Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A árdua missão de conciliar Atleticanidade e a condição de blogueiro

    Foto: Bruno Cantini/Atlético

Seguramente, a maioria imagina o quanto é difícil, diariamente, postar algo aqui e ainda mediar comentários – alguns bem desanimadores, por sinal – , tentando manter acesa a nossa chama e paixão pelo Galo. Apesar desses pequenos dissabores, confesso que neste período que assino este espaço, sinto grande e verdadeiro estímulo em fazer parte dessa família Atleticana. Tanto eu, quanto nossos amiGalos que, semanalmente, contribuem com seus textos: Marcelo, José Roberto, Roberto e a nossa editora Amanda Aleixo.

Digo isso, com a intenção de levar uma consideração que acho fundamental à nossa continuidade. Atleticanos somos todos, uns mais otimistas e outros nem tanto, o que não assegura aos primeiros se proclamarem de “verdadeiros” enquanto taxam outros de “pseudo”. Igualmente ao segundo bloco, considerar quem pensa diferente de “chapa branca”, “puxa saco” ou o que for, não vale a pena. Até mesmo, considerando essa radicalização – termo que gostei e repeti de leitor. Aqui, temos “todas as matizes”. Afinal, somos todos Atleticanos.

Tem, claro, aquela gente que se infiltra aqui, mas permanecem por pouco tempo. São tão medíocres que se entregam facilmente, ainda que tardiamente. Pois bem, o que pretendo sugerir é que podemos e devemos “higienizar” nossas considerações, ainda que pessimistas. No lugar de “vampirizar” quem pensa diferente, buscar o bom debate sobre nossas diferentes opiniões acerca da nossa paixão pelo Clube Atlético Mineiro.

As vicissitudes (desequilíbrio) do nosso time, evidentemente, cria essa condição polarizada. Se o time vai bem, claro que comemoramos. Se anda mal, igualmente reagimos em reclamações. É natural. Afinal, como já afirmei aqui, a instabilidade emocional do Atleticano vem do desempenho do time em campo. Numa ou noutra situação, o Torcedor fica ajoelhado no estádio, nos bares e até isolado dentro de casa. Essa é a nossa diferença para outros times. Eles têm torcedores, nós somos Atleticanos.

Foto: Bruno Cantini/Atlético

Vejamos. Na última partida, ascendemos do inferno aos céus. Vi, bem próximo a mim, quem xingasse o sistema defensivo depois daquele erro infantil e imperdoável do gol adversário. Poucos, ainda bem. Do lado de fora do gramado, precisamente nas cadeiras, a Massa – como muito bem pontuou Lio Cardoso pelas redes sociais – fez a equipe reagir e virar a partida. “Estou indo ao campo para fazer o Galo ganhar e não para ver o Galo ganhar!”, destacou sobre o Atleticano no Horto.

Os mais de 20 mil Atleticanos, comprovando que a Massa faz a diferença, não se abateram com o gol e tampouco questionaram a escalação do treinador. Apoiaram o tempo todo. E interessante que os gols foram dos três velhinhos, muito criticados aqui: Léo Silva, Elias e Ricardo Oliveira. Eles fizeram aa emoção do Torcedor nas comemorações de seus tentos, que levaram o Galo à vitória e a subir na tabela de classificação. Agora, são oito pontos atrás do líder e iguais oito para o próximo candidato à vaga no G6. Embora eu queira o G4 e ainda sonhe com o topo da tabela.

Ao final, em meio à festa pelo bom resultado, ainda a observação de que os três pendurados Victor, Maidana e Ricardo Oliveira, passaram incólume a uma eventual advertência do árbitro Luiz Flávio de Oliveira. Não gosto desse juiz, seu passado com o Galo me sugere sua condenação. Não apita igual e seus critérios sempre foram em desfavor do Galo. Do trio salvou-se a Tatiane Sacilotti, uma vez que seu colega Luiz Alberto Nogueira matou três ataques promissores com impedimentos inexistentes. Os dois patetas atrás do gol, nunca serviram para nada mesmo.

Por fim, caros amiGalos – confiantes ou desconfiados – rogo que sejam evitados conflitos internos neste espaço democrático, sobretudo relacionados a temas que não sejam do interesse do nosso time do coração. Refiro, especificamente, em querer politizar o debate eleitoral aqui no nosso cantinho. Nem o blogueiro explicita sua opinião sobre isso, embora tenha posição a respeito. Respeitemos às diferenças. Domingo será dia de clássico mineiro e na rodada seguinte clássico nacional. Temos de estar unidos em busca do mesmo ideal. Vencer e pontuar. Que assim seja!

53 thoughts to “A árdua missão de conciliar Atleticanidade e a condição de blogueiro”

  1. 240,00 o ingresso????? Absurdo. No entanto a nota oficial é só “pra jogar pra torcida” pq não vai dar nada. Sempre foi assim. Ô futebolzinho podre esse nosso!!!

  2. Um pouco fora do tema, entendo que nossa diretoria poderia aprender uma lição com a diretoria rival: o momento para reclamar da arbitragem deve ANTECEDER aos jogos. Abraços!

  3. Querido blogueiro. Deve ser muito difícil realmente conciliar paixão, razão, amor ao Galo e os desabafos e euforias de nós, torcedores. Não sou muito de escrever, mas, diariamente acompanho o nosso blog Canto do Galo. Uma curiosidade eu tenho: é visto e sabido que chamamos as marias de marias, mas, qual o sentido correto? Maria, pelas três Marias no firmamento, ou Maria, como um nome de mulher? Um abraço blogueiro, qualquer dia eu volto.

  4. Contra o galo o juíz beneficiou o Palmeiras, no último minuto.
    Contra o cruzeiro, foi o contrário, porque ? Lá tem diretoria que passou a semana falando que não confiava no árbitro, etc, agiu preventivamente.
    Conosco, juíz nos prejudica até contra times de segunda, com estádio cheio e ninguém faz nada.
    Minha opinião é que, com Thiago Largh, Léo Silva, Fábio Santos, Adílson, Elias e Ricardo Oliveira, não conseguiremos títulos importantes. O desinteresse do Adílson e do pastor ( que até fez um gol) no último jogo era demais.

  5. Boa tarde Eduardo e amigos do Galo. Uma torcida como a do NOSSO GALO, que já comprou jogador e bateu recorde de público nos momentos mais difíceis do clube merece respeito. Que a diretoria saiba receber e separar as diversas críticas, somos todos ATLETICANOS.

  6. Grande Eduardo, uma vez tive a honra de ser carregado por vc no Hall do Mineirão após a eliminação da turma vaidosa em um Torneio Início, se não me engano em 2006. Esse espaço é seu por merecimento e você vêm dentro dos limites do bom senso e da educação tocando o barco com maestria. Em tempos de ódio, você consegue balancear bem o humor da massa. Vida longa meu amigo…

  7. Caro Eduardo, concordo inteiramente com você. Aqui é Canto do Galo, amor unico e incomparável ao Glorioso Clube Atlético Mineiro, o que nos une e encanta!
    Não cabem aqui discussões partidarias e ideologicas! Cada qual tem sua preferência eleitoreira ou ideológica… Mas aqui não é lugar para isso!
    Cantemos nosso amor imortal pelo Galo, torçamos e vibremos em altíssima tonalidade e sintonia pelo Atlético, contagiemos, encantando, nosso Time, estimulando e empurrando-o a vitórias e conquistas memoráveis!
    Esse o papel que nos cabe.

    1. Temos a obrigação de jogar com inteligência, sem “ir com muita sede ao pote”, uma vez que o forte deles é “não jogar” e aproveitar as falhas dos adversários. Espero que TL tenha essa percepção. Desculpe-me pelo contraditório. Abraços!

  8. Bom dia massa. Confesso que o que mais me preocupa as vezes é o atleticano confundir cobrança com pessimismo. Já disse outras vezes que não acredito em sorte , acredito em trabalho e planejamento. Como disse anteriormente , o mal do atleticano é pensar que fazendo o errado , no final as coisas darão certo. Já passei da fase do oba oba , das discussões com rivais , mas não culpo todo atleticano de ser assim. O problema é o dirigente atleticano pensar mais com a paixão que a razão. Cada torcedor acha que seu time é o melhor do mundo , mas cabe a nós trabalharmos para ele realmente ser o que almejamos. Nossos anseios eram menores, nos contentavamos em encher estádio, em ganhar partidas contra rivais , mas depois do gostinho da libertadores , temos hoje torcedores mais exigentes. A imprensa é a voz do povo e agradeço o nosso blogueiro por dar voz a todos atleticanos .

  9. Excelente texto! Infelizmente esse comportamento não é exclusivo desse blog. Hoje em dia é quase impossível expressar sua opinião na internet sem ser crucificado, independente do tema discutido.

  10. Caros,
    …Viva a Liberdade de expressão. (permissa venia, apenas um aparte sobre a recomendação)
    O sujeito q escreve ao público ñ deveria entrar em paranoia na discussão acalorada. No futebol então..Futebol nunca foi apenas diversão. Ñ é. Tanto é verdade q é um esporte cujas referências e guerra, o combate: artilheiro, arqueiro, volante, atacante, defensor, matador. Agora, com a chegada do Pastor marqueitero por essas bandas começou a entrar a porra da religião no meio e nosso Clube ficou caridoso, bonzinho, uma Igreja. Antes o máximo q tinha era uma bandeira na arquibancada do Antigo Mineirão afirmando: “DEUS NO CÉU E GALO NA TERRA, delimitando. Sobre política, acho q ñ pode fechar, quando tem cartola claramente usando o clube para se promover POLITICAMENTE. Assim eu acho q ñ pode certa política e certos políticos, mas ñ toda política e nem todos os políticos…Se ñ tivesse uns facistinhas de merda comentando aí, dava prá embolar tudo sem exagero, no nível adequado…só uma opinião.
    Obs.: separar o Joio e o Trigo, pois a coisa ñ é bem assim. O veterano Leo Silva no mesmo balaio do Pastor Pipoqueiro e do Indigesto Elias é apelação. Leo é ídolo eterno, é do Panteão Imortal do clube. Ñ é o fato de ser veterano q pega, até parece…Sem mais comentários, senão uma Organizada aí, exemplo de nem todos são atleticanos do mesmo jeito, fica brava, perde a cabeça e solta os tamancos. Ñ pode..
    Obs.: qnd ñ houver rótulos houve uma revolução e extinguiram os adjetivos da Língua e o GALO ñ seria FORTE E VINGADOR!
    Paz entre atleticanos e tolerância com a velha OLDD.
    Obs.: ê domingão q num chega e eu já gamadão de fissura na MaryLu!
    Uma vez, GALO SEMPRE!

  11. Bom dia Caros Atleticanos,

    Muito belo o post de hoje, e me veio uma vontade de trazer a todos algo para tentar melhorar de alguma forma a visão dos mais exigentes ou mais bipolares.
    Gosto de utilizar os números para poder fazer enxergar os fatos, principalmente a quem fala e faz críticas muitas vezes infundadas.
    É como se diz, contra dados e fatos não a argumento.
    E como temos alguns chavões aqui, então vou me utilizar de outro daqui: “TORCER SEMPRE sem NUNCA perder a capacidade de julgar”. Autor:.Alberto MTC2
    Faço uma descrição dos últimos artilheiros e camisas nove do Galo dos últimos anos, alguns que sempre nadaram em água mansas por ter caído nas graças da torcida mesmo não apresentando “números” melhores do que o tal vovô Oliveira que sempre é criticado.
    Ano ———- Artilheiro ——————– Total de gols ——– Gols no Brasileiro
    2011 – Magno Alves 18 07
    – Neto Berola 13 04
    2012 – Jô 10 10
    – Bernard 15 11
    2013 – Jô 19 06
    – Ronaldinho 17 07
    2014 – Tardelli 15 10
    2015 – Lucas Prato 22 13
    2016 – Lucas Prato 19 05
    2017 – Fred 30 12
    – Robinho 13 07
    2018 – Roger Guedes 13 09
    – Ricardo Oliveira 19 10
    Observações:
    2018 – Podemos ter o melhor desempenho de um camisa nove no Brasileiro dos últimos anos. Faltam 14 jogos e só faltam 3 gols para se igualar ao melhor.
    Então senhores vejo todos que fazem criticas sobre o Ricardo Oliveira na maior parte das vezes sendo injustos, e se tivéssemos números disponíveis em relação ao nível de movimentação, marcação e participação das jogadas, veriam que, o velhinho participa muito do jogo, e sofre com os esquemas táticos montados pelo treinador.
    haja visto que nem o G. Jesus conseguiu fazer gol na copa quando ficou correndo atrás de zagueiro e lateral para marcar, abrindo mão de ficar como um “CONE” com a única função de empurrar a bola para dentro.
    Depois que frequento este blog percebo que a torcida do galo é muito preconceituosa no sentido de fazer pré-conceitos sobre certos jogadores e nem que os mesmos carreguem água na peneira vai adiantar, o que escrevi do R. Oliveira serve também para outros jogadores.
    É isto, pedem o Elias do Flamengo ou Corinthians, porém, o do Galo esta com números melhores.
    Isto tudo é só para pensarem um pouco.
    Abraço a todos

  12. O Eduardo e seus parceiros estão certíssimos em tentar reverter este quadro momentâneo que aqui vemos todos os dias… insultos e provocações que não nos levam a nada… quem nunca foi criticado ou elogiado pelo menos uma vez na vida??? Criticas e elogios fazem parte do nosso cotidiano então porque tanta intolerância neste espaço que temos pra falar do nosso GALO???

    Respeitar para ser respeitado é um princípio básico da educação e faz parte do nosso dia a dia dentro da sociedade… todos nós vamos ter opiniões contrárias em algum momento e que bom que assim seja pois seria uma vida muito sem graça se todos nós fossemos iguais em tudo!!!

    O nosso querido e amado CAM acima de todos, nas vitórias e conquistas como também nas derrotas e nos momentos difíceis!!!

  13. Eduardo ja pensando na temporada do ano que vem ouvi que o galo pode comprar em definitivo o Tomas Andrade, esse jogador nao serve para nosso time e o tal de Terans se o galo fez contrato longo que arrume outro time para ele tambem nao serve. Quero ver mais o Leandrinho os poucos minutos que jogou mostrou qualidade.

  14. Bom dia xará e amigalos!!!!!!!!!!!! Obrigado xará por abrir este espaço para os verdadeiros atleticanos. Aqui não tem simpatizantes e sim apaixonados! Quanto ao jogo de domingo temos que partir pra cima e garantir mais três pontos contra o expressinho do treinador bailarino. Se ganharmos das mariazinhas e do timedagloboedocheirinho logo depois teremos chances claras de quem sabe um G3. É superar as limitações e colocar o coração em primeiro lugar!!!!!!!!!!!!! RAÇA ACIMA DE TUDO PORQUE A TORCIDA SEMPRE FAZ O SEU PAPEL!!!!!!!!!!!!! SAUDAÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Edu, fiquei com vontade de falar sobre isso também: as marias são um time covarde (nos dois sentidos: medroso e desleal), então é partir pra cima sim, mas não de qualquer jeito. É o que elas querem, ver o adversário pilhado e indo de forma estabanada ou desorganizada pra frente sem uma cobertura adequada (igual o segundo jogo da final do mineiro). Venceram ontem o bom time dos porcos desse jeito (assisti com o jogo, torcendo pra ter um grande desgaste e, claro, uma traulitada verde-oliva no lombo delas).

      Então é preciso muita calma nessa hora! Não é jogo pra vingança (essa será servida fria e com requintes de crueldade…a hora certa ainda vai chegar!) ou goleada. É jogo pra ir controlando a partida, deixar elas “proporem” o jogo (papo de imprensa esportiva), e veremos que não elas tem capacidade nenhuma nisso. Então, ir comendo pelas beiradas, deixando a pilha e a cobrança das mariposas ir fazendo o time delas cometerem erros e dando um bote certeiro (um gol é goleada – aposto no pastor ou no Luan). Vai dar Galo, acredito piamente, mas um empate não será de todo ruim…Vai Galoooooo!!!!!

      1. Oi Denilson, boa tarde!
        Também assisti o jogo das marias. Não podemos negar que são muito fortes na marcação e jogam por uma bola. Deram um único chute, fizeram o gol e caíram na retranca.
        No mais, o nervosismo tomou conta do verdao que se perdeu em campo.
        Domingo, não será diferente. O Galo precisa fazer um jogo inteligente e não cair nas provocações, principalmente do bailarino mascarado.
        Saudações,

  15. e o estádio hein?! sai ou não sai…podemos virar motivo de chacota não,quanto será o salário do Eder,Reinaldo e Marques….custo/beneficio ta bom não.

  16. Jamais compararei a atleticanidade de co religionario. O que tento aqui é trazer para o lado do Galo a fé inabalável. Fiquei extremamente decepcionado com a gestão do Nepomuceno e não precisava ser do ramo para entender que a conta não fechava.
    O projeto do 7 não é o melhor dos mundos, mas me parece pé no chão e com chance de um novo recomeço. O que senti aqui (leio a coluna todos os dias, inclusive comentários) é que não foi dado pela maioria, o tempo necessário para uma reconstrução. Ao mesmo tempo não vi revolta tamanha, como por exemplo na absurda contratação de Fred e a consequente saída do nosso mais recente ídolo Lucas Pratto.
    É evidente que não temos o melhor time do Brasil, mas que não é pior do que nenhum outro, sem dinheiro. Estamos formando um bom técnico acabando com aquela dança e vinda de figurões caros e desmotivados. O que pode estar assim tão errado?
    A torcida está apoiando no campo, mas passar um pouco mais de confiança e apoio no dia a dia, não faz mal a ninguém.
    Aqui é Galo porra!!!!

  17. O esquemão das marias com a CBF está a todo vapor.
    Se tivessemos diretoria deveriam meter a boca no trombone e explanar tudo que tem acontecido pra beneficiar o timeco azul, já que na finalíssima do Mineiro a arbitragem foi também tendenciosa.

  18. Bom dia aos Atleticanos de Verdade continuo com meu pensamento, aos que acham que ficar cobrando e batendo na Diretoria levam a algum lugar estão muito enganados. A semente esta sendo plantada e os pseudos preferem colher verde a esperar a árvore dar frutos maduros. Se o 7C fosse ouvir os reclamões aqui do blog ja estavamos no Z4 sem perspectivas de saída afinal nesse time que esta em 5º lugar na visão desses, ninguém presta e em várias ocasiões ja teriam sido mandados embora, ou seja, estavamos sem time. Querem ver resultado, é so ir no Indepa gritar e empurrar o time rumo as vitórias como a Verdadeira Torcida Atleticana tem feito e aí esta o resultado aparece. E ainda acham que é por causa de cobrança aqui no Blog. INOCENTES. Um exemplo, quando a Diretoria negociou o Marcos Rocha com o Palmeiras 99,9% desse blog desceu cacetada na Diretoria, veio o RG por empréstimo, a Diretoria fixou o passe do MR em E$ 2.000.000,00, RG foi embora mas deixou R$ 17.500.000,00 nos cofres do GALO. E o grande craque MR pros reclamões aqui do blog é reserva do horrível Mike no Palmeiras e ainda deve ser devolvido no fim do ano. Todo jogador quando essa Diretoria vai negociar vira craque para os reclamões. Não preciso dizer mais nada. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

    1. Acho que o inocente é você. O negócio do Rocha foi mal feito , e graças ao Criciúma numa negociação com o Matos , aumentamos o percentual do jogador. Quanto ao Mike ser titular e o rocha reserva , é só observar os dois últimos jogos do Palmeiras quem jogou melhor. acha bom negócio contratar Maidana por empréstimo sem passe fixado? Renovar com Adilson, pseudo ídolo que só fica machucado ???Deixou de vender o patric para o Sp. Essa diretoria infelizmente só irá aprender na base da pressão msm , e se não fosse isso , estaríamos com Robinho e Oswaldo rumo ao fundo do poço!!!!!!

  19. Bom dia Atleticanos(as),
    Vamos lá.
    Duas coisas que não consigo digerir na modernidade, ou jogo de palavras:
    1- Crítica construtiva
    2- Melhor idade (+60 anos)
    Primeiro porque é uma ilusão, na tentativa de manipular uma situação desfavorável e segundo, porque nesta enganação, se consegue vender o peixe.

    Explicando.
    1- Invés de crítica construtiva – o certo seria uma “sugestão para melhoria”.
    2- e melhor idade – “idade da experiência’ – soa mais real e puxa a atenção de ainda pode desfrutar de alguma coisa, sem muito compromisso, apenas desfrutar do que plantou, se é que plantou.

    Já dizia Isaac Newlton:
    “Pra toda reação, existe uma reação igual ou contrária”

    onde eu acrescentaria:

    “na mesma proporção”

    Saudações

    “Somente sendo um pra saber”

  20. Árdua sim, porém prazeroso por demais trocar idéias sobre o C.A.M e outras “cositas” mais. Sigamos nobre amigo temporão…rsrs
    Saudações. #GALOSempre

  21. Parabéns Eduardo pelo texto e pela condução do espaço. Cada um é cada um, o problema mesmo é ficar rotulando…Uns imagina somente a paixão, eu tenho a paixão pelo Galo e pelo futebol bem jogado, gosto de resenhar futebol e dar opiniões sobre o comportamento do time em campo. Estou preocupado com o planejamento para o ano que vem. Time que ganha títulos tem que ser regular, tem que ganhar de bahias, vitorias, cearas, chapes, paranas, botas, Flus…Olha o Inter, vai sair da fila, o que teve a mais de que nós esse ano?? olha o time, veio da B e está na frete…Olha o SP…temos que aproveitar esses BRs nivelados por baixo e principalmente aproveitar o ano que não fomos para libertadores. Vai para a libertadores ano que vem e joga a toalha nos outros campeonatos…Saudações

  22. Bom dia. As críticas aqui nesse espaço devem ser sempre construtivas no sentido de corrigir erros e sempre melhorar o desempenho do C.A.M. em todos os aspectos.
    FRISO QUE A NOSSA BASE É FRACA POIS APESAR DA ÓTIMA ESTRUTURA NÃO REVELA BONS JOGADORES A MUITOS ANOS COMO ERA DE SE ESPERAR. PORTANTO MUDANÇAS E MELHORIAS DEVEM SER FEITAS NESSE SETOR , VISANDO UMA MELHOR EFICIÊNCIA.
    Quanto ao BRASILEIRÃO a situação é difícil mas não impossível. Precisa fazer uma campanha impecável e sem erros até o final para ver até onde chegaremos.
    Temos que equilibrar o meio de campo com ADÍLSON ; J. WELLISON E CAZARES E dar mais eficiência ao ataque com LUAN ; R.OLIVEIRA E CHARÁ . Vamos partir prá cima das Marias com força total. SÓ A VITÓRIA INTERESSA.

  23. Aqui é galo e só galo sempre. Sempre leio suas colunas, também sou Araxaense e me mudei de lá muito cedo. Parabéns pelas crônicas, recheadas de atleticanidade. Vamos lá, a gente sempre acredita #EUACREDITO!!!

  24. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Parabéns Guru, ótimo e oportuno comentário. Bela “chamada no saco”.
    Voltando para as quatro linhas, domingo é dia de clássico.
    Clássico se decide é na RAÇA, aliado a um futebol de muita intensidade do início ao fim.
    Pra cima deles, GAAALOOO!
    Saudações Alvinegras,

  25. Bom dia massa e Guru.
    Ainda bem meu caro Guru que esta tarefa de postar aqui, está em boas mãos, e o seu equilíbrio é fundamental neste espaço controverso e as vezes polêmico. Somos plurais e diferentes, e talvez esta seja a essência que torna este espaço, tão prazeroso de acessar. Otimistas, pessimistas ou conformistas, não importa, todos temos em comum o amor pelo Galão da massa. Somente aproveito a oportunidade para sugerir que os comentários tenham um limite, pois alguns na empolgação, e diga -se de passagem normal, acabam postando longos textos. Digo isto porque vez ou outra sempre leio as opiniões de outros amigos de espaço.

  26. Bom dia Eduardo e massa. Nota 100 para o seu comentário,sou 3 em 1.otimista,pessimista e corneta. Mas não sou mais e nem menos atleticano que os outros.uns querendo ser mais atleticano que os outros,Não respeita os comentários e quando critica a diretoria,treinador e jogadores é pseudo,Maria,etc.para quem não sabe aqui é galooooo.que venham as purpurina,caloteiras. Vai galooooooooo.

  27. É isso ai Eduardo.
    Este espaço só existe devido sua dedicação.
    E ainda tem que ler muita abobrinha as vezes.
    Mas vamos lá pois Galo é Galo.
    Vamos com tudo para o clássico.
    E vai dar Galo.
    8 pontos dá para tirar.
    É possibilidade real do título 2018.
    A gente tá descansado e afinado.
    Galoooooo.

  28. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Ávila!
    Estou muito longe do Brasil, porém não deixei de acompanhar o blog, apesar do fuso horário.
    Texto lúcido, claro e direto.
    Tenho por dever de ofício conviver com opiniões contrárias. Elas não me incomodam.
    Infelizmente a intolerância que vivemos atualmente em nosso país, em todos os campos, não permite que as discussões plurais ocorram. Somente se evolui na pluralidade.
    Como todos somos seres singulares, é claro que teremos opiniões singulares. Por termos em comum o mesmo time, dividimos a mesma paixão, porém não significa ter as mesmas opiniões. Aliás como disse o dramaturgo uma vez: “toda a unanimidade é burra”.
    Confesso que sempre respeitei as opiniões contrárias. Não parti para o ataque, mas quando necessário me defendo.
    Rótulos idiotas como “pseudo”, ” verdadeiro”, autêntico”, para mim não dizem nada. Eu não sou nada disso: sou ATLETICANO!
    Continuarei a publicar minhas opiniões, nunca VERDADES, pois não as detenho.
    Roberto Campos ma vez disse: “que a diferença entre a inteligência e a estupidez humana, é que a inteligência tem limites”. Por ter MUITA ciência do que eu sou, e saber que a minha inteligência tem limites, tento ao máximo não expandir a estupidez!
    Torcer sempre sem nunca perder a capacidade de julgar!

        1. Bom dia Gilvan. Voce tem razão. Fui incoerente. Irei rever as desnecessárias adjetivacoes que nada edificam e criam conflitos desnecessários. Respeito deve ser via de mao dupla. De nada adianta criticar quem nos define como pseudos atleticanos e ficar explicitando adjetivos pejorativos em desfavor daqueles que criticamos. Vou rever minha conduta.

          1. Domingos Savio, não posto nada a algum tempo aqui no blog, por achar desnecessário diante de comentários gerais, já que não teria nada a acrescentar, ou mesmo por achar o clima muito pessimista no blog em determinados momentos e não encontrar palavras adequadas de ânimo e esperança. Mas ao ler esse seu ultimo comentário, não me contive é venho parabeniza-lo e até agradecer por adotar postura tão correta e agregadora (reconhecer erros e mudar é pra sábios). Valeu o dia.

            Aproveito para dizer ao Eduardo também o quanto reconheço e agradeço pela manutenção da pluralidade, equilíbrio e perseverança na defesa, aqui no blog, da única coisa que realmente nós interessa: Clube Atlético Mineiro – uma vez até morrer.

    1. Prezado Alberto
      Felizes suas palavras.Como bem disse o Eduardo: não somos apenas torcedores,somos ATLETICANOS.É o que nos diferencia.Não nos apoderamos de louros de outros e nem nos deixamos levar pelas desgraças alheias. Somos GALO.Não assistimos futebol pra ver beleza de espetáculo(Messi,Neymar,CR7 e outros craques não contam) e sim pra torcer pelo GALO.Por isso,prezado Alberto,não somos doutores em nada e nem cientistas e nem professores, somos ATLETICANOS e vemos com os olhos do coração.Um abraço deste AmiGalo.

    2. Uai…esse inicio e fim é do Alberto MTC2 (se não me engano) ou é a mesma pessoa?
      Se for…fiquei com uma dúvida, meu caro Eduardo. Durante um bom tempo sempre fui “criticado” por vc e por outros por estar sob o nickname de Bravo e que eu não mostrava meu verdadeiro nome e que todos aqui tinham nome e cara e bla..bla..bla… E agora? Qual é o verdadeiro autor do comentário?
      De resto..muito bom o texto de hoje. Parabéns.

  29. Bom dia!
    Eduardo, mandou muito bem. Parabéns meu Guru!
    Eduardo e AmiGalos, quais as reais chances de título para o GALÃO neste momento (faltam 14 rodadas)?
    Para os estatísticos (Departamento de Matemática da UFMG) a chance hoje de título está em 1,9% e para Libertadores de 80,6%.
    Para o título 75 pontos parecem não mais suficientes (94,2%); a pontuação provável necessária agora é de ao menos 78 pontos (99,2%).
    Certeza de título por hora só para o time que atingir 85 pontos (100,00%).
    Nesse campeonato, a priori, não haverá campeão por antecipação e o título deverá ser decidido na última rodada, ao que tudo indica nesse momento.
    Mas consideremos os 75 pontos para não quebrarmos a corrente de coerência de comentários anteriores.
    Nesse caso faltariam ainda 35 pontos nas 14 rodadas finais.
    Seriam 11 vitórias e 3 empates; ou 12 vitórias que admitiriam até mais duas derrotas.
    Embora dificílimo e improvável, é possível…
    Na prática o melhor é ir pensando no jogo a jogo, com foco total em vencer e esquecer os adversários, a calculadora e a tabela e partir para o seja o que DEUS quiser…
    Nesse raciocínio o jogo mais importante do ano é o próximo e todo jogo é uma decisão.
    Contra as marias o melhor é não entrar na pilhado no jogo, que é um campeonato à parte, e considerá-lo apenas mais um jogo decisivo entre os outros treze restantes.
    Entrar pilhado demais pode dar aquele efeito cabeça quente como na final do Mineiro e uma derrota pode se repetir por infantilidades e juvenices.
    E no mais é vencer, vencer e vencer…

  30. Bom dia Eduardo: manter o pe de rato Thomas Andrade e renovar com leo silva e Pastor e principalmente com esse técnico sem ambição, gana e comando é desanimador. E segue a filosofia de barracao. 2019 vai ser mais do mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *