Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vencer fora de casa é fundamental

Destinos Ecológicos 300x250Inegavelmente, nos últimos jogos, apesar de o Atleticano esperar muito mais, o Galo vem mostrando um bom crescimento em campo, tanto no aspecto coletivo quanto individual. É um bom momento e caso essa tendência se configure e consolide, ao contrário de ocasiões anteriores, será decisiva às nossas pretensões. Temos pela frente oito partidas, igual número de todos os clubes que estão no Campeonato Brasileiro.

Desses jogos, quatro serão em Belo Horizonte (ainda não se sabe se no Mineirão ou Independência) e igual número fora de casa. Hoje, no Rio de Janeiro, frente ao Botafogo será o primeiro deles. A vitória é fundamental e irá colocar ainda mais fogo nesta reta final. Além desse time carioca, ainda vamos sair para enfrentar – pela ordem – Coritiba, Santa Cruz e Chapecoense, este na última rodada.

Estamos seguros em casa, onde emplacamos nossa décima-primeira vitória consecutiva, mas nossos vacilos foram especialmente no domínio dos adversários. Não consigo entender a razão de tanta insegurança fora de Belo Horizonte. Perder é absolutamente normal, num campeonato tão longo quanto o nacional. Mas, ao lembrar as partidas com o Sport, Santos e Fluminense, o Torcedor não esconde sua preocupação.

Galo e Botafogo no primeiro turno
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Não tenho a menor ideia do que o treinador pretende fazer esta tarde na capital carioca, jogando num acanhado campo da Ilha do Governador. É que o Rio de Janeiro, apesar de ter o Maracanã e o Engenhão, sofre com desmandos e falta de planejamento de suas administrações. Tem dois bons estádios, mas nenhum em condições de receber jogos como uma partida que decidiu o primeiro Campeonato Brasileiro.

Enfim, se é isso que o Rio pode oferecer, o Atleticano pede e espera que o time ofereça à sua Torcida um grande futebol. Se entrar em campo determinado a vencer, sem receio pelo pífio desempenho – até agora – fora de nossos domínios, certamente trará os três pontos na bagagem. Além da pontuação na tabela de classificação, o resultado irá influenciar diretamente nas próximas partidas longe do Torcedor. Os três que nos restam fora da capital mineira estão, todos, do meio da tabela para baixo. Um praticamente rebaixado.

Já em casa, onde temos excelente desempenho, vamos receber nossos dois principais concorrentes. Antes de Flamengo e Palmeiras, o Galo receberá o Figueirense e depois dos dois primeiros colocados e encerrando nossos jogos em Belo Horizonte, será a vez do São Paulo. Aparentemente, não é um roteiro complicado.

Que nossos jogadores pensem como os Torcedores e que estejam neste domingo inspirados e soltos em campo. Enfim, que mostrem ao Brasil e ao mundo, apesar dos nossos eventuais deslizes no início da competição e de alguns fatores extracampo da organização do campeonato, temos uma grande equipe. Vamos superar nossas próprias adversidades e aquelas que “conspiram” em desfavor do Galo.

Se tivermos de agregar ao mantra “eu acredito” o lema de “contra tudo e contra todos”, sigamos em frente. Nada para o Galo, ao longo dos 108 anos e com as mesmas cores e nome, foi fácil. O passado recente comprova isso, com a Copa Libertadores de 2013 e a Copa Brasil de 2014!

À vitória, Marcelo e jogadores!

Em tempo: na sexta-feira, o presidente do Conselho do Galo, Emir Cadar, passou o cargo ao novo comandante daquele colegiado. Assumiu Rodolfo Gropen, mantendo o Galo em boas mãos.

 

15 thoughts to “Vencer fora de casa é fundamental”

  1. Reconhecido por ter um grande elenco, o Atlético não consegue manter uma regularidade principalmente em seus jogos fora de casa. Um time que aspira ser campeão não pode ter uma defesa tão vasada. A insistência pela manutenção de certos jogadores chega a ser irritante. Foi assim com Yuri, Ed Carlos e Clayton. As seguidas contusões também dá para pensar no tipo de preparação física e condicionamento dos atletas. Erros de passe com jogadores de tanta qualidade é algo que precisa ser visto pelo treinador. Falta treino tático, domínio de bola? E o treinamento em cobranças de falta e escanteio? que é o mais talentoso? será que treina? Por fim, quanto ao jovem jogador Cazares, algo de errado vem acontecendo com ele. O clube deveria acompanhar, cobrar e explicar o que está acontecendo. Afinal, transparência é tudo. Quanto aos erros de arbitragem eu já não me importo mais com isto. Sempre foi assim e continuará sendo. Para estar na frente não basta ter um bom elenco. Tem que saber jogar com todas as artimanhas que sempre beneficiam o futebol Paulista e Carioca. Para isto, basta lembrar que o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro porque fez o seu papel e atropelou tudo. O jogo não é somente o que se vê dentro das quatros linhas. É preciso ter estratégia, controle emocional, preparação, envolvimento, motivação e muita articulação.

  2. O pior no final é ouvir as desculpas desse treineiro. Marcelo Oliveira, vc não serve nem pra distribuir camisa em time de colégio. Se o time entrou mole a culpa é sua, que não sabe escalar os jogadores que vão ser mais comprometidos. Para de usar a incompetência do juiz para justificar a sua incompetência, time é tão mal treinado que a gente toma gol de escanteio e cruzamento com 2 zagueiros com quase dois metros de altura.
    Essa cara de derrota sua não convence mais não, tu pega o melhor elenco do brasil e transforma em um time kamikazi e toma sufoco de qualquer time ridículo e acha que a culpa do Juiz tomar dois Gols ridículos.
    Pede pra sair, nem vem com isso que tem que ter tempo pra treinar times porque seus concorrentes tem quase o mesmo tempo de cargo e são muito mais regulares. Vaza!!!!!

  3. Olha, acabou! O título do Brasileirão foi para o saco. Não dá para lutar contra juízes, contusões, indisciplina de jogadores e convocações de nossos atletas para jogar em suas seleções em momentos cruciais do campeonato (e o que é pior, não atuar ou atuar somente quatro minutos). Quanto ao jogo de hoje nem vou falar nada. Não adianta mesmo. Nem quando o bandeirinha marca, o juiz se digna a sequer escutar o que ele tem a dizer. Penalti? Nem pensar. Agora, também não dá para um time que quer ganhar o título tomar três gols fora, sendo o terceiro no último minuto da partida. Agora, é tentar ficar entre os três primeiros no Brasileirão e ver o que dá para fazer na Copa do Brasil. Muito frustrante, sem mais!

  4. Vai me desculpar….
    Mas Marcelo Oliveira é um treinador ridículo, ridículo.
    Adianta o q acreditar, 2 X 0 Botafogo no primeiro tempo.
    Marcelo vai ser incompetênte lá em outro clube, não vamos ser campeão brasileiro por sua causa.
    O treinador do flamengo e cuca no palmeiras têm um elenco pior q o seu e quase o mesmo tempo de trabalho. Qual a desculpa? O vento? Juiz?
    Para de falar e se atualiza e reconheça suas limitações, sua sorte acabou…

  5. É hoje, é daqui a pouco. adrenalina a mil. Pra cima deles Galo. eu tô achando que o fogão num vai aguentá como diz o Caixa. eu tiro o som da Tv e deixo a voz do Caixa narrando. Mas confesso que fica mais tenso, Hoje o casal vizinho vem aqui pra casa assistir com a gente. A gente está fazendo este revezamento. Isso é galo. Cervejinha skol gelando, petiscos da padaria , deliciosos. se o galo ganhar a gente vai comemorar no ofurô da casa deles. Galoooooooo.

  6. Vamos jogar com inspiração q vivemos na final de libertadores de 2013 principamente mostrada hoje no esporte espetacular com espírituo de acreditar q tudo pode a força de vencer , emocionante esta reportagem
    na globo ser de motivação e orgulho para os jogadores , vamos pra cima deles galooooooo

  7. Realmente caro Eduardo, é visível a melhora tática e física do time. Visto que os jogadores que serviram suas seleções, fizeram longas viagens e principalmente Otero e Pratto voltaram cantando pneu. Que continuem assim. Que o time todo continue assim. Vai pra cima deles Galoooooooo!

  8. Amigo Eduardo (permita – me chamá-lo assim, é que temos muita coisa em comum, além da paixão pelo galo; também sou do interior, 10 anos mais novo que voce, porém da mesma geração e, Araxá faz parte da minha vida, onde passei boa parte de minha infância e juventude . Sou sobrinho do Nonô soraggi, flamenguista conhecido em todo triângulo e juntamente com meus primos da mesma idade e dezenas de amigos daí , curtimos muita Araxá, o Barreiro com suas águas ( menos aquela água choca, só de ver eu dava vômito), o clube Araxá ( quanta gatinha), o cine Trianon, etc. Eu era feliz e sabia.
    Hoje é meu último comentário diário, férias acabaram, só volto no final de semana.
    Galo x Bota : Eu desejava muito, ler na imprensa a seguinte manchete : diretoria do Atlético se reune com jogadores e comissão técnica para frisar a importância de uma vitória hoje e impor ,exigir, deixar claro que o campo semi esburacado não importa, pressão de torcida não importa , Botafogo embalado não importa . A vitória terá um efeito, além de psicológico, motivador e multiplicador de chances no restante da temporada e nas duas frentes que disputamos. Nada além dos 3 pontos nos interessa e de certa forma é obrigação sim, pois foram vacilos inaceitáveis, portanto corrijam agora . Hoje não fazemos questão de futebol bonito, firulas, passes pro Vítor toda hora, passes laterais e prá trás, marcação cerca Lourenço ou com os olhos. 3 pontos de qualquer jeito.
    Eduardo, após cbfla x cbflu, falamos muito do extracampo, dos bastidores do futebol, do esgôto a céu aberto. Prá quem ama futebol, gosta do jogo bem jogado, vibra nas vitórias , sofre nas derrotas, é um sacrilégio ter que presenciar interferências externas como inversão (compra) de mandos de campo, favorecimentos descarados a uns, tudo para distorcer resultados e enfiar goela abaixo o que é bom prá eles. E o que nos resta ? O que podemos fazer, nós, simples torcedores, simples mortais, sem poder, sem influência, sem voz ativa que é jogada na vala do MIMIMI, CHORÔRÔ.
    Temos somente nossa santa indignação, nossa voz e esta ninguém cala, não nasceu neste mundo de Deus, alguém que me faz calar no meu estado de direito, E TAMPOUCO ME TENTAR FAZER VER QUE O QUE ESTAMOS VENDO É FRUTO DE NOSSA IMAGINAÇÃO.
    Sou galo, presenciei tudo em 77, 80, 2012, 2015 e mais que não me lembro e o estõmago embrulha até hoje. Irmãos atleticanos nunca se calem, é isto que eles querem. Sejamos espertos : comentários que negam a roubalheira explícita é de torcida que é favorecida ou do rival.
    Abraços a todos , boa semana a todos.

  9. Eduardo, bom dia. Contra Sport, Santos e Fluminense, Victor não existiu se houve muito mal, errou mais do que poderia é hoje tenho certeza será o São Victor do Horto. Quanto ao início da competição a culpa é única e exclusivamente nossa, não houve interferências externas, mais provável incompetência do nosso departamento de saúde – médicos, fisiologistas, nutricionista, fisioterapeutas e outros mais. Hoje é dia de Galo, assim como quinta-feira em Araraquara foi dia de ……….

  10. Vamos em frente meu Galo, fazer um belo espetáculo hoje, para todos os atleticanos e principalmente para àqueles apaixonados como eu, que vive na cidade maravilhosa e que te receberá com alegria no coração, lá na Ilha do Governador, desejando fervorosamente a vitória. Vai pra cima deles Galoooo.

    1. Estou puto : operaram o galo de novo. eu já lancei a ideia de fazer um mega manifesto n sede da CBF na quarta feira as 17 horas. eduasrdo bloguista, vamos encampar a ideia ? Estão roubando mais um título nosso. O palmeiras teve uma juda formidável do Juiz com aquele penalti inventado em cima do Jesus Gabriel. Mais uma vez a CBF vai tomando o nosso título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *