Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sequência da zorra total do Brasileirão

Serão cinco partidas hoje, pela 33ª rodada do campeonato nacional, que nessa reta final ainda tem quatro jogos adiados. Um deles, convenientemente, para atender interesse do Flamídia. Pela programação, caso não ocorra alguma nova alteração providencial, nos dias 18, 22 e 23 próximos todos os clubes terão cumpridos os mesmos números de jogos. Antes disso, no final dessa semana (11 e 12), a rodada 34, assim como hoje e amanhã terão os dez jogos programados.

Nas partidas de hoje, três delas, tem interesse direto nosso na luta por vaga nos Gs de cima – tanto o 4 quanto o 6 – que poderão aproximar ou afastar o Galo do sonho de mais uma Libertadores. Paranaense e Fortaleza, o primeiro quatro pontos atrás e o outro 11, mas com dois jogos a menos que o nosso time. Flamídia e Palmeiras, o carioca tem os mesmos 53 pontos do Galo, mas um jogo a menos. Esse que venho referindo ter sido adiado pela cbf por interesse do rubro negro. Já o time paulista, na segunda colocação, tem a mesma pontuação do ainda líder Botafogo com 59 e um jogo a menos.

O terceiro confronto, que é de interesse da Massa, entre São Paulo e Bragantino. O tricolor paulista, com vaga assegurada pela Copa do Brasil na Libertadores, tem a única preocupação de afastar se da zona de rebaixamento. Está com 42 pontos e a previsão de corte que era de 45, passou – segundo os matemáticos – para 47 pontos a margem de segurança. Já o time do interior paulista, com gestão invejável, passou a ser o preferido da maioria dos torcedores brasileiros cujos times não tem chance de título. Bragantino está na terceira posição com um jogo a menos a ser cumprido.

Nossa quinta colocação, desde a rodada anterior, é ameaçada pelo Flamidia neste meio de semana. Porém, na quinta temos de pontuar – preferencialmente com vitória e três pontos – uma vez que lutamos pelo G4 e mesmo afastar das ameaças do Paranaense e Fortaleza. Ainda que a rodada seja toda favorável, possibilidade de entrar na zona de vaga direta não existe. Então amanhã é fundamental vencer o Corinthians e eventuais desacertos da arbitragem para esperar o Goiás no final de semana. As vendas de ingresso começaram ontem ao final da tarde e início da noite. As regras de compras pelo GNV sinalizam a previsão pessimista de público pelos gestores do Galo.

E estamos no início de mês, sendo que ontem dia 7 foi o quinto dia útil – data de o pagamento de salários cair na conta dos trabalhadores – confirmando que os tropeços do time comandado pelo Felipão são responsáveis por toda essa desconfiança do Atleticano. Paulinho joga na quinta e também no domingo, uma vez que a apresentação está prevista para segunda-feira dia 13 de novembro. Sendo assim, diferente do que alguns chegaram a reclamar, não será desfalque em nenhum dos dois próximos jogos. Rubens também pode ser utilizado, pois seu caso não se enquadra no protocolo da Fifa por aquele choque de cabeça. Incrível, assim que ele deixou o gramado, o Galo foi uma caricatura de time em campo. Só reagiu depois do tento sofrido para o rebaixado América.

Em São Paulo, na quinta-feira, fora apenas Hulk cumprindo automática pela expulsão frente ao kuei. No domingo, seguramente estará em campo, mas pela gravidade da denúncia seguramente irá desfalcar o Galo na reta final do Brasileirão. Depois do time goiano, será com o Flamídia, o que dará tempo suficiente para as articulações ardilosas em realizar o julgamento e afastar o jogador dessa partida. À propósito, soube que a associação dos juízes de futebol, emitiu nota sobre o fato. Gozado, quando Daronco ameaçou o mesmo atleta, não me lembro de qualquer manifestação dessa gente. Por falar em arbitragem e o vexame da FMF? Na decisão sub 15, a partida atrasou por mais de uma hora, pois o árbitro não recebeu a escala correta com o horário do jogo. Vergonhoso!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Sequência da zorra total do Brasileirão”

  1. Eduardo, geralmente concordo com vc, em 100%. Sou da velha guarda e já vi o Galo ser vilipendiado diversas vezes, pela CBF, Globolixo, e por aí vai. Mas este ano? Faltou futebol. Estava resenhando com a minha filha e para não ir longe: 3 pontos para o Vasco no Mineirão, Três para o Curitiba na Arena, 3 para as Marias na Arena. Faltou futebol nestes jogos todos. Com 9 pontos a mais, estaríamos folgados na liderança. Este ano não dá para reclamar de nada, senão do time.

  2. Boa tarde, Ávila e Massa,

    Atlético vai jogar ainda contra os gambás e os mulambos, a suspenção do Hulk será pesada, talvez volte no último jogo pra ganhar do Bahia e ajudar o Vasxco. CBF dos ratos.

    Minhas forças estão concentradas no quarto rebaixamento dos nojentos azuis.

    Amanhã esse retranqueiro deve colocar Jemerson (o amado). Pavon e Edenilson nas vagas de Hulk e Rubens. Treinador baba ovo de BBB.

    Bora rejuvenescer Galo.

  3. Tomara mesmo que Hulk tome uma punição pesada. E que parem de fingir que não veem as merdas que ele faz.
    Não tem jogado nada ultimamente, não dá um passe certo. Idade chegou, já era!!!

  4. O GERALDINO:

    Enquanto isso, pelo sofá de casa, o geraldino assistia a TV, sem nada entender, a mesa redonda, que é quadrada, o trio de comentaristas do eixo sobre a partida do GALO contra o COELHO, no pós-jogo:

    Falou aquela comentarista do eixo, a curintiAna:

    “___ O Atlético de Minas não tem jogadores agudos pelos lados do carpete para fazer associação e baixar a linha de zagueiros na transição forçada pelo meia central na diagonal. Falta ao time de Scolari um pensador clássico, um iluminista que seja também um ritmista para desafogar como o Ganso do Flu…”…

    Aí entrou aqueloutro comentarista do eixo, o botafoguense mamona:

    “___ Exatamente assim; com um estilo de jogo reativo, o Atlético na Era Scolari vai mineiramente preferindo entregar a bola para o adversário, antes baixando as linhas, para criar o ilusionismo tático que objetiva concentrar as jogadas 4-4-2 na ligação direta, sempre no ponto do funil, lá no último terço, onde o Hulk tem sido facilmente marcado e perdido muitas bolas. Foi por ali que o Ameriquinha empatou a partida. Nessa pegada frouxa esse Galo não vai emplacar a classificação maior, senão a menor, na Sula”…

    O terceiro comentarista, o Varmenguista Mal@ Zezar, complementou:

    “___ o professor Luís Felipe é aderente ao 4-4-2 que verticaliza as ações ofensivas no HULK, na ligação longa, sem encaixotar o adversário, justamente para esconder o avanço camuflado do falso nove que surfa a onda entre linhas para não ser percebido. É nisso daí que o Paulinho tem feito tantos gols na camufla. Mesmo assim a convocação de Paulinho para a Seleção não é justa. Justa seria o Diniz, que gosta de futebol trabalhado com bolas curtas, pé a pé, convocar o Gabigol que é menos refratário que Paulinho nesse sistema de jogo dinizista da Seleção Canarinho…”…

    Depois de ouvir tudo isso, o geraldino desligou a TV e foi pro boteco tomar uma e zuar uma turma de cruzeirenses que jogava purrinha com palitinhos numa mão e o fiofó na outra…

  5. Bom dia xará e amigalos!
    GALO quer jogar a Libertadores 2024? Então que vença seus últimos adversários fora de BH ou dentro de BH. Com Hulk ou sem Hulk. Lembrando que a folha salarial mensal do campeão da Libertadores 2023 é metade da folha salarial mensal do GALO. E o Brasileirão continua sendo oferecido ao Palmeiras, Bragantino, Grêmio…..mas GALO tá ocupado neste momento e só observa porque seu desejo é “auxiliar” a turma lá de baixo a sair da degola…

  6. Salve Massa e Guru

    Pergunta que não quer calar. Qual Galo entrará em campo amanhã?
    O time brigador ou o covarde e sem vontade?
    O Galo Shamo (raça de galo mais agressivo e brigador) ou o Galo Garnizé?
    Este negócio de secar é para os incompetentes e nas mãos deste dinossauro, infelizmente é o que temos pra hoje.
    E tome Jemerson Delivery e Pavonroso.

  7. Se o Galo se classificar pra Libertadores vão manter o Felipão?
    Fora Caetano!
    Menins, por favor vendam o Galo pra empresários competentes no futebol! Vocês são uma lástima!

  8. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Manobras da “cbfla” e o resto da quadrilha ( comissão de arbitragem e stjd), sempre que tiverem condições, irão prejudicar o Galo. Por isso, o afastamento do Hulk é certeza. Quanto ao time, aliado a seu desempenho esquizofrênico, tanto pode dar uma surra no Corinthians como perder feio. Não dá para ter confiança nessa equipe, e nada se espera de melhora no padrão tático de jogo diante da ineficácia qualitativa da atual comissão técnica. Vamos aguardar o que o time vai ofertar ao torcedor. Agora de todos os jogos que o Galo esta por fazer ainda em 2023, o que mais preocupa é o jogo contra o Goiás, afinal viramos o papai noel dos candidatos ao Z4. Saudações Atleticanas

  9. Fora Caetano!
    Fora Felipão!
    Enquanto prefeito do Rio quer ajudar o vassxco com a reforma de São Januário, teve “torcedor do Galo” na política phoudendo com o Galo. Cadeia pra o bandido!
    Multa pesada pra Hulk o energúmeno irresponsável!!

  10. Certo o Felipão, com a autoridade de velho de guerra, quando disse, meses atrás, que o futebol brasileiro está acabando… Só não vê quem não quer!

    1. Caro amigalo

      Permita-me comentar: realmente o futebol está acabando e com grande ajuda do próprio que reclamou, com seu estilo covarde e retranqueiro

  11. Não sou defensor de arbitragem, mas será que algum dia li este blog e nele não se falasse em arbitragem e conspirações maquiavelicas (que acredito que existem) em favor do eixo? É muito choro e pouco futebol viu! Tome choro, futebol é secundario.

  12. Bom dia a todos. Ontem em uma reunião de trabalho, aprendi uma lição: por mais que a situação seja um circo, vc tem que jogar o jogo. Aqui este país a política e a cretinice imperam.
    Do mesmo jeito e este caso do hulk com a arbitragem.
    A nossa falha foi a diretoria não ter cobrado maior ação da CBF sobre o daronco.
    Agora vão usar essa oportunidade p dar uma punição exemplar.
    Ou seja, já queriam pegar o hulk de jeito pelo episódio do daronco, mas faltava a oportunidade perfeita. Nosso herói foi lá e deu a oportunidade que eles queriam.
    Da rodada, só quero a vitória do galo e do palmeiras .

  13. Sem Hulk, eu iria vim um ataque de Paulinho, Pavon e Kardec. E manda bola pra área! O Kardec dentro da área é matador. Pena que jogou pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *