Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

APOIO INCONDICIONAL PODE LEVAR A APLAUDIR ERROS E FRACASSOS

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Com essa frase título encerrei o artigo ATLÉTICO E MERCADO DA BOLA, UMA RELAÇÃO CÁRMICA”, publicado nesta ultima quarta-feira, dia 5.1, na minha coluna PRETO NO BRANCO no Fala Galo, no qual analisei a forma, a meu ver, equivocada e desastrosa com a qual o Glorioso continua se colocando no mercado da bola e provocando reações controversas em sua apaixonada torcida, chegando mesmo a tirá-la bruscamente do enlevo mágico que a temporada surreal de 2021 a tinha remetido.

Em razão desse mar de indefinições no qual o Atlético mergulhou nesta virada de ano e em função do nada surpreendente, porém aloprado disse me disse sobre a chegada de um novo treinador, as saídas especuladas e aquelas outras já confirmadas e as chegadas alardeadas aos quatro ventos, a massa atleticana vem acompanhando este “noticiário” rocambolesco e midiático reagindo de forma que a faz alimentar polêmicas e dissenções nas redes sociais, as quais, se não forem analisadas e conduzidas de modo frio e racional, apenas continuarão contribuindo para potencializar a exploração panfletária desse momento estranhamente convulsionado do clube.

Quando tudo indicava que o Atlético iniciaria 2022 em um mar de rosas, focado única e exclusivamente nos ajustes pontuais de elenco, nos próximos e decisivos passos desse processo revolucionário que vem metamorfoseando a sua gestão e a sua estrutura organizacional e projetando o clube como potência mundial no esporte bretão e, por fim, na fase preambular da inauguração da Arena MRV, prevista para este ano, o que se vê é o Galo mais famoso e querido do mundo envolto em um tsunami de especulações, se mostrando perdido na busca de um treinador, surpreendido pelos “nãos” que vem recebendo e buscando obsessiva e precipitadamente cumprir a meta de vendas de jogadores, rubrica mais uma vez tratada de forma equivocada e temerária como a menina dos olhos de seu orçamento, não obstante ter recebido uma premiação recorde no futebol brasileiro e terminado ao no de 2021 com superávit em sua meta orçamentária. Esquisito, não?

Na coluna eletrônica PROSA DE TERREIRO do Canal Terreiro do Galo13, publicada nesta ultima quinta-feira, dia 6.1, voltei a tratar do tema e a alertar sobre o risco gigantesco do Atlético sofrer uma brutal descontinuidade no futebol em particular, com reflexos graves em todo o seu projeto, se o clube não revisar as estratégias que vem adotando.

É verdade que o Atlético, à revelia de seu planejamento, ficou sem treinador. Não é menos verdade, também, que a chegada de um novo comandante, ainda que pelas características de seu trabalho, de seu estilo jogo, de sua experiência de vestiário e no trato com elencos pesados e estelares, indique ser a melhor opção para substituir Cuca, vai certamente provocar algum tipo de mudança e correr o risco de não dar certo. Isso, de per si, já seria algo que recomendaria a qualquer gestor de futebol parcimônia, cuidado e muita calma para proceder aos ajustes que qualquer início de temporada demanda.

Por tudo isso, vejo com muita estranheza os movimentos do Atlético nestas ultimas semanas. E me preocupa sobremaneira a postura de parte significativa da torcida que não só apoia incondicional e acriticamente tudo o que vem sendo feito e noticiado, particularmente sob o argumento vesgo de que os homens que estão conduzindo o clube, em razão dos títulos conquistados e dos investimentos fetos no clube que possibilitaram o Atlético a montar o elenco que montou, não devem e nem podem ser criticados e contestados.

Quem acompanha os meus escritos e as minhas postagens nas redes sociais sabe que nunca me furtei a elogiar e a aplaudir todas as ações destes gestores que considerei profícuas e interessantes para o clube. Também não é segredo para ninguém o meu reconhecimento em relação a este processo revolucionário que já fez do Atlético um novo clube e o qualifica para voos muitos mais altos.

Isso, entretanto, não quer dizer que, eu deva concordar com tudo cegamente e que não deva exercer o meu direito de criticar, de discordar e de cobrar, seja como atleticano, seja como sócio torcedor que sou, seja como articulista. E, é por entender que o apoio incondicional pode levar a aplaudir erros e fracassos que, em meus últimos artigos e manifestações, seja aqui no Canto do Galo, seja nos outros espaços onde escrevo e me comunico, venho buscando deflagrar um debate a respeito deste tema.

O exercício da dúvida é divino. A arte de provocar é reveladora. E o que resulta deste binômio é transformador.

26 thoughts to “APOIO INCONDICIONAL PODE LEVAR A APLAUDIR ERROS E FRACASSOS”

  1. Eduardo, li todos os comentários e só tenho uma coisa a dizer, digo, gritar: Gaaaaaaaaaaaaaaaaallooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
    Somos o time a ser batido, e não vai ser fácil isso acontecer….
    Na final LA 2013, Josué foi o melhor em campo ( na minha opinião), no campeonato brasileiro , o Allan foi o mais regular!
    SAN

  2. Sou defensor da atual diretoria.

    Mas essa de liberar o Diego Costa é demais. No mínimo colocar uma cláusula para que se ele jogar em outro clube brasileiro paga a multa de 16 milhões.

    Se isso não for feito, a diretoria é irresponsável. Ele vai acabar indo pro Corinthians ou Palmeiras e de graça. Não podemos aceitar. Quer sair que vá pra Europa. Quer jogar no BR em 2022, que pague a multa. Ponto

    Abraço

    1. Boa Noite,

      Os adm do Galo no momento são acima de tudo são bons negociantes e pode ficar tranquilo que não haverá perda, principalmente financeira.
      A multa não será paga, mas……
      De acordo com o Fala Galo, o Galo deixará de pagar cerca de 20 milhões que o Diego Costa tinha direito, entre luvas e premiações.
      Luvas que deveria ser paga em 2021 e foi acertado o pagamento para 2022 devido ao ano fiscal, assim pode ser abatido na rescisão, a mesma coisa foi feita com o Cuca.
      A adm é super profissional, paga-se em dia, faz excelentes contratos e os cumpre, foi assim com o Sampaoli e não será diferente com os demais, tempos de adm com coração e a instituição que leva o prejuízo já acabou.
      Daí, não exigirem onde ele pode ou não jogar.

  3. Excelente o comentário Max Pereira, assino embaixo.
    No ano de 2021 aplaudimos de pé a Diretoria do nosso CAM, foi sensacional.
    Agora precisa ser mais profissional do que já é. Este negócio de deixar o impasse em contratar novo comandante está irritando a todos. Também dispensando jogadores que o novo comandante poderia contar não é legal. Outra coisa mais importante é o trato com os empresários de jogadores: Ganham uma fábula, agora ficam cobrando na justiça, isto tem que acabar. Como também este negócio de vazar possíveis contratações só serve para subir valores e desejos de outros clubes em atrapalhar dizendo que estão na mira deste ou daquele jogador. Tem que parar de vazar os desejos por atletas.
    Aqui é Galoooo na veia p****

  4. Nuuu!
    O Galo agiu rápido demais! Rescindiu com Diego costa e logo em seguida já contratou o grande Fábio, centroavante do Oeste de Itápolis. Me lembrei de um outro centroavante bom pa garai que o Galo contratou desse Oeste, tempos atrás. Até me esqueci o nome dele.

    1. amigalo Galo roberto De oliveira,esta diretoria esta voltando na epoca do Dudamel esta querendo um treinador argentino que esta desempregado e desconhecido para piorar vai trazer grande atacante Fabio,sera que nao enxerga que Gilberto do bahia esta desempregado,a diretoria acordaaaaaaaaaaaaaaaaa.

      1. Boa noite, Joaquim Portugal!
        Que essas férias acabem logo e que possamos a voltar a ver os jogadores jogando o fino da bola sem ouvirmos sobre a diretoria e sobre especulações.
        Saudações Alvinegras!!

  5. Caro Fernando José, boa tarde.

    Conforme eu respondi ao JBH, a intenção do artigo é provocar o debate, é fazer o atleticano perceber a importância de duvidar, criticar, provocar e cobrar.

    Será que o Atlético está mesmo seguindo com um planejamento prévio, de vender e comprar novos jogadores para 2022, como vc sugere que eu estaria criticando?

    Vc já se perguntou pq o Cuca inesperadamente deixou o Clube? E pq outros colunistas, youtubers, cronistas e perfis diversos têm tanto material parar explorar a dificuldade de forma tendenciosa e panfletária as dificuldades que o clube vem encontrando para achar um novo treinador?

    Saudações atleticanas e muito obrigado pela provocação.

  6. Eu acho um absurdo o Diego Costa sair sem rescisão. O Galo não é bagunça, o cara fez contrato até uma data, se quer sair antes que vá…mas que cumpra o que está escrito e pague a multa! Será que se fosse o contrário, ele abriria mão da multa pro clube?
    Outro comentário: assim que as Marias venderam seu time, veio matéria com nosso presidente falando que achava inevitável um dia o Galo virar SAF…e já começamos a ver o que está acontecendo do outro lado da lagoa. Clube com dono é clube sem Democracia. A torcida tem que rejeitar essa ideia enquanto ainda está no berço. O Ronaldo não tem compromisso com a história do Cruzeiro, só com seu bolso. E aí Sérgio Coelho, você quer o mesmo para o Galo? Estamos de olho

  7. bom dia Eduardo e massa e max pereira,mais um que vai embora,o mimado Diego costa vai com Deus galo e maior que qualquer jogador,espero eu que galo nao toma mas foras de treinador portugues chega de ser piada de portugues,agora diretoria mais nada de perdoar a multas a Diego costa e cuca chega de ser bonzinhos,aff, diretoria aonde esta o treinador nada de renato maria,mano mala,felipao 7×1,vai galoooooooooooooooooooooooooooooo.

  8. Que chatice essa história de quem vem , de quem sai .

    Ao passar o olho por aqui já tomei ranço desse JJ .

    Quem ele pensa que é ?
    Amália Rodrigues ?

  9. EXISTEM MUITOS BOATOS NA IMPRENSA , MAS ESSA DW TROCAR SAVARINO POR EDENILSON É A PIOR DE TODAS.
    SAVARINO , 25 ANOS , E ÓTIMO ATACANTE , EDENILSON , 32 ANOS E NÃO SERÁ TITULAR , POIS ALLAN É MUITO MELHOR QUE ELE.
    ENTÃO , PRÁ QUÊ ESSE NEGÓCIO???

  10. BOM DIA EDUARDO , MAX E MASSA ATLETICANA.
    PARABÉNS MAX , PELO TEXTO , QUE TEM DEFEITOS , MAS FAZ UM ALERTA.
    “”SAF”” , NO GALO , NUNCA , JAMAIS.
    SE UM EMPRESÁRIO COMPRA UM CLUBE , EXCLUSIVAMENTE PARA CORTAR CUSTOS E DAR LUCRO , COMO ESSE TIME SERÁ VITORIOSO ??
    ESSA CONTA NÃO FECHA.
    O QUE O GALO PRECISA É UMA ADMINISTRAÇÃO SÉRIA , PROFISSIONAL E SEM CORRUPÇÃO (QUE É A CAUSA DA FALÊNCIA DOS CLUBES) .
    ESSA ATUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO AO QUE PARECE ESTÁ SEGUINDO ESSA CARTILHA , DE TOCAR O TIME COM MUITA RESPONSABILIDADE , O FUTURO DIRÁ.
    QUANTO , AO TÉCNICO , JÁ ESTÁ NA HORA DE DEFINIR O NOVO NOME .

  11. Bom dia, Max, Massa e Guru

    Caro Max, o apoio incondicional é como um cheque em branco e nisso concordo com vc. Devemos apoiar e ao mesmo tempo cobrar e fiscalizar, mas não podemos é duvidar da capacidade de quem, com sua gestão, nos deu três títulos recentemente e finalmente colocou o clube nos trilhos.
    Por isso Max, acho que vc foi infeliz ao afirmar que:

    “o que se vê é o Galo mais famoso e querido do mundo envolto em um tsunami de especulações, se mostrando perdido na busca de um treinador, surpreendido pelos “nãos” que vem recebendo e buscando obsessiva e precipitadamente cumprir a meta de vendas de jogadores, rubrica mais uma vez tratada de forma equivocada e temerária como a menina dos olhos de seu orçamento.”

    Baseado em que vc afirma que o clube se mostra perdido na busca de um treinador? Em qual momento do clube houve a negativa de que necessitaríamos de negociar jogadores para cumprir o orçamento?
    Desculpe, mas a diretoria está tomando todos os cuidados necessários para garantir de que nosso próximo técnico tenha o perfil e principalmente a capacidade de fazer o que seu antecessor fez.
    As especulações ficam por conta da imprensa e dos youtubers que na falta de notícias ficam a todo momento plantando algumas para obter holofote.
    Então meu caro Max, se o apoio incondicional não é recomendável, a certeza de que a diretoria está perdida e o clube sem rumo, também não é.
    Vamos ter paciência e cautela, porque precisamos lembrar da rejeição que Cuca teve quando foi contratado, e que o time passou por reformulação com a saída e chegada de jogadores.
    Te convoco a confiar na diretoria, mesmo com restrições.

    1. Caro JBH, boa tarde.

      Cada um vê e mede as coisas com a sua régua. Minha experiência, somada a um bom conhecimento dos bastidores do futebol e a informações de fontes fidedignas a que tive acesso, me permite intuir que o Atlético começou muito mal o ano. É cada vez maior a impressão de que o barco atleticano, senão está à deriva, certamente está navegando por águas turvas e perigosas.

      A intenção do artigo é exatamente provocar o debate sobre tudo o que está acontecendo com clube nesta virada de ano e alertar sobre o risco e a temeridade de se conceder apoios incondicionais, acríticos.

      Indo um pouco ale, aproveito para alertar, como tenho feito em outros espaços, para o ridículo da espetacularização da busca por um novo treinador.

      Saudações atleticanas e muito obrigado pela interação.

  12. Onde Vc, colunista, quer chegar com este artigo?
    Criticar a diretoria, criticar o Cuca que inesperadamente deixou o Clube, criticar outros colunistas que usam a dificuldade de achar um novo treinador, criticar o CAM por ter seguido com o planejamento prévio, de vender e comprar novos jogadores para 2022? Enfim, qual é a sua com este artigo! Vc já mostrou que escreve melhor! Saudações Atleticanas…
    Fernando Carvalho

    1. Caro Fernando José, boa tarde. Conforme eu respondi ao JBH, a intenção do artigo é provocar o debate, é fazer o atleticano perceber a importância de duvidar, criticar, provocar e cobrar. Será que o Atlético está mesmo seguindo com um planejamento prévio, de vender e comprar novos jogadores para 2022, como vc sugere que eu estaria criticando? Vc já se perguntou pq o Cuca inesperadamente deixou o Clube? E pq outros colunistas, youtubers, cronistas e perfis diversos têm tanto material parar explorar a dificuldade de forma tendenciosa e panfletária as dificuldades que o clube vem encontrando para achar um novo treinador? Saudações atleticanas e muito obrigado pela provocação.

  13. Bom dia, Canto do Galo!
    Meu pensamento era que o Galo tinha que aproveitar mais desse elenco que vinha em ascensão no final de 2021. Consolidar como clube que ganha títulos de uma temporada para outra.
    O Grêmio vendeu o lateral direito Vanderson por 11 milhões, com possibilidade de arrecadar mais 3 milhões , caso o jogador atinja metas no novo clube. O Nathan Silva , destaque no brasileiro, estão falando em 6 milhões.
    O Galo realmente precisa se impor no mercado e valorizar seus jogadores.
    Dúvida fica pela real saída do Cuca. Tava todo feliz com a família em comemoração dos títulos, inclusive no gramado do Mineirão. Adora está lá no Rio fazendo esse cursinho da CBF. O que todo técnico sonha é continuidade no trabalho, bom elenco , pagamento em dia , bom centro de treinamento e o Cuca largou tudo isso. Fica a dúvida do real motivo de sua saída.
    A contratação do técnico virou novela portuguesa. De repente Portugal virou o país dos melhores técnicos do mundo. Agora tem jornalistas especializados em técnicos de Portugal, dando aulas sobre cada um. Confio no trabalho da diretoria, mas já não estou conseguindo ouvir mais nome de técnico português, tá chato essa fixação. Esse JJ é um mala sem alça. Sou mais técnicos argentinos, pois já estão adaptados as disputas sul-americanas.

  14. Clayton
    Aderlan , Fabrício, Ortiz e Luan Cândido
    Raul, Jadson e Praxedes
    Artur , Ytalo e Helinho

    Tem um técnico por aí que fez esse time jogar um belíssimo futebol em 21 .

  15. Bom dia Max. Bom dia a todos. Por favor, cite os erros que a torcida estaria aplaudindo. Não consegui ver esses erros e muito menos aplausos a eles.

    1. Caro Domingos Sávio, boa tarde.

      A exemplo do que já respondi ao JBH e ao Fernando José, a intenção do artigo era alerta para que, em um futuro muito próximo, e aí tarde para corrigir, a torcida perceba que vem aplaudindo cegamente erros e, consequentemente, se vendo obrigada a engolir a seco os fracassos decorrentes.

      Cada um vê as coisa desceu jeito e modo. E, particularmente, estou vendo que o Atlético está em um caminho perigoso e, principalmente, permitindo uma espetacularização de seus movimentos no mercado da bola, extremamente nociva para o clube. Não atoa acabou colecionando nãos de vários treinadores e permitindo, de forma açodada, que o elenco tenha defeções que podem descaracteriza-lo e provocar uma descontinuidade brutal e irreversível.

      Se comparamos algumas chegas já confirmas com as saídas já sacramentadas é mais que fácil perceber que está havendo uma mudança significativa de patamar no elenco. O que isso significa e aonde isso pode chegar?

      Saudações atleticanas e obrigado por questionar.

  16. Canto do Galo, Bom Dia!!!

    Prezado MAX, concordo com a sua tese do ótimo texto de hoje.

    E pontuo:

    Essa novela “O Distribuidor de Camisolas” está esquisita sim, a meu sentir…

    Consta que “camisola” no português de Portugal seria o mesmo que “camiseta” no português do Brasil.

    Engraçado…

    Engraçado também essa novela do treinador do Atlético…

    A começar pela saída de Cuca do Galo, da forma estranha que aconteceu…

    Muito estranho isso…

    Se saiu porque estava com problemas familiares sérios e urgentes, por que começou um curso de distribuidor de camisetas um dia depois no Rio de Janeiro, na CBF?

    E o problema familiar sério e urgentíssimo em Curitiba?

    Cuca saiu mesmo do Atlético por quê?

    Não tinha contrato assinado e a viger até o final de 2022?

    E a multa a pagar pelo treinador em caso de rompimento unilateral do contrato, como aconteceu?

    Vai pagar a multa?

    De quanto é?

    Do contrário, por que não vai pagá-la?

    Outra coisa:

    Por que dessa fixação do Atlético por técnicos portugueses?

    Nunca antes na história do CAM se viu tamanha fixação em treinador português como agora…

    Estranho foi saber que o agente de Jorge Jesus é o mesmíssimo agente de Carvalhal…

    Coincidência? Será?

    Estranho o Carvalhal ontem de manhã sinalizar que poderia vir para a Cidade do Galo, que poderia baixar a multa impagável e à tarde contradizer-se totalmente dizendo que a vinda para o Atlético era algo impensável…

    Estranho esse Carvalhal…

    Estranho foi saber que uma investigação do Ministério Público em Portugal (“Operação Cartão Vermelho”) mira o ex-presidente do Benfica, considerado suspeito de recebimento indevido de ‘luvas’ em 55 negócios de transferência de jogadores do Clube, compras e vendas entre 2012 e 2020, que teriam gerado mais de 10 milhões de euros em comissões…

    Consta que a “Operação Cartão Vermelho” também tem como alvo o agente de Jorge Jesus e de Carvalhal, ambos especulados com fixação pelo Atlético…

    Consta que o técnico Mourinho, grampeado em conversas na investigação, não queria o retorno de Jorge Jesus ao Benfica…

    Ou seja, tudo muito estranho…

    Se o agente de Jorge Jesus e de Carvalhal está na mira do Ministério Público português, por que o Atlético insiste em negociar com esse agente investigado?

    Por essas e por outras que o caso está virando uma novela, portuguesa, com certeza…

    Minha intuição sugere que o Atlético deve interromper, imediatamente, qualquer tratativa com o agente português que cuida das carreiras do J.J., de Carvalhal e outros técnicos portugueses para evitar qualquer dúvida futura sobre qualquer coisa…

    Em suma é o seguinte: essa novela, “O Distribuidor de Camisolas”, já deu…

    Insistir nisso pode virar tiro de escopeta no pé do Galão da Massa…

    O melhor seria contratar logo um treinador argentino ou brasileiro, à altura da missão, e encerrar depressa essa novela portuguesa…

    O melhor seria um contrato de um ano porque no Brasil, um prazo maior que isso, é quixotada…

    Técnico no Brasil, regra geral, tem validade máxima de um ano e olhe lá…

    E segue o jogo…

    Ô lôco!!!

    1. Concordo totalmente. Marcelo Gallardo tem a cara do Galão.
      Tem ainda o Sebastián Beccacece e até o Vojvoda. Chega de falar dos lusitanos arrogantes!

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A novela de contratação de técnico pelo galo, continua…quanto capítulos ainda falta para o seu fim?
    Parece-me que a exemplo do Flamerda refém do trabalho do Jesus, o galo está indo no mesmo caminho e ficou refém do trabalho do Cuca. Chega de tanto mínimo. Portuguêses estão deitando e rolando se achando! Na América do Sul ,com certeza , tem treinadores iguais ou melhores que os portugueses. Precisamos de solução rápida e não ficarmos nesta deixemos para amanhã porque o Mister pediu 10 dias para responder! Quem se abaixa muito fica com a bunda de fora. Acredito que a diretoria do galo está indo num caminho de difícil retorno. Daqui a pouco anunciam a vedete Renato Gaúcho como treinador. Aí é não ter amor próprio. O dito desprezou e ridicularizou o Galo não faz muito tempo.
    Talvez fosse melhor entregar a condução dos trabalhos à comissão técnica que ficou no galo e contratar um treinador apenas como figurante. Quem sabe?
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Prezado Ângelo, ótimo dia amigalo

      Eu também venho batendo nesta tecla de que na América do Sul existe treinadores melhores do que estes portugueses, exceto o Mourinho que ganhou campeonatos em ligas importantes, o restante ganhou o que? Ganhou em ligas menos expressivas.

      O GALO não pode abrir mão do trabalho da comissão técnica permanente atuando com o novo treinador, isto tem que ser condição sine qua non.

  18. Bom dia, Max, Eduardo e Massa!
    Confesso que estou preocupado e decepcionado com Rodrigo Caetano e diretoria, de um modo geral, na forma como estão conduzindo as coisas. E cada vez mais P da vida com o Cuca, que nos meteu nessa palhaçada. E eu nem tenho mais como gozar o lado de lá da lagoa, que já acabou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *