Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Foi uma decisão sensata

Nem oito e nem oitenta. Ao que preferem: nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Existe até a variante dessa segunda utilizando “terra”. Enfim, a decisão anunciada na segunda-feira, acordada entre o Governo de Minas e a FMF foi de retomar com o futebol a partir do dia 1º de abril. E apesar da data, não será – espero – de mentira essa volta do campeonato mineiro. A meu entender, uma decisão com os pés na terra.

A escalada de contaminação e óbitos está apavorante, ontem passamos pela segunda vez de três mil mortes num único dia. Já são 300 mil brasileiros que perderam a vida e, lamentavelmente, o aumento de casos e óbitos numa crescente incontrolável. Ponderamos aqui, inclusive levando esse pensar a pessoas que participaram dessas conversas, que os clubes estão cumprindo rigorosamente os protocolos. Paralisar sem prazo breve de retorno colocaria em risco uma série de outras situações, inclusive e até mesmo a transmissibilidade.

Fato é que, ao que foi anunciado, contando com as quedas nesses números e a compreensão – refiro aos cuidados individuais de cada um entre nós – o Galo deve voltar ao gramado na quinta-feira da próxima semana. No primeiro dia do mês de abril, em Poços de Caldas, frente à quarta colocada Caldense. Ano passado essa equipe ficou nessa mesma posição na tabela.

Até lá, sem descuidar dos treinamentos e da preparação física, quero acreditar que a equipe voltará mais preparada para essa sequência. Logo depois, pela ordem, ainda vamos enfrentar o América (c), Pouso Alegre (c), CEC (f), Boa (c) e Athetic (f). Se tudo encaminhar como previsto, incluindo as semifinais e finais, o mineiro termina dia 23 de maio.

Considerando que a Libertadores, que inicia para o Galo em 21 de abril (fase de grupos) e vai até 26 de maio, vamos ter um calendário super apertado e com jogos simultâneos dessas duas competições. Vai ser sábado ou domingo pelo estadual e meio de semana pelo torneio sul-americano. Cuca vai ter muito trabalho para conciliar essa situação, uma vez que queremos títulos, desde o regional, nacional e a reconquista da Libertadores.

Para tanto, manter a evolução, assegurar as vitórias, a primeira colocação e começar bem a outra, o elenco precisa seguir trabalhando. Folga só no próximo domingo. Serão dois períodos de treinamentos, manhã e tarde, visando manter o bom ritmo que o elenco vem apresentando desde a primeira rodada. Creio que a liberação de atletas anunciada poderá ser revista em função desses 30 dias de calendário apertado que teremos pela frente.

Em tempo: Ontem recebi e li pela imprensa muito sobre certa entrevista do ex-jogador Cicinho sobre sua passagem pelo Galo. Serei curto e direto. Não é a primeira vez que ele ataca as nossas cores, cinicamente preservando a torcida. Ao que me lembre, em sua passagem pelo Galo foi um jogador irregular, chegou a ser emprestado ao Botafogo e devolvido.

Saiu daqui pelas portas dos fundos, provocou a Torcida numa partida (no Independência) quando atuava pelo São Paulo, e – ainda que tenha jogado no Real e disputado Copa do Mundo – nunca teve comportamento profissional condizente. Quem não se lembra de uma noitada num apartamento na Savassi, junto a outros jogadores do Galo, colocando e expondo o Clube Atlético Mineiro em páginas que não eram da editoria de esporte. Enfim, a mágoa, sabemos, foi da ação que foi derrotado e teve de pagar custas e honorários. Vida que segue, aqui é Galo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Foi uma decisão sensata”

  1. Boa tarde amigos do Galo. Tem coisas que são difíceis de entender no futebol . Por exemplo, NOSSO GALO precisando de um bom zagueiro, e deixam o Messias ir jogar no Ceará. Considerando salário, futebol, idade, etc. vocês contratariam Jemerson ou Messias?

  2. Totalmente desnecessaria a paralisação, não se tem notícia de pessoas que participam do campeonato mineiro sendo infectadas.
    Fato é que os governantes estão adorando a pandemia, verba federal pra tudo que é lado, compras sem licitações, hospitais recebendo 18 mil por óbito (qualquer pessoa que morre e seja diagnosticada é computada como morte por covid, ainda que seja outra causa mortis e apenas suspeita do virus, a média de mortes não subiu anormalmente de 2019 pra 2020) …. Ai fica difícil mesmo controlar essa doença, cuja taxa de recuperação é superior a 99%.
    Governar pelo medo torna fácil controlar o povo, ainda mais um povo ignorante e passivo como o nosso… só Deus na causa…

    1. Lembrando que temos 424 leitos na capital, mas somente 250 estão operando, porque a prefeitura nao quis investir em pessoal para faze-los funcionar.
      Lembrando tambem que o numero de óbitos de 2019 pra 2020 teve um crescimento normal, ate inferior a outros anos.

      1. Vamos tentar centrar em Galo. Considerando ainda que o comentário não tem autor e email, entre outras situações que causam desconforto.

    2. A Avó da minha esposa ficou 12 dias internada por causa de um infarto e faleceu e não teve nada disso de covid 18mil manipulação de atesto de obito só na cabeça contaminada dos bozominho

  3. Escambou o blog, em seus comentários definitivamente para a defesa politica? cruzes. Pelo menos no futebol deveria haver uma descontaminação.

  4. Atlético gostamos muito de vc…a alegria de viver … qdo te vemos VENCER…Entidade venerada por milhões …de gerações a gerações…Sentimento
    de amor sincero ao Alvinegro
    das Alterosas sou Mineiro
    Minas Gerais nosso terreiro…Atlético!!!
    #Galo113Anos

  5. ACREDITA QUEM QUIZER , EU NÃO.
    FOI SÓ UM BALÃO DE ENSAIO PARA LUDIBRIAR A TODOS NÓS.
    O CAMPEONATO NÃO VAI VOLTAR DIA PRIMEIRO.
    ESSES GOVERNADORES E PREFEITOS TRANSFORMARAM O BRASIL EM UMA DITADURA , ONDE SE PERSEGUE O CIDADÃO ATÉ PELO CELULAR.
    PARALISAÇÃO NÃO É BOM PARA TIME QUE ESTÁ EMBALADO.

  6. Caros,

    Parabéns ao NOBRE BLOGUEIRO pelo EDITORIAL sensato de hj na parte q APOIA a paralização do futebol e reconhece a gravidade da pandemia, sem duvida, a melhor atitude.

    NOSSO GALO qnd voltar vai vim mais vai vim com tudo, vai voltar aterrizado já no ANO QUE VEM, dentro do esperado Tal Futuro, PQP!! E num vai ter prá ninguém!!! Segura NEGO VEI!!!

    Quem sabe num consiga no meio tempo da parada forçada um GUARDA METAS confiável? Quem confia num MÃO DE ALFACE e num outro q veio do rival pra ser reserva de um FRANGUEIRO aqui qnd era reserva do DECOSTAS de 2ª ladelá? O adevogado q defende o prezepero everson Só pode ser MARIA disfarçado OU então é de dentro é de fora, tem treta, é guarda costa na família, só pode!!!

    UM GRANDE TIME É 100% UM GRANDE GOLEIRO!!! Quem tem q saber jogar com os pés é gabriel, o anjinho dos adversários, é jair do xport, o mr feijoada, é allan ENTREGADOR maluco…Num tem meio termo…

    Arrumando isso aí e DEUS conosco, quem será contra? A TURMECA do P7 do Sentaí?, A PATOTA do Futuro?? etc? A turma da falácia OTIMISTA prá inglês ver? Cruzes!!!

    Obs.::: morre torcedor que ganhou cadeira de rodas do clube em 2015, Superesportes, postado em 23/03/2021 17:23 / atualizado em 23/03/2021 17:53

    Desconhecia essa ação aí acima por parte do NOSSO GALO e é por isso TB q o Clube ñ pode se distanciar da sua gente mais simples. Ñ deve ser um Clube de RIQUERO minados e ALIENADOS da sua grande TORCIDA. Alguns q ñ são poucos e q nem disfarçam de CARA DE PAU (uns velhinhos EGOISTAS notórios e q sabem sobre EMPATIA/SOLIDARIEDADE de ouvir falar muito mal!)…e vão dizer q é demagogia do Clube ou q o Clube ñ é assistência social, coisa do tipo, cabeça pequena!!!

    Parabéns pelo gesto aO GRANDE Clube Atlético Mineiro, sua VERDADEIRA Torcida e a seu PRESIDENTE à época!!!

    SINCEROS PÊSAMES à Familia do rapaz!

    VAI!!!

  7. É sempre um prazer acompanhar esse blog. Além de proporcionar grandes rizadas, as opiniões diversas são sempre recheadas de bom humor (nem sempre) e bom senso (alguém conhece alguém que se auto-declare “sem bom senso”?), mas, principalmente, sabedoria. Eu sabia que tínhamos aqui, incluindo-me entre eles, Generals Menagers of Sofá (um amigo corrigiu-me e disse que são “Generals MÉNAGES”… sacanagem!!!!), mas hoje descobri que também temos Infectologistas, Médicos Especialistas, Futurologistas, Analistas Políticos e Judiciários, enfim, a macacada tá toda reunida como diria aquele cantor que “pediu uma esmola pelo amor de Deus”. Por fim, mantidas as relações de respeito e cordialidade, senti falta da expressão “Vou publicar porque você é frequentador antigo desse espaço, mas vamos evitar manifestações de cunho político aqui no blog”. Rssssssssssss!!!!

    1. Verdade. Mas, convenhamos, estamos – muitos – já bem rodados pra ficar repetindo. Aplica-se, especialmente, ao blogueiro. Já disse, tempos atrás, mediava comentário no trânsito. Nos tempos atuais, muito mais tempo trancafiado – morando sozinho – ocasionalmente (como hoje) tenho médico. Geriatra quer me ver mais vezes, ainda bem que não é o urologista.
      Sigamos!!!

  8. Só pra registrar , o país, infelizmente, registra entre 1.200.000 a 1.300.000 óbitos por ano .

    Essa praga que se nos abateu apresenta 300.000 , sendo que inúmeros casos são dados como SUSPEITOS , sem confirmação .

    Tudo muito lamentável, mas uma pergunta me assalta :
    por que somente essas perdas merecem nossa consternação ?

    Os abortados , por exemplo, nada ?
    Os insuficientes renais , pneumonia, coração, desnutrição, todos esses irmãos que partiram não merecem nenhum registro ?

    A maior doença está nas mentes de nossa sociedade .
    Silente e devastadora como nenhuma outra .

    1. Caro, José Eduardo Barata! Capacidade de pensar, raciocinar e ter boa vontade é pra poucos. Infelizmente a grande mídia tem produzido um monte de zumbis nesse nosso sofrido país.
      Abs.

  9. Realmente estava tendo muita contaminação nos clubes mineiros.
    Hipocrisia de prefeitos e governadores. Onde foi parar os bilhões que receberam pra equipar os hospitais?

  10. Essa história de calendário “apertado” por jogar duas vezes na semana virou mantra .

    Sempre foi assim , e os caras iam para os jogos de bicicleta .

    Hoje tem avião fretado na porta do CT e , numa distância menor , ônibus-leito pra rapaziada relaxar com seus potentes fones de ouvido.

    Eita ! , ” mundo véio sem portera ”

    Coitadinhos !
    Jogador de futebol de time grande sofre tanto …

  11. Salve, Massa e Guru!

    O momento é de esforço e sacrifício de todos, inclusive daqueles que vivem ou se divertem pelo futebol. A sensatez começou há duas semanas quando o governo de Minas proibiu partidas de outros estados, partidas estas, creio, que seriam realizadas com a conivência da FMF, das prefeituras e dos próprios clubes detentores estádios onde seriam partida realizadas.
    Vi numa reportagem que a CBF Lixo vai manter a realização do Brasileirão a qualquer custo e nesta mesma reportagem informando que a TV tem pressionado para isto. Pois é, nos noticiários defendem uma coisa, mas por trás, pensando unicamente em seus lucros querem outra.
    Quanto a Cicinho apenas uma palavra: mentecápto!

  12. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos. Realmente não foi tão ruim como se podia esperar. Digamos que é apenas uma pausa para descanso e arrumação e como o Galo já estava arrumadinho a parada não trará nenhum prejuízo.

    Parece que o Cicinho continua dominado.

    Boa quarta-feira para todos nós.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E PRONTO PARA O QUE DER E VIER.

  13. Boa noite,

    Tudo está amarrado na tal de fase rouxa, então espero seu fim até 31 de março.
    Alguns governos como o de SP simplesmente demonstra sua preocupação única e exclusivamente com seus conterrâneos, falando sério nem com eles, mas deixou que equipes continuassem jogando, desde que não fosse em terras paulistas.
    Resultado a equipe do Marília que teve que cruzar 3 estados de ônibus para jogar em Cariacica, voltou de lá com 15 jogadores contaminados, como dizem, o protocolo do futebol é bom, mas os mandos e os desmandos põem tudo a perder.
    Espero que funcione o de Minas.
    Até pose ser bom, está sendo feito um trabalho de recondicionamento físico, que poderá ser exelente para o ritmo do ano, sem contar que teremos que girar mais ainda o elenco, assim dando oportunidade a todos.

      1. Boa tarde,

        GALO ROBERTO DE OLIVEIRA,
        Eu apenas quis separar as pessoas dos fatos e atitudes.
        Falando em desinformação:
        Da mesma forma que o Drauzio não está concorrendo, ninguém está, pois, que eu saiba ainda não tem nenhum candidato inscrito, nem a eleição nem a reeleição.
        Mas, no comentário fiz referência ao post sobre a tal “gripizinha” que foi usada pelo atual e não candidato a reeleição para ironizar a Rede Globo devido ao Draulio varella ter se referido ao vírus da COVID-19 e sua contaminação assim no fantástico.
        Bem antes de qualquer outra pessoa no país.
        Sugiro o google para resolver este problema.

    1. Caro amiGalo, WELLINGTON E SOUZA, esse meu comentário a respeito de Dráuzio Varella era pra ter entrado em outro comentário. Não sei o que está acontecendo no envio de comentários.

  14. Em minha opinião o que seria uma boa decisão era abrir o sinal de transmissão dos jogos para tv aberta como modo de entretenimento para quem gosta de futebol ficar em casa. O futebol não contaminou ninguém de fora do seu círculo que tem todo aparato médico, nada justifica vc a parada a não ser um tipo: Vamos dar um exemplo. Discutível, mas mais barato do que abrir o sinal. Enfim vivemos numa sociedade hipócrita onde até quem diz que era uma gripizinha agora muda o discurso não pela gravidade da situação, mas preocupado com sua reeleição. O Governo daqui não fica atrás defendendo kit Covid. Então vamos fingir que parar o futebol vai ajudar a diminuir a contaminação e concientizar um povo que em sua maioria não tem consciência de nada. A contradição e tanta, que para uma competição estadual, mas continua uma nacional. Esse é o País que vivemos.

    1. Concordo, esse Dráuzio Varella foi muito mal quando disse na Rede Globo sobre a tal gripizinha, mas, como um cara do ramo já fez outro vídeo pedindo desculpas.
      Quanto ao kit, questionadissimo por sinal, se eu tivesse tomado talves tinha me poupado de 21 dias de entubação, sem ele nem chance eu tive.

      1. Prezado Wellington, lamento muito o que vc e muitos brasileiros passaram em virtude dessa doença maligna, porém, lhe garanto, que o kit não teria lhe poupado (infelizmente) os dias de intubação. Que vc e todos nós, permaneçamos bem! Grande abraço. SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *