Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia de definir a pretensão da temporada

Ontem, nessa nossa resenha, rapidamente relembrei alguns jogos marcantes entre Galo e Flamengo. E mencionei poucos, existiram muito mais. Teve até um dia em que Pelé jogou pelos cariocas, em partida que arrecadava fundos para as vítimas de uma, entre tantas, tragédias brasileiras.

Pois, hoje, 8 de novembro, temos a oportunidade de resgatar muitas decepções do passado, frente ao mesmo time queridinho da TV e da CBF. Foi nessa mesma data, em 2009, que o Galo dirigido, então pelo Celso Roth, sofreu uma inesperada derrota, no Mineirão.

Liderávamos a competição faltando cinco jogos, e a vitória colocaria o título próximo de ser reconquistado. Numa atuação pífia, digna dos tempos de Roth, perdemos por três a um, com gol olímpico – não comemorado – pelo Petkkovic. Esse resultado, além de nos tirar do rumo da conquista que acabou sendo do adversário, marcou uma queda de produção que culminou em cinco derrotas seguidas.

As outras quatro derrotas que nos assombraram foram duas como visitante, para Coritiba e Palmeiras (nessa com um gol antológico do Diego Souza, que depois veio para o Galo e não justificou sua contratação). E aqui, no mesmo Mineirão, para o Internacional e Corinthians, essa partida – num sábado à noite e sem qualquer interesse a ambos em termos de classificação e sob forte chuva e pouco público – me levou a testemunhar os três a zero na melancólica despedida daquela temporada.

Digo isso, diferente do que possa parecer. Para mostrar que vencer hoje pode nos levar a caminhos diferentes daquele 2009 de Roth. Agora, com o polêmico – e até instável – Sampaoli, poderia ser diferente. Caso os jogadores e o treinador – ainda que das cabines – consigam a vitória, evidenciará essa possibilidade de escrever uma história diferente ainda nesta temporada 2020/21.

Confesso que fico dividido entre aceitar um time em formação e a ansiedade por resultados e títulos. A prudência recomenda entender e exercer a paciência por um futuro melhor. Confio, ainda que por necessidade, em novos tempos para o Galo. Opto, claro, por uma reorganização lenta e consistente no lugar de conquistas e comprometimentos futuros de gestão.

Paralelo a isso, sobretudo depois dos anos 12, 13 e 14, vivo ávido e tenso pelo longo e amargo período de falta de títulos. Os dois presidentes, de lá para cá, apesar de somarem centenas de jogadores contratados, nos limitaram a conquistas regionais. Sette, em três anos, esse mísero Mineiro da atual temporada.

Minha condição de Atleticano resignado ao longo dos tempos, sofre com essa situação. Por isso mesmo dou muito crédito a ingerência dos Menins – Rubens e Rafael – e de outros como Guimarães e Salvador, porém tenho sede de títulos.

A hora sempre será aquela do momento. Portanto, o meu pedido e da Massa ao elenco e comando técnico, é no sentido de jogar com raça e amor. Atacar, mas também se defender. Se Bahia e Fortaleza, considerados times menores, superaram a fragilidade desse nosso setor, chegou a hora de mostrar frente ao poderoso ataque rubro negro com uma mudança de comportamento.

Concomitante a isso, se Sport, Botafogo e outros sofreram com nosso bombardeio e inofensivo ataque, chegou o momento de mostrar eficiência. O Torcedor sabe, como já demonstrou em várias situações, apoiar um time – embora derrotado – que lutou e buscou a vitória. Igualmente reage e cobra quando o elenco se mostra descompromissado.

A hora é agora. Reação, já!

Em tempo: Insisto que a CBF marcou o jogo do Galo, coincidindo com as Eliminatórias, de sacanagem. Poderia ter sido um dia depois, mas essa corja é formada por um bando de vagabundos.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

Pós post:

Excrescência:
Semana passada, no final de uma postagem, mencionei que Ceará e Fortaleza foram “operados” pela arbitragem favorecendo os cariocas Botafogo e Fluminense.
Ontem os operadores do apito foram “cirúrgicos” em prejuízo do Goiás e Atlético GO. Beneficiados os paulistas São Paulo e Corinthians.
Podem fechar a CBF. Essa gente não tem o básico pra dirigir a entidade. Escrúpulo, impessoalidade, moralidade, eficiência e imparcialidade. O futebol brasileiro está um esgoto, me alertou o bom amigo Barata.

41 thoughts to “Dia de definir a pretensão da temporada”

  1. GOLEADA EM CIMA DESSES URUBÚS SEMPRE É MUITO BOM.
    SAVARINO FOI O DONO DO JOGO , BOTOU A URUBUZADA NA RODA.
    VOLTAMOS PARA O CAMPEONATO , AGORA COM A CHEGADA DE VARGAS É PARTIR PRÁ CIMA :
    CADA JOGO É UMA DECISÃO
    E QUE VENHA O BI DO BRASILEIRÃO.

  2. Boa tarde. Resolvi postar aqui antes do jogo. Pela escalacao do técnico, não há mais intenção de ganhar o campeonato. A começar durante a semana, dispensando o Maílton. Agora insiste em Everson. Pra piorar, inventou um esquema de 3 zagueiros e sacou o Jair, que deveria ser escalado como primeiro volante. Não dá mais! Gastar rios de dinheiro e não aproveitar o time. Basta! Resta saber quantos gols vamos levar do Flamengo.

    Abraço a todos. Boa sorte ao Galo, vai precisar de sorte hoje.

    1. Os caras falam muita bobagem, impressionante!

      Mailton é horroroso! O cara tá lá assistindo treinos todos os dias, se fosse bom certamente estaria jogando!
      Coloquem isso na cabeça!

  3. Boa tarde amigos do Galo. Prestem atenção para não distorcerem minha opinião, o resultado do jogo de hoje depende principalmente do Sampaoli, ele é quem vai distribuir as cartas e pode surpreender o adversário. Para a mídia do eixo, o Flamerda tem um elenco mais qualificado, tem mais conjunto e vai atropelar o NOSSO GALO. A estratégia do Sampaoli pode surpreender e nos levar a um bom resultado. Aqui é Galo desde 1.958, vencer, vencer e vencer.

    1. Como? Quer refazer? Amanhã quero reafirmar, a arbitragem é mal intencionada. Tenho de lhe pedir permissão? O VAR, que não é utilizado onde vc está disputando, veio pra ajudar na paridade e não para interesses dos preferidos.
      Se um dia voltar pra série A vai entender.
      Dei essa chance de aparecer, agora se liga lá na segundona.

      1. Quanto gentileza caro blogueiro,conheço o VAR meu time já jogou com ele.O nosso histórico apesar do mau momento é de …..

        Blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá

          1. Feliz com dua decisão. Quanto ao que pensa a meu respeito, em nada me afeta. Fico com a pureza daqueles que me conhecem. Daqui 50 anos, seguramente, não estarei mais por aqui. Quanto a sua pessoa, em nada altera se daqui 50 minutos, dias, meses…

  4. Boa Tarde,

    Gostara de saber como a CBF remarca um jogo, acho que tem que haver a aprovação dos envolvidos, ou não?
    Mais uma semana de treino, esperamos ver algo de novo que mude o astral da equipe, e que apresente alguma surpresa para o adversário.
    O contestado Guga espero que repita a atuação do jogo do primeiro turno, onde foi muito elogiado pelo desempenho.
    Quanto a ser um time em formação, é só parar e pensar, qual semana a equipe não teve jogadores em adaptação, conhecendo os companheiros, o clube, a estrutura e o modo de jogar.
    Para semana que vem teremos mais um, Eduardo Vargas.
    É como estivesse de rever a mesma cartilha com o jogador novo, adaptar, rever conceitos e até aprender, isto mostra o quanto o Galo 2020 está em formação.
    Mesmo assim acredito no sucesso deste time, temos que repetir a pontuação do primeiro turno e procurar melhorar os pontos onde perdemos, as equipes estão na nossa cola, uma derrota hoje nos tira do G3 e podemos até cair mais.
    Bom jogo ao nosso time e um bom domingo a todos.

  5. BOA TARDE AMIGOS ATLETICANOS.
    SINCERAMENTE NOBRE GURU EDUARDO , TOMEI UM SUSTO COM A FRASE :
    “TIME AINDA EM FORMAÇÃO””
    CRUZ CREDO , FRASES COM ESSA , “ANO QUE VEM” E OUTRAS NOS CAUSA ARREPIOS E ATÉ REPULSA.
    FRASES COM ESSAS DEVERIAM SER ABOLIDAS NO NOSSO VOCABULÁRIO DE ATLETICANOS.
    SEGUINDO GALO ROBERTO , QUE ZARACHO JOGUE HOJE O FUTEBOL PELO QUAL FOI CONTRATADO , OU SEJA , FUTEBOL DE CRAQUE DE SELEÇÃO.
    E QYE HOJE CONSIGAMOS APLICAR NESSES ABJETOS URUBÚS UMA VITÓRIA INCONTESTÁVEL.

  6. Caros,

    O CAM É VENCER VENCER VENCER! É isso q faz o atleticano VERDADEIRO e diferente, é torcedor de TIME FORMADO no momento prá VENCER a competição q disputa no MOMENTO!

    A corda, ñ! Acorda!

    Ñ existe TIME EM FORMAÇÃO nem no hino nem no estatuto, em lugar nenhum. INVENÇÃO FALCATRUA! ISSO NUNCA EXISTIU entre atleticanos! Creio q esse é mais um refrão dessa turma VAIDOSA, será q são? Vaidade pura misturada com PASSAÇÃO DE PANO. São os tais INCONDICIONAIS de ñ sei o q com porra nenhuma. Uns COMÉDIA! FATO!…outro q tá aparecendo é o refrão: futebol é VITÓRIA EMPATE E DERROTA. Esse creio ser a dose de IMBECILIDADE diária dessa PATOTA! Oh! Deuses do futebol, perdoai essa POUCA VERGONHA!

    O ATLÉTICO É DOS ATLETICANOS! O CAM É FUTEBOL!

    QUE O URUBU pague a fatura eterna, uma vez mais!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  7. Caros,

    O CAM É VENCER VENCER VENCER! É isso q faz o atleticano VERDADEIRO e diferente, é torcedor de TIME FORMADO no momento prá VENCER a competição q disputa no MOMENTO!

    A corda, ñ! Acorda!

    Ñ existe TIME EM FORMAÇÃO nem no hino nem no estatuto, em lugar nenhum. INVENÇÃO FALCATRUA! ISSO NUNCA EXISTIU entre atleticanos! Creio q esse é mais um refrão dessa turma VAIDOSA, será q são? Vaidade pura misturada com PASSAÇÃO DE PANO. São os tais INCONDICIONAIS de ñ sei o q com porra nenhuma. Uns COMÉDIA! FATO!…outro q tá aparecendo é o refrão: futebol é VITÓRIA EMPATE E DERROTA. Esse creio ser a dose de IMBECILIDADE diária dessa PATOTA! Oh! Deuses do futebol, perdoai essa POUCA VERGONHA!

    O ATLÉTICO É DOS ATLETICANOS! O CAM É FUTEBOL!

    QUE O URUBU pague a fatura eterna, uma vez mais!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  8. Estou menos otimista que o redator. As últimas atuações do Galo me deixaram desconfiado. Não vejo falta de garra dos jogadores. Vejo um time desesperado para atacar, mas sem eficiência, refletindo o comportamento agitado de Sampaoli. Exposto a contra ataque, com os últimos defensores no meio campo no mano a mano com o adversário. Se contra o Bahia foi fatal, contra o Flamengo pode ser ainda pior.
    Espero não ver Rever aos 35 anos, no meio campo, correndo atrás do ótimo ataque do Flamengo, seria um pesadelo.
    Espero que Natan possa encontrar o futebol que deixou na enfermaria, ou que Zaracho entre no lugar e justifique o alto investimento feito pelos empresários. Espero que Vargas consiga resolver a falta de eficiência do ataque. E que possa justificar gastar uma fortuna com um jogador de 30 anos que estaria sem contrato em janeiro. Enfim, estou desconfiado, acho melhor ficar com a visão mais ampla e otimista do redator.

  9. O Galo reverteu resultados na Libertadores de 2013, reverteu resultados na Copa do Brasil de 2014. Agora precisa repetir a façanha em um Brasileiro. Nos pontos corridos sempre fizemos bons primeiros turnos ,quando tivemos chances de se campeões. Que bom seria ,se fizéssemos uma virada nesse segundo turno , rumo ao título.

    1. Só q naquele época tínhamos presidente de verdade é tínhamos time de verdade , hoje não temos um time confiável e um presidente q entregou o clube administrativamente para quem não sabe e nem entende nada de Futebol e q por sinal estão voltando toda a turma q jogou o Atlético na segunda divisão, Ricardo Guimarães, Sérgio Coelho, Ze Murilo Procópio, Renato Salvador, e no Futebol entregou o time para Alexandre Mattos e Sampaoli, o primeiro quebrou o Cruzeiro e o Palmeiras e o outro deixou terra arrasada no Santos , incrível como vocês apoiam essas pessoas, e ainda tem os Menin q são chamados de mecenas , kķkkklllkkk, esses dois emprestam dinheiro para o Atlético com um porcento ao mês e falam q estão ajudando o clube , Ricardo Guimarães fez exatamente isso em 2005 , emprestou 40 milhões para o Atlético com juros baixíssimos como eles diziam , hoje a dívida do Atlético com Ricardo Guimarães é de mais de 120 milhões, esse era outro messena e tá aí com uma dívida astronômica para o Atlético pagar para ele , acorda torcida, o clube não tem viver com a ajuda desses tubarões , tem q viver com suas próprias pernas , acorda torcida Atleticana.

  10. E sobe o hino ao meu amigo temporão.
    Felicitaciones por el cumpleaños,dileto amiGALO
    PS: caboclo é conselheiro do spfw, temos DOIS atleticanos lá dentro, um deles inclusive, é um dos OITO vices desta entidade q não faz outra coisa a ñ ser mamar nas tetas das federações q fingem representar os clubes a elas afiliados.Fortaleza tbm foi assaltada no canil dos podlles- pr com var e tudo na maior cara dura e ñ se viu um comentário sobre o acontecido no pós jogo,unzinho sequer!Mas não estamos preparados para ter esta conversa… vamos nos preocupar em passar o “mIj@0” no framerda q a gente deixa eles bem tristinhos, é isso!!!!
    Vamuuuuuú GALO!
    Saudações Atleticanas .#GALOSempre

  11. Bom dia, Atleticanos, hj, jogo pra vencer, vencer, vencer. O time está em formação, isso é fato inegável, mas não impede que sejamos campeões. Estamos na briga e desistir agora, é coisa de covarde. Não somos, somos Galo. Como bem lembrou o Jorge19 ontem, na Libertas 2013, muita gente jogou a toalha depois dos primeiros jogos da semi e da final. Espero que tenham aprendido a lição. Eu não desisto! A polarização que, hj, destrói o país e o mundo, não deve ser trazida para o futebol. Não existe essa diferença entre querer ser campeão agora e saber que o time está em formação. As duas coisas podem e devem caminhar juntas. O time está em formação sim, óbvio, mas quero ser campeão agora. E ano que vem tbm! Pra cima do time oficial da cbf (e viva o 7 a 1, foi pouco!!). Simbora Galo, retroceder nunca, render-se jamais!! SAN

    1. Aí Barros! Hj o GALO UB-20 passou o carro por cima do parmera dentro da casa deles por 4×1 jogando muita bola. Guilherme Santos 2 , Giovani 1 e Júlio César 1. Forte abraço

  12. Bom dia Eduardo e Atleticanos ! Que precisão o texto de hoje, e exatamente isto que o time do Atlético tem que se focar.
    Peço a devida vênia ao Mestre Eduardo para reproduzir sua frase, que resume hoje o que se espera do time do Atlético contra o time da CBFLA:
    “A hora sempre será aquela do momento. Portanto, o meu pedido e da Massa ao elenco e comando técnico, é no sentido de jogar com raça e amor. Atacar, mas também se defender”.
    Hoje temos que vencer de qualquer jeito esse time protegido. A história contra esse time nos leva a entrar com sangue nos olhos contra eles e buscar vencê-los a qualquer custo. Mesmo que o momento não seja de confiança e de queda de qualidade do time, contra o time da CBFLA busca-se algo inusitado, o empenho além das próprias forças e tudo que se pode alcançar para vencê- los. Que a mágica que aconteceu anos atrás, numa partida em que o Atlético vinha mal na classificação e deu um tremendo chocolate neles (6X1), se repita hoje. Saudações Atleticanas

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Mais um jogo para se colocar o coração no bico da chuteira! Não tem mais nem menos, queremos uma Vitória a qualquer custo. Está na hora da arrancada em busca do título. Como se diz no jargão do MMA: está na hora de distinguir os homens dos meninos. Vamos fritar urubu na panela de pressão marca Galo. 5×0 sem pena e sem dó!
    Acreditar, sempre!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Boa tarde xará e amigalos! Se o Galo entrar sem medo e atento ganharemos o jogo. Se entrar com medo e Guga e Cia derem passes para o CBFLA sairemos com outro vexame. Acredito que temos time para vencer tendo em vista que o jogo é aqui. Quanto ao significado de CBF: Confederação de Bandidos do Futebol.

    2. Peço desculpas pelo erro de previsão: errei por um gol. Disse que seria 5×0, mas deu 4×0. Na próxima prometo que capricharei mais. Boa noite com a alma lavada! Será que o SAMPAOLI na beirada de campo estava atrapalhando? Se for, vamos exigir sempre cartão vermelho para o maluco beleza. Pode ser que pelo alto, nas arquibancadas, ele tenha melhor visão de jogo. A luz acendeu e não vamos deixar a chama apagar!

  14. bom dia Eduardo e massa. estou pessimista com o galo hoje se empatamos ja esta bom demais e se ganhar ai acende uma esperança. o flamerda tem 2 fazedores de gols natos pedro e Gabriel enquanto o galo o péssimo sascha e marrony que está numa péssima faze. aliás a teimosia do burro que não quis Jemerson por 4.5 milhões e um camisa 9 nos vai sair caro.nem falo do camisa 10 deles que é o melhor armador do Brasil. enquanto nossa zaga é uma peneira meio de campo não existe. etc. a melhor notícia que o burro e teimoso não está no jogo para ficar com seus berros longe da beirada do campo. espero eu que estes jogadores sabem que o galo e flamerda é um dos maiores clássicos do Brasil. então Guga flamerda não se entrega e por favor burro e teimoso é Rafael titular já. acorda porra. vai galooo.
    .

  15. Enquanto continuarmos colocando a culpa em árbitro e CBF continuaremos sem ser campeões. Vai dizer que as últimas 4 rodadas nos deixaram nesta situação por causa de CBF e árbitro? Temos que fazer a nossa parte antes de ficar nesta ladainha de sermos prejudicados, vira o disco, vitimismo não nos trará títulos.

    1. Sugiro reler o dito. Referi aos jogos entre cearenses e cariocas, posteriormente goianos e paulistas.
      Sequer mencionei o Galo. O que sempre afirmo e seguirei é que a CBF protege aos clubes do eixo. É como penso desde os anos 70.

      1. Concordo integralmente. Contra fatos, não há como argumentar… E é tão cruel esta questão da arbitragem que, atleticanos desconhecem a história do time, pois o que fica registrado é título e vitória e quando times do Rio e São Paulo são favorecidos, times espetaculares como o próprio Galo muitas vezes teve,são injustiçados duplamente. Pela história e por sua própria torcida.

  16. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu esperam que este domingo acabe com festa.

    Não tá difícil. Mas, na vida do Galo nada é fácil. A complicação começa por aí. O Galo vai enfrentar a defesa mais vazada entre os clubes do G4 e o ataque do Galo é o segundo melhor desse grupo. Mas, a defesa do Galo é a segunda mais vazada e vai enfrentar o melhor ataque. Outra variável dessa equação é que o ataque do Galo não marca um gol há dois jogos e a sua defesa levou três no último.

    Tá vendo? Na vida do Galo não tem nada fácil. O problema é que ele transforma uma simples variável em uma incógnita e depois não dá conta de resolver.

    Não está difícil. Mas que tá muito, mas, muito complicado está. Montar essa equação é reltivamente simples mas, onde vamos encontrar quem a solucione? O Galo precisa somar para vencer e aí ele chama o Keno e ele soma. A solução parece perfeita até que uma bola é lançada na área do Galo e pronto. A defesa subtrai. Uma subtração que não estava no enunciado. Mas, prevaleceu.

    Peraí. Como uma variável não enunciada pode prevalecer? Culpa do árbitro ele não entende nada mas, achou bonito e deixou. E o VAR? É lance variável, dizem, é interpretativo. Não podemos fazer nada.

    Bom, chega de brincadeira. Noves fora, tudo o que o Galo precisa é jogar bola e vencer. E vencer com um jogo equilibrado, onde o time atue em conjunto e sem erros bisonhos. Ainda bem que o doidão não vai ficar na beira do campo dando chilique e enervando os atletas. O outro carecão, seu auxiliar é tranquilo e isso já vai ajudar bastante.

    Se o Galo não jogar naquele esquema doidão do “Deus nos acuda”, pode perfeitamente vencer esse jogo. EU ACREDITO.

    Só que eu acreditar não adianta nada. Um bom domingo para todos nós e com festa no final.

  17. Bom dia!
    Espero que a postura do time em campo seja bem diferente das últimas.
    Estou cansado de ver Allan errando tanto passe. Se possível eu nem gostaria de ver esse destemperado jogando mais pelo Galo.
    Espero que o péssimo Guga nem entre em campo hoje.
    Espero que Rafael seja o goleiro titular.
    Espero que o lento Réver só suba ao ataque em caso de escanteios. Por falar em escanteios, espero que nossos cobradores tenham aprendido a cobrar.
    Espero que Nathan saia logo da enfermaria porque até hoje esse cara tá doente.
    Espero que Zaracho jogue a bola pela qual foi contratado.
    Enfim, espero muita coisa diferente hoje, principalmente os três pontos.
    É preciso jogar muita bola pra vencer globolixo e cbf lixo!

  18. Boa dia Massa e Guru !

    Partida complicada não só pelo elenco adversário, mas principalmente pelo fato de que nossa peneira, opa, digo defesa, vai enfrentar um ataque rápido e certeiro. Mas ao contrário de outros times covardes, (não é Rodrigo Santana?) que tivemos no passado, o nosso de hoje também tem sua armas e vamos pro combate.
    Uma vitória sobre o protegido da camarilha da CBmerda, daria moral para nossos próximos jogos, e nos colocaria de volta ao trilho.
    Vamo Galo!

    Nota: Guru a marcação do jogo em data fifa tem o dedo da camarilha da CBmerda, mas não podemos esquecer que a TV de merda tb tem participação nisso, e como somos escravos financeiros deste bando, ficamos de bico calado. O São Paulo gritou e já colheu os frutos em dois resultados.

    1. JBHGALO .
      a CBmerda é capacho da TVmerda .

      Quem manda no futebol brasileiro é
      esse LIXO da comunicação , reduto ,
      valhacouto de cafajestes .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *