Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Depois da lambança, o que esperar?

Estava no apartamento, pós cirúrgico, no Biocor assistindo algo que me parecia um pesadelo. Nos terceiro e quinto gols do adversário, quase fui para fora do quarto fazer um prova de vida. É que, com previsão de ficar a primeira noite na UTI, minha vontade de ver o Galo parecia tão forte que a equipe médica me dispensou desse hospedagem intermediária.

Operação que começou na parte da manhã dessa quarta-feira, terminou por volta de 14h, duas horas depois já estava no apartamento e com o controle da TV para acompanhar a partida com a melhor expectativa de sucesso. Gostei e aprovei a escalação, considerando quais jogadores estavam à disposição para este compromisso em busca da liderança. A ilusão durou poucos minutos.

Antes dos 20, um a zero; antes dos 30, já eram dois gols dos cariocas. Ameaçamos reagir, mas veio o terceiro (e do Samuel Xavier). Me belisquei todo. Antes do final do primeiro tempo, encostamos de novo. Pensei, agora, no intervalo, o Turco vai mostrar tudo aquilo que ainda não experimentamos. A virada estava desenhada na minha cabeça ainda um tanto sedada pela anestesia.

E foram exatos dez minutos para ter a certeza que o “Galo é o time da virada”. Em igualdade no placar, faltando mais de trinta minutos, a virada era questão de tempo. E não se gastou nem outros dez minutos, para saírem o terceiro e quarto gols, para desespero de um recém operado, ambos do adversário. Tive de novamente falar alto para ter certeza que não era um delírio provocado pela anestesia geral que me fez dormir por mais de oito horas.

Era tudo real, minha filha estava – assim como eu –perdida naquele apartamento de hospital. O enfermeiro, também Atleticano, entrou e foi fazer medição, trocar o anestésico e – para me fazer perder o sono – confirmou que era tudo verdadeiro. Que não tinha assistido o jogo, mas que viu os gols. Tentei dormir, até que solicitei uma dosagem para me induzir ao sono.

Como a cirurgia foi da coluna, alguns amiGalos até sabem a origem dessa hérnia que tem relação com o Galo, mesmo um tanto dopado, acordei por volta de seis horas da manhã. Esse despertar, ainda me deixava confuso, se realmente o Galo havia sido derrotado pelo FluC por 5 a 3. Fui, lentamente, entendendo que era real. Daí fui buscar na memória os lances que registrara na noite anterior.

Que defesa é essa? Os nomes são os mesmos, que ano passado e sob o comando do Cuca, encheu a nós Atleticanos de orgulho. E de títulos. Como explicar tanta lambança? Depois já vi e revi os oito gols algumas vezes. Inaceitável! Inacreditável! Inadmissível! Nathan Silva, esse mesmo que em sete jogos, já receber seis cartões amarelos parecia ter sido representado por outro membro da família Silva.

Agora, já de volta para casa, até pretendia ir ao jogo de hoje – fui proibido por ordem medida – porém vou ter de experimentar depois de mais de 15 anos perder um jogo mandante. A orientação dos médicos, nada tem em relação ao coração, mas pra me preservar para futuras partidas do Galo nessa e nas temporadas seguintes. Embora recuperando da invasão do bisturi, devo evitar grandes movimentos que possam comprometer a bem sucedida cirurgia.

Se a lombar não consegui me livrar dos efeitos colaterais do Galo, seguramente do coração e PA estou aprovado. E hoje, rogo aos envolvidos com o futebol Atleticano, reajam. Treinador e jogadores, demonstrem ter brio e vergonha na cara. Não posso acreditar que um elenco qualificado como o do Galo, passe por um vexame desse frente a um time desequilibrado como o FluC.

O Santos, que vem fazendo uma campanha regular (10ª colocação, 13 pontos em 30 possíveis) não pode pregar uma peça como essa da quarta-feira. Ao que parece, três únicas alterações deverão ocorrer na equipe. Arana, o melhor da posição no Brasil. Rever no lugar do novamente suspenso Nathan, que a meu juízo joga muito mais que o titular, apesar da idade avançada. E Keno, ocupando a vaga do Sasha ou Ademir, dois inoperantes atacantes no meio da semana, apesar do gol do primeiro deles.

Quando ao Turco, lamentavelmente, é inegável que está anos luz atrás do amarelão e fujão Cuca. E tem, entre alguns desempregados no futebol brasileiro e até estrangeiros que já passaram pelo Brasil, alguns muito mais qualificados que o atual treinador. Um vexame, digno mesmo, para pedir o boné e embarcar para a Argentina ou México. É o que o Atleticano quer e espera!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

 

 

34 thoughts to “Depois da lambança, o que esperar?”

  1. Prezado Ávila.
    Que bom que se recuperou bem da cirurgia.
    Infelizmente, o pesadelo é real. E hoje, sábado, confirmou. O time com tudo para fazer um belo espetáculo, entregou o ouro e entregou também a esperança de termos um campeonato tranquilo.
    Você tem razão. Já está na hora do Turco abandonar o barco. E termos um treinador que, pelo menos, tenha ascendência sobre os jogadores. E os obrigue a fazer jogadas ensaiadas, lutar pela bola, e fazer sempre o melhor que sejam capazes.
    Você precisa manter contato com a Diretoria para fazer valer as nossas exigências, as exigências da Massa!

  2. A culpa não é do turco é do Rodrigo Caetano.! O diretor virou estrelinha! Tá na cara q O turco não deu e não vai dar certo. A pressão tem q ser em cima do RC. O turco é um dudamel piorado! Mudanças, já!
    San

  3. Jogo horroroso. Time de chinelinhos. Aí vão querer culpar o árbitro. Outra merda em campo. Acham que podem ganhar a qualquer momento com esse joguinho burrocrático? Só não merece perder porque é o Galo. Mas até parei de assistir. Hulk, Allan e Nacho são muito mascarados e o Kenorex é o rei da marra. Pífio…

  4. Boa tarde amigos do Galo. Não será um placar favorável que vai afastar a desconfiança do torcedor do NOSSO GALO no trabalho do Mohamed. Hoje a situação é a seguinte: vencer, vencer, vencer e convencer, convencer, convencer, não existe outro termo entre o técnico e o torcedor do Galo.
    Não adianta diretor vir passar pano, não pode haver retrocesso, o NOSSO GALO tem que competir e ganhar títulos.
    CAM time com maior número de sócios torcedor. Espera de 3 meses para comprar uma camisa, Nós fazemos nossa parte.

  5. Prezados AmiGalos
    Coluna dói pra burro. Fica quieto colega. QUanto a nossa defesa tenho opinião parecida com a do Laerte. A marcação de atacantes e meias que saem deixam um espaço enorme na intermediária. Quando os caras acertam os dribles curtos e enfiam a bola para a ponta desarrumam a zaga completamente. Também o FluC deu muita sorte nos lances. Este Galo Doido não cola mais. Vamos jogar com e sem a bola se quisermos alguma coisa nesse ano. Um abraço

  6. Independente do resultado do jogo de hoje, esse milongueiro travestido de treinador tem que ser DEMITIDO hoje, sem falta. E por favor não me venham com aquela frase, vai colocar quem? Se vira diretoria, não trouxeram essa porcaria, não é problema meu. Se não tomarem uma atitude pra ontem, esqueçam esse ano.

  7. Bom dia para todos!
    Que você tenha uma pronta e plena recupeção ,Ávila!
    O nosso Galo também esta precisando de um bom bisturi pra tirar muita coisa que não presta.
    Saudações Atleticanas!

  8. boa tarde Eduardo e massa. melhoras Eduardo que bom que voltou com esta garra e força do galo. se não ganharmos hoje que está diretoria cega e omissa toma atitudes. chega de ser chacotas para imprensa do Rio. São Paulo e Minas .está diretoria cega esta vendo o papai Noel passar e afundar com este péssimo treinador. aonde esta o lugalo e GB para aparecer aqui para elogiar este péssimo treinador aparece vem elogiar este treinador iludidos. o Felipão estava desempregado o atretico pr
    contratou e acertou o time este péssimo treinador simplesmente afundou o galo no buraco. parabéns diretoria omissa pelo trabalho. aff.a galo acorda porraa. vai galooo.

  9. Passo por aqui, para desejar pronta e rápida recuperação ao senhor Avila, pós-cirurgia. Quanto ao GALO não comento nada. Sob o comando desse pseudotreinador, estamos caminhando, a passos largos, para o fundo do posso. Esse GALO de hoje não é, nem de longe, o da temporada passada. Dói muito, viu, vê-lo como uma nau à deriva.

  10. Existe mais algum tabu para o Turco quebrar, hoje ? A diretoria vai esperar sermos eliminados em todos os torneios para trocar de técnico ? Em 6 meses o time só piorou. Boa recuperação e volta logo, Eduardo.

  11. Bom dia Avila, bom dia a todos. Plena recuperação e cura Eduardo. Em relação ao Turco , vou valer-me da sabedoria popular: de onde nao se espera é que nao sai nada mesmo. Então a nossa solução é uma derrota hoje, de preferência um 4×0, para ficarmos livres desse encosto. E que venha um técnico para voltar a concentração antes dos jogos, escalar os melhores de cada posição, estudar o adversário ( o turco nao conhecia o estilo de jogo do Fernando Diniz). Chega de turco, Guga, Fabio Santos, Ademir, Savinho. Esse Savinho pega a bola e ao invés de partir pra cima, só toca pra trás. Ninguém merece isso. E ainda mais vendo o Luis Henrique do Fluminense atuando no time adversário. Alguém deveria chamar esse cara para assistir a atuação do Luis Henrique contra o Galo e comparar com o que ele faz em campo. Hoje sou Santos de carteirinha.

  12. Bom dia xará e amigalos!
    Bom retorno Gurú com muita saúde e sabedoria! Se sua coluna precisou de reparos o coração demonstrou estar em perfeitas condições após o vexame de quarta-feira. O jogo de logo mais contra o Peixe é o dividir de águas entre El Turco e o GALO. Ou ele vence bem e convence ou peça pra sair já no vestiário. Espero que o GALO tenha uma bela atuação hoje e volte a fazer a torcida sorrir! É o que espero….. GALO 2 x SANTOS 0.

  13. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 11/38 – Santos (casa) – Hulk falou: “Muitas coisas precisam ser consertadas e alinhadas. Não é normal tomar 05 gols em um jogo tão grande como esse. Quando eu falo isso, não é culpando nossa defesa, mas sim o coletivo, no geral. Começando por mim na frente. É inadmissível tomar cinco gols. Futebol é isso”.

    Ele tem razão, pois defender começa no ataque. Mas, as 05 últimas esperanças de frustrar gols adversários são:

    a) Os 02 laterais têm que “chegar junto” na bola e interceptar cruzamentos.

    b) Os 02 zagueiros não devem marcar só a bola. É preciso girar o pescoço e dividir a bola com os caras, antes de eles finalizarem.

    c) Goleiro é o último recurso. Sistema defensivo de alto nível não deixa o goleiro exposto ao pior.

    Hulk disse “Inadmissível”. Mais foi também “Inaceitável” (atual CAMpeão) e “Incompreensível” (mesmo time do 0x0 com o Palmeiras lá).

    Precisa recuperar o sistema defensivo o quanto antes. Vamos torcer que seja hoje.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 09 (fora), num total de 30/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaalôô!

  14. Para desejar ao ÁVILA uma pronta recuperação e agradecer ao corpo médico do Biocor pela feliz intervenção cirúrgica .

    1. ObriGalo, breve estarei apto ao bom combate. Lamento a proibição de ir hoje ao jogo. Sei que é prudente, mas estou chateado. Tomara que o time reaja junto comigo.
      Assim seja!

  15. Bom dia
    Treinador turco está completamente perdido a beira do gramado, só a diretoria não enxerga isso.
    Aquela cobrança de escanteio curta ridícula, esse técnico não enxerga isso, parece pelada de fim de semana.
    Algo precisa mudar urgente, antes que seja tarde demais

  16. Se um torcedor não tem a mínima capacidade de entender que um zagueiro , seja ela qual for , tenha ele capacidade técnica apurada ou não , ficar exposto a combate direto láááá na intermediária , pegando de frente atacantes rápidos , repito , o zagueiro vai FICAR VENDIDO SEMPRE e vai tomar 300 cartões .

    Alguém se lembra do lance patético do Leonardo Silva na marcação em cima do Vinicius Jr , no Horto , que resultou em gol do Flamengo ?

    Pois é , eu não .

    Assim será com QUALQUER ZAGUEIRO que tenha que sair sistematicamente da área PORQUE NÃO EXISTE MARCAÇÃO DO VOLANTE na frente da zaga , como acontece hoje com o IMPETUOSO E VIBRANTE ALLAN .

    Quando um atacante faz um gol , a ele todas as honras e glórias , mas o torcedor não credita o lance a quem tenha proporcionado a jogada .

    Quando uma defesa toma um gol , o débito da conta vai sempre para o último atleta que participou do lance, ninguém se lembra das lambanças praticadas antes da bola chegar na área .

    Assim é o futebol , e cada um o enxerga como quiser , ou como a sua (in)capacidade de entendimento o leva a analisá-lo .

    1. Oh Barata, boa tarde. Também aprecio uma resenha. Fiz uma replica no seu comentário ontem sobre o Cuca. Estou aguardando a treplica. Ou será que a amigalo concordou com meus argumentos?

  17. O atleticano , indo a todas as midias para ler a dispensa do paizao gente boa e o que lemos , a novela de rodrigo caetano, se renova ou nao. Imagino as cifra$$$ pra renovar . E a multa milionaria rescisoria deste treinador. Quem passa pelo galo , sai torcedor e…milionario , o patrao que todo mundo quer ter. A lambanSSa (nao tenho cedilha) de quarta feira do gular , perder daquele jeito pra time de ganso e samuel xavier deveria ter a demissao no vestiario. Mas estou confiante, el asno turco disse que vai arrumar nossa defesa na “conversa”. Duro

  18. OUTRO DETALHE , PORQUE O TURCO NÃO SUBSTITUI NO INTERVALO??????
    E QUANDO FAZ ALGUMA SUBSTITUIÇÃO É NA BASE DO DESESPERO ??????
    ESTRANHO ISSO.

  19. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    DESEJO UMA RÁPIDA RECUPERAÇÃO EDUARDO.
    O TURCO REALMENTE É O PRINCIPAL CULPADO POR ESSE DESASTRE FRENTE AO FLUMINENSE.
    O TIME PARECE QUE NÃO ESTÁ TREINANDO….
    O TURCO FEZ DA DEFESA DO GALO UMA PENEIRA , ONDE PASSA TUDO , BOLA AÉREA ENTÃO NEM SE FALA.
    UM MEIO DE CAMPO COMPLETAMENTE DESARRUMADO , BATENDO CABEÇA …
    VARGAS , ZARACHO , DODÔ E KENO ESTÃO MORANDO NO DEPARTAMENTO MÉDICO…… TEM ALGUMA COISA ERRADA AÍ.
    PARA HOJE SAI O PÉSSIMO SASHA E ENTRA KENO , É O QUE ESPERAMOS……..
    KENO , TAMBÉM MERECE UMA CRÍTICA , ESSE ANO QUANDO ESTEVE EM CAMPO , POUCO FEZ , O SEU FUTEBOL SUMIU ………..
    SERÁ MAIS UMA OBRA DO TURCO???????

  20. Bom dia!
    Que bom que você está de volta, Eduardo! Espero que o Galo também volte! E que o argentino também volte pra casa dele. Não dá mais, independentemente do que o time possa apresentar hoje. Estou muito indignado com a lerdeza de Rodrigo Caetano, além das lambanças que já fez, como incompetência pra trazer um treinador que preste, além de ter trazido Godin e esse centroavante mequetrefe.
    Fora Turco!
    Mexa-se Caetano! Ou então, vaza também!!!

    1. Cuca. Contrato até o fim do ano (término da Copa do Mundo). Depois, assume a Seleção. É o único que conhece bem o Galo. É o meu voto. A época do Levir já passou. O Levir cairia melhor no Cruzeirinho, depois da saída do Pezzolano para o futebol estrangeiro.

  21. Bom dia Massa e Guru

    Imagino que a anestesia que lhe aplicaram na cirurgia, tenha sido a mesma que aplicaram no elenco e no técnico na última quarta feira, pois não há outra explicação pra tanta letargia.
    Mais impressionante e irritante ainda, foi ver o Turco à beira do gramado totalmente passivo e inoperante, vendo o time ser literalmente ser engolido e o boçal sem reação.
    E pensar que todo nosso futuro tanto técnico quanto financeiro estará nas mãos deste sr nos próximos 30 dias. Sim, se não classificarmos no mata mata da libertadores e da Copa do Brasil, perderemos a chance de títulos e ainda um faturamento de pelo menos 200 milhões entre premiação, cotas de TV e patrocínios e o dinheiro da venda do Diamond talvez precisará ser utilizado para cobrir este desfalque.
    Uma vitória hoje é obrigação e que com ela venha também o bom desempenho, porque a paciência do torcedor literalmente acabou.
    Assim como desejo pronta recuperação ao nobre Guru, desejo o mesmo ao time, mas ressabiado, porque se temos a certeza que ao nobre escrita não falta vontade, o mesmo não podemos ter certeza em relação ao nosso time.

  22. Vergonhoso depois de ganhar tudo contrataram um técnico totalmente desconhecido que nunca ganhou nada e este ano vai passar em branco pq mineiro é disputado contra times amadores e esta tal supercopa é disputada em jogo único e empatou e venceu depois de cobrar 30 pênaltis, enfim voltou para o que era antes só brigar pra não cair…

  23. O Time do Santos:

    O Peixe é o 10º colocado do BR22 com 13 pontos ganhos (3V, 4E e 4D). É o quarto pior visitante com apenas dois pontos ganhos fora de seus domínios (OV, 2E e 2D). Fora fez três gols e sofreu cinco.

    Tem desfalques importantes para a equipe, como Léo Baptistão (machucado), Marcos Leonardo (seleção sub-20) e Kaiky (seleção sub-20).

    O provável Santos (4-3-3): (João Paulo); (Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires); (Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo e Sandry ou Ricardo Goulart); (Lucas Braga, Jhojan Julio e Bryan Angulo).

    Nas últimas cinco partidas o Santos empatou quatro e teve uma derrota (e-e-d-e-e).

    Olhando a tabela seca, o retrospecto do Santos está aquém no Brasileirão. Olhando comentários de torcedores santistas pelas mídias, é grande a revolta da torcida contra erros de arbitragem e VAR que teriam tirado ao menos seis pontos do Peixe.

    Caso não tivesse sido prejudicado, e realmente parece proceder a reclamação generalizada de seus torcedores, hoje o Santos poderia estar com a pontuação do Palmeiras (19) e figurar na frente da tabela.

    Em outras palavras, os resultados do Santos podem não condizer com o desempenho da equipe que parece jogar mais do que demonstram os números da tabela seca desfavorável ao Peixe.

    Outra coisa: o Santos deve procurar fazer contra o Atlético um jogo de segurança, para não perder, e buscar recuperação na competição nos demais jogos que são a priori mais fáceis, porquanto o Peixe já terá jogado todas as partidas difíceis possíveis, exceto Galo e Corinthians.

    Contra o Galo, portanto, o Santos do treinador Bustos, ainda se adaptando ao Brasil e conhecendo o futebol brasileiro como o Turco, deve ir cauteloso e procurando jogar nos erros do time atleticano de Mohamed que precisa sair para o jogo para vencer, vencer e vencer, desesperadamente.

    A agonia pela vitória do time atleticano, que terá que sair e propor o jogo depois da sapatada histórica para o Fluminense, pode ser explorada pelo Santos que pode surpreender o Galo, cuja defesa é a quarta pior do BR22.

    Para resumir: o Santos, se jogar fechadinho e trancado atrás, pode segurar o ímpeto do Atlético para achar contra-ataques e tentar surpreender, a despeito de desfalques importantes no seu ataque (Baptistão e Marcos Leonardo).

    Mesmo diante de tudo isso, o Atlético ainda é favorito, mas nem tanto pelos erros recorrentes do time alvinegro que “cria-cria-cria-mas-toma”, como na época de Sampaoli.

    O jogo é jogado e o lambari é pescado.

    Bamo que bamo…

  24. Bom dia Eduardo e Amigalos!
    Melhoras para você.
    Quanto ao sistema defensivo do Galo eu acho que uma grande diferença do time do Cuca para o time do Turco é a marcação efetuada pelos pontas. Com Cuca Keno e Savarino ou Zaracho voltavam para marcar. Com o Turco Ademir, Nacho e Sacha não fazem essa cobertura, dificultando a vida dos laterais que sempre estão dois contra um, deixando sair o cruzamento que pega os zagueiros de costas e os atacantes adversários de frente para o gol.

  25. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Caro Ávila! Após a bem sucedida intervenção cirúrgica, bola pra frente com as devidas precauções. Nada de queimar etapas! Com relação ao jogo de logo mais, precisamos somar os 3 pontos antes que a vaca vá pro brejo. O desânimo tem tomado conta de todos nós. Somente com uma boa atuação voltaremos ao estágio de sonhar com titulos. Atualmente, pela forma que estamos jogando, vamos brigar, no máximo, por uma vaga nas libertadores do próximo ano. Mas o atleticano é teimoso e continua acreditando na recuperação rápida do time. Para isso, urge medidas urgentes caso o time não dê sinais de melhoria. Para mim, hoje, se o time não convencer, fora El Turco.
    Bora pra frente!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *