Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Esperando o Galo que já vem … que já vem

Num momento completamente atípico como esse que estamos passando, por mais que a gente tente se inteirar para propor uma prosa aqui, nada acontece na Cidade do Galo e no mundo do futebol.

Não fosse a pandemia, talvez Sette já tivesse comemorado um título com a Massa, e – quem sabe – na primeira rodada do Brasileiro, surpreendendo muitos, vencido o rubro negro carioca dentro do Maracanã.

Tudo são hipóteses. No mundo real, lamentavelmente, seguimos no isolamento social sem saber ao certo quando nossas vidas voltarão à normalidade. Em função disso, acho até compreensível o Galo seguir – “de olho no mercado” – sem anunciar os reforços necessários para tentar comemorar o Mineiro e disputar o Brasileiro.

Leio que a Federação Mineira de Futebol, ainda que não oficialmente, descarta jogos no mês de maio. Ora, então quando será o encerramento do campeonato estadual? Não me venham com aquela tese de que o torneio não terá campeão e nem rebaixados.

Tampouco que prevaleça a classificação onde paralisou. Nem uma e nem outra. Ainda que com times alternativos, se necessário, o campeonato Mineiro tem de encerrar, com campeão, vice – times que se habilitarem para a Copa do Brasil, série D e ainda rebaixados. Fora disso é imoralidade e casuísmo.

Mas, ao que nos interessa, quais seriam os nomes que a diretoria possa estar conversando? Mesmo, como referi acima, entendendo que é complicado contratar sem ter perspectiva de retorno das atividades, em algum momento o calendário terá continuidade.

Pelo que temos acompanhado, o treinador Sampaoli prioriza zagueiro e atacante. Ontem, o amiGalo Joaquim Domingues – que mora lá em Portugal – registrava que o “Galo está nos fazendo muita falta”. A estimada e precisa Lucy disse que está sentindo falta até de “passar raiva assistindo jogos”.

Por seu lado, o Domingos Sávio, ao comentar as observações do Sampaoli a respeito de zagueiro e atacante, conclui com propriedade: “não temos nenhum com as características sugeridas pelo treinador“. Também disse que para contratar não temos recursos financeiros. “E se não houver contratações o nosso calvário seguirá”.

Daí fico daqui a pensar como será essa temporada totalmente fora de qualquer previsão. O que temos no elenco não é suficiente para grandes sonhos, quando muito esse desprestigiado Mineiro e evitar repetir o que já conhecemos e outros dois mineiros estão convivendo. Série B.

Sem jogos, sem receita financeira de alguns patrocinadores, sem dinheiro da TV e sem segurança, mas com compromissos da folha de pagamento precisando ser honrado, qual futuro podemos imaginar para essa temporada? E como contratar num quadro dramático como esse?

Enfim, entendo que o momento exige muita sabedoria e criatividade da diretoria. Ficar batendo cabeça com ex-dirigentes não vai levar a lugar algum.

Teve um leitor, tentei encontrar seu comentário anterior, reclamando que o blog sempre cobrou do atual presidente anunciar os nomes dos jogadores, a gestão que teriam sido contratado e respectivos valores não honrados, com consequentes ações junto à FIFA. Pelo registro do amiGalo, agora o Sette o fez e estaria sendo ignorado pelo blogüeiro.

Ora, com todo respeito, entendo que o anúncio de um único caso não atenda ao que sempre foi registrado. Queria a relação completa e detalhada da dívida assumida pela atual diretoria, mas, no momento – insisto – prefiro time para ganhar títulos. Uma coisa não impede a outra. Transparência sempre fez bem.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

9 thoughts to “Esperando o Galo que já vem … que já vem”

  1. Senhor Barbudo, “na bruma leve das Paixões que vem de dentro”, anseio pelo dia em que abrirei esse site e o título seja a Anunciação da volta do Galo, “ tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”.
    O jornalista Rodrigo Capelo informa que dos clubes que disputaram a série A em 2019, o CAM, Avaí, Chapecoense, Corinthians, cruzeiro e CSA ainda não apresentaram os balanços. 4 desses foram rebaixados, Corinthians está em crise, teve até a luz cortada.
    No CAM a situação não é boa, salários estão atrasados. Por que o balanço não foi divulgado, o que Sette quer esconder? Permitiu que Gallo, Marques e Rui fizessem negócios lesivos ao Clube, é coautor da merda toda.
    Mais que um presidente que faz (ou revida) provocações, queremos um que tenha responsabilidade e transparência. Isso definitivamente NÃO aconteceu nessa gestão.
    Sabemos que o balanço precisa passar pelo conselho, e ninguém duvida que será aprovado mesmo que contenha aberrações. Como as que o Márcio Cadar apontou ano passado, ao votar contra, e foi convidado a deixar o conselho.
    Publica o balanço, Sette Câmara. Queremos “ovacioná-lo”.
    Por fim, não basta encher o Clube de torcedor azul, hoje tem Maria Cadu na live do Galo. 7 está “cruzeirando” o CAM de todo jeito. Socorro!

    1. porque a divida ja passou dos 900 milhoes e ele nao quer revekar o balanco e a divida atual. Eh preocupante, construir estadio com uma divida tao gigantesca nas costasm sera que vale a pena?vamos esperar para ver,pois sabemos que estadio da muitas despesas,a manutencao nao eh barata e se o time nao for dos bons, o torcedor nao vai aos jogos, imaginem, o indepa o time so tinha uma media de 15 a 16 mil e no proprio estadio com uma media desta , nao da para pagar as despesas de toda uma logistica,pois as des[esas do boirdero sao todas do estadio.

  2. Bom dia,

    A grande verdade é que a falta de recursos faz as coisas ficarem mais difíceis e caras, vejamos, se não vamos contratar por motivos óbvios, poderia então aproveitar para efetuar as despensas necessárias, poupar salários altos.
    Mais e as verbas necessárias para estas despensas, não temos.
    Neste momento a maior ajuda que os investidores poderia dar ao Galo seria uma verba para se fazer a limpeza necessária, daria para reduzir em pelo menos uns 2 milhões dessa folha salarial.
    Então, sem verba, gastamos com os inúteis, jogando ou não.
    De acordo com a imprensa, os reforços deverá ser um atacante e defensor.
    Seria então a hora da base?
    Só espero que devido a não contratação, poupem as despensas.
    Não julgo nosso elenco o ideal, está longe, mas, um bom treinador dá para fazer destes que relacionarei, um bom time.
    Volantes: Neto e Guilherme Castilho e Adriano, Jair, Allan e Blanco.
    Laterais: estamos tranquilos, subir um da base para a direita e esquerda o Kevin é destaque do sub20.
    Zagueiros: Rever, Igor, Gabriel, Léo Griggio, Vitor Mendes e Gustavo Henrique e um contratado para ser titular.
    Centro Avante: Bruno Silva, Felipe, Guilherme Santos e um contratado para ser titular.
    Meias: Alessandro Vinícius, Kevin,Savarino, Marquinhos, Tardelli, Hyoran, Nathan, Borrero.
    Os não citados por mim é porque considero que não deveriam continuar no elenco.
    Ainda daria chance aos seguintes jogadores: Thiago Juan, Echaporã, Calebe, Luciano, Rian e traria de volta o irmão do Werley que me falta seu nome neste momento, destaque por todas equipes por onde foi emprestado jogando de volante apesar de ser Zagueiro.
    Goleiros: Não há necessidade.
    Minha conta não fecha sem um armador, o Cazares para mim já era, o prazo de validade venceu.
    Creio que já devem estar trabalhando com os nomes existentes dentro da nossa base, porque não posso acreditar que sejam piores do que alguns que hoje estão compondo nosso elenco.
    Boa Semana a todos.

    1. Interessante. O irmão do Werley seria o Nathan? Na sua lista de permanecer, dois são vulneráveis. Hyoran e Nathan. O primeiro não vi nada nele e o segundo gerou crise sem bola rolando.

  3. Sette Câmara colocou panos quentes na “briga” com o Kalil. Fez bem. Sette Câmara mandou mal até o momento em que demitiu o Dudamel. Após isso, tem mais acertado que errado. Contratou o segundo melhor técnico disponível no Brasil (o número 1, Cuca, ele ainda não está preparado psicologicamente para trazer de volta), trouxe Alexandre Mattos sem dar bola para conversinha de que tem vínculos com o rival (profissional nao tem que ser torcedor), trouxe um bom goleiro, dispensou Bolt… tem acertado. Falta muito. E essa conversa do Maicossuel foi uma recaída bem boba, mas parece que ele entendeu isso. Espero que entenda também que nada pode ser pior para uma instituição do que permitir que os investidores se tornem gestores. É bem óbvio que vao priorizar seus interesses, e não os do clube. A última vez em que um grande biliardário (dizem que é mero herdeiro, não sei: ou seja, nao teria o talento daqueles que criam, mas apenas o tecnicismo daqueles que herdam) o Galo foi parar na segunda divisão. Os dólares desse turma sao muito bem vindos. A ingerência, duvido muito que seja. Se Sette Câmara realmente praticasse a austeridade, então estaria tudo bem. Seria um estilo controverso, mas justificável. O problema é: não nos parece, a muitos, haver austeridade alguma, quando se contratam Bolts, RO’s e que tais. Demitir o médico muda sua imagem de austero de mentirinha? Duvido muito. Ainda mais que o tal contracheque do médico ainda não vazou “sem querer”. Futebol esse ano ainda? Se tiver, será sem torcida, creio eu. Essa pandemia tem cara de “fim do mundo”, nao vai dar trégua tão cedo. Por sorte, o futebol é só um entretenimento, que fique parado por quanto tempo for. As prioridades atuais são outras, e futebol não passa nem perto de ser uma.

  4. Alexandre Matos deve mirar no Santos de 2019 para montar o elenco do Galo de 2020: o que Sampaoli tinha em mãos, o que ele mais utilizava, troca de jogadores, variação de esquemas táticos, características de jogadores para cada posição. E Ele deve tá muito assustado com o que tem em mãos. Não nos iludamos, quem bem sabemos somos nós que conhecemos esse elenco. As contratações tem que ser certeiras, até pelo momento crítico que vivemos, como o Matos nunca fez na carreira, pois sempre contratou de “baciada”. Esperamos que acerte.

  5. Bom dia Ávila. Realmente a transparência nao pode ser de conveniência. Veja, por exemplo a contratação e venda do Chara. Ao que me consta o dinheiro da venda nao foi usado para pagar a sua compra e a dívida está Fifa. Com a palavra nosso Presidente..

    1. Bom dia,

      Pessoalmente eu li palavras do presidente que diz que tentou pagar o valor devido,
      Mas a FIFA não permitiu devido só poder ser feito (o pagamento) após a conclusão do processo.
      Burocracia pura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *