Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

El Turco entendeu o que é Galo

Assim como em Nova Lima, onde alguns acharam um caos, ontem – com todo o brilhantismo de time que é protagonista – a bela vitória não significa que o time está pronto. Nenhum dos dois extremos, embora – evidentemente – o Galo de ontem é mais próximo da realidade que vamos assistir na temporada de 2022. O jogo com o Tombense serviu para espantar quem gosta de botar lenha em crise que não existe.

O treinador mostrou coisas interessantes. Não inventou, ao contrário, manteve a base vitoriosa do ano passado, lançando – corajosamente – garotos que mostraram muita qualidade. Ainda, variações, que mesmo nos bons tempos do Cuca não ocorreram. E, também, mais uma vez o Ademir provando que será muito útil. Eu mesmo, por algumas vezes, insistia que o jogador seria uma interessante alternativa de banco. Em dois jogos mostrou que vai brigar por vaga no time titular. É liso!

O time entrou embalado, e antes mesmo de abrir o placar – numa jogada que passou de pé em pé e brilhou a disposição do Borrero e a conclusão de Calebe – teve algumas boas oportunidades. O colombiano, tratado como joia e isso parece ter pesado, finalmente vem mostrando qualidades. Foi bem em Nova Lima e repetiu ontem com bela atuação. É outro Dylan Borrero.

Outros dois jovens também se destacaram. O próprio Calebe, com esse lindo gol e perfeito toque de bola. Triangulou com seus companheiros e armou boas jogadas enquanto esteve no gramado. Já Neto, que entrou com o jogo quase no final, foi importantíssimo no terceiro gol. Desde o início da jogada. Recebeu de Jair e tocou para Zaracho. O contra golpe foi fulminante, e novamente de pé em pé, Savarino tocou para Neto e recebeu de primeira – com açúcar e com afeto – para matar o bom goleiro do time de Tombos.

O segundo gol, tinha de ser dele, teve tudo do ídolo Hulk. Recebeu a bola e encarou o marcador, entrando na área para sofrer a penalidade. Ele mesmo bateu, mantendo seu altíssimo índice de aproveitamento. Aproveito para cornetar o corneteiro, que ainda reclama que o Incrível Matador errou a penalidade frente ao Palmeiras. PQP! Não tô delirando, ouvi isso também, mas tem quem puxe pra baixo. Eu prefiro ver o lado bom da bola Atleticana.

E foi assim, mesmo tendo mostrado uma desaceleração no final do primeiro tempo e boa parte da segunda etapa, o Galo embalo a quem foi no Independência. Confesso que esperava público maior que os poucos mais de 6 mil Atleticanos que acompanharam a partida. Decepcionante! Pior ainda, que entre esses que foram, a quantidade de gente que se liga mais na self que está fazendo que no jogo.

Considerações curtas sobre isso, mas que não passam despercebidas por quem vai ao campo tem mais de 50 anos. Fiquei observando um grupo de torcedores (sempre uso maiúsculo, mas nesse caso não merecem) que – displicentemente com cigarro aceso e a fumaça incomodando – se preocupavam mais em fotografar ou filmar usando o gramado como pano de fundo. E, o lado mais hilário, ao retomar a posição de quem olha para o gramado, xingava jogador e até o treinador. Estranho. Ah! E de pé, na terceira fila, obrigando a parte de trás toda a se levantar. E tem ainda, no caso muitos, que cantam o hino errado. Erram a letra. Ai, credo!

Por fim, embora o que mais me interesse é que ganhamos e bem – inclusive de um time mineiro que está em ascensão e na série B por acesso – com relativa folga no placar. Time, diferente de outros do interior, que é bem montado, estruturado e joga junto faz tempo. Ano passado foi às semifinais e acabou eliminado pelo Galo e na temporada anterior, fez a final com o nosso time, conquistando o vice campeonato mineiro. Só o tal de Keké, artilheiro do ano passado, parece ter desaprendido a lidar com a pelota. Estágio ruim ele fez depois do mineiro de 2021.

E o Juiz? Fraquinho demais. Não teve isonomia em jogadas faltosas, marcou muitas que igualmente deixou de assinalar noutros lances. Fez cara feia para jogador que – debochadamente – embora discretos riram de sua excelência. E aplicou um único e merecido cartão amarelo, depois de muita pressão, parecia que ia deixar o jogo seguir sem essa advertência. E a penalidade, ao que vi durante o jogo, só foi marcada por ter sido escandalosa e dentro da área. Lances iguais a esse, alguns, deixou seguir.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “El Turco entendeu o que é Galo”

  1. O que o Jair joga de bola ali na frente da zaga é inacreditável .

    O que o Zaracho joga de bola no desarme, na armação e na conclusão das jogadas é impensável .

    O que o Caleb dá de opção pra desafogo no meio é incrível .

    Enfim , o MÔ que se vire .

  2. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ÓTIMA VITÓRIA , ESSE É O GALO QUE QUEREMOS.
    DYLAN , CALEBE E NETO(DANIVAL) , AO QUE INDICA SERÃO MUITO ÚTEIS NESSA TEMPORADA.
    DYLAN BORRERO PRINCIPALMENTE VEM CRESCENDO MUITO , MUDOU DE 8 PARA 80.
    MINEIRO
    BRASILEIRO
    COPA DO BRASIL
    LIBERTADORES ,
    TEMOS QUE FAZER IGUAL AO ANO PASSADO , NÃO PRIORIZAR NENHUM DELES , SÓ ASSIM AS CONQUISTAS VIRÃO.
    ESSA HISTÓRIA DE PRIORIZAR ESSE OU AQUELE CAMPEONATO NUNCA DEU CERTO.
    VAMOS LÁ , GALÃO.

  3. Bom dia,

    Ontem ao término do jogo fiquei pensando, já imaginaram o Dylan emprestado ao paranaense e jogando assim como jogou nestes dois últimos jogos. Meudeusdoceu a corneta ia tocar para valer, e com razão.
    Fiquei muito tranquilo com relação a necessidade de vendas para fazer caixa, Dylan, Calebre e Neto já demonstraram que podem e devem ser vendidos como jogadores de alto nível, render muito em campo e aos cofres do Galo.
    Quanto a arquibancada eu tinha feito uma observação parecida da ultima vez que fui ao Mineirão e fui até criticado por amigalos daqui, mas realmente na ocasião foram dois torcedores de mais de 1,80 m pulando em cima da cadeira (e não era na hora do gol), na 3ª fila, deu vontade de ir embora.
    O Jogo só fez lembrar ao torcedor que temos time e elenco.
    Para quarta certamente será o reserva e a torcida deverá aceitar melhor.
    Bom domingo a todos!

  4. Bom dia Eduardo, e a todos do nosso CAM.
    Realmente é impressionante o torcedor na arquibancada não senta, olho fixo no celular. A mesma coisa em bares, concentrações para assistir jogo ( eu não gosto, prefiro em casa na poltrona, com uma gelada do lado) a maioria não vê o jogo, só vendo celular, às vezes dá uma olhada após o gol.
    O treinador está indo bem, gostei, e o time nos dará muitas alegrias este ano, mais uma vez.
    Aqui e Galooo p**** em VoltaRedonda-RJ.

  5. Bom dia!
    Que delícia de jogo!
    Feliz demais com tanta qualidade e era apenas o segundo jogo.
    Mariano, Nathan Silva, Réver, o monstro, Arana, Jair, ZARAAAAACHOO, e o que falar de Calebe e DYLAN, e o Neto que em poucos minutos chegou quebrando tudo.
    Parece que El Turco não tem vocação pra Dudamel.
    Bão demais da conta!!!

  6. ” ….. lançando , CORAJOSAMENTE , garotos ….. ” !?!?!?

    Sobre o hino , de há muito me incomodo com a falta de respeito a um patrimônio do clube .

    Parece que alterado ao sabor de uma torcida organizada , que chegou a estampar em nossa bandeira personagem político , líder ideológico controverso .

    O hino não pertence a ela , a bandeira é símbolo máximo da MASSA , que TEM QUE SER RESPEITADA em sua universalidade.

    Em nome da identidade do Clube Atlético Mineiro essas coisas têm que ser tratadas com o máximo rigor pela , sei lá , diretoria de comunicação da instituição .

    Quanto ao torcedor “modinha” , fazer o quê ?

  7. Acabou a chatice de recuo de bola pra goleiro que “joga com os pés” .

    Meio campo tocando de primeira e com os jogadores se movimentando muito , sem guardar posição fixa .

    Jogo pelas pontas , com boa velocidade , pra cima , sem voltar bola pro lateral , pelo contrário , os laterais davam opção de linha de fundo .

    Jogo bom de assistir , com toques de classe , como o do Caleb e do Danival , oppps , do Neto ( que melada pro Sava ! ) .

    O MÔ foi bem .
    Vamos ver !

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Muito bom o cartão de visitas apresentado ontem pelo ” El Turco”.
    Esquema tático interessante. Alternativo e eficiente. Defesa sólida, meio -de-campo inteligente ,
    Com alternância de posicionamentos entre os jogadores, é um ataque cirúrgico. Todos jogaram bem. Menção para Calebe, Neto e Dylan, que demonstraram futebol de gente grande. Serão muito úteis ao galo.
    Enfim, gostei do que vi.
    Hoje e sempre, galo!!!

  9. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Torço muito para o Turco no Galo. O cara quis vir para o Galo, aceitou trabalhar com comissão fixa e vislumbra no Galo uma possibilidade de ascensão profissional. Agora, ele precisa ter coragem de liberar o Guga, Tche tche e o Fabio Di Santo para treinarem separados. Coloca o Neto para treinar como lateral direito. O Otávio da chegando para a reserva do Alan e por fim, se Hulck não puder jogar escale o Sascha , Felipe Felicio, mas esse Fabio Di Santo ninguém merece.

    1. Mohamed, ao que me parece, tem algo incomum entre argentinos. Humildade. Se bem que arrogância, percebemos, até entre nós. Em síntese, El Turco demonstrou qualidade. Insisto, me pareceu, vamos esperar como será ao longo da temporada.

      1. Ta ficando difícil. Ontem tinha gente criticando o Savarino pela forma que ele comemorou o gol. Nem perguntam o cara o que significa os gestos e já concluem que ele tá insatisfeito. Poxa essa rapaz é venezuelano e sua família tem muitos problemas naquele país. Em relação ao turco, deveríamos ouvir o que o Hulck falou após o jogo. Mas, também precisamos compreender que o corvismo também existe e precisamos respeitar o corvos. No meu caso específico em se tratando de Savinho, Guga, Tche tche e Fabio Gomes, eu penso que eles nao deviam estar no Galo. Mas, eu tbem já pedi que Mariano, Alan e Keno, vazassem do Galo. Enfim: só sei que nada sei. Mas pelo menos, fica claro que agora disputamos os títulos e não aquela vergonha de fazer 45 pontos para permanecer na Serie A. ZE Wellison nunca mais…

    2. Bom dia!!!

      Caro Domingos Sávio,

      Não é que sua percepção de testar o Neto como lateral direito pode ser a solução para a posição.

      Procópio Cardoso, em participação no canal do Breno Galante, dias desses atrás, que contou com a participação do Eduardo, contou que testou o Elzo na volância e Luizinho de zagueiro e deu muito certo…

      A hora desse teste seria agora no Mineiro…

      Acho que daria muito certo…

      1. ERNEST ,

        pois é !

        Vantuir veio da lateral para a zaga .
        Gilberto Silva alternou zaga e meio campo .
        Oldair , lateral de origem , vingou no meio e consagrou-se de novo na lateral em 71 .

        Piazza foi monstro na zaga, em 70.
        Júnior fez a meia em 86 .
        Rivelino compôs o lado esquerdo em 70 com brilhantismo .
        Tostão foi nove no esquadrão no México.

        Então, se o cara tem bola e disposição pode cumprir perfeitamente uma outra função que não a sua de origem .

      2. Com todo o devido respeito ao Procópio Cardoso, Luizinho já era zagueiro quando surgiu no Vila Nova. Veio para o Galo, foi testado, e assumiu a zaga.

  10. Boa dia Massa e Guru.

    Nada como a presença de alguns titulares para apaziguar os ânimos dos corneteiros de plantão. Legal a presença dos garotos da base e só espero que esta presença seja constante de agora pra frente. Nitidamente falta ritmo a alguns jogadores, coisa normal, mas fiquei extremamente preocupado com Nacho, que de todos que estiveram em campo, foi o que mais mostrou cansaço e falta de preparo físico. Por outro lado Dylan parece que finalmente acordou e além de jogar bem novamente, vem mostrando confiança e fome de gols.

    No mais, finalmente conheci ao vivo e a cores o Guru. Valeu mestre.

    1. Foi legal te encontrar no Horto, pena que na agitação do jogo prestes a começar. Vamos tentar uma resenha mais demorada. Abraços, amiGalo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *