Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dou-lhe, uma! Dou-lhe, duas!! Dou-lhe, três!!!

Uma! Pela Copa do Brasil, com o placar adverso e na casa do adversário, foi razoavelmente admitido embora não superado. Duas! Pelo Brasileirão e em casa, frente ao fraco e candidato ao rebaixamento Santos, sai na frente e encolhe dando campo ao adversário que chega ao empate graças a infantilidade (outra) de um zagueiro fanfarrão nas redes sociais. Em comum nos dois jogos a péssima atuação do Galo, situação que vem desde a reta final do ano passado sob o comando do Milito. Que nessa temporada, com a volta do Cuca e depois do inexplicável e inaceitável passeio na Disney, seguiu até quando a água deu no nariz.

Daí, aliado ao trabalho pífio do treinador que mais títulos ganhou na história do Galo, associada a liberações e contratações contraditórias, estamos vivendo mais um momento de incertezas na nossa Atleticanidade. Veio Sampaoli, quase que um apelo da Massa – reitero que não tinha essa preferência, mas sendo voto vencido entre Atleticanos -, que nos dois primeiros confrontos ainda não conseguiu fazer esses caras jogarem no Galo o que já mostraram com outras camisas. Sem mencionar nomes, basta passar os olhos no elenco do Galo, fica fácil identificar quem veio – alguns até sem demonstrar desejo – e que não tem rendido o esperado. Má vontade?

Pois que, diante disso, hoje será a terceira oportunidade de Sampaoli mostrar algo diferente. Três! Agora pela Copa Sul-americana em jogo de 180 minutos, mata mata, com a primeira partida na casa do concorrente. Se na primeira, ao estilo do treinador argentino, usou uma escalação um tanto amalucada, na segunda partida a formação voltou ao tradicional. Para quem acompanha o Galo no dia a dia, em ambas cometeu equívocos nas escolhas para começar jogando. Fausto Vera, titular nos dois confrontos, não produziu nada nessas partidas. Lyanco, bom zagueiro, mas quando atua com essa função e sem entrar na onda de pit bull que vem das arquibancadas. Nos dois jogos foi o vilão. Responsável pelos três gols tomados.

Com exceção de Éverson, todos estão devendo. Alonso não repete a temporada dos títulos e seu imediato Vitor Hugo, depois de duas ou três partidas razoáveis, voltou a ser como no seu cartão de apresentação frente ao Iquique em Belo Horizonte. Naquela noite, entrou no meio do segundo tempo, com o placar (4 a 0) já definido, e  em suas duas primeiras participações levou o Torcedor ao desespero. Como fez domingo frente ao Santos, por sorte Neymar é um ex-jogador em atividade. Nas laterais a situação tá confusa. Do lado direito temos dois Natanael e Saravia (o segundo tá no DM), ambos meia boca; na esquerda, Arana mal e Caio sem comentários. No miolo da zaga, perdemos liberados inexplicavelmente Rômulo e Igor Rabelo, restando a promessa Iván Román e Ruan Tressoldi que já veio machucado.

No meio de campo, à frente da zaga, de origem só o já mencionado Fausto Vera, com isso estão sendo utilizados Franco e Alexsander, dois bons jogadores, sacrificados pela adaptação e necessidade do momento. Patrick que prometia dá sinais de repeteco do ocorrido com Gustavo Blanco. Oh! Céus!. Ainda Igor Gomes, que sempre entra bem durante os jogos, só não pode começar jogando. Que maluquice! Scarpa, sonho de verão, quando vai para o meio rende, mas Milito, Cuca e agora Sampaoli, insistem com ele do lado direito. Reinier, entrou e encantou, depois desencantou. Bernard e Menino. O que dizer? Na frente o super herói Hulk, carregando o peso da idade e o time nas costas, fora ele vale só mencionar o que temos. Cuello, Rony, Júnior Santos, Biel e Dudu. Num chutômetro, acredito que os salários desses cinco pagam a folha do Mirassol, quarto colocado no Brasileiro, com dez vitórias, oito empates e três derrotas. O Galo, com as mesmas 21 partidas, tem seis vitórias, sete empates e oito derrotas. Dá para entender? Dá pra aceitar?

Diante disso, hoje nessa terceira oportunidade com o Sampaoli e também terceira competição diferente – cada jogo numa frente – só resta vencer, vencer, vencer e convencer. Dou-lhe, três! Ou vai ou racha! Qualquer situação contrária, resta tão e somente um caminho, tentar salvar do rebaixamento no Brasileirão. Se conseguir, já terá justificada a vinda do treinador preferido pelo Atleticano. E para a próxima temporada, faxina geral. Lugar de come dorme, chinelinho, jogador acomodado é no spa, aqui é Galo, po##@!. Xô! E na virada do ano, aguardar as indicações (exigências) do Sampaoli. Se o risco fosse um pouco menor arriscaria dar oportunidade a Delfim, Robert, Iván Román (precisa minutagem), Vitão, Patrick (se superasse esse problema clínico assustador), Iseppe, João Marcelo, Isaac (com ressalva pela chantagem do seu representante), Caio Maia e até uma segunda época ao Cadu. Já fiz esse tipo de exame no Dom Bosco de Araxá e, segundo os padres Torga e Silvio, mostrei merecimento. Então o Cadu precisa mostrar se vai ou não vai.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Dou-lhe, uma! Dou-lhe, duas!! Dou-lhe, três!!!”

  1. RUBENS MENIN , O MAIOR MENTIROSO DO BRASIL , TUDO QUE ESSE SUJEITO PROMETE E FALA ACONTECE O CONTRÁRIO.
    ESSE CARA ESTÁ DESTRUINDO O ATLÉTICO.
    SÉRGIO COELHO É UM IMCOMPETENTE , MAS É SÓ UM PAU MANDADO…….
    É GRAVE A SITUAÇÃO DO ATLÉTICO NA MÃO DESSES SERES NEFASTOS.

  2. ESSES 4 R , SOBRE O COMANDO DE RUBENS MENIN , ESTÃO FAZENDO UM DESMONTE DO PATRIMÔNIO DO ATLÉTICO , UM SAQUE , QUE LIQUIDOU O CLUBE………
    QUANDO ESSA GENTE VAI PARAR ??? AGORA TOMARAM O RESTANTE DOS 25% RESTANTES DO PATRIMÔNIO DO CLUBE E SÓ NÃO SE APODERARAM DE 100% , DE TUDO , PORQUE A LEI DA SAF PROÍBE E SÓ DEIXA O CLUBE LIQUIDAR 90% DO SEU PATRIMÔNIO……….
    ESSES NEFASTOS MALFEITORES ESTÃO ROUBANDO OS SONHOS DE MAIS DE 10 MILHÕES DE ATLETICANOS.

  3. Salve Massa e Guru

    Confesso que meu foco são os 45 pontos no BR e não vou sofrer com este jogo de hoje, até porque as expectativas são as piores possíveis.
    Se tivéssemos com o preparo físico em dia já seria osso, imagina com todo mundo colocando a língua de fora na altitude?
    E detalhe agravado pelos problemas adicionais identificados de elenco descompromissado e elenco rachado identificados por Sampaoli.
    Dá pra ter alguma expectativa diante de tanta coisa negativa?
    Então prefiro me apegar aos 45 pontos e afastar o perigo eminente de segundona que anda rondando nosso Galo.
    Simples assim.

  4. Bom dia MASSA!

    Não sendo a derrota, hoje qq outro placar é lucro.

    Nobre Guru, entendo que Sampaoli não era seu desejo e tb de muitos outros, inclusive eu. Mas convenhamos, entre ele, Caixinha, Tite e Zibaldia, fica fácil a escolha. Foi que a MASSA fez. Se o Vou-de-Vodka estivesse livre e entrasse nessa escolha, com certeza teria ganhado do Careca.

    Mirassol, assim como o csa-MG, está dando certo, por que são times pequenos, com jogadores medianos, treinador idem, e que não tem compromisso nenhum em mostrar resultado. Se estiverem ganhando tá bão, se perder tá bão tb. Não tem pressão sobre resultado, não te medalhões no elenco, são jogadores em busca de um pedaço da lua, aí jogador joga mais solto. Tudo passa a dar certo.

    Esse tipo de “time zebra” sempre existiu e sempre existirá.

    BOOORRAAAAA 999AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

  5. Depois da entrevista do Menin ontem dizendo que estamos melhores aí eu chutei o balde!
    Melhor onde??? A dívida só aumenta, o time tá uma bosta a base não revela ninguém onde que ele viu que tá melhor????
    O pior erro é não querer enxergar e assumir os erros, aí fica difícil viu!!
    Bando de mentirosos enganadores quero meu Galo de volta

    1. Menin calado é um poeta e ainda deve a cara de pau de pedir apoio da torcida.
      Deve achar que nós somos otários, só pode.
      Aliás, a cada aparição dele pra defender a tal SAF que segundo ele é a melhor do Brasil, passo a perder o respeito e admiração que eu tenho por ele.
      Ah e de quebra ainda colocou o Sergio Coelho na roubada na entrevista. O SC ficou com uma cara de quem estava ali por obrigação.

  6. O TIME DO BOLÍVAR 
    Nos últimos 10 jogos, o Bolívar segue invicto (8V 2E), com zero derrotas. Está em 3º no Bolivianão com 34 pontos na rodada 18. É força tradicional no país e tem histórico de atropelar impiedosamente os adversários visitantes em La Paz… 

    O TIME PROVÁVEL  
    Lampe; Jesús Sagredo, Gariglio, Torrén e José Sagredo; Justiniano, Robson Matheus e Cataño; Batallini, Melgar e Cauteruccio… 
    O esquema tático é o 4-3-3 ofensivo, com pressão alta e transição rápida… 

    DESFALQUES, RETORNOS E DÚVIDAS: 
    Fora: Yomar Rocha (LD), Santiago Echeverría (ZAG) e Patito Rodríguez (ATA); 
    Retorno: Robson Matheus (VOL); 
    Dúvidas: Jesús Sagredo (LD)…. 
     
    COMO JOGA O BOLÍVAR 
    Impõe ritmo intenso desde o início, usando bem a altitude a seu favor, seja acelerando o jogo pelas pontas, seja explorando a bola viva parada. Cauteruccio é referência no ataque e o meio-campo tem boa chegada… 

    O CAMPO DE JOGO 
    O Estádio Hernando Siles, para 42 mil torcedores, está com o gramado em boas condições; há previsão de clima frio na hora do jogo numa altitude de 3.650 metros que rarefaz o ar, gera exaustão física e mal-estar… 

    A DERROTA PROVÁVEL DO ALVINEGRO 
    O Time, que está rachado (FATO!!!), segue sem reação, mesmo com a chegada de Sampaoli que não operou o milagre de ressuscitar o defunto…

    Certamente os caras, os culpados pela crise técnica do momento, acharão hoje o pior dia na Temporada 25 para seus chiliques de vaidade (raivinha um do outro), tudo pela LEI DE MURPHI que encontrou o Grupo no dia do acerto de contas (“Se algo pode dar errado, dará errado, e da pior forma, e no pior momento”) … 

    Tudo leva a crer, e EU ACREDITO, que voltarão goleados de La Paz, como ocorreu em 22 de março de 2.000, pela Libertadores daquele ano, contra o mesmo Bolívar e no mesmo Estádio, quando o CAM tomou uma impiedosa derrota de 4 a 0 que tem tudo para se repetir logo mais…

    A conferir…

  7. Bom dia AmiGalos. Só vamos melhorar quando o treinador enxergar que Hulk, Scarpa e Arana não podem jogar juntos….os cachorros de Hulk e Scarpa não caçam juntos faz tempo. E o Rony então ? Precisa sair já. Junior Santos é foguete molhado, dinheiro jogado fora. Arana tá marrento que parece a última bolacha do pacote. A defesa parece tábua de pirulito, de tão furada que está. Pelo amor de Deus, devolvam nosso Galo brigador.

  8. A bondade (quase santidade) do Padre Torga sempre deixou-me assustado. Impressionante tanta misericórdia, bondade e, principalmente, paciência, num homem só. Aliás, SANTO homem. Sigamos…

  9. Hoje vou deixar de lado este imbróglio todo em que se meteu o nosso Galo, muito bem retratado pelo blogueiro democrático. Vou apenas torcer muito, como sempre, por uma vitória, já que, não tenho mesmo “vergonha na cara”, quando se cuida no nosso time, em quaisquer circunstâncias.

  10. Bom dia. Acho que todos tem o direito de mudar de opinião, isso faz parte do crescimento . Mas Sérgio Coelho, não tem nenhuma firmeza sobre sobre nada. Com mais esse fato de ontem da diluição do percentual da ASSOCIAÇÃO, que ele é o PRESIDENTE, demonstra bem isso. Papel constrangedor e deplorável a entrevista ao lado do Rubens Menin. Dos conselheiros presentes, não se esperava outra coisa.

    1. Parece que você entende desse assunto, Júnior, portanto ajude-me a entender: que diferença faz, para a efetiva recuperação financeira e administrativa do ATLÉTICO, se a Associação tiver 10% ou 20% ou 25% de participação na SAF?

      Lembrando que no time da moda, o tal CSA-MG, a Associação, DESDE SEMPRE, possui apenas 10% de participação na SAF, e como em todos os processos ocorridos até hoje no Brasil, a Associação CEDEU todo o patrimônio à SAF (isso é praticamente – não literalmente – uma exigência da lei como garantia do investimento), ou seja, isso não é “privilégio” do ATLÉTICO.

  11. BRUNO MUZZI , PAULO BRACKS , VÍTOR E UM TAL DEPARTAMENTO “CIGA” , OU O ATLÉTICO SE LIVRA DESSES IMCOMPETENTES OU A TENDÊNCIA É SÓ PIORAR……
    AH , O TAL DEPARTAMENTO DE MARKETING TAMBÉM ESTÁ NA MÃO DE PESSOAS DESPREPARADAS , É SÓ OBSERVAR AS AÇÕES DESSE DEPARTAMENTO , QUE SIMPLESMENTE QUEBRA A IDENTIDADE DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO , GALO FORTE VINGADOR , COM ESSAS PAUTAS IDENTITÁRIAS , WOKE , ESG E POLITICAMENTE CORRETAS………
    A SAF TEM QUE FAZER UMA LIMPEZA GERAL……PASSA POR ISSO A RECUPERAÇÃO DA MÍSTICA E DA RAÇA ATLETICANA.

  12. Bom dia, Atleticanos, três jogos é pouco, principalmente pra um treinador como Sampaoli, que é bastante “autoral”. Na minha opinião, apenas no ano que vem o argentino poderá ser cobrado, após montar o elenco. Hoje, ao meu ver, ele se pudesse, mandava embora metade dos caras que compõem esse elenco meia boca. Quanto ao esquema, volto a dizer que quem espera que o nosso treinador seja “cartesiano”, deve tirar uma licença do Atlético, ele não será. Ainda bem! Ele mudou as peças mas usou o mesmo esquema nos dois jogos. Fez a saída de três característica do jogo posicional contra o crucru, com Lyanco na direita, Fausto centralizado e Alonso na esquerda. Contra o Santos, Natanael foi zagueiro pela direita, Lyanco centralizado e Vitor Hugo pela esquerda. Fausto Vera que jogou de zagueiro contra o crucru, foi volante contra o Santos. Hoje o jogo é duríssimo! Ingênuo quem acha que os bolivianos serão presa fácil jogando em seu estádio, na altitude. Pros novinhos, recordo que na Libertadores de 2000, perdemos de 4 a 0 para o mesmo adversário. O jogo será duríssimo mas é o que nos resta para a temporada, tentar o titulo da Sulamericana e escapar da zona da degola no Brasileirão. PS: Tenhamos paciência com o treinador, já vejo muito apressadinho criticando, ora bolas, o cara acabou de chegar, não é possível que vamos repetir sistematicamente os mesmos erros?! TReinador tem que ter tempo pra trabalhar e implantar seu sistema de jogo, ainda mais um treinador como o Sampaoli. A impaciência burra de parte da torcida prejudica mais do que ajuda. GALO SEMPRE. SAN

  13. BOM DIA ……….
    INFELIZMENTE , QUASE SEMPRE , O NOBRE BLOGUEIRO INSISTE EM PEDIR E MANTER ESPERANÇAS EM JOGADORES DA BASE ……
    NÃO VAI ROLAR , A CATEGORIA DE BASE DO ATLÉTICO É SEGURAMENTE A PIOR DO BRASIL , FRENTE AO INVESTIMENTO FEITO , DALI NÃO SAI NADA QUE PRESTA…….
    NÃO VAMOS NOS ILUDIR ……..

  14. Como a nossa defesa é uma lástima e leva gol todo jogo e o nosso ataque é inoperante e não faz, um 0 x 0 lá no topo do mundo é goleada pro GALO!!!

  15. Bom dia!

    Pitacos…

    Pela sua relação, somente o Everson está com crédito, e vem uma turma após o jogo de domingo, assediar a sua filha de treze anos. É muita estupidez desse povo, para não falar outra coisa.
    Vamos ver como estará a cabeça dele hoje.

    O Lyanco não pode cometer um erro igual aquele de domingo. Imperdoável.
    Será que ele não está vendo a nossa colocação na tabela?

    Nessa sua contagem de 1, 2, 3, faltou o 0, que na minha opinião, foi naquela terça feira em que a diretoria atrasou os salários e os jogadores entraram na justiça. Ali. (de novo a minha opinião), a coisa fudeu de vez.

    Os jogadores Isaac, Cadu e João Marcelo, sequer viajaram para a Bolívia.

    No quesito faxina no elenco:

    a) tomo como exemplo os casos do Mariano, Vargas e Kardec , que sangraram os cofres do clube até o término dos
    contratos.

    b) O Fausto veras ficou sem jogar algumas partidas, pois ele não queria continuar no GALO, e ninguém levou o jogador, muito provavelmente pelo salário do atleta.

    c) A liberação do Igor Rabelo, sem que o Cuca aprovasse a transferência, mostra a falta de sintonia na relação diretoria e treinador.

    Por hora é o que temos pra hoje…

  16. Bom dia, prezados Atleticanos

    Praticamente todos estão jogando muito abaixo do respectivo potencial. Num gesto de humildade, os que sabem que jogaram mal, deveriam pedir à C. Técnica : “Quero rever um compacto só com os meus piores momentos”. É uma “ferramenta” pra cada um evoluir.

    Tá difícil vermos tantas falhas defensivas, erros primários de passes decisivos do meio pra frente, falta de combatividade na cabeça da área, etc. Mudou o técnico e grande parte da Massa apoiou, ok.

    Todavia, o futebol insosso e a seca de vitórias continuam. Só os jogadores podem voltar a nos trazer alegria. Só eles em campo. Então, é necessário apoiá-los.

    Guardar as cornetas, parar de criticar um ou outro. Eles já estão cabisbaixos, envergonhados, com autoestima no chão. Não devemos piorar o emocional do elenco, que já tá péssimo.

    E hoje, jogamos contra 12, ou seja: 11 + altitude (desumana).

    Que o Galo tenha atitude e faça um bom resultado pra volta. Buscar o oxigênio na raça e na alma, Gaalooô!

  17. Bom dia xará e amigalos. Hoje é dia dos BOIS CANSADOS jogarem contra um time que está em boa fase e na altitude. Precisa dizer mais alguma coisa? Depois teremos no fim de semana nada menos que o Botafogo no Rio. Também precisa dizer mais alguma coisa? Enquanto isso o Rubens Menin da entrevista super tranquilo como se tudo estivesse lindo e maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading