Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Consolidar a liderança com o apoio do Atleticano

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Rodada confirmada, apesar da intenção e onda dos cariocas pelo adiamento, cabendo ao nosso time entrar com garra e determinação. Foi uma semana de descanso e preparação, enquanto o adversário teve jogo pela Libertadores e chega com desfalques para essa importante decisão. Aos jogadores e comissão técnica, a missão de honrar o nome e a tradição Atleticana.

Nós, Torcedores, ainda que em números tímidos, devemos empurrar o time para consolidar a liderança do Brasileiro. Refiro-me ao fato de, ao que estamos percebendo, novamente não esgotar os ingressos para um jogo de tamanha importância. Queira os céus que durante o dia de hoje ocorra uma reação em busca de lugar e, quem sabe, preencher as quase dez mil cadeiras ainda disponíveis.

Fiquei daqui pensando em tudo que li e ouvi a respeito dessa falta de motivação. Afinal, depois de seis jogos, estamos na liderança isolada, situação que sugere esgotar todos os ingressos. Entre as teorias que me foram apresentadas, fico com a questão dos valores dos ingressos. Convenhamos, revendo os preços, realmente os valores espantam o Atleticano da arquibancada. Esqueceram que o Galo é um time de Massa.

Que isso sirva de reflexão para os jogos futuros, até mesmo a avaliação da possibilidade de se jogar no Mineirão com preços mais acessíveis ao bolso de uma Torcida apaixonada, porém, ao contrário dos eventuais mandatários, de baixa renda. Saudade da geral e daquela festa que tive o privilégio de assistir e participar em tempos passados. Abaixo à gourmetização imposta ao Atleticano.

Para hoje não tem retorno, que isso seja repensado já para a próxima partida. Afinal, passando pelo Flamengo, vamos a Recife pegar o Sport no meio da semana e já no sábado – em Belo Horizonte – é a vez da Chapecoense. Estamos com essa Chape atravessada desde quando nos tiraram da Libertadores e da Copa do Brasil.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Quanto ao jogo de hoje, ao que tudo indica, apesar da frescura em não liberar lista de relacionados, o Galo não terá novidades em relação ao último. Exceto, claro, a volta de Gustavo Blanco no lugar de Elias. Naquele dia, o primeiro estava suspenso, e hoje é a vez do outro cumprir a mesma penalidade. Achei as entradas de Emerson e Bremer corretas e entendo que, para este momento, são os onze titulares escolhidos por Thiago Larghi. Tomara que o Galopsita, como bem o disse um leitor, e Ricardo Oliveira estejam iluminados.

Pelo menos até a paralização, daqui outras seis rodadas, não vislumbro novas contratações. Acredito, sim, e quero muito, que após o encerramento da Copa do Mundo ainda sejam agregados de três a cinco novos atletas para dar o equilíbrio que ainda não consigo perceber neste time Atleticano.

Ontem, à noite, estive na plateia de um interessante debate acerca do futebol brasileiro. Saí de lá satisfeito e ainda mais convencido da minha total ignorância técnica, tática e de gestão administrativa e dentro do campo. Sempre fui assim e vou morrer assim. Afinal, sou Torcedor e não treinador ou diretor. O que o Torcedor quer é vitórias e títulos. Pois ali, pude durante duas horas ouvir muito sobre planejamento. Os três convidados foram os treinadores Thiago Larghi, Enderson Moreira e o jornalista Mário Marra. Foi um show. Enderson mostrou que um time com 40% de jogadores formados na base é mais barato que se contratarem dois medalhões de outras equipes. Só temos dois (a dupla de zaga) entre os onze de hoje à noite.

Já Thiago Larghi, que a cada dia conquista mais a nossa confiança, mostrou segurança no que vem fazendo e tranquilidade quanto ao que podemos esperar para o futuro. O grande destaque, aos meus olhos, foi o jornalista Mário Marra. Sereno e lúcido como já o conhecemos, falou sobre racionalização do calendário e público no estádio. Se o presidente do time do coração do Marra tivesse a humildade de convidá-lo para um café e ouvir com atenção suas colocações, o Clube Atlético Mineiro encontraria com facilidade o caminho e a volta às grandes conquistas. Fica a dica!

37 thoughts to “Consolidar a liderança com o apoio do Atleticano”

  1. Boa tarde aos Atleticanos de Verdade, pelo que vi, hoje seria muito dificil colocar 20.000 no independência haja visto que nao ha combustiveis, na minha rua passa carro de minuto em minuto agora e de hora em hora. Mas e por uma boa causa quem aguenta 5 o litro de gasosa, esse vampiro ta louco. Quanto ao preco dos ingressos veja os precos dos jogos do Pameiras muito mais caros e o efeito Arenas da Copa acabou o Estadio raiz. Ganhando hoje lideranca consolidada e podendo abrir boa vantagem pro segundo colocado. Outra vantagem ja jogaremos sabendo o resultado do Palmeiras, daqueles times que aparentemente tem o jogo mais facil dos que estao entre os 4 primeiros. Confiante na vitoria e ai e so manter o ritmo. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

  2. Eduardo, boa tarde! Hoje estarei lá, mas compreendo o torcedor que prefere não ir. Portão 3 a mais de 100 reais é um absurdo. Kalil ajudou demais o Galo em suas conquistas, mas esse acordo feito com o Independência foi uma grande furada. Precisamos de um estádio maior para jogos maiores, em que os preços populares sejam mantidos. Pra cima deles Galo! Abraço!

  3. Boa tarde Eduardo e massa atleticana!
    Não podemos exigir muito da nossa torcida esgotar os ingressos, pois a situação financeira do povo tá ruim e os preços estão salgados.
    Teria o nosso presidente elitista, que não preocupa com o torcedor e está se lixando, levar este jogo para o Mineirão, colocando preços acessíveis a todos, lotando o estádio e ganhando muito mais dinheiro, que nesse arremedo de estádio. Agora é tarde e só resta quem tem bala na agulha ir ao estádio e apoiar e incentivar o time. É final de mês e a grana tá escassa, além da greve que também tá colaborando para a baixa procura, uma vez que não temos combustível na cidade.
    Vamos pra cima dessa urubuzada e confirmar a nossa hegemonia jogando aqui nos últimos 9 anos, sem saber o que é derrota para este time da rede bobo e da CBFla.
    Saudações atleticanas a todos?

  4. Bom dia amigos! Hoje é o dia de consolidarmos a liderança. A defesa titular do Flamengo é fraquíssima, imagine a reserva. É jogar com seriedade e enfiar logo uns 3, para dormirmos tranquilos na liderança! Dá-lhes Galo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Pra quem imagina jogo fácil logo mais, reitero que todo cuidado será pouco… o Urubu vêm com uma dupla de zaga muito jovem e a defesa em geral “””dizem””” não ser confiável… mas se estão lá é porque os caras têm seu valor… do meio de campo pra frente o time deles é muito bom então que o nosso GALO entre pilhado e com sangue nos olhos…

    não existe mais vitória de véspera… no futebol de hoje, sem luta e batalha dentro de campo, não se ganha mais jogo… portanto vamos todos nós na corrente da vitória… e que o Thiago Larghi tenha trabalhado nosso time no melhor esquema pra hoje… 1 x 0 GALO é goleada!!!!!!!!!

  6. Bom dia!
    Com apoio da Massa, concentração dos jogadores, disciplina tática e muita raça, vamos fazer bonito hoje.

    Mais uma vez, ô Ricardo Oliveira! Por favor, não tente cobrar falta. Você é péssimo nesse quesito. Não perca as oportunidades que surgirão, porque elas surgirão. Ah…se você não estiver bem e for substituído, não saia balançando a cabeça.

  7. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Depois de 15 dias na nossa MG.e de tanto beber umas geladas. Acabou a mine férias. Estou voando na hora do jogo. Mas espero que nosso galo amassa o flamerda. A equipe da glocbf.etc.é galo deixa está massa feliz. Vai galooooooooo.

  8. Bom dia Canto do Galo!
    Vou pegar a estrada agora. Tanque na metade. Vou ao jogo, só não sei se volto para minha cidade. 400km ida e volta.

    1. Oi Paulo! Ia dizer o mesmo. Guardei meu último quarto de tanque para ir hoje ao Independência! Espero que consiga chegar em casa na volta!

      1. Boa tarde Tércio!
        Estou em BH. Fiz 18,5Km/l, mas vou precisar de uns 12l para voltar.
        Se não conseguir volto de ônibus.
        Galoooooooo!

  9. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    O jogo de hoje é “briga de cachorro grande”.
    Mais do que nunca o Galo deverá jogar com o coração na ponta da chuteira. Somente a RAÇA poderá suprir as deficiências técnicas ainda existentes no elenco.
    Mesmo com alguns desfalques, o time rival é “cascudo” e possui três ou quatro jogadores que podem decidir o jogo.
    Desde já, a ansiedade já toma conta de mim. Mas continuo firme na fé de um bom jogo e consequentemente de uma maravilhosa vitória, para enfim, seguir firme na ponta da tabela de classificação.
    Quanto à presença de público em nossos jogos em casa, numa roda de Atleticanos, todos são unânimes em afirmar que os preços dos ingressos mais as despesas de viagem pesam muito no bolso, principalmente para quem é do interior.
    Mas, a maioria afirma também, que o time ainda não deu “aquela liga”, ou seja, não inspira qualquer tipo de confiança para a conquista do título.
    Por isso, somente uma vitória hoje, pode fazer o torcedor voltar a viver em lua de mel com a comissão técnica e jogadores e consolidar a nossa confiança no time.
    Pra cima deles, GAAALOOO! Faça a Massa feliz.
    Saudações Alvinegras,

  10. Bom dia, Eduardo. O pessimista voltou. Reproduzo o que você diz acima: O que o Torcedor quer é vitórias e títulos.
    Pois bem, para isso temos que ter uma administração responsável. Então, não dá para pedir títulos sem cobrar da administração. Cobrar só do elenco, e do treinador, é uma covardia. Ontem na página do UOL saiu a notícia que o Galo está sondando o Hernanes. Meu Deus do céu. Esta diretoria amadora não aprende nunca? Mais um medalhão que vai ganhar uma fortuna para afundar o time como Robinho e Fred fizeram? Hernanes não tem nenhuma identificação com o Galo, assim como Tardelli não tem com o Cruzeiro, por exemplo. Hernanes não é bom no desarme no meio do campo como Adilson e Blanco são. Então, para quer gastar essa fortuna? O Galo melhorou, e muito, a defesa pondo Léo Silva e Elias no banco, mas quanto tempo demorou para este técnico, e os anteriores, entenderem isso? Então, com todo respeito critico sua postura simplista de achar que teremos títulos sem cobrar ética, responsabilidade e decência da diretoria.
    No mais, ganhar 3 pontos logo mais no time queridinho da Globo, mas ganhar convencendo.

  11. Bom dia, AmiGalos!
    Entendo, sinto que nossos ânimos se encontram menos exaltados. Devemos perceber e não nos desviar de que poucas, pouquíssimas equipes no Brasil estão impecáveis. Dentre as que não estão uma delas, o nosso Clube Atlético Mineiro, se encontra na liderança de um torneio que ao final, vencido, poderá representar nossa definitiva redenção… Mas se não vencermos, apenas nós ficaremos entristecidos, diminuídos talvez __ que a nós cabe a tristeza ou a alegria __, o Clube em nada será alterado: não são exatamente títulos que determinam a grandeza de uma agremiação. Digo isto com os olhos fixados não no Atlético, porque seria raciocínio suspeitoso, sim de memória retroativa no campeoníssimo Corínthians de hoje, o Timão de sempre. Sou do tempo em que nos bares, vendas e botecos se lia “Fiado só quando o Corínthians for Campeão” Hoje ele é campeoníssimo, seus torcedores infinitas vezes mais felizes, mas ele, Corínthians, não é nem um milimetro maior que o Timão dos anos 60-70… O que faz um Clube imenso é a paixão de seus Torcedores, e eu disse torcedores, não revolucionários, engajados políticos, militantes extremados. Se os exaltados radicais têm o direito de deitar falação, eu torcedor-raiz, também tenho o meu de escrever contra a sistemática perseguição aos que trabalham no nosso Clube. Ficamos enfezados hoje? Vamos fazer barulho e vomitar impropérios. Mas acima de nossas convicções está o Clube debaixo do qual fizemos acampamento vitalício… Os homens que trabalham no Atlético, trabalhando debaixo de nossa atenta e diária vistoria, merecem respeito irrestrito, primeiro por serem homens, segundo por serem gente nossa. Irmanados dentro das cores do Atlético ou em permanente questionamento contra os que comandam, diminuindo tudo, enxergando apenas os erros? Não consigo ter dúvida.
    Saudações Atleticanas.

  12. Vamos GALO!

    Me preocupa o Gabriel na zaga. Ele é fraco na bola aérea. Hoje deveria ser o Leonardo Silva para ficar em cima do Henrique Dourado.

  13. Continuo mantendo a minha opinião. A dificuldade de encher um campinho como o Independencia, para mim, tem explicação: 1- O time ainda não é confiável. Altos e baixos. 2- Parece que estamos ficando livres do Elias. Mas enquanto não tivermos um substituto bom para o Pastor, estaremos sempre ferrados. 3- Independência não é lugar para o Galo. Só serve o Mineirão. 4- Confio na atual diretoria, que para mim é a mais profissional que o Galo já teve desde a sua fundação. E Thiago Larghi não pode sair. Nada de Cuca, Felipão, Luxemburgo e quetais. 5- O time pode até perder, mas é preciso mostrar raça, correr, disputar. Se não ganhar o Flamengo hoje, podemos desistir. É um time fraco e cheio de problemas. Mas fico tenso: ganhou com um gol de sorte e quase sem querer do Cruzeiro – que não é time forte – com o time reserva e com 10 em campo durante todos um tempo.

  14. Esse time do GALÔÔÔ!…
    Ah!…
    Esse time do Galo ainda vai dar o quê falar. Escutem o que estou dizendo!
    Em futebol vale muito a união do grupo. É claro que a qualidade individual de cada um é indispensável, mas sabemos que eles são todos de bom nível, que somado à união do grupo e à vontade de vencer, trarão resultadoso surpreendentes.
    Que Deus continue nos abençoando.
    Vamos chegar lá e já digo a Todos vocês. Minas não terá estádio com capacidade para acomodar a torcida do GALÃO da MASSA.
    Escutem o quê estou dizendo!
    GALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!

  15. Bom dia!
    A decisão estratégica das três últimas câmaras atleticanas (diretorias) é errática porque afasta o povo do Galo e burra pela insistência no erro crasso.
    Pesquisas de âmbito geral apontam que o interesse do brasileiro vem caindo em relação ao futebol.
    Em outras palavras isso significa que as novas gerações vão se distanciando dos campos de futebol.
    Se isso afeta todas as torcidas a torcida do atleticana ainda é mais afeta pela decisão de jogar no puxadinho do horto.
    Em suma há um envelhecimento da torcida e apequenamento de jogar em está dinheiro onde só vão os mais endinheirados.
    O povo então está sendo esquecido e desconvidado a comparecer.
    Quanto ao não rejuvenescimento da torcida sinto isso aqui no blog. Ao que parece os mais fiéis por aqui são da velha guarda. Eu mesmo com 54 anos.
    Outra coisa: hoje a rodada era para ter sido suspensa. A greve dos caminhoneiros que entra hoje no 6′ dia impactou tudo e estamos em pré-caos e apagão de todos os serviços.
    Certamente a próxima rodada será cancelada.
    Palpite: GALO 2 X 0 Framengo!

  16. Bom dia xara e amiGalos. Hoje é lutar, lutar, lutar e vencer, vencer, vencer. Sangue nos olhos e o coração na ponta da chuteira, três pontos valiosos que nos manterá na ponta da tabela e deixar o Fla um pouco mais atrás. Sem vacilos e sem bobeiras e que o RO ( tá devendo)possa fazer os gols para uma grande vitória. Vou ser mais comedido Galo 2×1 gols de Galopsita e RO. Saudações atleticanas.

  17. Bom dia massa. Clássico das multidões, chegou enfim o verdadeiro derbi, porque o jogo com nosso adversário local passou a ser segundo plano. Todo o Brasil reconhece que o duelo de hoje é o maior e mais empolgante do Brasil, e isso graças a grandes roubalheiras que os protegidos tiveram. Ao Galo resta lutar contra tudo e contra todos: time, arbitragem e tv que sempre protegeram e trabalharam para a vitória extra campo destes urubus depenados. Mas parafraseando o filme dos Vingadores nós temos o HULK, só que nosso HULK é alvenegro e apoia o time o tempo todo. Vamos lá massa, fazer a diferença e marcar nosso terreno, pois AQUI É GALO P$%#@!!!

    #FORA ALEXANDRE TADEU!!!!!!

  18. Bom dia Eduardo e amiGalos do blog!!
    Jogo grande, jogo de 6 pontos, grandes jogos como o de hoje são decididos no detalhe.
    O flamengo vem forte do meio para frente e bem ofensivo Paquetá, Everton Ribeiro, Diego, Vinicius Junior, Henrique Dourado, no banco Marlos Moreno, Felipe Vizeu, e Lincon.
    Porém a defesa é fraca e está desfalcada Diego Alves, Rodinei, Leo Duarte, Thuler, Renê, Jonas.
    Esse é o caminho das pedras fazer pressão nessa defesa e com o apoio da torcida ir para cima tomando cuidado com o Contra ataque.
    Tomara que os pés do Ricardo Oliveira estejam calibrado dessa vez, pois em jogos assim não da para ficar perdendo gols tem que matar o jogo.
    Com relação ao público essa diretoria é mestre em afastar o público, já falamos mil vezes que grandes jogos devem ser jogados no Mineirão já fiz mil comentários da grana que o Galo perde jogando no Independência mas o buraco é mais embaixo um dia essa caixa preta do contrato do Independência vai ser aberta aí vamos saber a verdade.
    É torcer para nosso estádio ficar pronto logo aí sim o time, o clube e a torcida vão se agigantar ainda mais e acabar come essas polêmicas de estádio, uma coisa é certa tem caroço nesse angu!!
    Saudações!!

  19. Bom dia Prezados Eduardo e Atleticanos , hoje é vencer, vencer ou vencer!
    Não há outra hipótese a se esperar contra o time protegido da CBF e do tal canal de televisão chamado de globo. Vamos não só apoiar o time do Galo, mas importunar o desempenho dos jogadores adversários. Vamos mandar esse time para bem longe das primeiras colocações, se possível com uma goleada estratosférica. Contra esse time esquece-se tudo em termos de crise, diretoria, necessidade de reforços e etc. O pensamento é só um: vitória a qualquer custo.
    Hoje é dia de três pontos e de comemoração com os amigos atleticanos. Avante Galo! Saudações Atleticanas

  20. Mais uma vitória en cima do mengo. Vai ser bom demais.
    Vai ser 3 X 0.
    Gols do Calopsita, Luan e Blanco .
    O Horto é nosso.
    Para a gente se isolar na liderança rumo ao título.
    Galoooooooô.

  21. Bom dia, , Eduardo! Bom dia GALISTAS! Hoje a vítima é a urubuzada! Com a raça que estamos jogando “CAIU NO HORTO TÁ MORTO”! Só gostaria de ver o Ricardo Oliveira, que é um grande jogador, mostrando mais vontade, com mais “sangue nos olhos”! Ele está destoando dos demais e, do jeito que está, parece que o GALO tá jogando sempre com dez! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  22. Bom dia, Eduardo! Infelizmente, enquanto não tivermos nosso estádio, o estádio será elitizado nos grandes jogos. Isso porque, o Kalil realmente fechou portas que até hoje não foram abertas. Porém, não é de todo errado, visto que Atlético e Cruzeiro partilham do mesmo número de torcedores, não teria motivo do Atlético ter que pagar mais pra jogar por lá. Quanto ao time, não gostaria de mais reforços, queremos ver mais base entrando ao decorrer dos jogos, como a grata surpresa que é o Alerrandro, Marquinhos e Bruninho. Trazer mais medalhões agora seria um retrocesso, e um time com moral e armado bem taticamente é bem melhor do que trazer jogadores que nada irão agregar. Pode-se citar o caso do Emerson Conceição, que só trouxe problemas ao Galo e ainda vai levar uma bolada de 5 milhões. O que precisa mesmo é revelar, pq a realidade financeira dos times brasileiros só permite a contratação de jogadores medianos. Os bons são fora do padrão, e só serão encontrados agora lapidados na base!

    1. Boa tarde Matheus e amigos do Galo. Concordo na íntegra com seu comentario, mas acredito que o NOSSO GALO tenha que valorizar mais os jogadores da nossa base. Outra observação importante, é que assim como foi garimpando o Blanco, outro jovens jogadores podem ser encontrados em equipes do interior do Brasil. O NOSSO GALO precisar se livrar dos empresários.

  23. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos à espera da confirmação, logo mais, da nossa liderança. Depois de uma semana de paz e tranquilidade só nublada pela notícia sobre o Emerson Conceição, estamos tranquilos.

    Para compensar essa má notícia temos a excelente notícia da aquisição definitiva dos direitos sobre o Gustavo Blanco. É assim a vida do nosso Atlético. Entre idas e vindas a gente se compraz.

    Um abraço atleticano aos amiblogs e amiGalos e um feliz fim de semana para todos nós.

    Viva o Galo porque sem o Galo não tem vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *