Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Balanço de uma semana de resenhas

Depois de um bom tempo, permitido pela eliminação da Copa do Brasil, o time tem uma semana de treinamentos para buscar o sonhado embalo nas competições que restam na temporada. A maratona que esse esdrúxulo calendário brasileiro de futebol impõe aos clubes é desumana. Não apenas com os profissionais das equipes, mas também com o Torcedor.

Com isso, semana livre e leve, onde tive a oportunidade de prosear mais pelos lugares por onde andei durante os últimos dias. Evidente que privilegiei ouvir nossos parceiros de Atleticanidade, mas conversei também com adversários – entre aqueles que analisam o assunto sem paixão clubista – em suas opiniões. Adianto que eu, o blogueiro, não tenho esse perfil de isenção, porém me ajuda a dosar minha confiança no futuro.

O que trago, fruto da minha observação à nossa prosa de hoje, é que percebo uma grande expectativa na recuperação do futebol do Galo, consequentemente traduzida em resultados no campo. Quanto à títulos, sigo na expectativa otimista, se esperava os três e agora sem a CB, quero os dois que ainda estão em aberto. Brasileiro e Libertadores, claro!

Entretanto, em meio a ponderações bem fundamentadas entre Atleticanos, sinto que essa premissa – ganhar títulos – não é questão fechada entre muitos Torcedores. Sem deixar de sonhar com essa possibilidade, notei que a maioria – diferente do ano passado – agora prioriza a Libertadores. Alguns pelo alívio do título do ano passado, depois de décadas; outros, pelo distanciamento que o Galo permitiu ao eventual líder.

Mesmo entre os torcedores adversários, não é dissimulado que a troca do comando técnico é aprovada e respeitada. Assim como eu já disse, essa mudança foi muito demorada, deveria ter ocorrido logo após a lambança do time na derrota para o Fluminense naquele fatídico dia 8 de junho. Não esqueço essa data, operei pela manhã e implorei ao médico não passar pela UTI e assistir essa partida no quarto do hospital. Que noite trágica!

Pois bem, entre as prosas, evidentemente que sem a metodologia científica de uma pesquisa criteriosa, pude perceber que a mudança do treinador – aliada a semana livre e sem jogadores no DM – motivaram o Atleticano e renovaram a esperança de recuperação. Essa expectativa pode muito bem ser comprovada pela venda de ingressos ontem para a partida da próxima semana com o Palmeiras pela Libertadores.

Foram mais de 32 mil tickets comercializados, além dos dois mil para a torcida adversária que já se esgotou. Creio que vamos vender, como sempre, toda a carga que o Mineirão comporta e a Massa irá fazer seu papel para motivar os jogadores em campo. Depende de nós, sem desprezar que os adversários também buscam o resultado em campo, mas com o elenco que o Galo tem à disposição do treinador – com minha consideração ao antecessor do Cuca – era para estarmos numa condição muito acima do que ele deixou pelo caminho.

O momento agora, sugere, que olhemos para a frente. O que passou, não tem retorno. Que sirva de motivação à necessária reação que o Galo precisa e a Torcida merece. Na Libertadores, se passar pelos porcos, as portas para o segundo título se abrem. Já no Brasileiro, apesar da grande dificuldade na tabela, esse campeonato está com desempenho abaixo entre os principais concorrentes ao título. Se o time embalar, voltamos ao topo da tabela e credenciamos também para outra conquista.

Quem viver verá, desde que o time reaja!

Em tempo: E a juizada da cbf, que vergonha! Luiz Flávio de Oliveira, foi ante-ontem, o que ele sempre foi ao longo de sua carreira. A imagem com bordas fúnebres é proposital. Parece árbitro de embaixada do Flamídia. Ele, Daronco, Claus e Pereira Sampaio compõem a comissão de frente da lambança dessa gestão Seneme. Disse ante-ontem aqui, antes dos jogos, que a reunião da cbf com os clubes tinha o interesse exclusivo de fingir moralização. Que não vem, que não vem, que não vem!

*fotos: 1 e 2) Pedro Souza/Atlético; 3) UAI/EM

25 thoughts to “Balanço de uma semana de resenhas”

  1. Boa tarde para todos!
    A “reunião” da diretoria do Galo com os representantes da comissão flamídia de arbitragem só serviu pros caraxxx beberem a boa caçacha mineira, comerem o ótimo queijo das Gerais e claro,um docinho de leite oferecido pelos daqui e receberem em troca aquele velho e manjado TAPINHA NAS COSTAS ,o que os deixaram satisfeitíssimos.

  2. Então; mudamos de treinador e trouxemos um velho novo conhecido; chega com todas as condições pra produzir de imediato; o Internacional é um grande clube mas tem um elenco sofrível, fraquíssimo; o craque lá é o tal de Edenilson, o nobre Rodrigo Caetano quis pagar uma fortuna num meia boca como ele; enfim; nossos jogadores tem grande responsabilidade nesta má fase, devem ser cobrados tão quanto o novo treinador, fizeram “parede” pra manter o empresto do MULAMED,….

  3. A volta do foi Cuca foi uma ótima notícia.
    Mas parece que ainda falta um substituto para o Savarino. Ademir é bastante limitado. Pedrinho parece jogar na posição do Nacho. Pavon pelo pouco que vi, parece render melhor do lado esquerdo, o mesmo que o Vargas rende melhor, assim como Keno também rende melhor do lado esquerdo. Kardec é centroavante. Apesar das três contratações o Galo está sem opção mais ofensiva do lado direito. Zaracho é uma opção para fechar o meio de campo e partir quando recuperar a bola, mas não é opção de ponta ofensivo tradicional como o Savarino.
    E ainda depende do Hulk se concentrar melhor no jogo.

  4. O torcedor Atleticano, apaixonado que é pelo nosso CAM, vai como sempre fez, apoiar, isso é da nossa cultura e está no nosso sangue. Essa torcida que desperta inveja por aí não abandona nunca, pode passar por fases ruins mas abandonar, jamais.

    E essa mesma torcida, conta a partir de agora, que esses jogadores junto com o novo Treinador, velho conhecido de todos, possam voltar a fazer aquilo que sabem muito bem, jogar futebol de verdade na base do um por todos e todos por um, deu a hora da arrancada.

    OBS.: Comissão de Arbitragem??? Aquilo ali não pode ser chamada de comissão, é apenas mais uma facção da milícia carioca!!!

  5. A partida entre o generico do Parana e o asqueroso do Rio , ficou escancarado, para o Brasil, de norte a sul , a necessidade de tirar do Rio de Janeiro esta malefica entidade que gere nosso futebol. A fifa , deve ser informada , a fifa deveria receber dossies destes arbitros que contaminam , deturpam, destroem o futebol, como um esporte em si, de disputas limpas , de aplicacao correta das regras , em todas disputas. Todos , eu digo, todos , que assistem ao futebol , torcedoresde quaiquer time , devem se sentir pisoteados com aquele jogo, todos transformados em palhacos, massa de manobra, de uma tv , que comanda esta patifaria , manda e desmanda, em arbitros, em midias igualmente subservientes e corruptas , ditando, a seu bel prazer , o encaminhamento do futebol brasileiro para o ralo. Na nossa cabeca de simples torcedor nao entendemos como esta nociva associacao tv lixo / cbf prolifera, dissemina para o Brasil esta roubalheira a ceu aberto , impunemente

  6. Permita me fazer um paralelo desviando do assunto mas dentro do tema Galo. Talvez a grande diferença de um treinador para outro seja a capacidade dele conseguir manter o time concentrado e focado independente de quem seja o adversário. Digo isso porque? O Atletico de Goias é melhor que o Galo? Não é. O Curintian também pensou assim. Resultado..?? O Galo com o Turco fez as sua melhores partidas com o Palmeiras la e com o Flamengo aqui e contra os time medianos não. É plantel, ou falta de capacidade de fazer os jogadores concentrarem e focarem com a mesma disciplina independente do adversario? eu lembro do discurso ano passado com o Cuca, toda partida é uma final, sangue nos olhos e foi, embora nem em todas as partidas. Acredito que mais do esquema tatico, repetir essa vontade, esse apetite é que será o grande desafio………….Agora um outro paralelo. Ontem no Jogo do Flamengo contra os paranaenses, foram 22 chutes do Flamengo contra 4 do parana, sendo nenhum em direção ao gol. Foram 75% de posse do Flamengo contra 25% de posse do Parana. Resultado Final??
    Porque digo isso. La na frente se por acaso o Paranaense for campeão da Copa, ninguem vai lembrar que ele não deu um chute para o gol nesse jogo, vai lembrar e a historia vai contar que ele foi Campeão da Copa do Brasil. Se é que me entendem.

    1. Entendo perfeitamente e concordo contigo. O fato é que o tal Genérico deu uma sorte danada. Tinha forma pra tomar, no mínimo, uns cinco.

  7. DOMINGOS SÁVIO ,

    acabei de ler , e levantei da cadeira para aplaudir de pé a sua postagem .

    Eu pensei em acrescentar alguma coisa , porém só iria tirar o brilho do comentário .

  8. Será esse time do GALO capaz de fazer o que ainda não fez em 2022? Como alguns blogueiros e jornalistas EMOCIONADOS vem apregoando, com a chegada de CUCA, chegam também as LEMBRANÇAS E A MEMÓRIA DO JOGO DE 2021. E isso já foi amplamente visto no primeiro tempo contra o Corinthians. Então tá. Na minha opinião, CUCA tem que atacar os problemas visíveis que estão escancarados no jogo do GALO: quebra da PANELINHA, individualismo, banco para jogadores em má fase técnica (JAIR), jogo somente por um tempo (KENO), substituição de intocáveis (HULK), troca da faixa de CAPITÃO do HULK e entrega para MARIANO, ALONSO ou NACHO. A situação dos ZAGUEIROS é ALONSO mais NATHAN ou JEMERSON, esses são os titulares, sem inventar. Precisa resolver a cobertura ao ARANA, que é muito bom no apoio, mas é medíocre na marcação, o que vai tirar ele da seleção. Por fim, vamos torcer para ZARACHO, não se machucar mais e voltar voando, ele, juntamente com ALLAN e NACHO são essenciais no meio-campo do GALO, na minha opinião. E que os REFORÇOS sejam utilizados e entrem bem.

  9. Bom dia Massa e Guru

    Grandes expectativas podem trazer grandes frustações e nós torcedores precisamos entender que apesar de Cuca conhecer como ninguém o elenco, ele terá muito trabalho para consertar o estrago feito por seu antecessor.
    Então se neste primeiro jogo não vier a vitória ou mesmo um futebol do qual estávamos acostumados com este mesmo Cuca ano passado, será necessário paciência da torcida.
    Mas não há como negar que bons indícios já foram sentidos, pois as entrevistas recentes de Jair e Arana, jogadores que antes andavam de crista baixa e muito criticados, mostraram jogadores mais descontraídos e confiantes.
    Então, chega de ambiente leve, agora é pegar pesado e ter foco, porque nosso ano estará em jogo a partir deste domingo.

  10. Bom dia, todos! Não vi e nem quero ver o que aconteceu no jogo dos rubro negros. Para mim o que interessa é o Galo e “só o Galo”. Infelizmente, não tenho essa esperança que o blogueiro e outros atleticanos tem em relação ao nosso time. Na fórmula 1 costuma-se dizer que quando um carro nasce mal planejado ninguém consegue melhorar durante a temporada, isso também serve para o futebol. O planejamento de 2022 foi falho, contratamos um técnico fraco, vendemos jogadores importantes no elenco e só agora houve a reposição e troca do técnico. O tempo é curto e nossos adversários já estão prontos. Para mim a vaga direta na libertadores já será um alívio diante de tudo de errado que foi feito este ano. 2023 será o ano mais importante da nosso história, por isso o planejamento tem que começar agora. Feliz 2023!

  11. Vou me ater somente a questão dos árbitros .
    Realmente, as arbitragens e o Var não tem critério algum.
    Pelos lances do Gabigol e Arrascaeta contra o Athlético do Paraná era para , no mínimo, o Var ter a acionado o juiz. Não ocorreu e foi dado somente cartão amarelo.
    Se fosse contra o Galo , era expulsão na hora.

    1. Prezados AmiGalos
      Tenho visto alguns jogos amistosos europeus e observei que na maioria, mesmo com adversários mais fracos, fecham rapidamente o sistema defensivo com uma linha de 5, bem definida, e com jogadores de ataque retornando rápido para a linha intermediária. Esta linha sobe também rápido quando o time ataca, encorpando o meio campo. Como disse anteriormente temos tomado gols por falta de cobertura e vejo dificuldades contra times que vem tocando bola e na entrada da área abrem para as pontas, sempre causando situações perigosas. Será que é dificuldade de comunicação ou nossos técnicos não acompanham o desenvolvimento tático do futebol. O Galo Doido não funciona mais. Com os jogadores que temos é treinar exaustivamente um sistema tático que funciona melhor. Mas não temos tempo. Isso demanda muito treino. Vejo o Otávio com condições de ser este quinto homem, centralizado.
      No mais, são divagações de mais um “técnico “ de horas vagas a. Afinal não somos todos?
      Um abraço

  12. Fica aqui mais uma vez o meu registro : QUALQUER treinador que tenha a lucidez de mudar o que trava o time – o meio de campo – terá sucesso na empreitada .

    A nossa defesa é uma peneira ?
    Claro , nosso meio-campo não fecha a entrada da área nem faz a cobertura nas laterais .

    O nosso ataque é uma mentira ?
    Claro , nosso meio-campo não arma nada .

    Os adversários ganham todos os rebotes , tanto quando defendem quando atacam ?
    É o que tem acontecido , por total incompetência de nosso meio-campo , que com 4 jogadores não conseguem se posicionar .

    Então é isso : é só mudar aquelas inconhas que têm entrado em campo para correr de um lado para o outro e tocar a bola para trás que resolvemos a parada .

    1. Caro Barata!
      Faço minhas as suas considerações. Tenho dito que a mola propulsora de um time é o seu meio-de-campo. Jogadores certos para posições certas. Temos jogadores que podem formar um meio-de-campo com competência suficiente para nos tirar dessa situação incômoda. Basta acabar com apadrinhamento!
      Abraço.

      1. Concordo e atesto com convicção que um meio de campo tal qual precisamos passa pela retirada imediata deste incapaz e improdutivo naX00000 Fernandez, os próprios adversários ignoram marcação mais próxima dele tamanha sua fraqueza física e técnica, agressividade zero! Pro seu lugar, fique a vontade treinador, Rubens, Vargas ou Pedrinho.

    2. Prezado BARATA!!!

      Seu diagnóstico foi perfeito!!!

      O meio-campo atleticano é o problema do time: não faz a contenção devida, arma pouco e cria menos ainda, assim como participa sem efetividade na construção ofensiva da equipe.

      O que sobra é aquele buraco no meio-campo por onde qualquer equipe, inclusive as que vão cair, fazem seu jogo que tem surpreendido o Alvinegro…

      No intervalo da partida contra o São Paulo, o jogador adversário entrevistado disse exatamente isso ao repórter da TV. Ele falou que o jogo sem posicionamento fixo do meio-campo atleticano era o ponto fraco a ser explorado no segundo tempo daquela partida. E foi justamente o que aconteceu. E todo jogo tem sido assim até aqui nesta temporada…

      Parece que o Jair em entrevista por esses dias teria dito algo semelhante sobre o mesmo problema numa coletiva ou entrevista que participou…

      Então, assim, BARATA: o Atlético se perdeu a partir de seu meio-campo. E o ajuste fino que precisa passa por aí…

      Concordarmos…

  13. Bom dia a todos. Bom dia Avila. Passando para agradecer ao Ceará por ter adquirido o Guilherme Castilho em definitivo e ao Vasco por ter aceitado o empréstimo gratuito do Fábio Gomes e principalmente ao Velessarfield, por ter nos livrado do Godim. Gratidão eterna a estes três clubes.

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      esse nosso Diretor de Futebol é um
      MONSTRO !

      Impressionante a capacidade desse moço em fazer bons negócios .

      Esses três citados por você merecem uma placa comemorativa .

      O tal CAETANO é fera demais !

  14. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Alguém aí viu e ouviu os áudios do VAR do jogo do Flamengo contra o CAP pela Copa do Brasil?

    Quanta cafajestagem!!! Quanta desfaçatez desses caras do VAR!!!

    O VAR tá apitando jogos e decidindo lances que deveria ser do árbitro de campo decidir…

    A sem vergonhice, a falta de ética e a falta de moral passou de todos os limites nesse jogo no qual ficou escancarado a aberração da arbitragem do futebol no Brasil!!!

    Não há falar em ERRO DE ARBITRAGEM se há o VAR para permitir a revisão de lances claros!!!

    Como assim ERRO DE ARBITRAGEM?

    Se tem VAR e não há decisão justa o que sobra não pode ser chamado de ERRO!!!

    O Clube Atlético Mineiro vai ficar calado após esse ABSURDO?

    Mesmo que não seja jogo do ATLÉTICO, agora seria a hora de o CAM se posicionar a favor não do CAP, mas do FUTEBOL, a fim da busca de um sentimento de indignação ante uma situação que terá passado de todos os limites.

    Já soltou a NOTA DE REPÚDIO DO CAM, senhor presidente Sérgio Coelho?

    Uma NOTA OFICIAL do Clube serve também e inclusive para isso!!!

    Calar nesse momento equivale a compactuar com esse ABSURDO!!!

    PILANTRAGEM PURA!!!

    1. Oh Ernest, A indignação do Galo é estranha. O Presidente se insurge contra o Senene, que foi nomeado e é mantido no cargo pelo Ednaldo. Na coletiva, fica nítida a preocupação do Presidente em preservar o Presidente da CBF. Lembra da chamada culpa in elegendo que nos ensinaram nas aulas de Direito Civil? Uai o Presidente da CBF escolhe o Diretor de Arbitragem e não é cobrado pelos ” erros” de quem ele escolheu…O Presidente do Galo, ao bater no subalterno e preservar o Ednaldo, estava apenas jogando para a torcida, pois ele ainda tem esperando de obter do Ednaldo mais um Brasileiro no Tapetao. A indignação do Galo foi solucionada com aquela famigerada reunião na CBF e talvez com a promessa do Ednaldo de conceder ao Galo, o mesmo que criticamos tanto: um título brasileiro por fax.

      1. DOMINGOS SÁVIO ,

        acabei de ler , e levantei da cadeira para aplaudir de pé a sua postagem .

        Eu pensei em acrescentar alguma coisa , porém só iria tirar o brilho do comentário .

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos quebrar o retrovisor e olhar somente para frente! O que passou, passou, pois “águas passadas não movem o moinho”. O clima é outro. Se com o El Turco o clima era leve, o vento já o levou para os raios que os parta. Novas brisas sopram e com certeza as expectativas são as melhores possíveis. Vamos confiar na recuperação dos atletas que estão jogando abaixo do esperado. Arana, Junior Alonso, Jair, Hulk, Keno, Vargas… , são peças fundamentais para a ascensão do galo na competição. O Jair, sem querer querendo, confidenciou que estava jogando com posicionamento errado. Vamos acreditar em ventos favoráveis e não em clima leve.
    Vamos que vamos!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *