Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

CBFla X CBFlu tem de ser anulado

Destinos Ecológicos 300x250Não pretendia mais dar continuidade a assunto tão vergonhoso e discutir se o futebol brasileiro administrativa, disciplinarmente e, especialmente, em relação à arbitragem é ético ou não ou se o questionamento da moralidade por parte de torcedores e clubes fora do eixo Rio-São Paulo é procedente ou não. Entretanto, a própria CBF sugere a continuidade do assunto.

A polêmica causada pelo péssimo, polêmico e reincidente árbitro Sandro Meira Ricci parece que vai render mais do que uma semana, como sempre acontece. A imprensa carioca pouco debateu o assunto, enquanto a paulista – que tem o Palmeiras como interessado – tripudiou. Nos demais estados, de maneira especial na nossa Minas Gerais, o tema dominou. Pelo lado do Galo, demonstrando preocupação com a sequência do campeonato e os outros tentando ironizar assunto tão sério quanto sugere.

Wright - 03
Fotos: UAI/EM

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a tal comissão “independente”, criada pela própria CBF e que tem entre seus integrantes um português e nada menos que o José Roberto Wright, de triste memória, sugeriu o afastamento do “apitador”. Ora, duas considerações breves. Wright tem moral para tanto? Seu passado condena!

Outra. Punição por punição, tempos atrás, salvo melhor juízo, já a comissão comandada pelo Sérgio Correa também afastou o juiz gaúcho Carlos Eugênio Simon, que tirou o Galo de uma Copa do Brasil, favorecendo o carioca Botafogo. E sabe o que aconteceu com ele? Foi apitar jogos da Conmebol, indicado pelo departamento de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. Hilário!

Se a CBF tivesse a intenção de tomar atitude séria, o correto seria anular a partida. Que o gol foi irregular, todos nós sabemos, mas a sequência, validando, recorrendo ao bandeira, confirmando e depois – sob pressão dos flamenguistas e usando informação de terceiros – decidir anular o gol deixa o campeonato contaminado. Em anos anteriores – notadamente em 2012 –, de maneira muito mais escandalosa, os “erros” de arbitragem definiram o campeonato. Sempre a favor de cariocas e paulistas.

É uma oportunidade única, se é que há mesmo a intenção de moralizar o esculhambado esporte no Brasil. Foi perceptível que a mudança na decisão do – repito – fraquíssimo juiz foi em cumprimento de ordem que veio de fora do campo. Basta ver o lance e os mais de dez minutos que se seguem. O cara de pau ainda teve a coragem de omitir a paralisação na súmula da partida entregue após a partida.

Sandro Meira Ricci, mineiro de Poços de Caldas, em sua tumultuada carreira – que não se sabe por quais critérios foi contemplado para participar de competições internacionais –, já prejudicou os clubes mineiros inúmeras vezes. A mais escandalosa de todas elas, até nem foi com o Galo, mas numa partida de nossos adversários domésticos com o Corinthians. Marcou uma penalidade inexistente com base no ponto eletrônico, proibido até então e utilizado agora. Com isso, tirou a chance do título “deles” naquela ocasião.

Ele, que reside em Brasília, a exemplo de outros árbitros da CBF, a cada temporada se vincula a uma federação estadual diferente. Naquele fatídico 2012, o Galo, que foi vitima dessa situação, teve de assistir ao árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias tirar dois pontos nossos em clássico regional, para, logo mais à frente, assegurar três ao Fluminense, numa vitória conquistada sobre a Ponte Preta nos últimos instantes da partida em dois lances irregulares. Tanto este quanto vários outros juízes, como, por exemplo, o carioca Pablo dos Santos Alves que naquela ocasião estava como capixaba e apitou a partida do tricolor com o Náutico e não marcou uma penalidade no último minuto da partida, que decretaria o empate.

Então, com todo respeito que sequer são merecedores, se têm mesmo a intenção de dizer que lá existe seriedade e que trabalham pela moralização, primeiro nomeiem para cargos tão importantes pessoas de ilibada conduta e passado intocável. Wright, pela lambança do Serra Dourada em 1981 e suas declarações posteriores sobre o ocorrido, jamais mereceria pertencer a uma comissão que tem a incumbência de dar transparência à arbitragem. Do português eu nunca ouvi falar, mas prefiro acreditar que não seja uma piada.cartão vermelho2

Outra medida moralizadora seria única e exclusivamente a anulação da partida da última quinta-feira. Qualquer decisão diferente manterá a mácula da promiscuidade e manchará o Campeonato Brasileiro de 2016. Assim como em muitos outros casos do passado, como, por exemplo, aquele que o Internacional foi prejudicado em favor do Corinthians. Sempre, como se percebe, para favorecer cariocas e paulistas.

Ou moraliza agora ou assentem sob o manto da desconfiança de maracutaias. Se houver a confirmação da vagabundagem, que seja formada imediatamente uma liga para a organização de torneios interestaduais.

31 thoughts to “CBFla X CBFlu tem de ser anulado”

  1. Clube Atlético Mineiro…
    Galo!
    Galo de Raça, Galo de Briga, Galo Vingador.
    Galão da Massa, Galo Carijó, Galão do Povo!
    Quero ver nossa Belo Horizonte festiva, o povo nas ruas, comemorando…
    Quero ver nossa Minas Gerais radiante de alegria, seu povo feliz por ver o
    nosso GALO CAMPEÃO .
    VAMOS SER CAMPEÕES!
    PRÁ CIMA DELES GALÔÔÔÔ!!!

  2. Na verdade, o Atlético tem que formar duas frentes:
    A frente que é o time, tomando consciência de que são o melhor e mais qualificado plantel do Brasil, entrar em campo colocando a alma na chuteira e detonando os adversários.
    A frente designada pela diretoria, para atuar encima da cbf-zinha, com todos os recursos que puderem ser empregados, até que seja restabelecida a conduta ética, dentro de nossa confederação de futebol.
    Porque, Aqui é Galo!
    e Vamos mostrar mais uma vez que:
    Quando tá valendo, Tá valendo!!!
    Se alguém acha que o Campeonato está definido, para nós, do Galo, ele começa agora…
    Podemos dizer: Com o “Menino Maluquinho” de volta, comandando o espírito de garra e luta do Galão da Massa, …
    O Show vai começar.
    Dá-lhe Galôôôôôôô!!!!!!!!!!!

  3. Parabéns Dr. Rodolfo Gropen e ao seu vice Dr. Sergio Sette Câmara, que foram eleitos para substituir ao Emir Cadar na presidência do Conselho Deliberativo do CAM . Sinto-me tranquilo em ver que nosso – MEU – Clube continua em boas mãos e com a certeza cada vez maior de que jamais aquele passado sombrio irá voltar ao CAM . Vida longa ao GALO !!
    Nosso foco principal é no botafogo , esta turma da cbf não merece nossa atenção .Pelo GALO tudo , para os outros nada …#TODOSPORUMIDEAL

  4. Concordo Eduardo com a criação da Liga, como na Europa, porem quando ameaçaram criá-la com o Kallil fazendo parate da comissão alguns VALENTES E COMPETENTES presidentes de alguns clubes afinaram para a cbf e a globo e acharam por bem despachar o Kalil e ficarem em paz com os poderosos chefões.

  5. O jogo contra o botafogo assume uma importância tão grande, que arrisco a dizer, sem medo de errar, que é o verdadeiro divisor de águas para as pretensões do galo em 2016 ; a máxima de que em pontos corridos todo jogo é igual , não se aplica neste momento do galo, uma vitória domingo será um recado alto e bom som ao reino podre das maracutaias, ao eixo que cheira merda. Não vão anular nada. Tudo continuará igual, a safadeza está no DNA deles. Portanto, vamos continuar remando, sem dar tiro no pé( ouviu, Marcelo ? ). Uma vitória no domingo quando enfrentaremos um time bom e voluntarioso, doido prá sair do ostracismo que se encontra, será a confirmação de que realmente estamos no páreo. Uma derrota, nem quero pensar, me recuso a aceitar, só os 3 pontos interessa.
    Porque, analisando honestamente o cbfla e o porco, parece que estão com a data de validade vencida, estão parecendo os últimos 100ml de uma coca de 2 litros, mesmo a força tarefa entrando em campo com compras de mandos, juiz voltando atrás e consultando os “universitários”, são dois times que têm em fernandinho, márcio araújo, edu dracena , alecsandro com ídolos. E este Cuca destemperado, que prá acordar amanhã e dizer que vai prá Patagônia ensinar pinguim a jogar bola, pouco custa.
    Se jogar com seriedade, se impondo, fazer valer a melhor técnica, ganha. É isto que pedimos e esperamos. GALO FORTE.

  6. Será que se o gol fosse contra o Atlético e fosse validado, a reclamação n ão estaria dez vezes mais forte? Palmeiras e Atlético estão chiando porque estão perto da primeira colocação. E todo mundo viu que o time inteiro do Fluminense estava impedido.

  7. Meu caro pedir que para forma uma liga independente seria pedir o impossivel esete mesmo presidentes de clubes aqui inclu o do galo sao todos que elegeo presidente da cbf,e nao faz nada para ,mudar comissao de arbridage,pois o presidente da cbf um nao pode sair do brasil ou ex esta preso,gostaria de saber porque os presidentes de clubes nada faz para mudar sera que tem algum beneficio proprio ?sera que um dia teremos os presidentes mais transparestes

  8. Comissão Independente com Wright? Serra Dourada 1981, sem mais… Quanto à arbitragem, temo que novamente o GALO seja prejudicado. O Palmeiras fez a sua parte, o Presidente veio a público e manifestou, jogou pressão. O vereador também deveria ter mais atitude. Só que prefere, COMO SEMPRE, o silêncio. Falta jogo de bastidor e representatividade ao GALO.

  9. Passagem com cheirinho de xenofobia…”Enquanto isso, no Rio de Janeiro, a tal comissão “independente”, criada pela própria CBF e que tem entre seus integrantes um português “…

  10. Primeiramente, gostaria de deixar claro que gosto muito do blog Eduardo, principalmente pela máxima “aqui é só Galo”. Porém, hoje deixo uma crítica quanto aos inúmeros posts sobre arbitragem que vem acontecendo por aqui.
    O Galo caso não ganhe o título será o principal responsável pelo acontecimento e não a arbitragem. No FLAxFLU foi escandaloso o que houve? Foi. Foi determinante no campeonato? Pode ser. Mas não nos esqueçamos da nossa própria incompetência em fazer somente 1 ponto contra os rivais, deixar o próprio FLU virar um jogo onde saímos vencendo de 1 a 0 e tomarmos goleada e o empate em 4×4 contra o Xpó.
    A arbitragem em 2012 foi determinante, mas lembramos que o Galo fora de casa era uma piada também.
    Passou da hora de reclamarmos menos e ganharmos mais. Nossos rivais foram bicampeões passando por cima disso tudo, façamos o mesmo.
    Lembrando que a mesma arbitragem criticada aqui no blog já prejudicou o Galo mas também já ajudou nosso time: Galo e Corinthians, onde M. rocha recebeu em impedimento claríssimo para o cruzamento que originou o gol.
    A discussão deveria girar em torno da profissionalização, em todas as esferas, da arbitragem brasileira. No mais, o gol estava impedido e se a arbitragem fosse séria e competente (e se já existisse o recurso eletrônico) o lance seria anulado e o resultado mantido.
    Concluindo: por anos fomos PREJUDICADOS SIM, mas chegou a hora de parar de bater nessa tecla e sermos campeões passando por cima disso.

    1. Perfeito! Justamente o que penso! Ficamos nessa neura de perseguição! Na dúvida é contra? Verdade! Adianta reclamar? Ou é melhor atropelar? Enquanto isso outros timecos por aí, da nossa mesma BH ganham bi campeonato…

  11. Não entendo o uso, no seu comentário, da palavra “desconfiança”. Não existe desconfiança, temos certeza. Vivemos com isso por anos, e ainda desconfiamos? Pelo amor de Deus! Qual seria o porque da ética ao descrever os roubos, assaltos aos times fora do eixo, comandos pela CBF e Globo, quando eles não usam de ética alguma quando nos prejudicam tao descaradamente? Chega do politicamente correto! O nosso futebol é comandado por corruptos, larápios e pronto…é isso.

  12. Sou atleticano do tempo em que meu maior adversário era o Flamengo. Até hoje acho que odeio o Flamengo mais que qualquer outro time no Brasil, afinal, os times de Minas são inexpressivos e não merecem nenhuma atenção. Tendo dito isso, chega! Chega de assunto de arbitragem. Todo o post é a mesma coisa! Coloquem-se na situação oposta. Se o Galo perdesse ou empatasse um jogo com um gol em impedimento que o bandeira deu e o árbitro não tomou conhecimento!! Mais 45 anos de mimimi!!
    Contra o bom futebol, não a arbitro que dê jeito. Anula um gol aqui, faz dois acolá! Sofre um penalty maroto, mete 3 na sequencia. Espero que o Galo mantenha o futebol do último jogo, espero que os jogadores tenham sangue nos olhos, tenham a raça do Pratto e tenham fome de títulos, que a Massa compareça e que o MO não atrapalhe muito com seus péssimos esquemas de jogos, escalações e substituições. Sendo assim, acredito que o título será nosso! Um abraço

  13. Caro Eduardo, eu sempre me senti perseguido e injustiçado como atleticano. Mas acho que passou da hora de pararmos de nos importar com esses fantasmas do passado e do presente. Vejamos o rival do outro lado da lagoa! Dois anos seguidos disparados na ponta e dois títulos incontestáveis! Sem nenhum espaço pra polêmicas. Quando nosso time começa a reclamar por antecipação da arbitragem acaba escorregando e ficamos a ver navios novamente. Faço um apelo a vossa senhoria : chega de lamentações sobre a CBF. Se achamos , como o falastrão do Rafael Carioca, que o campeonato é tendencioso e definido antes do fim, porque ainda vamos aos estádios? Se isso é tão claro como o próprio senhor afirma, cabe ação na justiça , inclusive em relação à partida do flamengo. Aliás, injustiça maior seria a revogação da decisão do bandeira , pois o impedimento foi clamoroso. Vamos focar em vitórias! Chega desse complexo de perseguição!

  14. Parece que os antis estão pirando, ficamos na dúvida se o correto é evitar um erro maior ou legitimar um gol ilegal. Os valores da sociedade estao mesmo invertidos… nao há nenhuma prova de interferencia “externa”, mas o importante nao é que o gol de fato estava ilegítimo, mas sim que o arbitro deveria continuar no erro, pois é melhor permanecer no erro, já que reconhecê-lo e evitar mal maior… gera tanto mimimi.. Anular partida? Quer interferencia externa maior que apagar as luzes de um estadio?? Patetico e sua sindrome de vira lata…

    1. Respeito sua opinião. Existem divergências, enquanto um lado defende a transparência, a moral, a ética, o outro prefere e privilegia os privilégios. É assim desde os primeiros tempos da humanidade.

  15. Meu caro se vc viu direito o lance vai perceber o gol foi ilegal impedido por isso a bandeira do levantada…a questão inicial foi essa é ponto,gol irregular!!!se o Sandro mantivesse o gol atropropelando a decisão do bandeira mesmo estando o juiz atraz do lance em posição péssima para decidir, vc manteria esse comentário???certeza absoluta q não!!!

    1. Mantido. Fosse tudo isso no sentido contrário, tenho absoluta convicção de que o juiz, bandeirinha, aquele homem de terno que aparece no vídeo, enfim o esquema não teria agido.
      RJ e SP são escandalosamente beneficiados neste sujo campeonato brasileiro.

  16. A verdade caro Ávila e leitores do blog, é que o futebol é tratado como “negócio” e não esporte…. E de acordo com interesses econômicos de quem manda no nosso futebol (TV), é mais interessante que paulistas e cariocas estejam na primeiras colocações, seja de que jeito for…. Se o jogo não fosse entre dois cariocas sempre “ajudados” pela arbitragem nada disso teria acontecido, o gol seria anulado (corretamente) e ponto final. Se o lance fosse a favor do “cheiroso da globo” o juiz daria o gol e a imprensa deles viria com aquela conversa fiada de que “o lance é muito difícil”, “juiz não tem recursos eletrônicos”, “a arbitragem é ruim pra todo mundo” e a clássica: “se hoje você é prejudicado amanhã será beneficiado”… só se esquecem de dizer que você “será beneficiado” mas nunca contra paulistas e cariocas… Se os times fora do eixo não se unirem contra isso nada irá mudar, como nunca mudou apesar do que diz a imprensa paulista e carioca, porque, afinal, é o emprego deles que está em jogo…..

  17. ÁRBITRO AGIU CORRETAMENTE. BANDEIRINHA JÁ TINHA INVALIDADO O GOL, ÁRBITRO SE EQUIVOCOU, PERCEBEU O ENGANO COM AJUDA EXTERNA OU NÃO E CONSERTOU O ERRO. NORMAL, O RESTO É MIMIMI..

  18. Eduardo, bom dia. Voce percebeu, que este assunto recorrente sôbre o mar de lama que assola o futebol nacional, é assunto obrigatório ; infelizmente . De que adianta falarmos só do galo, que é o que nos interessa, se a máfia do eixo, como sempre, mostra sua força extracampo, com armações, favorecimento a uns em detrimento de outros, dois pesos, duas medidas. Ontem, o presidente do Palmeiras protestou sôbre o cbfla x cbflu. Com que moral, se na semana passada, manchando e avacalhando o campeonato, ele comprou o mando de campo, com que direito ele pensa que tem de agir assim, fazendo milhões de torcedores de bobos, de palhaços, tudo isto com a anuência de que deve zelar pelo campeonato. Onde está o código do torcedor, onde está o ministério público, onde está o famigerado stjd que não rebaixou quem vendeu e quem comprou mando de campo, todo e qualquer time que compra \ vende mando, está distorcenda a tabela, está burlando a lei. A não ser em casos estritamente necessários E QUE NÃO PREJUDIQUEM OS DIRETAMENTE ENVOLVIDOS NA DISPUTA, isto é uma coisa tão óbvia, que todo mundo enxerga, a não ser os favorecidos ou débeis mentais Aí vem o famoso MIMIMI, MIMIMI, MIMIMI, MIMIMI, MIMIMI; 3 sílabas prá quem náo tem argumento Continuemos com o MIMIMI porque o MIMIMI é um tapa na cara deles, incomoda muito.
    Resumo da ópera : O país devagar está mudando, exigimos moralização em tudo , até no futebol, este esporte fascinante e arrebatador, maldito seja quem tenta tirar a beleza do espetáculo. Naquele jogo de dois times descaradamente favorecidos, uma certa rede de tv estava certa : há realmente um cheirinho no ar : CHEIRINHO DE MERDA !!!

  19. Eu tambem achava que não deviamos mais comentar os erros de arbitragem históricos e os atuais que sempre perseguiram o galo . eu acredito que isto tira totalmente nosso foco da busca do título e já fica como uma desculpa comoda pela perda de mais um título brasileiro que tanto perseguimos desde 1971. no entanto o que este Juiz Sandro Meira Rich fez, foi um roubo proposital contra o Atlético e o Palmeiras. Ele teve 14 minutos pra decidir e se voces observarem o vídeo, ele só toma a decisão depois de conversar com o homem de terno ,delegado da partida, o homem da CBF. Precisa falar mais alguma coisa ? o esquema está armado. Não tenho mais dúvida: o flamengo será o campeão. a menos que o Galo ganhe todos os seus jogos. eu acredito: galão campeão. vou colocar a bandeira na janela. Copo de agua só do galo, na hora de dormir : eu e esposa só com a camisa do galo e mais nada. Vamos iniciar essa sequencia de vitórias até o fim. Luan tá voltando. é o maior jogador do galo, o mais raçudo.

  20. Se um presidente do stf rasgou a Constituição Federal no julgamento da Dilma, imagina um pseudo-tribunal com sede no Rio de Janeiro ? Nunca que a Globo, cbflaflu e comissão de arbitragem vão aceitar isso. Voltem para o Brasil , em que país vocês estão ?

  21. Estas coisas continuam existindo por conta do silêncio daqueles que são prejudicados.
    Todos os clubes que foram prejudicados pela ação inescrupulosa do árbitro da partida e pela falta de atitude justa da CBF, que além de punir o árbitro, teria que corrigir o erro e prejuízo imputado por ele, aos demais clubes, por sua má intenção e atitude desonesta, deveriam estar na porta da CBF cobrando a postura justa e corretiva dessa confederação.

    1. Olha eu disse que não queria falar mais deste assunto : mas voce tem razão: se a partida for anulada o flu tem chances reais de ganhar e tira 3 pontos do Fla. e ainda por cima o Fla é obrigado a jogar mais uma partida, o que desgasta o time. Achei a solução ideal esta sua. Além do mais, o juiz ja vai entrar pressionado e vai acabar prejudicando o Fla, mesmo sem querer. Proponho fazer uma caravana de torcedores do galo pra sede da CBF. Junto como Kalil e o atual presidente que eu esqueci o nome agora. podemos pensar em levar uns artistas tambem, tipo o Lobão o outro , tô pensando. O Rogério Flausino. É isso : acabo de lançar a ideia de um panelaço na sede da CBF quarta feira as 17 horas. o que acham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *