Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Definitivamente eu não saco nada de futebol

Não me refiro ao jogo ou ao resultado, que me agradou – embora questione a atuação -, mas sim pelos jogadores que se destacaram na partida. Rony, com participação nos dois gols do Galo; Caio, que reagi quando notei que entraria no lugar do Cuello; Vitor Hugo, não apenas pelo gol, mas não comprometeu como cheguei a temer com sua escolha. Além deles, sem surpresa, Éverson especialmente nos primeiros 45 minutos quando o Galo abdicou de jogar e deu campo para o Bolívar. Tive o cuidado de pesquisar os números dessa primeira metade do jogo e também depois do apito final, que seguem abaixo, primeiro os números totais e entre parênteses no tempo inicial. Do Bolivar e do Galo, nesta ordem.

Chutes em direção ao gol 19(9)/7(3); chutes direto ao gol 7(5)/4(3); posse de bola 77%(79%)/23%(21%); passes 546(320)/171(88); precisão de passe 89%(90%)/64%(61%); faltas 8(5)/16(8); cartões amarelos 0(0)/4(1); cartão vermelho 1(0)/0(0); impedimentos 0(0)/2(1); escanteios (7(6)/2(1). O Galo foi dominado, tomou sufoco desde o início do jogo e até o final da partida. Teve minutos de bom futebol. No final da primeira metade, quando – injustamente – saiu na frente e logo depois ampliou. No início do segundo tempo, aparentemente, ousava mais em busca do terceiro gol, mesmo depois de sofrer o primeiro tento numa vacilada frequente e habitual do nosso sistema defensivo. Foi só o time do Bolívar perder um jogador – expulso – que prevaleceu a covardia dando espaço de novo para o adversário.

O resultado foi ótimo, uma vez que aqui temos amplas condições de vencer e assegurar a vaga nas semifinais, desde que em uma semana o ambiente mude na Cidade do Galo. Já são agora seis jogos sem vencer, as duas últimas vitórias foram pela mesma Sula em cima do Godoy Cruz. Quatro derrotas e dois empates, ambos nas duas últimas partidas e já sob o comando do Sampaoli. Antes desse jogo de volta com o mesmo Bolívar, vamos ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo pelo Brasileiro. Esse time carioca ontem abriu 3 a 0 no primeiro tempo sobre o Mirassol, e no segundo tempo cedeu o empate em apenas 16 minutos. O time paulista só não virou porque acharam um impedimento (var) para não marcar uma penalidade contra o Botafogo. Coisas que conhecemos bem!

Disse dias atrás, os salários de cinco atacantes nossos – improdutivos – supera a folha do Mirassol. Explicação, gestão e comando técnico, nada mais. Começamos o jogo timidamente e ao melhor estilo Sampaoli, com outra formação diferente das duas anteriores. Sem Hulk, tudo bem a idade e o fato de não está no seu melhor, e com três zagueiros (com isso sem qualquer opção no banco para a posição) e apenas dois atacantes. Deixamos o Bolívar mandar no jogo e Éverson segurando a bola que tinha velocidade assustadora. Tantos passes errados em função da altitude, até mesmo dos bolivianos. Se foi nosso terceiro adversário na nova era Sampaoli, em três competições diferentes, mais uma vez a exemplo dos outros dois com uniforme azul. Parece sina de momento. Xô!

A agonia do Atleticano no primeiro tempo não era por implicância, pois o time além de deixar o adversário tomar conta do jogo, não conseguia reagir e sair jogando. Na primeira espetada, o imprevisível mostra a sua cara. Alexsander ganha a jogada e lança para Rony, que encontra Scarpa sozinho do lado direito. O experiente jogador tinha tudo para chegar mandando bola e goleiro para as redes, mas teve a paciência de aguardar um companheiro que entrava sozinho na área. O mesmo Alexsander que acompanhou a evolução. Podia ter entrado com bola e tudo, por pouco deixou la pelota escapar, abrindo o placar. E eu de olho no relógio, impaciente com a demora do árbitro em encerrar o primeiro tempo, não imaginava o melhor por acontecer. Rony, ele de novo, sofre falta do lado direito. Tive, juro, pressentimento do segundo gol. Porém, jamais imaginei que fosse acontecer na cabeça de Vitor Hugo.

Esse intervalo foi diferente de todos os jogos do Galo nos últimos tempos. Que alívio, suco estava até mais saboroso, dai vem o segundo tempo e antes dos dois minutos uma patacoada do nosso sistema defensivo. Recebi comentários espinafrando com o Éverson, mas debito mais ao Arana que acompanhou passivamente o atacante subir e diminuir o placar. Haja sofrimento. Não esmorecemos, mas bastou ficar com um a mais que a serventia deu espaço ao Bolívar. Contando com mais uma penalidade, cometida de novo pelo Lyanco, tivemos a sorte de pegar no travessão. E seguiu o sufoco boliviano, até que novamente – como na primeira penalidade – as asas abertas provocam outra penalidade. Desta vez inapelável e indefensável. No finalzinho, que fase, Hulk perde o gol feito que seria a vitória fora de casa. Agora é aguardar o Bolívar na próxima quarta e lotar o estádio do Galo em busca da vaga nas semifinais da Copa Sul-americana. Vale vaga ao campeão na Libertadores de 2026. Amém! Sem perder o foco nos 45 pontos do Brasileirão. Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Definitivamente eu não saco nada de futebol”

  1. Se congelar a imagem do escanteio que originou o gol, o Arana, apesar da inércia, fica com três adversários, enquanto dá pra ver nitidamente dois grupos de três jogadores do Galo não marcando ninguem. O que não deu pra entender foi a entrada do super herói…

  2. Boa tarde. As críticas ao time realmente são variadas, principalmente sobre os braços abertos, situação já impensável na área para jogadores profissionais. Entretanto, como antes alguns falaram em riso de goleada, etc., vários agora falam de covardia, abdicação de jogo, incapacidades variadas, etc., etc. Não foi isso que vi. Vi um time com uma proposta de jogo adequada às características do jogo – altitude, primeira partida, etc., e que o executou bem, sofrendo porém com falhas individuais. Lamentavelmente, entre parte da torcida e da imprensa, até citações sobre “empate amargo..”, mas, convenientemente, nenhuma menção à absurda condição do jogo na altitude, na alteração do comportamento e fôlego dos jogadores, nas mudanças do tempo de bola – e quem viu à distância deve ter reparado em Natanael tentando trocar a bola… creio que mesmo os que “abdicaram” de ir a campo poderiam ver situações com mais detalhes – por exemplo a imagem simbólica do jogo que foi, ao final, a foto dos jogadores do Atlético no banco – com os respectivos cilindros de oxigênio… Pra mim, hoje e sempre, vamos, Galo!!

  3. Caro amigo Eduardo! Bom dia a todos! Hoje estou discordando de você em parte! Tenho lidos os comentários e análises na mídia, mas ninguém está comentando a altitude. Pela primeira vez, depois da parada, ví um time com estruturado e com um propósito: Não perder o jogo. Trazer o resultado para definirmos em casa. Se tivesse partido para cima e tomado uma sacola, estaria todo mundo detonando o esquema, e tudo mais. O que complicou bem o resultado foi o primeiro gol, em que o Arana simplesmente ficou olhando a bola passar, sem nenhuma reação. Já perdi as contas de quantos gols tomamos daquele lado com o Arana e o Junior Alonso. Os pênaltis foram mais por infelicidade. O Lyanco abriu os braços para mostrar que não estava empurrando o atacante e a bola bateu em seu braço. O do Igor Gomes foi no fim do jogo e o cara deu uma corrida no fim de folego para evitar o cruzamento. O time estava bem montado e tenho certeza que o Scarpa e o Alexsander saíram por causa dos efeitos da altitude. Surpreso com as boas atuações do Vitor Hugo, Caio Paulista e Rony. Na minha opinião o melhor em campo foi o Alan Franco. Não aparece com lances plásticos, mas como está presente e faz a sua parte muito bem feita. Deu esperanças de termos um time mais organizado dentro de campo, pois ontem aquela avenida que existia na meiúca foi corrigida pelo Sampaoli. Rumo aos 45 pontos!

  4. Abrir 2 x 0 fora de casa e lá na altitude boliviana tava bom demais, porém, o time “juvenil” não aprende com seus próprios erros e assim, levamos o empate, que pra mim, como comentei ontem, seria uma goleada pro GALO em função de uma defesa fraca e um ataque inoperante que temos.

  5. 68 anos de atleticanidade. Nunca me senti tão desanimado. Ter no mesmo time um Lyanco( todo jogo uma entregada ou um pênalti), Arana( futebol acabou faz tempo), Alonso(?), Hulk( ex jogador em atividade) e outras porcarias é ou não de desanimar?
    Mais grave que tudo isso é ver que ainda tem atleticano indo ao estádio! Parei, faz tempo! Sem previsão de retorno. Meu dinheiro não é capim!!!

  6. Falei no meu último comentário e vou repetir:
    Hulk é banco. Time estava bem. No primeiro tempo seguramos o ímpeto do adversário. Ele entrou e o time acabou.

    Arana não dá mais. Já são 3 anos sem jogar futebol. Obrigado por tudo e pode seguir sua carreira. Ontem o primeiro penalti aconteceu após um jogador simplesmente botar de lado e passar dele igual passaria de uma criança.

    Erros individuais sacramentaram o empate. Mas houve melhora no time sim. Nem lembro a última vez que vi um contra-ataque acontecer e gol de cabeça.

    1. Prezado Matheus e demais atleticanos,
      Saudações! Respeitando todas as opiniões, concordo apenas parcialmente com a sua colocação. Concordo que ele, Hulk, já tem um tempo e acho até que disse isso aqui, não marca os zagueiros adversários na mesma intensidade dos demais ( vejam o Roni – isso sem falar em Pedros, Victor Roque, etc….) e dessa forma, além de não termos volantes para proteger a nossa área, ficamos totalmente indefesos e compromete a marcação dos demais ( vejam gols tomados recentemente – Cruzeiro de fora da área e outros – além dos penaltis de ontem ) porque estamos marcando sempre atrasado ( o Scarpa, o Roni e outros correm por ele). Dessa forma, acho que ele deveria ser banco e entrando ás vezes, mas creio que o contrato dele tenha alguma cláusula ( ganho por partida /minutagem – porque mesmo mudando os técnicos não justifica ele entrar em jogos como ontem ( será que o JRSantos /Dudu não correriam mais do que ele lá em La Paz???)- Enfim, o ponto que discordo é sobre a aposentadoria – seguir a carreira – acho que ele poderia ser util – mas não ser o titular intocável como é hoje. Por último, sobre o gol de escanteio ontem, acho que não foi falha somente do Arana ( vejam que ele estava sozinho com três ou quatro jogadores adversários contra ele…)

  7. Bom dia, Eduardo e demais! Antes do jogo, o resultado seria maravilhoso, empatar na altitude e poder vencer só de um a zero para ir às semis seria um sonho! Mas a considerar o que aconteceu no jogo, foi quase um pesadelo! Impressionante! Acho que o time tem que chamar um Padre ou rezar pro Padre Torga, porque a sorte tá passando longe do Galo, viu? Cuello se machuca sozinho e pode ter perdido o resto da temporada, já que houve fratura de um osso e rompimento de ligamentos. O tal de Gariglio entra de forma criminosa e quase quebra o Caio Paulista e com a ajuda do VAR é expulso. Bom, agora o Galo vai pra cima, pensei! Não, foi pra trás, todo pra trás, o Hulk entrou e não atacava, não arrumava nada. Parecia um filme que vi no Monumental de Nunes no ano passado, quando o Galo ficou com um a mais logo aos três minutos do primeiro tempo, recuou e perdeu o jogo! Vem um pênalti discutível como o primeiro do Lyanco e a bola bate no travessão, com o Everson vendido no chão. Bom, agora a gente vence, não é possível! Não, o Igor Gomes abriu totalmente os braços numa atitude displicente como a de Arana no primeiro gol e o Bolívar que teimava em chuveirar, sem muito perigo a área do Galo, ganha mais um pênalti de presente, este pra mim, claríssimo e totalmente evitável. Empate com um a menos, como no jogo do Santos. Daí o Hulk finalmente vai pra frente e ganha uma bola açucarada do Igor Gomes, que tentava se redimir da vilania, só que o Hulk que em 21 e até depois fez tantas jogadas de Pelé, deu uma de Macalé e chutou a vitória pra onde Judas perdeu as botas…. Mais um jogo sem vencer, mesmo com um jogador a mais. Mais um jogo sem gol de atacantes, a registrar o primeiro gol do Alecsander e o primeiro do Victor Hugo com a camisa do Galo. Dos males, o menor: apesar da ruindade, da displicência e da falta de sorte, ainda estamos vivos na Sulamericana! Agora, vem o Sport então? Não, vem a asa negra do Galo, o tal Botafogo. Hora de pedir intervenção do Padre Torga para ver se a sorte volta e quem sabe o Galo vença como venceu aqui inesperadamente no primeiro turno.

  8. RESULTADO MUITO BOM , PELA PÉSSIMA PARTIDA , PRINCIPALMENTE NO PRIMEIRO TEMPO…….
    A VERDADE É QUE O ATLÉTICO ESTÁ APRESENTANDO UM FUTEBOL VERGONHOSO , CONTINUA A BAGUNÇA E O TEMPO FOI POUCO PARA SAMPAOLI ARRUMAR…..
    “”BOLA AÉREA CRUZADA NA ÁREA DO ATLÉTICO É PÊNALTI”” , É ASSUSTADOR COMO A NOSSA ZAGA CONSEGUE PERDER QUASE TODAS AS BOLAS AÉREAS NA ÁREA.
    ALONSO ENTÃO NEM SE FALA , PERDE TODAS…..
    E PARA AZAR , CUELLO , O NOSSO MELHOR JOGADOR , TEVE UMA GRAVE CONTUSÃO. LAMENTÁVEL.

  9. Diante de tudo que vem acontecendo, fico mudo, por enquanto, só torcendo para vencermos a SA e atingirmos os 45 pontos, porque, aqui, é Galo enquanto vivermos!

  10. Salve Massa e Guru

    Levando em consideração nosso momento atual, foi um bom resultado e poderia ter sido melhor, é claro, se erros infantis individuais não tivessem acontecido.
    Everson que novamente não saiu do gol, Arana que não marca ninguém, Lyanco sendo Lyanco, Igor Gomes vacilão, deram um jeito de entregar a rapadura.
    Ai alguém pode questionar e Hulk, vc não vai falar do gol perdido?
    Hulk tem uma história no clube, é ídolo e desde que chegou tem sido o nosso sassá mutema (salvador da pátria), mas infelizmente a idade chegou e já deu.
    Já não tem mais a habilidade habitual, as arrancadas, dribles e jogadas espetaculares que um dia foram sua marca. Pior, a energia que ele tinha, hoje está sendo mais canalizada para reclamações, o que tem desgastado até junto à torcida.
    Mas Hulk é Hulk e poderá dar a volta por cima, se esquecer a arbitragem e virar seu foco somente para o jogo e ser menos individualista.
    O mais engraçado ontem, é que os odiados preferidos da torcida foram os melhores: Rony e Caio.
    Sampaoli ontem fez o que a maioria da torcida pedia, mexida no time e até a postura dos jogadores mudou. Deu azar porque as mudanças feitas e necessárias já que estávamos jogando na altitude, pioraram o time.
    Por mim, mantenho o foco.
    Que venham os 45 pontos!

  11. Bom Dia,

    O resultado seria excelente se o Galo tivesse o costume de ganhar em casa, mais como já se acostumou em perder… fica a apreensão.
    Quanto ao jogo não sei se foi a escalação mais não me empolguei em momento nenhum mesmo aos 2 X 0, piorou mais ainda quando ficamos com um a mais.
    Pensei logo, agora é torcer para não vir a virada.
    Quanto aos pênaltis achei que se o jogo tivesse terminado no segundo set teria ganhado com sobras, mais infelizmente ainda tinha mais dois set para ser jogado.
    OPS… desculpe acho que me enganei de esporte pensei que era vôlei ou basquete, neles que temos set e jogamos pegando a bola com as mãos.
    Até fiquei P… da vida e falei no grupo de wattsap que parecia um time de gazelas dando pulinhos e remexendo as mãos, imaginem e imagem e verá que cabe direitinho nos lances.
    O Sampaoli fez escolhas super interessante e ainda seu erro foi consertado pela fatalidade do Cuello, jogadores leves, ágeis e com característica de velocidade para jogar na altura e fazer duas linhas de 5 e ainda puxar os contra ataques, o incrível foi ver esses jogadores fazer o que o técnico determinou, parece uma luz no fim do túnel.
    Será que agora resolveram fazer o que os esquemas do treinador determinar? Espero que sim!
    Brasileirão, se ontem foi triste e chato ver o empate do Bolivar depois dos 2 x 0 do Galo, imagine o Botafogo que teve o empate depois de 3 x 0 em casa, precisamos de nos apegar a estes fatos para encarar este Botafogo e voltar com pontos do Rio.
    Boa quinta feira a todos!

  12. Bom dia!! O resultado foi muito bom, mas deu para ver que o Sampaoli vai ter muito trabalho, esse elenco tem muito nome e POUCO FUTEBOL!!!
    Quem sabe na sorte igual ontem agente consiga ser campeão da Sulamericana vale grana, vale título e vale vaga na Libertadores.
    No Brasileiro com esse time não espero nada só quero os 45 pontos logo.
    Espero que confirme a vaga dentro de casa e sigamos com o sonho, time tá muito feio ainda Sampaoli vai ter trabalho demais, sigamos

  13. BOLÍVAR 2 x 2 CAM – SULA – QUARTAS – IDA – 17SET22

    NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO – GE:

    Cuello 8,3

    Scarpa 7,9 (Amarelo)
    Alexsander 7,5
    Vitor 7,5

    Everson 6,5
    Caio Paulista 6,0
    Rony 6,0

    Franco 5,9 (Amarelo)
    Natanael 5,5 (Amarelo)
    Alonso 5,0 (Amarelo)

    Igor Gomes 4,1

    Fausto Vera 3,8
    Lyanco 3,7
    Reinier 3,6
    Arana 3,2

    Hulk 2,4

    SUBSTITUIÇÕES:

    36’ Caio Paulista (Cuello)
    61’ Igor Gomes (Alexsander)
    61 Hulk ((Scarpa)
    76 Fausto Vera (Natanael)
    76’ Reinier ( Rony)

    SCOUTS DA PARTIDA – SOFASCORE:

    6,93 (Desempenho Coletivo) 6,73
    4-2-3-1 (Esquema Tático) 5-4-1
    77% (Posse de Bola) 23%

    19 (Finalizações) 7
    3 (Grandes Chances) 3
    1 (Na Trave) 0

    2 (Defesas dos Goleiros) 5

    50% (Duelos) 50%
    10 (Desarmes) 11
    38 (Recuperações da Bola) 30

    NOTA TÉCNICA MAIS ALTA: Scarpa

    PÓS-JOGO: ENTREVISTAS E COMENTÁRIOS:

    SAMPAOLI SOBRE A ALTITUDE: “(…) tivemos que fazer substituições obrigatórias. É muito difícil jogar aqui contra um time que está acostumado. Acho que, apesar de estarmos com um jogador a mais, conseguimos um bom resultado…” …

    SAMPAOLI SOBRE A EQUIPE: “… hoje a equipe mostrou uma personalidade e uma postura estrutural diferente. Eu acho que houve uma melhora, que valorizamos…” …

    CUELLO AGRADECENDO A MASSA PELO APOIO: “Obrigado Massa. Nós vamos conseguir!”…

    MÁRIO HENRIQUE CAIXA / ITATIAIA: “… “De ruim, o Hulk perdeu um gol dentro da pequena área; não pode Hulk, com todo o crédito que você tem, não pode perder. Poderia ter feito 3 a 2 e o Atlético sairia com a vitória…” …

    PÓS – JOGO – SEU NOME E SEU BAIRRO / ITATIAIA:

    VLADIMIR / BRASÍLIA: “… o Galo não tá bem mesmo não, tá horrível; o Hulk perder um gol da forma como perdeu? É uma vergonha!” …

    LÉO / DIVINÓPOLIS: “… não precisa pôr o Hulk não! O jogador não desenvolve, parece que o Time morre! O Time tava jogando tão bem, todo mundo correndo, todo mundo se esforçando, aí ele entrou e todo mundo foi pro ritmo dele. Aí fica difícil…” …

    FLÁVIO / BAIRRO VIDA NOVA: “(…) o Hulk tá bom de aposentar…” .

  14. Os dirigentes do GALO(todos eles) deveriam calçar a sandália da humildade e fazer um estágio no Palmeiras para aprenderem a administrar um clube de futebol.

  15. Bom dia!
    Bom resultado ontem.
    Não considero ótimo face ao ocorrido no jogo.
    Necessária atenção ao nosso lateral esquerdo.
    Já é notório há tempos que não marca ninguém. Ontem o primeiro gol sofrido por conta dele e o pênalti que erraram também foi. Famoso “cerca Lourenço” ou “arame liso” na marcação.
    Venderam o cara errado (Rubens).
    Vamos, Galo!!

    1. Concordo plenamente, esqueci de comentar sobre isso.
      Arana e Lyanco estão ficando em evidência negativa, Arana faz tempo e em número exagerado de vezes, Lyanco depois do retorno de contusão.

  16. Bom dia xará e amigalos. Não precisa entender de futebol Guru. Basta observar. Final de primeiro tempo de anormalidade para o GALO com os 2×0 surreais desse “elenco” na altitude. Depois no segundo tempo tudo voltou ao normal no GALO principalmente quando o adversário ficou com 10
    jogadores e Hulk perdeu outro gol feito
    . 2×2 porque a trave era nossa.

  17. PARABÉNS AO ALONSO. ARANA. IGOR GOMES. HULK. FAUSTO. E A BESTA DO SAMPAOLI. CONTINUEM ASSIM QUE IRÃO CONSEGUIR JOGAR O GALO NO BURACO
    P A R A B E N S

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O imponderável aconteceu e um fio de esperança renasceu. Não pelo futebol apresentado, mas parece-me que os “Deuses” começam a conspirar a favor do galo. Resultado excelente para um pobre futebol. Estamos vivos na Sul- Americana, mas não podemos nos descuidar do brasileiro. Que fase a do Hulk? Será o começo do fim? Os nomes do jogo de ontem, foram os patinhos feios do galo: Rony e Caio Paulista. A entrega e a disposição, fizeram deles os personagens do jogo, naturalmente sem esquecer do Everson. Estamos no caminho certo? O tempo dirá…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading