Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Foi um dia verdadeiramente de Galo

O 25 de março, tem tempos, é festejado com entusiasmo pela Massa. Desde o centenário, ao que sei, o Atleticano se reúne em vigília na frente da sede do Galo – na noite anterior – aguardando o encontro dos ponteiros para mostrar ao Brasil e ao mundo um espetáculo indescritível. É o único time de futebol do mundo, que faz festa na data de seu aniversário junto à sua Torcida, como se todos estivessem nas arquibancadas ou comemorando um título importante.

E foi assim, que junto a milhares de amiGalos, estive – mais uma vez – aguardando a zero hora do dia 25 de março de 2022, aplaudindo a entrada do 114º aniversário do Clube Atlético Mineiro. E já na manhã desta data que comemoramos o Dia do Galo, foram memes e postagens alusivas à data para agitar e motivar ao Atleticano para a atual temporada.

Desde cedo, viralizada pelas redes sociais, a declaração de amor do melhor lateral esquerdo do Brasil – que está servindo ao time da cbf – Arana confirmou o orgulho de ser Atleticano. E mais, a tese do Cuca de que trabalhar no Galo faz com que entre funcionário e saia Torcedor. Tem sido assim com vários profissionais, e Arana contou que seu pai teve papel decisivo na escolha do nosso time do coração para mostrar seu grande valor.

Paralelo a isso, com o início da venda dos ingressos para a semifinal com a Caldense, a Massa promete repetir outra boa presença de público no Mineirão. Se domingo passado foram mais de 22 mil Atleticanos, amanhã vai ser muito mais que isso. E pelas ruas da cidade, por onde passei, desde shopping e até o Aeroporto de Confins, foram milhares de camisas preto e branco enfeitando a capital no dia mais importante do ano para quem mora na Cidade do Galo.

Bem cedinho, o amiGalo e fotógrafo Eugênio Gurgel – como faz sistematicamente sobrevoou as obras da futura Arena do Galo e nos brindou – ao blogueiro e aqueles que frequentam esse espaço – com essa linda foto das obras que seguem em ritmo acelerado. Daqui exatos 365 dias – um ano – vamos inaugurar nossa casa própria. Aquele santuário Atleticano que será meu, seu, nosso e de todo Atleticano.

A festa e as comemorações seguiram nas casas particulares, em bares espalhados por todos os bairros de BH, no coração do Atleticano, sinalizando que nesta temporada muito ainda vamos festejar durante o ano de 2022. Eu, repito, se ano passado foram três – MG, BR e CB – espero repetir cada um deles e ainda a Libertadores e Mundial. A Supercopa – que nesse ano mereceu tanto destaque – antes do jogo – pela cbf e tv, já está na nossa galeria. Que venham tantas outras.

Fechando o dia, recebi através de amigos, o link que divido com o leitor deste canto do Galo. Trata da pré-venda e lançamento de mais uma obra sobre o Galo. “Nós somos do Clube Atlético Mineiro” é o título de um livro que explica a essência do nosso time e o nosso sentimento. Entre os autores, todos amigos, estão Daniel e Philipe – filhos do meu maior ídolo de todos os tempos e creio que de muitos Atleticanos – nosso eterno Reinado. Ainda Caio Ducca e Clarinha Arreguy. Juntos relatam momentos marcantes do Galo. Estou lá numa das páginas contando o que penso sobre a Massa, ao lado de outros ilustres convidados como o Rei, Rei, Rei, Reinaldo é nosso Rei! Gropen e Leide Botelho. Para quem quiser garantir o seu exemplar, basta entrar no link: https://lojadaonze.com.br/product/nos-somos-do-clube-atletico-mineiro/

E, tirante isso, amanhã tem Galo, vamos lá encher nosso salão de festas pra na saída, repetir: E o Galo? O Galo ganhou! E ainda: Aí credo, o Galão ganhou mais uma vez!

*imagens: 1) Eugênio Gurgel; 2) Divulgação

3 thoughts to “Foi um dia verdadeiramente de Galo”

  1. A ALMA ATLETICANA

    O GALO não existe, o GALO é…

    É alma, espírito, luta e coração…

    É o preto e o branco do Manto da Massa, Alvinegra, com certeza…

    É o Escudo, tatuado coração, a pulsar a nossa atleticanidade…

    É o Hino, da boca da Massa, a baixar o espírito naquela gente Galoucura…

    É o lutar-lutar-lutar, o nosso mantra de guerra….

    É o vencer-vencer-vencer, o nosso ideal…

    A Massa é nossa tribo, nosso povo, nossa nação…

    A Arena, nosso Canto do Galo, a pátria do Galão da Massa…

    O GALO não existe, o GALO simplesmente é…

    É nunca desistir, é sempre acreditar…

    Nós somos o Clube Atlético Mineiro…

    Uma vez até morrer…

    Aqui é Galo, p@##@@@!!!

  2. Bom dia Massa e Guru

    Falar de emoções e felicidade no dia 25 de março é chover no molhado, mas é impressionante como a cada ano o atleticano vem sendo premiado com coisas no clube, que vem potencializar ainda mais as comemorações.
    Ontem, o lançamento do GNV internacional, foi mais um passo para não só divulgar, mas, consolidar nossa marcar no mundo; dando ao atleticano que mora fora do país a oportunidade de se engajar mais nas coisas do clube e melhor, se sentindo mais acolhido.
    Depois, foi a renovação do nosso meio campista Allan, que sinaliza o quanto o clube hoje é consolidado e bem planejado. Renovação sem novela.
    E para finalizar, a carta de um de nossos maiores jogadores da atualidade. A sensibilidade e a humildade de Arana em suas palavras, são apenas comprovação do caráter, comprometimento e o bom ambiente hoje existente no clube.
    Estamos jogando um bolão, dentro e fora das quatro linhas e o resultado está ai pra quem quiser conferir, basta olhar no sorriso estampado na cara de cada atleticano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *