Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca do topo da tabela

Hoje é dia de nova batalha em busca da consolidação da temporada. Já fui acompanhar o Galo no mesmo Beira Rio, e afirmo que foi um dos lugares onde fomos mais mal tratados. E falo com a propriedade de quem já rodou muitos estádios, a maioria acanhadíssimos, no interior e de outros Estados. Fora do Brasil, ainda no Paraguai, Uruguai, Argentina, México e – claro – em Marrocos.

Em Porto Alegre, quando lá estive pela Libertadores de 2015 – sob o comando do Levir, em que fomos derrotados por 3 a 1 – os Atleticanos foram provocados por funcionários do estádio antes, durante e após a partida. Ao final, eliminados, carregadores de andaimes no gramado pararam na nossa frente aos gritos de “eu acredito” em tom de deboche. Espero que o troco seja na noite de hoje, pois nossa última vitória em Porto Alegre foi em 2018 (2 a 1) pelo Campeonato Brasileiro.

Quero e espero vencer, contudo, reconheço ser o time gaúcho um dos adversários mais perigosos da série A. Ano passado perdemos lá e empatamos em Belo Horizonte. Cinco pontos que foram decisivos aos três que nos separaram do campeão da última temporada. Ontem, na deliciosa postagem do Paulinho Peixoto, entendida pela maioria, fica claro algo que nos une e não nos diferencia. Estamos todos, juntos e unidos, em torno de um Galo Forte e Vingador!

Nossa responsabilidade, como o maior de Minas, impõe e acaba sim nos levando a certa ansiedade. Afinal, nosso antigo e tradicional rival segue a rotina de má campanha. Já são três rodadas, em que o Galo venceu duas e perdeu uma, que o outro mineiro não conhece o caminho da vitória. É muito difícil essa situação. O segundo time dos mineiros perdeu todas até agora e nem pontuou. Força América, precisamos que se mantenha na elite para representar – com dignidade – a tradição mineira.

Os torcedores do coelho, ao longo dos tempos, vem experimentando acesso e descenso. Tomara que reajam e entendam que o lugar do segundo de Minas é na zona intermediária da tabela. Em comum, ainda, o fato de – como o Galo no único rebaixamento – encarar a situação com dignidade e sem quebrar as cadeiras do estádio. A diferença, entre o Galo e o kuei, é que ficamos uma única temporada na Segundona.

Pois que, para almejar situação melhor, é importante a vitória nessa noite em Porto Alegre. Ao que vimos nos últimos jogos, o treinador Cuca já tem uma equipe definida, com uma ou outra alteração a cada partida. Creio que hoje, diferente até do meu entendimento, ele sacará Jair e colocará de volta o seu talismã Tchê Tchê. E ainda, com essa nova onda de contaminação, temos o Igor Rabelo diagnosticado. E essa vacina paraguaia da Conmebol?

Sejam quais forem suas opções, fato é que todos nós – corneteiros ou não – queremos pontuar. Três preferencialmente, um sendo tolerado, mas se não, o espaço está aberto às considerações do blogüeiro e do Torcedor. Uma certeza passei a ter, nem tanto pelos resultados e sim pelo elenco, temos um grupo unido em torno do mesmo ideal Atleticano. Vencer, vencer, vencer!

Tomara que venha aqui amanhã para elogiar outra grande partida do Galo. Que assim seja!

*fotos; Pedro Souza/Atlético

34 thoughts to “Em busca do topo da tabela”

  1. Mesmo desfalcados de seis jogadores (é meio time praticamente) dá pra ganharmos no Beira Rio hj contra o enjoado Internacional, que abriu as pernas pro América na CB do ano passado e contra nós joga a vida, como muitos timinhos. Mas se jogarmos com a defesa e meio de campo compacto e calibrarmos o pé nas finalizações dos contra-ataques que aparecerão, é correr pro abraço de novo e comemorar a terceira vitória seguida, com direito a ingresso no G4! Falando de outra coisa, especificamente Olímpiadas, Palmeiras e Flamengo já declararam que não abrirão mão de Weverton e Pedro e vetarão a presença deles em Tóquio, querem apostar quanto que aqui os bunda-moles da diretoria do Galo vão liberar Guga e Arana sem a menor objeção? Depois perguntam porque há 50 anos não conquistamos de novo o Brasileiro….

  2. Sim senhor. Copa América trouxe centenas de pessoas de outros países, inclusive alguns com taxas altíssimas de contaminação. Não é assim?

  3. Boa tarde, Sr. Galo Roberto de Oliveira

    Ao que me consta quem lançou a expressão “Cova América” foi o jornalista Juca Kfouri em seu Blog no dia 31.05.2021. Não sou imbecil, como vc me classificou no comentário abaixo. E também não vou rebater sua ofensa, por questão de educação e princípios. Saiba que lhe tenho respeito e continuarei lendo seus posts como sempre fiz. Juntos pelo Galo, sempre.

    1. Alvinho, sempre acompanhei os seus comentários, inclusive em outros sites, como o uol. Independentemente de filosofia política, fiquei profundamente chateado com a forma dirigida a vc. pelo galo roberto. Achei este espaço e daqui não saio mais, exatamente pelo alto nível de comentários e aí vem uma pessoa e procura estragar. Força, amigo, não baixe o nível e continue defendendo as cores do nosso Galo. Abraços

      1. Concordo. Também acompanho diariamente e comento muito pouco. Mas tem gente aqui que parece comentar só pra buscar uma confusão.

  4. Boa tarde xará e amigalos!
    Jogo contra um dos times mais “chatos” do Brasileirão. Estão dizendo na imprensa que Nacho e Keno serão vetados. Será? Seria uma enorme perda a ausência de Nacho e Keno para este jogo. O esquema de Cuca com Nacho no meio é um e sem ele é outro totalmente diferente tendo em vista que não temos substituto a altura para o argentino. Mesmo assim confio no GALO hoje e a calma e determinação do sistema defensivo será fundamental. “Cozinhar” o Inter nos primeiros quinze minutos da partida e impor o ritmo dos contra-ataques. GALO tem que pontuar em Porto Alegre. Que assim seja, mesmo com possíveis desfalques.

  5. bom dia Eduardo e massa. hoje sera outra pedreira pela frente. o diretoria ok está esperando para reforçar a equipe estão esperando acabar os campeonatos. não temos reservas para Hulk e nacho Fernandes e para zaga. hoje preparamos o coração com rever e Gabriel. galo 2×1.vai galooo.

  6. Bom dia a todos!
    Sou daqueles que não gostam de moranguinho e depois desse episódio ocorrido com o Guru fico ainda mais indignado com esse time/torcida.
    Um empate hoje não seria de todo ruim, ano passado perdemos o campeonato pelo fato daquele enganador caríssimo ( monetariamente mesmo) não ter jogado com estratégias e sim com maluquices bizarras contra muitos adversários grandes e pequenos.
    Abraços!

  7. Bom dia, amigos. Hoje começa a quarta rodada do brasileirão. O Flamengo joga pela copa do Brasil, adiando seu segundo jogo no campeonato. Até o momento eles fizeram dois jogos, todos em casa, primeiro contra o Palmeiras e depois contra o América. Domingo pega em casa o Bragantino, depois em casa o Fortaleza, depois dois jogos fora, com o Juventude e o Cuiabá. Tudo programado para fazer 18 pontos com o time cheio de desfalques. Será que estou viajando.

  8. Bom dia! É sempre chato enfrentar um adversário desesperado e o Inter em desespero é muito mais chato. O Internacional têm um bom time, principalmente do meio para frente, mas, não vive uma boa fase, por isso, farão de tudo para obter um resultado positivo. Apesar disso, acredito que com raça, vontade, eficiência, paciência e inteligência (um pouquinho de sorte também não será dispensada!) o Time Atleticano poderá obter um bom resultado, afinal não é momento de se “levantar defuntos”.

  9. Jogo pra lá de encardido…

    Sangue nos olhos e muita vontade dentro de campo é o que espera todo torcedor Atleticano dos nossos jogadores…

    E que o Cuca monte seu melhor esquema defensivo pra que a nossa zaga seja bem protegida…

    Na frente contamos com a dupla Nacho / Hulk junto com Hyoran e Keno “””pé murcho””” pra fazer os gols da noite…

    Um empate passa batido mas uma vitória será a glória!!!!!

  10. O corneta raiz, aquele que adora quando está tudo ruim no time prá cornetar à vontade , cuja frase mais dita após derrota é …não falei? não avisei ? Aquele corneta que todo mundo corre, que desmancha rodinha , que dissolve greve , está em extinção , cuca está acabando com eles. Começaram com hulk e levaram tamanha cassetada que se dispersaram, sem graça e com um sorriso amarelo. Em alta, os passadores de pano , ativos e navegando com nosso time sob um céu de brigadeiro. No incendio da cbf, somente uma frase : Pega fogo, cabaré.

  11. Os deuses do futebol estão do nosso lado . Os deuses e cuca. Que estão estão fazendo mariano, guga, rabelo, hiorran , tche tche e até allan jogar um vistoso e produtivo futebol. Hoje abusaremos das boa vontade dos deuses do futebol ,pois marrone e gabriel estarão em campo. Com a camisa branca chama derrota. É pedir demais , eu acho. Em todo caso, estamos voando num ceu de brigadeiro e confiantes numa bela apresentação , com tres pontos, ótimo , com um, tá bom também A parada momentanea da copa do brasil e libertadores foi muito benéfica pra nós , foco total no brasileirão, portanto. Ao mesmo tempo que se adquire entrosamento , conjunto , padrão de jogo para a segunda quinzena de julho , onde, se Deus quiser, estaremos voando. Vai galo , vai macaca.

  12. Como em todo e qualquer jogo , na MINHA opinião ,
    a preocupação de jogar deve existir dos dois lados .

    E em confrontos como esse de hoje vale a máxima ,
    surrada , mas sempre atual :
    jogo é jogado , lambari é pescado !

    Os primeiros acertos ou desacertos de cada atleta
    vão definir os rumos da partida .

    E o Hulk e o Nacho estão numa fase crescente , a
    comandar nosso time .

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    HOJE TEM GALO E ISSO BASTA.
    Dia te ver meu Pai com aquele sorriso no rosto, dia de ficarmos juntos, comemorarmos juntos e sofrermos juntos.
    Galo é Amor.
    E se com tantos desfalques voltarmos com um empate de lá estarei super satisfeita, se perder, vida que segue e partiremos para o novo embate.
    E se perder já terão várias cornetas ativadas pedindo cabeças de jogador e treinador.
    Eu acredito no meu Galão da Massa sempre, mas se não der hoje, manteremos o foco.
    BORÁ MEU GALO,
    SUA EXISTÊNCIA ME BASTA
    FORJADO NA DOR E NO AMOR

  14. Bom dia!
    Ano passado, sob o comando de Sampaoli, o Galo amassou o Inter mas acabou perdendo. Se tivesse ganhado, teríamos sido campeões no final do Brasileirão.
    Hoje, qualquer resultado é previsível, mas se o time todo entrar ligado e com a mesma disposição de Hulk e Nacho, dá pra sairmos com a vitória.

  15. LEONARDO MELLO , 15/05 ,12:02

    Rapidinho aqui , sobre o Cuca
    ========================
    Como técnico , ele é um bom “diretor de futebol” ,
    se me faço entender
    Ele tem boas indicações para montar elenco

    Sabe escalar , porém , adora uma “alternativa” ,
    ( Lucas Cândido , de lateral , no mundial )
    mas ele é MANSO , e se tivermos , como temos o
    Hulk , um cara para gritar com ele , as coisas se
    ajeitam , pois ele obedece

    Veja que o nosso time SÓ GANHOU CORPO após
    a bronca que o Verdão Matador deu nele , fato
    já consagrado : “deixa jogar , p…” , disse o nosso
    hoje líder do elenco

    Então é isso :
    deixa o cara lá , ele sabe distribuir as camisas , e
    com jeito a coisa vai

    Existem aqueles que massageiam o ego dele , o
    que ele adora (andam a dizer que o Atlético está
    a jogar um futebol “moderno” , crendeuspai !!! e
    ele acredita nisso piamente )

    Mais ajuda quem não atrapalha !!!!!

    Um abraço !

  16. É nestes momentos em que o elenco é colocado a prova, que os times ganham força para ter regularidade de campeão.

    Espero que finalmente nossa vez tenha chegado.

    Até o momento, me parece não termos elenco apenas no papel, pois em todos os momentos que reservas foram acionados, jogaram bem. Mas isso precisa ser algo regular, até o final do ano.

    Eu acredito.

  17. Minha primeira viagem interestadual para acompanhar o Galão da Massa foi em 1976, semi-final do brasileirão contra o Internacional. Naquela época, o tratamento entre os torcedores ainda era civilizado. E das (ainda) poucas torcidas organizadas, a mais representativa era a DRAGÕES DA FAO (Força Atleticana de Ocupação). A viagem de 44 horas foi uma verdadeira aventura, uma vez que as Rodovias BR-381 (Fernão Dias), BR-116 (Régis Bitencourt) e BR-101(Translitorânea) não eram, e nem sonhavam ser, duplicadas. Começamos vencendo com um gol do Vantuir no primeiro tempo, mas levamos a virada na etapa complementar, gols de Batista e Falcão (gol fantástico já reprisado milhões de vezes na TV). Nossa vingança veio em 1980, quando Éder e Reinaldo destruíram o Colorado (3 X 0), mas essa é outra história. Abraços!

      1. Essa é fácil, Barata! Na Segunda Guerra Mundial o Dr. Fábio Fonseca foi integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante campanha na Itália. Eita, Galão da Massa, sempre na vanguarda dos movimentos libertários. Abraços, querido!

  18. Bom día Avila. Bom día a todos. Vencer un.jogo com Gabriel e Rever será um feito memoravel. Se conseguirmos este feito é sinal de que milagres existem

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      a meu ver a questão não se resume à qualidade
      da zaga , mas na forma de jogar , em que haja a
      proteção devida de nossa defesa .

      Foi dito por aqui que o Cuca inventou a roda ao
      declarar em entrevista que ” zagueiro não pode
      correr atrás de atacante ” .

      Pronto ! Falou o Mestre , nunca ninguém havia
      pensado nisso .

      Por este motivo LÓGICO , ele , Cuca , tratou de
      resguardar os zagueiros “plantando” o volante
      e trazendo os caras da frente para ajudar na
      marcação nas laterais e , com isso , evitar que
      nossos beques saiam da área para combater .

      E aí , fica mais tranquilo para eles , que só tem
      mesmo que “zagueirar” .

      Repare que contra o São Paulo conseguimos
      anular as jogadas de fundo deles .

      Assim é o futebol , DESDE SEMPRE , em que
      pese alguns se deliciarem com a modinha de
      dizer que jogamos um “futebol moderno” .

  19. Salve Massa e Guru!

    Este é um daqueles jogos que nas simulações da tabela, eu colocaria um empate como bom resultado, mas ainda estamos em débito dos três pontos perdidos dentro de casa a vitória nos colocará nos trilhos novamente.
    Acredito na equipe e no elenco que vem dando resposta tanto dentro de campo, quanto fora, como na entrevista de nosso futuro ídolo ontem. Hulk mostrou com humildade, elegância e principalmente com reverência, o momento pelo qual está passando e seu encantamento pelo clube pelo qual está jogando. Sei não hein, mas parece que estamos vendo mais um daqueles jogadores que se transformando em torcedor.
    Qto ao melequinha caro Guru, permita-me divergir, pois parece que a arrogância do nosso ex-rival tem contaminado o pessoal do micróbio. E como diz o ditado “toda arrogância será castigada” é bom eles ficarem de olhos bem abertos. A série B é bem ali, e tem gente do lado azul, hoje que já conhece o caminho de cor.

  20. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 4/38 – Inter (fora) – Como se não bastassem os desfalques de 04 convocados para a “Cova” América, agora surgem outros por COVID.

    Fazer o quê?

    Os substitutos têm que dar conta do recado. Tem jogador que acha ruim ficar no banco, mas quando tem chances, não aproveita e acaba “escanteado”. Não convence o técnico, a imprensa e nem a si mesmo. Tem que mostrar serviço.

    O que nos deixa animados é que o Galo reaprendeu a ganhar fora de casa. É jogo cascudo, mas possível de se obter um bom resultado. Nossos pontos perdidos: 03 (casa) e 00 (fora), num total de 09/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalooôô!

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Mais uma pedreira pela frente! Embora não esteja num bom momento , o Internacional sempre foi um adversário indigesto para o galo. Se o Cuca não inventar muito, temos condições de um bom resultado. Pra cima deles Hulk, Nacho e cia.
    Façamos uma corrente para que o ameriquinha continue conosco na primeira divisão pois o alerta já foi acendido. Tenho gratidão ao América por ter-me dado oportunidade no seu juvenil. Ao América tenho gratidão e ao atlético tenho paixão.
    Hoje e Sempre, galo!!!

    1. Então, segundo o seu brilhante raciocínio, a América é cova, a Libertadores, e brasileiro e a copa do Brasil, não. Comprou mesmo a narrativa da globolixo, seu alvinho?
      Deixa de ser imbecil!

      1. Devidamente esclarecido a mim pelo prezado Ávila, deixo de contrapor ao argumento do amigalo. Sei que muito provavelmente tenha havido endereçamento errado.
        Somos todos galo, hoje é sempre.

      2. Brasil está sendo a lixeira do mundo. Ninguém quer copa América, o Brasil aceita. Vacina quase vencendo, Brasil aceita. Simples assim.

  22. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Hoje tem jogo do Galo. É um dia todo especial. Até o sol terá brilho mais intenso e com certeza teremos muito mais estrelas lá no céu, ávidas para gritar gol do Galo. Como bom corneteiro que sou, desejo que hoje o Cuca entregue a primeira camisa lá no vestiário ao Hyoran. Depois ele pode jogar para cima as outras dez e o Galo estará pronto para encarar e vencer o Internacional.

    Nesses cinco anos de Canto do Galo eu tenho dito muita coisa interessante baseado exclusivamente na minha experiência de setenta anos acompanhando o Galo. Em 1971 o Galo foi campeão porque não perdeu em Porto Alegre. Empatou com o Grêmio 1×1 e venceu o Inter 3×1. Também não perdeu no nordeste e não teve um Goiás para atazanar a vida. Escrevi aqui um comentário em que dizia que para ser campeão novamente o Galo não pode perder no sul, incluindo Santa Catarina e Paraná e nem no nordeste. Graças a Deus neste ano também não tem Goiás. No Rio e em São Paulo o Galo regula. Sempre tem uma boa média.

    Pois bem, neste ano ele já venceu uma no nordeste. Faltam três. Vai vencer hoje em Porto Alegre, mas tem mais dois jogos no RS. Tem que vencer a Chape e o Genérico. Para variar irá a Cuiabá pegar um novato e só não pode deixá-lo virar um Goiás na nossa vida. Feito isso eu finalmente vou poder gritar novamente é campeão, sentado na minha poltrona, assistindo o Galo pela TV e sendo assessorado pela fiel Stella bem gelada. Em 1971 eu tive que segurar o grito até sair do Maracanã, cheio de torcedores de todos os times do Rio, numa verdadeira coligação anti-Galo. Mas valeu a pena e sinto a mesma alegria até hoje.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NESTE BRASILEIRÃO E PRONTO PARA QUEBRAR TODOS OS TABUS QUE O IMPEDEM DE SER CAMPEÃO. PARA COMEÇAR TEM QUE VENCER A SI MESMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.