Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

FUTEBOL, ONDE A LÓGICA NÃO TEM LÓGICA

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Os clássicos carioca e paulista neste meio de semana pelas partidas de ida das finais de seus certames regionais ratificaram essa máxima sobre o futebol. Zapeando daqui para ali e de lá para cá, pude acompanhar bons momentos desses dois jogos e ainda, bafejado pela sorte, pude ver, no momento em que aconteceram, quase todos os gols que decidiram estes dois confrontos. Apenas o gol solitário do Palmeiras, quando o Verdão já perdia a partida para o tricolor paulista por 3 x 0, não consegui ver em tempo real.

De semelhante o FLAFLU e o Majestoso, além de serem o primeiro jogo de um mata-mata que decidia o título de seu Estado, mostraram apenas e tão somente a vitória incontestável e autoritária daqueles clubes considerados zebras pelos especialistas e uma surpreendente impotência dos decantados favoritos. No mais, tática e plasticamente, foram dois jogos que guardaram entre si diferenças marcantes.

Não canso de dizer e de repetir que o futebol não é o esporte mais popular do planeta atoa. Fascinante por natureza, o esporte bretão, não raras vezes, nos brinda, seja para a nossa alegria, seja para nos mergulhar em uma tristeza profunda, com resultados e performances surpreendentes. Não é surpresa para nenhum amante do futebol ver um time de menor qualidade técnica ou de camisa menos pesada surpreender e derrotar a equipe mais qualificada ou de camisa mais pesada e tradicional.

O Afogados em um passado bem recente ainda ou, em tempos mais remotos, o próprio Brasiliense, primeiro adversário do Atlético na Copa do Brasil nesta temporada, já fizeram o Glorioso amargar eliminações doloridas nesta competição.

Histórica e tradicionalmente, não há nada demais e de absurdo o Flamengo perder para o Fluminense e o Palmeiras ser superado pelo São Paulo. O momento atual destas quatro equipes, entretanto, não permitia nem ao mais otimista tricolor carioca e nem ao mais ufanista e positivista tricolor paulista imaginar ver as vitorias de seus times do coração se concretizarem da forma incisiva e categórica que aconteceram. Afinal, duas entre as três melhores equipes do futebol brasileiro atual foram superadas de forma inapelável por dois rivais tradicionais, mas que hoje, não possuem elencos de nível similar e, muito menos, têm apresentado trabalhos consistentes que permitissem a qualquer observador prever o que acabou acontecendo em campo.

Nas resenhas que se seguiram aos jogos nos canais especializados, comentaristas e apresentadores, não conseguiam esconder a surpresa. Em um deles, uma pergunta explicitava esse sentimento: “A evolução do time de Rogério Ceni surpreende?”

Torcendo para que o Atlético aqui em sua Minas Gerais tenha colocado as suas barbas de molho, para mim seria muito mais surpreendente verificar que no mundo futebol ainda existe alguém que não tenha aprendido que um jogo pode ser mais fácil ou mais difícil dependendo de sua atitude e da sua postura dentro de campo. Ou seja, você pode tornar um jogo mais fácil ou mais difícil para você dependendo do que você fizer dentro das quatro linhas e, claro, sem desrespeitar o adversário seja ele quem for e independentemente da proposta de jogo deste.

Muito se fala que a disparidade técnica atual entre os elencos do Atlético e o do seu mais tradicional rival torna o alvinegro franco favorito e nesta guerra entre o Golias preto e branco e o Davi azul, o primeiro não tem como sair derrotado.

Se somente ao final do jogo saberemos quem terá vencido e se sagrado campeão mineiro de 2022, antes do clássico decisivo podemos e devemos, entretanto, lembrar aos homens que conduzem o futebol atleticano e a cada um dos jogadores alvinegros que, se a sua parte for feita com deve ser feita e, simplesmente por isso, as suas possibilidades de sucesso, aí sim, serão gigantescas.

No embate bíblico o jovem e pequeno Davi, que um dia viria a ser um dos mais importantes reis da história judaica, derrotou de forma acachapante o poderoso Gigante Golias porque foi mais estratégico do que o inimigo e porque se aproveitou da postura extremamente confiante e arrogante de seu temível, porem incauto oponente.

De nada adiantará ao Atlético ter o elenco mais qualificado e mandar a campo o melhor time se, a partir do apito inicial, não ratificar na prática esta superioridade. Se o Atlético quiser que a lógica que o papel não consegue esconder prevaleça nessa decisão ele tem que fazer por onde. Simples assim. Caso contrário, estará dividindo com Flamengo e com o Palmeiras o cálice de fel que aqueles dois gigantes estão provando. Ah E tem mais: Flamengo e Palmeiras ainda terão outros 90 minutos para tentar reescrever a sua história naquelas decisões e o Atlético, se fracassar, não terá uma segunda oportunidade.

Não resta, pois, ao Atlético senão entrar em campo com a faca nos dentes e sangue nos olhos, i.e., repisando aquela vontade de vencer e de ser campeão o que o tem marcado e definido nestes últimos tempos. 

13 thoughts to “FUTEBOL, ONDE A LÓGICA NÃO TEM LÓGICA”

  1. Bom dia Amigalos.
    Se a lógica prevalecesse seria goleada, nem se compara elenco.
    Espero que os jogadores entrem com sangue nos olhos e já matem esta final no primeiro tempo.
    E que final ridícula, a melhor campanha não leva vantagem em nada e sim o 3º colocado que está em vantagem, em uma única partida com direitos iguais, só aqui mesmo.
    Quero deixar um registro meus nobres amigos;
    Já encheu o saco parte desta mídia nojenta, quero fazer do CSA o que não são, querendo puxar saco do gordo nó cego (SAF), fazer de um tal Pezzolano que ninguém nunca ouviu falar, um Telê Santana, meu Deus haja paciência. A rádio Itatiaia já está ficando insuportável quando cobrem o CSA, já estou boicotando.
    Vamos Galo, pra cima deste timinho e se possível HulK e Companhia, nos brinde com um baile no salão de festas…
    Abraço

  2. Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso (ou Réver) e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho (ou Vargas); Hulk e Keno. Esse é meu time para o jogo amanhã. Que o GALO entre ligado e jogue o tempo todo no 220. Nada de moleza ou entrar no clima de favorito, que o rival falido tenta nos empurrar. O jogo é decidido dentro do campo, que os nossos jogadores entendam isso e joguem como de costume. Pra cima deles, GALO! SAN

  3. Concordo em gênero, número e grau, prezado Max. O Galo é, disparado, sim, o favorito no clássico de amanhã. Se jogar o que sabe, sem salto alto, dará uma goleada histórica nas marias soberbas e prepotentes. Se perder, será A ZEBRA DO SÉCULO. Vamos respeitar o adversário e jogar o nosso futebol, que o resultado virá com tranquilidade. O melhor de Minas CAMPEÃO MAIS UMA VEZ!!! BICA, GALO DOIDO!!!

  4. Faca nos dentes, JOGO DA VIDA.
    É HORA DO GALO ATROPELAR.
    Se pra elas é Copa do Mundo, pro Galo também tem que ser.
    Se jogar com intensidade e caprichar nas finalizações, GANHA.
    Um gol antes dos 15min desmonta o esquema delas, testem o goleiro, estará nervoso.
    Se marcar rápido, abre a porteira.
    Muita atenção com arbitragem. Esse juiz é ruim demais.

  5. Prezado amigalo Eduardo, ótimo dia

    Apesar das derrotas dos times considerados favoritos nos embates sp e RJ, os adversários eram pelo menos da série A, espero que amanhã o GALO entre para matar o jogo de cara, a diferença de orçamento, em uma final, tem que prevalecer.

  6. Papo de quem está com medo de perder! Nós somos favoritos e vamos derrotar o CSA-MG mais uma vez! Basta não entrar na pilha do jogo violento, da catimba (o treinador deles já está defecando pela boca) ou na ansiedade de querer ganhar o jogo na marra. Se mantivermos o foco, a concentração e a determinação a taça estará em Lourdes ainda no sábado! E pra terminar: futebol, assim como qualquer esporte, TEM LÓGICA, SIM. Na ampla maioria das vezes o melhor vence; logo existe lógica, sem dúvida! E as exceções existem para confirmar a regra! Abraços!!!

  7. Bom dia Max. Bom dia a todos. Eu penso, que a exemplo do ocorrido na Copa do Brasil o Galo, vai se impor, categoricamente, como fez com Fortaleza e Atlhetico, aqui no Mineirao. Esse time já nos deu mostra de comprometimento e profissionalismo. Amanhã vai ser o dia de aplicar uma goleada. Antes do intervalo do jogo, a torcida do rival já terá deixado o estádio.

  8. Bom dia Massa

    Coerente e oportuna a postagem de hoje.
    Os exemplos dos nosso atuais concorrentes no futebol brasileiro, deve ser tema inclusive da preleção que El Turco irá fazer antes da partida.
    Mas não são só os jogadores que devem ser alertados para evitar a soberba, nós torcedores tb deveremos entrar na vibe, já que muito de nós vive cobrando do time, goleada acachapante como troco daquele jogo fatídico de Sete Lagoas.
    Vamos parar com isto pessoal! Quando vier o troco, será de maneira natura, sem cobrançasl!
    Se para os jogadores o alerta é o exemplo dos insucessos do Flamerda e do Palmeiras, para a diretoria, fica o alerta da campanha que está sendo feita para dar holofote ao Gorduxo e sua SAF.
    Campanha sórdida e nefasta, que começou com um regulamente esdrúxulo e continua, pasmem na comparação entre Hulk e o jogador mequetrefe dos Smurfs.
    Olho vivo Galo!

  9. Bom dia a todos. O texto é completo. Tenho receio deste jogo, de uma distração, principalmente no final do jogo. Ou o galo joga p ganhar , sem fazer aquele papel que adora assumir, de Robin Hood, ou então estará escrevendo um capítulo ridículo na sua história.
    Não podemos e nem devemos dar chances a um time que sempre que pode, foi implacável c o galo.
    Ganhar c respeito, vontade e determinação. Foco no resultado.

  10. Bom dia, caro Max, Eduardo e Massa!
    Me lembro quando o Galo de Luxemburgo veio a cidade onde moro, Presidente Prudente, jogar contra o falecido Grêmio Barueri e que havia se tornado Grêmio Prudente. Fui ao Jogo com minha esposa e minha filha, todo confiante em uma boa exibição, mas para nossa desagradável surpresa só no primeiro tempo o Galo já estava perdendo por 4×0. Placar que se manteve até o final da partida.
    Já que o bíblico Max Pereira citou Davi e Golias, quero dizer que prefiro hoje colocar o Galo como Sansão e o B como filisteus, quando Sansão pegou 300 raposas e tacou fogo no rabo delas e incendiou a plantação dos filisteus.

  11. bom dia Eduardo e massa e max Pereira. se o galo entrar com saltos altos é derrota certa. tem que entrar com faca nos dentes e mostrar quem manda em Minas é galo. mas não vamos ser cegos as Marias tem um time bem treinado enquanto o galo do EL turco ainda não mostrou um futebol pelo time que tem.e digo se entrar com nacho preguiça e Godin aposentado é pedir para ser derrotado então EL Turco não seja teimoso a equipe é Everson. mariano.nathan silva. júnior Alonso. arana. jair. Allan. zaracho. Ademir. keno e Hulk. acorda EL turco. vai galooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *