Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ei CBF…VTNC!

Extrapolei? Talvez! Porém, para quem tem quase 63 anos e esteve em várias finais que nos foram “arrancadas” no “apito amigo”, me concedo o direito à Santa Ira. Irado mesmo com toda essa sacanagem da CBF, incluindo arbitragem, STJD, confecção de tabelas e atos administrativos. Recordar inúmeros casos de cada item mencionado daria um livro de muitas páginas.

Juízes inesquecíveis como Arnaldo, Aragão, Wright, o mineiro Márcio, Simon, e tantos outros que desgraçadamente interferiram em resultados, e, consequentemente nos títulos. Agora, esse do meio da semana, o carioca Wagner do Nascimento Magalhães. O mesmo que “errou” duas vezes na decisão do Mineiro do ano passado e nos tirou o título.

Na última quarta-feira, suas borradas foram decisivas à derrota do Galo para o peixe. Tenho todo o direito de pensar a respeito dessa sacanagem, só não posso expor o que acho sob risco de responder processo e ainda ter de pagar alguma pena. Mas, convenhamos, chega dessa tolerância. A diretoria tem de agir rápido e impedir que se repita 77, 80, 81, 85, 99, 2001 e 2012. Até 2015 seria passível também, porém nessa temporada o Galo também teve sua responsabilidade.

Aqui em Minas temos vários casos de títulos contaminados, como os dois anos anteriores, 2018 e 2019, e tantos outros como o de 1977 quando um árbitro mineiro – atuando como bandeirinha – anulou o gol do título. O Galo teria sido octacampeão mineiro. Dá pra confiar? Galo escaldado tem medo dessa gente. Um dos grandes feitos do Kalil, em 2013, foi exigir juiz estrangeiro para o mata mata com o São Paulo pela Libertadores. Fosse brasileiro, não teríamos passado das oitavas e fomos campeões.

Feito esse desabafo, para não dizer que não deixo registrada minha total e absoluta desconfiança com a CBF e TV – por via de consequência a tudo que envolve ambas – vamos falar de Galo. Amanhã, naquela partida que a TV mandou marcar para as onze da manhã, depois passou para quatro da tarde e finalmente às 18 horas, temos de vencer para seguir entre o pelotão dianteiro.

Nossos concorrentes pontuaram no meio da semana, enquanto fomos impedidos de subir na tabela pelos motivos que são de conhecimento público. Além dessa maracutaia, que nos sugere maiores cuidados, o time necessita parar de perder gols feitos. Já se foram oito jogos e tem jogador que ainda não mostrou a que veio.

Diferente de Alonso, Franco, Nathan (cujo passe foi comprado) e até Sasha – com alguma ressalva – as indicações do Sampaoli estão em débito com o impaciente Torcedor. Todos eles, não incluindo o goleiro Everson que ainda não atuou. Nem vou citar os nomes, uma vez que ainda quero confiar na recuperação do futebol que motivou cada contratação.

Antes deles, haviam chegado Rafael e Arana (titularíssimos no Galo e em qualquer time da série A), além de Allan e outros que se incluem na lista que ainda precisam se explicar. Temos de reagir e ainda, alô diretoria, trazer os reforços que o guloso argentino tem sinalizado. Afinal, não somos figurantes e tampouco disputamos a série B – prateleira de baixo – do futebol brasileiro. Somos o único time grande de Minas Gerais.

Por fim, em meio a tantos registros de cobrança, quero deixar uma mensagem de confiança na diretoria e departamento de futebol. Apesar da lambança do que assistimos na quarta-feira, que dá isenção parcial a todos – inclusive o elenco – , seguimos com bom aproveitamento. Fizemos oito jogos, sendo cinco fora de casa. Chegamos a cinco vitórias, duas delas fora de Belo Horizonte. Pelos meus cálculos de vencer em casa e empatar fora, daria 14 pontos e temos 15 na tabela.

Força, fé, confiança e fora “erros” da arbitragem. Propositais ou não! Com o VAR é inadmissível a revisão confirmar a borrada do árbitro em campo. E assim aconteceu frente ao Santos.

*imagens: 1) extraída das redes sociais; 2/ arquivo pessoal; 3) Pedro Souza/Atlético

26 thoughts to “Ei CBF…VTNC!”

  1. Eduardo, concordo plenamente quanto a Globo e CBF! Mas este ano perdemos 6 pontos contra o Botafogo e o Santos, por culpa exclusiva de nossos atacantes que cansaram de perder gols na cara dos goleiros adversários! Se tivessem acertados passaríamos por cima de tudo, inclusive da arbitragem encomendada deste safado Wagner do Nascimento. Pênalti para o Santos, revisado, Pênalti no Arana, segue o lance, cartão para o Jair, falta normal para o cara do Santos que tacou a mão na cara de nosso jogador, da mesma forma que o Jair. Abre o olho Galo, mas vamos fazer a nossa parte e passar por cima de tudo!

  2. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Você já disse tudo. CBF, Árbitros e os deuses do futebol sempre trabalharam contra o Galo.

    A vontade é essa mesmo… VTNC.

    Fora isso, amanhã é partir pra cima e arrancar os três pontinhos e torcer para o tropeço dos principais concorrentes.

    Saudações Alvinegras,

  3. Caros,

    Corretíssimo! … a encomenda vem dos bastidores e ñ tem nada de força oculta, ñ! Conversa mole prá amaciar e vender de isenção! A FALCATRUA é às claras mesmo!

    JAMAIS negar os ROUBOS históricos e vergonhosos e tá na hr da NOSSA DIREÇÃO jogar esse jogo tb. Há muito interesses e os interessados, ñ basta mandar OFÍCIO prá CBF depois do trabalho sujo, menos ainda reclamar em emissora de rádio ou tv. Ñ muda nada e o contrário…

    É aí q entra a ASTROLOGIA: roubar é humano! O ser humano se conhecendo, criou LEIS. Ñ basta! É preciso respeitá-las e educação para respeitá-las…Qnd o sujeito sai do esquadro, entra a SANÇÃO! ! Zé Rato, Cesar Cueio, RESENDE FREITAS (O mais IMORAL de todos, roubou da própria mãe e pai, do próprio quintal), etc., são aberrações da SANÇÃO! O monstro SIST é bruto! (o ideal seria abrir a caderneta dos LIBERTINOS no contexto da PILANTRAGEM)…vejam, ñ basta o “erro” no campo de jg…

    No curto prazo, Qnd se investe 150 milhões fora os trocados, como os MECENAS tão alardeando, é necessário proteger esse INVESTIMENTO das aberrações. Como? Transparência, lembram?: quem são tais árbitros de VÍDEO, torcem prá q clube, são filiados a qual Federação, como são remunerados, como são selecionados, etc? … ou vcs acreditam em ISENÇÃO da tecnologia?

    NO LONGO PRAZO, a CBF ou outra organização de futebol de âmbito nacional deve ser convidada prá “morar” fora do Rio de Janeiro (um antro de CORRUPÇÃO, cujo maior PROJETO é espalhar o modus operandi pelo BRAZIU, até o ceguinho tá vendo) … Quem controla a CBF? A lei? Q lei? Quem aplica? Quem cumpre? Que se submete? CBF deveria ser em Brasília…

    Todo o acabado exposto é ANOQVEM, é tentativa de demostrar, dentro do PATOTISMO, filosofia MEDONHA q eles dizem OTIMISMO, q ANOQVEM ñ depende só do EU ACREDITO! Conversa mole!

    Obs.: o único ANOQVEM q eu reconheço é amanhã, 18hs, marcado no NOSSO ESTÁDIO!

    Obs.: SÓ A VITÓRIA SALVA!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

    1. Caro Roberto Luiz Ferreira, quem briga por G4 da série A – diferente de quem foge do Z4 da B – tem direito a reclamar. Até porque no A tem VAR, o que na B nem existe. Então, se houver erros na A, têm de ser corrigidos. Já na B, com times endividados e com orçamento pequenos – ainda mais quando a FIFA e a Receita Federal bate à porta -, é compreensível. Situação dramática! Nem tem o que ler, daí ficam divagando onde tem conteúdo.

      1. NOBRE BLOGUEIRO , NÃO ME INTERESSA BRIGA PELO G4 , O NOSSO ÚNICO OBJETIVO É DE SER BRIGAR PELO TÍTULO. PONTO FINAL.
        CHEGA DE G4 , ANO QUE VEM E TIME EM FORMAÇÃO.

    2. Bom Dia! Concordo! Reclamar da CBF, Ex-árbitros e arbitragem, está virando rotina. Erros aconteceram e, vão continuar a acontecer. Bola pra-frente. Acho interessante analisarmos os nossos próprios erros.

  4. bom dia Eduardo e massa. disse tudo. mas a cbflixo não tem culpa destes peladeiros perderam um caminhão de gols contra o foguinho. a cbflixo não tem culpa do galo ter perdido um caminhão de gols contra o Santos. também os peladeiros tem suas culpas. sem tirar as arbitragem que mete a mão no galo eo presidente a dormir. já vivemos uma seca do camisa 9 e 10. o último camisa 10 era o mago Ronaldinho Gaúcho a se ele tivesse neste time. mas que a diretoria abre os olhos contra está cbflixo. sampaoli chega do Hyoran. mariano.victor.igor rabelo neste time. vai galooo.

    1. Bom dia a todos. Bom dia Joaquim. Respeitosamente gostaria de ressaltar que na conquista da Copa do Brasil 2014, na minha opiniao, tivemos participação relevante de Jesus Datalo com verdadeiro camisa 10. Para mim este foi um camisa 10 que teve participação fundamental naquela conquista, alem do Guilherme na partida contra o Corinthians. Na conquista da Libertadores: Victor, Leo Silva, Ronaldinho Gaucho, na minha opinião foram atores principais. Na copa do Brasil eu destaco: Datalo, Guilherme e o Tardelli. Aquelas vitorias de 4X 1 sobre Corinthians e Flamengo foram sensacionais e inesquecíveis. E ai o Bruxo já nao estava com a Dez.

  5. Gostaria muito que Marrony começasse amanhã novamente e que Keno e Savarino entrassem no final pra tentar dar aquela incendiada na partida. Será que eles conseguem?
    Berola era ruim com força mas na maioria das vezes que ele entrava faltando uns 15 minutos pra terminar a partida, ele conseguia mudar pra melhor a cara do jogo.

  6. O estranho é ver como alguns_ ou seriam os mesmos de sempre?_ tratam a arbitragem brasileira como intocável, mesmo quando prejudicam o CAM_ e a outros tbm,pq ñ?_ acintosamente dentro e principalmente fora de campo. Se porventura nós, Atleticanos, desconfiamos das ações dos apitadores, somos tachados de “teóricos da conspiração” e dizem que enxergamos “fantasmas” onde não existem. Dedução simplista e preguiçosa de quem não quer se envolver! Não é porque ainda temos deficiências ou coisas a acertar, que a juizada pode meter a mão a revelia , interferindo nos resultados com a total convivência de seus chefões e de quem deveria questioná-los.
    Até qdo um fantasma de carne e osso, dentro de campo, irá defenestrar todo o trabalho de um Clube que luta por melhores resultados? Até qdo um clube que é o mais garfado deste país há muitos e muitos anos, permanece e permanecerá sendo garfado, e ficará por isso mesmo? Os erros crassos cometidos contra o CAM, parecem sair de uma cartilha elaborada pela cbf. A hora de ficar de olho é agora sim senhor!
    Saudações Atleticanas …#GALOSempre.

  7. Bom dia,

    Quanto ao juiz do último jogo, um péssimo profissional, sem critério e além disso não segui as regras do futebol. Na expulsão do Rafael ele errou, primeiro porque a bola não estava em direção do gol, segundo porque o Rafael não era o último homem, Alonso havia passado por ele, o que o tirou da condição de ser o último homem.
    Jair suspenso no próximo jogo por cartão amarelo, mas o Sanches que fez a mesma falta nem marcada foi, Keno tomou cartão também sob protesto do comentarista da Globo.
    Agora como sempre o Brasileiro já esta inovando com relação ao uso do VAR, agora sendo utilizado como ferramente de roubo descarado nos jogos.
    Bola para frente, precisamos dos 100% em casa e continuar ganhando uma ou outra fora, com o detalhe que duas vitórias fora é melhor do que 6 empates fora, a vitória é o primeiro critério de desempate.
    Bom sábado a todos!
    Quanto a tabela do Brasileiro a algum tempo atrás eu já havia escrito sobre isto, a CBF direciona a tabela e é um privilégio a alguns times que passa despercebido pelo torcedor, geralmente a tabela privilegia as equipes do Corinthians e Flamengo, geralmente são dois jogos com equipes que subiram da série “B”, um clássico regional e dois jogos com equipes grandes fora de casa, deixando para o segundo turno os jogos em casa. Todos os anos é o mesmo roteiro.

  8. Bom dia!
    Claro que existe incompetência de nossa parte, como no jogo contra a sardinha, pois se tivéssemos convergido o massacre inicial em bola na casinha, iríamos suplantar o maucaratismo do apitador, juntamente do vargonha, dos comentalixos e da própria globolixo. A propósito, passou da hora do Galo romper definitivamente com essa decadente emissora! Os Menin não bancam a CNN Brasil?
    E, com certeza #Eduardo tem razão! Nenhum time no Brasil foi tão vergonhosamente prejudicado pela arbitragem como nosso Galo!

  9. Bom dia, Eduardo e João Antônio.
    Blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá

    Para de chorar!!!

  10. Bom dia Massa e Guru

    Prefiro não comentar a questão arbitragem, mesmo sabendo das forças ocultas que às vezes teimam em atuar em nosso desfavor. Prefiro concentrar minhas energias no nosso time, e hoje tranquilamente estou satisfeito não só com o trabalho que está sendo realizado, mas principalmente com a mudança de postura. Deixamos de ser um time acomodado, preguiçoso e descompromissado e passamos a ser um time temido, aguerrido e brigador. E prova disto são os comentários feitos por todos os nossos adversários que enfrentamos até hoje, reconhecendo-nos como um time postulante a brigar pelo título. Bem diferente de alguns de torcedores que ficam encima do muro: não acreditam na equipe, mas querem cobrar títulos.

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA.
    SAMPAOLI INSISTENTEMENTE PEDIU SASHA PARA ATUAR COMO CENTRO AVANTE E RESOLVER O PROBLEMA DO ATAQUE.
    A DIRETORIA ATENDEU E SASHA FOI CONTRATADO.
    PORTANTO SAMPAOLI TEM OBRIGAÇÃO DE FAZER SASHA RENDER E O JOGADOR PRECISA JUSTIFICAR OS MILHÕES QUE FORAM PAGOS POR ELE.
    ENTÃO , NÃO SE FALA MAIS EM CONTRATAR CENTRO AVANTE.
    O TIME :
    GOLEIROS – RAFAEL E EDERSON , OUTRO PEDIDO DE SAMPAOLI.
    L. DIREITO – MARIANO E GUGA.
    ZAGUEIROS – RÉVER , ALONSO , I. RABELO , GABRIEL .
    MEIO CAMPO – ALLAN , JAIR , FRANCO , LÉO SENA , HYORAN , NATAN.
    ATAQUE – SAVARINO , SASHA , KENO , MARQUINHOS , MARRONY , SÁVIO.
    SÓ PARA CITAR OS PRINCIPAIS JOGADORES.
    QUASE TODAS AS CONTRATAÇÕES FORAM FEITAS POR INDICAÇÃO DE SAMPAOLI.
    ENTÃO , FALTA DE CONTRATAÇÃO E ELENCO NÃO PODE MAIS SER DESCULPA PARA ENCAIXAR O TIME.
    TODA BOA CONTRATAÇÃO É BEM VINDA , MAS SAMPAOLI NÃO PODE MAIS DAR DESCULPA DE FALTA DE JOGADORES.
    SAMPAOLI TEM O MAIOR SALÁRIO DE TÉCNICO DO BRASIL E PRECISA ENTROSAR ESSE TIME E EXTRAIR O MELHOR DE CADA JOGADOR.
    É HORA DE COBRARMOS E EXIGIR A CONQUISTA DO TÃO SONHADO BI DO BRASILEIRÃO.
    TEMOS UMA GRANDE VANTAGEM SOBRE OS NOSSOS CONCORRENTES , POIS SÓ TEMOS UMA ÚNICA DISPUTA E ELES TEM TRÊS DISPUTAS PARA SE ENVOLVEREM.
    NÃO PODEMOS DESPERDIÇAR ESSA GRANDE OPORTUNIDADE.
    “”ANO QUE VEM , TIME EM FORMAÇÃO E OUTRAS DESCULPAS NÃO COLAM MAIS””.
    QUEREMOS O BRASILEIRÃO JÁ NESSA TEMPORADA.
    AQUI É GALO , EM PRIMEIRO LUGAR.

  12. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    acompanho o relator!!!! Todos que acompanham o Galo há mais tempo sabe que forças externas sempre atuaram contra nós…
    Tem gente que acompanha há menos tempo e diz, “time que quer ser campeão tem que ganhar até da arbitragem”, “se fizer gol ganha de qualquer jeito”, mas eles se esquecem que alguns times (todo mundo sabe quais são), não precisam disso para serem campeões, mesmo jogando mal, sem fazer gols legais, dão sempre um jeito para que vençam… Todo mundo concorda que assim é mais fácil né não??? Gostaria que alguém viesse aqui, atleticanos, marias infiltradas, torcedores de outros times e apontasse um único jogo decisivo que o Flamengo foi prejudicado pela arbitragem!!!! Só um!!!! Qualquer um!!!! Vou aguardar!!!!
    É lógico que isso não exime o Galo de seus próprios erros!!!! A grande maioria das nossas derrotas são culpa nossa….
    Deem uma olhada na tabela: Em oito jogos já encaramos três paulistas e dois cariocas, todos eles envolvidos em outros torneios a partir da semana que vem….
    São os pequenos detalhes que interferem nas conquistas…
    Respeito quem pense diferente, mas que respeitem quem não acredita em “coincidências”…
    um ótimo sábado a todos e amanhã o domingo vai demorar a passar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *