Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Desafios da condição de blogueiro

Já disse aqui, inúmeras vezes, desde que assumi a titularidade deste espaço que não sou e simplesmente estou blogueiro. Minha Atleticanidade, muitas vezes exagerada – reconheço -, seguramente motivou o convite que me foi feito em março de 2016 a assinar este Canto do Galo. Dias depois iniciávamos esse contato diário e que ainda persiste agradando a quem aqui frequenta, ainda que percalços ocorram. E é bom que eles existam, pois se tem algo que não tenho e nunca tive foi a pretensão de agradar a todos.

Faço essas considerações para, rapidamente, abordar algo que me ocorreu ontem nessas incursões pela Cidade do Galo, que tem o apelido de Belo Horizonte. Em dois momentos, durante essa semana, registrei meu descontentamento e despontamento com a questão do Manto da Massa. Pois, ao entendimento de quem me abordou, estaria o blog e o blogueiro retaliando e criticando a diretoria. Não, absolutamente não! Até porque, já disse repetidas vezes, que acredito e confio no Sérgio, no Zé Murilo e nos quatro benfeitores.

Reconheço, festejo e afirmo que o ano mágico de 2021, para todo o sempre será lembrado e registrado minha (nossa) eterna gratidão pelo trabalho que eles realizaram. E que, reconhecendo a necessidade de reformulação, estão executando neste início de temporada. Nem por isso, como Atleticano e consumidor, deixaria de reclamar que as três camisas compradas não me foram entregues e agora nem retorno meus (talvez cansativos) e-mails mereçam resposta padrão do setor responsável

Dito isso, vamos falar de Galo. Felizmente, depois de sanado o imbróglio Ipatinta/Betim, a competição mineira tem agora os 12 clubes definitivamente definidos. Por coincidência, o Ipatinga – que venceu a disputa judicial, embora estranhamente tenha ocorrido ato reconhecidamente em confronto com as normas de registro de atletas – será nosso adversário terceira rodada. Os dois primeiros jogos do time do Vale do Aço ainda deverão ser confirmados, agora segue a tabela pré elaborada.

Acredito que hoje, sexta-feira, apesar da ausência de cobertura da imprensa no CT, tenhamos alguma informação acerca de quais jogadores serão relacionados para esse confronto. Continuo com a mesma opinião sobre o aproveitamento dos principais jogadores no mineiro. Pontuar e dar ritmo de jogo. Afinal, dos oito jogos da fase classificatória do estadual, dois já aconteceram (Caldense e Tombense, ambos vencemos por 2 a 1), cinco serão neste mês de fevereiro. Apenas a última rodada será no mês março.

Além disso, nos dias 22 de fevereiro e 1º de março, enfrentamos o Carabobo da Venezuela em busca de vaga na fase de grupos da Libertadores. Passando, ainda vamos pegar o vencedor de Universidade Católica (Equador) e Milionários (Colômbia). Vale dizer, não temos tempo a perder e precisamos de rodar o elenco para credenciar o favoritismo que confio ao nosso Galo em todas as competições de 2023. Estadual, Nacional e as Copas do Brasil e Libertadores.

Que venha o Ipatinga, os clássicos com os menores de Belo Horizonte e o time venezuelano – que ao que leio de cara de bobo só tem o nome – pois o Atleticano está com fome de títulos. Ano passado foi só o mineiro, este é obrigação.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Desafios da condição de blogueiro”

  1. Esse imbecil desse Viana TRAVESTIdo de torcedor do Galo, só vem nesse espaço pra dar seus ridículos pitacos esquerdopatas e infelizmente, sempre na complacência do nobre e caríssimo blogueiro. Desanima isso.

    1. Achei sua afirmação de “complacência” cruel com o blogueiro. Se imaginasse o contido nos cortes – caso publicados – teria motivos para tal manifestação. São os casos do contido na primeira metade deste post. Ou me sujeito a ficar nessa condição, ou a corda arrebenta. Seja do lado esquerdo ou a direita. Tento segurar em torno de Galo. Enfim, prefiro assim a ter postagens sem a necessária chance de ouvir a voz das arquibancadas. Ai sim, seria um espaço triste e de mão única. Prefiro a pluralidade, mesmo quando injusta.

      1. Me desculpe caro blogueiro, se minha afirmação foi cruel com sua pessoa. Não era minha intenção, mas os comentaristas aqui nesse bom espaço deveriam se ater apenas a falar do nosso Galo e não usar esse espaço pra fala nessa nojenta política desse país.

  2. Então o Hulk joga no pasto de Muriaé, onde só tem torcedor se times do Rio, pra cinco mil pessoas, e não vai a Ipatinga, onde tem um campo bem melhor e muita torcida do Galo. Muito amadorismo dessa diretoria.

  3. Caro blogueiro. Esse negócio de poupar jogador, deu no que deu com o Renato Gaúcho no Flamengo. Volto a dizer, em campo e extra campo, falta a palavra única: TRANSPARÊNCIA! Se para os que vivenciam o futebol há mais de 60 anos já é difícil entender as coisas, imagine para os mais jovens…

  4. Com o novo Treinador, mais exigente em todos os sentidos, o time do nosso GALO vai brigar sim por tudo, a questão que fica é se a capacidade técnica do time vai suportar a pressão na hora de decidir jogos importantes, aqueles que fazem o time levantar os canecos.

    Continuo com a mesma opinião de que a nossa defesa é um ponto crítico, procupante e precisa de acertos, inclusive nos atletas que serão usados, laterais principalmente.

  5. Bom dia, Eduardo e Massa
    Saudações com atleticanidade!
    Sobre a primeira parte do seu post, acredito que deve ser um tremendo sem noção o leitor que leva manifestações justas para lugares indevidos e com expressa distorção da manifestação.
    Então, volto a alertá-lo sobre a necessidade de eliminar os “visitantes inimigos”, claramente simpatizantes do outro lado da Lagoa. Creio que você não deve abrandar porque a tendência é piorar as ações maléficas dos referidos.
    Quanto ao nosso Galo, esperamos mesmo que todos os atletas sejam testados, escolhidos os melhores e deixar sempre uma “sombra” sobre o titular.
    Que venha o Ipatinga!
    Gaaaaaalooooooo!

  6. Bom dia! Acredito não fosse a Pré-Libertadores, certamente teríamos Time alternativo no confronto com o Ipatinga, porque, com raríssimas exceções, os gramados do interior são péssimos, colocando em risco a integridade física dos atletas e prejudicando a qualidade da partida. Coisas de um Campeonato Mineiro “capenga”, deficitário e com “prazo de validade vencido”. Apesar disso, os Clubes receberam para disputá-lo, então é aguardar as partidas contra o CSA Mineiro e o Comedor de Cenoura, únicas capazes de despertar algum interesse.

  7. Caros,

    O q vale é torcer pelo NOSSO GALO, sempre…e o time??, TIME MESMO, e não aquilo q a gente quer ver ou imagina ver, tá ENFRAQUECIDO.

    Enxergar significa torcer contra? !!! Torcer contra é torcer contra mesmo, é vestir outra camisa, sem CORÉ-CORÉ, sem APELAÇÃO ou NEGACIONISMOS, sem FUGAS!

    Fala sério, carai…

    Vejamos do um ao onze e do doze ao vinte e três, …………
    (alguém gostou do ano 22???): ……..

    Nº Um: ÉVERSON > se NÃO aquela camizola AMARELA e tirasse, ajudava muito, e por tanto motivo…WANDERLEA q o diga, assim a turma da CBF ……..etc.

    Prefiro o Cinza de John Milk ou o Vinho de Velloso ou mesmo o Branco/Cinza do Grande Ortiz e por aí vai…Tá certo q o bom Taffarel tb amarelou por aqui ENTREGANDO…Vai!..

    E o NOSSO ARQUEIRO resolve mea boca desafiar o bom senso e a NOSSA TRADIÇÃO…

    sigamos, e vamos falar de NOSSO GALO!

    A CAMISA DOZE É NOSSA!!

    2,3,4 e 6 >

    Mariano, sem dúvida é LD, e não aguenta, e é o óbvio. E o Juventude q veio? a q veio? E nossa base?, pq não revela um mísero LD sequer?.

    O MIOLO DE ZAGA > dá pra ter paciência e esperar os GRANDES JOGOS, pq é lá q o bicho pega. Sei não…Mas não é o setor mais preocupante, ao meu ver.

    Dodô é enquanto Arana não vem e não tem mais ninguém. PREOCUPANTE. De novo e de renovo, tem BASE?

    NOSSOS VOLANTES vão ter q funcionar legal para um SISTEMA DEFENSIVO FORTE, pq contar só com a defesa é incógnita…nosso ATAQUE pouco marcador…pensando em SISTEMA…

    ALLAN já conhecemos e dispensa comentários e que dispense a ENCERADEIRA…Chega: queremos, como dizem os ENTENDIDOS, verticalidade e horizontalidade e profundidade e lateralidade e, e, de vez em quando, fazer o falcão, pisar na área, dá o come, encurtar e alongar…Pronto Allan, faz isso…

    ED NILSON > esse camarada ao meu ver chega com enorme RESPONSABILIDADE.. Caê Rô, NOSSO MANAGER, apostou tudo NESSA PROMESSA de 33…vamos torcer e muito…

    PATRICK > não é a idade ou a estrela ou o futebol q nunca vi…me preocupa o NOME FAMILIAR…o último PATRICK q passou por aqui…num quero me lembrar, deixa quieto!

    Robinho, Savinho, Rubinho, Kalebinho, agora PEDRINHO e PAULINHO…tomara q queima língua…não temos dado certo com esses INHO!!! FATO! Tá na hr de quebrar essa escrita!!!

    ATAQUE > sempre tivemos um CENTROAVANTE matador, artilheiro nato, o camisa nove, Trio Maldeto, O Maravilha, O Rei, eventualmente um camisa SETE disfarçado…SEMPRE!!!

    HULK é meu ídolo, adoro ele, tá no PANTEÃO dos MAIORES DE TODOS OS TEMPOS, mas não é O CARA do front! ….Foi decisivo em 21, mas pq havia um centroavante q abria espaços…Guardadas as poprorções, TARDELI nos seus melhores dias desempenhava a mesma função q o HULK hj > marcar gols sem ser o HOMEM DA LINHA DE FRENTE, o centroavante! Reconheço q é MATADOR!!

    Na minha opinião, o time tá enfraquecido desde o ano passado pq n tem CENTROAVANTE!!!

    Podemos contar com Kadek ou Sasha?

    COUDET: me encanta el castellano y la gente del fútbol hermano? Y ustedes?
    Se no se sufre no es Gallo!!
    Mientras tengas una camisa en el tendedero durante una tormenta…

    E O Conejito foi reclamar, ninguém pode criticar o craque cuei…

    Sim? Parece q de novo vai ser ADEMIR mais dez!!! Agora, com status de veterano! Dá-lhe dois mil e vinte e três!! Cruzes 22!!! Que Deus em sua infinita bondade e sabedoria, nos enxergue no meio dessa BABEL!!! AMÉM!!@!

    ACREDITO, se vier um grande ARTILHEIRO DE FRENTE!! No mais, tá mais ou menos, dá prá ENGANAR os incautos, SÓ SENDO UM!!!

  8. Meu grande mestre o único problema do Galo chama-se MAMATA. Enquanto os outros times do Brasil estão se organizando e tirando os mamadores e colocando uma gestao seria e profissional no comando aqui Galo vão escolher a SAF que se comprometer a manter o maior numero de mamateiros na gestao. Vao fazer de tudo pra manter os pendurados na instituicao continuando a fazer emprestimos e benesses com o objetivo de manter gerações de mamadores. Agora conseguiram arrumar um americano desconhecido mas que foi escolhido justamente para manter a MAMATA funcionando. Todo o resto é o de menos.

    1. Exatamente o que eu penso. Estão achando vantagem vender 60% e ficar com 40%. Alguém acha que o majoritário da SAF vai querer sustentar os mamateiros? Empresas só visam lucro.

  9. Bom dia Massa e Guru

    Vamos sair do campo da farsa e do tratamento de cachorro que o clube vem impondo ao torcedor, para voltar ao campo verdadeiramente importante que é o que está entre as quatro linhas.
    Chacho tem em mãos um elenco cheio de alternativas e qualificado e as primeiras impressões são positivas, pois estamos vendo que há um padrão de jogo sendo trabalhado.
    Tão importante quanto, também há uma mudança de mentalidade, onde a soberba, a passividade e o jogar com o nome, estão dando lugar à briga por um lugar no time.
    Bom sinal e boas perspectivas. Que o Ipatinga seja a próxima vítima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *