Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Chuva de gols esquenta a noite fria

Foi eletrizante desde os primeiros segundos, com aquele gol relâmpago. Alguns disseram que foi aos 10, outros aos 11 e até 12 segundos. Na dúvida, fico com 13 segundos do primeiro tempo. Diga-se, depois de anos, aquela jogada manjada surtiu efeito. Todos os jogos, ao lado do meu inseparável companheiro Sílvio Scalioni, eu critico a saída de bola  do Galo. Ontem, quando comecei minha ladainha, Cazares me calou, depois da bola passar pelos pés de Erazo, Léo Silva e Fred. Foi o melhor “bem-feito” que já pude sentir nos últimos tempos.

Mas, como dizia, foi eletrizante. Não é qualquer jogo que termina com oito gols, sendo cinco do nosso lado. E o melhor, em momento algum houve agonia e sofrimento que atormentaram o Atleticano ao longo dos tempos. Gol relâmpago, vai para o intervalo com dois gols de frente e faz o terceiro no início do segundo tempo. Então, nem sufoco passamos. Foi perfeito, mas ainda faço alguma ponderação, que vou deixar para a postagem de hoje à tarde. Agora, é festa e comemoração.

A meta dos 12 pontos em quatro partidas em casa foi atingida e agora, a meu gosto, a nova proposta é fazer seis pontos em dois jogos fora de Belo Horizonte, Distante da Torcida, que ontem mais uma vez foi determinante na construção do placar. O Atleticano abraçou o time e o anúncio da presença de pouco mais de 36 mil pessoas fez lembrar a antiga dúvida do passado quando o Mineirão ficava lotado e a “Ademg informa” tomava vaia do Torcedor que questionava os números apresentados.

cazares - 30-06-16 - botafogo

Ao ritmo, outra vez, de Cazares, que marcou o primeiro e o quarto gols e ainda deu assistência para o segundo e o terceiro, o Galo sobrou em campo. Nem vou me alongar sobre o equatoriano, pois o ídolo e xodó da massa repetidamente vem brilhando, sugerindo ser desnecessário louvar sua presença em campo. Só me sinto impulsionado a repetir que o Aguirre foi um desastre para o Galo. Cazares comprova a afirmação.

Além dele, destacaria Victor – apesar dos dois últimos gols – com defesas arrojadas ao longo do jogo. Os dois zagueiros, Leo Silva e Erazo, foram perfeitos e Ronaldo, que jogou apenas dez minutos, levantou a Torcida com interceptações precisas. Fred, além de matador, vem fazendo o trabalho de pivô com maestria. Sempre deixa sua marca e ainda participa efetivamente da construção de jogadas, além de a cada escanteio se posicionar na defesa. Eu, que por pouco resistia à sua contratação, agora comemoro, pois o “Fred vai te pegar”. E tem pegado, adversário a adversário.

Robinho e Clayton, embora ainda possam e devam produzir muito mais do que o que vêm mostrando, ontem tiveram efetiva participação na partida. Carlos César não comprometeu e Douglas Santos é soberano. Já os dois volantes reservas – Eduardo e Júnior Urso –, chamados a atuar, uma vez que os titulares estão no Departamento Médico, são opções de banco, nada mais do que isso. O primeiro, ainda muito jovem, precisa de melhor amadurecimento. Tem uma técnica e habilidade refinadas, mas tem momentos em que parece dormir em campo.

jogadores fim de jogo aplaude Torcida - 30-06-16 - botafogo
Fotos: Atlético/Bruno Cantini

De qualquer maneira, o que foi legal e é para ser festejado e muito comemorado é que o Galo agora – depois de quatro vitórias consecutivas – colou no G4 e pode entrar neste grupo já no final de semana. Figueirense e Flamengo, com todo respeito, podem ser batidos pela nossa equipe, que está se encaixando bem a cada nova partida. A partida com o Flamengo não será no Rio, pois onde é a sede da CBF nem estádio há para o time carioca mandar seus jogos. Será, portanto, em campo neutro.

Ao final do jogo foi emocionante ver os jogadores – titulares e reservas – se reunirem no circulo central para comemorar o resultado e ao se retirar do gramado lançar aplausos para os Torcedores. Essa união de gramado e arquibancada, ao longo da nossa história centenária, faz o time se tornar imbatível. E é isso que a massa espera até o encerramento da competição.

27 thoughts to “Chuva de gols esquenta a noite fria”

  1. Acordei hoje com muitas duvidas tem um atleticanos,onde o prato vai jogar neste time ,tem vaga ou vai ser banco,outra coisa que me passou pela cabeça de atleticano que tanto ja sofreu com varios times ruim,agora vai minha sugestão para o presidente do Galo,ja que compramos tantas coisa falsificada da china nâo seria a hora de dar o troco nestes chineses,minha sugetao e simples kkk trocar o nome de alguns jogadores por exemplo o Patric passa a ser Cazares,o Carlos Cezar para a ser Douglas Costa,o Prato podemos escolher Yuri ou Pablo ,quem sabe os chineses não cai nestas pegadinhas que tanta vezes nos otario consumidores caimos,se quizer pode contar comigo para esta campanha kkkkkkkkk Aqui e Galo P……..

    1. kkkkkk ! Genial , Mendelssonon !
      Eu não sei o Daniel Neçpomuceno ,mas se eu fosse o presidente do Atlético Mineiro, esta idéia seria colocada em prática na hora !

  2. De Ávila, faço minhas as suas palavras em uma parte do texto ; memso vendo algusn pontos ainda a serem corrigidos, é hora de comemoração . Afinal de contas, não é qualuqer dia que se ganha de 5 x 3 ( eu disse que não seria jogo fácil ) c,om uma atuação monumental do nosso Cazares ,com o Fred cada vez mostrando mais ter pele atleticana e com esta comunhão inigualável entre time e torcida . Embora também pense que há alguns a srem corrgidos , temos muito a comemorar . Hoje é festa em BH !

  3. Olha, gostei de ver o Galo reagindo e mostrando qualidade, porém não estou gostando de ver o número elevado de gols sofridos. O time tem que parar de levar tanto gol. No mais estamos fortes na reação rumo ao título.

  4. Amigo Dudu,
    Primeiramente, gostaria de pedir que por favor, não publique essas acusações infundadas, como a desse alucinado da maconha.
    Bem, o Robinho, não fez nada além do gol. Está devendo e muito. O Clayton também esteve apagado o jogo todo. Eu não sei o que será desse time se o Cazares fique contundido. Pois com Robinho e Cleyton, estaremos roubados. No mais, foi um jogo muito bom, devemos corrigir a defesa e pronto.
    VOLTA KALIL PELO AMOR DE DEUS!!!!!AQUI É GALO PORRA!!!!!!

    1. Eu sugiro a todos atleticanos, ao avaliarem o Robinho, que vejam da seguinte perspectiva: Não esperar dele velocidade, pedaladas e jogadas elásticas. Mas esperar exatamente o que ele tem feito. Os números de Robinho são ótimos. Além disso, ele preocupa todas as zagas, é inteligente, tabela bem, e é decisivo. Se ele tiver espaço, sempre sai uma jogada de perigo ou de gol. Pra mim, está correspondendo. Se melhorar, ótimo, mas se manter o aproveitamento já está ajudando muito o Galo.

  5. Eu volto a perguntar, porque o presidente deixou o professor pardal do inferno fazer com o galo o que fez? Todos nos sabemos que por alguma razao ele nao gosta do cazares,mas o que o presidente deixou de defender nao foi o cazares, mas sim o atletico mineiro que nao esta mais na libertadores, e por esta razao estamos perdendo financeiramente, nao so por birra de um treinador, mas tambem por incompetencia de um presidente.

  6. Nenhuma boa referência do Júnior Urso? Não acredito. Estava lá no Mineirão, vi o quanto ele foi importante nas interceptações e saídas de bola. Para mim ele foi o segundo melhor jogador em campo.

  7. Esse Brasileirão, não tem nenhum bicho papão, por isso acredito que seremos CAMpeões. Regularidade, volta de jogadores contundidos = GALÃO CAMPEÃO!!!! Pode escrever aí Eduardo, o final do ano será PARADISÍACO de tanta alegria para a MASSA ATLETICANA!!! Abraços a todos e BICA BICUDO !!!!!!

  8. Não sei quanto a vocês , mas me fez lembrar dos bons tempos do galo de Reinaldo , de Cerezo , Paulo Izidoro , Marcelo . Jogo alegre . Máquina jogando com alegria e bom futebol . E sobretudo com segurança de vitória. Viva ! Viva o Marcelo que está fazendo o galo Jogar com alegria contagiante novamente. Isto é que satisfaz a galera , gols e bom futebol . Galoooooooooooooooo!!!

  9. Ah, e gostaria de lembrar também outros importantes detalhes. Acho que a era Independência já passou… Sem desfalques, o Galo sempre joga bem no Mineirão. Para quem está jogando é diferente, pode ter certeza. A visão de jogo muda, a dimensão do estádio faz sim a diferença. Digo isto porque já tive esta experiência na prática. O jogo tende a ficar mais aberto e organizado. Só fica truncado quando os dois times entram com a proposta de marcar a saída de bola, mas no geral a tendência é que o jogo fique mais aberto e aí jogadores como Cazares, Pratto, Luan Robinho e Fred farão a diferença. No Independência talvez ainda caiba jogos de menor expressão, contra times mais fracos, mas eu acho que para enfrentar times tradicionais em jogos importantes tem que ser no Mineirão mesmo. E tenho a desconfiança que o Marcelo prefere o Mineirão também. Acho que será importante a diretoria continuar trabalhando nessa questão. Um outro ponto, sobre o jogo de ontem é que fiquei tranquilo sobre a zaga. Mesmo com pouco tempo de jogo, o Ronaldo mostrou que não é zagueiro que marca com os olhos, ta sempre em cima da jogada e é seguro. Além disso, Fabio Santos que vai substituir D. Santos, é um bom jogador na marcação também. Minha confiança no time voltou. Galo!!!!

  10. Caro cronista, bom dia! Concordo com praticamente tudo que descreveu. Gostaria de acrescentar alguns detalhes… dá uma agonia, realmente, de ver que o Aguirre arruinou o primeiro semestre do Atlético. Mas enfim, a diretoria acertou muito na contratação dos dois equatorianos! E recentemente, na contratação de Fred, que tem demonstrado disposição e satisfação de vestir a camisa do Galo; além disso já fez seus gols e a tendência é sempre deixar o dele. Eu, porém, discordo sobre os volantes. Acho que não são apenas opções. São jogadores que podem sim entrar na disputa. Estamos muito bem servidos nessa posição. O que o Marcelo precisa corrigir é a compactação. Ontem houve muito espaço e o Botafogo finalizou muito, principalmente com chutes na entrada da área. E como havia espaço a zaga estava recuada, o que ocasionou os dois desvios que resultaram em gol. Isso precisa ser corrigido. No mais, acho que o time está numa crescente e com o retorno de Pratto, Luan e Maicossuel o sistema ofensivo vai funcionar como uma máquina de fazer gols com tantos jogadores bons à disposição do treinador.

  11. Xará, acho que você foi injusto com o Junior Urso, ele jogou muito e penso até que deva ser titular, pois dá ao time muito mais movimentação que o Carioca , que é muito habilidoso mas marca mal e é lento na transição para o ataque. GALOOOOO!

  12. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Sentimento de alegria toma conta de todos nós Atleticanos. Alguns mais pessimistas somente conseguem ver defeitos. Eu a muitas colunas neste blog venho defendendo que o Galo vai sim brigar na parte de cima da tabela. Não se assustem com o Palmeira, tem um bom time, um ótimo treinador, mas nós bem sabemos que o Cuca não sabe jogar fora, tanto que o aproveitamento do Palmeiras fora de casa é de time do Z4. E não vão se manter na ponta por mt tempo. O Galo vem mt Forte, com a volta dos titulares o time encorpou e ontem já deu para ver um toque de bola do Galo diferenciado. Já consigo ver o dedo do Marcelo Oliveira. Treinador que admiro e respeito. Jaja um colunista deste mesmo meio de comunicação escreverá sobre ele e o Galo destilando todo seu veneno, falando mal do time do galo do lucas prato e agora já começou a falar mal do Cazáres. Não sei de onde está saindo tanto rancor, talvez por ter perdido seu programa de tv, ou talvez por por torcer por outros times, a questão é que só na ver quem não quer. O GALO está sim em ascensão. Ontem não tive como ir ao Mineirão infelizmente, mas faço um relato, a Tv não sabia qual câmera colocar em certo momento pois todas estavam balançando e muito, mas oscilando mesmo, o torcida do GALO FAZ TREMER QUALQUER ESTRUTURA. Quanto a JUANITO CAZARES, típico jogador que antes era procurado em nosso futebol e hj tem pouco espaço pois só querem brucutus com mais de 1,80 altura nas categorias de base. Juanito é nosso Camisa 10 que veste a 11. Mas está bem empregada pois vários camisas 11 já brilharam com o manto sagrado. Cazares se transforma em campo, a timidez se torna talento e gols, muitos gols e assistências. Espero que a multa contratual dele seja bem alta pois será difícil mantê-lo aqui por muito tempo infelizmente. Mas enquanto esta por aqui que ele nos brinde cada vez mais com seu futebol alegre, brilhante e objetivo. BICA BICUDO. Quanto aos cornetas, devem estar reclamando pois sentem falta de Bilu, mixirica, catanha e por ai vai.. BORÁ GALÃO..FAZER A MASSA FELIZ.

  13. Victor jogou muito e tomou gols de bolas desviadas. Robinho e Clayton pra mim ainda devem e muito. E pra terminar, se o Nepomuceno tem um pingo de juízo, não venderá o Cazaras na janela, seja qual for o preço, o Brasileirão ainda vale mais.

  14. Muito bom o jogo, Galo fez belos gols e Cazares é um gênio, mas saliento que não podemos tomar tantos gols assim de times fracos! Não pode relaxar igual o Urso fez no último gol deles!

  15. Não seja injusto com Aguirre pois o CAZARES estava na farra,e usando maconha,essa afirmação veio de dentro do próprio galo

    1. Opa, calma aí amigo. Não saia reproduzindo boatos assim… muita irresponsabilidade isso. Você viu por acaso? Para de queimar o cara. Sem contar que Aguirre errou em todas suas convicções. Desde escalação ao esquema de jogo.

      1. Tem gente que parece papagaio de pirata, repete tudo que ouve, a própria diretoria detectou onde estavam postando esses boatos e prometeu processar os autores. Cuidado que voce també pode ser mais um a ter que provar oque fala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *