Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A sintonia da narrativa covarde e calhorda

Raramente posto algo à tarde, e hoje ainda curtindo a vitória – apertada – queria passar o tempo lendo, relendo e ouvindo a repercussão sobre a liderança consolidada do Galo no Brasileirão. Entretanto, os atores desprezíveis do eixo – ai envolve cbf e TV com os órgãos internos da primeira e os profissionais jabazeiros da comunicação – me sugerem voltar ao nosso blog para mandar essa gente ir pro quinto dos infernos.

Tão vagabundos quanto os portugueses que nos roubavam com os 20% de impostos para a coroa de Portugal, esses ordinários – reagindo como cornos chifrudos que a vida toda fez acontecer ao seu gosto e agora percebem que a bola optou pelo amor verdadeiro – orquestram narrativas para contaminar a competição que caminha para um final feliz. Nunca vi nenhum desses pilantras, desde árbitros, STJD, direção da cbf qualquer palavra de reconhecimento dos prejuízos que nos causaram. Jamais, que me lembre com uma ou outra exceção como Mílton Naves, qualquer jornalista de visibilidade nacional referir aos “erros” – muitos deles deliberados – que nos tiraram títulos de 1977, 1980, 1985, 1999, 2001, 2012 e até 2015 (neste ano com menor intensidade). Tampouco sobre as lambanças do Wright no Serra Dourada ou do Simon na Copa do Brasil. Beneficiados Flamengo e Botafogo, talvez isso explique a omissão desses calhordas.

Agora, com o bom encaminhamento da nossa liderança, esses pilantras que entram em milhares de casas brasileiras estão construindo uma narrativa mentirosa para tentar desestabilizar e tumultuar as rodadas finais. Me lembro no primeiro turno, no confronto do Galo e porcos, um jogador paulista expulso – justamente – foi objeto de uma semana de assunto por parte desses vigaristas da televisão do eixo. Agora uma afirmação, a meu juízo caluniosa de um árbitro que conspirou por tirar pontos do Galo frente ao Santos, gerou denuncia do procurador do STJD.

Não bastassem os péssimos e alguns até com indícios de má intenção, vem esse mesmo tribunal tendencioso que já tirou Reinaldo de final, Ronaldinho de jogo importante (este denunciado por um lance discutível da imagem da TV) e omitem sobre as agressões escancaradas do Éverton Ribeiro no Jair, que “não foi percebida” pelo Daronco e nem pelo VAR – tampouco objeto de debates nas mesas redondas desses pilantras. E o Gabriel do Flamengo em jogador do Paranaense? Não viram? É mentira, viram sim, mas faz parte do sistema podre.

Ontem, uma comentarista de TV, no momento da penalidade clara a favor do Galo manifestou neste sentido. Depois, dai desconfio que por orientação editorial, passou a colocar em dúvida sua própria interpretação. Lembrando que no primeiro tempo, uma bola passeou no braço de zagueiro gremista – na cara do juiz – que não deu e nem foi chamado pelo VAR. Tampouco essa gente da transmissão registrou o escárnio da não marcação da penalidade.

Diante disso, para não alongar, reitero que desejo que essa gente toda vá para o quinto dos infernos. Não vejo mesmo programação dessa tv promíscua tem em torno de quatro décadas. Entram em nossas residências trazendo informações distorcidas, programas de entretenimento sem qualquer valor cultural e com mensagens subliminares distorcidas dos bons costumes. Enfim, faço esse post não como desabafo, mas para um alerta aos Atleticanos, não entrem na pilha dessa gente sacana e suas narrativas contaminadas pelo ódio que têm de brasileiros que não sejam do Rio de Janeiro e São Paulo.

Mineiro é solidário, é hospitaleiro, é gentil, é fraterno, sabe muito bem conciliar os costumes conservadores aos avanços dos progressistas, cultua festas religiosas e destaca pelo carnaval de rua na capital. Tudo isso e muito mais, porém o mineiro também tem em sua alma algo que essa gente picareta vai conhecer. “Dou um boi para não entrar numa briga, mas, depois que entro dou uma boiada para não sair”, de um ditado que – coincidentemente vem das terras portuguesas.

Vem que tem!

*imagens: de redes sociais e já utilizadas pelo blog

24 thoughts to “A sintonia da narrativa covarde e calhorda”

  1. Eu só achei estranho você achar que eu queria propor algum debate, como se minha postagem inicial tivesse alguma referência a quem quer que seja ou mesmo qualquer conotação política. Naquela mensagem eu apenas tentei ironizar o fato de, no Século XVII, os cidadãos terem se revoltado com um imposto de 20%, enquanto hoje pagamos 50% e estamos todos absortos, alienados até. Apenas isso! Quem elevou o tom (na verdade abaixou) não fui eu. Essa é a única razão, nesse caso, da qual sou o dono.

    1. Por mim, assunto encerrado. Essa missão nos expõe e oferece a interpretações, nem tanto quanto árbitros e comentaristas, que csusam desconforto. Sobretudo quando se tornam repetitivas, concentremos na perseguição ao título. É a proposta do espaço.
      Em tempo e pós posragem: “não quero ter razão, quero ser feliz”. É muito mais fácil e mais gostoso.

  2. Penso que não deveríamos perder tempo com comentários da imprensa Carioca e Paulista, com raras exceções. Não há nada de novo, sempre foi assim. O que tem me preocupado é a insistência do técnico em escalar jogadores que não estão bem, em detrimento de outros comprovadamente melhores. Também alguns erros primários da zaga, leia-se Nathan, que começou bem mais anda falhando. Guga é limitado. Tché-Tché, é fraco. Não podemos repetir lances, como atravessar bola Bolas no meio de campo, permitindo contra-ataques do adversário. No jogo contra o Grêmio, em um desses erros primários, perdemos Nacho que teve de fazer falta para impedir ataque do adversário. Tivemos sorte e, para mim, a arbitragem foi boa. Cuca é bom treinador. Falha quando insiste na escalação de jogadores que não estão bem, deixando de escalar os mais produtivos para a equipe. Faço críticas sim, que espero ser construtivas. Não podemos deixar as oportunidades do brasileiro e copa Brasil. Vamos com determinação, estratégia, qualidade e mantendo a sorte de campeão.

  3. E O QUE NÃO DIZER DA GLOBOLIXO E DO NEFASTO MAU ELEMENTO CASAGRANDE , UM SUJEITO CUJA VIDA NÃO É EXEMPLO PARA NINGUÉM , E VIVE DANDO PITACO EM TUDO.
    NÃO ASSISTO A GLOBOLIXO , VEJO OS PITACOS DESSES MALANDROS EM OUTRAS MÍDIAS.

    1. Companheiro Atleticano, penso que vc pegou pesado com o Casa Grande. Ao contrário, vejo nele uma pessoa autêntica e honesta em seus comentários. Se algo ele erra, está na conta de qualquer um ser humano. É uma pessoa que teve sérios problemas com drogas, sofreu, teve humildade e não escondeu sua fraqueza. Que ele continue com sua força de vontade. É uma bom cara e excelente comentarista . Não vejo outros nomes para tentar elogiar. Sobre a rede Globo, não tem novidade alguma em sua obstinação de proteção aos clubes do Rio, notadamente o Flamengo. A Band não fica atrás na proteção de times paulistas, onde o Coríntians é seu preferido. Resumo: nada mudou. Att.,

  4. Por essas e outras, é que o Galo tem que jogar bola e o treinador tem que parar de inventar. Chega de acreditar em tchê tchê, Nathan, e essa turminha da panelinha do treinador que não resolve porcaria nenhuma. Muito pelo contrário, só atrapalham. Por sorte de campeão nossa e azar de rebaixado deles, não tomamos uns dois gols de cara ontem por causa da imbecilidade do treinador. Temos que entrar fortes e sempre com os melhores pra vencermos os jogos e a orcrim (cbf/stjd/emissoras do eixo e as associadas delas em Minas).

  5. Globolixo!
    Globolixo!
    Globolixo!
    Maldita cbf!
    Maltido stjd!
    #fechaglobolixo
    Esses comentaristas mineiros e narradores da esgoto, são tão bandidos quanto os meliantes que atuam na emissora do eixo.

  6. Boa tarde xará e amigalos! Em se tratando da Confederação Brasileira de Falcatruas todo cuidado é pouco! São mais 9 partidas e precisamos ganhar 4 para levantarmos o tão sonhado e merecido caneco de Campeão Brasileiro de Futebol!! Pelas históricas e comprovadas sacanagens com nosso GALO que o melhor a fazer nesta reta final é manter um “OLHO NO PEIXE E OUTRO NO GATO”…..

  7. Boa tarde Eduardo. Os narradores e comentaristas esportivos da Band/Globo e ESPN, já não fazem o mínimo de esforço para esconderem suas preferências no futebol. Hoje, no programa “Os Donos da Bola” SP, Edmundo, Denilson,Ronaldo Giovanelli e outros que fazem parte deste programa enfatizaram que no lance que gerou o pênalti para o Galo não houve falta no Jair e que o Savarino não resguardou a distancia de um metro da barreira(tem jogador que até deita atrás da barreira, mas com o Galo é diferente) , finalmente concluíram que o gol do Galo foi ilegal. Penso que quando um comentarista emite opinião contraria ao que está vendo e o que a imagem está mostrando, ele conquista o descrédito como profissional junto a opinião publica e o tempo vai cobrar isto deles ( tem alguns desempregados ).

  8. Muito bem, Eduardo , este sentimento é de todos atleticanoa , quintos dos infernos é pouco pra esta esta gente. Deixe o lixo pra lá. SIGAMOS.

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O seu texto revela uma verdade inconteste:
    Já dizia o pensador Gustavo Aschar:” as pessoas só jogam pedras em árvores que estão dando frutos, e quanto,mais frutos, mais pedradas….”. O Galo sempre incomodou muita gente…Há pessoas que pelo simples fato de a árvore do vizinho estar dando frutos incomoda, e neste caso, as pedradas são carregadas de ira, de inveja. O Galo hoje, é o time a ser batido e vão usar de todos os artifícios para nos desestabilizar. Sigamos em frente..
    “deixe que digam, que pensem e que falem, deixe isto pra lá…”. Mas que o seu texto sirva de alerta para aqueles que acham que não se deve rememorar o passado e nem denunciar o presente.
    Bola pra frente e vamos, brevemente, comemorar mais um título do brasileirão!

  10. Boa tarde!
    Terceira final do Galo na Copa do Brasil e o Galo não ganhou nenhum sorteio para fazer o segundo jogo em casa. Somos azarados ?????
    Se não conseguem desestabilizar o Galo, o negócio é criar a narrativa de que fomos favorecidos. Aí vão dizer que os erros acontecem para todo mundo. Querem colocar o Galo no mesmo balaio dis clubes do eixo.
    Tá difícil de acompanhar jogos do Galo até pela rádio que passou a abrigar o juiz que nos prejudicou em 99. Disse ontem que o árbitro da partida teve uma grande atuação. É dureza.

      1. Concordo. Na CB de 2014 abrimos vantagem.
        Na semifinal com o Fortaleza foram 4 se 5 na final melhor ainda.
        Agora, que essas bolinhas do sorteio são viciadas são.

  11. Boa tarde a todos. Prezado blogueiro, isso já não é de hj, mas cabe a nós torcedores, empurrar o time, dar força e moral àqueles que estão vestindo nosso manto. Cabe a eles se isolarem destes comentários. Temos jogadores com casca suficiente para aguentar esse mi mi mi doxx caraxx e dos poirta e poirteira. Sigamos em frente. O que passou não temos como mudar, mas o que vem pela frente, esse sim, daremos a boiada p conseguir.

    Tenho observado o quanto os jogos do galo tem sido difícieis. Pqp. Toda partida é uma pedreira? Será complô?
    Mesmo se for, CHUPA QUE É DE UVA!!!! DÁ-LHE GAAALOOOOO!!!!!

    1. Agora vão ficar com lupa procurando erros que possam ter beneficiado nosso Galo. Agora é a distância do jogador em relação a barreira, aí esquecem a invasão de campo do jogador do Palmeiras, esquecem o tempo que o goleiro do Flamengo
      Ficou com a bola em seu poder fazendo cera, o permitido dão 6 ou 7 segundos com ela em posse, e o Diego ficou quase 10 segundos. Se vão olhar com lupa que olhem tudo.

  12. Caro Ávila

    Se não bastasse a pilantragem da cbf/tvlixo, me aparece um dirigente do kuei falando em rivalizar com o Galo!?!?

    Ao que parece estão querendo “criar uma rivalidade”, digo, só pode ser brincadeira do micróbio verde, vou imitar nosso Amigalo BARATA, aí é PRACABÁ mesmo!!

  13. Caro amigo temporão,definamos assim estes comentaristas: São aqueles que dizem várias coisas,sobre vários assuntos sem saber exatamente o que estão a dizer. Como papagaios repetem jargões e alcunhas q muitas vezes ñ são deles, falam em esquemas ultrapassados , falta de idéias,retrancas sem repertório, de deus e o mundo. Pegam um p cristo hj e amanhã tão lá exaltando o cara com naturalidade absurda como se eles fossem o dono da razão,e ainda tem vivente q cola com eles e passa vergonha na frente. Desde a década de 80 não dou moral p esta emissora_ nem estas tais de sports não sei o quê, sp sei lá das quantas_ não consumo nada da estatal q por longa patrocinou o mingau fétido e boicoto todas as marcas ligadas a essa instituição podre,elas não me fazem falta alguma,garanto! Tinha vontade de resenhar com esta gente ,antes, pediria para estudarem mais sobre o fenômeno cultural Clube Atlético Mineiro,quebraria o script e deixa-los-ia com aqle sorriso amarelo digno dos idiotas q ñ sabem da missa metade. Qto a cbf… ñ vale a pena gastar vela com defunto ruim!
    O GALO ganhô…o GALO ganhô…é o GALO ganhou!
    Saudações Atleticanas

  14. “Tão vagabundos quanto os portugueses que nos roubavam com os 20% de impostos para a coroa de Portugal…”

    Somente 20% de impostos???? Ah, bons temos deveriam ser aqueles…. O povo era feliz e não sabia!!!

    1. Existe uma diferença e aqui não tem espaço pra esse debate. Esse quinto era integralmente para a Coria Portuguesa. Nadinha desse imposto ficava nos cofres brasileiros. Voltemos aos quintos dos infernos que desejo para a cbf e tv.

      1. Só pode voltar quem saiu. E como esse não é o meu caso, da minha parte também não sobra espaço para esse debate.

        Em tempo: a CBF fez o sorteio para a final da Copa do Brasil. E o eixo do mal, em óbvio conluio com a rede de televisão que comanda o futebol e com a imprensa, reforçado pelo maligno estado do Paraná, definiu que o último jogo será em Curitiba, em indiscutível complô contra o meu Galão da Massa, eterna vítima dessa corja maldita que não tem nada mais a fazer do que arquitetar planos infalíveis no melhor estilo Cebolinha (aquele pelsonagem da Tulma da Mônica) contla as pletensões do meu time. Raios! Raios duplos!!!

          1. Eu também já debati com pessoas mais inteligentes que primavam pela ótima interpretação de textos, mas como isso está ficando cada vez mais raro, conformo-me em brincar com os incautos que encontro inadvertidamente pelo caminho. E sigo!

          2. É recíproco, mas diferimos por eu me esforçar em evitar polêmicas. Coisas de respeitar a opinião divergente. Por isso, embora seja o titular da postagem, evito sempre e abro espaço a todos. Apenas dois, que minha consciência sugeriu, avisados antecipadamente são evitados dessa saudável resenha.
            Minha missão, conforme no enunciado do blog, desde a primeira postagem é de levar e elevar nossa paixão Atleticana. Ainda que, quando necessário, com críticas. Mas, nossa devoção ao Galo, vez por outra encontra vorazes e pretensos donos da razão. Característica que, felizmente, minha criação me privou.
            Graças a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *