Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Depende de nós


É título de uma bela canção de Ivan Lins, onde ainda profetiza “que acredita ou tem esperança”, embalando nossos sonhos de G4 e vaga direta na Libertadores. Pelos resultados de ontem, as ameaças de Paranaense e Fortaleza (empataram), na briga pelas seis primeiras colocações – no caso G6 – ficam mais distantes. Desde que, evidentemente, o Galo pontue (preferencialmente com vitória) na noite de hoje fora de BH contra o Corinthians. Temos de espantar os fantasmas.
Nos jogos de hoje, outro confronto que interessa demais ao Galo – desde que com bom resultado nosso – é Botafogo e Grêmio. Havendo vencedor, se o time carioca, reabre boa vantagem sobre os concorrentes. Já sendo o time gaúcho, a competição embola e abre possibilidades aos seis primeiros colocados. Situação similar no caso de empate. Tudo isso, pelos resultados da noite de ontem – incluindo a derrota do Bragantino para o São Paulo – desde que nosso time também saia vitorioso. Aí é o problema, depende de nós.
Não, por amor, não façam as contas que a minha cabeça sugere enquanto estou redigindo e vendo o dia clarear na nossa Belo Horizonte. Se isso, se aquilo, perturbam minha alvorada dessa quinta-feira. E o coelho? Tira quatro pontos do Galo e é goleado pelo Coritiba. O mesmo time paranaense com os dois pés no inferno que ganhou da gente de virada na nossa casa. Os outros dois desse inferno da degola, também tiraram pontos que estariam dando a liderança e uma gordura considerável ao nosso time do coração.
Esse desempenho bipolar do time do Galo, que condena o Torcedor a essa alcunha, que é responsável pela situação. Quem, a bem da verdade, possui esse distúrbio ou transtorno, não é o Atleticano e sim o time no gramado. E o desempenho da equipe sob o comando do Felipão tem sido exatamente essa combinação. Vencemos os três primeiros colocados. Botafogo em BH, Palmeiras e Bragantino na casa deles. Perdemos pontos irrecuperáveis para os cinco da rabeira. Faltando um único jogo frente a esses retardatários, o Goiás, perdemos 18 preciosos pontos para essa turma de baixo. Terrível!
Ainda assim, depende de nós, para avançar rumo a vaga na próxima Libertadores. Os dedos sugerem até mesmo devanear, afinal temos 18 pontos em disputa até o final da competição, sendo que os seis pontos que nos separam dos líderes, podem se transformar em três, caso o decadente Botafogo perca o jogo para o Grêmio. Lembrando que existem clubes com jogos a menos que os demais, o que provoca um desequilíbrio nas contas e sonhos.
Não me lembro, e acompanho o campeonato nacional desde 1971, uma única edição com situação similar a essa. São seis candidatos ao título, os mesmos que – acredito – farão parte dos classificados para a Libertadores. Lá na confusão de baixo, São cinco times, tirando América (matematicamente) e Coritiba (respirando por aparelhos), os candidatos a duas vagas remanescentes ao caminho da série B na próxima temporada. Vale dizer, emoção até a última rodada, tanto para título, G4 e Z4. Talvez até G6, caso Paranaense e Fortaleza reajam, já que Fluminense e São Paulo tem as vagas asseguradas com as conquistas da Libertadores e Copa do Brasil.
Sigamos, nessa sequência: Corinthians (f), Goiás (c), Grêmio (c), Flamídia (f), São Paulo (c) e Bahia (f). Dois são concorrentes diretos, outros dois brigam contra o rebaixamento e os dois remanescentes na zona do limbo. Está nos pés dos nossos jogadores, desde que atuem com comprometimento e vontade. Chegou a hora de espantar os fantasmas. Repito: depende de nós!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Depende de nós”

    1. De amarelo adidas, pra turma provinciana que curte nike e adidas, mas esquece que é melhor ganhar de lupo e le coq. A Massa é um retrato na parede, acabou. Quem frequenta o campo hj, nao é a Massa, a maioria são playboys, bundas moles, preocupados em fazer selfies, em contracenar nas redes sociais. Atlético e Cruzeiro hj, brigando pra ser o time do povo, é ridiculo! O Atlético, o Galo da Massa, a seleção do povo, não existe mais! Hj a “torcida “ paga 200, vai pro estádio curtir o espetáculo, se perder, reclama, pede raça e volta de Uber pra casa. Tem ate os que esculhambam o Kalil, o maior de todos, por sua posição politica, mesmo que nosso maior jogador e as injustiças que sofremos em toda nossa história sejam por isso. O punho cerrado do Rei é o dedo medio pra todos que nao sabem que nao da pra ser Galo e ser contra o que o Galo representa. Felipão e uma merda, todos deviam saber! SAN PS/ Jemerson e nosso melhor zagueiro, o segundo melhor é o Rever. Fuck o lugar comum

  1. Boa tarde, Ávila e Massa,

    O curintia tem um time horrível, salvam somente o veterano Cássio, Renato Augusto e o mais perigoso: VAR/juiz. Esse time foi beneficiado em vários jogos como sempre.

    A esperança nossa está nos pés de Paulinho, já que tirando ele e o Hulk nenhum jogador do Galo faz gol.

    Alívio em saber que Rubens viajou, ao menos estaremos livres de Edenilson.

    O retranqueiro deveria colocar Alison pra jogar ao lado de Paulinho, mas o provável deva ser o pavoroso Pavon.

    Galo!

  2. Boa tarde. Fiquei pensando, como podemos ser prejudicados nesta reta final por dependermos este ano dos lampejos do Hulk, da de carteirinha que sou deste atleta, fico indignado da dependência de um time como o galão de um jogador. Vejo um ataque ” garrado”, sem inspiração, e um time que falta “vaselina”(engrenagem) pra. Jogar. Noutros tempos arriscaria muito e colocaria os juvenis. Hoje temos de pensar nas consequências pelas drástica atitudes, principalmente a financeira e lembrarmos que agora somos SAF.Voltando ao Hulk, , precisamos muito dele na reta final e não vejo nenhum substituto a altura, o que pode comprometer e muito o nosso 2024.

  3. Esse time dos “erre” e seus miquinhos amansados, está mais p “trio ternura”_ filme filme triste que me faz chorar… de raiva,pqp!_ do quê p Ivan Lins,fato! E pensar q em 2019/20/21/22 pelo brasileirão, só deu GALO lá no gambazão. Mesmo saindo atrás do placar , sendo afanado pelo soprador de latinhas_ inclusive o fabricador de resultados q vai apitar hj é o mesmo q deixou de dar um pênalti em Vargas logo no início do jogo em 2020 pela 21ª rodada, e ñ adiantou de nada ,vencemos por 2×1 com gols de Arana e Marrone_ o GALO de RACA amassou o gambá sem dó nem piedade em todos estes os jogos como visitante,amassou jogando muita bola, diga-se. Hj a “estória” é outra,o Galo simpático q esse ultrapassado big-mustache sevenONE comanda é só bico p frente e se fizer um gol pára de jogar, daí ,é só o sufoco q resta.Aconteceu com o time que ele disse “q era bom” e ontem foi rebaixado dentro de casa de tão bom que é, mesmo o gol do Jemerson sendo anulado, a retranca cedendo campo ao adversário q está entranhada no time dos simpáticos recuou de forma bisonha e o resultado nem precisa ser lembrado. E o que dizer da entrevista do cenourão vendilhão ao Flow Sport? Melhor deixar quieto q este filme a cada dia q passa vai ficando mais triste.
    #FICAbig-mustache vc e essa turma do galinho simpático se merecem _ contém 1G de ironia_.TNC!!!!!!

  4. ohh que ótimo , li o blog e não tem choração com arbitragem e nem aquelas teorias da conspiração que atléticano adora (pra disfarçar a incompetência do time). Todo time perde pontos para os líderes da tabela invertida , mas o galo é imbatível , perdeu duas vezes para o Vasco da grama , 4 pontos para este horroroso América (disparado o pior time do Brasil), csa de Minas (horroroso) sem falar no péssimo cortina e outros resultados ridículos ano afora. Falta comando, e não é só do Felipão não , porque temos um diretor de futebol que só aparece para oportunidades de mercado, presidente kkkk não temos, e os poderosos donos do galo, desapareceram, com isto tudo vejo um time ao Deus dará . O último a sair apague a luz.

  5. Num jogo fêi, vendo o Coxa ensacolar o Cuêi, só deu regurgitação, mantra, ladainha, lamúria. Como é que o Galo deixou escapar tantos pontos para esses e outros times abancados , refestelados na zona da confusão? Hum?

  6. Bom dia Eduardo e massa. Todas vezes que estes bandos de bois cansados dependiam deles pipocou. Hoje é dia de ressuscitar outro defunto que está na porta do z4. Logo mais não temos o chorão pipoqueiro Hulk por ter procurado expulsão. Aliás Logo temos pavon e Edenilson aja sofrimento com estes peladeiros. Enquanto tiver esta pifia diretoria. Dinossauro ultrapassado Edu. Alison.paulo vitor e isepp nunca vá ter chances de jogar. Acorda SAF. Vá Galooooo.

  7. Salve Massa e Guru

    A cada rodada, a escala richter de raiva do atleticano vai ao limite. Ontem, o time que penamos para empatar, simplesmente tomou um chocolate de outro tão ruim quanto.
    E ainda tenho que ouvir o técnico dinossauro dizer que no sábado passado jogamos contra uma boa equipe. Se eles são tão bons porque só fizeram 21 dos 66 pontos possíveis? Vá te catar Felipão!
    Este campeonato é aquele que se oferece, mas ninguém quer.
    E hoje além de não sabermos qual Galo entrará em campo (obrigador ou o covarde?), vamos enfrentar um time postulante ao Z4, protegido pela mídia e CBF.
    A operação Salva curingão deve estar a mil hein! Olho vivo Galo!

  8. Bom dia a todos. Embora seja muito difícil, ontem bancada de comentaristas esportivos colocaram os seis clubes, novamente, com POSSIBILIDADES de serem campeões, incluindo-se o Galo em último lugar. Concordei plenamente, inclusive com a probabilidade apontada por eles, de que o Flamídia tem a vantagem de jogar quatro em casa, enquanto os demais apenas três. Contudo, faltaram combinar com os russos, porque a parada, DAQUI PRA FRENTE, não vai ser fácil pra ninguém, uma vez que a luta dos demais clubes, além dos seis prováveis apontados pela bancada, vão “comer a grama” para não caírem ou para subirem também, o que eleva a disputa. E escrevam aí: o América, já rebaixado, vai surpreender um dois clubes ainda… Daí ser praticamente impossível, hoje, apontar UM provável campeão, muito embora o Botafogo SÓ DEPENDA DELE, enquanto que os demais não. Ou seja, se qualquer um dos outros cinco prováveis ganhar todas, ainda perde para o Botafogo, se este, também, ganhar todas. MAS, como tudo para o Galo é sempre difícil, rezo e torço para que ele AINDA seja o campeão, me contentando, todavia, com a classificação para a libertadores.

  9. Ai, ai, este é o problema, depende de nós. Como confiar num time que não fez sequer uma boa partida com o ex-técnico desaposentado – por favor, me poupem de citar o 1×7 pelo nome – e só ganhou por atuações individuais? Se for para ele ficar em 2024 prefiro ir pra Sul Americana, com os 4Rs não teremos investimentos suficientes para equilibrar este time, que tem bons nomes. Poderemos passar vergonha na pré-Libertadores.

  10. Bom dia amigalos, para mim o Brasileiro terá um vencedor e não será nem o Fogo nem nosso Galo, deixaram o Flamerda chegar e esse antigo filme todos já conhecem, nosso Galo infelizmente não inspira a menor confiança, ainda mais sem o Hulk,uma classificação pra Libertadores está bom demais pro pobre futebol do Galo na temporada

  11. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Embora sem qualquer confiança espero que o Galo vença o Corinthians e se aproxime do seu objetivo G4. Considerando que não tenho o otimismo para crer na possibilidade de o Atlético conquistar o campeonato, minha preferência é pelo Botafogo ou Bragantino, que ontem foi garfado com um pênalti “mandrake” para o São Paulo. Espero que flamidia e palmeiras entrem pelo cano e não conquistem nada, e que seja o Galo o autor da inumação das chances do flamidia. Saudações Atleticanas

  12. Bom dia!
    Se seguirmos nessa “lógica” do Galo, devemos empatar com o curintia, perder pro Goiás e Bahia, e ganhar do gaymio, flaglobolixo e bambis. Ou seja, devemos somar mais dez pontos.

  13. Concordando com tudo que foi dito pelo Eduardo , analise precisa e realista , acrescento de minha parte, de minha humilde opinião , que , em caso de uma vitória hoje no campo dos gambás , além de colocar nosso time na luta pela fase de grupo da libertadores , pode até sonhar com título, titulo este que está sendo pisoteado, desprezado, esmagado , pelas derrotas contra times que frequentam a zona de baixo meretrício , zona do caos e confusão , refugio dos incompetentes e da falta de um minimo de planejamento . Atiça ainda mais nossa ira e revolta quando vemos a luta dos oponentes rivais se engalfinharem na disputa, com sangue nos olhos , lutando ponto a ponto e de nosso lado , entrega da rapadura , sempre com apresentações ridiculas e descompromissadas , é muito duro de suportar isto. Maldita diretoria , deste colegiado mentiroso, deste presidente banana , deste diretor de merda. Saiam do nosso galo, malditos. Desabafo feito, sigamos. Hoje teremos pela frente o curintia precisando vencer , este protegido, afilhado do eixo, virá com tudo , não teremos Hulk , que sinceramente , pelos ultimos jogos não está acrescentando nada , mas Hulk é Hulk , doa a quem doer, aceitem o fato, dói menos , diferenciado , espetacular quando resolve jogar e nào ficar nestas irritantes picuinhas com estes juizes vagabundos. veremos este renato augusto fazer chover , somente joga contra n osso time, veremos, talvez até este iuri alberto marcar gol , que marca somente quando passa o cometa. Pela adversidade , estou apostando hoje no galo, time levantador de defunto, debelador de crise nos clubes a beira do precipicio e clube que ganha dos favoritos em boa fase. Sigamos

  14. Bom dia xará e amigalos! Depende de duas situações: uma é Paulinho fazer gol(além do Hulk que não joga é o único que põe a bola pra dentro). A outra é que quando o GALO olha pra baixo da tabela fica com peninha dos times na degola ou perto da degola como o Curintia. Aí encarna a síndrome Robin Hood. Então vamos torcer pra Paulinho ser muito mal marcado pelos gambás e ninguém dizer ao time do GALO que o adversário só tem 40 pontos…

  15. Caros,

    “Toda vez q olho no espelho a minha cara, eis q sou normal, e q isso é coisa rara”.

    Se o NOSSO TIME tiver o Hombridade (com H maiúsculo e o resto pequeno!) de vencer o combalido curica, devemos TODOS, a tal Atleticanidade, os VERDADEIROS ATLETICANOS (dá-lhe grande KALIL, EU, VC e outra Cia), os SIMPATIA e até OS q JÁ vestiram OU vestem outra camisa, devemos pagar as PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS.

    FATO q requer HUMILDADE e COMPROMISSO com o IMPONDERÁVEL! EU ACREDITO?

    …e PQ? Pq ACREDITAMOS?

    Óbvio q não, temos é q AGIR e JOGAR FUTEBOL: e é assim pq AQUI ainda é CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!! Clube futebol e não reunião de Conselheiros para a Auto-Ajuda FAJUTA! É hr de JOGAR FUTEBOL, Vamos GALO, o campeonato ñ tá fácil prá NINGUÉM!!!

    Ah rá y buááá buááá buááá, IF e sniff …o q passou passou? E os pts perdidos pas MARIA (e AINDA ASSIM irônico teremos contribuído para o TETRA dela! …….claro q não, NADA PASSSA e se passou deixa PEGADAS, as ENTREGAS de rapadura e AS PAÇOCADAS e O MAIS a evidente FALTA DE FUTEBOL em jgs e jgs (para ser honesto, JAMAIS vi falta de vontade no time, sem EXCEÇÃO!!! Vi desorganização tática às vezes (e aí mérito para o VELHACO 171, deu-nos a CARA TÁTICA) outras vezes vi o q TODO ATLETICANO VERDADEIRO vê: o ELENCO CAPENGA, sem aquela PEÇA desequilibradora (o q TEM DE DESEQUILIRADOR no NOSSO CLUBE são os chamados AMANSADOS, como os chama ALEXANDRE, O GRANDE, blogueiros AMANSADOS – sujeitos tão PREZADOS esse jabaZEROS!, vixe maria!!…

    …agora estão ELES mansamente como de HÁBITO a proteger não sei O QUÊ por conta dos TROPEÇOS dos da dianteira…é mole? HONRA total AO MÉRITO!!!

    Vejam: o INCRÍVEL e FANTÁSTICO Esquadrão montado 21 foi do nada SIMPLESMENTE desfeito…pq não podemos DESFAZER o atual AGLOMERADO mambembe..E é hr de disso, de falar e de ouvir?…EVIDENTE q É!!!

    De novo e das antiga: Aqui é CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, é PRESSÃO e CRISE! …tem q jogar contra o curica, à maneira FELIPÃO (Deus nos olhe A TODOS!), trazer os 3 pts q interessa, colar na traseira dos PRINCIPAIS, passar o rodo no goiás (o último da rabeira ONDE mora Papai Noel, antes do BOM BAHIA – lembram dele?) e partir para os CLÁSSICOS DECISIVOS!!!…SIMPLES!!!

    Quem ousar DISCORDAR do ROTEIRO IMPROVÁVEL é maria DECLARADA!!!

    ABRAÇOS aos VERDADEIROS ATLETICANOS!!!

  16. Bom dia Avila. Vou torcer para o Botafogo ganhar do Grêmio e vencer esse Brasileiro. O Galo não merece esse título. Tudo que eu nao preciso depois da lapada no primeiro clássico na Arena com gol contra do Jemerson e ver Flamengo de Tite e Gabigol bater campeão brasileiro. Chega de passar raiva. Até hoje, aquela derrota na Arena é utilizada para zoar a gente e pelo andar da carruagem estes três pontos podem ser o fiel da balança para salvar o Cruzeiro da Série B, vez que estão com um jogo a menos na tabela. Minha meta: Botafogo campeão, Cruzeiro rebaixado. O Galo vai ficar onde merece: G 6, vaga na prelibertadores. Eu não comemoro conquista de vaga em G6. Este time, deveria estar no mínimo no G4.

  17. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 33/38 – Corinthians (fora) – E a agonia pro G4 continua. Quando se juntam esperanças de sequência de vitórias, o time perde pontos preciosos pra times fracos, verdadeiras “babas”.

    O alento é que somos visitantes indigestos.

    Vamos torcer, só que agora sem o super-herói que proferiu palavrões impróprios pra menores de 14 anos e foi corretamente expulso. Ombro nas costas é falta.

    Que Paulinho esteja iluminado e que Jemerson tenha passado numa “benzedeira” Top de Linha.

    Nossos pontos perdidos: 21(casa) e 22(fora), num total de 96/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

  18. Quando fomos CAMpeoes em 21, perdemos pontos p chape e isso não teve impacto no final. O problema é quantos pontos perdemos. 2020 por uma vitória, deixamos de ser CAMpeoes e perdemos p 3 dos 4 rebaixados.
    O que podemos aprender c isso? Penso que tirando a 1 rodada, TODAS as demais são finais. Tem que entrar pensando na taça. Mas o que ontime faz? Olha pra frente e vê mais 37, 36 rodadas pelo título.
    Sei que nenhum time vai ganhar as 38 rodadas, mas se o pensamento for de final a cada uma delas a chance de ter uma margem grande no final aumenta. O Botafogo, teve isso , mas tá perdendo gás. Pode ser que ainda dê, mas acho que o apetite de grêmio, Palmeiras e agora flamerda aumentou. E o galo?

  19. O curintia:

    13º colocado do BR23 com 40 pontos, o curintia tem três a mais do que o 17º CSA-BH, o primeiro da zona da degola.

    Tem o 13º ataque com 37 gols feitos, a 8ª defesa com 38 gols tomados e saldo negativo de um gol.

    É o 11º mandante com apenas uma derrota em Itaquera, somando 6 vitórias e 9 empates. É o 13º no returno.

    Com 9% de chances de rebaixamento, a direção corintiana colocou a partida em estado de máxima preocupação e a ordem é buscar uma vitória para afastar o time da zona da confusão o quanto antes.

    Time provável no 4-4-2 de Mano Menezes:

    Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Maycon, Fausto Vera, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Yuri Alberto.

    Desfalques: Fagner.

    Como o Atlético não faz uma sequência confiável no Brasileirão, pecando na regularidade que tem faltado e sendo uma equipe instável que vai a campo sem o HULK, o resultado da partida apresenta um prognóstico imprevisível…

    Ademais, o campo de jogo é sempre muito hostil para o Atlético que não faz por lá bons jogos…

    É um jogo encrenca…

    A ver…

    Ps: todo cuidado é pouco com o fator VAR curintia!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *