Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

TÉCNICO NOVO, VIDA NOVA?

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Pode ser que sim, pode não ser exatamente assim. Ou seja, ainda que mudanças, significativas ou não, aconteçam inevitavelmente com uma troca de comando, necessariamente não significa que tempos de bonança e de conquistas irão ocorrer. “É preciso dar tempo ao tempo”, dizem aqueles que sabem que um time não se monta e nem põe nos cascos de um dia para outro.

O futebol dos dias de hoje exige do treinador uma característica que nem todos possuem: a de gestor de grupo. O amigo e torcedor Marcos Boaventura defende, com a propriedade de quem entende do assunto, que “o treinador deve treinar a pessoa (e não apenas o jogador) para construir uma relação de confiança com ele e, por fim, possa ser asfaltado o caminho para o sucesso em todos os níveis”. Claro que se o treinador for carismático e se surgir entre ele e o grupo aquela química saudável e proficiente, meio caminho andado.

Cuca volta ao Atlético e enche o mundo atleticano de felicidade e de esperança. Até agora são dois jogos, uma derrota marcante por 3 x 0 para o Internacional em Porto Alegre e um empate com sabor amargo no Mineirão, depois de estar vencendo o Palmeiras por 2 x 0 e fazendo um jogo em que sufocava o adversário e até podia ter levado esse Galo bipolar a matar a classificação para semifinal da Libertadores ainda neste jogo de ida.

Marcão sabe que o fato do time ter mostrado alguma evolução, particularmente no jogo contra o Porco paulista, é algo humanamente normal e explicável: a chegada de um novo treinador  sempre sacode qualquer grupo e, geralmente, de forma positiva. Ele sabe também que muitos erros se repetirão e que, se deles resultar um gol para o adversário, a sorte do jogo poderá mudar radicalmente. Aliás, foi exatamente isso que aconteceu diante do Palmeiras.

Diante de tantos erros, recorrentemente repisados jogo após jogo, o grande Boaventura se faz  pergunta curiosa e que eu gostaria imensamente de fazer a cada um dos jogadores atleticanos:“por quem e por que eles correm?” Não tenho dúvida nenhuma que se pudéssemos ouvir os corações de cada um, não escutaríamos essas frases prontas e corriqueiras sempre presentes nas coletivas, mas receberíamos um cipoal de informações preciosas que muito ajudariam não só ao nosso Marcão, mas a todos nós entendermos o que está acontecendo com o time atleticano.

Cuca também precisa entender o que fez o desempenho do time atleticano despencar vertiginosamente, para, ao fim, poder racionalizar as movimentações dos jogadores e dar um sentido harmônico e coletivo a este correr hoje desordenado e sem inspiração. Os bons momentos contra o Palmeiras têm que ser recorrentes e tendencialmente perenes, fortes o suficiente para resistirem aos acidentes de percurso.

Para Marcos Boaventura, parte da torcida está romantizando o retorno de Cuca. Mexe com o imaginário. Na Grécia Antiga, exemplifica ele, os heróis eram metade homens e metade deuses e é por isso que conseguiam ter velocidade, inteligência e força maior que os humanos.

Recebiam dos deuses a incumbência de vencerem monstros, combaterem inimigos e realizarem missões impossíveis. Mas, para ele e para muitos, Cuca não volta apenas por heroísmo, por consideração ao clube. Cuca nunca escondeu que disputa um campeonato particular pelo posto de Tite que deixará a seleção após a Copa do Catar. E, mesmo sabendo que tem que realizar um trabalho de Hércules, vencer 15 de 19 partidas no mínimo, para deixar o Atlético na rota do título do Brasileirão 2022, ele aceitou o desafio.

Será que ele estaria imaginando que o fato de estar fora dos holofotes, fora da mídia e sem disputar nada poderia estar minando as suas chances de chegar à seleção e isto pode ter pesado em sua decisão de voltar para o Atlético? Se for isso mesmo, há algum problema ou crime nisso? Claro que não. Aliás, melhor para o Atlético se aqui chegasse, como chegou, um técnico motivado.

Conjecturas à parte, é inegável que o maior salário do clube também é um fator bastante sedutor. Mas, não é só isso. A chegada de Cuca, na condição de potencial candidato ao cargo de técnico da seleção brasileira a partir da próxima temporada, também é fonte de sedução para o elenco do Galo. Se Cuca chegar de fato à seleção, vários deles muito provavelmente terão chances no novo ciclo. Portanto, isso significa que um pacto pode ser firmado. Cabe ao Atlético, nos ensina o mestre, explorar essa possibilidade.

Cuca tem muitos problemas para resolver e, se queremos ajudá-lo teremos que ter muita paciência e jogar junto com o time como talvez nunca tenhamos jogado antes, mesmo porque não podemos nos esquecer da polêmica entrevista de Lisca sobre possíveis revelações que Alex Stival lhe teria feito sobre os bastidores do clube. Cuca sempre foi um treinador sanguíneo e, claro, é natural que sua passagem anterior tenha deixado sequelas. O profissionalismo de todos os envolvidos, atletas, treinador, integrantes da comissão técnica e dirigentes, é a garantia de que o trabalho ocorrerá no melhor ambiente e no melhor nível possíveis.

Os primeiros passos de Cuca nessa nova estada no clube devem focar na reconstrução daquele Atlético que embalou os nossos melhores sonhos em 2021 e se, ao final desta temporada, ele deixar o Galo próximo àquele, ele já terá justificado o seu retorno. O que vier além disso é lucro. E por que o time atleticano perdeu tudo aquilo que mostrou no ano passado? Essa é a resposta que tem que ser buscada. Essa é a missão de Cuca.

Por fim, fica a última lição do mestre Boaventura: “A gente não está lá e não dá para saber o que acontece nos bastidores. Antigamente diziam que o futebol era 90% técnico e 10% físico e mental. Hoje, no futebol moderno, com tantos esquemas táticos, o futebol é 100% físico e 100% mental. Então há um desgaste a mais que não havia em outros tempos”.

O time do Galo tem média de idade elevada, vários atletas acima dos 30 anos. Além disso, outros jogadores claramente mostram que se ressentem de algum problema e isso tudo está afetando o desempenho da equipe. Por isso, além do treinador e de seus auxiliares de campo, a fisiologia, a preparação física, o departamento médico, psicólogos, demais funcionários e os gestores da área do futebol, devem combinar aspectos físicos e mentais para aumentar o raciocínio rápido, a resiliência, a frieza na hora de decidir a jogada, etc.. E, óbvio, diagnosticar em conjunto as verdadeiras razões de uma queda de rendimento e de energia tão brutal.

Outros fatores, além desses citados, também podem estar atrapalhando e cabe ao clube detecta-los e eliminá-los. Só um trabalho harmônico e coeso fará o clube a experimentar uma vida nova com a chegada do novo treinador.

25 thoughts to “TÉCNICO NOVO, VIDA NOVA?”

  1. Pela duas partidas que vi, Pavon parece render melhor do lado esquerdo, o mesmo onde keno e Vargas rende melhor. Do lado direito, a opção é Ademir ou Zaracho. Tem o Sacha, mas nunca rendeu muito bem na ponta direita. Cuca colocou Zaracho no meio, no lugar do Nacho e o time rendeu muito bem. Por enquanto, Pavon não pode jogar a Libertadores. Melhor deixar este quebra cabeça para o mestre Cuca, que foi muito bem no primeiro tempo contra o Palmeiras, mas não foi feliz nas entradas de Nacho e Pedrinho, e Jair já estava cansado no segundo tempo. Faltou fechar a defesa no final do segundo tempo e marcar a segunda trave. Mas Cuca poderá testar mais opções neste domingo e estudar melhor as opções no banco de reservas.

  2. Sobre nosso diretor, Rodrigo Caetano, digo o seguinte: não está acima do bem e do mal, mas é muito melhor que o Alexandre Mattos. Mattos, “contratou” thiago neves pro Galo, mesmo sabendo do histórico de rejeição do mesmo perante a Massa. Fraco. Caetano teve a competência pra entender que contratar renato gaúcho seria uma tapa na cara de qualquer Atleticano com sangue na veia, e foi atrás do maior de nossa história, o mais vencedor, CUCA! Meu respeito a ele, por isso! SAN

    1. Acompanho o amiGalo. Vamos avante. Amanhã tem Atlético x Aflético. E hoje tem um jogo por aí, da segunda divisão. Um desses novos clássicos do futebol brasileiro. Não lembro os times ; )

  3. Atleticanos, penso que alguns grandes jogadores, como Arana, Jair, e outros, não vinham bem com o Mohamed. Isso não quer dizer que não servem mais, obviamente. Tenho certeza que muitos deles, com o Cuca, voltarão a jogar um bom futebol. Pros mais atentos, uma mudança na estrutura do jogo, é bem clara. Com o Turco, nossos pontas jogavam abertos, e os laterais (principalmente Arana), tinham menos espaço pro apoio. Com o Cuca, os pontas jogam mais por dentro, e os laterais aproveitam o espaço e apoiam abertos. Arana vai crescer dessa forma. Rubens é promissor, mas Arana é titular absoluto, vai recuperar seu futebol. Hulk tbm, com Cuca, joga mais solto, antes estava muito preso como centroavante. Seu rendimento tbm caiu. Creio que com todos disponíveis, nosso time (base) será Everson, Mariano, Jemerson, Alonso e Arana; Allan, Jair e Zaracho; Pavon, Hulk e Keno. Quanto à turma que lamenta os novos termos e novos tempos, não adianta chorar, ou aceitam que o jogo (o mundo, a vida) não é mais o mesmo, ou vão sofrer com saudosismo de algo que não voltará mais. Futebol é exatamente o mesmo de antigamente, só que diferente, se é que me entendem, afinal a vida anda pra frente, ainda bem! Os jogadores que vestem nossa camisa hj, merecem respeito, isso não tem nada a ver com “crédito “. Tolice de quem só enxerga as coisas como 8 ou 80. Podem e devem ser criticados qdo for o caso, mas merecem muito respeito, afinal, conquistaram pro Galo, para nós, Massa, títulos que muitos grandes jogadores e treinadores tentaram, e fracassaram. Eu torço pra ganhar, aplaudo levantamento de taça e não aplaudo caneta, “futebol bailarino “, dribles em geral. Não jogo “cartola”, não torço pra seleção da cbf e nenhuma referência a jogador, treinador, time, que não tenha o Galo envolvido, me interessa. E não troco arquibancada por sofá, nem com os novos campos “gourmetizados”. Torço pro Galo e não pra minhas opiniões. Sigamos, confio até o fim, na Libertas e no Brasileirão. GALO SEMPRE! SAN

  4. Caros,

    O Mestre Cuca, o MAIOR, é um sujeito q IMPÕE respeito à facção dos apreciadores do BOM FUTEBOL de antigamente e nas resenhas sobre ETC e TAL, adoram um Tusta ao Perfumo e ñ escondem. Pobres OLD MENS, são INDOMÁVEIS no argumento FAKE e sempre ficam ALUCINADOS qnd CUCA vai embora… O futebol AQUI e AGORA, como tudo q MUDA, outra coisa é, nem PIOR nem MELHOR. O NOSSO GALO tá bem avaliado?…O MAIOR fez cálculo: vencer 14 a 15 partidas p bater CAMPEÃO. Ora, PAPAGAIO é GALO ou essa é uma conta de MENTIROSO? O MAIOR é grande treinador, estrategista, provou isso AQUI mesmo, () conosco ele leva o refrão VENCER VENCER VENCER (), mas ADVINHO até agora ninguém sabe se é. Será? A conta Ñ fecha: Um DIAMOND MALL de Nssa Sra de Lourdes ñ vale APENAS 1 Brasileiro, 1 CdoBr e um estadiozinho PEQUENINO no suburbano Califórnia. É possível o BI consecutivo? É aí q a conta Ñ fecha simples. É possível, colocando na CONTA uma porrada de variável, q no momento ASTRÓLOGO nenhum seria capaz de prever quais. QUALQUER CLUBE do Br se vencer 14 a 15 partidas no 2º turno fará EXCELENTE campanha, alguns a nossa frente, ENTÃO… , …NOSSO GALO no presente TEM q VENCER e ñ fazer conta de MENTIROSO…CADA RODADA uma DECISÃO. A cada rodada uma CONTA. Assim É e assim deve SER:
    amanhã é VARGAS + 10…A única CERTEZA q o atleticano tem é q VARGAS regula DEMAIS contra o VERDADEIRO ATHLETHIKHO…amanhã ñ é dia de FUMACINHA…
    Eis o q fazer no JOGO, amanhã: VENCER…
    =
    OBS.: Rodrigo Caetano, BOM sujeito, cheio de boa$ intençõe$…ano passado, recém chegado e ASTRÓLOGO q é, dizia o time tava sendo preparado para o FUTURO…aí, sem querer é campeão?…e$$e$ ASTRÓLOGOS…eu, hein!…
    …AÍ já se começa a ouvir por aí A MELODIA da inércia PREGUIÇOSA: “O Time tá em RECONSTRUÇÃO!”…mas ao mesmo tempo…”O time do Galo tem média de idade elevada, vários atletas acima dos 30 anos”… e a MATEMÁTICA continua nunca batendo por aqui: SOS LABAREDA; SOS VILA OLÍMPICA; SOS o q resta em LOURDES!
    …a hora do porco vai chegar!
    DEUS NO CÉU E GALO NA TERRA!!!

  5. boa tarde Eduardo e massa e max Pereira. o galo precisa fazer uma reformulação urgente em 2023.tem muito jogadores que já passou da hora de aposentar. rever.vargas.keno.jair.mariano..Hulk.nacho preguiça Dodô DM.everson.etc. jogadores acima dos 30 e 35 anos. esta aí o problema de os jogadores abrirem o bico no segundo tempo dos jogos. aliás o Everson esta merecendo um banco de reservas esta falhando demais. e para piorar a diretoria renovou o contrato do Vargas.rever.Hulk.o galo está virando um aziilo com todo respeito aos velhinhos. .a galo sempre nos ilundindo. aff.

  6. AO CONTRÁRIO DE ALGUNS AMIGALOS , ACHO SIM , QUE AINDA TEMOS CHANCES NESSE BRASILEIRÃO.
    PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE , GANHAR OS JOGOS QUE FALTAM E CONTAR COM TROPEÇOS , QUE CERTAMENTE VÃO ACONTECER , DOS NOSSOS CONCORRENTES.
    SOU OTIMISTA E ACHO QUE PODEMOS FATURAR ESSE BRASILEIRÃO……
    QUANTO AO JOGO DA LIBERTADORES CONTRA O PALMEIRAS AS CHANCES SÃO IGUAIS , E PODEMOS SIM , DERROTAR O PALMEIRAS NA SUA CASA…..
    O PRINCIPAL FATOR PARA NOSSOS JOGADORES SERÁ IGNORAR E NÃO SE INTIMIDAR COM A TORCIDA PALMEIRENSE . ISSO ACONTECENDO SERÁ MEIO CAMINHO ANDADO…..
    TIME POR TIME , SOMOS MELHORES QUE O PALMEIRAS E SE JOGARMOS COMO NO PRIMEIRO TEMPO DO MINEIRÃO , A CLASSIFICAÇÃO SERÁ NOSSA……
    VAMOS LÁ GALO , SEM MÊDO E SEM RECEIO , PARTIR PRÁ CIMA DO PORCO.
    EU ACREDITO E CONFIO.

  7. Bom dia!
    “Cuca também precisa entender o que fez o desempenho do time atleticano despencar vertiginosamente”
    Sou simplista nessa questão de futebol, eu confesso. Não sou um analista profundo do assunto. A expressão, “pisar na área”, por exemplo, usada pelos entendedores da tv, eu vejo que o goleiro é o que mais pisa na área, pelo menos a dele.
    Com relação a expressão que eu copiei do seu texto, caro escriba, e colei no meu simples arrazoado, na verdade, eu humildemente entendo que a entrada do “cérebro”, ou como diz o Rep Show, “a lenda Nacho Fernandes”, foi um desastre, bem como a sua caríssima contratação. Um verdadeiro elefante branco em se tratando de investimento. E agora, quem poderá nos livrar desse encosto? Com a palavra o senhor Rodrigo Caetano. A propósito, estou em campanha pela cabeça desse diretor de merda!

    1. CARO GALO ROBERTO DE OLIVEIRA , SE ESSE TAL DE RODRIGO CAETANO É UM DOS RESPONSÁVEIS POR JOGAR O GALO NESSA LAMENTÁVEL E DESASTRADA SITUAÇÃO FINANCEIRA , AO PONTO DE MESMO VENDENDO O SHOPPING TER A MAIOR DÍVIDA DO FUTEBOL BRASILEIRO , COMPARTILHO DA SUA POSIÇÃO , E ACHO QUE TODOS OS ATLETICANOS DEVERIAM PEDIR A CABEÇA DE IRRESPONSÁVEL.

    2. Conte comigo sobre este caetano , responsavel direto por este ano periclitante de 2022. O brasileirao esta em aberto sim , o porco gordo palmeiras permite que qualquer porco mgro suje sua agua. E , meu amigalo , nao se preocupe com os deslumbrados youtubers , a ultima proeza deles foi dar uma camisa do nosso time para o inominavel, sem adjetivos, mauro cezar

  8. Masturbação Sociológica, Masturbação Ideológica e, finalmente, Masturbação Futebológica. E ela veio pra ficar… e pensar que era apenas um jogo de 22 homens correndo atrás de uma bola… saudades!!!

    1. Ainda acredito no galo libertadores. Amigão acima falou certo , muitos jogadores c custo benefício ruim muitos jogadores acima de 30 ,anos já sem preparo algum,jogadores úteis pra só um tempo, fora os recorrentes em DM. sabem jogar , mas não tem condições físicas mais. Cito keno zaracho Jair dodô ( lesão) Vargas nacho rever( físico,). REFORMULAR JÁ, para 23, pra fazer e ganhar algo num futuro proximo

  9. Parei no “futebol de hoje em dia…precisa de GESTOR de grupo” .

    Impressionante como essa turma quer porque quer tratar o futebol filosoficamente ( foi o termo que me veio à cabeça , nem sei se aplicaria aqui ; mas eu achei legal usar , dá um certo ar de intelectual ) .

    Quero dizer o seguinte :
    o que faziam os técnicos de outrora para lidarem com Toninho ( ponta atleticano ) , com Márcio Gugu , vulgo Paulada , com o Campos , com o Éder , com Reinaldo , com Romário, com Leandro , com Renato Gaúcho, com Ronaldinho R49 , com César Maluco , … tudo santo , umas flores de atletas , verdadeiros querubins .

    Na época , os caras que comandavam os grupos eram o quê mesmo ?

    GESTOR DE GRUPO !
    É PRACABÁ !

    Cadê o futebol , TEOBALDO ?

    1. Barata, o que achariam os gestores de grupo , os novos filosofos do futebol, empanturrados de nutella , quando decadas atras, num galo e marias , pedro paulo , lateral direito, ao ver laci sassaricar em seu territorio , aplicou lhe um misto de tesoura e carrinho , que fez um som metalico no mineiro e fez laci voar e cair no fosso, recolhido por funcionarios da ademg. ? Seria o mesmo atingido em sua “integridade fisica” como gostam de falar toda hora ? Teria laci , coragem de ” pisar na area “, ou doravante seria um ” jogador de beirada de campo ” (do lado opsto de pepaulo) ? Muita patoacada, pouco futebol

  10. Bom dia Dia Max. Bom dia Avila. Te sugiro refletir sobre a carraspana do JBHGalo. Eu penso que temos plenas condições de eliminar o Palmeiras. Será um feito épico se conseguirmos e ai ficamos a dois jogos da final. Foco total nesse objetivo. Título Brasileiro já foi pras Cucuias. Mas o técnico tem de ter peito: para consertar as bolas aéreas é três zagueiros, manter o Rubens na esquerda. Meu time para quarta: Everson, Mariano, Alan, Rabelo, Alonso e Rubens, Alan , Otávio e zaracho, Hulck e Keno. Mandem o Otávio fazer a mesma marcação que fazem no Hulck no Scarpa, e o Allan tem de ajudar o lateral na contenção do DUDu. E o time precisa de fazer faltas para travar o jogo. Aí o Keno e o Hulck resolvem na individualidade. Não podemos levar gol. Ai o que vier é lucro…..

  11. BOM DIA MAX , EDUARDO E https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/08/06/atletico-mg-negocia-dividas-e-tera-mais-poder-de-fogo-com-venda-de-shopping.htm ATLETICANA…
    SEGUNDO ESSA REPORTAGEM , COM A VENDA DO SHOPPING O ATLÉTICO PAGARÁ VÁRIAS
    DÍVIDAS , MAS AINDA VAI CONTINUAR TENDO A MAIOR DÍVIDA DO FUTEBOL BRASILEIRO………..
    ISSO COMPROVA QUE A DIRETORIA ANTERIOR E A ATUAL JOGOU O GALO EM UM ESTADO DE CALAMIDADE E CAOS FINANCEIRO…………
    ESSA DIRETORIA QUE ASSUMIU PROMETENDO QUE O GALO EM 2024 ESTARIA LIVRE DE DÍVIDAS , ENDIVIDOU O CLUBE A TAL PONTO , QUE MESMO VENDENDO O MAIOR PATRIMÔNIO FÍSICO DO ATLÉTICO , O GALO AINDA VAI CONTINUAR COMPLETAMENTE ENDIVIDADO………..
    O ATLÉTICO TEM O MAIOR NÚMERO DE SÓCIOS TORCEDORES , É O MAIOR VENDEDOR DE CAMISAS DO BRASIL , TEM BONS PATROCÍNIOS , SÓ JOGA DE ESTÁDIO CHEIO , COMO PODE SER O MAIOR DEVEDOR DO FUTEBOL BRASILEIRO??????
    COMO VAI VENDER O MAIOR PATRIMÔNIO E CONTINUAR ENDIVIDADO E COM A CORDA NO PESCOÇO ?????..?
    ISSO É INADMISSÍVEL E
    COMPROVA QUE TEM MUITA COISA ERRDADA AÍ , E ESSA DIRETORIA ATUAL PRECISA SE EXPLICAR.
    O FUTURO DO NOSSO GALO ESTÁ EM RISCO , COM A SE CONTINUAR
    ADMINISTRAÇÕES DESSE TIPO.

  12. Bom dia Massa e Guru

    Caro escriba, se me permite, não tenho dúvidas de sua capacidade da escrita, tanto quanto de resenhar sobre futebol, mas sugiro ser mais objetivo. Esta de trazer citações da Grécia antiga é demais enfadonha, desvirtuando do assunto principal que é o futebol do Galo. Mas se há quem goste tudo bem.
    Outra coisa, vez e outra vc entre linhas cita a expressão “outros fatores” em suas postagens, como se fosse uma pessoa conhecedora dos bastidores do clube. E o próprio título carregado de indagação sugere esta mesma situação.
    Isto é preocupante. Será?

    1. JBH, bom dia.

      Para vc quais seriam as causas dessa queda brutal de rendimento e de energia do time atleticano? E na sua opinião quais seriam os outros fatores que eu não teria citado no texto? E por que é um pecado mortal exortar o comando atleticano a fazer um diagnóstico. Eu não estou lá no dia a dia. Tenho a meu favor informações que reputo sérias e confiáveis, experiência, um vasto campo de observações e conhecimento dos interiores do clube de mais de cinquenta anos. Quem tem que ir a fundo e resolver internamente se problemas existirem é o clube. Eu tenho que ser responsável e cobrar sem falar pelos cotovelos. E sobre utilizar a cultura grega como o fez o Boaventura para mim e eu utilizei no artigo, vale o que eu respondi ao Evandro.

      1. Bom meu Caro
        Tá dado o toque quanto a ser mais objetivo, mas como mesmo postei, se há que goste…
        Com relação as coisas internas do clube, se vc tem este privilégio em saber, entendo que se não puder externá-la é melhor então não citá-las, pois ao não esclarecê-las vc está colocando minhoca na cabeça de quem lê o texto.
        Mas já que me perguntou, na minha opinião a queda de rendimento se deu principalmente por não termos tido técnico no clube. Tivemos sim um buena gente, mas que de tática e organização não sabia bulhufas. E olha que eu o defendi aqui!
        Tivemos tb saída de jogadores até questionados pela torcida, mas que fizeram uma tremenda falta, fizeram.
        E por último, a própria acomodação do elenco, que parece ter perdido o tesão de competir.
        Simples assim.
        Mas continuo gostando de suas postagens meu caro.

  13. Max, sempre com pensamentos positivos , dando a entender que a torcida erra ao sonhar com conquistas , embalar sonhos de conquistas , afinal agora, alem do elenco reconhecidamente vencedor , temos um treinador de verdade, que alem de conhecer muito de futebol, se apreswnta no vestiario, como um leao , um leao de vestiario. Mas isto e pouco, muito pouco para o time engrenar e passar o rodo em todos. Acrescentamos a isto, a estrutura invejavel do clube , uma estrutura de dar inveja ao futebol perfumaria do velho continente , com deslocamentos em avioes de primeira , hoteis cinco estrela ou mais para hospedagem. E um pequeno detalhe, salarios {a maioria, astronomicos , EM DIA , absolutamente em dia}. Penso , na minha humilde otica de simples torcedor, que acredito que correm por isto. Ah, e nos dia de jogos , embalados por uma torcida que faz qualquer defunto voltar a vida , mesmo os nutellas com as lanternas acesas de seus celulares. Sim, sonhar nos podemos , sonhar com que keno pare de errar gols feitos, que este fumacinha entre em campo, que este nacho se explique , que hulk esqueca por um minuto os holofoters do maldito eixo e se concentre em jogar bola , o que faz como poucos , e que joiguemos sempre como no primeiro tempo contra os porcos , vareio sem errar gols feitos. Somente isto que pedimos

    1. Cara Evandro, bom dia.

      Acho que vc concorda comigo quando digo que uma simples troca de comando não é garantia de nada. Acredito também que vc, conhecedor que é do futebol, já percebeu que o time atleticano de hoje, mesmo mantendo a base, está há anos luz daquele time de 2021 em vários quesitos. Vc sabe também que esta queda brutal de rendimento e de energia tem causas. E, por isso, não vê nenhum pecado mortal no meu texto ao exortar o comando a fazer um diagnóstico profundo destas causas.
      Por fim, não tenho nenhuma dúvida de que vc também sabe o quanto é nocivo ao clube a idolatria exacerbada e este encantamento que parte da Massa sempre gera e potencializa em relação a determinadas figuras como os “Mecenas” e Cuca. A cultura grega é um manancial de conceitos e figuras de linguagem que mostram isdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *