Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Empate heroico contra timão e juizinho

Foi uma grande atuação e um excelente resultado, considerando que jogamos o segundo tempo com dez jogadores e o adversário teve 12 ou 13 em campo durante toda a partida.  Sua excelência o soprador de apito e auxiliar número um foram determinantes ao enredo do confronto ontem em São Paulo. Asseguraram o empate, por pouco quase uma derrota do Galo, no estádio construído para agradar corintianos que seria o único paulista sem casa própria. É a força estranha atuando na contramão da moralidade.

O cartão de visitas da arbitragem foi apresentado aos 11 segundos de jogo. Amarelando Bataglia e conspirando em detrimento do futebol, a favor de interesses que nunca serão entendidos, porém determinantes ao declínio da importância que o Brasil já teve no contexto mundial. Essas situações mal explicadas que vêm – através dos tempos – atirando a seleção (agora selecinha) penta campeão mundial num abismo sem volta.

Incrível, ao longo de décadas, erros inaceitáveis em favor dos times do eixo RJ e SP, contra os demais concorrentes. Já tivemos casos, não tão distantes, até de juiz mineiro prejudicando ao Galo em favor dos clubes cariocas e paulistas. O Galo, pelo que acompanho e de perto, tragicamente prejudicado. Já nos tiraram inúmeras conquistas nacionais e até internacionais no sopro do apito amigo. E. notem, estamos apenas na primeira rodada. A irresponsabilidade, ou intencionalidade, coloca um juizinho medíocre e inexperiente para mediar uma partida entre Galo e Corinthians. No mínimo, sim, isso irresponsabilidade. Caso contrário, coisa pior.

Foi a quinta partida sob o comando do Milito, novamente com uma formação diferente das quatro anteriores. Em termos de repertório, nada diferente das outras quatro. Ainda invicto no comando do Galo, o treinador argentino – diferente de outros Hermanos que passaram pelo Galo – coloca o time em busca da vitória com a segurança de um já bem montado sistema defensivo. Três zagueiros, embora utilizando dois de ofício, dão essa garantia. Jemerson com Fuchs, agora já em dois jogos utilizando Jemerson e Lemos, formaram o trio com Saravia e ontem com Bataglia. Com a borrada da arbitragem recompôs ali atrás utilizando Igor Rabello. Liberou Saravia, grata surpresa e revelação, atuando no time principal.

O lateral argentino até fez um gol, corretamente anulado pelo var. Pena que esse mesmo sistema de var, atento seletivamente, não tenha atuado em outros lances como na penalidade de Fagner em cima do Arana e na sequência do lance naquela solada do mesmo jogador no Zaracho. Esse var deveria ser imparcial, mas como se a cbf não é, a arbitragem não é, tampouco os comentaristas da rede esgoto são, com isso dando legitimidade a erros que afundam o futebol nacional. Seguramos até o apito final, que acresceu inicialmente providenciais sete minutos, depois mais três em vão e saímos com um heroico ponto na capanga.

Agora é esperar na quarta-feira o recém promovido da segundona, Criciúma na nossa casa, depois ainda lá o vice mineiro. São seis preciosos pontos, temos de encarar com seriedade as duas partidas. Para quarta-feira, a exemplo de ontem, que escalaram um tal desconhecido Yuri (que não era Alberto) e sim Elino, vamos ter outro desconhecido no apito e um carioca no var. Assim caminha a cbf e o outrora melhor futebol do planeta Terra. À propósito de tantas coincidências, ontem em Goiânia – cidade daquele Galo e Flamídia da Libertadores e do Wright – o Atlético de lá foi derrotado pelo mesmo time carioca. Dois jogadores e treinador expulsos, o nome do juiz – confiram – conhecidíssimo de nossa história recente. Aquele que apitou Galo e kuei, ano passado lá em Uberlândia. Evidências? Não, coincidências! E entre os principais desse quadro cbf tem coisa pior como um fisiculturista, dois na verdade, um goiano e seu irmão brasiliense e até um trocadilho com caos. Que coisa!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Empate heroico contra timão e juizinho”

  1. Não é coincidência! Escalaram um árbitro que nunca havia apitado série A para essa partida sob a condição que ele expulsasse alguém no primeiro tempo. As “odds” disso nas casas de aposta são altas, quem apostou dinheiro na opção “cartão vermelho para o Atlético no 1o tempo” faturou uma bolada. Não faz sentido nenhum cartão amarelo no primeiro lance do jogo!! E no segundo lance, já que é pra vermelho, o VAR se omitiu diante do puxão da camisa do Yuri Alberto, parece até que o jogador estava em conluio com a arbitragem. Logo no momento da expulsão apareceu nas placas de publicidade a casa de apostas SUPERBET. Que coincidência né?

    Bom, tudo que disse até aqui levanta grandes suspeitas mas ainda passíveis de interpretação, contudo, na súmula do jogo o árbitro justificou o cartão pro Fagner pela falta no Arana! Ora, a falta no Arana foi dentro da área e não foi marcada, como pode ter sido motivo pra amarelo? Isso é um fato, não cabe interpretação, seria um motivo para anular a partida em lugares sérios.
    Já desanimei com o campeonato, no próximo jogo mais uma estreia de arbitragem, parece piada…devemos focar na Libertadores, que tem suas maracutaias mas é mata-mata e tudo pode acontecer

  2. Sou, quero ser repetitivo, lembrar que a taça é nossa… Procura-se um malandro que jogou milho na nossa Arena… Ele não foi visto nem mesmo qdo recebeu sua medalha de vice…
    A taça é nossa!!!

  3. Arbitragem vergonhosa. Parece que a CBF é amadora, colocar uma arbitragem fraquíssima no primeiro jogo, em TV Aberto. Deixasse para iniciar as garfadas mais pra frente.
    Militão deu um nó na turma do Eixo. Não deixou eles ganharem. Raspamos um ponto fora de casa.
    Muito bonito ver a torcida acreditando até o ultimo minuto. Brigou junto com o time. A TV destacou a torcida do Galão da Massa.

  4. Boa tarde!
    Passada a euforia/novidade do VAR nos dois primeiros anos, tudo voltou ao normal na cbf. Os irmãos siameses sempre contando com as benesses da escrúpula arbitragem.
    Alguém por favor,avise ao Milito que aqui no Brasil é assim.

  5. Cara, o sistema é cruel, mas os clubes fora do eixo não se unem. Poderiam enfrentar o sistema, mas continuam assinando contratos com a poderosa mídia do eixo, que tem interesses comerciais com seus afiliados locais. Fica o clube soltando nota sem efetividade nenhuma, e só trás desgaste, virando meme em rede social.
    Em 1999, quando o juiz mineiro fez o serviço contra o Corinthians, o Kalil bateu de frente com a cbf e o Ricardo Guimarães querendo botar panos quente, porque a perseguição ficou maior ainda. A Liga Forte poderia ter sido um divisor de águas, mas os gestores dos clubes não tiveram esse entendimento e subiram nessa barca mais um vez, mantendo a roda do sistema girar. Se bobear devem ter até algoritmos para saber quando lhes convém algum clube fora do eixo ser campeão.

  6. Só lamento Rubens e Alisson não estarem sendo aproveitados. Acho que se os dois tivessem entrado no início do segundo tempo, sairíamos com os 3 pontos.

  7. Salve Massa e Guru

    Já ouvi falar em 12ºjogador, mas 13º e 14º, como de ontem, nunca.
    A canalhice feita pela arbitragem pode ser medida, quando vc ouve opinião dos corintianos Neto e Casagrande, que Fagner deveria ter sido expulso e que a expulsão de Bataglia não deveria acontecer.
    Sorte nossa é que finalmente temos na beira do campo um técnico e não um entregador de camisas e mesmo sendo absurdamente roubado, o time foi valente e não se intimidou.
    Já estou ficando Militizado!

    Nota:
    Conclamo a todos atleticanos a entra nas campanhas: FICA RAFAEL CABRAL e pix para ajudar o Santos e o Grêmio a levarem Patric e Edenilson.
    Valo lá massa entrar nesta vive!!!!

  8. O quarteto de sopradores de apito e o VAR (Vídeo de arranjo) garfaram o GALO em plena luz do dia. O juizeco de merda aplicou 14 cartões amarelos e 1 vermelho. Este soprador de apito de time de várzea entende alguma coisa de futebol? Assistindo ao ESPN 1, soube que a arbitragem de Atlético de Goiás x Flamengo (sempre favorecendo ao flamerda, com duas expulsões do Atlético) e Vasco x Grêmio também foram péssimas. E aí CBF, o que tem a dizer? Nada? A arbitragem vai continuar esta zorra total?

  9. O cartão de visitas foi dado ontem pela cbf , em Goiania e Sào Paulo , arbitragem nojenta , parcial. Nada , nada mudou , se nosso galo quiser alguma coisa , tem de passar por isto tudo . Vergonha , revoltante.

  10. Sim, juiz ruim, inflado na figura do punishman, tascou um cartão amarelo na gente com 30 segundos de partida. Só que o próprio Galo potencializou e efetivou os riscos de jogar com 10. Manteve o amarelado, basicamente um elemento de contenção e, portanto, sujeito a ter de “parar” um lance e vir a ser adomoestado outra vez. Está lá , como se diz ultramar, e Bataglia, que até acho guerreiro, se embaralhando com o corintiano e sendo novamente amarelado. lembrando que já havia se envolvido num trança-trança onde perdeu a bola que originou o gol BBB, ameaça ao penta naquele embate. Resultado: jogar todo o segundo tempo com 10, mascando o jogo. Imperdoável VAR e juiz deixarem o Fagner em campo.

  11. Com apenas 2 minutos de jogo o juiz já mostrou que estava mal intencionado,amarelou o Bataglia num lance normal de jogo,depois não expulsa o Fagner que deu uma entrada criminosa no Zaracio, quanto ao jogo não gostei do Galo ontem, ninguém no meio pra municiar o ataque, não podemos ficar refém só do Hulk na criação, precisa de um cara habilidoso no meio pra ajudar o ataque

  12. Nada muda na Casa Bandida de Futebol… apenas a primeira rodada e já se desenha como será o Brasileirão… Cartas Marcadas… abre os olhos CAM, pois, a Máfia do Apito já está de serviço… de novo!!!

  13. O resultado do jogo, pelas circunstâncias, foi bom. O resultado do jogo, para o campeonato, foi ruim, e nos obriga a vencer o Corinthians no returno. Destaque para nossa defesa, perfeita principalmente nas bolas aéreas. Que continue assim. A arbitragem foi péssima, concordo, mas ridículo, mesmo foi o “malabarismo gramatical” dos comentaristas na transmissão pela TV para justificar a não expulsão do Fagner. Vergonhoso. Mas é o que eu sempre digo: “Meu time perdeu, o juiz é um bandido; meu time venceu o juiz é um santo”. E bola pra frente que o próximo jogo é o mais importante da nossa história. Abraços e uma ótima semana a todo os ATLETICANOS.

  14. NOTA PARA A ARBITRAGEM E VAR:

    ZERO!!!

    O árbitro tirou o equilíbrio da partida…

    Além de expulsar injustamente Bataglia…

    Além de não expulsar o Vagner pela entrada desclassificante em Zaracho…

    Ainda não deu no mesmo lance do ZARACHO o pênalti em ARANA…

    O placar moral da partida é COR 0 X 1 CAM…

    Dois pontos foram tirados do Atlético!!!

    Por quê o VAR não chamou a revisão do lance do pênalti em ARANA?!!

    Por quê os caras da TV não comentaram nada?!!

    Tudo dantes no quartel de Abrantes!!!

    Pobre futebol brasileiro…

  15. Concordo com o blogueiro democrático, plenamente. Quanto ao juiz que soprou no nosso jogo, vi, e ouvi comentários de quem entende de arbitragens, enorme crítica ao chefão dos árbitros,dizendo que foi um desastre as escalações de árbitros JOVENS em jogos pesados, com duelos dificílimos. Parece que já querem a cabeça do Chefãol.

  16. COR 0 X 0 CAM:

    Nota dos Jogadores pelo Público – GE:

    Everson 6,1

    Saravia 7,1
    Lemos 3,9
    Jemerson 8,6
    Igor Rabello 6,7
    Arana 8,3

    Otávio 8,3
    Bataglia 3,8
    Zaracho 7,3
    Alan Franco 8,1
    Igor Gomes 3,3
    Scarpa 7,0

    Paulinho 5,0
    Hulk 5,5

    Pra mim, os melhores em campo foram Arana e Otávio. Saravia foi bem, mas abriu o bico no final em jogo com exigência absurda da parte física…

    Paulinho, o artilheiro dos gols perdidos, ontem fez mais um gol perdido. Chegou na cara do gol e puf….

    De resto, a frustração pelo resultado. Dava pra sair com os três pontos. Por causa de três pontos o GALO não foi campeão em 2020…

    Vai somando aí, ÁVILA, vai somando aí ALVINHO, os pontos tirados da mão grande do GALO…

    Nessa toada e no final do BR24 já terão tirado uns 20 pontos do Galão…

    Aí fica difícil…

  17. Estive no estádio ontem, juiz entrou já mal intencionado. Bastante desafiador para a torcida adversário ir para o estádio, não ha rota separada de torcedores visitantes. Agora, impressionante a torcida do nosso Galão, não param um minuto de apoiar o time, por aqui não teve vaias para o Vargas. Resultado bom, dado o juiz, e mais uma atuação consistente e buscando a vitória. Vamo para cima deles Galo!!!

  18. Meu Guru, bom dia!
    Trazer ponto de fora de casa é bom. Mas, no meu básico conhecimento de futebolista; não se joga com dito 3 zagueiros, sendo que um não o é: Bataglia. Temos, também, que se você quer jogar com pontas avançados, os jogadores deve ser especialistas na posição e não laterais fingindo serem ponteiros. Portanto, zagueiro é zagueiro: Igor Rabelo e não Bataglia. Lateral é lateral: Saravia e Arana, e não Lemos e Jemerson. Registro que com o Paulinho e o Hulk, devido ao “sistema” armado pelo nosso treineiro, não receberam uma boa bola durante todo o jogo; não tivemos jogadas de armação: Zaracho é pela direito e Igor Gomes é pela esquerda. Até pensei que estava assistindo outro time a jogar.
    O campeonato tem 38 rodadas, é pesado, mas nosso time tem que ter um padrão de jogo e não tentar jogar contra o sistema dos adversários.
    Como estastícas, para ser campeão brasileiro , salve melhores condições, além das vitórias em casa, temos que ter pelo menos 6 vitórias fora e 6 empates. Esse é o nosso objetivo.
    Quanto à arbitragem, não posso opinar, pois não tivemos árbitro no jogo, mau soprador de apito, o qual prejudicou o jogo, os atletas e os dirigentes; como o futebol brasileiro poderá voltar a ser o terror dos adversários. ADEUS NOSSA SELEÇÃO.
    Espero que o nosso treineiro volte a colocar o nosso esquadrão jogando do jeito que nós, torcedores chatos, gostamos, sempre para frente, atacando de todas as formas possíveis, com um time compacto e decidido a ganhar.
    PARA FRENTE, PRÁ CIMA DELES, ESTE FOI O SISTEMA QUE O NOSSO TREINEIRO ESTAVA USANDO, por que mudar?
    Agora, em casa, com freguês de salão de festas, esperamos que possa nos mostrar a NOSSA RAÇA ATLETICANA em campo.
    Sucesso para o nosso treineiro e que os jogadores possam nos trazer os triunfos esperados e desejados pela nossa MASSA. O Atlético, como sempre, tem que ser: contra todos e contra tudo.
    Abraços!
    Abraços,

  19. Bom dia!
    Como de costume assisti a live do Breno Galante ontem à noite e o mestre Ávila apresentou um verdadeiro dossiê das maracutaias praticadas pela cbf através dos seus assopradores de apito. Vergonhoso o futebol nacional!
    Quanto ao time, agora sim, jogando com alma. Milito é o cara!
    Gostei demais da bateria anti aérea do Galo, gostei demais do Sarávia, gostei demais do time todo, mas quero destacar Otávio. Que jogadoraço! Impressionante as roubadas de bola, botes certeiros. É o dono do pedaço.
    Galooooooo!

  20. Bom dia a todos!

    12 ou 13 não, teve o incompetente do VAR que nem chamou pra revisar o lance do mau caráter do Fagner. E a TV não teve a dignidade de mostrar o replay do lance, porque sabe que interfere no jogo. Inclusive, durante a semana divulgou uma lista dos melhores jogos da história do Brasileirão onde os “jornalistas” tiveram a canalhice de escolher um jogo que é um dos maiores roubos do campeonato como o número 1. Coincidentemente, como você citou também, naquele jogo no Serra Dourada, outra vez para o flamídia. Campeonato começou como sempre…

    O bom de tudo isso é que mesmo contra tudo, o Galo conseguiu um ponto que será importante pras contas dos pontos corridos: 4 pontos por adversário. Vamos ver nos próximos dois jogos se o Milito vai superar a síndrome de entregar pros times candidatos ao rebaixamento. Qualquer coisa diferente de 6 pontos será tragédia.

    Abraços e ótima semana pra todos!

    1. O jogo do serra dourado foi libertadores, o da final do Brasileiro de 1980 foi no Maracana apitado por jose assis do aragão (Aramengo)

      1. Opa,

        Faltou separar melhor o texto. Me referi ao jogo do flamídia ontem no mesmo palco que houve o roubo contra o Galo, esse não o maior do campeonato, mas o maior da história do futebol.

        Abraços.

  21. Bom dia
    Entra ano ,sai ano
    E o apito amigo do eixo agindo sem pudor nenhum
    Se não fosse jogar contra 12
    Certamente era 3 ptos na cachola
    Mas vamos lutando contra todos
    Um abraço
    Para cima deles Galão

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Face às circunstâncias do jogo, o placar foi bom. Quando o árbitro é o principal protagonista do jogo, é porque não houve um jogo agradável. A intimidação inicial ao Battaghia, com menos de 1 minuto, pôs o galo em alerta. Em falta normal de jogo, o “soprador de apito” retirou o Bataghia do campo de jogo. Antes, complacente com uma entrada criminosa de Fagner em Zaracho, que merecia o vermelho, nem vermelho ele ficou ao expulsar posteriormente o Bataghia. O jogo em si não foi uma boa partida. Valeu pela entrega dos jogadores do Galo, mas faltou criatividade, muito provavelmente pela expulsão do Bataghia. O Milito, mais uma vez foi ousado, mesmo com a estratégia de 3 defensores, com o Bataghia flutuando, ora saindo para o ataque, ora ficando como último defensor. O galo vinha com muita aplicação e pouca criatividade no meio-de-campo, com o Igor Gomes não entrando no jogo, sacrificando os demais jogadores, principalmente o Otavio, o nome do jogo, bem secundado por Saravia, uma grata surpresa com a adoção do sistema de 3 zagueiros. Com liberdade, tem sido peça fundamental na melhoria de desempenho do galo. O Igor Rabelo, também fez um jogo muito seguro e merece disputar a titularidade com qualquer outro defensor. Muito melhor do que o Lemos! Mas confesso que ainda não compreendi porque o Vargas e não o Cadu no jogo de ontem. Será que veremos Alysson e Cadu disputando a titularidade? Paulinho não está passando por boa fase e seria interessante se o Milito desse oportunidade ao Cadu. Mas como até agora os resultados são muito bons e parece que o Milito tem os jogadores sob comando, vamos continuar apoiando, mesmo com as nossas apreensões quanto as substituições, muitas vezes tardias e por jogadores que não merecem ser substitutos imediatos, como o Vargas, Edenilson, e outros. Estamos no caminho certo e espero que esta harmonia torcedores e time continue por muito e muito tempo. Mas vamos insistir para que o Milito dê oportunidades ao Alysson, Cadu e Rubens que demonstraram potencial quando requeridos.
    Hoje e sempre, galo!!!

  23. Bom dia, todos! Como eu sempre digo: “Bom, bom, não foi. Mas foi bom”. Apesar dos pesares, foi um bom jogo para nós. Não só pelo ponto fora de casa diante um adversário de respeito, mas pela atuação. Muita luta, garra e superação por parte dos nossos jogadores, com destaque para o Jemerson, Otávio e Saraiva. Faltou um pouco de criatividade, mas com um a menos em todo segundo tempo ficou muito difícil. Ratifico o meu comentário de ontem aqui, onde coloquei minha expectativa real de G4 para o Galo, mas com sonho de campeão.

  24. Bom dia.

    O interessante é que a rede esgoto está promovendo uma campanha antes dos jogos, pela ‘moralização’ do futebol brasileiro. Falam que os técnicos, os jogadores, os dirigentes, os árbitros, devem colaborar para um futebol melhor.
    E a tal mídia, como é que fica nessa?
    Repórteres de campo, locutores, comentaristas, todo esse povo puxando saco da turma do eixo em detrimento dos outros Estados. Olhem para si mesmo, como personagens principais desse futebol mequetrefe, corrupto que nos é apresentado.

    Sem mais para o momento,
    Abraço.

  25. Prezados Amigalos, ótimo dia

    Continuo sem endeusar técnico e jogadores, em minha opinião o juiz prejudicou o GALO, não há dúvidas sobre isso, até a impressa do eixo comentou.
    Em minha opinião Milito errou em não escalar o Scarpa como titular, a participação dele esta melhorando muito e agregando valor ao time.
    OBS. Caso o GALO queira me contratar para jogar um único jogo contra o corinthians no segundo turno, eu garanto que resolvo esse problema chamado Fagner.

  26. Bom dia Avila, bom dia a todos: O que eu reclamava no Galo era a falta de intensidade. Com esse técnico não vai faltar, pois ele coragem para tirar do time quem não está se aplicando ou está sem condições físicas de se aplicar. E jogadores como Satavia e Jemerson que eu execrava estão muito bem. E para melhorar Edenilson indo para o Gremio e Patrick para o Santos. Ta faltando zarpar o Pedrinho, Alan Kardec e o Mariano. E outro que tá entrando no time com muita disposição é o Vargas. Se quiser jogar pode ajudar muito, como o fez nas partidas da Copa do Brasil de 2021, contra o Athetico do Parana e Fortaleza. Um bom técnico consegue extrair o melhor de seu grupo de jogadores. Em relação a arbitragem muito legal a postura do Milito. Se quiser ganhar título não pode ficar explicando resultados em cima de erros da arbitragem. O responsável pelo empate foi o Cassio na defesa da falta cobrada pelo Scarpa. A lamentar a atitude do Hulck de ficar elogiando a torcida do Corinthians em entrevista após o jogo. No mínimo, desnecessario….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *