Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Clássico que define pretensões

Ontem, como faço toda sexta-feira, cedo o espaço ao amiGalo Roberto Caldeira que – ocasionalmente – delega ao Max Pereira a missão da postagem para a nossa resenha. Faço isso por deliberação pessoal, na condição de titular do blog, aliado à necessidade de levar ao Atleticano diferentes visões sobre essa nossa paixão em preto e branco.

Max nos brindou com considerações sobre a eventual candidatura única e consensual para dirigir os destinos da Nação Atleticana no próximo triênio. Confesso que não tenho convicções pessoais, favoráveis ou contrárias, uma vez que no momento estou centrado na necessidade de recuperação do time em campo.

No momento que julgar oportuno, claro, irei me manifestar. Seguirei abrindo esse espaço a quem, como eles, querem o melhor para o Galo. Assim como nas terças-feiras, ao Ricardo Galuppo, que nos brinda com histórias do passado, associando presente do nosso time do coração. Dito isso, vamos ao momento que estamos vivendo.

O jogo de amanhã, frente ao Flamengo, será o divisor de águas para nossas pretensões na temporada. Vitória, que todos esperamos, vai nos credenciar à disputa da liderança. Empate, salvo melhor juízo, adia esse martírio. Uma eventual derrota sugere brigar por vaga na Libertadores. Nada é matemático, no caso, estou projetando o meu puro e único sentimento pessoal.

Vivemos, desde quinta ao final da tarde e toda a sexta-feira, a repercussão pela contratação do Eduardo Vargas. Assim como, até Ronaldinho Gaúcho, não foi consensual. Naquela ocasião, como agora, até que mostrasse a que veio o nosso bruxo enfrentava resistências. Eu mesmo, assustado com aquilo, levei quase meia hora para aderir à chegada do “melhor do mundo”. Não é o caso do Vargas.

Entretanto, em meio a tantas mensagens que circularam e sempre me apegando ao otimismo, renovei minhas esperanças e boas expectativas ao ver os números dele junto com Sampaoli. Se forem verdadeiros, porque não sonhar com o raio duas vezes no mesmo lugar? Quero! Pela Universidade do Chile e seleção chilena, foram 83 jogos, 50 gols e 16 assistências. Repito, quero acreditar no renovo desse reencontro de Sampaoli e Vargas.

Ainda, caso corresponda essa expectativa, entendo que precisamos de um zagueiro. Jemerson, lamentavelmente, depois de bater à nossa porta, acabou indo para o Corinthians. Agora precisamos encontrar um defensor com as mesmas características dele, que – cria da base – mostrou no Galo seu potencial e valor.

Por fim, caríssimas e caros, amanhã falamos mais sobre esse confronto com o Flamengo. Essa partida foi, durante anos, o maior clássico do futebol brasileiro. Tenho boas e amargas lembranças desse enfrentamento contra os cariocas. Em muitos jogos estive presente. Estava no Maracanã na decisão do Brasileiro, quando Aragão…, deixa pra lá. Já em Goiânia, naquele espetáculo estrelado pelo Wright, pudemos confirmar a dificuldade em superar “esquemas oficiais”.

Foi em cima desse mesmo Flamengo, que em 14 de novembro de 2014 no Ipatingão, vencemos por 6 a 1. Placar que já havíamos vencido time de Minas Gerais no passado, por diversas ocasiões. Também, em 2009, amarguei – na mesma data 8 de novembro – uma derrota que determinou uma brusca queda de rendimento do Galo, que havia até liderado o Brasileiro, e que acabou até fora do grupo de classificados para a Libertadores.

E a virada por 4 a 1, no Mineirão em 2014, depois de perder no Rio por 2 a 0 para o classifcadaço? No primeiro turno, dentro do Rio, faturamos. É uma partida que mexe com o Brasil todo, estando ou não – como agora – as duas equipes disputando as primeiras colocações. Que Deus e Sampaoli estejam conosco. Assim seja!

Em tempo: Canalhice! Temos três jogadores servindo às seleções sul-americanas nas Eliminatórias. Allan Franco, Equador; Savarino, Venezuela e Júnior Alonso, Paraguai. Jogos no dia 17, terça-feira. A partida adiada com o Paranaense poderia, e deveria, ser dia 19 (quinta), mas os pilantras marcaram para quarta-feira, dia 18. Fosse o FlaMERDA….

Anotem: esses vagabundos da CBF, após os jogos de seu interesse (como de amanhã), irão liberar o público. Bandidos!!!

*fotos: UAI/EM

26 thoughts to “Clássico que define pretensões”

  1. Boa tarde xará e amigalos! Também espero uma bela vitória amanhã. Se isso acontecer, o que é possível, retornaremos ao campeonato com força. Que o GALO entre sem medo do CBFLA. Se for noite de Keno venceremos. Que assim seja. Quanto ao novo reforço penso que é muito melhor que Sasha. Deixem o Vargas começar a jogar para opinar depois.

  2. Boa Tarde Eduardo e Atleticanos! mais um reforço chega , mas não conheço o jogador e não me lembro de atuações dele se realmente é um jogador diferenciado ou não . Espero que logo se adapte e possa contribuir com o time para melhorar qualitativamente o setor de criação e ofensivo do da equipe.
    Amanhã temos o time da CBFLA pela frente, e como não possuo nenhuma simpatia por ele e sempre o considerei um cancro futebolístico. Nunca aceitei perder para eles. Se eu fosse jogador, entraria em campo, contra esse time, com a maior garra possível e espírito de vitória a qualquer custo. Seria como se fosse a luta pela última chance para escapar da degola. Me mataria em campo para derrotar esse time.
    Espero que amanhã isso possa se concretizar como o Atlético superando o time da CBFLA, o que lavaria a alma do torcedor e poderia dar confiança ao elenco e poder erradicar a crise de qualidade que o atingiu desde a partida contra o fortaleza. Aí está a chance para virada de rumo do time no campeonato: uma vitória as coisas poderão melhorar muito; já outro resultado … Saudações Atleticanas

  3. Boa tarde amigos do Galo. “…é um Dudu piorado “, porque a mídia de Minas Gerais insiste em dar espaço as falas dos pseudos comentaristas da Fox, Globo e Band? O Super e o Uai então? Todo dia arrumaM um comentário negativo sobre o NOSSO GALO, porque? Para a Fox, Globo e Band, à imprensa de Minas, a mídia mineira não existe. ??????

    1. Caro Marcos as quartas de finais da Copa do Brasil vão ser no dia 18, no mesmo dia que a CBF marcou o jogo do galo, vai ser o jogo da volta do América x Inter pela Copa do Brasil

  4. bom dia Eduardo e massa. não vou dizer o placar estou desanimado com o burro e teimoso e estes amontoados de peladeiros. só digo uma coisa o Pedro do flamerda vai rolar e dançar em cima desta zaga furada então se for o Everson frangueiro for titular ai vai ser goleada história do flamerda. espero eu que queimam minha língua mas se fomos para sulamericana já agradeço. infelizmente meu otimismo com sampaoli e seus amontoados de peladeiros é 0.infelizmente 200 milhões jogado no lixo a 7 câmera vamos cruzeirar e ganhar nada. esta chegando o Vargas que jogou no grêmio a tempos se fosse o cara o grêmio segurava. aff. a galo de sampaoli está devendo muito o futebol. aff. vá galooo.

  5. Bom dia,

    Depois não querem que nós atleticanos reclamem. Essa CBF é totalmente descarada.
    Não é possível que a diretoria vai aceitar uma coisa dessa.
    Quanto ao Vargas, se vai jogar não sei, mas, estamos precisando urgentemente de outro atacante que jogue pelo meio e direita, ficar refém de Savarino chutando todas para fora não dá.
    Espero que ele jogue o mesmo que jogou em outras passagens com o Sampaoli.
    Expectativa total para o jogo de amanhã, jogo grande, de rivalidade tamanha, pode ser isto que nosso time precise, vamos Galo, vamos!

    Bom sábado a todos!

  6. Hoje, poderiam estar no comando o Ziza, na presidência, um zé ruela como técnico e 11 pernas de pau que eu torceria, como torço, para o glorioso. No entanto, pergunto: qual técnico estará à beira do gramado, se o enganador Sampaoli (talvez seja até melhor assim) não estará porque só sabe gritar, reclamar e encenar prá plateia? Vou torcer, claro e muito, assim mesmo! Só que, NÃO ACREDITO!

  7. Jogo atrasado do GALO em data fifa, surpreende um total de “0” Atleticanos. Os absurdos q essa porcaria já emplacou contra o CAM ao longo dos tempos não deixa dúvidas q nunca fomos e nem seremos fortes nos bastidores. Surpreenderia,caso houvesse pedido de isonomia por parte de quem preside o Clube, aí sim,estaríamos todos; óhhhhh…. surpresos!!!!
    Mais do mesmo e segue o baile! Ainda bem q retiraram essa muleta, não tiramos proveito dela mesmo , muito ao contrário, qdo dela precisamos,deixamos de lado por pura incompetência nossa e time q quer ser CAMpeão não escolhe data ou adversário,passa a régua e fecha a conta!
    Clássico se ganha e não define absolutamente nada,o q define é deixar pts no ralo p times de meio da tabela p baixo,ainda mais dentro de casa.Resultados ruins frente a estes pequeninos é q definem pretensões,e contra eles o GALO está devendo uns 18 pts,q caso ganhos,vencer o framerda neste momento, seria apenas provar q sem a ajudinha marota de sempre,este mingau ralo é apenas mais um pato do GALO,um nada em meio do nada!
    Vamuuuuuú GALO! Tem um urubu mau cheiroso rondando nosso terreiro, pnc do mingau ralo,da grobo,da cbf e do c@#π@|° A4.
    Saudações Atleticanas .#GALSempre

    1. Boa, José Roberto, tbm não me surpreendi com a marcação do jogo para o dia 18/11. Aliás, falei com um amigo Atleticano que certamente o jogo seria marcado para uma data fifa. Mas tbm penso que devemos jogar nossa bola e vencer quem quer que seja, em qualquer situação. Ganhar do vlarmengo eh ganhar de tudo de mais sujo que existe no futebol. Grande abraço. SAN

  8. Último comentário do dia , graças a Deus, dirão os amigalos. Não gosto e nunca gostei deste sampaoli. Fato. Porém , não sou cego pra não ver que ele nos devolveu a alegria de torcer, que estava anestesiada a 3 anos, pelo miserável futebol praticado pelo nosso galo. Também nao vou cair na esparrela de criticar sampaoli , pela vertiginosa queda do rendimento do time. Nos meus cálculos, pelos gols perdidos nestes ultimos jogos, deixamos pelo menos 3 vitorias escapar pelo ralo. Ele não tem culpa de jogador errar gol debaixo das traves,ele não tem culpa do time parar de repernter de jogar, como no caso, bahia . Reage, cavalo paraguaio

  9. Eu já não aguento mais ler que o
    TIME ESTÁ EM FORMAÇÃO , que
    o PROJETO alcança a inauguração
    do estádio , que o “VERDADEIRO”
    torcedor deve fazer A SUA PARTE

    TROÇO CHATO PRA CACETE !!!

    Tem jogo amanhã , não tem ?
    Contra quem não importa .
    Não me interessa o adversário .

    O Atlético entrou em campo ?
    TEM QUE VENCER .

    Ah. o time está sendo montado.
    Ah, o time é jovem . JOVEM ???
    Ah, temos que entender que é
    uma NOVA filosofia de jogo
    Ah,não podemos jogar a toalha

    Chega de discurso, de narrativa

    Entrem em campo e JOGUEM A
    BOLA QUE DEVE SER JOGADA

    Peladeiros “mimizentos”, nisso
    é o que o time se transformou .

    1. Pois é, José Eduardo. E quando eu digo que tem muito cara conformado e cheio de mimimi que parece discurso de autoajuda, reclamam.
      TEM QUE JOGAR E VENCER. NÃO INTERESSA O ADVERSÁRIO.
      Tô contigo e não abro.
      Um abraço.

  10. Amigo Paulo Silva, gosto muito de seus comentários, Se não ter conhecesse eu te rotularia, após este infeliz comentário , de torcedor nutela , modinha , chateado , com birra de não vir nenhum europeu que jogam o futebol perfumaria, tão a gosto destes idiotas. Meu amigo , se o homem faz gols, se o homem arrebenta coim sampaoli, vamos abraçar, torcer, deixe o azedume pra depois. Sei que posso me arrepender, como no caso de otero e o moleque vagabundo cachazares , mas a hora é de apoio, qualquer coisa prá sair desta ridicula situaçao que nos colocaram. Apoio e cobrança, E somente julgar e execrar depois que a bola rolar e ele mostrar a que veio. Abraço

    1. Caro AmiGalo Evandro Pereira. Empatamos no quesito admiração mútua. Eu só digo a verdade e aquilo que vejo acontecendo ao longo do tempo. Não fico aventando situações que o Galo, infelizmente, não permite fazer. Quanto ao novo encosto amigo do doidão, só se o Galo virar clube de reabilitação. E esse aí não é nenhum R10 que não foi reabilitado porque já chegou pronto.
      Como eu disse, que Deus me castigue para eu ver coisa melhor do que imagino. Um abraço.

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    AMANHÃ É DIA DE JOGO IMPORTANTE , VALENDO SEIS PONTOS. SAMPAOLI PRECISA TER MUITO CUIDADO COM SEUS ESQUEMA KAMICASE , POIS ESSES URUBÚS , SÃO VELOZES NO CONTRA ATAQUE.
    PELO PREÇO QUE CUSTARAM E PELO SALÁRIO QUE RECEBEM , ZARACHO E VARGAS , OBRIGATORIAMENTE TEM QUE SER CRAQUES E JOGADORES PARA DECIDIR.
    AGORA É AGUARDAR O QUE O CABEÇA DE ÔVO VAI ARRUMAR COM ELES.
    AMANHÃ NO NOSSO TERREIRO NÃO PODEMOS DAR CHANCES A ESSES URUBÚS. VAMOS PARTIR PRÁ CIMA DELES , COM CUIDADO E PREVENIDOS , É CLARO.
    PRÁ NÃO PERDER O COSTUME :
    FORA EVERSON MÃO DE ALFACE.

  12. Em primeiro lugar a eu tenho que afirmar a minha atleticanidade, que sou Galo acima de tudo, apesar das circunstâncias. Que não jogo e nem jogarei a toalha, que não quero a dispensa do doidão, que entendo que o time está “em formação”, que ninguém prometeu título deste campeonato e blá, blá, blá.

    Mas, ninguém pode me negar o direito de analisar com frieza e mente sã o que acontece. Sou atleticano e conheço o atlético melhor, com certeza, do que a maioria dos outros atleticanos e por experiência sei que o DNA do Galo não é positivo e ele vacila em quase todas as ocasiões em que tem de decidir alguma coisa. Raras são as ocasiões em que ele é assertivo.

    No jogo de domingo, por exemplo, não vou fazer prognóstico. Apenas lembrar aos demais o jogo do Galo contra esse mesmo Flamengo no returno de 2009, aqui mesmo em BH. Lembraram?

    Depois daquele jogo decisivo para o Galo se manter em condições de ser campeão, jogando contra um Flamengo mambembe, o Galo literalmente entregou o jogo, ressuscitou o Flamengo que acabou campeão e perdeu todos os jogos seguintes.

    É ou não é DNA negativo?

    c

    1. Não. Não é não. Com todo respeito, essa história de ‘DNA negativo’ é a autosabotagem, essa sim verdadeira, que a torcida do Galo vive utilizando para minar as forças do time em momentos decisivos. Por medo de ganhar, acreditam na derrota por antecipação e inunda todo o ambiente com as piores energias levando tudo a ser muito mais difícil para o Galo. Eu sempre falo que a torcida é o que o Galo tem de pior e de melhor. Quando das decisões na semi-final e final da Libertadores cansei de ver quem deveria ser Galo de briga brincando de ser peru que morre de véspera. Alegando o tal DNA negativo. É que aquele time tinha um Ronaldinho de DNA muito positivo e uma parcela da torcida que estava cansada de morrer na praia. E foi para cima. Foi fácil não, mas mostrou, para quem acredita, que o nosso DNA é muito positivo. Ganhar, perder e empatar faz parte da história. Só não precisa é ficar baixando a cabeça (menos ainda antecipadamente) quando as coisas não dão certo. Afinal nossa Constituição exige: lutar, lutar, lutar. Esse é o nosso DNA.

  13. Boa dia Massa e Guru !

    Esta foto emblemática do placar mostrando a sonora goleada no Flamerda me remeteu à escalação do time: Danrlei,alessandro,Adriano, André luiz e Rubens Cardoso, Zé Luiz,Zé Antônio e Rodrigo Fabri e Mixirica,
    A torcida tem todo o direito de cobrar e reclamar do time, afinal de contas, foram gastos milhões em contratações e os salários estão em dia, temos o melhor CT do Brasil e toda infraestrutura necessária. Mas pergunto: se apoiamos um time com Mixirica, Rubens Cardoso, e Zé Antônio, porque jogar a toalha para nosso elenco atual? E pior agora vamos cornetar o Vargas sem ele ao menos ter calçado a chuteira?
    Eu já falei quem joga a toalha é derrotado e sinceramente não vejo o galo nesta condição. Então vamos pra cima do Flamerda, da CBmerda e de toda a camarilha, porque?

    AQUI É GALO P$#@!

    1. Eduardo, esse ano completei 50 anos e os mais marcantes e inesqueciveis que fui ao estadio foram contra o Flamengo. Cito 2 em especial, o da semifinal da copa Uniao de 1987, aquele 2×3 com Gol de Renato Gaucho e o Flamengo tinha nada mais nada menos que Zico encerrando atividades e Bebeto começando, o galo de Batista e Luisinho tambem tinha um timaço e o outro aquele 4×1 do Classificadaço…. Alegria quadriplicada…. Chegamos em 2020 e a esperança do Bi do Brasileiro se renova, amanha sera um divisor de aguas para o Brasileirao de 2020. Vamos galo. Ler sua coluna diaria é um afagar o coracao da massa.

    1. No jogo contra o Flamengo, lateral tem que ser lateral devido às fortes investidas de Bruno Henrique e Everton Ribeiro, pelas pontas. Zagueiro sendo zagueiro também dá para parar o Pedro. Goleiro defendendo com as mãos e centroavante fazendo gols, não tem erro, vamos ganhar. Luan está voltando, em janeiro, teria vaga neste plantel ?

  14. Bom dia, Atleticanos. Vargas é bom jogador e vai ajudar nosso time. Não é centroavante, mas pode jogar por ali. Penso aie vai fortalecer nosso elenco. Gastamos 200 milhões, mas foi montado um novo time! Chegaram 19 jogadores em 2020. Temos 28 no elenco. Se contar Gabriel que voltou de empréstimo, Gustavo Henrique e Calebe que subiram da base, são apenas 6 remanescentes de 2019, é natural que o elenco em formação, oscile. Importante lembrar que vlarmengo, palmeiras, inter, gremio, sp, tem trabalhos consolidados há mais tempo. Mesmo assim estamos batendo de frente, com possibilidade real de conquistar o título. Amanhã, contra o time oficial da ridícula cbf (7 a 1 foi pouco, torci pra ser 14), temos que vencer, vencer, vencer. Famoso jogo de 6 pontos. Eu escalaria o seguinte time: Rafael, Mariano, Réver, Alonso e Arana; Allan, Franco e Zaracho; Savarino, Marrony e Keno. Acho que, Sampaoli vai escalar 3 zagueiros, acho, saindo o fraquinho Guga. De qualquer forma, nosso excepcional treinador tem toda minha confiança. Estamos na posição que estamos, podendo ser os primeiros do primeiro turno, com chances concretas de título, apesar do elenco remontado e do início de trabalho, claramente pelo bom trabalho do técnico. Sigamos, sem jogar a toalha. Bom fim de semana para todos. SAN

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Pelo futebol que vem apresentando, o Vargas não preenche os requisitos como solução do galo! Para mim , mais um jogador para disputar posições. Precisávamos de um atacante que chegasse e que empolgasse a galera para que os ânimos se enviassem. É mais um de um!

  16. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu quanto mais rezam mais assombrações encontram. Cruz credo!

    Porém, para quem já viu a camisa do Galo enfiada em Mixirica, Vanderley, Ricardo Bueno, André bebezão, Ricardo Oliveira e etc., ter que vê-la enfiada no Vargas não deve ser um suplício tão grande. O que pesa mais é ver que as coisas no Galo não evoluem. Quando a gente pensa que o clube e o time estão partindo para uma nova mentalidade dentro e fora do campo, somos “agraciados” com a notícia da contratação de mais um encosto amigo do doidão.

    Não é justo ficar criticando e até execrando um jogador que foi só anunciado, nem assinou contrato e mal chegou à cidade. Parece injusto mesmo mas, somos empiricamente conhecedores da espécie e por isso nos decepcionamos por antecipação.

    Só espero que Deus me castigue de tal modo que eu passe o resto da vida vendo o Vargas jogando um bolão.

    Meus AmiGalos, desejo a todos vocês e a mim também, é claro. Um fim de semana abençoado, coroado com um domingo de vitória do nosso Galo.

    O GALO CONTINUA VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.