Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Estapar é parceira indigesta ao Atleticano

Na quarta-feira, quando postei o texto do amiGalo Ângelo Lage, sinalizei que voltaria só no sábado. Mas, o achaque imposto ao Torcedor pela concessionária terceirizada do estacionamento, me sugeriu esse desabafo que segue. Respeito e sempre manifestei aqui sobre essa nova realidade do futebol brasileiro. Outrora o melhor do mundo, com a globalização e os números irracionais de salários – SAFs e outros ingredientes – a selecinha brasileira não vem ameaçando nem países do continente sul-americano. As eliminatórias comprovam isso. Quanto ao Galo, como já disse, a nova estrutura, com sócios, não me incomoda. As invencionices das camisas de jogo sim, mas torço é pelo time.

Pois bem, ao assunto que me motivou vir aqui hoje. Quem me conhece e mesmo aqueles que acompanham este blog, sabem que sou adepto a tudo que possa ajudar ao Galo. Desde me ocupar com a condução deste espaço, passando pela presença física em todos os jogos, até compra de camisas (ontem chegou o novo manto da Massa – finalmente), planos GNVs e cadeiras cativas. Sempre em duplicidade, pela paixão que minha filha acompanha o pai na Atleticanidade.

Fui a quase todos os eventos da nossa nova casa. Exceção daquela missa, para poucos convidados (não tive a honra do convite, sendo dos poucos jornalistas excluídos, sei bem a razão e isso não me abala) e um dos shows de inauguração. Pois bem, nos primeiros tempos o estacionamento foi 40 reais (mesmo preço do Mineirão), depois 50, passando para 70 no show da Ivete SanGALO, até que no mega show do Paul foi a 150 reais. Na primeira partida da temporada voltou a 70 e a de amanhã será 100 reais. Enquanto isso, no Mineirão, com a mesma concessionária permaneceu os 40. Agora, depois disso, elevaram lá para 80 reais. Outro absurdo!

Ontem, pela manhã, pretendia fazer minha reserva pelo absurdo dos 70, mas eis que percebo que o achaque da parceira do Galo, condena o Atleticano a uma verdadeira sacanagem. Se 70 já era muito, imagina agora 100 reais. Nada, mas absolutamente nada do que consumo, teve aumento tão significativo e esfoliante quanto a Estapar – que agora acresceu a Zul+ nessa parceria. À propósito, se antes já era difícil para idoso e refratário – como eu – em assegurar vaga, a mudança conseguiu piorar muito mais ainda essa aventura. O site não é pra amadores.

Como se não bastasse, aleatória e unilateralmente, sacaneiam com o Torcedor. Convenhamos, 100 reais pelo estacionamento num jogo, é absurdamente aproveitar da nossa paixão Atleticana para ganhar dinheiro. Nem vendedor de capa de chuva faz uma sacanagem dessa. Daqueles que com o tempo normal, vale 2 reais, a chuva ameaça sobe pra 10 e quando ela começa pula para 20 ou mais. O nome disso, com todo respeito, é achacar o Atleticano. Abandonei, vou de carro até a região, apelo por um aplicativo e chego. Na saída o caminho inverso. Não dá pra sensibilizar com o argumento de que a Estapar foi uma parceira importante na obra. A Minas Arena também foi para o Mineirão, deu no que deu! Aqui não!

Diante disso e outros fatores que julgo serem aberração, apesar desses tecnocratas insensíveis que rodeiam mesas de decisões, não irão conseguir abalar minha Atleticanidade. No máximo, já estava nas minhas previsões, não renovar os GNVs. Afinal, vencem em abril, e uso para levar amiGalos que não têm os planos e ficam em casa acomodados. Toda partida, apesar das duas cadeiras cativas, adquiridas no primeiro instante das vendas, adiciono os ingressos do sócio torcedor. Meu, da minha filha e de um amigo – que morando em Ribeirão Preto – com o propósito de participar da vida do Galo, fez sua adesão. Semana passada, junto da esposa, foram ao jogo nas minhas cativas. Então, não haverá Estapar/Zul+ que irá me tratar mal pelo número do meu CPF. Aqui é Galo, po##@!

*imagens extraídas do site da concessionária do estacionamento.

13 thoughts to “Estapar é parceira indigesta ao Atleticano”

  1. Bom dia,

    Não utilizo do estacionamento porque não moro em BH, uma ou duas vezes ao ano não pesa.
    Participo da vida do Galo com meu sócio torcedor apenas para ajudar.
    Compro também as camisas por coleção, que desfalquei no ano passado por raiva destes silk screen
    que deixaram 12 delas defeituosas. Uma delas até o escudo saiu, era adesivo também..
    Na minha ida em Minas lei a um amigo e pedi para encontrar Atleticanos e doar.
    Quanto ao estacionamento a solução que vejo é a carona amiga, em SP com o rodízio de veículos isso se tornou muito comum, ou racha o valor do estacionamento ou cada um paga na sua vez.
    É claro que isso é um paliativo ao abuso, num país onde todos os aposentados estão rumo ao salário mínimo como explicar isso.
    Muito triste esse desrespeito ao torcedor.

  2. Antes de tudo, perdão entrar no espaço, como Cruzeirense que sou.

    Mas somos Rivais e não Inimigos. E a Razão tem que imperar.

    Compreendo os tempos modernos e a gana de ganhar dinheiro, mas sinceramente, ingressos absurdos e abuso no consumo de tudo que envolve o futebol, aproveitando-se da paixão do torcedor.

    É um desabafo.

    Saudades imensa quando dos estádios antes da Copa, com geral e arquibancadas de verdade. Onde podíamos decidir ir aos jogos em cima da hora, encontrando ingressos a preço justo ou até mesmo com cambistas, que mesmo levando em conta a desvalorização da moeda, era mais barato que os atuais.

    Eu, como Pai de 3 filhos, esposa. E querendo levar todos aos jogos, não sai uma conta mais barata do que 700,00 no consumo final….. Absurdo.

  3. Ingressos a 100,00 o pessoal anda reclamando, nossa arena que custou quase 1bi. Recentemente fui no açougue e paguei 480,00 numa peça de 8kg de alcatra!
    voce vai num supermercado e compra 5 ou 7 itens , já da mais de 100,00 !

    resumindo: Temos que aceitar que hoje 100,00 não dá para nada!
    se a pessoa reclamar, assine o premiere e assista pela tv!

  4. Volto, uma vez mais, a falar o que já disse neste espaço democrático, há anos! Só quem acredita em Papai Noel, duende ou na Mãe Dinah, pode acreditar que um grupo pequeno de bilionários iria pegar um clube com dívidas até os fios dos cabelos, investir nele, em pleno pico de dívida, mas com um patrimônio considerável (ex.: Shopping, pra cobrir parte, quiçá todo, investimento…), SEM VISLUMBRAR QUE O RETORNO PODERIA SER RÁPIDO! O tempo dirá, talvez com a mesma rapidez, infelizmente, ou felizmente.! Mas aí, concluindo como já concluí noutro comentário que fiz hoje, poderão ficar com uma batata na mão, impossível, quando nada muito difícil, de DESCASCAR! A meu ver, calcularam mal e nem o grandioso Galo os salvará! CONTUDO, continuo torcendo até mesmo para estar enganado, uma vez que, ANTES DE TUDO, sou Galo até morrer!

  5. Boa tarde xará e amigalos!
    Verdadeiro assalto a mão armada esses preços pra lá de abusivos! Eu frequentei o Mineirão na época dos geraldinos e da arquibancada de cimento. Público chegava a 90.000 as vezes 100.000 ou mais nos jogos do GALÃO com torcida dividida e estacionamento por ordem de chegada. Nunca tivemos problemas. Hoje o espetáculo é para a elite da torcida. Elitizaram o futebol e a tendência é piorar ano após ano. LUCRO, LUCRO E MAIS LUCRO.

  6. Boa tarde Eduardo e massa. Eu sempre disse aqui e repito. A SaF veio para ganhar dinheiro torcedores que se lixam e pagam caro para vê 7×1 e seus bois cansados. Reforços até agora scarpa é muito pouco para quem quer ser campeão brasileiro. Copa do Brasil e libertadores. Enquanto isso. Flamerda. São paulo. Palmeiras. Foguinho. Flor. Grémio. Inte. Se reforçando e Galo com vargas. Pedrinho. Jermeson entregador. Patrick. Kardek. Mariano aposentado. Com estes jogadores nem o poderoso rural ganha. Aff. Acorda SAF e tiram a mão do bolso e reforça. Vá Galooooo.

  7. Já disse e repito,quantas vezes forem necessárias, que JAMAIS entendi as contas do nosso Galo.Sempre resumi, e vou continuar resumindo, que tudo se resume em pouquíssimas palavras: NÃO EXISTE ALMOÇO DE GRAÇA! Coisa que não preciso, mas sei de quantos que sempre suaram a camisa para contribuir fizeram e ainda fazem. Só se esquecem de que, em algum dia, esta fonte se esgota, por si mesma, em decorrência da goela larga que já se vislumbra! Seremos Galo sempre, mas sem “dar milho pra bode”!

  8. Prezado amiGalo, bom dia!
    Concordo e endosso suas sábias palavras.
    O meu único contraponto, e falo isso de forma geral para diversas situações de nossa vida, é que estamos tratando meramente de uma questão de oferta e demanda… microeconomia básica: enquanto a procura estiver esgotando as vagas, irão aumentar o valor até encontrar o ponto de equilíbrio (este sendo fator determinante da elasticidade da demanda).
    Apesar de eu achar absurdo, temos muitos, milhares de outros amiGalos que não acham e pagam… quando começar a sobrar vaga, pode anotar, o preço será reajustado para baixo. Até lá… nos resta nossa indignação unilateral.
    Forte abraço!
    Daniel

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    É por essas e por outras, preço exorbitante dos ingressos, preço astronômico para estacionar o carro, briga de torcidas, etc. etc. que fazem o torcedor se ausentar do campo de futebol e preferir ficar em casa, tomando uma geladinha, comendo um torresmo e ver o jogo em canal pago, cuja despesa fica infinitamente mais em conta. Claro que ver o jogo no campo é muito, mas muito melhor e todos nós preferiríamos, do que a alternativa de ficar sentado num sofá vendo uns “intendidos” soltarem a verborragia que só serve para enervar quem entende de futebol. Mas fazer o que? Por isso, cada vez mais se reduz a presença do torcedor no campo de futebol. Todos esses fatores (ingresso, estacionamento, brigas, etc.) concorrem para a fuga de torcedor, impedidos que são pelas circunstâncias que lhe são impostas.
    Somos atleticanos, caro Ávila, mas não somos burros a ponto de engolir, sem gritar, o que nos são impostos guela abaixo.
    Muito bom o alerta trazido por você!
    Hoje e sempre, galo!!!

  10. Eu diria que isso é uma sacanagem. É exatamente o que vc descreveu: aproveitar da nossa paixão atleticana. Essa empresa com sede em São Paulo, vem em nossas terras abusar do mineiro, achando que somos bobos. No show do Paul, eu tentei fazer a reserva, mas o site não acusava a disponibilidade de compra, mas para o show em São Paulo, já havia a disponibilidade de compra. Detalhe: o show em BH foi ANTES de SP. Mesmo que seja uma empresa de exploração do espaço, a diretoria precisa tomar alguma providência. Será que toma?
    Outra sacanagem que achei, foi a blitz armada na saída do jogo domingo. Pura intenção de pegar aqueles que tomaram umas de pagarem uma multinha de leve para ajudar o Estado, a compensar as dívidas e salários de deputados e cúpula governamental.
    Alguns vão dizer que é a lei. Ok. Eu mesmo fui de uber p evitar aborrecimentos. mas vão implantar blitz de lei seca no carnaval? Nas saídas das festas badaladas com artistas famosos? Quero ver as capas de jornais detonando BH com esta farsa. Quando é pra imagem da cidade, eles cagam pra trás. A lei aqui vale p alguns, sempre com menores condições. E já que hj o post é de desabafo, vou aproveitar. Discordo destes estacionamentos, seja em shopping, ou qualquer outro lugar em que as vagas de idosos são instaladas sempre próximas ás portas e melhor localizadas, sendo que o idoso anda o shopping inteiro de boa. Um dia eu chego lá, mas discordo. No caso do cadeirante, eu fico quieto, pela condição física destes. mas o idoso em perfeitas condições? Veja bem. Não estou discriminando e penso que temos de ter outras formas de compensar a idade, as dificuldades e tudo que estas pessoas fizeram. Meu relato é por uma condição específica daquele que tem total condição física de se locomover.
    Que venham as marias. Desta vez com jemerson fazendo o gol da vitória, pra nós é claro.

  11. Bom dia !
    Esse é o caminho das SAFs
    contar com paixão cega do torcedor para tirar o máximo dele. O futebol brasileiro que tinha seu DNA perdeu espaço e se tornou um produto de consumo. Há quanto tempo não escutamos que o norte-americano é que sabe fazer um “evento ” esportivo, desde o tempo do Luciano do Vale lá na BAND.
    Depois veio a ESPN, com jornalistas engravatados no estilo americano, martelando que lá fora é que sabem das coisas, inclusive batendo na tecla que o futuro era a SAF .
    Perdemos a chance de nos modernizar, mas sem jogar no lixo o nosso DNA. O grande Capital fez uma pasteurização na mente dos que torcem e trabalham com o futebol no Brasil e perdemos nossa identidade. Somos um produto a ser explorado na cadeia do “evento ” esportivo.
    O que estamos vivenciando nessa nova era do futebol é o fim do DNA do futebol brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *