Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Cautela e paciência acalentam o espírito

Já fui mais açodado, talvez os tempos já vividos e – consequente disso – assistir e testemunhar resultados efetivos conquistados, me sugere ser mais cauteloso. Refiro à ansiedade pelo novo treinador a ser anunciado, bem como eventuais contratações pontuais para suprir jogadores que foram e continuam sendo liberados pelo Galo.

Menciono e até disse aqui mesmo sobre quais recaem minha preferência, nem português e tampouco brasileiro – entre os que estão disponíveis – mas argentinos que se encontram em plena atividade. Porém, não conheço efetivamente nada sobre o fluxo de caixa e – tampouco – o custo das nossas recentes conquistas. Até porque ainda estou na euforia dessas comemorações.

Mas se me encontro festejando o ano maravilhoso de 2021, paralelo a isso, também estou sonhando com a repetição daqueles três títulos e querendo agregar outras na galeria e sala de troféus da sede de Lourdes. Quando reitero minha confiança na gestão atual, aliada aos essenciais colaboradores, não sugiro apoio incondicional.

Quando entender, caso os rumos não sejam aqueles que imagino e vislumbro, não teria o menor constrangimento de vir aqui e cobrar resultados efetivos. Ocorre que, embora hoje já seja 8 de janeiro e a estreia na temporada – pelo Mineiro – será logo ali dia 26 próximo. Já as demais competições começam daqui meses.

O Brasileiro a partir do dia 10 de abril. Já a Copa do Brasil, em 23 de fevereiro, entretanto o Galo só entra a partir da terceira fase no dia 20 de abril. A Libertadores, que terá as primeiras partidas a partir de 23 de fevereiro (naquela fase pré que América e Fluminense precisam se habilitar), somente em 6 de abril começa a fase de grupos. Vamos ter, em meio ao Mineiro, a Supercopa no dia 20 de fevereiro em jogo único frente ao Flamídia.

Como podemos observar, em que pese nossa justificada ansiedade, a direção Atleticana – evidentemente – trabalha com o calendário das principais competições direcionando essas definições. Leio e ouço muitas interessantes cobranças sobre o assunto. Respeito e entendo, afinal somos os atuais campeões do Brasil e queremos manter essa condição.

Entre os amiGalos que converso sobre esses assuntos, alguns se notabilizam pelo receio permanente de que a diretoria esteja em descompasso com a necessidade urgente de se definir. Um deles argumentou o fato de o Mineiro começar daqui a poucos dias – menos de três semanas – e o elenco perdendo jogadores e nada de contratações.

Ouvi e, ao final das queixas, perguntei sobre ele mesmo – o interlocutor – sempre defender que no estadual deveria se utilizar os garotos recém promovidos e até mesmo alguns da base. Ah! E sob o comando do Lucas Gonçalves, como ano passado, ele sempre defende. Meio que sem entender, meu parceiro de prosas Atleticanas, reiterou essa sua convicção.

Daí, sem a intenção de nocautear o reclamante e suas reclamações, perguntei então porque tanta pressa se para o Mineiro não vamos precisar de ter o treinador definido e as eventuais peças de reposição à disposição para a competição. Foi divertido, pois meu amiGalo se enrolou nas palavras, tentou sustentar sua convicção e depois riu junto comigo.

Conto essa situação, sem – evidentemente – mencionar o nome de pessoa que me é muito especial e querida, para demonstrar que entramos muito na pilha da mídia inimiga do eixo e um ou outro daqui e até mesmo dos tais grupos das redes sociais. Isso contamina mais rápido que a covid. Vamos nos imunizar.

Reitero, não estou defendendo apoio incondicional, mesmo porque gestor que tem boa intenção, gosta e até precisa ser cobrado. Faz bem, seja dirigente de clube ou mesmo da coisa pública. Desde que saibamos todos, críticos e criticados, agir com urbanidade em nossas considerações.

Que venha 2022 e com ele o Galo Forte Vingador!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Cautela e paciência acalentam o espírito”

  1. Saíram, Cuca, o mais vitorioso treinador de nossa história; Alonso, capitão e grande zagueiro, campeoníssimo pelo Galo; Diego Costa, ótimo jogador; Franco, Nathan, bons jogadores que compunham nosso elenco super vencedor. E daí? O Galo eh maior que todos, inclusive que os maiores! SAN. PS: nao me incomoda nem um pouco, Jesus (bom treinador, mas nao o quero no Galo), Carvalhal ou qualquer outro recusar o Galo. É trampo, feliz quem pode escolher onde trabalha. Me incomoda mesmo, Atleticano que quer ou aceita a eventual contratação do Renato Gaúcho. Isso não aceito de jeito nenhum! Pra mim, eh falta de amor próprio. Ele, além de fraco e preguiçoso (não gosta de estudar, ele mesmo disse lembram?), em toda a sua carreira, foi desrespeitoso com o Galo e é ídolo dos 2 maiores rivais do nosso Clube! Existe mesmo atleticano (?) que quer um cara com esse perfil vestindo nossas cores? Esse tipo de merda, não aceito!

  2. E o Galinho, hein…entra ano e sai ano e o Galo não consegue mandar uns garotos descentes pra essa copinha.
    Ô Lugalo! Esse Fábio Gomes não é outro Ricardo Bueno? Você que ama o Galo mais do que a gente, o que você pode nos dizer a respeito?

  3. DOMINGOS ,

    no caso do Nelinho , o Atlético chegou antes no Remo e trouxe o titular da lateral , Aranha o nome dele , se bem me lembro .

    O time azul foi em seguida e trouxe o Manoel , que era reserva .

    Mas , quis o destino que o maior batedor de falta do Brasil , ao lado do Éder , claro , viesse a vestir o MANTO anos depois .

  4. AH E QUANTO A ESSE MAX PEREIRA, PUTZ CARA MAIS CHATO. TA BOM MAS………QUER PERFEIÇÃO PROCURA NOUTRO LUGAR AQUI TODOS ERRAMOS E ACERTAMOS.

  5. É EDUARDO ESTIVE AQUI ANO PASSADO DESEJANDO A TODOS UM FELIZ ANO NOVO JA QUE O VELHO FOI INESQUECÍVEL. MAS CONTINUAM OS CHORÕES E AS MARIA INFILTRADAS. DIEGO COSTA BOM JOGADOR SIM MAS DE VIDRO E DESAGREGADOR, FORA O SALÁRIO. FABIO GOMES VEM AI. ALONSO SAIU VEM GODIN E OTÁVIO. QUEM CHORA AQUI E MARIA VIDE FABIO. QUANTO AO TECNICO, MELHOR IR COM CALMA, MINHA PREFERÊNCIA ZINEDINE ZIDANI, MAS É SONHO. CAINDO NA REAL, VITOR PEREIRA, BECACECCE, GALHARDO. MAS COM ESSE TIMAÇO DO GALO AI ATÉ EU. SE ALGUEM AQUI NÃO ESTA SATISFEITO QUE VA SER MANDADO POR ADORADOR DE MULHER GENERICA. TODO MEU APOIO AOS 4 RS ELES SABEM OQUE FAZEM. SO GANHEI TUDO NO BRASIL EM 2021. CHUPA MARIA.

  6. Boa tarde amigos do Galo. O Diego Costa nunca se integrou ao elenco do NOSSO GALO, chegou e foi acolhido pelo torcedor em um momento em que NINGUÉM mais acreditava nele como jogador. Estava na UTI do mundo da bola, no NOSSO GALO, foi ressuscitado para o mundo do futebol, mas nunca demonstrou afeto ou agradecimento por isto . Que vá tarde, para qualquer time, não fará falta alguma, O NOSSO GALO precisa de profissionais, jogadores como o Hulk, que dediquem-se integralmente e com amor ao CAM.

  7. bom dia Eduardo e massa,como sou um corneta nato digo eita inicio de 2022 dificil, nao temos treinador a diretoria sonha com treinador portugueses e acordo com especulaçao do mito treinador argentino desconhecido,e para completar o final de semana a espetacular contraçao do magico Fabio,rsrs e osso.espero eu que nao estamos voltando a epoca do Dudamel,d santos,cambalhotas,otero,etc,mais uma vez diretoria o Gilberto do bahia esta desempregado acordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,vai galoooooooooooooooooooooooooooo,

  8. Bom dia a todos!!!

    Só hoje li o artigo do Max de ontem aqui no Canto do Galo. Logo de cara fui surpreendido com sua afirmação bombástica:

    “Com essa frase título encerrei o artigo “ATLÉTICO E MERCADO DA BOLA, UMA RELAÇÃO CÁRMICA”, […] no qual analisei a forma, a meu ver, equivocada e desastrosa com a qual o Glorioso continua se colocando no mercado da bola […]”

    Abstraindo a propaganda de sempre que ele faz de suas colunas em outro canal, chama a atenção a expressão fortíssima com que trata as negociações em curso no Galo: “Forma equivocada e desastrosa”. Jesus!!! Não o xará!!!!

    É por uma dessas que eu mantenho minha convicção de que o Galo só conseguirá atingir todo o seu potencial quando finalmente o Max for seu presidente. Aí, nessa hora, coitado do Real Madrid! Liverpool? Bayern de Munique? PSG? Todos sentirão os efeitos da impecável e perfeita gestão do grande Max!!!! Levo muita fé na sua superior capacidade de avaliação e solução dos problemas!

    Bom, eu não passo pano para dirigente, comissão técnica ou jogadores, mas, definitivamente, para chamar a atual direção do Galo de ‘desastrosa’ precisa forçar muito a barra, hein Max!!! Difícil comprar essa!!!

    E tudo isso porque o Galo ainda não contratou o treinador, porque vendeu, rescindiu ou emprestou alguns jogadores importantes (ou nem tanto…) e porque ainda não chegou nenhum jogador de ‘impacto’. Ah, e também porque, segundo seus comentários, o Galo estaria ‘permitindo uma espetacularização de seus movimentos no mercado da bola, extremamente nociva para o clube’.

    Bom, então vamos por partes. Se o que incomoda é a ‘dificuldade’ para contratar o treinador, sugiro pedir uma consultoria do ex-presidente Daniel Nepomuceno. Aquele era o cara! Demitia e contratava às baciadas. E sem enrolação. O cara era tão bão que num telefonema resolvia o problema. Bem ao contrário dessa diretoria indecisa… Que fica querendo selecionar e ainda só serve o povo da prateleira de cima!!! Tenho certeza que numa situação dessas, o Nepomuceno iria sugerir uma ligação para o Oswaldo de Oliveira ou para o Diego Aguirre ou para o Marcelo de Oliveira e tudo se resolveria numa ligação. E amanhã cedo qualquer um deles já estaria no CT molhando o campo. Para quê complicar, nê? Afinal todos os grandes treinadores ou estão livres no mercado ou estão dispostos a chutar tudo para o alto para vir treinar o Galo. Era para ser simples e rápido. Mas essa indecisão da diretoria é isso mesmo que o Max falou: um desastre! Tá serto ele!!!!

    Ah, mais e essa agora de emprestar jogadores que nem vinha jogando mesmo? Para quê aliviar a folha de pagamento em 15 milhões e assim abrir espaço para contratação de um jogador relevante? E para quê vender jogador titular de quase trinta anos, por quase 50 milhões (podendo chegar a 65 milhões, por metas), com lucro de mais de 155%? Afinal, o jogador é insubstituível e quem o contratou jamais conseguiria repetir um negócio tão bom. E para quê se preocupar com essas baboseiras de orçamento e fechar as contas, não é mesmo? Deixar rolar, vai ganhando uns títulos aqui e ali e depois vende a massa falida para o primeiro que aparecer, como um ex-time da cidade. Isso sim é gestão! Responsabilidade fiscal é uma coisa desastrosa!

    Por fim, a última ‘acusação’ é que o Galo estaria permitindo ‘a espetacularização’ das suas incursões no mercado da bola. Aí eu pergunto para quê ter departamento jurídico! Basta entrar com uma ação na justiça para impedir que os diversos oportunistas e caça-cliques da mídia parem de atuar. E se insistir, ‘teje preso’. Viu como é fácil para o Galo proibir a espetacularização? E se quiser acabar com isso de vez, é só dar uma ligada para o Oswaldo de Oliveira e resolve logo isso!

    Mas o Max, em mais uma propagandazinha de sua coluna alhures, escreve também: “Na coluna eletrônica “PROSA DE TERREIRO” […], voltei a tratar do tema e a alertar sobre o risco gigantesco do Atlético sofrer uma brutal descontinuidade no futebol em particular, com reflexos graves em todo o seu projeto, se o clube não revisar as estratégias que vem adotando.

    Não deixa de ser divertido os termos superlativos utilizados: ‘gigantesco’, ‘brutal’, ‘graves’. Claro, tudo isso gera um ‘tsunami’ de especulações, mas o que vemos, noves fora, é uma tempestade artificial, produzida num copo de água. Ah, mas esse tipo de texto gera muito mais engajamento (e cliques) do que uma análise serena das dificuldades existentes para fazer a coisa certa. Isso seria ser passa-pano. Ou ingênuo. Pois como esclarece o Max nos comentários, “a intenção do artigo é provocar o debate, é fazer o atleticano perceber a importância de duvidar, criticar, provocar e cobrar.” Puxa vida! Como é bom ter um Max para ensinar a torcida a importância de ‘duvidar, criticar, provocar e cobrar’. Não fosse você Max, ninguém saberia disso. O difícil é forçar a barra para ver ‘desastre’ onde há simplesmente ‘dificuldades’ naturais para se fazer o certo. Porque para fazer o errado, é muito mais fácil. É  como já disse um jornalista famoso: “Para todo problema complexo, existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada.”

    Por fim, o Max afirma: “Isso, entretanto, não quer dizer que, eu deva concordar com tudo cegamente e que não deva exercer o meu direito de criticar, de discordar e de cobrar”. E conclui com a pérola final: “O exercício da dúvida é divino. A arte de provocar é reveladora. E o que resulta deste binômio é transformador.”

    Foi baseado nessas afirmações que reivindiquei o ‘meu direito de criticar, de discordar e de cobrar’ as afirmações do Max, praticando ‘a arte de provocar’ através do ‘divino’ exercício da dúvida a respeito de tudo que li do texto dele. Porém, sem nenhuma esperança de qualquer resultante transformadora sobre tal exercício.

  9. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    FOI ACERTADA A SAÍDA DE DIEGO COSTA , ESSE JOGADOR VAI FAZER 34 ANOS E PASSA MAIS TEMPO CONTUNDIDO QUE JOGANDO. É UM JOGADOR QUE TEM O CUSTO – BENEFÍCIO INVIÁVEL.
    TAMBÉM FOI ACERTADA
    A SAÍDA DE NATHAN PESCADOR E HYORAN , SÃO JOGADORES RESERVAS E QUE PRODUZIAM MUITO POUCO.
    QUANTO AO J. ALONSO , ESSE FARÁ FALTA , SENDO PRECISO CONTRATAR UM BOM ZAGUEIRO PARA SUBSTITUÍ-LO.
    VAMOS AGUARDAR , AGORA , COM UMA CERTA URGÊNCIA , É CLARO , A CONTRATAÇÃO DO NOVO TÉCNICO , E QUE NÃO SEJA ESSE TAL DE RENATO GAÚCHO.

  10. Bom Dia! As especulações são muitas. Dentre elas, pagar R$ 13 Milhões pela rescisão do Carvalhal ao Braga, acho um absurdo. Só espero que entre o futuro técnico não seja o R. Gaucho – embora seja um bom treinador- é muito adepto a midia e, em todas as atividades profissionais, a discrição é a alma do negócio. Todavia, o tempo esta passando e, a “água chegando ao pescoço.” Assim espero que a solução do próximo treinador, seja solucionada rapidamente.

  11. Bom dia!
    Em se tratando de Galo sou um bipolar confesso. Me tranquilizo ao ouvir/ler Breno Galante e Eduardo Ávila. Mas ou YouTubers atleticanos de um modo geral fazem mais mal do que bem. Todo dia eles aparecem com uma “bomba” que no final não passa de um traque. Se a gente não se cuida, acaba disparando na diretoria.

  12. Bom dia xará e amigalos!
    Depois de um ano magnífico só nos resta confiar no Presidente Sérgio Coelho, Rodrigo Caetano e nos 4Rs. Esperamos um técnico que realmente tenha qualidades suficientes para dar sequência ao excelente trabalho de Cuca. No GALO não cabem experiências. Espero alguém para suprir a lacuna do ingrato Diego Costa. Fabio Gomes está em nível abaixo de Ademir…..por enquanto…..

  13. Bom dia!!!

    Que a Temporada 21 foi sensacional, isso foi!!!

    Decerto a melhor temporada de toda história do Atlético…

    Sobre o início, diria, turbulento no CAM, isso é normal no futebol e sobretudo na vida do Atlético…

    Nada de assustar ou tirar o sono. Daqui a pouco tudo se resolve e segue o jogo…

    Mas, e sempre tem um “mas”, mas o quê?

    Cuca e Diego Costa, dois nomes de muito peso no futebol, ambos na vigência do seu contrato, de repente e do nada resolvem sair.

    Normal ou aí tem coisa?

    Normal não é, até mesmo pelo contrato em curso e multas altas a honrar.

    O Atlético, se perdoou a multa do Cuca, também teve que perdoar a multa do Diego Costa.

    E se surgirem outros jogadores pedindo para sair?

    Vão perdoar as multas?

    Então multa pra quê?

    Resta saber dos porquês de o Cuca e o Diego Costa pedirem para sair…

    Seria por causa de problemas particulares de cada um?

    Acho que não…

    Seria a intuição desses caras antevendo que o projeto do Atlético está para naufragar?

    Não sei…

    Mas que não é normal a saída desses caras, da forma que ocorreu, isso não é de jeito algum…

    Aí tem coisa…

    …que só o tempo dirá…

  14. Sobre contratações não me meto .
    Apenas lubrifico minha corneta .

    Já andam criticando um tal Fábio, vindo de não sei onde .

    Vale lembrar que Dario veio de “contrapeso” do Campo Grande , onde o Atlético foi buscar Carlinhos, revelação do carioca .

    E deu no que deu , após ser burilado pelo fenomenal Yustrich , que entendeu que o jogador tornar-se-ia uma máquina de fazer gols .

    1. Bem lembrado, caro Barata.
      Se não me engano foram ver realmente o Carlinhos, muito bom jogador do São Cristóvão e acabaram contratando o peito de aço.
      Quem sabe o Fábio ,contratado recentemente, nos dê pelo menos a metade do que nos deu Dario, o que já seria excelente.
      Abraço.

    2. Exatamente. E o Nelinho veio para o rival nas mesmas circunstâncias. Infelizmente nossa torcida, parece querer só jogador de grife. ANDRÉ bebezao, Diego Souza, Jorge Campos e tantos outros não deram certo. Esse Fábio se não vingar aqui o Galo poderá revender. Investimento barato para um centroavante. O Gremio e o Sport querem ele…Sinceramente cornetas o cara antes de entrar em campo, como ensina Barata é pracaba

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos. No inicio de 2021 eu critiquei a contratação do Cuca. Pedi a rescisão do contrato do Mariano, Vargas e não acreditava no Keno e no Jair. Ainda bem que não influencio nada no Galo. Vejo muita gente detonando as mudanças no elenco, criticando a liberação do Cuca e Diego Costa, sem multa. Desta vez vou esperar a bola rolar. Creio que a Diretoria, pelos resultados obtidos tem muito crédito. Um bom fim de semana a todos.

  16. Bom dia, Canto do Galo!
    Em 2021 tivemos um elenco vencedor e estamos vendo algumas peças, que foram importantes , indo embora- Júnior Alonso, Nathan pescador e Diego Costa. Este último não quis continuar, mas Nathan queria continuar. Ainda teve o Alan Franco que foi para os EUA, mas que pouco participou das campanhas de 2021. Acho que Alan Franco mereceria mais oportunidades, foi importante com o Sampaoli e pouco utilizado pelo Cuca. Uma das justificativas era o limite de estrangeiros, mas quando tinha oportunidade era preterido. Vemos a especulação de nomes para o meio campo- Edenilson, Otávio, mas será que terão um custo menor que Nathan, Hyoran, Alan Franco. Acho que a liberação de jogadores deveria passar também pelo novo treinador que chegará. Zaracho não desenvolveu seu futebol com Sampaoli, mas arrebentou com o Cuca.
    Se o Galo tiver liberando jogadores para utilizar jogadores da base, que possuem menor custo, até entendo, mas se for para trazer jogadores com custo mais alto fica parecendo incoerente.
    Acredito demais no trabalho da diretoria, mas o torcedor é assim mesmo, fica com receio, gosta de entender os movimentos do clube, quer coerência e faz seus questionamentos, que são importantes para balizamento da diretoria, como quando queriam contratar o Thiago Neves.

  17. Bom dia a todos. Estou fazendo a leitura de um.livro chamado O Legado. São lições de gestão baseadas no time de rugby
    os ALL BLACKS e tenho percebido a medida que leio o.livro, muitas coincidências. Essa de trabalhar a contratação ou escolha de jogadores e técnicos é evidente no livro.
    Acho que estamos de fato em novos tempos no galo. A gestão e a razão estão falando acima da emoção,e está é que deve ser praticada e muito pela torcida.
    Vamos GALOOO!!!!!!

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A nossa preocupação é porque não me lembro, pelo menos no galo, demora tão longa para desamarrar o nó. Claro que a direção do galo deve saber o que faz e até onde pode esperar sem prejudicar a pré-temporada.
    Como bom mineiro, confio desconfiando, pois incondicional só amor de mãe!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *