Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo amplia vantagem por vaga

Se o regulamento, na fase semifinal, prevê que o melhor colocado na fase classificatória entra com vantagem de dois empates ou vitória e derrota com igual saldo de gols, ampliamos essa possibilidade na tarde de ontem no Mineirão. A vitória de dois a zero, praticamente colocou o nosso time na finalíssima. Só se o Galo perder domingo para a Caldense, com o Mineirão lotado pela Massa, por três gols de diferença. Como diria o imbecil do classificadaço: é ruim hem!

Foi um jogo de dois tempos distintos. A veterana, como é conhecida a equipe de Poços de Caldas, deu mais trabalho que no domingo passado. Nas duas partidas anteriores, a exemplo do que ocorrerá no próximo e decisivo confronto, utilizamos time alterativo. Na primeira delas, por opção do treinador; já ontem, em função do grande número de jogadores Atleticanos convocados para as eliminatórias da Copa do Mundo. Para esse próximo compromisso, além dos cinco selecionáveis, ainda Éverson reconvocado e Hulk, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

O lado bom, entretanto, é que para a final de jogo único, todo o elenco – salvo eventual contusão ou suspensão – estará à disposição do El Turco. Ao que vimos, talvez seja a primeira vez que o treinador poderá contar com todos os profissionais, fato que não ocorreu nas primeiras 13 partidas da temporada (12 pelo estadual e uma da Supercopa). Sempre tinha um desfalque, fosse por contusão, suspensão ou mesmo opção do treinador que passou o turno observando todo o elenco Atleticano.

Sobre o jogo, como sugeri acima, o Galo jogou apenas na primeira etapa quando construiu o placar e a vitória. A segunda metade foi bastante chata e cansativa. Valeu, apesar disso, pelas experiências do treinador. A grata surpresa foi Rubens na lateral esquerda. Assim como Arana, o jovem apoiou o ataque sem deixar buraco no sistema defensivo. Quando ele descia, Allan fechava o lado esquerdo entre a quarta zaga e a lateral, com Rever postando na condição de líbero.

O melhor do Rubens, para quem o acompanhou na base – sobretudo na Copa São Paulo – é que cumpriu a determinação do técnico sem invencionismo. Tampouco usou a sandalinha da falta de humildade que calçou nessa competição nacional sub 20 em janeiro. Além dele, destacaria o Rever, que fez uma grande partida; Hulk, matador e artilheiro do Mineiro e do Mineirão; Ademir, cada dia mais dono daquele lado do campo. E tantos outros, mas esses encheram meus olhos de esperança de mais um título em poucos dias e boa expectativa nas campanhas do BR, CB e Libertadores.

Duas situações me desagradaram ontem no nosso salão de festas da Pampulha. Além, claro, da que já mencionei exaustivamente sobre a molecagem da fmf e tv em marcar jogo para dia útil naquele horário cruel. A arbitragem e o desconforto do estádio que estamos despedindo. Tivessem aberto os setores centrais seria mais inteligente e, seguramente, teria levado maior público apesar do horário inadequado. A Arena Minas, cruel e covardemente, colocou a torcida na posição de um dos escanteios, limitando inclusive parte do acesso do roxo superior. Assistimos o jogo torto e com essa área completamente lotada. Desrespeito.

Já o árbitro e seus auxiliares – exceto o VAR -, a exemplo de outros com uma tremenda e deliberada má vontade com o Galo. Marcava tudo contra e quase nada a favor. Aos dez minutos do primeiro tempo, numa vergonhosa pixotada, juiz e bandeira inverteram um lateral, tão escandaloso e até digno de suspeição, que originou a advertência com cartão amarelo para Hulk. Não bastasse essa e outras, a penalidade, assinalada graças ao árbitro de vídeo, foi na cara do juiz de campo. Ele, a exemplo de outros e que será a tônica da temporada – pela ação sacana e nefasta da rede esgoto de televisão – não irão marcar essa infração a favor do Galo. Ontem, quem viu, percebeu, o soprador de apito amarelou. Como diria nas peladas da minha já distante infância em Araxá. Cagou de medo. Medroso! Borrou!

Enquanto isso, o responsável pela escalação da arbitragem, assistia passivamente – sem máscara, como determina o protocolo – das cadeiras seu escalado ameaçar a vitória Atleticana. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Galo amplia vantagem por vaga”

  1. Valeu Galo lindo! Agora é só sapecar outra no próximo jogo e fechar a fatura na final. O que me causou consternação foi uma cliente em nosso salão de estética vir com um deboche do tipo “mais um pênalti pro Galo”; e, não conformada, ainda pois em questão a liderança do nosso artilheiro como maior do novo Mineirão, alegando que se desconsiderassem metade dos seus pênaltis convertidos esta soberania não seria verificada.
    Inveja e recalque, puramente!

  2. ESSE HORÁRIO DO JOGO DE ONTEM EM PLENA QUARTA FEIRA SÓ PODE TER SIDO UMA SABOTAGEM AO GALO.
    E A CONSEQUÊNCIA DESSA SABOTAGEM FOI O BAIXO PÚBLICO ONTEM NO ESTÁDIO.
    O TORCEDOR NÃO É BÔBO E NÃO ACEITA MAIS ESSE TIPO DE COISA.
    ESTÃO QUERENDO TIRAR A MASSA ATLETICANA DOS ESTÁDIOS E SE UTILIZAM DESSES ARTIFÍCIOS.
    ORA , MAS A DIRETORIA NÃO DEVERIA CONCORDAR COM ESSES ABSURDOS DA FMF / CBF / GLOBOLIXO.

  3. Hulk alcançou a marca de maior artilheiro da era do novo Mineirão. Ultrapassou Arrascaeta. Quando este último atingiu a marca, houve sorrisos e alto astral no programa Donos da Bola em Minas. Hoje, depois de mais de um ano sem voltar a assistir o programa, parecia um baixo astral o anúncio que Hulk havia alcançado essa posição. O apresentador com expressão séria e sem entusiasmo deu a notícia. Ninguém sorri. Um sorriso meio constrangido do bom repórter Leo Gomide. Em certo momento, comentou-se que se o Hulk continuasse assim não teria jeito senão convocá-lo para a Seleção. Há um ano troquei esse programa pelo Seleção SportTV que mesmo sendo do eixo Rio-SP parece vibrar com as conquistas do Galo e de seus atletas. Depois de um ano, ao ver de novo o programa vê-se isso.

  4. BOA TARDE A TODOS.
    RONALDO JÁ ESTÁ TENTANDO “REVENDER” O CSA , PARA TERCEIROS. MUITO COMPLICADO ESSE NEGÓCIO DE VENDER CLUBES , O GALO TEM QUE FICAR FORA DESSE ENGÔDO E DESSA MARACUTAIA.

  5. Passando rápido, não dá para deixar de comentar: Queria que o Réver, nosso eterno capitão, tivesse 17 anos a menos. Como joga bola! É outro nível.
    E como Hulk é diferenciado! Como o Allan é um referencial na distribuição de bola e na cobertura. Um grande time precisa de grandes jogadores, não necessariamente grandes craques.

  6. Um recado ao Turco. Coloque os melhores no campo, não invente, não escale por Nomes. E não invente escalação. Não coloque o Zaracho no banco para o Nacho jogar, não insista com o Godín, quando tivermos Alonso e Nathan, e principalmente, não jogue mais no 4-2-4. Dia 10 de abril, acaba as brincadeiras, se jogar assim, já inicia o brasileiro com derrota.

  7. Boa Tarde,

    Bom jogo, jogou-se o necessário.
    Gostei do Rubens e fica claro que quando um jogador da base joga com a equipe principal o desempenho é diferente, agora quando o treinador enche de jogadores desentrosados aí fica difícil até de avaliar.
    Ontem durante toda a programação da Jovem Pan TV foi anunciado que o Atlético ofereceu o jogador Savarino para o Botafogo, por incrível que pareça, não vi ninguém dos You touber comentar o fato.
    A palhaçada dos pênaltis continua, porém ontem vimos novamente o Palmeiras ganhar com gol de pênalti, já é o sexto jogo seguido.
    Com todo o respeito a Caldense, mas no próximo jogo tem que ser a base e os reservas para os titulares chegarem descansados na final.
    Boa quinta feira a todos!

  8. Bom dia para todos!
    O que mais me indignou foi a Veterana ironizar um pênalti claríssimo nas suas redes sociais. Como diria o mentiroso : Uma mentira dita milhões de vezes vira verdade.

    1. Tá segundo a moda, mas fez papel de ridícula. Primeiro porque foi penalti claro, errou o juiz pressionado e medroso, também seguindo o protocolo de não mais marcar penaltis pro Galo, que esperou pelo VAR. Segundo que, depois de dois jogos em que não deu um mínimo de sufoco pro Galo e tomou 5 (CINCO) gols, qualquer reclamação perde o sentido.

  9. Bom dia! Vitória protocolar devido à grande diferença técnica entre as duas equipes. Será muito difícil a perda da classificação, somente um desastre de proporções apocalípticas impedirá a passagem do Galo para a final. Está muito cansativa e chata essa ladainha/campanha discutindo as penalidades marcadas em favor do Time Atleticano. Temo que futuramente prejuízos possam acontecer. Os Diretores devem ficar atentos à tentativa de polemização patrocinada por quem está “mordendo os cotovelos” com a eficiência esportiva e administrativa do Clube Atlético Mineiro.

  10. Bom dia, Eduardo e todos atleticanos de verdade!
    Esplêndida matéria. Verdade pura.
    Só temos que ter cuidado na provável final, porque, como se sabe e ratificado nesta postagem pelo Eduardo, o complô é real e a gama de autores é grande: fmf, cbf, #globolixo, etc… e o próprio “crugayro”. Parece que houve uma “validação de gol irregular” no jogo de terça-feira.
    Então, que os nossos atletas entrem conscientes disso.
    Uma observação ao comentário deturpado sobre o nosso treinador: o cara não deve ser atleticano. Aliás, pelo nome parece ser de Portugal e está com dor de cotovelo porque a diretoria do Galo não fechou com um técnico português.
    Galo, sempre!

    1. o maria cabulosa. não sou português e se for.? sou comentarista deste blog a muitos anos e não te conheço neste blog. não é por causa de você que vou deixar de críticar EL turco e jogadores fica dica ok.

  11. Sinto o time ainda desorganizado. Nacho tá perdido em campo. Keno ainda não se encontrou. O técnico ainda tem muito trabalho pela frente. A crítica é construtiva, já era para o time estar em outro nível. Há ajustes a serem feitos na equipe, e isso é trabalho pra agora. Este timaço do Galo não pode nem sonhar em perder uma final de mineiro pras Marias, seria um vexame colossal. Zaracho precisa ser titular, o time é outro, mas não jogando aberto pelo direita, sim pelo meio fazendo a trinca com allan e jair. O Turco tem uma Ferrari nas mãos. Há muito trabalho a ser feito. Teremos mais uma chance na final de aplicar uma goleada nas Marias, estabelecer a hierarquia, ganhando com amplo domínio e controle das ações, calando de vez a arrogância delas.

  12. Não é vitimismo. Não há dúvidas. Há um complô envolvendo fmf, cbf, stf, ste, globolixo, stjd, stj, pqp contra o Galo. Ainda bem que temos Hulk, Zaracho, Jair, Arana, Vargas, a nosso favor.
    Professor! Não inventa! Recupera o Nacho colocando ele aos poucos. Se você continuar com essa insistência burra, vai perder o grupo e levantar a fúria da Massa.

  13. amigo Eduardo
    Inicialmente receba meu fraternal abraço
    Gratas lembrança de nosso tempo de Mineirão e da viagem a Marrocos
    O nosso GALO como o melhor colocado em tudo neste mineiro, não podemos abrir mão dos nossos 100% dos ingressos na final.
    Podemos sim, apos houvir a torcida, ceder ao adversário 10 % dos ingressos como exigem nossas autoridades policial
    Aqui da Bahia acompanho diariamente sua coluna com a qual concordo em 90% (ninguém e perfeito)
    Finalizo enviando meu forte abraço, pedindo ao criador que lhe de forças para continuar lutando pelo nosso Galo

  14. Bom dia!
    Quem é Godin perto de Réver, justamente ovacionado pela Massa ontem.
    Rubens grata surpresa.
    Nacho não pode ser titular.

  15. Bom dia a todos.
    Pra mim, ou tem algo acontecendo ou os jogadores estão pegando leve no mineiro. Sei não. Mas que o segundo tempo foi horrível, isso foi. O próprio Rubens que vinha bem, abusou de lançamentos ruins pra grande área. Ele e borrero não se entenderam na esquerda. E Keno? pq não foi ao jogo? Vamos lá ne Keno?
    Com relação ao árbitro de sobrenome Sketino, graças a Deus não tem parentesco com o meu Schettini.
    Em frente.

    1. Eduardo hoje queria falar especificamente sobre um jogador. O Tchê Tchê. Vimos que na rodada passada o galo ficou sem Guga(suspenso) e Mariano(contusao), o Nathan nao foi bem na lateral direita. Ontem nao tivemos o Arana ( selecao) e o Dodô ( contusao). O Tchê Tchê, teve falhas mas o Nathan tambem teve falar capitais Palmeiras ( eliminacao libertadores), Flamengo ( segundo turno), o Tchê Tchê é um jogador de grupo, adaptado aos esquemas taticos do time,nao reclama do banco e quase sempre é util como curinga em varias posiçoes. O Turco aproveitou ele e varios jogos do mineiro. Acho interessante ao galo tentar um reemprestimo junto ao sao paulo pelo menos ate o fim do ano. A torcida pega no pé mas ele é sim util.

      1. Concordaria se fosse possível reduzir consideravelmente o seu salário. Pagar $500 mil/mês por um reserva de luxo é muita coisa.

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Jogamos o suficiente, nada mais do que isso. O primeiro tempo foi mais dominante e o segundo apenas administramos. A pergunta que faço é porque o Zaracho não entra como titular desde início? Precaução por vir de contusão? Se for tudo bem, fora isso não tem justificativa.
    O Nacho Fernandes, aos poucos está voltando a velha forma. Para mim é o melhor jogador do galo que dialoga com o Hulk. Com ele em campo, abrem -se mais opções de ataque.
    Gostaria de ver um meio-campo formado por Zaracho, Jair e Nacho Fernandes. Acho que daria liga.
    Hoje e sempre, Galo!!!

  17. bom dia Eduardo e massa. vencemos mas não convenceu. um futebol pobre comandado por EL turco e sua obra de pardal.o teimoso entra com nacho preguiça e deixa o melhor meio do campo no banco de reservas este treinador é mesmo burro. o pardal é zaracho e mais 10 ou quer que lhe dezenho. ontem a surpresa da base jogou bem e rever jogou muito é reserva do xerife júnior Alonso. Hulk simplesmente o melhor jogador do Brasil. Ademir também jogou muito. espero eu que seja mentira esta troca keno por Edenilson não caia nesta diretoria estamos bem servido no meio do campo. precisamos sim lateral direito e um camisa 9 ao lado Hulk. vai galoooooooooooo.

  18. Bom dia Massa e Guru

    Sem sobressaltos, fatura praticamente liquidada, mas me preocupou a repetição da desconcentração do segundo tempo, fato ocorrido no jogo anterior. Vou crer que esta falta de concentração não passou de uma tirada de pé, já eu o resultado estava consolidado.
    Extremamente irritante e até desrespeitosa foi a troca de bola infrutífera e caranguejeira da equipe, voltando bola pra defesa.
    Vida que segue e o importante foi a vitória.
    Destaque positivo e surpresa agradável foi Rubens, que ao contrário de Guilherme Castilho aproveitou a chance que teve, mesmo fora de sua posição.
    Destaque negativo, foi o faniquito de Keno. Espero que ele tenha saído irritado não com a substituição e sim com o seu próprio futebol, que foi bastante mequetrefe na partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.