Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ainda é possível traçar nosso destino


Sem devaneios, que assumo deixar me afetar e mesmo exercer na busca de animar amiGalos, o nosso time depende só dele para assegurar a vaga no G4. Viu que disse apenas G4 e nada mais. O problema é, como foi o título de um post dessa semana, que depende de nós. E é aí que a coisa pega. Em meio as oscilações, notadamente depois que Felipão assumiu o comando técnico, o time perdeu jogos e oportunidades incríveis de pontuar e até distanciar de times que estão na nossa frente.
E, incrível, não foram nos confrontos diretos com esses concorrentes e sim com quem está lutando na parte de baixo contra a degola. Entre os seis primeiros, somos exatamente o sexto colocado. Vencemos Botafogo, Palmeiras e Bragantino, os dois últimos fora de Belo Horizonte. Ainda vamos pegar Grêmio, em casa, e o Flamídia, no Rio de Janeiro. Entre esses clubes, três – incluindo o Galo – jogam ainda cinco partidas. Ainda Palmeiras e Grêmio. Já o Botafogo, Bragantino e Flamídia têm seis confrontos a cumprir.
Nossa sequência será amanhã o Goiás, na nossa Arena; depois ainda lá o Grêmio. Seguindo vamos ao Rio de Janeiro pegar o protegido da cbf/tv flamídia, no Maracanã. De volta a BH, só que no Mineirão, recebemos o São Paulo que não almeja nada e já estará salvo do fantasma da matemática de rebaixamento. E fechamos o campeonato, em Salvador, com o Bahia. O time baiano, no momento, está na zona da degola. Na última rodada é difícil fazer projeção antecipada.
Vencer o Goiás seria obrigação, como também outros dessa sequência. Mas, no primeiro turno, frente ao periquito goiano fizemos uma de nossas piores partidas da história. E, como mencionei acima, é exatamente com os pequenos que o time Atleticano tem capitulado. Frente aos times que no momento estão no Z4, perdemos exatos 12 pontos, faltando apenas o adversário de amanhã para completar os dois jogos com cada deles. Derrotas para Coritiba e csa/mg, dois empates com o América e outro com o mencionado Goiás. É duro! Fosse metade (seis pontos), estaríamos à frente dos líderes da competição.

Entre os concorrentes, o Palmeiras ainda pega o Inter (c), Fortaleza (f), América (c), FluminenC (c) e fecha com o csa/mg (f). Já o Grêmio terá o Corinthians (c), nosso Galo (f), Goiás (c), Vasco (c) e FluminenC (f). Como se percebe, os dois que tem cinco jogos a cumprir – assim como o Galo – jogam três vezes como mandante e duas na condição de visitante. Os porcos não tem confronto direto, o Grêmio apenas um (Galo) e nós temos dois (Grêmio e Flamídia).
Os demais postulantes, com seis partidas, também têm uma sequência complicada. O ainda líder Botafogo pega Bragantino (f), Fortaleza (f), Santos (c), Coritiba (f), csa/mg (c) e Inter (f). A surpresa do interior Paulista, Bragantino, tem o Botafogo (c) Flamengo (f), Inter (f), Fortaleza (c), Coritiba (c) e Vasco (f). Por fim, o Flamídia, terá o FluminenC (c), Bragantino (c), América – mando de campo vendido para a cidade de Uberlândia – (f), o Galo (c), Cuiabá (c) e São Paulo (f). O alvinegro carioca pega apenas o Bragantino na condição de concorrente. O mesmo Bragantino, além do Botafogo, ainda o Flamídia. E por fim, esse rubro negro do Rio de Janeiro, os já mencionados Bragantino e Galo. Terá ainda um clássico local com o tricolor do seu próprio estado. Botafogo sai quatro vezes e recebe dois adversários; Bragantino, três e três; já o queridinho sai duas vezes e joga quatro em seus domínios.
Pitaco pessoal e com justificativa. Todos sabemos que a cbf, segundo disse um ex-treinador que insiste seguir em atividade, elabora as tabelas da competição e esse time tem conhecimento prévio e dá palpites na sua confecção. É público e notório, que no caso dos confrontos com o Galo, nos últimos cinco campeonatos nacionais, marcaram quatro vezes o primeiro turno em BH. Esse adiamento da partida com o Bragantino foi providencial e sem justificativa plausível. Estamos diante daquilo que a cbf/tv idealizou e programou para a reta final do Brasileirão. Se não der o Flamídia – preparem para os erros de arbitragem, amanhã vamos ter um manjadíssimo e reconhecido algoz Atleticano no apito aqui na nossa casa – será conspiração dos Deuses. A conspiração dos homens está explícita.
Mesmo assim, ainda depende de nós, e se Felipão não atrapalhar podemos construir novo e próprio roteiro e traçar nosso destino.
*imagens: 1) UAI/EM; 2) montagem do blog

26 thoughts to “Ainda é possível traçar nosso destino”

  1. Boa tarde.
    O Atlético perdeu o campeonato para os rebaixados, como já havia acontecido em 2020.
    Time que não ganha de Cruzeiro, Goiás, América, Coritiba e Vasco, não merece ser campeão!

  2. Se a Itatiaia criticasse e cobrasse a diretoria do Galo como hoje ela cobra a da SAF do outro lado da lagoa, talvez tivéssemos algum resultado, mas…

  3. Penso que, qualquer torcedor do Galo que achou que o Felipão seria uma boa opcao, seja por desconhecimento ou por ignorância, não pode reclamar de arbitragem. Galo sempre! SAN

  4. Fora Felipão! Chega de Edenilson.
    Fora Caetano, monte de estrume!
    Menins, vendam o Galo pra empresários que entendam de futebol e que não sejam tão mentirosos.

  5. Boa tarde Eduardo e massa. Para mim a temporada do Galo acabou quando fez 45 pontos digo e repito ok vier é lucro. Uma fraca diretoria que a pre libertadores para eles é igual ganhar o campeonato. Piadas. Vejo que vamos sofrer e muito com dinossauro e companhia em 2024. Vargas. Edenilson. Pavon. Patrick. Jermeson. Saraiva. Everson mucego. Kardek. Etc. Haja sofrimentos. Rsrs. Só imaginar que perdemos pontos para equipa no z4 é mesmo pipoqueiros. Aff. Acorda SAF. Vá Galooooo.

  6. Seguimos na agonia de fazer contas dos pontos perdidos de forma ridícula, com o elenco que temos.
    Começar a fazer conta de G6, G4 é um absurdo, uma vez que tivemos a oportunidade de estar no G1.
    O foda é que todo ano repetimos a mesma sina, menos a sina de 2021.
    Que fase.

  7. Impressionante como esse cidadão se vitimiza. O mesmo discurso a vida toda. Para ele, o Atlético nunca perde por erros próprios e ao mesmo tempo os outros times só ganham roubados. 115 anos, 5 títulos relevantes a culpa não é de ninguém não. Engraçado, quando os erros são a favor, ele é incapaz de assumir, pelo contrário tenta minimizar.

    1. Impressionante como esse Galo atrai a atenção de secadores. A mesma empáfia a vida toda. Para essa gente, os três anos de série B não foram suficientes. Comemorar o centenário na segundona não despertou para a insignificância dessa gente. Serão necessárias mais temporadas para despertar? Enquanto isso seguem atentos ao maior e melhor de Minas. Com casa própria, pagamento em dia, na parte de cima da tabela. Quanto desconforto para invejosos. Minimiza, Prates Oliveira!

      1. Casa própria, que ainda não foi paga , maior dívida do futebol brasileiro que ainda não foi paga , venda desta saf mais safada do Brasil, um golpe orquestrado por uma quadrilha que quebrou o clube e compraram barato , enganando e mentindo discaradamente para a torcida, e infelizmente Eduardo comparar com a história do Cruzeiro não tem comparação, Cruzeiro tem :
        6 Copas do Brasil
        2 libertadores
        4 brasileiros
        E praticamente o dobro ou mais que o Atlético tem , não dá comparar, acorda Eduardo se não vai ser tarde demais.

        1. Só agora vi sua reclamação. Pena, seguramente postou antes de 16 ou 18h.
          Três, por enquanto, temporadas na segundona. Esqueceu? Distraído!!!
          Quantos estádios quebrados? Mineirão, Arena do Galo (dói demais né?), agora a Vila Capanema do falido Paraná Clube. Que triste realidade. Haja fé! Onde está a fé?

      2. Sem contar os títulos via mala preta, caro Blogueiro, como entregou aquele ex-diretor da Pajelança azul. Ser o eterno número 2 deve ser muito doído mesmo. “Cruzeirense: uma vida de choro e raiva”.

  8. Depois da partida contra o corinthians, na noite seguinte, tive um pesadelo : sonhei que este caetano trouxe yuri alberto pro galo e a nossa dupla de ataque , ficou assim : pavon e yuri alberto , olhem a dimensão do pesadelo , dois jogadores que deveriam ser proibidos de tomar decisões em campo , em noventa decisões que tomam , erram cem. No jogo contra o curintia , yuri recebeu uma bola na marca do penalte, sozinho com nosso goleiro de indumentaria amarelo incandescente . jemerson , que prima pelo seu posicionamento perfeito , estava a 10 km, marcando o gandula., arisco e letal , bom drible, repositor de bolas perfeito.. yuri , menino brigador (com a bola) , podia amansar a bola, sair pra jogar uma sinuca, traçar um pf e voltar com calma pra finalizar. Ao invés disto, aplicou um voleio na orelha da bola , isolou , e a bola foi parar em Atibaia , onde os times vão após algum vexame e voltam piorados. O chute de yuri alberto me lembrou de vitor , o santo, hoje, aspone. Quando a bola se oferecia pra ele , ele, esquecendo a liturgia do cargo , santo canonizado, aplicava , na orelha da bola tambem, com destino incerto e com efeito bumerangue. Com todo respeito e devoção , como não rir ? Na torcida, depois da finalização de yuri , o barulho : uuuuuuuu e os comentarios : esta passou perto (100 metros) ….. chuta muito este menino

    1. EVANDRO ,

      impressionante como as coisas caminham hoje em dia .

      Narradores , comentaristas e o que hoje inunda as redes sociais , os tais
      “Influencers” , querem porque querem fazer com que os torcedores engulam essa tragédia técnica que assola o futebol brasileiro .

      E , aliado a isso , uma incompetência nas gestões dos clubes e federações JAMAIS vista no país do futebol .

      É PRACABÁ !

  9. Bom dia, Ávila e Massa,

    Observando seu texto vejo que os mulambos tem a tabela mais fácil teoricamente, fora as proteções que todos sabemos. Se esse bando de bois cansados tivesse um pingo de vergonha na cara entraria com sangue nos olhos contra o queridinho da cbf. Mas pra isso primeiro teríamos que ter um treinador identificado com o time, afim de mostra a ojeriza que o atleticano sente por esse time protegido.

    Felipão está preocupado em salvar o time do amigo azulado pegador de penca.

    Anotem aí, Hulk jogará contra o Goiás e o Bahia na última rodada, vai ficar de fora contra os mulambos e quem sabe Grêmio, alguém duvida?

    Bora rejuvenescer Galo.

  10. SCARPA:

    Estão falando que o “CRAQUE” Scarpa pode chegar ao Atlético…

    Craque?!!

    Talvez seja apenas um bom jogador…

    Como meia ofensivo é tido como bom passe, boa bola parada e boa assistência…

    Mas para ser CRAQUE, o meia ofensivo ou o “Camisa 10” deveria ser sobretudo um fazedor de gols, o rei da assistência e decisivo, caindo naquilo que o CRAQUE é, um solucionador de partidas enroscadas…

    Serão meias ofensivos no Atlético o Pedrinho, o Zaracho, o Hyoran e o Vargas. Nem um é craque e raro será ver algum gol desse quarteto nada fantástico…

    Aí é que tá…

    O Scarpa terá poucos gols na carreira. Não ultrapassam a 100 gols…

    Se o Scarpa chegar, que seja bem-vindo e que não seja apenas mais um BC…

    Em todo o caso, o Scarpa não será jogador para buscar no Aeroporto nem chegar na Cidade do Galo de caminhão do Corpo de Bombeiros com foguetório, Galoucura e gritos de “agora vai!!!”…

    Mudando de pau pra cavaco…

    E a BARCA?!!

    Na minha barca, DOMINGOS SÁVIO, o FELIPÃO vai na janela. Ele, na janela, e mais uns oito no corredor…

    Êh, GALO!!!

    1. Ernest, no Galo é como ensinava Padre Torga: muda tudo para continuar tudo do mesmo jeito. Com Rodrigo Caetano, Sérgio Coelho, Ricardo Guimarães, Eder, Vitor, vamos de FILIPAO em 2004. O dono da bola, Rubao já deu a letra, a Saf tem de dar lucro operacional a partir de 2024. E a prioridade até 2026 é pagar a dívida onerosa. Banqueiro não paga juros. Banqueiro recebe juros. O planejamento para 2024: ganhar mineiro, chegar as oitavas da Libertadores, e pelo menos nas quartas da Copa do Brasil e G-4 do Brasileiro. Disputar títulos? Só a partir de 2027. É a minha opinião, o que segundo o Teobaldo, vale tanto quanto a sua.kkkkk

      1. Permita-me um adendo fora da linha editorial de vosso texto,prezado!?
        Que trabalho Gigante vem fazendo o Henrique Teixeira frente ao sub 15 do GALO? P quem ñ sabe ,ele veio do grêmio, onde era um meto auxiliar do auxiliar e hj consagrou o GALO Tri- CAMpeão Mineiro da categoria,após amassar o falecido azul por 3×0 jg de volta e 2×1 na toca das märïpösä no 1º jogo, com direito a passeio de bola. Ñ obstante a isso em TODAS as competições em q o time chegou as finais,levou TODAS,jogando um futebol competitivo e sempre buscando por mais dentro de CAMpo.No Benfica CAMpus,Copa 2 de Julho, Copa BH e Tri- CAMpeonato Mineiro a taça foi para a Sede de Lourdes. Trabalho absurdo no sub 15 por pura competência,e qdo acertam a gente elogia. Do sub 8 ao sub 16 vem coisa boa por aí. Com Gute, Veneno, Mosquito e outros mais, pode-se dizer que vem aí
        a primeira geração com o selo Damiani e q demonstra q a mudança ocorrida na nova base do GALO está indo caminho certo. Outra,foi a chegada do Dalla Dea p comandar o sub 20,esse forma e forma. Fica o registro p não dizerem q aqui é só crítica,se acertar a gente pontua tbm. E um aviso, não deixem esse filipão meter o bedelho na reconstrução q vem sendo feita na base, o pensar deste zé SMELLY é o oposto do q vem sendo implementado pelo Henrique Teixeira. Parabéns ao time todo!

  11. Essas perdas que o blogueiro democrático aponta, somando 12 pontos, só acontecem em times que têm DONOS incompetentes. Com o Galo não foi diferente. Agora, não adianta chorar o leite derramado e o que temos de fazer é TORCER, e muito, para que neste apagar das luzes o time crie um pouco mais de vergonha e faça sua parte para, pelo menos, ficarmos no G-4, quando nada no G-6, sendo que este, com o $$$$ elenco que temos é de “corar frades de pedras”….

  12. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Conversando com um amigo ele me disse: com esse elenco, técnico nenhum teria resultados melhores que o Felipao. O Coudet foi embora, porque quería reforços na janela de junho. O Galo não ia buscar reforços e ainda vender Alan e Natan Silva. Podemos não gostar do Filipao do seu sistema de jogo, do Jemerson, mas o Galo tem a melhor defesa do campeonato e faz uma boa campanha no segundo turno e disse mais sem o Hulck e o Rubens o time perde muito. Gostaria de saber a opinião dos amigalos sobre essa visão. Estaria o Filipao entregando aquilo para o que foi contratado? A missão do Filipao era essa mesmo? A torcida pode estar insatisfeita, porém os donos do Galo teriam atingido o objetivo: G6?

    1. Caro amigalo

      O Felipão foi contratado porque não havia outro pra trazer e foi o único que topou assumir a equipe sem pedir reforços. Boi mandado.
      Então ele vem cumprindo o papel de bobo da corte que a diretoria e os 4R´s deram pra ele.
      Mas o cara é tão covarde e sem noção que se tivesse um pouco mais de ambição e mais coragem, com este mesmo elenco estaria brigando pelo título

    2. Domingos,
      Felipão foi contratado pra ser testa-de-ferro dessa diretoria, nisso ele foi bem, o que desandou foi ele ser extremamente covarde, ser extremamente identificado com nossos rivais, tratar o torcedor atleticano como trouxa e manter jogadores piores como titulares absolutos. Haja visto o caso Jemerson, o cara mete 2 gols contra em clássicos fora as bolas perdidas e entregadas. Conto os dias pra ver essa mariola fora do Galo, ele e os ex jogadores.

    3. Desculpe a intromissão,mas em minha opinião este sr de coração azul ñ deveria nem ter vindo,explico! Se a ambição dos “donos” é baixa,tipo um g6,o Lucas Gonçalves q é mais barato e competente serviria e talvez o GALO neste momento estaria com pontuação e atuação muito melhores,ñ tenho dúvidas. Este pára-raios de bilionário almofadinha desde q veio ao GALO, só tem dado declarações infinitamente piores,e ,mais lesivas ao Clube do que qqr surto do seu antecessor!
      Ao inferiorizar a instituição como tem feito_ até rebaixamento esse mentecapto chegou a sugerir em alto e bom tom em uma de suas estúpidas coletivas_ está tudo certo! Isso aí não fere ego de “dono” incompetente,já cobrar forte por condições de brigar por título mexe com a vaidade dos riquinhos e isso eles ñ toleram,mesmo q o brinquedinho novo seja o mais prejudicado. Perdão p ter alongado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *