Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E a festa continua na Cidade do Galo

Passada a ressaca e justas comemorações, o Atleticano vai lotar – como sempre – o salão de festas da Pampulha na tarde deste domingo. Nem os preços salgados, cá entre nós – apesar disso –, seguraram a Massa que esgotou em poucas horas a capacidade máxima do Mineirão. Novo recorde à vista.

Até assumo, mesmo com minha leitura crítica aos valores absurdos que estão sendo cobrados, que cabe a nós – Torcedores – participar do rateio dessa conquista. O Galo, graças à essa nova gestão do Sérgio – que assina Coelho – e o apoio determinante dos 4Rs, vem conseguindo manter os compromissos em dia e até quitar dívidas herdadas de gestões anteriores. Trocando em miúdos, ao meu sentir, está valendo à pena pagar esse preço para comemorar e festejar.

Fatura liquidada, vamos enfrentar a boa equipe do Bragantino que ainda luta para assegurar classificação para a Libertadores do próximo ano. O Atleticano, que vai desde cedo para o entorno do Mineirão, quer outra grande exibição do time comandado por Cuca e irá fazer sua parte das arquibancadas. O show da Massa tem encantado e vem cativando novos Torcedores por outros estados brasileiros e até mesmo fora do Brasil.

Como são cinco substituições, e o jogo passou a ser festivo, o treinador não deve escalar o que temos de melhor. Com Sasha suspenso e Rever contundido, o time não seria diferente de Éverson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso e Arana; Allan, Jair e Zaracho; Hulk, Diego Costa e Keno. E ainda teríamos Tchê Tchê, Nacho, Vargas, Rafael, Guga, Rabelo, Dodô, o decisivo e importantíssimo Nathan no último jogo e tantos outros que estarão marcados para sempre na memória do Atleticano. Porém, ontem à noite, um passarinho me contou que os titulares ficarão no banco. A saber!

Creio sim, que na última rodada – frente ao Grêmio em Porto Alegre –, deverá ser utilizada uma equipe alternativa e bem modificada. Até porque, para o Galo, nenhuma importância terá essa partida, e os gaúchos poderão entrar em campo já rebaixados. Se perderem para o Corinthians, amanhã em São Paulo, estarão rebaixados. Em caso de empate, precisam secar Juventude e Cuiabá por derrotas nos dois jogos restantes. Problema deles, aqui é festa plena!

Paralelo a isso, quem anda pela Cidade do Galo, se encanta com a movimentação e a quantidade de camisas preto e branco no ambiente de Belo Horizonte. Buzinas a todo momento, foguetes explodem nos céus da capital, o Atleticano soltando o grito de (bi)campeão – o melhor e mais gostoso de sair do fundo da garganta. Gaaalooo!

Estive num dos maiores redutos Atleticanos que conheço, o Bar do Salomão. O sábado foi agitado. Fregueses e até mesmo turistas que estão aqui para acompanhar a festa Atleticana. Uma equipe da CNN/SP, acompanhando tudo durante todo o dia para mostrar ao Brasil o que é essa magia de ser Atleticano. Caríssimas e caríssimos, a festa é nossa, não perca tempo com aquela ou aquele tristonho conhecido, parente ou vizinho, que vem com aquela conversa mole e ultrapassada. Comemore! O Galo é campeão Brasileiro de 2021!

Em tempo: A diretoria no início da noite de sábado divulgou algumas informações e recomendações sobre a programação que merecem atenção e cumprimento por parte do Atleticano. As festas e comemorações oficiais serão estritamente no ambiente interno do Mineirão. À partir de 14h o DJ português Pete Tha Zouk, consagrado em toda a Europa, vai comandar e agitar a Massa. Ainda homenagens à Torcedores e ex-jogadores farão parte dessa programação especial aos que forem ao nosso salão de festas.

*fotos: extraídas das redes sociais

20 thoughts to “E a festa continua na Cidade do Galo”

  1. O Galo foi CAMpeão, apesar dos malas que nunca perdem a oportunidade de serem chatos pra caralho.
    Gaaaaloooooo!!
    Viva o Cuca, o maior vencedor da nossa história.

  2. Não à toa, temos a maior bilheteria de todos os tempos numa partida de futebol. E já se vão 8 anos. Ouvi dizer que se tivesse perdido o jogo pro Bahia, os preços seriam mais baixos. Talvez não. Poder ver o time ser CAMpeão em casa, seria uma demanda maior ainda. Coubesse no Mineirão esse povo da foto, ia faltar ingresso ainda…

  3. Bom dia Amigalos! Um fato marcante neste título do Galo! A amplitude deste título atingiu como nunca antes as maiores profundezas das catacumbas da série B. Mais especificamente falando o 14o andar dessas profundezas. Com os pés no chão podemos ganhar ainda a Copa do Brasil.
    Bica Bicudo!

  4. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    VAMOS CONTINUAR COMEMORANDO E DIVERTINDO , HOJE É MAIS UM DIA DE ALEGRIA E EMOÇÃO.
    NÃO ESTOU NEM AÍ PARA O RESULTADO DO JOGO , MAS SIM PARA A GRANDE FESTA NA NOSSA ETERNA CASA QUE É O MINEIRÃO.
    JÁ ESTOU LIGADO NA GRANDE FESTA DE HOJE E TAMBÉM COM UM ÔLHO NA COPA DO BRASIL , QUE VENHA OUTRO BI PARA FECHARMOS O ANO COM CHAVE DE OURO.
    GAAAAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ.

  5. Não se preocupem , o atleticano comemora muito o título , cada um à sua maneira , sentimento é coisa pessoal , não queiram “padronizar” até mesmo as reações íntimas de cada um .

    Aos que estarão no Mineirão , que aproveitem bastante o show do DJ PORTUGUÊS .
    Crendeuspai !!!

    E eu pergunto : e a Charanga do BORORÓ , que conduziu nossa vibração ao longo de todo esse tempo , com seus metais ?
    Esquecida no tempo ?
    Ou teremos uma justa homenagem a essa gente anônima , mas de uma importância eterna na história do clube ?

    Passada a euforia do título pessoas começaram a expurgar seus demônios , seus rancores .

    A esses não lhes bastam a própria alegria , escolherem seu personagem favorito na conquista , (pra mim , o HULK , e eu sempre deixei claro minha predileção e o fiz com argumentos irrefutáveis) , a esses , repito , o que lhes move é a agressão , o xingamento , a necessidade de expressar o que carregam em suas mentes , pobres e amarguradas .

    E , por fim , rendo aqui a minha homenagem ao maior vencedor que temos no clube :
    a você , BELMIRO , você sim digno representante do que significa ser ATLETICANO RAIZ , a minha eterna gratidão por cuidar de nossos caras com tanto esmero e dedicação ao longo de uma vida inteira .

  6. está escrito…. decisivo e importantíssimo Nathan no último jogo. Correto.
    Agora, o galo precisa se livrar dessa porcaria Nathan Silva. O pior jogador do galo.
    O famoso entrega rapadura…..

  7. Bom dia , Canto do Galo!
    Vim ontem à tarde para BH e passei na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , no distrito de Pires em Congonhas . Não é mais um lugar bucólico como no tempo do Telê. A Capela estava fechada e por fora com muito mato. Uma parte do terreno da Capela foi cedido para construção de uma passarela, para atender aos bairros que fazem margem com a BR 040. O trânsito naquela região de mineração é intenso e perigoso e me deu uma angústia de pensar no Cuca caminhando naquele trecho, que em alguns pontos não tem nem acostamento. Se ele fez promessa é melhor solicitar a polícia rodoviária apoio, pois é bem perigoso transitar por ali. Espero que cumpra a promessa se feita ,pois se não lá vem mais 50 anos.
    A MRV, o BMG, o Galo , o Cuca, e quem mais quiser ajudar, poderiam fazer uma vaquinha para dar uma reforma na Capela .
    Fiz minhas orações de agradecimento por esse momento tão mágico e orei pelos Atleticanos que já se foram.

  8. Salve o nosso Clube Atlético Mineiro, o Galooo para a torcida. Eu acho que o Rever deveria entrar hj no jogo aos 45 minutos do segundo tempo, como Capitão, para receber e levantar a Taça de Campeão.
    Aqui é Galooo p**** em Volta Redonda-RJ.
    Parabéns aos Campeões.

  9. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 37/38 – Bragantino (casa) – O jogo do título foi épico, emocionante e revelador. O Galo se consolida como time a ser batido nos cenários nacional e sul americano.

    Os contratos de todos os jogadores estão vigentes. Disputaremos os mesmos títulos em 2022, com chances reais.

    No entanto, ainda tem mais. Podemos levantar a Copa do Brasil, desde que o bom resultado em casa permita administrar o jogo da volta.

    Mas, vamos curtir o agora. Hoje é dia de levantar a taça conquistada com muita competência e dedicação de todos que fazem do Galo uma das nossas melhores razões para viver.

    Parabéns por proporcionarem nossos choros de felicidade. A Massa (potente e fiel) quer mais e certamente terá, por tudo que temos visto e sentido.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 22 (fora), num total de 108/114 pontos disputados. Vencer depois de merecida festa, Gaaloôô nosso amado CAMpeão!

  10. Dia de festejar, vamos festejar o teu sofrer ….
    Hj e dia do galo levantar a toa desejada taça. E que venha outras, com muita raça e orgulho, todas ganhas na bola, no campo p soltarmos novamente o grito de CAMpeao!!!!!.
    Vamos gaaaaloooo, comemorar o brasileiroooo!!!!!.

  11. Bom dia, Massa e Guru

    E o Galo? O GALO GANHO!!!!!!!
    E o Manso? O Manso venceu!!!!!

    Sim, venceu os desconfiados, venceu os descrentes, venceu os oportunistas, venceu os lacradores, venceu os derrotistas e venceu principalmente, aqueles que foram contra a sua vinda.
    E entre os que não o queriam aqui, estava quem vos escreve. Sim, eu era contra a volta de Cuca por ressentimento de ele ter largado o clube justamente quando iríamos disputar o maior troféu de uma equipe de futebol, o mundial de clubes.
    Talvez seja por esta razão que muitos resolveram aderir à campanha do fora Cuca, no episódio do suposto estrupo. Não, não estou passando pano, mas quem deveria tratar do assunto era a justiça e não as redes sociais, mas infelizmente, esta é uma prática usual hoje em dia com muita gente aproveitando a ocasião para se mostrar valente, julgador, influenciador e tudo que entende ser seu direito.
    Mas mesmo com minhas restrições e talvez dor de cotovelo pelo mundial, não posso deixar de reconhecer o trabalho feito pelo técnico e o fato de ele ter escrito definitivamente o seu nome na história do clube.
    Estou totalmente certo? Talvez não, mas me apego nos números alcançados nesta temporada. E estes números são gigantes assim, como foi o time nesta temporada. Então…

    Valeu Manso!

  12. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    DJ português para fazer a torcida dançar o vira? Vira vira é coisa do Galo. Cadê o DJ que aguentou a barra durante a pandemia?

    O Nacho ainda não entrou em férias? Corremos o risco de vê-lo em campo nas finais da CB. Espero que terça-feira ele já esteja em Buenos Aires, descansando e se recuperando da maratona de jogos no Brasil e volte pronto e em condições de mostrar o seu futebol que é bem melhor que o que estamos vendo.

    O Cuca, melhor treinador que o Galo já teve e ainda tem, comeu o boi bife a bife e deu à massa atleticana a oportunidade de encantar o mundo com o seu show de atleticanidade. Ninguém jamais viu coisa igual. Aos críticos do treinador campeão sobrou o esterco.

    Semana que vem faz sete dias que o Galo não ganha um campeonato brasileiro. Já estou ficando aflito.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA. E VIVA O GALO, POIS, SEM ELE NÃO HÁ VIDA.

  13. Foco, determinação, concentração. O Brasileirão foi importante, mas “já passou”. Precisamos continuar a quebrar paradigmas para mostrar à ex-concorrência que a Velha Ordem continuará a ser exercida; agora com mais intensidade. Se eles estão enVIAdecidos por conquistar o TriNaB, nós precisamos dar uma resposta imediata e conquistar o TriBi (Rural, BR e CB). Portanto, vamos focar na Copa do Brasil! É time reserva hoje e quarta pra não correr riscos. Quanto aos preços dos ingressos já dei aqui a minha opinião: espetáculo de qualidade só com preço alto.

    1. Teobaldo, boa tarde…

      Hoje eu acho que todo mundo vai querer jogar diante da Massa, receber o carinho e escutá-la (merecidamente) gritar CAMpeão. Por isso a importância do título antecipado.

      De terça em diante, focar na final da CB, enquanto os genéricos ainda lutam pra não cair ou beliscar algo melhor. Podemos ganhar essa taça nesse jogo, fazendo igual na semi final. E depois jogar mais tranquilo lá

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos nos divertir pois hoje é só alegrias.
    Vamos a campo jogar a partida de despedida, na nossa casa, do brasileirão 2021.
    Que o Bragantino participe da festa jogando e deixando jogar. Provavelmente teremos um belo espetaculo porque o Bragantino proporciona jogo bom de se ver.
    Vamos comemorar porque o resto é resto…
    Hoje e sempre, Galo!!!

    1. Não se preocupem , o atleticano comemora muito o título , cada um à sua maneira , sentimento é coisa pessoal , não queiram “padronizar” até mesmo as reações íntimas de cada um .

      Aos que estarão no Mineirão , que aproveitem bastante o show do DJ PORTUGUÊS .
      Crendeuspai !!!

      E eu pergunto : e a Charanga do BORORÓ , que conduziu nossa vibração ao longo de todo esse tempo , com seus metais ?
      Esquecida no tempo ?
      Ou teremos uma justa homenagem a essa gente anônima , mas de uma importância eterna na história do clube ?

      Passada a euforia do título pessoas começaram a expurgar seus demônios , seus rancores .

      A esses não lhes bastam a própria alegria , escolherem seu personagem favorito na conquista , (pra mim , o HULK , e eu sempre deixei claro minha predileção e o fiz com argumentos irrefutáveis) , a esses , repito , o que lhes move é a agressão , o xingamento , a necessidade de expressar o que carregam em suas mentes , pobres e amarguradas .

      E , por fim , rendo aqui a minha homenagem ao maior vencedor que temos no clube :
      a você , BELMIRO , você sim digno representante do que significa ser ATLETICANO RAIZ , a minha eterna gratidão por cuidar de nossos caras com tanto esmero e dedicação ao longo de uma vida inteira .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *