Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E esse Galo 2022, como será?

Aproveitando esse intervalo sem jogo, pois na quarta-feira já vamos para a terceira rodada do Mineiro, trago aqui uma proposta para uma boa resenha acerca do time para a temporada. Ontem, numa live no canal do Breno Galante, além dele os amiGalos Kleyton Borges, Léo Soares, Luiz Antônio, Guido Jorge e este blogueiro debatemos esse assunto.

Sobre quais as opções no elenco Atleticano que o treinador deverá utilizar para escalar o Galo nas quatro, cinco e até – quem sabe – seis competições da temporada que está apenas começando. São 35 profissionais à disposição de El Turco, que além dos 11 titulares, levará sempre 12 para compor o banco, podendo fazer até cinco alterações por partida.

Diferente de tempos passados, porém, ele agora tem uma boa dor de cabeça. Teve tempos que era difícil escolher os titulares, mais complicado ainda contar com reservas que pudessem mudar o roteiro daqueles tempos de vacas magras. Atualmente, como já ocorreu ano passado com o Cuca, temos opções aos montes num elenco muito qualificado.

Se confirmar a chegada imediata do Otávio – conforme esperado – e ainda a contratação do Pavón – ainda que para o meio da temporada – vamos ter mais de 20 jogadores em condições de titularidade. Quase 30, diria! Antes de entrar nessa prosa, quero fazer um registro pessoal, foram apenas dois jogos sob o comando do novo comandante, o que mais me agradou foi abandonar aquela mania – legado do Sampaoli – de trocas de passes no sistema defensivo e com a participação do goleiro. Aquilo era uma tensão permanente.

Pois bem, entre nós seis ontem à noite, o sistema defensivo foi unanimidade. Everson; Mariano, Nathan Silva, Diego Godín e Arana. E observem que temos boas opções para uso eventual nessas posições. Rafael, Matheus Mendes e Gabriel Delfim para o gol. O primeiro já experiente e os dois outros da base, sendo que Mendes já atuou no profissional e teve boa passagem pelo CSA de Alagoas na série B de 2020.

Temos ainda os laterais Guga, embora contestado de grande valor, e Dodô para os lados direito e esquerdo respectivamente. Já na zaga, vejamos: Rever e Igor Rabello. E ainda os jovens promissores Micael e Vitor Mendes, esse tendo disputado o último Brasileirão pelo Juventude do Rio Grande do Sul. Qualquer desses nomes, seguramente, seriam titularíssimos na maioiria dos clubes da elite do futebol brasileiro.

Se ai foi unanimidade, refiro à nossa prosa de ontem à noite, daí pra frente mesmo com forte tendência em se manter os que vinham sendo utilizados pelo antigo treinador, surgiram algumas divergências. A Começar se três meio-campistas e três atacantes ou quatro e apenas dois lá na frente. Optei pela primeira formação com Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Hulk e Keno. Teve quem optasse pelos mesmos nomes, porém com o Nacho mais avançado.

Mas, observem os nomes que ficaram fora das escolhas e que merecem também a titularidade. Alguns jovens pedindo passagem como Neto, Dylan Borrero e Calebe. Some-se a chegada próxima do Otávio que chega com pompas e honras de ser titular. Ainda Tchê Tchê, que creio será devolvido até no máximo maio; Guilherme Castilho – que para muitos vai merecer lugar no time – e Rubens que acabou de subir da base.

E lá na frente, além dos dois que mencionei, temos Vargas – que brilhou na reta final de 2021 e volta da seleção chilena machucado -, Savarino, Sasha, Ademir, Savinho, Echaporã, Fábio Gomes, Felipe Felício, Luiz Felipe e o Pavón se confirmar. A soma chega ao absurdo de 37 jogadores, sendo que dois deles – Otávio e Pavón – não estão confirmados. Desses 35, creio que nem todos os garotos da base terão oportunidade.

Sendo assim, ao que penso, faria um acordo com algum time da série B para dar rodagem a Micael, Gabriel Delfim, Rubens, Echaporã, Savinho e os dois Felipes. Seria uma boa oportunidade para todos eles ganharem ritmo de jogo e mostrar suas qualidades. A ficar por aqui, sem efetivas oportunidades, existe o risco – deles e do Galo – de não desabrochar a exemplo de tantos outros. Entre esses, alguns, depois de saírem do Galo, ganharam fama e projeção. É como penso, aguardando a opinião das/os amigas/os que frequentam esse espaço, para um bom debate acerca do que pensa o Atleticano.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “E esse Galo 2022, como será?”

  1. Amigalos, jogador precisar jogar. Aqueles que se destacaram no ano passado como Calebe, Neto, Castilho , Vitor Mendes e Sávio devem compor o elenco este ano. Os outros precisam ser emprestados após o Mineiro. Se não jogarem nem o Mineiro não vão ter oportunidade quando a cobra começar a fumar. Ficar zoando o Guga e o Fábio é jogar contra o patrimônio do time, Guga já mostrou que é útil e o Fábio jogou em péssimas condi9ções, merece ter mais chances no Mineiro, precisa de tempo para acostumarem com o estilo de jogo dele, precisa receber a bola redonda e aí sim poderemos cobrar. Um jogo, naquele curral de cabrito, é phoda, já querem queimar o cara. Deixa o Turco trabalhar, ele está bem assessorado pela comissão técnica permanente. Vão saber tirar o melhor para nosso Gao.
    Abraços.

    1. Boa tarde. Só hoje estou vendo os comentários. E você tem toda a razão sobre o Rafael. No gol do Vila, ele estava vendidão! Parecia meio grogue, mas não levou nenhuma pancada na cabeça. Foi desligamento mesmo. O El Turco tem que deixar Victor Mendes e o Gabriel Delfin disputarem a reserva do Everson. Muito bom o seu comentário

  2. Pelo que pude sentir no jogo de sábado, o Atlético vai partir pra cima com muita confusão na cabeça do adversário, jogadores rápidos numa ciranda infernal .

    Nada de engessar meio-campo com aquele quadrado para dar lugar a jogador de grife .

    E o Allan que volte com vontade de jogar pra frente , porque neste quesito o Jair é MONSTRO ali na entrada da área e o time é Zaracho e mais 10 .

  3. Nacho? Nacho? Que bola vocês insistem em ver neste cara? Ele erra grotescamente fundamentos básicos inconcebiveis para qualquer profissional,….tirem um tempo e vejam o currículo dele. Pra mim foi a pior contratação da história do CAM face aos valores absurdos e irrecuperáveis!

  4. Boa Tarde,

    Acredito em um revezamento intenso ao longo das competições.
    Assim teremos o elenco mais motivado.
    Mais do que 16 titulares.
    Todos se sentindo úteis e importantes, inseridos no objetivo do time.
    Um Galo assim mais forte.
    Daí, escalo por trio de jogadores por posições.
    Ex: Allan, Jair e Otávio.
    Boa semana a todos

  5. Boa tarde, Eduardo e Massa!
    Assisti a uma parte da bola prosa na live do competentíssimo Breno Galante. A propósito, caro Eduardo, espero que você esteja bem, embora eu não tenha sabido a respeito do desconforto físico citado por você.
    Na minha humilde opinião, os caras que nos tiraram da fila no Brasileirão, deveriam sentar na janela, ou seja, ter a prioridade. Sendo assim, meu time seria:
    Everson
    Mariano
    Nathan Silva
    Réver (joga muito, exímio lançador, o melhor do time nesse quesito, e esteve presente em nossas principais conquistas).
    Arana
    Allan
    Jair
    Zaracho (Nacho pensa bem o jogo, mas está muito fraco fisicamente. Precisa de reforço muscular).
    Savarino (muito ligeiro na ponta e quando joga pelo meio enfia bola como ninguém e foi, na temporada passada, a melhor dupla com Hulk.
    Hulk
    Keno.
    Que os outros excelentes jogadores lutem por seus lugares no time principal.
    Certo é que agora sim temos uma “seleGalo”.

  6. Bom dia xará e amigalos!
    Acredito que o time titular será o mesmo de 2021 e o mesmo proposto pelo Gurú. Everson absoluto no gol. Na defesa a entrada de Godin que veio para substituir Alonso. Laterais não existe dúvida. No meio campo a titularidade para Nacho ao lado de Allan, Jair e Zaracho e na frente Keno e Hulk. Temos um banco recheado de titulares. Savarino entra melhor no segundo tempo do que quando começa a partida. El Turco tem inúmeras opções defensivas e ofensivas(o que me preocupa é o substituto de Hulk). Espero que o Fábio Gomes me convença….
    Se o treinador souber conduzir este elenco de craques teremos novamente a hegemonia futebolística durante todo o ano de 2022. Que venha Otávio e Pavón! Quanto mais qualidade melhor!

  7. OLA, ATLETICANAS & ATLETICANOS,
    Tenhamos paciência! è cedo para conclusões. O Fabio Gomes não recebeu uma bola pra conclui, tem que jogar recebendo a bola do Nacho,Jair,Alan, ai sim, recebendo a bola com esse meio campo poderemos ver seu nivel de atuaçao.Sou sempre otimista com a base, acho que Felipe centroavante merece uma chance no time titular, Quando precisar jogar três atacantes ( Keno, Felipe, Huck ), outro que deve se olhado com carinho é o Neto, pode ser uma opção pra lateral direita.

  8. Saudações alvinegras, grande Ávila! Ainda que torça muito para que o Nacho apresente aquele futebol vistoso do River e até mesmo na sua chegada ao Galo, acredito que o Galo manterá a formação de meio e ataque do ano passado: Alan, Jair e Zaracho; Savarino (com ótima briga com Ademir), Hulk e Keno. Essa formação favorece a força e dinamismo do meio de campo e ainda mantém muita força no ataque com 3 jogadores. Se o Pavon vier, acho que entra na briga de uma vaga na direita ou na esquerda. O argentino é um excelente jogador. O fato é que nunca tivemos um elenco tão forte e farto, deixando no banco jogadores de enorme qualidade técnica. Que o “El Toro” (novo apelido) se vire nos 30!!!! rsrsrs

  9. Bom dia,
    Restrições eu faço aos dois goleiros (Everson e Rafael) e ao Guga. Não me inspiram nenhuma confiança. O Everson me lembra o Geovane. Alternava grandes defesas com falhas bizarras. Rafael afoito e inseguro. O Guga, fraquíssimo, em vários fundamentos.

  10. Bom dia! Com essa quantidade de bons jogadores para as diversas posições do time, acredito que El Turco deva escalar observando o estilo de jogo e característica dos adversários, tendo por “espinha dorsal” o time vencedor de 2021. Pelo menos em princípio não acredito em modificações impactantes, se vierem serão gradativas (assim espero!). Quanto aos jogadores vindos da base, emprestar alguns deles para equipes da série b, seria algo importante para trazer experiência e minutagem, porque dificilmente conseguirão muito tempo em campo atuando pelo Atlético. Salvo engano, muito dos grandes jogadores da década de 70/80 estiveram, por um período, emprestados para time do estado do Amazonas e isso lhes foi muito útil. Aguardemos o correr da temporada, torcendo para que 2022 seja ainda mais vitorioso!

  11. Bom dia!!!

    Minha escalação do Atlético para 2022 seria um 4-3-3 clássico (um só volante):

    Everson;

    Mariano, Natan, Godin e Arana;

    Allan, Zaracho e Nacho;

    Vargas, Hulk e Keno.

    Para jogar com um volante e dois ponteiros, estes precisam recuar para apoiar a marcação e os laterais apenas subir na boa, sendo mais laterais e menos alas.

    Esse era o modo de jogar e armar o time da Seleção Brasileira de 70, a qual teria sido o modelo e inspiração para Guardiola pensar o jogo das suas equipes.

    O Time dito reserva seria:

    Rafael;

    Guga, Rabello, Rever e Dodô;

    Jair, Dylan e Calebe;

    Savarino, Sascha e Ademir.

    Quanto ao Otávio e Pavon, estes devem primeiro chegar, fazer uma pré-temporada específica e começar a jogar para mostrar o jogo para ganhar posições.

    No futebol, no mundo boleiro, existe hierarquia de grupo.

    Otávio e Pavon não podem chegar na condição de titulares nem podem querer exigir viajar do lado janela no avião.

    Que cheguem primeiro e conquistem posições…

    E sobre a titularidade do Godin, então?

    Esse já chega como titular e na condição de capitão do time. O cara tem grife internacional e é o capitão da Seleção Uruguaia.

    E dentro da hierarquia no mundo do futebol, a braçadeira de capitão da equipe naturalmente deveria ser sua.

    Mas se alguém disser que deve ser do Hulk, não vou discordar.

    Sem dúvida o Elenco 2022 do Atlético é melhor que o de 2021.

    Se vai ser mais vencedor, aí já são outros quinhentos.

    Que venha a Libertadores e já terá sido ótimo.

    Vamo que vamo!!!

  12. Bom dia, todos! Um detalhe importante, não comentado, é que está mantida a possibilidade de cinco substituições. Ou seja, vc pode mudar a metade do time titular durante o jogo. Então temos que ter elenco, não podemos perder mais nenhuma peça, a não ser por uma boa grana. Veja o caso do Flamengo, que será nosso grande adversário no ano, Perdeu o Michael e buscou o Marinho e quer o Cebolinha.

  13. Meu time ideal seria , Alan, Jair e Zaracho no meio campo, e Hulk, Keno e Ademir no ataque. Pois mexeria pouco no esquema titular do Cuca, mudando apenas o Diego Costa para a entrada de Ademir, com o Hulk voltando a ser centroavante. Aposto com os amigos do espaço que Nacho não será titular, fisicamente o jogador já mostrou que não aguenta o futebol brasileiro, além da queda técnica que teve, logo no momento crucial,dos campeonatos do ano passado. Desconsiderando ainda a chegada do Pavon, que ao meu ver é um sinal claro da insatisfação com o futebol do ex River plate.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Acompanho o relator na definição do time titular. Se não houver acidentes de percurso, também acredito que o time titular será: Everson, Mariano, Natan Silva, Godin e Arana,
    Allan, Jair, Zaracho e Nacho Fernandes, Keno e Hulk.
    Estamos bem servidos. Temos jogadores rodados e alguns promissores que podem, perfeitamente, serem alternativas aos jogos.
    O ano de 2022 promete ser de muitas alegrias!
    Hoje e sempre, galo!!!

  15. Bom dia a todos!
    Embora concorde com algumas de suas opiniões, Ávila, creio que o melhor seria colocar os jogadores da base para atuar com o time principal e titular. Os recém promovidos ao time principal não conseguem demonstrar todo seu futebol atuando com o time reserva e mesmo a mescla entre reservas e base, sem os titulares.
    Com exceção do Sávio, nenhum dos outros jogadores da base tiveram mais 30 minutos ao lado dos principais jogadores.
    Gostaria de ver por exemplo o Vitor Mendes, Castilho e Neto atuando ao lado de Natan/Godin/Réver, Alan/Jair/Zaracho. O futebol deles possivelmente se destacaria mais, como ocorre quando o Calebe atua ao lado deles. O menino voa em campo.
    Acredito que o campeonato mineiro deva ser utilizado para testar a base junto aos marmanjos e ver quem pode compor o elenco e até brigar pela titularidade.

  16. O MÔ que se vire .

    Joga quem tiver melhor , num melhor momento .

    Não temos nenhuma estrela , um ou outro com mais disposição e vontade .

    O que eu vi sábado foi um show de saída de bola do meio campo com Jair na frente da zaga e depois com Zaracho se multiplicando num vai e vem incansável .

    Cada jogo , uma história .

  17. Bom dia. O Galo precisa aprender algumas lições. Não bastasse Robinho e Cuca agora vai contratar Pavon? Pra que submeter o Clube a essas polêmicas. E esse Pavon viria para jogar onde? No ataque já temos gente sobrando.

    1. Domingos Sávio!
      Perfeitas as considerações.
      Pavon, pra quê?
      Temos jogadores talentosos no plantel! Precisamos sim, de mais um lateral direito e um central. Nas demais posições estamos bem servidos.
      Abraço.

  18. Boa dia Massa e Guru.

    Faz o seguinte Guru: joga as camisas pra cima e quem pegar entra jogando, simples assim. E pensar que tem gente cobrando contratações. Pra por aonde? Aliás, precisamos sim, pois pelo que parece o Fabio Bolt (ops, Gomes), nem bem chegou e parece que já foi para o álbum de figurinhas de contratações Bizarras.
    Mas, precisamos dar uma oportunidade pro rapaz, ele jogando em um campo melhor e com gente para jogar bola redonda para ele e não caixa de sapato.
    Enfim, é preocupante ter somente Hulk como centroavante, pois Sacha é vaga-lume e até Vargas não inspira a confiança que precisamos.
    Enfim, boa dor de cabeça El Turco!

    1. Bom Dia! Concordo plenamente com o time base escalado pelo Eduardo, com o Nacho como armador, sem obrigação de voltar para ajudar à defesa. Deixaria essa função ao Zaracho. Sou plenamente a favor do empréstimo, daqueles considerados 3a opção. Inclusive o Fábio Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.