Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

AS BOLINHAS APENAS DEFINEM O INÍCIO DA CAMINHADA. O RESTO É O CLUBE QUEM TEM QUE DESENHAR

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Quem acha que o futuro do Atlético na Libertadores será decidido tão somente em função das bolinhas que, aleatoriamente, cairão ao longo do sorteio que definirá a fase de grupos da competição está redondamente enganado, ainda que teoricamente possa ser dito que o caminho deste ou daquele clube é mais fácil ou mais difícil dependendo dos adversários que compuserem o seu grupo.

E sempre existem aqueles grupos considerados mamão com açúcar e aqueles outros chamados de grupos da morte que tiram o sono de milhares e milhares de torcedores. Mesmo reconhecendo que alguns grupos são de fato bem mais pesados que outros seja em função da tradição, do peso da camisa ou ainda da qualidade do elenco dos times que o compõem, sou daqueles que entendem que o caminho pode ser mais ou menos penoso de acordo com o desempenho, os cuidados, a estrutura, o trabalho, o planejamento e a preparação de quem o percorre.

Um jogo fica mais difícil para um time se este o fizer mais difícil e mais fácil se este o tornar mais fácil, o que não significa menosprezar o adversário. Ao contrário, pois, para tornar um jogo mais fácil é preciso se preparar, se qualificar e se potencializar para isso.

Em suas entrevistas coletivas Mohamed tem recorrentemente festejado possuir sob o seu comando um elenco a que chama em bom espanhol de “largo”, ou seja, cheio de opções e extremamente qualificado. Ao exaltar estas características do elenco atleticano, o Turco deixa claro que, ao dispor de um grupo deste quilate em quantidade e em qualidade, ele tem condições de experimentar múltiplas variantes táticas, inclusive em uma mesma partida e diante do mesmo adversário, e assim confundi-lo e sobrepuja-lo.

Não é apenas a superioridade técnica individual do Atlético em relação aos seus adversários que o tem levado a vencer, a bater recordes de invencibilidade como mandante, a conquistar títulos e a virar jogos que, por um momento, parecem definitivamente perdidos. O que tem levado o Galo mais famoso e mais querido do mundo a obter esses números absolutamente expressivos é a capacidade do time de fazer na pratica esta superioridade técnica prevalecer. Ou seja, de tornar os seus jogos mais fáceis e as vitorias possíveis. E, claro, isso tem a ver com aquelas já reconhecidas e exaltadas resiliência, capacidade de superação e vontade de vencer.  

E, para um time ratificar na prática aquela superioridade que no papel é indiscutível e inescondível, é preciso que sejam dadas a ele as condições para que ele em campo ele possa traduzir o seu potencial. Assim, enquanto Antônio Mohamed e sua comissão técnica têm a missão intrínseca às funções de cada um de dar ao time estrutura tática, coletiva, física, emocional, mental, psicológica e motivacional, os dirigentes alvinegros, cada qual, no âmbito de suas atribuições têm a missão, não menos importante, de garantir que os trabalhos intramuros da Cidade do Galo não sofram descontinuidade e, ao mesmo tempo, de, brigar como deve ser brigada, a inevitável e sempre devastadora guerra dos bastidores.

Cada macaco em seu galho agindo em sintonia fina. Ou seja, assim como é fundamental a qualquer time jogar coletiva e harmoniosamente, para que as estratégias táticas funcionem e a qualidade técnica prevaleça naturalmente, a equipe de fora do campo também tem que jogar junto, de forma equilibrada e harmônica.

Recentemente o próprio clube, em uma matéria na TV Galo, ao exaltar a excelência e o leque de opções que o clube garantiu a Cuca no ano passado e a Mohamed até agora nesse ano de 2022, reconheceu que estes fatores foram primordiais para que o Atlético conquistasse os títulos que conquistou.

Ainda que a conjuntura econômica em crise recorrente e agudizada pela pandemia tenha feito o mercado da bola refluir, particularmente o chamado mercado primário, enquanto mundo afora, Europa inclusive, se multiplicaram os casos de clubes, empresas e associações, que entraram estado falimentar os primeiros e de insolvência os segundos, tenha facilitado ao Atlético “engordar” o seu elenco, vez que as saídas inicialmente previstas com o objetivo de permitir ao Glorioso cumprir as metas de vendas projetadas em seu orçamento para o exercício de 2021 não se concretizaram, é de se louvar o cuidado com as finanças do clube, com a politica de contratações pontuais, com a gestão de um vestiário tão pesado e tão complexo e com a administração de crises latentes, tão naturais em qualquer grupo heterogêneo, onde são múltiplos os temperamentos, cada qual com a sua individualidade e sensibilidade particular em relação aos problemas e aos desafios, o que permitiu ao Galo Forte e Vingador caminhar com segurança, equilíbrio e eficiência rumo aos títulos conquistados.

E se em 2021 já foi complicada e dura a tarefa atleticana, nesse 2022 ela é ainda mais pesada, complexa e desafiadora, vez que manter-se no topo é sempre mais difícil e penoso do que lá chegar.

Explosões emocionais como as de Keno sempre que joga mal, explorações maldosas e midiáticas sobre quem vai sair ou deve sair, administrar o numero excedente de estrangeiros no grupo, os egos normalmente inflados de um elenco estelar e os problemas decorrentes da implosão de contusões graves, fenômeno que, como agora, ocorre e perturba por vezes a vida do clube intramuros da Cidade do Galo, e ainda proteger as informações estratégicas em relação às reformas de contrato, contratações e segredos de negócio, são alguns dos principais e intermináveis desafios daqueles que têm por missão conduzir os destinos do clube que, paralelamente a tudo isso, jamais poderão deixar a transparência de lado, sob o riso de ver a sua credibilidade escorrer pelo ralo. Parece paradoxal, mas não é.

Enquanto isso, o caminho do Atlético na Libertadores começa a ser traçado. Mas, as bolinhas apenas irão definir o início da caminhada. O resto é o clube, com todos esses cuidados aqui defendidos, quem tem que desenhar. E isso, claro, vale também para o Brasilerão 2022 e para a Copa do Brasil desta temporada.

22 thoughts to “AS BOLINHAS APENAS DEFINEM O INÍCIO DA CAMINHADA. O RESTO É O CLUBE QUEM TEM QUE DESENHAR”

  1. BOM DIA MAX , EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ESTÃO FALANDO EM “VENDER” O RESTANTE DO SHOPPING DO GALO. ….
    VENDER ESSE SHOPPING E NÃO RESOLVER DEFINITIVAMENTE O PROBLEMA DA DÍVIDA DO GALO , SERÁ UM PÉSSIMO NEGÓCIO……..
    VENDER O SHOPPING E CONTINUAR ENDIVIDADO , SÓ VAI AGRAVAR AINDA MAIS O PROBLEMA………
    PORQUE FICA SEM O PATRIMÔNIO , E O PIOR , DEVENDO E PAGANDO JUROS……….
    O SHOPPING É UM EXCELENTE ATIVO DO GALO , TEM LIQUIDEZ E NÃO PODE SER MENOSPREZADO……
    A DIRETORIA JÁ AFIRMOU QUE AS DÍVIDAS DO GALO PARA SEREM QUITADAS “”À VISTA”” TERIAM UM GRANDE DESCONTO , PORQUE ESTÃO
    INFLADAS COM JUROS EXTORSIVOS , E É ASSIM QUE FUNCIONA NO MERCADO.
    “””ATENÇÃO””” :
    O SHOPPING , PODE ATÉ SER VENDIDO , DESDE QUE SEJA PARA RESOLVER DEFINITIVAMENTE O PROBLEMA DA DÍVIDA DO GALO.

  2. Abençoado seja o Clube Atlético Mineiro,a filosofia máxima de seu povo. No grito,nas palmas,no peito e na alma, parabéns @Atletico pelos 114 anos de lutas, resistência e glórias. Aproveito p parabenizar á todos(as) Atleticanos(as) pelo nosso dia. Aqui é GALO po##@@@
    #Galo114Anos

  3. Parabéns e obrigado, GALO querido! Vc é o maior do planeta, o futebol só existe por causa do GALO. Sempre fomos os maiores, desde 1908, nascemos assim, nunca houve mudança de patamar. O GALO foi fundado pelo povo e para o povo, do preto e do branco, do rico e do pobre. SEMPRE! Obrigado, GALO! SAN

      1. Fato, blogueiro!!!! Já estou “me” vendo assombrando os adversários depois da minha morte, embora eu não tenha a menor pressa de que ela ocorra! Galoooooo!!!!!!

  4. Bom dia! Parabéns ao imenso Clube Atlético Mineiro, paixão avassaladora, de quem torce contra o vento! Nosso reconhecimento e gratidão aos envolvidos, em todos os tempos, na construção desses 114 anos de histórias inesquecíveis, do mais simples funcionário aos Atletas, Diretoria e Benfeitores! Que venha a Libertadores e as demais competições, mas, uma coisa é certa, ganhando ou perdendo, sempre estaremos juntos e acreditando, porque esse é o espírito Atleticano! Vida longa ao Galo mais amado do Mundo!

  5. bom dia Eduardo e massa e max Pereira. parabéns clube atlético Mineiro o maior de Minas e do mundo. obrigado galo pelos 114 anos de existência. que em 2022 venha vitórias. grandes taças para sede do galo. vai galooooooooo.

  6. Bom dia Massa e Guru

    Ser atleticano é algo que transcende o entendimento das pessoas. Ser atleticano acima de tudo é um estado de espírito, é um amor incondicional.
    Obrigado Galo! Parabéns!!!!!

  7. Bom dia!!!

    Parabéns, Galão da Massa, o Clube Atlético Mineiro, o CAM, pelos 114 anos de linda e gloriosa história.

    Muito obrigado a todas as pessoas que trouxeram o Galão até aqui, 25 de março de 2022.

    Muito obrigado aos garotos e meninos que fundaram o Clube em 1908.

    Muito obrigado aos grandes jogadores do passado que honraram o Manto do Clube para tornar o Atlético o Galo mais amado do planeta.

    Obrigado a atual Diretoria e Benfeitores por tornarem o Atlético um protagonista do futebol no Continente neste tempo presente.

    Por fim, minha escalação do Atlético de todos os tempos:

    Everson;

    Nelinho, Luizinho, Leonardo Silva e Arana.

    Cerezo, Paulo Isidoro e Ronaldinho Gaúcho.

    Hulk, Reinaldo e Éder.

    Técnico: Cuca.

    1. VÍTOR OU RENATO.
      NELINHO.
      LEONARDO SILVA.
      LUISINHO.
      ARANA OU CINCUNEGUI.
      T. CEREZO.
      PAULO IZIDORO.
      RONALDINHO GAÚCHO.
      HULK.
      REINALDO.
      ÉDER.
      O GRANDE DARIO , PEITO DE AÇO , TAMBÉM PRECISA SER LEMBRADO.

      1. Eduardo, boa tarde? parabéns ao Galoo esse time q n tem torcida, tem Atrleticanos.Eduardo ontem vendo a lave do Breno com você e o Bolívar, lembrando melhores momentos. E me lembrei em 1967 ou 68 aquela taça Brasil q perdemos no Rio ganhamos no Mineirão na quarta, empatamos, no domingo, e ganhamos na cara e coroa. foi maravilhoso e também em 68 ou 69 se a memória n falhe ganhamos do time do outro lado da lagoa com um gol q eles jura q foi de mão do vaguinho.por isso sou Galoo amor incontestável.viverei mais 20 anos p ver meu Galo campeão bi campeão da América e campeão Mundial

  8. Bom dia, Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleicanos.

    PARABÉNS PARA VOCÊ, GALO! Pelos seus 114 anos de luta, vitórias e glórias.

    Você soube suportar e superar a injustiça e a desonestidade de seus inimigos, a improbidade de alguns de seus dirigentes e continua vivo e ativo para lutar, lutar, lutar, vencer, vencer, vencer e encher Nossos corações de alegrias.

    OBRIGADO, GALO. QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *