Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Bastidores agitados no Galo

Desde segunda-feira estou distante das postagens, afinal, terça sempre franqueio o lugar ao amiGalo Roberto Caldeira e ontem trouxe a emocionante situação vivida pela Ruth Martins. Com isso, muitas coisas aconteceram durante esses dias. Caldeira, atento, sempre nos conduz a uma boa reflexão sobre futuro. Ruth, que encantou a todos, tem muito ainda a contar. Ela é possuidora de uma interessante análise crítica sobre o time Atleticano. Vamos trazê-la de volta!

Pois, nestes últimos três dias pipocaram Galo por todo lado. Rescisão, contratação, ação judicial e até ex-jogador reclamando de derrota na justiça para o Jurídico Atleticano. Vejamos. Hulk, que seguramente não teria qualquer oportunidade, foi liberado para o Porto de Portugal. Andou sendo emprestado e não vingou, apareceu essa oportunidade, que achei interessante. Rescindiu seu contrato, menos um na folha; se vingar na Europa, o Galo ainda tem 30% de alguma eventual transação.

Paralelo a isso, Nathan, surpreendentemente, foi adquirido em definitivo junto ao Chelsea. Parecia que tentavam outra vez prorrogar seu empréstimo, até que nosso mecenas desembolsou algo em torno de 18 milhões de reais e encerrou a novela. Não sou dirigente, treinador, financista e muito menos tenho condições desses arroubos com dinheiro. Preferia no lugar de Nathan outros nomes que estão sendo ventilados. Mas, como se diz lá na roça, “cavalo dado não se olha os dentes”. E Sampaoli teria ainda pedido outro goleiro. Pra que?

Sobre as ações judiciais que prometem daqui pra frente, seguindo a do Bolt, agora foi a vez do ex-goleiro Geovane. Como confio demais no Jurídico do Galo, creio que ambos estão aproveitando essa maré de contratações no time para tentar arrancar algum trocado das nossas economias. Bolt, ironicamente, já foi respondido pelo Lásaro Cândido. Pedem o que o próprio contrato não previa. Já Geovane, a meu juízo, se valendo sim do noticiário, já reincidiu faz tempo e saiu daqui sem qualquer tipo de queixa na ocasião.

Enquanto isso, o antigo lateral Cicinho – que saiu daqui traiçoeiramente e pela porta do fundos – depois de tudo que passou na vida escolheu o Galo para seu desabafo pessoal. Para quem não se lembra, ele veio do Botafogo de Ribeirão Preto. Teve altos e baixos, andou fora dos planos, fez parte do noticiário policial por farras como acontece com jovens deslumbrados com o sucesso, depois quando se firmou, – ardilosamente – foi para o São Paulo. Na ocasião, ficou evidente o acerto anterior ao seu abandono do nosso time.

No seu primeiro ano jogando pelo time paulista (2004), numa partida com o Galo no Independência, provocou o Atleticano desde a entrada em campo. Naquele dia, numa infelicidade do então treinador, o falecido Mário Sérgio, que escalou o time com vários volantes e apenas um zagueiro, fomos goleados por cinco a zero aqui em Belo Horizonte. O final da partida foi trágico, o Torcedor – provocado pelo Cicinho durante a partida – atirou objetos no gramado e isso acabou punindo o Galo. Não me esqueço dele provocando o Atleticano desde a entrada em campo.

Que seja feliz, como foi em parte da sua vida, atuando pelo Real Madrid e até pela Seleção em Copa do Mundo. Só que nessas voltas que o mundo dá, ao final da carreira, não pode colher os frutos que muitos profissionais equilibrados conseguem para o seu futuro e de sua família. Sei que viveu um pedaço de oscilações e agora resolveu reclamar que o Galo ganhou na Justiça três milhões de reais. Ora, caro Cícero João de Cézare, o lugar de reclamar é exatamente onde lhe foi imposta outra derrota. Pagou o que deve. Ponto!

Em meio a tantos acontecimentos fora de campo, uma vez que futebol mesmo ninguém sabe quando vai voltar, seguimos nossa prosa com esses bastidores. A CBF banca o Brasileiro para iniciar em 8 de agosto, mas e o Mineiro? Ontem, ao que li, três jogadores podem assinar pré-contrato com outras equipes. Victor, Fábio Santos e Cazares. O primeiro ainda quero no Galo, já os outros dois não me incomodariam inclusive se fossem imediatamente.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

22 thoughts to “Bastidores agitados no Galo”

  1. Certo o Sampaoli pedir um goleiro que saiba sair jogando, pois o time dele , não será como os q estamos acostumados, com um zagueiro tocando para o outro sem objetividade, numa troca de passes que não leva a nada ou como na época do Cuca, que o Vitor jogava a bola para o alto e o Jô tinha que se virar. O futebol mudou e se não acompanharmos, o Flamengo vai continuar imbatível.

  2. 1 – Também não entendi esses 3mi de euros no Nathan. Melhor chegar a 5 e contratar o Bustos, esse sim acho que resolve a questão da camisa 9, sem contar alto potencial de revenda.
    2 – Precisamos de um 10 e um 9. Goleiro não é essencial, no momento.
    3 – Eis aí minhas sugestões… Armador: Ignácio Fernandes (29 anos) River, Tomás pochettino (26 anos) Boca, Joaquim Torres (22 anos) Newels Old Boys.
    Centroavante: Michael Rangel (28 anos) América de Cali, Jhon CIfuente (28 anos), Adam Bareiro (24 anos).

  3. Prezado Eduardo e Atleticanos, após um período sabático, vou retornando ao bloq aos poucos.
    nesse período pude refletir sobre a minha participação do bloq, a qual pretendo alterar, pois fiz uma autocritica e enxerguei a imensa trave que cobria meus olhos a qual deveria ter sido um freio para impor críticas escritas sobre o time e a administração do clube.
    No fundo sempre busquei contribuir para mudar os rumos dos insucessos do clube para o encontro de uma trajetória de vitórias e conquistas. E esta continuará sendo a tônica de minha participação no bloq, mas com uma postura mais voltada para apresentar fatos e sugestões para que o nosso galo e sua administração possa colher bons frutos.
    Dou os parabéns ao Eduardo e todos aqueles que mesmo neste período tão duro estão mantendo o bloq.

  4. A Diretoria derrapou feio , ao fazer a Péssima Contratação do Sofrível jogador NATAN.
    Não se pode entusiasmar e começar a jogar dinheiro fora com Contratações desse tipo.
    INEXPLICÁVEL A CONTRATAÇÃO DO FRACO NATAN , AINDA MAIS POR UM PREÇO EXORBITANTE DESSE.
    O Futebol não tem espaço para erros desse tipo.
    Acorda Alexandre Matos.

  5. “cavalo dado não se olha os dentes”. Será que não? Me preocupa muito a falta de uma análise crítica desse mecenato alvinegro. Óbvio que essa conta vai chegar. Menin não ficou bilionário fazendo caridade.

  6. Bom dia,

    Começando pelos jogadores em fim de contrato, Victor, Cazares, Fábio Santos, Hyoran e Tardelli.
    Victor, uma estatua dele no momento seria a melhor homenagem, se reduzir o salário em 60% da ainda para reserva, a contratação pedida julgo que seja para o seu lugar.
    Obs: Escreveram sobre treinar goleiros a jogar com o pé e assim resolver o problema, não viajem na maionese, este treinamento só dá certo quando inicia aos 9 ou 10 anos de idade, daí, para frente já era, de preferência com os goleiros jogando futsal como homem linha para ficarem práticos.
    Cazares sem comentários.
    Fábio Santos idem.
    Tardelli, ainda tem que jogar e possui clausula de renovação automática se jogar 60% dos jogos.
    Hyoran, temos que ver o que será com Sampaoli.
    Quanto a aquisição do Nathan, 3 milhões + 2,7 milhões oferecidos ao Talheres, daria para comprar o Bustos.
    Só espero que tenha grana para trazer o Bustos se não foi mal.
    Cicinho, todo castigo é pouco, mal caráter, já havia acordo e foi assessorado pelos advogados do SP, que naquela época era o aliciador mor dos times Brasileiros, o Goiás é quem o diga (Josué, Grafitte, Danilo, André Dias) e daí por diante, tudo a custo zero graças a lei Pelé e as artimanhas dos advogados.
    Anunciado Jr Alonso que julgo que será titular, agora é aguardar por um 9.

    Boa quinta feira a todos!

  7. O Galo está se movimentando e montando um time fortíssimo. Aguardo ansiosamente a bola voltar a rolar pra ver em campo os reforços. Vamos brigar pelo Brasileiro, como há muito tempo não acontecia.
    Mais um goleiro? Dispenso. Temos 2 – Victor e Rafael – entre os melhores do país.

    Recado para o presidente: seja firme na condução do Clube. Vivemos uma situação única agora, com dinheiro de investidores e montagem de elenco par ser campeão. Mas não seja pau mandado de ninguém. Tenha postura de comandante. O técnico é top de linha, porém não se esqueça que o chefe é você. Os empresários estão ajudando muito e fazendo a torcida sonhar, mas não se curve a eles. O Atlético é maior do que todos e deve ser dirigido com extrema responsabilidade!

  8. E ontem a porteira do confinamento que
    quebrou TODOS os clubes brasileiros ao
    impor-lhes agenda única que os tornou
    reféns da entidade-mor e da empresa de
    comunicação que lhes adquiriu todos os
    direitos e lhes tolheu a própria liberdade
    foi finalmente ABERTA .

    O Flamengo ontem , em transmissão em
    sua plataforma , pelo YouTube , ATINGIU
    a estratosfera de 14 milhões de pessoas
    acompanhando seu jogo contra o todo
    poderoso Boa Vista .

    Imaginem contra o Atlético , Corinthians,
    Grêmio , e por aí vai …..

    LIBERTAS QUAE SERA TAMEM !!!!!

    1. Barata, querido, sem querer polemizar ou mesmo ofender, a plataforma oficial do Urubu informou que a transmissão atingiu 2 milhões de pessoas. E, segundo pesquisas de torcidas, eles têm 30 milhões de torcedores (incluindo os simpatizantes, caso queira), ou seja, a audiência atingiu apenas 7% dos potenciais interessados. Fica difícil acreditar que os patrocinadores aceitarão ficar restritos a uma exposição tão baixa, principalmente quando comparada ao alcance proporcionado pela TV. Por enquanto, até pela “novidade”, parece-me que a grama não é tão verde quanto parece. Abraços!

      1. TEOBALDO ,

        não se preocupe em expor opinião contrária e
        que reflete o seu sentimento .

        Debate de ideias é o que nos faz crescer como
        seres humanos que somos .

        Trouxe os dados expostos todos eles nas redes
        sociais , com dados e números que são fatos e
        o alcance e a repercussão da medida , sempre
        considerando ser “novidade” e uma primeira
        experiência jamais testada no Brasil .

        De qualquer maneira foi a maior transmissão
        em mídia alternativa no segmento esportivo
        em todo o mundo .

        Quanto aos patrocinadores , seguramente eles
        saberão o momento de migrar para o produto
        que lhes for mais conveniente .

        Hoje a emissora dona dos direitos por décadas
        anunciou que não fará mais a transmissão do
        carioca .

        Ou seja , sentiu , e olhe que mais oito grandes
        clubes de série A estão apoiando o Flamengo .

        Já pensou na bola de neve ?

  9. Bom dia a todos!
    Estava indo bem demais para ser verdade. Galo fazendo boas contratações e, agora, vem essa inexplicável compra do Natan e o pedido de contratação de um novo goleiro. Sampaoli quer um goleiro que saiba jogar com os pés, mas não fala nada sobre ser bom com as mãos, (é o que importa). Fico imaginando uma entrevista do nosso goleiro contratado a pedido do Sampa. Em uma cobrança de falta, este goleiro tentando defender com os pés uma bola que está em direção ao ângulo, ao final do jogo, o repórter pergunta porque não utilizou as mãos para tentar fazer a defesa e evitar o gol, e responderá dizendo que sabe jogar com os pés e não com as mãos. A diretoria precisa colocar um basta nos pedidos do Sampaoli, estamos bem servido de goleiro. E, também, mesmos sendo dinheiro de patrocinador, parar de torrar de maneira irresponsável, 3 milhões de Euros no Natan foi demais. Poderia investir um valor desse em uma contratação pontual e que chegue para ser titular do Galão da Massa.

  10. Prezados, ótimo dia a todos

    Fico me perguntando para que serve a base? Vejo contratações, caríssimas, de jogadores comuns e penso, será que a base não consegue suprir o time principal com jogadores com pelo menos o mesmo nível dos contratados?
    Vocês já viram como se rasga dinheiro em contratações mal sucedidas? E depois ainda uma chuva de ações trabalhistas dos mesmos.
    Não é atoa que a dívida beira os 800 milhoões.

  11. Sobre os “dispensáveis”: CAZARES, pra mim tá fora. VICTOR, desde 2015 falha mais que ajuda e acomodou. FÁBIO SANTOS, apesar do desempenho fraco na lateral, deve ser utilizado como zagueiro, pode ser útil. TARDELLI, penso que não deveria ser contratado, mas já que veio, o Sampaoli pode ajudar a recuperar o seu futebol. Além desses, coloca RÉVER na lista e acaba com a panela logo. Sobre Nathan, achei o valor alto pelo que o jogador mostrou até o momento, porém, tem 24 anos, tá treinando com Sampaoli, que está vendo o seu desempenho, acho um jogador inteligente, versátil, pode ser muito útil na estratégia do Sampaoli. A contratação de mais um goleiro tá correta. Se Victor tá em queda livre a anos e não fica, Michael é fraco, já foi testado, temos somente Rafael. Tem que vir um novo goleiro urgente, e que preencha os requisitos solicitados pelo treinador.

  12. Bom dia xará e amigalos!!!
    Não entendi jogar fora R$ 18.000.000,00 num jogador comum como esse Nathan que não deu nenhum retorno ao GALO até o presente momento. Jogadorzinho meia boca. É meus caros amigos…quando a gente acha que a coisa vai andar não anda……Ainda não temos a referência lá na frente: PARA FAZER A BOA ENTRAR!!!!!!!!!!!!!!!!! Porque não utilizaram esses R$ 18.000.000,00 gastos inutilmente neste foguete molhado do Nathan em uma boa aquisição para o ataque??????? Quanto a contratação de goleiro também acho que é jogar dinheiro pela janela. O Senhor Sampaoli está enchendo o time de gringos. Resta saber se darão o retorno esperado. Dia 09/08 está logo ali….

  13. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. 7 câmera vive dizendo que não vamos cruzeirar. como pagar 3 milhões de euros num jogador mediano que esta mas de 1 ano e não se mostrou nada se na base não ter um jogador melhor que o Nathan então fecha a porta. os jogadores Victor. Fábio Santos e cachazares já podem asinar com outros clubes e na minha opinião se forem embora não faz falta nenhuma. O Victor ja passou a hora de aposentar. Fábio Santos fraco e mediano. cachazares vive na cachaça. começo acreditar que os meninos da base não vão ter chances no time titular. virou moda agora ex jogadores cobrar milhares ou milhões na justiça. Carlos cesar. goleiro geovanio. agora a vez do bunda de chumbo a cobrar milhões. amigalos se cuidam do vírus. vai galooo.

  14. Bom dia. Começando pelo fim. Victor, Fábio Santos e Cazares. Que estranho ver esses três nomes como cartas fora do baralho. Os três são ótimos jogadores, que, por razões diversas, nesse momento já não rendem o necessário para se falar em “alto nível futebolístico”. Mas confesso que deu uma pontada… Victor é eterno, e é doído imaginar que se encaminha para o fim da carreira. O que esse rapaz fez pelo Galo não tem preço, dinheiro não paga. Não sei descrever o tamanho do Victor, o quanto nos alegrou, o quanto foi e é digno. Deveria renovar. Fábio Santos, titular não dá. Mas para ficar no elenco, acho que é ótimo negócio. Tem experiência com jogos grandes, rodagem, frieza ao bater pênalti… tomara que fique. E o outro é o Cazares. Que seja feliz. Claramente acha o Galo pouco para ele. Faz pouco do clube. Que vá com Deus. Agora, sinceramente, não gosto dessa política de chegar um treinador estrela e começar a escantear os ídolos do torcedor, como a querer deixar a sua marca, sem assinar nada do que outro tenha feito. Estranho isso de querer um time do zero absoluto, do goleiro ao ponta esquerda, só dando uma moralzinha para quem for jovem e até meio rejeitado ou sob desconfiança (Nathan, por exemplo). Isso tem cara de vaidade, e vaidade sempre termina mal. Acho que seria de bom tom se o treinador desses umas palavrinhas louvando Victor e Tardelli, dizendo o quanto foram e ainda podem ser importantes para o clube. O atleticano é um torcedor que conhece a gratidão, e acho que nossos representantes deveriam exprimir isso em alto e bom som. Sampaoli que abra o olho, porque como disse o RG (o único RG que eu saiba que fez algo de bom para o o Galo, e nos deu muito mais do que tirou), AQUI É GALO, P…A.

  15. Se o “mecenas” quer jogar o dinheiro dele fora, tudo bem, mas quem vai pagar o salário (imagino algo próximo de 400 mil reais) do Nathan (NaDhan, ficaria melhor) será o Galo. Então, daqui alguns anos, estaremos sendo acionados na justiça por não honrar o pagamento de um salário absurdo acrescidos dos encargos. Para reflexão dos amigos: NaDhan, fez 48 jogos (não me lembro de nenhum em que tenha se destacado); fez 5 gols (se eu não me lembro dos jogos, naturalmente não me lembro dos gols, mesmo porque devem ter sido marcados em algum joguinho mequetrefe que nada decidia) e deu absurdas 2 assistências (com esse número de assistências ele deve ser o “Magic Johnson” do futebol). Em relação ao goleiro, já passou da hora da diretoria dar um “chega pra lá” no treinados. O nosso titular será (deveria ser) Rafael e ponto final. Victor, Fábio Santos e Cazares, o tempo passa para todos. Tchau e obrigado! O resto, sem comentários!

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    Contínuo achando que estão gastando muito dinheiro com jogador, apenas razoável. Da base subiram vários atletas que poderiam suprir o banco de reservas. Falam agora na contratação de goleiro. Ao que tudo indica, embora as indicações sejam feitas pelo sampaoli, estão inchando o plantel do galo. Pelo andar da carruagem, vamos contratar próximo a 8 jogadores. Como já foi dito: “cavalo dado não se olha os dentes”, vamos torcer para que tudo dê certo e que o Sampaoli, daqui a pouco, não resolva deixar o barco. Prefiro manter em dia os salários de todos, do que deixar atrasado, enquanto se investe em mais jogadores. Apenas um ou outro jogador agora adquirido poderá trazer retorno. Espero que não tenhamos outros Volts nesta barca.
    Hoje e sempre, galo!

  17. Sou contra a contratação de outro goleiro. Rafael, que veio do ex rival, eh excelente e tem todas as condições de ser o titular. Victor, o maior goleiro de nossa história, ainda tel bola (e experiência), para contribuir por pelo menos mais dois anos, seja jogando, seja como primeira opção para a reserva. Sempre eh bom, principalmente na posição de goleiro, ter um suplente experiente. Vai que precisamos escalar o reserva num jogo importante de Libertadores, fora do brasil?! Melhor ter alguém com bagagem para isso do que um garoto, mesmo que com potencial. Sampoli eh ótimo treinador, mas penso que a Direção deve, tbm, ter suas exigências. No Santos, sampaoli preteriu o ótimo Vanderlei, hj no Grêmio, pra contratar e escalar o fraquíssimo Everson, que veio do Ceará. Estamos bem de goleiros, não precisamos de jogador para essa posição. SAN

  18. Bom dia massa e Guru

    Esta história de Sampaoli querer um novo goleiro me preocupada. Será que a diretoria está acertando em dar carta branca ao treinador? Ouço argumentos de que ele não confia em nossos goleiros porque não sabem sair com os pés. Mas pergunto e debaixo das traves, que é o mais importante, alguém tem dúvida da capacidade deles?
    Até então, goleiro sempre se destacam pelas defesas e não pelas saídas de bolas com os pés, mas se esta é uma nova concepção na profissão, então vamos treinar os que aí estão. e se é para gastar dinheiro em contratação que seja com um 9 ou um 10 onde realmente precisamos.
    Então Sampaoli, “Devagar com andor que o santo é de barro”, e no meu entendimento chegou a hora da diretoria dizer não ao treinador.

  19. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    também não entendi essa “compra” do Nathan, no meu entendimento não mostrou futebol que justifique pagar tal valor por ele… Mas, como confio no Sampaoli, e como deve ter sido um solicitação dele talvez o Galo ainda lucre com esse jogador…
    Quanto a esse infeliz desse Cicinho, sempre foi um mal caráter por onde passou, tanto que sua vida deu no que deu…
    Eu estava no Indepa naqueles 5 x 0 para o São Paulo, esse marginal provocou desde o aquecimento… Pena que ninguém conseguiu acertá-lo….
    Naquele jogo parecia que o time do Galo estrava “travado”, devido ao excesso de treino físico… Mais uma dos “invencionices” do falecido Mario Sérgio…
    Que o futebol volte quando puder voltar, nem um minuto antes… A vida é mais importante…
    Bem, que a Ruth se junte à Lucy, e frequente mais o blog e que, com isso, incentivem mais garotas a participar… A opinião delas vale muito….
    uma ótima quinta a todos e se cuidem….

  20. Bom dia MASSA!

    Para Sampaoli estar querendo outro goleiro é por que Rafael não vingou, a saída de Victor é iminente e os demais goleiros tb não são nenhuma maravilha ou a velha história da falta de experiência. No final creio que saí Victor e entra um com mesmo ou menor salário. Enqto isso, nossa base pelo jeito, não querendo desmerecer quem está lá, até por que não é culpa deles, mas sim do diretor, é só de come e dorme.

    Cicinho, só tenho uma coisa a dizer: aqui se faz, aqui se paga. Obri9ALO!!!!

    Nathan, não entendi essa de 18 milhões. Esse pra mim, no momento, está no mesmo nível de Victor e Fábio Santos, ou seja, de razoável para bom reserva. Mas se o “cavalo” foi dado e a ração salarial é a mesma, que fique aqui, já está de bom tamanho.

    Eu não assisti, até por que só o 9ALO me interessa, mas vi comentários que ontem teve um jogo televisionado pelo youtube, do time da grobo, que agora cospe no prato que comeu, que atingiu o topo de visualização, batendo a própria rede de televisão.

    O 9ALÃO DA MASSA precisa rever seus conceitos e ver essa brecha, urgente.

    No mais: VOLTA 9ALO, VOLTA!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *