Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De volta aos gramados e em busca de títulos

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Pois bem, caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, estamos encerrando a semana de trégua e vamos retomar a maratona de jogos do Galo. Durante os últimos dias, mesmo sem atuar, não nos faltou assunto para sustentar essa nossa condição invejável de Torcida mais apaixonada do planeta. Na entrevista do presidente, exaustivamente debatida entre nós, algumas evidências foram expostas. A maior delas, em meu modesto juízo, é que precisamos de tempo para corrigir erros e equívocos de um passado recente. Sendo assim, então, sugiro um período de resignação, depois cobrar com toda força que nos é facultada pela condição de nossa Atleticanidade.

Daqui para frente, o calendário chega a ser cruel. Em dois domingos, os confrontos decidem mais um Campeonato Mineiro. Entre esses jogos, a nossa primeira partida na fase que define os cinco clubes brasileiros que seguem na Copa do Brasil, ao lado de onze outros previamente selecionados pela temporada passada. Na sequência disso, viagem à Argentina para o primeiro jogo pela Copa Sul-Americana e estreia no Campeonato Brasileiro.

Eu, como você, quero vencer todas as competições. Regionais, nacionais ou internacionais, foram conquistas que contribuíram para que o Atleticano consolidasse essa louca paixão ao longo de 110 anos de história. Entretanto, todos os times estão em busca do mesmo ideal. Sendo assim, é compreensível que não conquistemos todas elas ao longo da temporada.

A primeira chance de título em 2018 será no Campeonato Mineiro. Chegamos à final, sem qualquer credenciamento ao título. Sinceramente, pela campanha da fase de classificação e ainda pelo nosso desempenho até o momento, o adversário é o grande favorito à conquista do título regional. Diria até, embora perceba muito torcedor do outro lado temeroso com essas finais, que essa gente tem obrigação de vencer. Até para convencer o seu desconfiado torcedor.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Não foi com outra razão que jogadores daquele elenco vêm – sistematicamente – lançando farpas sobre nossa condição para os dois jogos. Um deles, que se acha vidente, previu que jogador faria 60 gols na temporada e o “artilheiro” parou num modesto golzinho, até muito comemorado pelas circunstâncias. Outro veio falar em público, mostrando total e completo desconhecimento do histórico no futebol mineiro neste quesito. Só para o jogador entender, o Galo está entre os clubes brasileiros com melhor recorde de público em Campeonatos Brasileiros. Seria muito pedir que os projetos de algozes estudassem o assunto.

Na verdade, quando o Galo contrata um novo reforço, na primeira entrevista o jogador exalta a Torcida Atleticana, enquanto do outro lado, neste primeiro contato, a tônica é provocar o nosso time. É compreensível, afinal, antes dessa apresentação, lá e cá são orientados a respeito de como devem se dirigir ao seu novo público. E a vida dos adversários de agora nada mais é que falar de Galo.

Ainda assim, provocados por essa gente, vamos domingo a campo na condição de buscar o título cujo favoritismo – insisto – é do outro lado da lagoa. Sobre isso, disseram os filósofos do futebol Jardel e Ronaldinho Gaúcho. O primeiro disse que “clássico é clássico, e vice versa”. Já o bruxo, aquele demônio que passou pelo Galo e aterrorizou adversários que capitularam só com sua presença em campo, inclusive o próprio que vamos enfrentar domingo, afirmou que “quanto tá valendo, tá valendo”.

Se for assim, mesmo reconhecendo e até destacando que é obrigação deles vencer, vou para o jogo confiando no meu time. Afinal, sou um entre oito milhões de apaixonados Atleticanos. O grande diferencial entre o Galo e qualquer outro adversário não está no gramado, onde times se alternam por momentos de instabilidade de cada um, mas, sim, nas arquibancadas. Ao longo destes cem e agora mais dez anos, a Torcida Atleticana foi, é, e sempre será a maior e mais apaixonada entre os moradores de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Em termos de Brasil, arriscaria afirmar que supera até as duas maiores torcidas brasileiras, bancadas e incentivadas por rede de televisão, por meio de um depoimento do ex-jogador Marques. Ele atuou no time paulista, no carioca e depois no Galo. O ídolo admitiu que as duas outras são maiores, mas nossa Atleticanidade supera ambos.

Sendo assim, amiGalos, vamos lá lotar o Horto e fazer a diferença. Buscar, como na primeira partida com o Coelhinho, reverter a vantagem do adversário para o segundo e decisivo jogo que vale o título. Depois, como descrito acima, seguir a maratona que a temporada nos reserva.

Afinal, aqui é Galo, por#@!

25 thoughts to “De volta aos gramados e em busca de títulos”

  1. Boa noite amigos do Galo. Ainda estamos em no mês de março e já tem torcedor conformado que este ano não conquistaremos nada, a que ponto chegamos meus amigos. É inadmissível que a torcida aceite o papel de coadjuvante para nosso CAM em qualquer campeonato ou torneio do mundo. O momento não é bom e isto todos nós sabemos, há um desanimo contagiante da nossa diretoria, que acha que tem que ter dinheiro para contratar bons jogadores, mas vamos fazer a nossa parte como torcedor, vamos sempre empurrar o Galo para vencer,vencer, vencer.
    Chamo novamente a atenção dos nossos diretores para reforços a nível regional, o Mineiro deste ano revelou bons jogadores, as equipes do interior se apresentaram mais qualificadas, cadê os olheiros do Galo?

  2. Domingo jogo treino para libertadores; Vamos passar por cima. Alguem passa essas declaracoes para a comissao tecnica e jogadoes. Sao declaracoes dos cruzeirenses.

  3. Boa tarde caro Eduardo e massa atleticana!
    Não vejo o Cruzeirim com este favoritismo todo não!
    1) Vem sofrendo para vencer os times do interior de Minas;
    2) De time da prateleira de cima só enfrentou o Galo. O Racing é da prateleira do meio do futebol argentino.
    3) Do galo sofreu para vencer por 1 X 0 e do Racing perdeu de 4;
    4) A única vantagem deles é ter mantido o elenco, o treinador e jogar por dois resultados iguais, mas isto não quer dizer que já ganhou;
    5) É como disse o bruxo: quando ta valendo tá valendo;
    6) Quando um jogador adversário em entrevista, diz que vai passar por cima, é sinal que tá com medo e fala da boca pra fora, achando que com isto vai colocar medo no seu rival. Muito pelo contrário, isto dar muito ânimo e sede de provar pra eles que quem conversa fiado, dar bom dia a cavalo;
    Confio muito no Galo, que melhorou sensivelmente o seu futebol do primeiro clássico pra cá.
    Vamos dar um sacode iaiá neste tminho do barro preto, que os seus jogadores e torcidinha tão se achando, mas no fundo borram e tremem de medo do CAM.
    Que a nossa torcida faça a diferença e o time mostre que, quem manda no horto é o Galo.
    Saudações atleticanas a todos!

  4. Olá amigos da bola!
    Não vejo o Cruzeiro como favorito! Por quê??? Explico: o elenco cruzeirense é melhor, entretanto, os times titulares se equivalem. e pra vencer, depende exclusivamente do esquema tático que o Larghi irá implantar!… Se jogar ofensivo como nos últimos 4 jogos, temos tudo para vencer e bem. Agora, se recuar o time e jogar com medo, dando chutão como fazia anteriormente, aí complica. Portanto, é jogar pra cima deles!… 3 a zero pró Galo!…..

  5. Bom dia!
    Se sou bipolar, e admito que sou, estou no polo da confiança, do apoio, do entusiasmo e de que esse ano promete coisas boas. Aqui é só Galooooooooo!

  6. Bom dia.
    Engraçado abrir a página dos blogs aqui no portal e deparar com 2 bloguistas azuis preocupados em falar do GALO.
    Impressionante a necessidade de tentar denegrir o nosso time e a nossa fantástica torcida.
    Vai entender né.
    Portanto é isto aí mesmo,domingo é jogo treino e quando tá valendo,tá valendo…..
    OPS caiu um copo…
    GALOOOOOOOOOOOOOOOOO

  7. Caríssimos, bom dia!
    Estamos à véspera de mais um GALO e MARIPOSA.
    E a semana começou com provocação do lado de lá por meio de dois falastrões: Tiago N. e Rob…
    O primeiro falou que a MARIPOSA vai atropelar…
    O segundo disse que só a MARIPOSA consegue colocar 50 mil no SF (Salão de Festas).
    Um apanhado de público acumulado ao longo de 47 anos do Brasileirão, mostra de forma muito clara sobre tamanho e fidelidade de torcida no Brasil.
    “(…)
    PARA COMPARAÇÃO – RANKING DE PÚBLICO DO BRASILEIRÃO – 1971 a 2017:
    Clube / Média de público / Público total / Jogos (Participações):
    1º Flamengo-RJ – 28.231 – 18.265.600 – 647 (47);
    2º Corinthians-SP – 25.581 – 15.527.675 – 607 (45);
    3º Atlético-MG – 22.694 – 14.615.013 – 644 (46);
    4º Bahia-BA – 22.371 – 10.245.957 – 458 (36);
    5º Crüzëirö-MG – 20.459 – 13.523.668 – 661 (47);
    …”.

    Melhor não entrar na pilha desses dois bocós, ou bocoiós, como dizem na minha terra.
    Quero que se estrepem!
    E que durante o primeiro jogo da final um acabe quebrando ao outro em lance casual e saiam juntos no carrinho-maca, ficando ambos fora das finais, quiçá da temporada 2018, pelo efeito chinelinho.
    Vão te catar.

    1. Boa noite ZEGALO – UBERABA , lamentavelmente a atual diretoria não tem se empenhado para levar mais torcedor ao estádio, mandar jogos importantes e clássicos no Independência é de desanimar, quem mora nas cidades vizinhas a BH, quer ver jogo é no Mineirão.

  8. Bom dia EduGalo e AmiGalos! O Glorioso tem que entrar em campo com muita raça e atenção, pois um tal tn, do outro lado da lagoa disse que vão passar por cima, vamos calar a boca dessa maria. Feliz páscoa para o Blog e todos os AmiGalos. Aqui é só Galo p*&$#!

  9. Hoje, um dia muito especial, de reflexão e tristeza, após olhar para dentro de mim, meditar com reverência e enxergar minha pobre mas promissora condição humana, eu retorno ao nosso dia-a-dia e proclamo: eu torço contra o vento.
    Aqui fora resplandece a nossa paixão pelo Galo. Nosso Clube do coração. A razão de ser de todo mineiro enquanto desportista.
    Não enxergo favoritismo no adversário. Fez melhor campanha, está jogando um futebol mais coeso, mas Aqui é Galo!
    Se o Time morder, comer grama, dividir cada bola como se fosse a última, ou seja, se o Time entrar em campo como o Clube Atlético Mineiro tem de entrar, acho muito difícil este delicioso título deixar de ser exibido na sede da Olegário Maciel.
    Ricardo Oliveira está devendo. Ricardo Oliveira está sem marcar há alguns jogos. Gosto demais de dados assim. Dizem que o goleiro do lado de lá está há setenta anos sem tomar gol. Que beleza! Um bobo do lado de lá (pleonasmo é permitido, gente: afinal, estamos entre amigos) disse que vão atropelar. Bom demais isso!
    Eh Galo!

    Eh Galo!nosso

  10. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Quanto à fala de nosso Presidente, achei oportuna e mostra que ele está muito focado em fazer de tudo para “arrumar a casa”. Vamos deixa-lo trabalhar e acreditar.
    Como punir um cara que simplesmente está fazendo de tudo para pagar os salários de seus funcionários em dia?
    Para o clássico, o Galo tem que colocar em campo a sua tradicional GARRA, não dando chances ao adversário de crescer no jogo.
    Se ainda não temos um time ideal, a GARRA terá que falar mais alto.
    Pra cima deles GAAALOOO e faça a Massa feliz.

  11. Bom dia, ótimo e oportuno texto. É hora de apoio incondicional para desbancarmos as vaidosas. Vamos coloca las em seu devido lugar, de segunda força de minas. O fato delas serem favoritas, para mim, ajuda e muito, Elas entram de salto alto e nós com a velha raça de sempre. Vamos apoiar galera, é a melhor maneira de fazer esse time limitado ser campeão. E depois do título, cobrar reforços já pedidos aqui para que não haja acomodação. Galo sempre!!!

  12. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que hoje só pensam em reverenciar a nossa maior Paixão. Amanhã encerraremos os nossos preparativos para no domingo mostrarmos que estivemos combalidos mas, não mortos. Será para alguns como uma ressurreição. Estaremos novamente no topo da hierarquia do futebol regional. Vencendo mais uma vez este clássico mostraremos para esses contrários que aqui quem manda somos nós. E eles terão que mostrar suas flanelinhas porque estiveram até agora só guardando o nosso lugar. Um abraço, amigos e que todos tenhamos uma alegre Páscoa.

  13. Sejamos realistas… a maior chance de título este ano é no mineiro. O q vier depois é lucro. Ganhar BR e CB com este elenco é utopia . Ano de ajustes como diria 7. E ainda com tantos refugos q nenhum time no mundo quer… por isso, este jogo domingo é o mais importante do ano, tem que decidir. E no salão de festas só administrar. Pastor, hora de ser decisivo, acerta o pé . Precisamos do resultado, mas sem afobação . O jogo tem 90 min. Elas falaram demais, contaram história, a resposta será dada em campo. Respeitem o manto, respeitem a tradição, respeitem o Maior. Aqui é Galo! Acredito em 2×0.

  14. Verdade Eduardo! Infelizmente tenho que concordar que o favorito este ano é o ladro negro da força! Porém uma derrota não diminuirá em nada a nossa fé inabalada no Galo. Como Favoritismo não é certeza, uma derrota deixará as meninas mais tremendo do que tudo e a torcida das marias vai sumir dos estádios.

  15. Bom dia massa e meu Guru. Fechado! Tamo juntos no apoio ao nosso presidente, e vamos dar o crédito e o tempo que ele vem pedindo para colocar a casa em ordem. Claro que bipolares que somos podemos ter uma recaída e vir a este espaço esbravejar e cobrar, mas o momento e de apoiar. A única cobrança que. Continuaremos a insistir é a contratação de reforços, porque esta é inadiável, prova disto é que o que eu mais temia pode acontecer. Se o pastor não jogar, vamos depositar nossas fichas em Carlos? Brincadeira, fala sério!
    Quanto a fanfarronice do outro lado é compreensível, já que é a unica arma que elas dispõe, para combater a sindrome do treme treme. Mas como vc disse outros capitularam, ou algu,em ja se esquece de Ricardo Goulart?

    1. Boa tarde (quase noite), JBHGALO!

      Muito preciso o seu comentário, falou tudo. O falatório do lado de lá nem incomoda mais. É até melhor, que assim deixa a nossa vitória ainda mais doce, depois que calarmos a boca dessa gente folgada.

      Quanto ao Carlos, não tenho o mesmo receio que você. Sempre foi fraco, é verdade, mas também sempre foi matador no clássico mineiro. Tomara que a escrita se repita no domingo.

      Saudações atleticanas!

  16. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Acho que muita gente vai se surpreender com o Galo nessa temporada. Concordo que a torcida é muito apaixonada e por isso, não menos exigente, mas na minha visão um grande zagueiro seria suficiente para deixar o time bem competitivo. Ao contrário de muitos que estão desanimados com o time, o que me incomoda é essa desconfiança da maioria da torcida… Tudo bem, sou apenas um anônimo no meio de milhões… Agora, sou igual a um “Galo Índio”, não afina nunca. Vai Galooooo! ?

  17. bom dia amigalos,estou preocupado com falta de sintonia entre a diretoria e torcida e consequentemente torcida e time,ja tivemos times infinitamente inferiores a esse e a torcida estava sempre presente apoiando e hoje o que estamos vendo e preocupante.Acho que tudo isso vem do efeito do independencia que tornou o ingresso mais caro afastando o torcedor raiz.

  18. Verdade o que voce disse Eduardo: os jogadores rivais só pensam no Galo e como disse o Ronaldinho: quando tá valendo tá valendo.
    Eles tem um elenco muito siperior ao nosso e são favoritos? ninguém nega.
    Mas nós temos essa atleticanidade que voce falou.
    Nós temos a massa empurrando esta equipe.
    Galooooo Campeão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *