Mesmo se não tivéssemos treinador, motivação não deveria faltar para o grupo de jogadores que forma o “timaço” do Rubens Menin- apagar a vergonha das duas derrotas contra os azulados na Arena Acústica ou Arena Bossa-nova, levantar a taça de mais um Mineiro e chegar ao pentacampeonato, mas acima de tudo honrar a Massa que tanto apoia o clube, sendo SAF ou não. Tenham vergonha na cara e demonstrem respeito a razão de ser do CAM, a torcida Atleticana.
    Os Menins contam com os abonados da nossa torcida para bancar os preços que colocam na Arena , que hoje são os donos. A força do capital.
    Quanto ao Milito só nos resta apoiar, porque a torcida não escolhe , ela vai junto com quem demonstra respeito ao clube.

        1. Toninho J. Fora,
          tranquilo. De boa meu caro , mesmo que fosse comigo ia tentar entender sua posição, ainda que não concordasse com a forma. O Domingos Sávio é um grande cara, assíduo nos comentários
          e com certeza não levará para o pessoal. Quem comenta aqui, sabe que está sujeito a críticas contrárias. Isso faz parte do debate e as divergências muitas vezes enriquecem o debate alvinegro aqui no Cantodogalo.

      1. Jorge Luiz e Galo Roberto De Oliveira,
        Valeu meus caros , obrigado pelo respeito, tenham certeza que é recíproco.
        Como o Eduardo gosta de falar “sigamos”.

  18. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Respeitosamente, o preço dos ingressos é fixado pela SAF, então, a Estapar só executa a determinaçao recebida da SAF. Este preço é para garantir a quem tem dinheiro o acesso ao serviço. Como dizia Padre Torga: quem pode pode, quem não pode se sacode. Quanto ao jogo, venceremos com facilidade: oras temer um time que perdeu para o Souza de 2×0? Me ajuda aí, se o técnico escalar corretamente e os jogadores entrarem com vontade, teremos uma goleada, pois o time do Cruzeiro é muito fraco. E não tem essa de que é clássico, pois o time está devendo a torcida e chegou a hora de cobrar os jogadores. O pentacanpeonato vai ser conquistado sábado. Meu placar 5×0 para o Galo.

    1. Desculpe PAULO SOARES. o Comentário saiu na mensagem errada… Era nessa…Vc, DOMINGOS SAVIO, é um fanfarrão… triste pq perdi tempo lendo seu comentário.

      1. Prezado, peço desculpas por ter ocasionado a perda de seu tempo. Fanfarrao é uma pessoa bravateira, que alardeia coragem sem ter. Se você pensa que eu sou dessa forma, sem problemas, é sua opinião e tá tudo certo. Máximo respeito! E reitero meu pedido de desculpas, não era intenção causar-lhe perda de tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *