Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Buscando recuperação jogo a jogo

Cada partida e cada competição tem suas particularidades. Seja pelo regulamento ou mesmo em função da situação de momento da (nossa) equipe. A mim pouco ou quase nada importa, desde que determinado time esteja na briga direta com o Galo, por exemplo um confronto entre que briga lá no Z4 ou séries B, C e D. Meu olhar é o Galo e nossa disputa é pelas primeiras colocações.

Se o regulamento prevê pontos corridos, um ou cinco gols de diferença, somam três pontos. Evidente que penso também nos critérios de desempate, que passam a ser saldo e número de gols, a partir da pontuação e número de vitórias. Por isso, me permito cobrar sim – por exemplo – aquela outra lambança do Claus (são diversas dele contra o Galo) que não quis assinalar a penalidade no último segundo de jogo na vitória sobre o Botafogo.

Já martelamos muito aqui, desde a semana passada, após a derrota para o Internacional que o Galo deixou o líder – Palmeiras – abrir dez pontos de frente na tabela de classificação. Nossa atual sétima colocação, nos distancia ainda em sete pontos do Corinthians, agora quatro do Flamengo e três do Fluminense. Já considerei, diferente da semana anterior, os jogos da noite de ontem. Portanto, Galo, Paranaense, Fluminense, Internacional e até o Palmeiras têm um jogo a menos que Corinthians e Flamengo.

Nosso adversário de hoje, que soma dois pontos acima do Galo – em caso de vitória nossa – passaria a ter um a menos. Faço essas divagações todas, para chegar naquilo que quero para o nosso time na noite de hoje no Mineirão. Vencer, vencer, vencer! Precisamos, jogo a jogo, recuperar os pontos perdidos – atirados pelo ralo – durante a campanha instável da primeira metade do Brasileirão. Se vencer, podemos no máximo chegar ao quinto lugar, desde que o Internacional não supere o Fortaleza no Castelão. Haja conta!

Ao que imagino, seja pelo noticiário e por meu próprio sentir, o treinador deverá preservar boa parte do elenco neste compromisso. Não é como gostaria, mas respeito a decisão de quem está à frente da equipe e sabe melhor que nós sobre o limite de cada profissional que defende a nossa camisa preta e branca. O Paranaense, acredito, também envolvido no mesmo mata mata da Libertadores, deverá preservar seus principais jogadores. Parece que só o goleiro titular deve ser escalado.

Pero si pero no, fato é que tanto nosso time quanto o adversário dessa segunda rodada do returno estão na mesma situação. Empate em casa na primeira partida eliminatória da Libertadores, flertando ainda que à distância pelo Brasileiro, e brigando pelo G4 da mesma competição. Vale dizer, as atenções não podem ser separadas, embora a prioridade seja o torneio internacional.

Poderia ter sido tudo diferente, não fossem aquelas rateadas que presenciamos, tanto e especialmente no BR quanto no meio de semana frente ao adversário da Libertadores. Diante disso, temos de vencer hoje – ainda que com uma formação alternativa – e viajar para São Paulo de olho na vitória e consequente vaga na semifinal da Libertadores.

Os grandes artistas e responsáveis por viabilizar esse nosso desejo – nem vou dizer sonho –são os mesmos jogadores que deixaram a situação chegar nesse ponto que estamos atravessando. Portanto, cabe a eles, seguir na busca de resgatar a nossa confiança. Elenco para superar essas duas batalhas – de hoje e da quarta-feira – temos e é reconhecido por todo o Brasil. Até mesmo por aqueles sujeitos que – em busca de cliques – só detonam o Galo ao longo dos tempos.

Pra cima deles, logo depois do meio dia já quero estar no entorno do Mineirão. Nem vou arriscar quais os onze que Cuca deve iniciar a partida, uma vez que as especulações deixam dúvidas em todas as posições. Do goleiro ao ponta esquerda, como se diz na boca de nós acima dos 60 anos que vivemos outro momento do futebol. Naqueles tempos sabíamos a escalação de cor e salteada, mas acato e aceito as transformações. Não só no futebol, mas em tudo na vida, já que buscamos a evolução aqui na Terra.

Imagina se não fosse assim. Já tirei tumor no intestino, recentemente coloquei parafuso na coluna, farei biópsia da próstata nos próximos dias e otras cositas más. Em meio a isso, mesmo sendo caçula e temporão, já tenho mais tempo de vida que meu saudoso pai que – com menos eventos – se foi quando eu ainda tinha apenas 19 anos. A vida passa, telefone toca e você já não atende mais, está na letra de “Pingos de Amor”, mas nos dias de hoje muita coisa mudou. Então, eu quero acreditar e confiar, enquanto vida e esperança eu puder carregar comigo.

Pra cima deles, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Buscando recuperação jogo a jogo”

  1. Precisamos de um goleiro que não saiba jogar com os pés, mas que defenda as bolas que vão nele e que saiba armar contrataques rápidos, jogando com as mãos, tipo Tafarel.
    Precisamos de um treinador que não escale Allan, nem Nacho.
    Precisamos urgentemente de um diretor de futebol. Fora Caetano de merda!!!

    1. Precisamos de um treinador que não tenha preferidinhos e escale sempre os melhores. Nathan Silva é jogador pro Genérico Goianiense, basta devolver, tem a genética do irmão pereba, o nada saudoso Werley, que só foi defenestrado o dia em que o Tardelli disse a verdade nos microfones: “De que adianta a gente fazer dois, três gols lá na frente se a zaga atrás entrega todas?” A História se repete. Pávon chega e faz gols, Hulk, Keno, mas lá atrás Nathan Silva, Júnior Alonso, Dodô, Allan, Rubens e Guga além do Chama-gol entregam todo jogo! Precisamos urgente de dois bons zagueiros e um goleiro que não seja chama-gol igual esse Everson. Todo jogador que chuta de longe acerta sempre o ângulo dele, é uma sorte né? Frangueiro! Precisamos de dois volantes como eram Pierre e Donizete e não essas lesmas de Jair e Allan! Enfim, o time precisa como disse Hulk e inclusive ele tomar vergonha na cara pq se não ganhar do Palmeiras na quarta, G4 é obrigação ou vamos inaugurar Arena em mais uma “Surra-americana”……

  2. É, pela escalação que acabei de ver, quem vai marcar nesse meio de campo hein? Será que baixou o espírito de Johan Cruijff no CÚca ou está menosprezando o adversário?

  3. Uma observação; Palmeiras já disparado na liderança, pôs todos seus titulares em campo hoje,…..por que será que só treinador brasileiro poupa jogador hein? Aliás, treinador e torcedor né!

  4. É ruim hein Eduardo!
    Aceitar algumas transformações não dá. Respeito quem adere, mas tem umas coisas aí que não dá. Tatuagem, aquela no tatu então tô correndo, usar brinquinho e outras esquisitices pode até ser bom para essa rapaziada, tô fora. Tô achando que você está querendo convencer os prezados Barata e o Ângelo. Eles é que fiquem espertos.

  5. Boa tarde, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 21/38 – Athletico-PR (casa) – Em bolas paradas, não se deve confiar em atacantes “marcando” na grande área. Eles não sabem. Estão acostumados a serem marcados.

    Temos goleiro, 02 zagueiros, 02 laterais e 02 volantes de marcação. Ou seja, os 06 de linha têm a obrigação de marcar os mais perigosos deles.

    Nossos atacantes têm que serem orientados a ajudar e NÂO deveriam ser responsabilizados por gols tomados.

    Pedrinho “deixou” Fábio Santos fazer o gol de cabeça. Mas, Pedrinho não era o mais indicado prá estar ali.

    Vargas “deixou” Dudu cabecear. Peraí. Cadê os jogadores de defesa naquele lance? Confiar em atacante? Tá errado.

    Falta liderança no campo pra orientar “quem marca quem”. Hoje poderemos tomar gol de bola parada.

    Quarta contra o Porco lá pela Libertadores, o risco é gigantesco. É só fazer falta boba perto da área ou provocar escanteios pra Scarpa fazer a diferença.

    Nossos pontos perdidos: 12 (casa) e 16 (fora), num total de 60/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaalôô!

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Hoje não é dia de buscar culpados! É dia de abraçar o galo e incentiva- lo na busca dos 3 pontos que nos deixarão um pouco mais “eu acredito”.
    Bom domingo!
    Hoje e sempre, galo!!!

  7. Bom dia xará e amigalos!
    Futebol é simples e a receita para o GALO voltar a ser vencedor é acabar com a DEFESA DE PENEIRA e o ataque voltar a marcar SEM DEPENDER DE PÊNALTIS OU GOLS CONTRA. A responsa agora está totalmente em cima de vocês:: jogadores. Que a bipolaridade do time se afaste definitivamente.

    1. Não entendi, o Jair foi calçado na área, pênalti mais do que justo. O Keno chegou dentro do gol,se não fosse o zagueiro “atrapalhar” a bola ia entrar de qualquer jeito. Vc bebeu? Kkkk

  8. BOM DIA A TODOS.
    HOJE SÓ A VITÓRIA INTERESSA . SE VAMOS JOGAR COM UM TIME MISTO OU RESERVA , O PARANAENSE TAMBÉM VEM COM RESERVAS .
    TAMBÉM COMPARTILHO COM A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS , O TIME DO GALO ESTÁ VELHO , E O PRINCIPAL MOTIVO É QUE A NOSSA CATEGORIA DE BASE NÃO É CAPAZ DE REVELAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM.
    RUBENS , FOI UMA GRATA EXCESSÃO.
    TENHO DITO E REPETIDO , PARA ESSAS CATEGORIAS DE BASE DO GALO SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO:::…….
    “”FECHAR , DEMITIR TODA ESSA CAMBADA QUE LÁ ESTÁ , E RECOMEÇAR DO ZERO””…………
    ESSA CATEGORIA DE BASE DO ATLÉTICO ESTÁ BICHADA HÁ MUITOS E MUITOS ANOS , ESTÁ VICIADA , CERTAMENTE TUDO ESTÁ ERRADO NESSA ADMINISTRAÇÃO DA BASE , PORQUE É INADMISSÍVEL QUE COM TANTA ESTRUTURA E DINHEIRO INVESTIDO ESSA BASE NÃO TRÁS NENHUM RETORNO………
    SUGIRO AO NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO E DEMAIS ATLETICANOS ::
    VAMOS INCREMENTAR UMA CAMPANHA PARA MUDANÇAS COMPLETAS PARA A RECUPERAÇÃO DA BASE ATLETICANA.
    DO JEITO QUE ESTÁ SENDO ADMINISTRADA NÃO PODE CONTINUAR.
    SÓ DÁ PREJUÍZO TÉCNICO E FINANCEIRO E AUMENTA A DÍVIDA DO CLUBE.
    “””MUDANCA E RENOVAÇÃO COMPLETA DA BASE JÁ “””.

  9. Eu estou enganado ou o futebol continua a ser um jogo onde onze caras pelejam contra outros onze para ver quem consegue colocar a bola na casinha do adversário ?

    Mudou alguma coisa ?
    Ah ! , sim : na baixa qualidade dos “guerreiros” atuais , que transformaram a arte , o espetáculo criativo , em uma luta insana contra o objeto usado para a prática do esporte .

    Não à toa ouvimos sem parar que eles ATACAM a pobre coitada .

    Bem diferente de ROMEU , nosso ponta esquerda campeão em 71 , sobre quem FÁBIO FONSECA dizia :
    ” a bola nos pés do Romeu se transforma em uma doce Julieta ” .

    Não , eu NÃO acompanho as transformações que deixaram de lado a ARTE para nos oferecer tanta MEDIOCRIDADE , até porque a ARTE É IMORTAL !

  10. Bom dia!
    Depois de termos jogado tantos pontos no ralo, por CULPA EXCLUSIVA DO RODRIGO CAETANO, O MERDA, agora temos que ir contudo pra cima do asclético. Só espero que o “quebra contratos” não me apareça com Alan, Nacho, Vargas, e nem tenha aquela brilhante ideia que Sacha vai mudar os rumos de uma possível desventura no segundo tempo. Cansado de tudo isso!

  11. A atual situacao de nosso time , nos dois campeonatos que nos restam , escancaram uma realidade que nao deveriamos estar presenciando , e o atleticano tem que chorar mesmo, se revoltar, nao passar pano , como bem gosta grande parte da torcida , que se conforma com a mediocridade. Caso nao passemos por porcos na liberta , termos que lutar com tudo, com unhas e dentes para uma vaga na libertadores de 2023 , ano da inauguracao de nosso estadio. Olha que situacao que este irresponsavel caetano nos colocou , o time emplihando vexames , mas apresentacoes contra times medianos e nada foi feito, desde o comeco do ano , deitado nos louros de 2021 , inerte, vendo time despencar e mantendo o pessimo treinador , contra tudo e todos , afrontando a torcida. Olhem nossa situacao , situacao que nao poderiamos estar vivendo com o elenco que temos, inadmissivel. Caso nos classifiquemos, quarta feira , estaremos dando um grande passo para o titulo continental, reside ai a esperanca da torcida , se Deus quiser, passaremos , mas insisto, esre incompetente tem de sumir daqui. Ontem, flamidia e saopaulo , o junta junta paulista nao entregou mais por falta de tempo , olhem como jogaram contra nos e olhem como jogaram ontem, contra um time sofrivel , de reservas. Estou revoltado este ano e somentre confio em cuca , que gosta de ganhar , que nao admite falta de comprometimento

  12. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Athletico Paranaense:

    O CAP é o 5º colocado do Brasileirão (10V, 4E e 6D) e continuará à frente do Galo na tabela em caso de empate ou vitória.

    Tem o 6º melhor ataque da competição (25) e 4ª melhor defesa (20 gols sofridos), tendo saldo positivo de gols (5), melhor que o do Galo (4).

    Na rodada anterior, no último domingo, bateu o São Paulo (reservas) em casa por 1 a 0 com gol de pênalti convertido por Vitor Bueno. O jogo foi aberto com chances perdidas de lado a lado.

    Na última quinta-feira, pela Libertadores, na Arena da Baixada, em primeiro jogo pelas quartas de final, empatou em jogo brigado de 0 a 0 contra o Estudiantes. O resultado deixou tudo em aberto para a decisão na Argentina, na próxima semana, na quinta-feira.

    Contra o Galo, Felipão, priorizando a Libertadores, vai escalar o Furacão- Reserva. O zagueiro Thiago Heleno, os volantes Fernandinho e Hugo Moura, e o atacante Pablo não viajaram com a delegação.

    O provável Furacão: Bento; Orejuela (Khellven), Nico Hernández, Matheus Felipe e Pedrinho; Erick, Cittadini e Vitor Bueno; Rômulo, Vitor Roque e Vitinho.

    A média de idade do CAP, de 25 anos, é cinco anos mais jovem que a do CAM (30). O Galo é um dos times com a média de idade mais alta do Brasileirão, tanto é que o time tem sentido fisicamente a temporada e caído bastante o desempenho físico no 2ºT das partidas, como aconteceu contra o Palmeiras na última quarta-feira pela Libertadores.

    Como o Galo também prioriza a Libertadores e ainda vive um momento de readaptação com Cuca, não há falar em favoritismo do CAM na partida, mesmo com o Furacão jogando com os reservas pelo mesmo motivo (Libertadores).

    O jogo vai ser duro de qualquer jeito e difícil está a cravar de antemão um prognóstico para essa partida. Agora é esperar o jogo para ver o que pode acontecer…

  13. Bom dia Massa e Guru

    Ontem o Flamerda , foi a São Paulo e derrotou os donos da casa, jogando no ataque e massacrando o adversário.
    Porque estou citando isso, se aqui é só Galo?
    Porque duas razões:
    A primeira foi que Dorival Jr. realmente recuperou o futebol dos caras, e eles já estão praticamente classificados na liberta e em terceiro no brasileirão. Então fico aqui a me perguntar P#@u de raiva: porque demoramos tanto em substituir El Turco?
    Segundo porque o Flamerda jogou como time praticamente reserva, então qualquer que seja hoje o time que vai enfrentar o Paraguaiense,temos que fazer uma boa partida.
    Só um pitaco: Alô nossa zaga e goleiro, vamos parar de dar bobeira!

    1. Por que demorou tanto para substituir El Turco? Essa é fácil. É porque na torcida há muito passa-pano e chapa branca que preferiram investir contra quem apontava a necessidade da urgente substituição, ao invés de cobrar quem deveria fazê-la. A proprensão da nossa torcida para aprovar tudo que é oficial é uma lástima e explica muita coisa de ruim que já nos aconteceu. Quem aqui conhece alguém que passou pano para o Turco até não poder mais?

      1. Só uma pergunta: o mundo hoje é pior do que antes, mas é o que tem prá hoje. Uma sugestão, vai no YouTube e veja os vídeos tapes dos jogos de 70/80 ,quem sabe fica feliz. Vc é um cara muito chato que só critica. Nunca vi um elogio sequer pqp

      2. Vc já viu o dono de uma empresa perguntar para os funcionários se eles gostam do chefe imediato? Pois foi isso que aconteceu. Os funcionários (jogadores) pediram pra ele ficar,era bonzinho, legal e não havia cobrança, pois é, deu no que deu.

      3. Caro Jorge 19
        Vou discordar de vc, parte da torcida e me incluo nesta, deu crédito ao Turco porque não queria mais viver a fase de troca troca de técnicos. Fase esta que nos levou ao rebaixamento.
        Mas o fato de apoiar não necessariamente quer dizer passar pano, pois constantemente o ex técnico era alvo de críticas de todos, inclusive de quem o apoiava.
        A diretoria demorou porque quiz acreditar que o resultado contra o Florminense era apenas um desvio de rota, um dia infeliz. Simples assim. Aquele sim era o time para mandar o cara embora.
        Mas a vida é assim e a gente muda de opinião como eu mudei. E vc sempre acertou em tudo ou teve também de dar o braço a torcer em alguma ocasião?

        1. Eu já errei muito. E continuo errando. Faz parte do ser humano. E quando erro peço desculpas e reconheço o erro.
          E não digo que a culpa é dos outros…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *