Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Favoritismo que exige aplicação

O indiscutível e reconhecido favoritismo nosso para o confronto de hoje não me conforta. Ao contrário, ao que já vi e vivi – na mão e na contra mão – o time mais fraco entra com maior disposição. Já ganhamos e perdemos, respectivamente, sendo considerados zebra e favorito. O último confronto taí pra confirmar a afirmação.

No momento atual, mesmo buscando o penta, para o Galo é um jogo igual aos anteriores com Patrocinense e Democrata, como serão na sequência frente ao Athletic, Tombense, Itabirito, América e Ipatinga. Já para o nosso adversário, outrora considerado clássico – como também já foram os jogos do Galo com Vila e América – é o jogo do ano. Dão a vida. Recentemente, no ano de 2021, pelo mesmo campeonato mineiro o então presidente do adversário entrou em campo e deu volta olímpica com seus jogadores. Final do campeonato: Galo campeão. Ano passado mesmo, festejaram triunfo – jogadores, dirigentes e torcedores – agredindo e quebrando patrimônio do Clube Atlético Mineiro. Aquela máxima, a inveja é uma m…!

Daí a necessidade dos nossos jogadores entrarem ligados, pois para essa gente vencer o Galo é o título da temporada. E, em caso de vitória nossa – como a Massa quer é espera – assegura a liderança do grupo e cola no kuei que vem surpreendendo aos próprios americanos. A presença 100% de Atleticanos, embora comprove o fracasso de nossas gestões – clubes, federação e governo do estado – será algo inusitado a este blogueiro. Embora, por decisão pessoal, não tenha ido a jogos como esse de hoje quando o mesmo adversário é mandante. O momento é triste, notadamente para quem no passado, já tenha ido ao mesmo jogo ao lado de adversários. Tenho muitos e bons amigos que não são Atleticanos. E convivemos bem, o sarro faz parte, mas não somos inimigos e tampouco agredimos uns aos outros. Enfim…

Creio que o treinador Felipão, diferente do jogo do ano passado, irá mostrar ao elenco a importância dessa vitória desejada. Naquela oportunidade afastamos da conquista do título. E agora, se diferente, pode colocar em risco a vaga na decisão do estadual. Nosso elenco, aliado às condições de trabalho, justifica esse eventual favoritismo. Que pode, ou não, ser confirmado nos 90 minutos da partida.

Serão mais de 40 mil Atleticanos – deverá ser o recorde do nosso estádio – cantando numa só voz. Gaaalooo! E esse grito sempre inflama o jogador no gramado. E faz tremer adversários.

Existem duvidas e divergências entre os Torcedores nas escolhas a serem definidas pelo treinador, sobretudo na lateral direita e no meio campista a atuar na ligação com o ataque. Creio, ou melhor, prefiro: Éverson; Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Zaracho, Igor Gomes e Scarpa; Paulinho e Hulk. Correm por fora Mariano e Edenílson, acho que o treinador opta por ambos. Saravia e um entre Igor Gomes e Scarpa seriam sacrificados. Porém, devem figurar no banco o Fuchs e até o Bataglia. Esses dois e Igor Rabello – se conseguirem se livrar do DM – seriam imprescindíveis.

Até amanhã, se Deus quiser (e Ele é tão bom que irá querer), com uma boa, consistente e convincente vitória do nosso time do coração.

Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/ Atlético

22 thoughts to “Favoritismo que exige aplicação”

  1. Bom dia,

    Nossa zaga está precisando de altura e o Igor Rabello formaria no meu time como titular, não podemos esquecer do gol de letra que ele marcou naquele último clássico antes da pandemia.
    Então minha escalação seria: Everson, Sarávia, Igor Rabello, Lemos, Arana, Otávio, Rubens ,Zaracho, Scarpa, Paulinho e Hulk.
    Sinceramente não tenho predileção quanto a Mariano ou Saraiva, dúvida quanto ao Igor Gomes ou Rubens sendo Scarpa o titular.
    Porém acredito que o intocável Edenilson será titular, Scarpa e Igor Gomes revezando até o Scarpa estar 100% para os 90 minutos, Rubens eternamente reserva e os garotos da base tirando par ou impar para um ficar no banco de reservas.
    No meu time deixaria o Isaac e Alisson na reserva, nada de Kardec e Vargas, Xô.
    Parece sinceramente que a derrota no jogo anterior marcou esses atletas e hoje pelo menos deveram entrar com o espírito de clássico, espero.
    Bom Sábado e jogo para todos os Atleticanos.

  2. Bom dia xará e amigalos!
    Mais uma oportunidade de colocar o CSA-MG no seu devido lugar. Já faz algum tempo que nosso GALÃO entra cabisbaixo, lento, tocando bola para os lados e para trás chamando o adversário. A torcida quer ver ATITUDE e GALO NA VEIA desses jogadores. Nós torcedores merecemos uma satisfação do que aconteceu no ano passado. Não é possível nosso GALO dar espaço a essa cambada de série B. Que Hulk, Arana Zaracho, Paulinho e Scarpa percam o respeito com a defesa deles. FAÇAM VALER O NOSSO GRITO!!!! FAÇAM VALER A NOSSA PAIXÃO!! PRA CIMA DELES SEM DÓ MEU GALÔ!!!

  3. Quanto aos valores cobrados para um simples jogo de futebol criou-se uma nova casta de torcedor , aqueles que consomem alcatra .

    Afinal , Arena de 1bi não é pra qualquer um , pra neguinho que como eu se vira com moída de acém .

    Pega a visão , galera !

  4. Concordo com o blogueiro democrático e acrescento: todas as vezes que vi ou ouvi apenas, alguém da direção, ou qualquer atleta, “cantar de galo” antes do jogo, acabamos perdendo. No primeiro jogo na Arena e que perdemos, teve um Zé Ruela que zombou. Deu no que deu. Claro que temos um elenco superior e devemos torcer para que a probabilidade de vitória se concretize, mas, acima de tudo, COM RESPEITO, porque do outro lado tem o mesmo número de jogadores que, normalmente, dão tudo pela camisa e PODEM SIM, acabar ganhando! É torcer e torcer muito! Nada de pessimismo, MAS, REPITO, COM RESPEITO! E não é só com a raposa magrela não, é com QUALQUER CLUBE.

    1. É aí meni. 2 a zero q vc falou era pra eles né? FDP. É vc esquiz. O q tem a falar. Eu ñ consigo dormir ñ, É vc Rivotril. Continuem menosprando tudo e todos como se nos fosse mos os melhores do MUNDO. Ehhh

  5. Caros,

    Abraços aos Old Men, pessoal tudo gente DA MELHOR QUALIDADE dormindo e amarrado!!! Oh, velhos tempos, velhos dias!! Tudo são doce recordações!!! E a Trivela, e a Solada por cima, e a Velha Catimba, e a VINGANÇA daquele dia lá em Seven Lake? (Cruzes, fala de sete pro SEVENONE?!!!)…

    NOSSO GALO veio nos anos 2000 apanhando da Raposinha…aquilo acabou graças à GESTÃO dO GRANDE ALEXANDRE, O KALIL, q colocou as coisas em ORDEM!!! Veio o equilíbrio e depois ficamos 3 a 4 anos sem RIVAL à altura nas Alterosas!!!

    ELAS VOLTARAM!!! FATO!!!

    NÃO PODEMOS ENTRAR MOLE nesse jg, FAVORITISMO se confirma DENTRO DE CAMPO, jogando bola, RAÇA E FUTEBOL!!!

    E pera lá, prá começo do SÉRIO… se NOSSO GALO DOIDO mais amado e querido do Brasil não VENCER a raposinha magricela vai ganhar de quem?

    Ah! Mas é crássico, tem q respeitá, futebol é uma caixinha de surpresa, mãe Dinah disse isso e aquilo!!!…

    PESSOAL, honestamente, SE NOSSO GALO NÃO GANHAR dos serelepes e NÃO vencer o MINEIRO, NOSSA relação com o SEVENONE e com esse time todo já vai CONTINUAR muito MAIS O MENOS, tipo ANO PASSADO!!!

    Lembrem-se TODOS!!!

    Já estamos no ANO Q VEM DO ANO PASSADO!!! E até agora, só um SCARPA!??!

    Ora bolas, deixa SCARPAR logo a p$%ä do Edniusu (q d esse REFUGUEIRO acrescenta?, ficou anos e anos no SACI, num sabe o q é um gaúcho – ASA NEGRA total)…aí me dispensam os talismãs da F0RMAÇÃO 20/21 e ainda colocam dentro das NOSSAS DEPENDÊNCIAS o tal PATRICÃO da MASSA (nunca vi COME QUIETO tão perfeito… superou o OUTRO, coitado!, a verdade é ESSA)…

    Isso tudo, com respeito total ÀQUELA TURMA q vcs bem sabem quem – ANTIGO PORTÃO 7 e etc e tal..CRUZES!!!, NOSSO GALO precisa de mais qualidade!!

    Na minha OPINIÃO (q vale MUITO e até demais, como qualquer outra) já tá passando da hora de tal RÔ KAÊ dá linha…não MONTOU o time CAMPEÃO de 2021, DESMONTOU e ficou com os créditos!!!….TUDO PASSA…e muito OBRIGADO e viva a CBF!!! Vai com Deus!!!

    CENTROAVANTE matador do NOSSO ESTILO, especialidade da casa; um outro CABEÇA DE ÁREA truculento e comparsa dos CARRAPATOS; um ZAGUEIRO legal e VIOLENTO e técnico e INIMIGO declarado dos ENTREGADORES de RAPADURA e PAÇOCA… JÁ começa ENCORPAR!!!

    Caros VELHINHOS, Mariano em vias de APOSENTADORIA e muito mais q o tal SARAIVA (aliás, tirando O CRAQUE ZARACHO e o bom BATAGLIA, qnd OS DOIS ñ tão dando duro na MACA em direção ao DM, q PAR DE argentinos RUIM de bola q NOSSO GALO arrumou…CRUZES!!!)..

    Fechando papo de velhinhos e aposentadoria: GRAÇAS A DEUS “parece” APOSENTARAM A CAMISA AMARELA…obrigado MEU DEUS!!!

    ABRAÇOS A TODOS!!!

  6. Bom dia Eduardo e massa. Espero eu e milhões que o Galo não dá outro vexame em casa contra a cabulosa BBB. Meu pesadelo que vamos jogar com menos 3 afilhados do 7×1. Jemerson entregador. Mariano e Edenilson. Que jogadores entram com sangue nos olhos e não pipocam. Que venha as cabulosas. Vá Galooooo.

  7. Bom dia!
    Hoje tem Galooooo.
    O que esperamos é que o time entre com a faca nos dentes, com zangue nos olhos. Que o Galo entre com a espora afiada.
    Independentemente de quem for escalado, estarei na torcida. Mas eu gostaria que o Galo entrasse com um meio campo pegador. Escalaria o monstro Otávio e o monstro Bataglia, se estiver em plenas condições, ou então o bom Alan Franco ao lado de Otávio. Se entrar com Edenilson, corremos o risco de perder o meio campo e de levar bolas nas costas dos laterais.
    Vamuuuu Galoooooo!!!

  8. Heverton Guimaraes informando que o galo procura Yuri Alberto , que o curica quer ver longe. Brincadeira , mais um legado deste caetano , pra fechar com chave de ouro o monte de refugos trazidos por ele. Inimigo de balançar as redes , inimigo mortal de fazer gol, campeão em perder gols feitos , até debaixo das traves. Só podem estar de brincadeira , num mesmo time, kardec e e yuri alberto . É demais , vamos rezar pra vir um diretor do ramo , que conheça futebol

    1. EVANDRO ,

      depois daquela “matada” no peito , cujo vídeo viralizou nas redes , o moço passou a ser pretendido pelo Guardiola

      Daí o astuto Caê , bom monitorador que é , já deve ter feito até proposta

  9. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Mariano, Jemerson e Edenilson, são três jogadores que nem deveriam estar no Galo. Se o Bataglia não tiver condições de jogo, na minha opinião ( o que segundo o Teobaldo), não vale nada, o Alan Franco, seria o Titular junto com Otávio, Zaracho e Scarpa. Na lateral direita o Saravia no lugar do que já deveria ter aposentado Mariano. Na zaga qualquer um no lugar do manguaceiro. E na lateral esquerda eu escalaria o Rubens( o Arana não marca ninguém, tá jogando com o nome. EVERSON, SARAVIA, IGOR RABELO, LEMOS E RUBENS, OTAVIO, ALAN FRANCO, ZARACHOE SCARPA, HULCK E PAULINHO.

    1. Prezados Ávila, atleticanas e stleticanos!
      Gostaria que o Allan Franco fosse testado na lateral direito. Tem todas as condições de titularidade. Gostaria de ver o time do galo com a seguinte formação: Everson, Igor rabelo, Fuks e Lemos _ Allan Franco, Bataghia e Arana _ Zaracho e Scarpa – Hulk e Paulinho.
      Acredito que pode dar liga!
      Hoje e sempre, galo!!!

  10. Bom dia, prezados Atleticanos

    “Clássico não (só) se joga, se ganha.” É dos muitos ditos populares deste “campeonato à parte” (outro clichê).

    No 1º na nossa casa, o time criou várias chances no 1ºT e não fez. O 2ºT foi deles. Galo não deu sequer 01 chute a gol.

    Felipão colocou Jemerson no lugar de Fuchs, que estava bem, mas foi “amarelado”. Ou seja, não acreditou na força mental de Fuchs pra evitar expulsão. Jemerson tomou decisão infeliz e perdemos.

    Paciência. Águas passadas. O rio se renova a todo instante.

    Que a Massa bata o recorde e saia feliz da Arena.

    A vitória será a nossa prévia do Carnaval. Que seja um momento de alegria e paz no coração preto e branco. Ganhar o clássico, Gaaalôôôô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *