Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Prosas que dominam nas redes Atleticanas

Enquanto seguimos, com um olho no mineiro e o outro na formação da equipe para a temporada, o Atleticano vai se dedicando às especulações relacionadas com as manchetes que envolvem o time do Galo. Depois de vencer, dois jogos por 2 a 1 (Caldense/c e Tombense/f), liderando a chave classificatória do campeonato estadual, aguardamos o Ipatinga – na casa do adversário – no próximo sábado. Nos próximos dez (11 pra ser preciso) dias, serão três jogos que podem já decretar a classificação para a fase decisiva do mineiro.

Nosso próximo confronto vai marcar a estreia do Ipatinga no campeonato, uma vez que o STJD determinou que o time do Vale do Aço aguardasse o julgamento do recurso do Betim, ocorrido anteontem. Em princípio, tese pura mesmo, depois das duas primeiras rodadas e pelo elenco muito melhor qualificado, somos favoritos na busca dos três pontos. Tudo isso, teoricamente, pois o que vale é o resultado em campo.

Paralelo a isso, dois assuntos vêm dominando o noticiário e as redes sociais do Atleticano. O primeiro deles, a exemplo daqueles rankings – cada qual deles com critérios diferentes – trata de eventuais valores dos principais clubes brasileiros. Segundo a Sports Value – consultoria do mercado esportivo – depois de Flamengo e Palmeiras, o nosso Galo é o terceiro no Brasil, com valores estimados em 3.127 bilhões de reais. O time carioca, com 3.787 bi e o paulista avaliado em 3.410 bi superam ao nosso no mercado nacional.

Somos o único de Minas Gerais no top 10 e os que seguem estão abaixo da casa dos três bilhões. Essa informação, como não poderia ser diferente, gerou muita especulação entre os Torcedores. A mais frequente, evidentemente, foi relacionada a eventual e próxima SAF a ser realizada conforme pretendem os dirigentes e benfeitores Atleticanos. Muita conversa, a maioria sem embasamento consistente, sobre percentuais e valores que estariam sendo especulados para o contrato com o futuro investidor.

Confesso que nem sei, quase nada consigo imaginar sobre esse mercado financeiro, até porque – ao que estamos assistindo noutras experiências – o montante da negociação não é injetado automaticamente nos cofres dos clubes. Mas, a grosso modo, se esses valores forem reais, metade do Galo – 50% – deveria ser da ordem de 1 bilhão e meio de reais. Mas, nem essa avaliação pode ser determinante, tampouco sugerir ao Atleticano sonhar com um aporte dessa ordem nos cofres minguados do Galo.

O outro, que ontem foi dominante – e sou uma das vitimas -diz respeito ao atraso na entrega do Manto da Massa III. Somos milhares de Torcedores insatisfeitos com o atraso e – mais que isso – com o desdém que o assunto é tratado pelo setor competente no Galo. Estima-se que 20 mil camisas, de algo em torno de 10 mil Torcedores (numa média de duas por comprador) ainda não tenha previsão de entrega. Não quero aqui debater de quem é a responsabilidade.

Além da questão da defesa do consumidor, adicionaria o descaso e desrespeito com o Atleticano, que desde o primeiro modelo deste projeto abraçou a promoção. Ao que percebo, a maior motivação nem é a camisa, mas sim o sentimento de estar participando de uma promoção que tem como interesse o resultado final de fazer caixa para o clube quitar seus compromissos. Em diversas mensagens que eu próprio enviei, reclamando desse atraso, percebia que a resposta era padrão sem a menor preocupação em fazer um afago no Atleticano. Algo lamentável! Que venha o Ipatinga, vou usar calça preta e camisa branca, uma vez que nenhuma das três camisas – compradas e quitadas – à vista chegou no endereço de entrega.

*imagens: 1) montagem do blog; 2) divulgação

9 thoughts to “Prosas que dominam nas redes Atleticanas”

  1. Minha opinião sem embasamento nenhum é a seguinte:

    Se o nosso CAM foi avaliado em 3 bilhões, que venha então uma SAF próxima disso… se o próprio atleticano não valorizar sua marca, quem irá???

  2. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vou comentar exclusivamente o desempenho do time do galo no campo de jogo, senão vou pirar. Cada dia uma notícia que nos deixa cada vez mais p da vida. É o cano na entrega de camisas, é mudança de jogo sem critério, é divida sendo penhorada, é transformação do galo em SAF, etc., etc….

  3. Atualizando os dados do jbhGalo o Atlético vendeu em 2020 110 mil camisas do Manto da Massa e faturou 9 milhoes. Em 2021 vendeu 120 mil camosas e faturou 8 milhoes e em 2022 vendeu 140 mil e faturou 17 milhoes, ou seja, somando os três anos, faturou 34 milhões.

  4. Quanto ao manto: nem tive a “ousadia” de comprar. A raiva que passei ano passado em uma simples troca de numeração fez com que eu “NUNCA MAIS” compre nada do GALÃO!
    Essa troca levou mais de 3 meses para ser efetuada!
    Total incompetência.

  5. Bom dia xará e amigalos! Acabei de saber que negaram o pedido do GALO para adiar para domingo o jogo contra o Mequinha pelo campeonato mineiro. A Globo não deixou. Então é só por o Sub-20 com para jogar essa partida. E nenhum titular. Simples assim. Já disse e vou repetir: Esse torneio ruralito já é falido há anos. Não acrescenta absolutamente nada ganhar ou não ganhar.

  6. Bom dia!
    Quase nada sei. Só sei que essa diretoria e as demais passadas não são transparentes e não sabem ou não querem conduzir bem as finanças e patrimônios do clube. Sei também que quando surge uma promessa na base, eles dão logo um jeito de destruir a carreira do garoto, vide Neto e outros. Com certeza a mentalidade que impera hoje no clube não deixaria Reinaldo, Paulo Isidoro e Marcelo, mostrarem sua capacidade. Sei também que os últimos treinadores gostam de inventar coisas absurdas, tipo colocar um meia, velho sonho de consumo, jogando de lateral. E tome rasgar dinheiro do Galo!

  7. Bom dia Massa e Guru

    Lamentável que assuntos extra campo estejam hoje ofuscando a renovação do elenco e a boa
    expectativa para a temporada 2023.
    Ontem postei aqui a minha confiança nos 4R´s e na diretoria, porém com a ressalva que este apoio não era incondicional. Pois bem, novamente bola fora de todos ao não se pronunciarem neste escandaloso caso do manto da massa.
    Pelo que se sabe, o atraso que o clube alegava ser do fornecedor, na realidade teria sido gerado pela inadimplência do próprio clube com quem ele acusava pelo problema, ou seja, o clube cobrou dos torcedores e usou o dinheiro para outros fins.
    O clube na realidade matou a galinha dos ovos de ouro, pois esta campanha do manto da massa era case de sucesso que nenhum outro clube na América do sul até mundial havia conquistado.
    Foram mais de 350mil camisas vendidas nas três campanhas gerando ao clube uma arrecadação de mais de 60 milhões de reais.
    E pior, este vexame com certeza vai respingar em outros produtos do clube, porque o torcedor vai ficar ressabiado com o tratamento dado no manto da massa, imaginando que pode e está sendo o mesmo em relação ao GNV.
    Pois bem, depois deste vexame, quero ver a diretoria, os influenciadores e qualquer outro fazer campanha para que o torcedor compre produto do clube, principalmente manto da massa, e espero sinceramente que eles tenham dicernimento e vergonha na cara de não fazer a edição de 2023.
    E para finalizar pergunto: cadê o Sr. Leandro Figueiredo para dar satisfação ao torcedor que foi lesado?
    Vir a público contar as coisas boas é fácil, que ver vir a público, justificar as merdas que têm sido feitas.
    Como sempre no clube o torcedor que é a razão maior de sua existência é tratado como mero consumidor sem direito a reclamação e material descartável.

  8. Quem viu a Itatiaia ontem foi falado que o Galo recebeu o dinheiro das camisas dos torcedores e não pagou a fornecedora por isso que ela não entrega as camisas.

    O clube deu calote nos torcedores.

  9. Bom dia. É a realidade…atraso de uma simples camisa paga, penhoras, jogadores comprados sem pagar que geram dividas fifa, vamos entrar numa SAF por desespeiro para apagar fogo…etc. Os Rs podem ter salvado o galo como alguns dizem, mas não estão fazendo esse exemplo todo de administração e planejamento no Galo (só olhar os vídeos dos Rs em 2019/20, a maravilha que eles pintaram)…Não é pq fazem “coisas boas” que quando fazem “coisas ruins” não podem ser criticados. Mas somos só sócios de arquibancada…fazer o que…Saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *