Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A tabela de classificação aperta e exige vitória hoje no Horto

As vitórias do Flamengo e Bahia ontem colocam pressão na necessidade de vencer ao CSA na noite de hoje. Os cariocas, num resultado normal, superaram ao Fortaleza. Já os baianos, impuseram a quarta derrota ao Grêmio – que segue na zona do rebaixamento – depois de sete rodadas onde teve apenas uma vitória. E tinha de ter sido sobre o Galo.

De qualquer maneira, a vitória no encerramento desta rodada devolve – na pior das hipóteses a segunda colocação ao nosso time – que se contar com qualquer tropeço do Palmeiras (no mesmo horário e frente à Chapecoense em Santa Catarina), pode nos devolver à liderança. São hipóteses, como existe também, caso não passe pelos alagoanos, ser superado por muitos que estão no nosso encalço. Corinthians, São Paulo, Santos, Internacional e até Ceará, Goiás e Botafogo estão logo ali colado no retrovisor.

Interessante é a situação entre os dois mineiros da série A. Se para nós, considerando que o São Paulo com toda crise e agora só lhe restando o Brasileiro na temporada, tem apenas um ponto atrás do Galo e vai enfrentar o rival mineiro, é fundamental que não vença. Igualmente para o outro mineiro, que capitula na parte de baixo, tem no CSA – nosso adversário de hoje – concorrente no Z4. Também é de bom grado a eles que o time alagoano não vença. Que seja uma noite de Réver, usando máscara; do garoto Alerrandro, dono da 9; de Cazares, para assumir o protagonismo. E o momento de se livrar de pesos que nada acrescentam ao time e ganharam, em alguns casos, contrato de cinco anos.

Sendo assim, feitas essas considerações e na minha condição – exclusivamente Atleticana – penso que vamos vencer. E, numa condição de conveniência, um empate na outra partida seria de bom grado. Seguraria o São Paulo e manteria o Galo numa situação de conforto para as duas rodadas restantes antes da paralisação da competição. Santos, fora no próximo final de semana, e o mesmo São Paulo, este já em Belo Horizonte.

Tudo isso são delírios de um torcedor que quer e sonha ver o Galo chegar numa boa colocação para entrar na inter temporada com alguma gordura na tabela de classificação. Se esse fato concretizar, evidentemente e ainda considerando que o diretor de futebol –Rui Costa – irá fechar nos próximos dias contratações pontuais para atender nossas reais necessidades, porque não sonhar alto ainda com o ano de 2019?

O primeiro reforço anunciado, embora desconhecido para a maioria dos Atleticanos, vem para a lateral esquerda e é do Uruguai. Para quem é “velhinho”, como adora registrar torcedor adversário, mas tem boa memória, as lembranças remontam a um dos grandes ídolos do Galo. Héctor Carlos Cincunegui de Los Santos. Sinônimo de raça! Se Lucas Hernández repetir o sucesso daquela lateral esquerdo da virada da década de 60 para 70 no Galo, o Atleticano pode estar seguro que no estádio não será necessária à convocação que vem de fora: “eu quero é raça, do time todo”.

Debatemos aqui durante essa semana, depois de ouvir a entrevista do Rui Costa, que ele passava confiança. Esperamos que ele não nos decepcione, pois depois do Maluf, nunca tivemos um diretor de futebol à altura daqueles momentos mágicos de 2012 até 2014. Se antes dessa fase já éramos chatos, como bem o disse Kalil, agora somos muito exigentes. Queremos de volta Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Recopa.

Entre os que ocuparam o cargo, o blogüeiro dá imunidade apenas a um deles, o jornalista Domenico Bhering. Não por corporativismo profissional, mas pelo fato de ter assumido essa condição para atender uma necessidade premente, onde existia risco até de rebaixamento. E nos salvamos. Domenico ficou no cargo, interinamente, e com sacrifício pessoal. Fora ele, foram só fiascos, notadamente com três ex-jogadores. De André Figueiredo até Marques, tendo entre eles o pior de todos:  Alexandre Tadeu.

Pra cima deles Galo, estamos dando um voto de confiança numa reorganização liderada pelo diretor Rui Costa. Desde que os resultados aconteçam. Aqui é Galo e a bipolaridade é nossa característica (marca registrada) assumida.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

7 thoughts to “A tabela de classificação aperta e exige vitória hoje no Horto”

  1. Dia de jogar para golear, sem esta de fazer um gol e ficar esperando o jogo acabar. Mais futebol, mais raça e menos estrelismo, Ricardo Oliveira, Elias e o finge que marca não tem lugar no presente e no futuro do NOSSO GALO.

  2. Boa tarde, como disse antes em muitos comentarios nossos pesadelos comecaram desde a ida do Maluf, e depois so aprendizes e interinos ia dar merda. Muito confiante no Rui Costa firme, objetivo e esta reestruturando todo futebol do GALO. Como digo melhor o silencio que o acirramento. E a torcida do Penarol ta P da vida, deixa o homem trabalhar.

  3. Bom dia Eduardo e ATLETICANOS.
    Bem lembrado , CINCUNEGUI , o Deus da Raça, um dos melhores laterais esquerdos da história do GALO.
    Em outras épocas seria inadmissível , jogando em casa , outro resultado , que não a Vitória contra o modestíssimo CSA. E por goleada.
    Ótimo reforço , O lateral esquerdo uruguaio , mas , ainda precisamos de mais um Zagueiro , um lateral direito , um meia armador e um atacante.
    E evidentemente nos livrarmos dos VETERANOS parasitas que vem atrapalhando o time há anos.
    QUEREMOS A RAÇA E A PEGADA DE VOLTA.
    E VAMOS PARTIR PRÁ CIMA PRÁ FATURAR ESSE BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL .
    OUTRO DETALHE IMPORTANTE , VAMOS ABANDONAR A CAIXA DE FÓSFOROS DO INDEPENDÊNCIA E IR PARA O MINEIRÃO.
    É O MINEIRÃO QUE ACOMODA A TORCIDA DO GALO.

  4. Bom Dia,Eduardo e demais AmiGalos!para que estas contrataçôes cheguem a dar resultados è preciso que o pau mandado coloque os quatro do apocalipse no banco definitivamente.jà foi provado-jogo contra o flamengo- que estes inùteis apenas prejudicam o time.eu ainda duvido que o galinha pintadinha và para o banco e o urugaio jogue.torço para estar errado.supertiçâo ou nâo,tivemos aqui o maior lateral esquerdo do Galo-na minha opiniâo,que o vi jogar- tambèm urugaio -e coloco as esperanças todas nele e os que virâo.como o pastor dos infernos nâo vai jogar irei ao campo e o Galo ganha de 4×1.Tenham um òtimo dominGalo durante a partida e um domingolo depois para comemorar,quem sabe a liderança do campeonato.

  5. bom dia Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. hoje vencer e vencer. o galo foi único que ressuscitou o grêmio e como adora levantar e defunto a equipe do galo. mas cuidado com a equipe alagoana e que o alerrando faz pelo menos mais 2 e colocar o cone 2 no banco de reservas. a melhor notícia do ano foi a contratação do lateral esquerdo é que põe o tatuador e peladeiro Fábio Santos no banco de reservas. hoje meu placar galo 2×0.vai galooo.

  6. Salve massa e Guru!
    Ao contrário do que muitos pensaram, inclusive eu em minha bipolaridade, o Rui Costa estava realmente trabalhando, e nas duas próximas semanas teremos novidades, com a chegada de mais uns 2 ou 3 jogadores e a saída de um 5 ou 6. Não sei se contaminado pelas palavras da entrevista que ele deu pra 98, estou mais otimista com relação ao clube e a equipe. Para o jogo de hoje, basta um pouco de dedicação que a vitória virá, nos deixando a 30 pontos fora da zona da degola, meu primeiro objetivo traçado. Depois disto podemos sonhar com voos mais altos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *