Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Coudet mostrou a sua cara

Embora no segundo tempo, seguramente por orientação do próprio treinador, o time tenha tirado o pé do jogo, na primeira metade encantou a quem acompanhou a partida de ontem no Horto. Mesmo considerando a fragilidade do adversário – talvez o mais fraco que enfrentamos até o momento – o Galo fez aquilo que o Atleticano quer e espera do time na temporada.

Envolveu o outro, num treino de luxo para o que nos espera proximamente – os jogos eliminatórios para a Libertadores – , com jogadas de um, dois, no máximo três toques e a bola era passada ao companheiro. Assim foi construindo o placar. Os dois primeiros gols, ambos de falta cobrada pelo Hulk (recebi de amigos que seria Hulk Aleixo, numa alusão ao ponteiro Éder), foram chutes mortais. O último gol – do Paulinho -, numa jogada muito bem construída, envolveu mais da metade dos jogadores no gramado.

Mesmo reafirmando que depois do intervalo o time perdeu a vontade que vinha demonstrando, ainda perdemos quatro oportunidades claras de marcar. Em duas delas, por puro capricho ou até excesso de preciosismo, debaixo das traves permitimos a zaga fazer o desafogo. Nas outras duas, por puro milagre do goleiro do Democrata. Pegou no susto. Nos meus tempos de colégio, lá em Araxá, dizíamos: “catou na cagada”.

A escalação inicial, pelo que estamos acompanhando do novo comandante, deu sinais de quem serão seus titulares. Evidente que quando o DM liberar Arana, a vaga do lado esquerdo é dele. A transição ainda será lenta e longa. Já Zaracho, Igor Rabello e até o Pavón serão boas dores de cabeça para Coudet. Só o sistema defensivo, acho, ainda carece de melhor ajuste. Ontem, antes dos dois minutos de jogo, já havíamos passado por dois vacilos. Dodô e Jemerson, nessa ordem. Fechando sobre o time, das substituições, um dos que entraram me chamou a atenção. O ainda menino Vitor Gabriel, de apenas 16 anos. Leve e até fez algumas insinuações com a bola no pé.

Quero assegurar que depois de três jogos, que como vinha dizendo, era processo de adaptação do treinador e conhecimento do elenco, ontem voltei pra casa com a esperança renovada. Pelas reações de amiGalos, muita gente aprovou o que o time fez ontem. A vitória deixa o nosso time isolado na liderança geral da competição. Ainda temos quatro partidas nessa fase de classificação e apenas na última rodada, em Valadares, saímos para pegar o Democrata. As demais serão em Belo Horizonte.

Pra não dizer que não falei da arbitragem, não gostei do Wanderson Alves de Souza. Critérios desiguais, inverteu escanteio para tiro de meta e até faltas. Não marcou falta escandalosa no Hulk, bem no início, logo depois deu outra muita mais leve contra o Galo. Pedrinho sofreu falta e ele marcou contra. Seu bandeira Celso Luiz da Silva, também fez algo nesse mesmo roteiro. Essas coisas denunciam, aguçam e dão margem a especulações sobre a arbitragem. Allan, amarelado com justiça, precisa voltar a ser o volante de 2021. Quero dizer, atuar bem com vem fazendo, mas sem fazer tantas faltas e tomar cartões de graça como ontem.

Entre os reclamantes, conheço alguns, teve quem optasse por ignorar a bola atuação da equipe para reclamar da camisa dourada. Também não gosto desse uniforme alternativo – interesse exclusivo da fornecedora – mas depois dessa grande atuação, prefiro falar do time que de camisas. Por fim, reafirmando o que venho dizendo desde a primeira partida do ano, esse time vai dar liga. Confio nos Eduardos do elenco, agora somos quatro na linha de frente. Coudet, Vargas, Sacha e – pretensiosa e abusadamente – eu. Existem ainda milhares de outros Eduardos, que somados aos Bastiões, Josés, Antônios e também Marias, Anas e tantos outros nomes, formamos esse exército de dez milhões de Atleticanos espalhados por todo o mundo. 2023 será um grande ano na nossa vida Atleticana.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Coudet mostrou a sua cara”

  1. boa tarde Eduardo e massa. uma ótima Vitória poderia ser 7.8.9.10 gols se não tivesse perdido muitos gols. Paulinho perdeu vários gols. etc.Hulk o incrível com 2 golaços de falta. agora pés no chão e ganhar das cabulosas e por elas a disputar o copa inconfidência. rsrs. muito bem treinador argentino em dar chances ao garoto da base. vai galooo.

  2. Boa tarde amigo do Galo. Realmente preocupante a questão de arbitragem também no Mineiro, ontem, mesmo com o Galo ganhando de 3, o juiz deixou de apitar dois escanteios, inverteu algumas faltas e se esforçou para prejudicar o NOSSO GALO. Quanto ao jogo, ontem o NOSSO GALO jogou como deve jogar, disputou bola o tempo todo, passes rápidos e buscou sempre a vitória, gostei muito da movimentação dos jogadores em campo. Destaque no jogo de ontem, Vitor Gabriel, assim como o Rubens merecem uma sequencia de jogo.

  3. Bom dia!
    Primeiro tempo impecável! Gostei muito do que vi. Finalmente Edenilson estreou. LD não é a dele. Pedrinho muito bom. Hulk esmagou. Paulinho, grande companhia pra Hulk no ataque, mas precisa parar de perder tantas oportunidades de gol.
    Só não entendo como é que Vargas ganha tanto pra apresentar tão pouco.
    Se PH tivesse tantas oportunidades como tem o tal fumaça, penso que ele aproveitaria bem mais. Fico impressionado como é que dão tantas chances pra Ademir e como ele só piora.
    Quanto aos Eduardos, só os titulares da beira do campo e o do Canto do Galo, respectivamente. O resto pode dar corda.
    Pra segunda feira, só precisa de equilíbrio emocional…cê tá me ouvindo, Allan? Se o time entrar bem preparado nesse quesito, teremos um verdadeiro 9Alo x cru2ëirö.

  4. Desde o começo desse Mineiro, venho dizendo que o nosso CAM é o melhor time disparado e têm que atropelar todos os adversários, sem dó nem piedade. Esse fato inclusive não é nenhuma novidade e todos nós sabemos do poderio dessa equipe, agora com o Coudet no comando. O caneco do Mineiro é o primeiro de outros que sonhamos para 2023.

    Queremos ver mais evolução dentro de campo e tenho certeza que vamos ter um time pra bater de frente com os grandes da América do Sul pela Libertas e claro, aqui dentro do Brasil pelo Brasileirão e Copa do Brasil. Elenco pra se montar um ótimo time nós temos, estrutura de trabalho melhor não têm e o novo Treinador, pelo visto, sabe muito bem como fazer funcionar.

  5. Ontem, finalmente, caiu a máscara! O Real Madrid tremeu e, morrendo de medo, ganhou do Al Ahli só pra fugir do Flamengaço Classificadaço. Mas não tenho dúvidas: Real Madrid paga-pau, a sua hora vai chegar! Em relação ao campeonato de roça, quase nada a declarar, exceto o sentimento de pena do Democrata.

  6. Bom dia xará e amigalos!
    Isso aí Gurú! GALO finalmente mostrou a sua cara ontem. GALO no primeiro tempo teve um futebol envolvente de toques rápidos e boas finalizações. Falar do excepcional Hulk é o mesmo que chover no molhado. Hulk está afiado como em 2021 e nos dará muitas alegrias neste ano. Exímio batedor de faltas que nos faz lembrar o bomba santa de Vespasiano Eder Aleixo. Gostei de Pedrinho(melhor jogo dele no GALO), Paulinho, Patrick, Edenilson e Dodô. A deficiência ficou na lateral direita. Mariano parecia fora de ritmo e forma física(tem que contratar um lateral pra ontem). Na zaga acho que Jemerson e Bruno foram bem mas é preciso de mais um bom zagueiro. No mais é meter o sarrafo no CSA-MG na Segunda-Feira e fechar o caixão da Mariada no Campeonato Rural. Parece que o time titular de Coudet é o que começou ontem faltando Zaracho e Arana. Se o estilo de Coudet é o do primeiro tempo então que seja essa a cara do GALO em 2023!!

  7. Bom dia, Eduardo e Massa.
    Sobre as camisas inventadas, dourada e rosa, estamos no mesmo entendimento: é invencionice, e descaracteriza o nosso uniforme.
    Quanto ao jogo, excelente no primeiro tempo. Só senti um destoamento do Edenilson. Não achei que fez uma boa partida. Achei muita insegurança no setor. E creio que o Coudet tem opções para o setor, mesmo antes de voltar o Zaracho.
    Creio, também, que os vacilos da defesa ocorrem por excesso de confiança. Considero o Dodô um jogador excelente. As eventuais vaciladas aconteceram também com o Arana. O Jemerson e o Fucks tem que se entrosar mais e não deixarem o excesso de confiança atrapalhar.
    Outro que, ao meu ver, precisa mostrar serviço com mais objetividade é o Paulinho. Depois que ele se auto elegiou dizendo que “bons jogadores” se entrosam rápido, creio que a cobrança tem que ser maior.
    Não li a matéria, nas creio que o técnico do “outro lado” já começou uma guerrinha ao dizer que aposta que o clássico vai ser uma “virada de chave” das azuis…
    Nossos atletas tem que ficarem atentos e entrar com o sangue nos olhos…

  8. Gostei do Vitor Gabriel, tem ousadia, não se escondeu no jogo. Agora espero que tenha ficado claro que Hyoran e Ademir não servem como opção, acho que nem p banco. Não acertam nada e não produzem nada, o time caiu drasticamente de produção após a entrada deles.

  9. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Tirante o fraco futebol do Democrata, o Galo ontem fez boa partida: intensidade, posse de bola ofensiva, transição rápida, boa troca de passes e compactação da equipe. O time fez bom jogo…

    Gostei do que vi, exceto o Allan pelo desnecessário cartão amarelo. Aliás, Allan é o Rei do Cartão…

    Volante amarelado no jogo é risco elevado de expulsão. Em jogos grandes ou emocionais como em clássicos (ex: próxima partida), uma expulsão em muito atrapalha o desempenho da equipe e pode colocar a perder uma vitória que, se vier, deixará o rival com muita dificuldade para classificar-se para as semifinais do Mineiro…

    Como a vitória no próximo jogo é fundamental por tudo que o confronto representa, Allan passa a ser um fator de preocupação.

    Resumindo, boa e convincente vitória do Alvinegro com preocupações em relação ao Allan.

  10. Grande vitória. Time se formando. Temos um técnico. Que motiva, que cobra, que dá oportunidades a todos. EDUARDO CHACHO é sim, um dos melhores em atividade na América Latina, já está fazendo grande trabalho no GALO. A filosofia de CHACHO: jogam os melhores que estejam preparados PARA AQUELA SEMANA. Não adianta ficar pensando em jogadores machucados que nao sabemos quando voltam e nem como voltam. Ontem entraram os melhores. MARIANO foi muito bem, e se não se machucar, resolve a lateral direita. Acho que o PH e o garoto da base podem ajudar. A lateral esquerda me preocupa mais. Só temos DODÔ, e acho que ele nesse ritmo do CHACHO vai estourar logo, logo. E RUBENS não é confiável como lateral, portanto, precisamos contratar é o esquerdo. BRUNO FUCHS e JEMERSON resolvem como ZAGUEIROS, mas… só temos eles, tem que vir mais 2, URGENTE, BRASILEIRÃO são 38 rodadas. Os MEIAS e ATACANTES tá muito tranquilo. PEDRINHO tá evoluindo muito, IGOR GOMES também, EDENILSON e ALLAN são nossa muralha e o pulmão do time. PATRICK vai evoluir jogando, não tem outra opção. PAULINHO e HULK são absolutos na frente. VARGAS, HYORAM e PAVON sempre entrarão no jogo. A evolução do time é coletiva, jogo a jogo Agora vencemos jogos, mais na frente, campeonatos. Time pra jogar com intensidade tem que dividir responsabilidades, HULK tem que fazer isso. Senão vai estourar. Divide responsabilidades na marcação, na conversa com o árbitro, na cobrança de faltas, de pênaltis, nas entrevistas, e até na substituição quando cansar. O GALO de CHACHO COUDET é coletivo.

  11. Bom dia Massa e Guru

    Se existe o tal placar moral o de ontem deveria ser uns 7 a 8 x 0, não só pelas inúmeras chances perdidas, mas principalmente pelo futebol praticado.
    Tão bom quanto, foi ver o time aos 47 minutos do segundo tempo, o time ainda fazendo marcação alta e brigando pela bola, bem diferente do insosso time do ano passado.
    E olha que ainda estão buscando vaga de titular: Zaracho, Igor Gomes, Hyoran, Vargas, Ademir, Kardec, Pavon, Otávio, Sacha e até Natan pescador. É muita gente boa buscando lugar ao sol.
    Chacho vem conquistando a torcida e ontem ao lançar Vitinho, foi pra galera.
    Mas a cada jogo, ficam uma pergunta que ninguém ainda conseguiu responder:
    Qual o limite de idolatria do nosso incrível Hulk?
    Não, não estamos aqui para compará-lo a Vitor, Rei ou ao Bruxo, mas com certeza, a reciprocidade do carinho entre ele e a torcida do Galo, o coloca lá no mais alto patamar de nossa história.
    Obrigado Hulk, se vc tem um lugar garantido, tenha certeza que este lugar é no coração do atleticano.

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Uma boa exibição, nada de excepcional face à fragilidade do adversário, mas ao que parece-me o time começa a tomar forma. Primeiro tempo infinitamente superior ao segundo, face ao placar construído no primeiro tempo e as modificações processadas. Confesso que ainda não entendi porque o Otávio não teve oportunidade no time. É um jogador interessante e que pode, perfeitamente, alternar o Allan. Gostei muito da atuação do Pedrinho, ocupando todos os espaços do campo e com visão de jogo, proporcionando as melhores alternativas aos jogadores de frente. Com certeza, como você tem afirmado: vai dar liga.
    Mas segunda-feira temos oportunidade de melhor avaliar o trabalho do Coudet. Não porque o Cruzeiro seja melhor que os times até agora enfrentados pelo Atlético, mas muito mais pela rivalidade e porque as marias estão avidas pela oportunidade de se ressuscitarem. Aguardemos pois…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *