Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com a chave virada

Felizmente, ao que percebo, a maioria dos Atleticanos já digeriu a justificável frustração da semana e encaram com otimismo a sequência da temporada. Neste mês de outubro serão sete jogos pelo Brasileiro e duas partidas pelas semifinais da Copa do Brasil. Nessa segunda competição, dia 20 aqui em BH e 27 na casa do Fortaleza, valendo vaga na grande finalíssima. Não podemos repetir o vacilo da Libertadores.

Paralelo a isso, valendo pelo Brasileiro, além do Internacional (C) hoje, vamos – nessa ordem – encarar Chapecoense (F), Ceará (C), Santos (C), Atlético-GO (F), Cuiabá (C) e o Clube de Regatas Favorecido pela CBF (F). Serão sete jogos, sendo três na casa do adversário e quatro com a força da Torcida no Mineirão. Cabendo a nós apoiar e impulsionar o time em busca das vitórias.

São 21 pontos em disputa e depois ainda restam dez jogos (30 pontos) para serem cumpridos em novembro e dezembro. Nossa pontuação, com relativa vantagem sobre os concorrentes, sugere muita luta e muita garra em busca dos dois títulos. Sem priorizar, agora em razão da última semana, prefiro o Brasileiro à Copa do Brasil. Se acontecer os dois, tanto melhor.

Fundamental é a sinergia que sempre marcou a relação histórica entre o time Atleticano e a Massa. Foi assim nos grandes momentos que vivemos no passado e agora nesse presente. Disse dias atrás, em 1971, eu não vi mas ouvi. Ainda era um pré-adolescente e vivia na minha Araxá. Inesquecível 19 de dezembro, que tem tudo para ser repetido neste 2021. Superação, dentro e fora do campo, é a prescrição para o sucesso.

Ao que percebo, se do nosso lado de Torcedor a eliminação já está superada, entre o elenco – da mesma maneira – o assunto já é página virada. Até acho que a diretoria age bem em protestar e requerer a anulação do gol irregular do Palmeiras. Não vai dar em nada, imagino, mas mostra que não estamos dispostos ao silêncio, acomodação e a conivência com essas aberrações. Os responsáveis pelo futebol no Galo sabem muito bem o que devem e estão fazendo. Cada qual no seu quadrado, não me atrevo a dar palpite em assuntos que não tenho pleno domínio.

Sendo assim, quem define é o presidente e sua equipe de profissionais de gestão e do comando técnico – aliados aos investidores que por sua vez sabem o tamanho dos passos que podem dar –, além, evidentemente, dos jogadores que estão com os salários em dia. Nunca fui o menino escolhido no “par ou impar” das peladas, meus investimentos são modestos como meu modo de viver, tampouco sou conhecedor desse apavorante mercado de capital. Então não sou apto a apontar erros.

O que me importa é o time em campo e a bola na rede. E nisso, apesar da dor da terça-feira, o Galo tem correspondido. Ganhou o Mineiro, foi eliminado da Libertadores sem uma única derrota, disputa as semifinais da Copa do Brasil e lidera o Brasileiro. Isso me credência e até me autoriza a ir ao Mineirão hoje à noite, ao lado de muitos Atleticanos, em busca dos preciosos três pontos para subir – ainda mais – na tabela.

Creio que o treinador manterá praticamente a mesma formação. Com exceção de Vargas, seja pela contusão ou como consequência da quantidade de gols perdidos, os demais estarão em campo. Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Hulk e – imagino – Savarino. Keno tem algo ainda não bem explicado. E é nesse time que confio a conquista do segundo campeonato nacional.

Mesmo com as convocações de Arana, Alonso (Paraguai), Vargas (Chile) e Franco (Equador), o Galo deverá enfrentar Chapecoense, Ceará e Santos pelo Brasileiro. Nesse caso, pessoalmente, estou com a diretoria. É inadmissível seguir adiando jogos como vem acontecendo. Me lembro de 2012, quando o Mala Menezes era treinador dessa selecinha, e malandramente desfalcava o Galo para beneficiar ao Fluminense. O ideal, a meu gosto, seria facultar aos clubes negar a cessão de profissionais para essa desinteressante CBF.

Por fim, caríssimas e caros, bora lá pra Pampulha na noite de hoje. Esgotar, novamente, os ingressos e mostrar para o Brasil e o mundo quem é o gigante de Minas Gerais. Força rapaziada. Fechado com o Galo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Com a chave virada”

  1. Galo segue fodastico! Recomendo pra alguns, aguardarem o fim do jogo pra fazer os comentários! Paciência eh sinônimo de sabedoria e evita passarmos vergonha. Nacho joga muito, Hulk decidiu o jogo, o Cuca, que é muito bom, está pra se tornar ainda mais relevante! Respeito aos bons, respeito maior aos vencedores. Galo teve grandes treinadores, muitos, muito bons. Agradeço pelo serviços prestados. Eu prefiro os vencedores. O time de 77 e de 80 eram melhores tecnicamente que os de 13 e 14. Mas os de 13 e 14 foram mais relevantes! Questao de opinao! Eh muito pessoal, tem gente q prefere o gilberto silva, q jogou pouco pelo Galo, nos processa usando argumentos esdrúxulos, do Que nosso capitão América. Luisinho jogou mais, mas quem e ele perto de Leo Silva? Tem quem prefira os bons, e tem quem prefira os vencedores (não seriam bons tbm?!). Respeito todos, mas prefiro os vencedores. Eh futebol, nao eh teatro! O mundo evolui e anda pra frente, ainda bem! Tudo mudou, inclusive o futebol. Aceita ou chora. SAN

  2. Fim de primeiro tempo. Inter dando um baile no Galo. Treinadorzinho de merda. Esse Nacho é muito fraco. O Galo merece muito mais que isso. Hulk amarelão. Vai precisar melhorar muito no segundo tempo pra ficar no nível ruim. Pqp!

  3. Boa tarde. Espero realmente que o time demonstre reação. Foram bons em correr pras redes sociais (mundinho virtual bizarro esse), pra se mostrar. Quero ver correr em campo, demonstrando em campo, que reagiram.
    Em que pese o erro da invasão, não contribuiu em nada na queda do Nathanael, nem no restante da jogada. Acho um desgaste totalmente desnecessário e espero que não tire o foco de nenhum jogador mais sonhador (coitado…). Bola pra frente, eu quero é o BR!!!!

  4. Cara, saímos de uma competição gigante e estamos bem em mais duas competições gigantes é difícil de entender isso??
    Parte da torcida na muito chata cheia de mimimi, nenhum time Brasileiro conseguiu ganhar Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil no mesmo ano, nem Flamengo nem Palmeiras ninguém…
    Com o apoio da torcida da para Ganhar Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil tá ruim?????
    Pow tá bom demais vamos apoiar hoje o jogo vai ser uma pedreira gigantesca, vamos carregar esse time em busca das vitórias como sempre fizemos, falta só 2 meses para acabar o ano e tenho certeza que esse time tá pronto para ser campeão!!
    Seja qual for o resultado de hoje vamos apoiar, estamos com a faz e o queijo na mão, mas o jogo de hoje é muito difícil, tenho medo do Galo perder hoje e todo mundo cair matando e o time se abalar e não conseguir recuperar.
    Depois desse jogo é o Lanterna e Ceará e Santos em casa da para ganhar as 3 e se manter líder com folga.
    É isso que a torcida tem que entender o campeonato não acaba hoje e o jogo de hoje é DIFICÍLIMO!!!

  5. Bom dia,

    Como já disse anteriormente, em dias de jogo fico sem conversa, me limito a ler as postagens dos Amiglos.
    Boa sorte ao nosso time e a todos Atleticanos hoje.
    Seguindo as palavras do Procópio Cardoso, é muito importante para o resto dos campeonatos o resultado de hoje.

  6. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. por favor galo nada de pipocar hoje. chega de pipocar. o galo tenta anular o jogo ou ter outro jogo contra os porcos esta diretoria amadora não sabe que isto não dar em nada esta Conmebol é um lixo. vamos ser mais uma vez memes dos rivais acorda porra perdemos por a equipe pipocou e termos um roedor de unhas no comando. aff.o cuca pardal disse que estava um dia de luto espero eu que sim porque estou de Luto a décadas por o galo me iludir. mas meu sangue é preto e branco e nunca vou desistir do galo. então cuidado com o inter precisamos vencer. galo 3×1.a galo não nos decepcione mais. vá galooo.

  7. As arquibancadas não podem abrir mão
    daqueles torcedores que estiveram no
    Mineirão na última terça .

    O entusiasmo , as lágrimas , a emoção
    e a empolgação daqueles que por lá
    estiveram a gritar “eu acredito” , aquilo
    ali foi uma demonstração impar da
    força da MASSA .

    p.s.
    Não , eu não tenho condições de ir a
    campo de futebol .
    Meu orçamento não me permite .

  8. Só esperar o jogo mesmo .

    Nada mais do que tenho feito desde 1959 ,
    ali colado nos alambrados , porém , hoje ,
    sem aquela emoção de ver em campo a
    alma e o espírito do verdadeiro Atlético , o
    time dos sonhos e do arrebatamento, que
    nos foi subtraído .

    Hoje em dia a alma do time é tão somente
    retórica , afastando-se da sua essência de
    ideia abstrata , que não pode ser medida ,
    nem tampouco observada , mas sentida .

    É o que temos !

  9. Bom dia, Ávila e Canto do Galo!!!

    O Time do Inter:

    O Colorado deve ir a campo num 4-5-1, assim:

    Daniel;

    Saravia, Bruno Méndez, Victor Cuesta e Moisés;

    Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Edenílson, Taison e Patrick;

    Yuri Alberto.

    São desfalques: Heitor, Moledo e Vinícius Melo (lesão) e Carlos Palacios (limite de estrangeiros).

    O Inter é o 7º colocado com 32 pontos com um aproveitamento de 50% (8V, 8E e 5D).

    É o 11º melhor mandante e o 5º melhor visitante. É a 7ª
    melhor defesa, numa média de um gol tomado por jogo (22) e o 7º melhor ataque (26).

    Tem dois bons atacantes que estão entre os artilheiros do Brasileirão: Yuri Alberto (7) e Denilson, o artilheiro, com nove gols.

    Numa classificação das últimas dez últimas rodadas, que marca tendência, é o 3º nesse ranking que tem o Corinthians em 2º e o Galo em 1º.

    Nas últimas cinco rodadas está invicto: venceu três consecutivas, o Bahia (c), o Fortaleza (c) e o Sport (f); e empatou duas, contra o Dragão (f) e o Santos (f).

    Ao longo da competição teve resultados fora da curva e anormais:

    Na 2ª rodada tomou uma sapatada fora, contra o Fortaleza, por 1 a 5 no Castelão, em jogo que teve um jogador expulso ainda no 1ºT.

    E na 15ª rodada enfiou um 0 a 4 no Flamengo em pleno Maracanã cujo jogo teve um hat-trick do atacante de Yuri Alberto e expulsão de Gabigol que ironizou o árbitro.

    Kkkkkkkkkkk…

    Quanta ingratidão!!!

    Na 4ª rodada, em Porto Alegre, o Galo bateu o Saci por 0 a 1, com gol de Nathan em assistência de Hulk.

    Naquele jogo, depois do gol no iniciozinho da partida, o Galo baixou as linhas e deu uma de Palmeiras, ou seja, tomou sufoco o jogo todo, mas prevaleceu.

    Para hoje o Galo é favorito, mas nem tanto. É um jogo-encrenca, encardido, num time montado por Aguirre que sabe jogar com cinco no meio campo, com dois volantes, para esperar sair na boa por uma bola.

    O Inter vai jogar fechadinho, tipo o Palmeiras, para um jogo de contra-ataque.

    E vai jogar para vencer, já que tem bons jogadores para tanto e está com a confiança em alta.

    Jogo perigoso…

  10. Ao que parece “apenas” ser desclassificado da Libertadores por INCOMPETÊNCIA não foi suficiente. Foi preciso, também, nos expor ao ridículo.

  11. Bom dia, Massa e Guru

    Nois tropica mas não cai
    Nois capota, mas não breca
    Nois enverga mas não quebra

    É com este e espírito que todos, comissão técnica, jogadores e torcida deveremos ir pro jogo de hoje. Pela entrevista de Rodrigo Caetano ontem, pelo menos por parte do clube isto ficou nítido, mas será que nós torcedores estamos na mesma vibe?
    Pelo que postou nosso Guru, sim, mesmo com exceções de alguns torcedores que teimam em ficar ao lado do caixão, velando defunto.
    Aliás, sobre Rodrigo Caetano, nós que sempre estamos aqui cobrando postura da diretoria temos que reconhecer quando ela age. Como disse meu Guru, o pedido de anulação do jogo vai dar em nada, mas mostra uma mudança de postura de quem aceitava passivamente tudo contra o clube sem pestanejar.
    Além disto, pressionados justamente pelo clube, a CBF decidiu não paralisar o brasileirão, ganhando uma queda de braço com o queridinho classificadasso.
    E tenho certeza que houve um dedo da diretoria pela não convocação de Hulk para o lugar de Mateus Cunha lesionado. Afinal esta seleção é uma merda mesmo!
    Palmas pra diretoria!
    Jogo difícil, contra um time que vem complicando jogos aqui em nosso estádio. Quer Rever desta vez não entregue a paçoca como no último jogo. E pessoal, lembrem-se não vamos jogar contra um cachorro morto!

  12. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    O GOL IRREGULAR QUE SOFREMOS CONTRA O PALMEIRAS , EM UM PRIMEIRO MOMENTO ANESTESIOU TODOS OS ATLETICANOS , INCLUSIVE JOGADORES , COMISSÃO TÉCNICA E DIRETORIA.
    NINGUÉM RECLAMOU DA ESCANDALOSA INFRAÇÃO COMETIDA PELOS JOGADORES QUE INVADIRAM O CAMPO ANTES DO GOL.
    ORA , SE HOUVESSE UMA GRITARIA , RECLAMAÇÕES , EVIDENTEMENTE IRIAM RECORRER AO VAR E O GOL SERIA ANULADO.
    O ERRO TAMBÉM FOI NOSSO EM NÃO RECLAMAR.
    CUCA JAMAIS PODE ESCALAR O MAESTRO NACHO FERNANDES DE PONTA , NACHO É MEIA E ASSIM DEVE JOGAR .
    HULK , ESTÁ PRENDENDO DEMAIS A BOLA E POR CONTA DISSO MUITAS JOGADAS SÃO DESPERDIÇADAS NOS PÉS DO ATACANTE.
    PRECISA SOLTAR A BOLA , HULK , PARA OS COMPANHEIROS MELHORES COLOCADOS.
    HOJE É DIA DE JOGO , GANHAR DO INTERNACIONAL É FUNDAMENTAL PARA MANTER A LIDERANÇA E UMA OBRIGAÇÃO.
    VAMOS LÁ , ATÉ A VITÓRIA.

  13. Bom dia a todos!
    Mais um jogo muito difícil hoje a noite. O Inter vem em ascensão no campeonato e vai querer beliscar ao menos um ponto em BH.
    Espero que os jogadores já tenham deixado a dor da eliminação para trás e que voltem a focar no campeonato brasileiro e tenham gana para vence-lo.
    Se o Galo quiser, será campeão, caso contrário vamos continuar amargando vexames.
    Que venha os três pontos, mesmo com sufoco.

  14. Bom dia! Estamos vivos e com grande chance de título. Em relação ao lance do gol do Palmeiras, não me surpreende as críticas à contestação do Galo, feita pela imprensa do eixo. Mas , gostaria de perguntar algo a eles: Quando um jogador do time que bate o pênalti, que foi convertido, invade a área, alguém no planeta contesta a anulação do gol? Imagino que não. O jogador que invadiu, participou do lance? Não, mas poderia participar. Da mesma maneira que o jogador do Palmeiras. É bom recordar que já tivemos caso de massagista entrando em campo para tirar a bola em direção ao gol. Por isto existe a regra de que se deve parar imediatamente o jogo na presença de alguém do banco dentro do campo. O que ocorreu no Mineirão foi um erro infantil do Deyverson e um ” desconhecimento” da regra de toda equipe de arbitragem. Isto deveria ser destacado pela imprensa. Agora, anular a partida, todos sabemos que não vai acontecer, porém, uma punição à equipe de arbitragem tem que acontecer. Abraços

  15. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 22/38 – Inter (casa) – Verso da música “Volta por cima” do compositor paulista Paulo Vanzolini é aplicável ao Galo agora: “Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira…” O resto é sabido e cantado.

    Bom é que o Galo já está “por cima” em duas competições. Além de semifinalista da Copa do Brasil, reina no topo do BR. Portanto, é jogar bem e manter-se forte, determinado e com foco.

    O Inter é uma grande camisa, jogo duro. No 1º turno ganhamos lá no sufoco, sem Nacho (gripado), gol de Nathan com passe do incrível Hulk.

    Com a Massa presente: “todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite”. Que seja a vitória.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 12 (fora), num total de 63/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaaloôô!

  16. Bom dia a todos. Sobre a eliminação, apesar da dor e da decepção, acho que devemos seguir em frente. Acertada a atitude da diretoria, mas não quero virada de mesa. Apesar da regra, estamos no Brasil e aqui o errado é muitas vezes o certo. O próprio jogador invasor já demonstrou isso. Há uma podridão atrás da beleza do futebol.
    Penso que deveríamos exigir uma compensação financeira pelo erro. Perdemos aí 35 milhões. Num erro de arbitragem e do VAR.
    Espero que o time esteja concentrado e mordido e adicionar mais 3 pontos. Esse Internacional é chato e já levou pontos nosso em outras ocasiões.
    Vamos galo. Focar no brasileiro, aumentar a vantagem. Qto a copa do brasil, da p levar, foco e determinação no objetivo. Temos que calar a boca de fdp’s que nos chamam de cavalonparaguaiio. Quero que vão se fuder, assim mesmo sem @@@ .

  17. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Sei não, viu Guru. Eu ainda não consegui digerir completamente o vexame de terça-feira e acho até que nem conseguirei. Parece que ficou algo entalado e que não quer descer. Mas talvez seja o acúmulo de decepções que já chegou à garganta e não cabe mais essa.

    Não estou confiante nesse resto de temporada. Esse time e treinador chegaram ao seu limite. Só de ouvir as “dúvidas” sobre a escalação do time me causa enjoo. Não sei como está a venda de ingressos, mas estou com dó dos atleticanos dispostos a se sacrificar e ter mais decepções. Acho que não serão muitos.

    Estou achando muito difícil acreditar. Acho mesmo é que não acredito mais. Acreditar em quê?

    1. Meu amigo Paulo Silva seu comentário é o reflexo de parte da torcida está sentido nesse momento
      Estamos calejados em chegar bem e entregar a paçoca no final.
      Mas até que me provem o contrário esse time o o Cuca merecem o nosso apoio.
      Saímos da Libertadores por detalhes, não perdemos para ninguém caímos de pé.
      ESTAMOS VIVOS em mais dois campeonatos gigantes, e com o apoio da torcida temos tudo para conquista-lo.
      Não podemos é entrar em uma vibe negativa, complexo de vira lata, e fazer desandar tudo.
      O jogo hoje é dificílimo mas mesmo se perdemos hoje temos os próximos 3 jogos para se recuperar e se manter líder isolado…
      Na minha opinião coitados é de Fortaleza (Copa do Brasil) Chapecoense, Ceará e Santos, AQUI É GALO E VAMOS GANHAR DESSES TIMES!!!!
      Contra o Inter sei não, mas não vai fazer diferença…..

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bela postagem, caro blogueiro #!
    Hoje começa uma nova história: a de superação!
    Vamos esquecer o que passou e centrar as nossas energias na busca dos campeonatos que ainda disputamos!
    O galo fez bem em contestar o ocorrido no jogo de terça-feira! Pode não dar em nada, mas que sirva de alerta para que os árbitros respeitem e cumpram as regras do jogo.
    Vamos que vamos…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *