Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A convocação de um Atleticano aos amiGalos

Entre inúmeras mensagens que o blog recebe, essa me tocou de maneira especial. O leitor Antônio Batista Machado, de 47 anos, comerciário e com formação em marketing, conta como vive e reage como Torcedor. Por fim, conclama a todos – cada um à sua maneira – a apoiar o time em busca de conquistas.

Por: Antônio Batista Machado

“Que tipo de Torcedor eu sou?

Hoje estava pensando sobre isto, porque nas redes sociais você é rotulado de acordo com as suas opiniões!

Se você faz críticas é Atleticano Corneta!

Se você apoia só quando o time está ganhando é modinha!

Se apoiar nos momentos difíceis é torcedor raiz!

Se não critica e apoia o clube em todas as suas ações é chapa branca!

A única coisa que eu sei é que quando estou falando  do Galo parece que estou falando de mim!

Este símbolo representa o meu coração e a minha existência!

Nunca consegui ver o time entrar em campo sem chorar, estando no estádio!

A minha alma está triste nestas últimas semanas, bastaram às vitórias recentes para dar um pouco de alegria! 

Pode me rotular do que quiser, porque este privilégio ninguém me tira: Eu sou Atleticano!

Eu sou do Clube Atlético Mineiro!

Aqui é Galo!

Não sou mais Atleticano  em relação a nenhum torcedor do Galo, sou um torcedor igual a todos, às vezes não concordo com alguns, questiono planejamento da diretoria, substituições de técnicos, xingo juiz, fico triste, com raiva, eufórico, mas o meu nível de aceitação na derrota é um pouco maior, só isso! 

Se eu vou torcer para um time ganhar é porque não tenho a certeza da vitória!

Têm o adversário do outro lado que trabalha ,treina, são atletas profissionais também que querem ganhar!

O time que eu torço não joga contra 11 cones, e sim contra 11 jogadores profissionais com capacidade de defender e fazer gol!

O time que eu torço ainda tem um complicador que geralmente é prejudicado pela arbitragem, o youtube prova isto é só conferir!

Portanto não podemos sair arrebentando com o Galo quando ele perder, porque ele é forte e Vingador, perde um jogo, quebra a asa, sangra, mas levanta e vai pra briga novamente!

Torcer significa ser a favor de algo, desejo para que algo vença!

Homens importantes da história já disseram que a força vem da admissão da derrota!

Eu sei que quando o Galo tem seus atropelamentos, não se entrega, não fica na lona!

Não comemoro e nem fico feliz com derrotas, mas o trabalho de acreditar é o mesmo de não acreditar, por isso eu faço opção por acreditar sempre.

Precisamos entender que um jogo de futebol tem três resultados, vitória, empate e derrota!

Se soubesse que todo jogo o time iria ganhar de 3×0 não precisava de Torcedor e não teria a menor graça assistir jogos, o imponderável no futebol tornou o esporte mais visto no mundo, e se tornou uma paixão mundial!

Portanto vamos curtir mais o Galo, quem ama não tem tempo para odiar!

Aqui é Galo!”

 

19 thoughts to “A convocação de um Atleticano aos amiGalos”

  1. Sábado, dia 26 de maio de 2018, entraremos em uma guerra de 90 minutos. Não incito a violência (pelo contrário, pois sabemos que se algum jogador do Galo chamar um do Flamengo de “bobo” durante o jogo a punição vai ser cartão vermelho e 15 jogos de suspensão com perda de mando de campo pelo resto do ano) mas justamente por isso digo que teremos uma guerra. Contra o Flamengo, contra a entidade de futebol que o patrocina juntamente com seu irmão paulista em que já demos uma paulada esse ano e a rede de TV que faz de tudo pros seus dois filhinhos futebolísticos. A guerra vai ser ENFIAR BOLA NA REDE. Que entrem três, quatro, cinco, seis, SETTE, que o Galo mostre ao Brasil que futebol se joga no gramado, chutando a bola e correndo na raça. Que o Galo seja o Galo.

    Que sábado, amanhã, no caso, possamos dizer: VENI, VIDI, VICI!

    GALO FORTE E VINGADOR!
    Ando um pouco ausente do blog (não faço falta nenhuma), mas sempre tô acompanhando o Galo. De praxe.

  2. Obrigado ao Eduardo por oportunizar este espaço, tive o privilégio de escrever um texto e ser lido pelo meus queridos irmãos em Galo, escrever com a alma leva a interpretações diferentes,o mais importante , Aqui é Galo!

  3. Grande texto António batista. Sou galo.na Vitória ou na derrota. Também critico quando perde.elogio quando ganha. Etc.sou otimista e pessimista quando tem que ser. Aliás sou galoooooooooo.sempreeeeeeee

  4. Eiiitaaa!!!… Texto caprichado, eu chegando de viagem e topando com esta beleza de opinião, simples, objetiva e dificílima de ser assimilada: o torcedor torce. Eu diria que o Atleticano é. Ponto. Agora, quanto a esta questão de um ser mais Atleticano que o outro, eu quero e vou equacionar isto de modo permanente, indiscutível a partir de agora: eu sou mais Atleticano que os demais, que todos os outros, daqui e alhures, não reconheço, não percebo ninguém que possa se igualar a mim… Claro. Não pode, não poderia ser diferente: não sinto a dor dos outros AmiGalos, não vibro com a alegria dos outros AmiGalos: conheço apenas a minha… A gente só deve opinar, só pode opinar sobre o que conhece… Tenho dito.
    No mais, Saudações Atleticanas aos verdadeiros Atleticanos, entre estes o Antônio, encabeçando a lista.
    Eh Galo!

  5. Antonio, penso e ajo igual a você. Seu post poderia ter sido escrito por mim, letra por letra. Não condeno, não critico os “críticos” e nem os mais exaltados. Também não penso que você quer pautar ninguém ou dizer como devem se comportam outros torcedores. Enxergar isso no seu texto é forçar a barra. Entendi e estou com você, com o Eduardo e com todos que tem esse discernimento, que a hora agora é de apoio, mobilização e união.

    Temos uma chance que a muito tempo não tínhamos: lutar apenas pelo bicampeonato brasileiro, nenhuma competição paralela. Que tal fazer das decepções com as eliminações, um passo para um feito fantástico. Claro que sei que é um alvo muito grande, que as dificuldades serão enormes, que enfrentaremos derrotas e percalços, mas nunca tivemos medo ou covardia, não nos faltará vontade e empenho em lutar por mais esse titulo. Não tem nada garantido, e se formos campeões com certeza não terá sido fácil, mas nada nós impedir de querer e lutar, lutar, lutar…

    Afinal, o que nós custa acreditar e gritar ainda mais forte: Galooooooo!!!!!!!!

  6. Grande ANTÔNIO, belo texto. A grandeza da atleticanidade reside no fato de que mesmo não entendendo direito o que é ser atleticano nós não conseguimos deixar de ser e de torcer sempre, sem condições. Como disse o JANDIR aí acima nós somos atleticanos e pronto. Sem adjetivos complementares, sem exigências além de um time guerreiro para que possamos comemorar as nossas vitórias, sofrer as nossas derrotas, mas, acreditar e apoiar o tempo todo. Temos senso crítico, é claro, mas sempre buscando o aperfeiçoamento do nosso amado Atlético. Sudações e um forte abraço.

  7. Bom dia Eduardo e Amigalos!
    Espero que a torcida do Atlético volte a ser aquela massa que sempre empurrou e apoiou o time.
    Hoje vemos muitos torcedores cornetando, praguejando e fazendo oposição ao presidente 7º Câmara, mas ao campo apoiar o time que é líder no brasileiro esses torcedores não vão.
    No último sábado fiquei triste ao ver menos de 16.000 mil torcedores no Independência para um jogo contra nosso maior rival ( freguês ) que valia a liderança do Brasileiro.
    Nenhuma desavença de opiniões entre diretoria e torcida justifica público tão ridículo, o problema também não era o preço dos ingressos, então chego a conclusão que temos milhares de corneteiros que querem fazer revolução no CAM, mas temos poucos torcedores que querem apoiar e dar força ao time.
    Que saudade da massa dos anos 80, 90, e 2000, aquela sim honrava o Atlético e o ” nome de Minas no cenário esportivo mundial “, e com ela esse time com certeza seria muito mais forte e estaria mais próximo das grandes conquistas.
    Criticar, praguejar e ser revolucionário de internet, torcedor consumidor, é muito fácil, e esse tipo de torcedor não tem o meu respeito.
    O torcedor Atleticano de verdade critica de forma construtiva e respeitosa quando tem que criticar, mas antes de mais nada é um apaixonado pelo GALO e o apoia incondicionalmente em qualquer situação, graças a God sou um desses, estou sempre com o meu glorioso CAM, e não será divergência de opinião com diretoria, treinador, jogadores e outros que terão a capacidade de atrapalhar o amor e dedicação que tenho pelo Atlético.
    Parabéns ao torcedor Antônio Batista Machado pelo texto depoimento de hoje, é esse tipo de torcedor que joga o time e o clube pra cima, é com esses que me identifico.
    Um abraço a todos e obrigado pela atenção.

    1. “Não sou mais Atleticano em relação a nenhum torcedor do Galo, sou um torcedor igual a todos, às vezes não concordo com alguns”

      Desculpe, mas acho q vc pulou essa parte do texto

  8. Bom dia massa. Meu caro Guru, Fantástica a mensagem passada pelo amigalo Antônio Batista. Creio que qualquer um de nós frequentadores deste espaço devemos ler e refletir sobre nossas opiniões e nossas cobranças quando nos conclamamos ser os donos da verdade, ou os verdadeiros atleticanos como dizem alguns por aqui. A mensagem é simples: Somos todos atleticanos, cada um à sua maneira! Aqui é galo p#@!

  9. Eu fico com dó de quem não entende q as pessoas são tão diferentes e diversas em suas maneiras, que às vezes podem expressar o mesmo sentimento mas de forma completamente oposta.

    Infelizmente as redes anti-sociais (o maior VÍCIO moderno) apresenta essa diversidade a quem não estava preparado, aflorando sua falta de empatia, numa eterna postura de cobrança e julgamento.

    Esse fenômeno é mundial, em todas as atividades e áreas do conhecimento.

  10. Na verdade temos que parar de reclamar e levar o time a tão sonhada taça de campeão brasileiro.
    Se tem hora certa pra ganhar eu não sei, mas que ta parecendo que o titulo vai cair no colo do Galo, ah isso esta parecendo………

  11. Quanta frescura agora, de ser ou não ser Atleticano. De ser verdadeiro ou não.
    Eu simplesmente sou Atleticano, nos momentos bons ou ruins. Seja cornetando ou não. Seja nas vitórias ou nas derrotas.
    Não sou mais nem menos.
    Chega de mimimi.

    1. Jandir,
      Concordo com você! Chega de mimimi!
      Mundo está muito chato! Fica todo mundo se debatendo e se comparando!
      Rotulando e querendo provar quem é melhor ou pior, quem está certo ou errado!
      E isso chegou na torcida do Galo!
      Menos extremismos! Mais Galo!

    2. Jandir.
      Cada Atleticano se manifesta do Jeito que quer.
      Eu mesmo sou um Atleticano casca grossa.
      Se um torcedor do time adversário me Zoar, eu já torro na horas.
      ” Só não ofendo moralmente e não esculhambo a progenitora “.
      Eu sou do tipo que só aceita o Atlético perder uma partida se o time tiver demonstrado raça e vontade.
      Portanto …. AQUI É GALO

    3. Parabéns! Concordo! Uma chatice essa coisa de ser assim ou assado. Alguém conhece alguma forma ou aparelho que detremine sw alguém é mais ATLETICANO que o outro? Chatice! Besteira! Bobagem! Todps somos torcefores do GALO. Apenas isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.