Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Há muito mais do que apenas um ponto de vista

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

As histórias são contadas de várias formas. Sobre uma guerra, por exemplo, temos no mínimo três versões, a do vencedor, a dos vencidos e aquela que, de fonte neutra, talvez esteja mais próxima da verdade. Uma mentira contada e repetida um sem numero de vezes se transforma em verdade inquestionável para muitos, talvez para todo um povo que, privado de outras fontes ou mergulhado em suas crenças se torna incapaz de diferenciar alhos de bugalhos.

Ainda que pau seja pau e pedra seja pedra, não existe verdade absoluta. Cada um de nós tem a sua verdade, a sua forma pessoal de ver e de perceber as coisas. O que é verdade para mim pode não ser verdade para você.

É assim também no futebol e, em particular, na narrativa histriônica, por vezes ridícula, quase sempre parcial e geralmente desprovida de credibilidade veiculada aqui e ali por segmentos da mídia, em particular a do eixo Rio/São Paulo, que não aceitam, por razões e interesses diversos, a possibilidade de ver o Atlético, depois de quase 50 anos, novamente campeão brasileiro.

No artigo “ENTRE A AGONIA E O EXTASE”(, publicado em minha coluna Preto no Branco no Fala nesta ultima quarta-feira, dia 3.11, escrevi que “o fato de São Paulo ser a locomotiva do país e possuir de longe o mais forte e poderoso mercado publicitário do Brasil e o Rio de Janeiro ser a capital lúdica e histórica do futebol brasileiro, sede da CBF e da empresa que historicamente deteve até então os direitos de transmissão televisiva dos dois principais campeonatos nacionais, Brasileirão e Copa do Brasil, além dos principais campeonatos regionais, e possuir o segundo mercado publicitário brasileiro, dá a estes dois estados peso e poder desproporcional em relação aos outros centros. E, não é de estranhar que a narrativa gerada pela mídia destes dois estados reverbere e se multiplique com a intensidade e força que normalmente repercute.

Volta e meia, ressurge o velho conflito ético entre vender espaço e vender opinião. Dizem que a narrativa que se impõe como verdadeira e inquestionável é a de quem pode mais. Dizem alguns que quem paga pode falar e impor o que quiser. Será? Afinal, argumentam, quem pagaria a alguém para defender e sustentar narrativas e pontos de vista contrários aos seus interesses, não é mesmo?

O mesmo lance pode parecer normal para um e faltoso para outro, dependendo do ângulo de visão de cada um, da emoção envolvida, do que se quer ver e do que não se quer ver. Um erro muito comum cometido pelos assistentes é o de Paralaxe. Um erro que ocorre em razão da observação equivocada causada por um desvio ótico decorrente do ângulo de visão do observador. Assim, um determinado objeto estará aparentemente em locais ou posições distintas em relação a um plano de fundo, conforme seja visto por observadores posicionados em locais distintos ou por alguém em movimento.

Portanto, se o observador (assistente) não estiver na linha do ultimo homem da defesa do time que estiver sendo atacado ele fatalmente terá uma visão distorcida da posição do atacante o que, fatalmente, o levará a tomar uma decisão equivocada.

Entre erros e acertos, várias interpretações e decisões finais da arbitragem e do VAR têm sido, porém, muito mais complexas e menos explicáveis do que um simples e natural erro de Paralaxe. E, independentemente de haver ou não razão para se criticar a arbitragem ou o Var, todo e qualquer jogo nesta reta final de temporada tem durado muito mais do que os 90 minutos regulamentares. E, ironia à parte, tem se tornado mais polêmico e mais surreal nas narrativas enviesadas de vários formadores de opinião.

O torcedor atento tem percebido que para muitos o que vale para o time A não vale para o time B, o que se enxerga a desfavor de determinada equipe não é visto se for desfavorável para a outra. O mesmo analista que, por exemplo, esbraveja e critica o árbitro e o Var por não confirmarem a expulsão de um jogador do time A em um lance polêmico, ignora solenemente a omissão do mesmo arbitro e do mesmo VAR diante de um comportamento ainda mais agressivo e antidesportivo de um jogador de time B que, indiscutivelmente, fez por merecer ser excluído do jogo e não o foi.

Os 113 anos de existência do Atlético têm sido muito mal contados. Apesar de sua paixão louca, irrefreável e ímpar, o galista em grande número ignora feitos, fatos, números, alguns títulos e têm uma visão distorcida dos vários insucessos colhidos ao longo dos anos, permeados por um extracampo cruel e inclemente que se aproveitou de um gigante que permaneceu anos e anos adormecido e politicamente passivo.

O que é doloroso para os atleticanos como aquelas decisões de triste lembrança nos anos 80 contra o Flamengo e descrito como farsa e escândalo por observadores e analistas internacionais, é contado por várias fontes tupiniquins em verso e prosa como as conquistas de um time que soube impor o seu melhor futebol contra um adversário inferior que, em todos aqueles jogos, teria entrado em campo exclusivamente para praticar o anti-jogo, liderado por alguns de seus atletas de perfil belicoso e provocador.

Nesse 2021 da era cristã o Atlético começa a escrever uma história diferente, a impor a sua narrativa, a narrativa de um time e um clube vencedores. Não, não se trata de impor uma verdade fabricada. Ao contrario, se trata de fazer vicejar a verdade dos fatos, o que, necessariamente, passa também pelo resgate da história do clube.

O Atlético está cada vez mais perto do titulo máximo do futebol brasileiro. E, ao construir este titulo jogo a jogo, também escreve e reescreve a sua história, mostrando que se, de fato, for campeão, não o será por acaso e nem graças a esquemas, ao anti-jogo, ao extracampo ou ao dinheiro dos mecenas. Há trabalho, há resiliência, há foco, há comprometimento, há determinação, há história e, além da construção de um titulo, há também o desenhar um futuro que assusta a gregos e troianos.

A verdade sobre esta trajetória do Glorioso não pode ser resumida a meros pontos de vista contaminados.

41 thoughts to “Há muito mais do que apenas um ponto de vista”

  1. Refiro -me à parte final do meu comentário em concordância com o amigalo Sávio. Para que não haja um mal entendido, quando digo que cada qual procura mostrar suas plumas faço alusão aos comentaristas esportivos do eixo do mal!

  2. Prezado amigalo DOMINGOS SÁVIO! Tal como você, também tive que recorrer aos “pais dos burros”. Que saudades do nosso “arroz com feijão”! Ás vezes, um “bife acebolado”. Hoje só caviar, com iguarias sofisticadas, cujas pronúncias só mesmo recorrendo aos “universitários”. Eu, provavelmente o mais rabugento deste blog, por ser provavelmente o mais idoso , sinto-me muitas vezes “incompetente” em entender o que se passa no futebol atualmente! Prefiro o futebol de “raízes”, futebol do “povão” e não futebol do “pavão” onde cada qual procura mostrar suas plumas! Assino as suas observações.

  3. Boa tarde para todos!
    Esse negócio de imprensa do eixo,a mim não me diz nada,a grande maioria do “comentaristas” são ex jogadores falidos que não sabem escrever uma redação ou fazer contas,os outros são jornalistas que têm 3 ou 4 emissoras para lhes dar empregos, sendo assim vão sempre assinar seus contratos que rezam que ,não convém falar mal do mais odiado,do gambá e outros times do eixo. Até eu que sou mais bobo,se me oferecerem um contrato assim e não sendo torcedor de nenhum time fora do eixo,eu assinaria e cumpriria à risca o contrato. PVCs,capetinhas,ronaldos gordos,denilsons e mais um monte de merdas dessas não influenciam em nada o futebol em campo, já as arbitragens??
    Ai o Galo precisa de ser forte nos bastidores, isso tem.

  4. Todos no GE ……vERDÃO NÃO TERÁ MAIS DINHEIRO DA CREFISA PRA COMPRAR JOGADORES ……………. FfLAMENGO JOGA A TOALHA NO BRASOLEIRÃO E APONTA TURBULENCIA COM RENATO Tudo isto é colírio p ra mim , música para meus ouvidos .TEM QUE MANTER ISTO AÍ ,VIU ?

  5. Bom dia Max, Eduardo Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Continuarei torcendo e vibrando com o nosso Galão até o fim dos meus dias. Tenho Fé e convicção de que seremos campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil de 2021.
    Sempre admirei e respeitei a todos aqui, principalmente o guru E. Ávila.
    Tomei, enfim, a decisão de não ler mais “nada” desse portal uai/EM esquerdista.
    Pra mim basta! É muita esquerdopatia num jornal só.
    Terei imenso prazer de ler as resenhas noutras plataformas, mas nesse uai comunista, nunca mais.
    Sei que não farei falta, mas fica o registro e o protesto “não” contra qualquer um de vcs aqui, mas contra os doentes dessa empresa comunista!

    Provavelmente o E. Ávila não postará estas minhas palavras; talvez por razões éticas e profissionais não o faça. Entenderei!
    Mas… se por um acaso dessa vida essa liberdade de expressão ainda não estiver banida aqui neste espaço que chamam de “democrático”, então será postado.
    Continuarei ouvindo seus pontos de vistas na Web Rádio Galo… com prazer!
    Max e demais Atleticanos e Atleticanas…. minhas sinceras desculpas.
    Sou Galo até morrer! Vamos Galo… ganhar mais dois campeonatos!
    Abraços!

    1. Lamento, pois o blogueiro – aqui neste espaço – nunca manifestou ou permitiu debate dessa ordem. Perdemos com seu afastamento, que espero seja revisto, um bom parceiro para conversar sobre o Galo.

  6. A arbitragem para o jogo de domingo me preocupa demais.
    WILTON PEREIRA SAMPAIO é fraquíssimo. O Galo não costuma dar sorte com ele. O negócio é matar logo o jogo para não dar chance de um pênalti ou uma expulsão. Não confio em nada que vem daquela instituição. Esse jogo contra o coelhinho tem muito interesse da turma rubro negra. ENTÃO MASSA, APOIEM O TEMPO TODO. FAZ 1, 2 ,3 DEFINE LOGO PARA NÃO CORRER NENHUM RISCO.
    PS: Esse mesmo árbitro teria classificado o mingau se não fosse o VAR contra o PR.

  7. Parabéns Max! Assim como Eduardo, soube exprimir, de forma magnífica, nosso sentimento represado há décadas, tantas as injustiças no futebol brasileiro, que abrange CBF, juízes, clubes, dirigentes e imprensa/mídia de RJ/SP e até sul americano (Rosário Central).

  8. Bom dia Max, xará e amigalos!
    QUE A IMPRENSA BAIRRISTA E OS PSEUDOJORNALISTAS DE RESULTADO VÃO PARA O COLO DO CAPETA!! QUERO É MEU GALO ATROPELANDO O COELHINHO POMPOM NO FINAL DE SEMANA!!! GALO VAI ARREBENTAR AS REDES NOS 9 JOGOS RESTANTES E DEIXAR O RESTO NO CHEIRINHO!!!!!!!!!!!!! VAMOS VAMOS GALOOOOOOOO!! GANHAR O BRASILEIRO!!!!!!!!!!!!

  9. Domingo estarei no jogo, após cinco anos, sou pé quente, nunca perdi no mineirao, so dois empates com gosto de derrota , fui dezenas de vezes, apoiando curê, mexerica , times que davam caibras no olhos, imagine agora, com este timaço. Jogo duro, ganharemos se Deus quiser

  10. Prezado Barata, olha a que ponto chegamos: os socios torcedores GNV FOrte e Vingador e GVV preto, tem prioridade para aquisição de seu ingresso e mais dois adicionais pela metade do preço. Só se sobrarem ingresso é que disponibiluzam para o GNV prata e o Branco. Ai os GNV preto e Forte adquirem os dois ingressos adicionais com desconto de 50% ( quarenta reais) e como nao sobra para o sócio torcedor Prata e Branco, se ele quiser ir ao jogo, tem de pagar aos cambistas virtuais, 150 reais, no ingresso adicional que eles adquiriram por 40. Na minha jumentice , só poderia ter ingresso adicional se sobrasse ingresso dispinibiluzados aos sócios torcedores. Sinceramente do jeito que está esse programa de sócio torcedor está fadado ao fracasso. E quando inaugurar a Arena o que tá ruim pode piorar. Será que apenas 35 mil sócios poderao ir a todos os jogos? Haverá rodizio? E esse negocio de aquisição de ingresso adicional para venda dos cambistas virtuais, vai continuar??

  11. Faltam só nove jogos, Galo. Durante os vinte e oito já jogados você mostrou o seu valor que supera de longe o valor de todos os outros clubes rivais. Continue assim, Galo. Mostre que você vive uma nova realidade. Uma realidade de líder que lidera por tanto tempo, Galo, algo totalmente novo em sua vida, graças à boa administração, bom planejamento, boa relação com todos os que convivem e negociam com você, boas práticas de marketing e convivência esportiva, bom departamento de futebol, bom time com bons jogadores e excelentes salários pagos em dia, bom treinador, bons jogos, boas vitórias e tudo o mais que possa de alguma forma ser valorado, Galo, você tem e é bom.

    Então, Galo, sobrou o quê para os inimigos criticarem? Não sobrou nada real. Os críticos, para tentarem te atingir têm que se valer da ficção, por isso inventam normas que não existem, tentam desmerecer seus triunfos, tentam tumultuar seu ambiente, Galo, que é o melhor ambiente em que um jogador de futebol pode ter neste país, mas não conseguem êxito.

    Êxito, Galo, neste futebol sujo que é o brasileiro, manipulado sim, com práticas imorais e abusivas de toda ordem, só você consegue ter. Êxito real, honesto, decente, obtido à custa de trabalho duro e eficiente, Galo. E isso se reflete no campo onde você joga bola, Galo. Continue a fazer só isso dentro do campo, jogue bola e encha o coração dessa massa de torcedores apaixonados e alucinados com o seu sucesso, Galo, RESPEITE essa massa, jogue por ela, Galo, como ela te ama. Então, jogue bola, Galo, e nada mais.

  12. A sua lucidez em colocar em palavras , desprovidas de clubismo e regionalismo , expõe , de forma clara , incisiva e realista , a maneira como é tratado o futebol brasileiro , pelo eixo , o futebol sendo apenas um segmento , uma parte , do que o resante digamos setenta por cento da totalidade da populaçao brasileira , é obrigada a engolir goela abaixo , assim como a musica , o vestuário, a alimentaçao , os produtos industrializados, etc. Tudo produzido, embalado, e entregue a esta imoral , indecente, rasteira mídia televisa , que de forma maciça, induz o consumidor a consumir. Em certa hora, voce questiona e afirma : Quem detem o produto , futebol aí incluído, vai jogar contra? Vai falar mal de seu produto? jamais. Aí entra o jogo sujo, a lavagem cerebral, a mentira repetida mil vezes, as ditorçoes da verdade que todos enxergam e eles tentam dar uma visão diferente. Se for preciso, acreditem, cometerão crimes , sem trocar de roupa , não se iludam. Quem não enxergou, não viu , as reaçoes agressivas e violentas do cheirinho de carniça, ao perceber que nosso clube agora e daqui pra frente é e será bem administrado por bilionários que não precisam de dinheiro do clube , pessoas bem sucedidas na vida que empregam, centenas, milhares de brasileiros e prometem e estão colocando transparencia na atual gestão. Perder a suposta hegemonia que acreditavam , dói,dói muito. A mídia covarde ,tendenciosa , terá de se curvar aos interesses do país , país consumidor, diga-se, ou será implodida , os novos tempos estão chegando. O CHEGA na cbfdp e arbitragem chegará neles , é questão de tempo. Terão de tomar vergonha na cara, ter um mínimo de dignidade , na marra.

    1. Caro Evandro, bom dia.

      Muito obrigado pela interação e pelas palavras bondosas em relação a mim e ao meu texto.

      Saudações atleticanas.

  13. Em relação ao tema proposto discordo da existência de uma “imprensa” quando o que existe, no meu modo de interpretar, são opiniões individuais de observadores que exercem suas profissões em canais de comunicação. Achar que existe algo maior, um complô ou algo que o valha (“o eixo” simboliza bem esse complô), com o apoio sistemático de empresas de comunicação, para definir um (ou muitos) campeonatos de futebol, em prejuízo do coitadinho do Atlético (o nosso Atlético, é forçoso destacar) parece-me surreal, vazio até. Sob essa ótica parece que os caras estão constantemente reunidos elaborando planos mirabolantes, igual fazia o Cebolinha para derrotar a Mônica, apenas para impedir que o Atlético vença um torneio. Quando jovem isso até me convencia, mas hoje parece-me algo muito pequeno. Pragmaticamente, olhando tudo por que passei acompanhando futebol, prefiro acreditar na nossa incompetência de ganhar como fator preponderante para nossas derrotas. Doravante, com a nova gestão implantada no clube, quero acreditar que essa “instituição perdedora” ficará no passado (tomara!). Em relação aos Anos 80 admito, sem nenhum tipo de dúvida, que fomos prejudicados em momentos decisivos que poderiam, inclusive, ter mudado a nossa história, mas para mim é risível imaginar que o Flamengo tenha nos derrotado apenas em função de tais prejuízos. E que me perdoem os Atleticanos que acompanham esse blog, mas, hoje, passados 40 anos, quando eu sento para tomar umas “biritas” e falar daqueles tempos a conclusão que chego, comparando jogador por jogador, é que o Flamengo era melhor. Abraços!

    1. Caro Teobaldo, bom dia.

      Obrigado pela interação e pela crítica. O diferente é sempre bem vindo. Que o Atlético, historicamente conduzido por comandos inapetentes, omissos e nulos politicamente, tem a sua parcela de contribuição nos seus próprios fracassos é inegável e já defendi essa tese inúmeras vezes.

      Como explicar, porém, que à exceção do rival, todos os campeonatos brasileiros disputados a partir da era dos pontos corridos foram vencidos por clubes do chamado eixo? Foi apenas por maior competência deles e do próprio rival por ter conseguido ser exceção?

      Aliás, mesmo antes dos pontos corridos os títulos já vinham sendo distribuídos apenas entre clubes de São e Rio de Janeiro. Há quanto tempo Inter e Grêmio não são campeões brasileiros? Ah! Copas são diferentes.

      Será mesmo que a força política e econômica do eixo não deve ser levada em consideração? Será mesmo que os fatores que já enumerei neste artigo e em outros não dão ao eixo peso e força desproporcional em relação a outros centros?

      1. Prezado Max, grato pela leitura e retorno. Em postagem anterior a esta data já concordamos com a inapetência dos nossos dirigentes, portanto, essa é uma “letra morta”. Por fim acredito, e posso estar errado, naturalmente, que o óbvio desequilíbrio econômico é fator muito mais decisivo do que o político no âmbito de um campeonato de pontos corridos (e a grana compra o político, não sejamos ingênuos, não é verdade?). E este desequilíbrio, eu não tenho dúvidas, só vai aumentar. Quem não se estruturar, mesmo com o advento da SAF (sigla mais sugestiva não existe), estará fadado ao ostracismo ou ao ser um eterno coadjuvante. É fato que o nosso rival quebrou essa retórica e derrotou o “eixo” (cara, desculpe-me, mas eu não consigo fazer referência a essa bobagem – na minha opinião – sem ironia), mas esteve apoiado em gastos desproporcionais que, por ora, cobram o preço da ousadia (ou irresponsabilidade). Mas pergunte ao torcedor-perdedor, como eu, o que ele preferiria: Galo quebrado e cheio de títulos ou Galo forte/organizado/rico e sem títulos? Boa reflexão, essa, não? Abraços!

    2. Torçamos todos para que o eixo imite o cebolinha nos seus infaliveis planos contra a Monica e se atolem no proprio esgoto , levando junto wrhigt , aragão, simon, klaus, comentaristas da globolixo , cbf e mais que não me lembro, é muito ódio engarrafado. E levem junto as bolinhas dos sorteios, maracutaias engendradas no porão da cbf com ajuda da cia e fbi , pois sobre o atleticano paira duas dúvidas cruéis : verei meu time ser campeão antes de morrer ? / verei meu time ganhar um sorteio antes de morrer ? (nem contra o generico , aff )

    3. Prezado Max, ótimo dia

      Se querer me extender neste assunto, pois compactuo com o pensamento do Teobaldo, vamos pegar o exemplo do campeonato brasileiro de 2020, perdemos por 3 pontos, ou seja, uma vitória simples seríamos campeões. Aí eu te pergunto, para quantos times do Z4 nós perdemos ano passado? Foi complô?

      1. Leonardo,

        Quem acompanha meus escritos sabe que sou um crítico contumaz das gestões que, a meu ver, conduziram muito mal os destinos do Atlético durante décadas. E isso, claro, deixou o clube frágil, enfraquecido é exposto.

        Da mesma forma que é forçoso reconhecer que o Atlético usou e abusou do direito de cometer erros que foram fatais, negar o óbvio e o ululante que foi a ação nefasta, covarde e cruel do extracampo não me parece nem razoável e nem esperto.

  14. Bom dia a todos!
    Belíssimo texto Max. Como diz o Paulo Silva, o Galo só precisa “jogar bola”, nada mais, continuar trazendo o resultado para casa, independente de jogar bem ou mal. Quarta feira o time não fez uma grande exibição mas conquistou o resultado, posso afirmar aqui que nenhum Atleticano ficou triste com o futebol apresentado. Não me importo de o Galo fazer 09 jogos abaixo do vinha apresentando, desde que, nesses 09 ganhe ao mínimo 07 e conquiste 02 empates.
    Ontem nos programas esportivos, descobriu-se mais uma infração que até então nenhum “comentarista” havia percebido, ou se perceberam nunca tiveram coragem para expor, só que, em desfavor do Galo, todos eles crescem e apontam erros para diminuir nossa vitória. Houve “comentarista” que afirmou com todas as letras que não foi falta em Jair porque o braço do jogador do Grêmio não seria suficiente para desloca-lo, ao ser questionado sobre o toque no pé no Jair, o mesmo respondeu que ele só olhou o movimento do braço e que não havia se atentado ao toque por baixo e que foi induzido ao erro pelo colega ao lado. Difícil demais. Não sei se vocês já repararam, mas, o Galo é a escora para este povo “imparcial” demonstrar possíveis erros de arbitragem e do VAR. Ano passado a CBF se pronunciou sobre um possível erro na sinalização de impedimento de um gol do São Paulo contra o Galo no Mineirão, agora vem este posicionamento da barreira, e mais, alguns vem defendendo que aquele lance do Borra não devia ser marcado impedimento porque o jogador estava milímetros impedidos. Coisas que só dizem quando é em desfavor do Galo. Difícil demais ouvir tantas asneiras assim de quem é pago para ser “imparcial” em seus comentários.
    Espero que o Galo continue causando infarto nesta jente (com J mesmo), e que possamos nos sagrar campeão ao final da temporada.
    Ah, só para não deixar passar, muito estranho o Galo decidir sua terceira Copa do Brasil longe de seus domínios. Falta de sorte ou tramóia?

  15. Bom dia a todos! Durante o dia de ontem, muito se falou sobre a irregularidade na cobrança de falta que deu origem ao pênalti a favor do Galo. Gostaria de saber se alguém, sem clubismo, já viu alguma vez essa irregularidade ser marcada em um jogo de futebol no mundo, pois eu nunca vi e nem sabia disso. Aliás, vi várias vezes o lance e o que deu para perceber é que a barreira se adianta, como sempre, deixando o Savarino afastado dela.

    1. Prezado Luís Cláudio, apenas a título de informação e sem querer polemizar, pelo que pesquisei e li sobre o assunto, a regra mudou, salvo engano esse ano, por isso esse tipo de lance, que não era marcado e agora deve ser assinalado. A tal comentarista fez alusão ao aspecto da regra e ela tem razão (o que não mudou em nada o resultado do campo, embora alguns amiGalos se mostrem excessivamente preocupados com o comentário da moça). Do mesmo modo, têm razão os Atleticanos quando reclamam do gol do Palmeiras; têm razão os Cruzeirenses quando reclamam do gol do Goiás e assim por diante. Só para complementar essa abordagem da regra: observe que quando um pênalti é cobrado os jogadores dos dois times, em 100% dos casos, invadem a área; nessa situação as cobranças devem ser repetidas, independentemente se for ou não for gol. Já pensou se os árbitros aplicarem a regra na íntegra? Algum gaiato vai dizer que a regra tem que ser cumprida e eu concordo, mas…

  16. Faltam 9 rodadas. Mais 4 vitórias e 1 empate vão garantir o título.
    Então, nas próximas duas partidas no Mineirão, contra coelho e gambá, poderemos ficar muito perto deste objetivo. Proponho uma trégua aos cornetas. Agora não é hora de caça às bruxas.
    Vamos apoiar, jogar junto, mandar bons fluidos e energia positiva ao time. A pressão deve ser feita nos adversários agora.
    Depois que estivermos com o troféu bem guardado em Lourdes, aí sim faremos listas de dispensas, críticas, reclamações e tudo mais.

    Nunca estivemos tão pertos do Bi-campeonato Nacional.
    Fechado com o GALO!!

    1. Acompanho seu pensar.
      Havia prometido não tecer críticas após a eliminação contra o Palmeiras e apoiar o que temos para chegarmos vitoriosos ao final . Confesso que após a derrota para os carniça acabei cornetando, pois é duro perder para eles, por tudo devruom que esse clube representa.

  17. Bom dia!
    Contra essa orcrim, caros Max , Eduardo e Massa, não temos força política, temos o grito da Massa e jogadores pra praticarem um futebol convincente em campo. A Massa já comprou todos os ingressos pra o jogo de domingo. Ela vai dar show como sempre. Espero que o professor não invente, como costuma fazer. Sugiro Mariano na LD, Allan, Jair e Zaracho (Nacho no segundo tempo). Savarino, Hulk e Diego Costa. Se assim for, 3×0, fora o baile. Caso contrário, sufoco à vista.

  18. Bom dia Max. Bom dia a todos. Lendo seu texto eu fico vendo como tá mudado o futebol . Antigamente o futebol era simples. Hoje tá muito Nutella. Seu texto, desculpe a sinceridade, na minha opinião é um reflexo dos novos tempos. Tive de recorrer umas duas vezes ao dicionário para pesquisar palavras que, até então , na minha jumentisse, eu desconhecia o significado. Saudades dos tempos antigos, onde os cronistas de futebol, tratavam o futebol como um esporte popular. Além do seu texto, ontem eu vi a notícia que em tres horas, a venda dos ingressos para o jogo de domingo foi concluída. Nao sobrou ingresso para quem tem Galo na Veia Prata ou Branco ou para quem nao é socio-torcedor. Aí eu projeto a situação, para quando a Arena MRV estiver pronta. Tirando as seis mil cadeiras e os 10% do time visitante, serao disponibilizados para venda, 35 mil ingressos. Percebem o futuro de nosso Galo? Aquela Arena , deveria ter sido construída na região sul de Belo Horizonte, pois será a sepultura do futebol enquanto esporte popular. Hoje eu entendo o significado das falas de um ex- presidente de que ” futebol deixou de ser coisa de pobre”. Sinceramente, esses mecenas irão, com seu dinheiro, trazer titulos e mais titulos para o Galo. Mas , aquele Galo que congregava todos os segmentos populares nos seus jogos ficará apenas na memória de gerações saudosistas, da qual eu faço parte. Desculpe a rabugisse de um velho saudosista e ainda, inconformado com o ” novo normal” do futebol. Seu texto está perfeitamente adequado aos novos tempos. Eu é que estou ultrapassado e preso a um futebol que nao existe mais.

    1. Ah, isso tb me preocupa e me entristece. Ao povo só deixam migalhas. Aquele povão que sempre empurrou o Galo nas arquibancadas lotadas do Mineirão, não pode mais entrar.
      “Tá vendo aquele estádio, moço? Ajudei a levantar. Foi um tempo de aflição, era 4 condução, 2 pra ir, 2 pra voltar.
      Hoje depois d’ele pronto, olho pra cima e fico tonto. Mas me vem um cidadão e me diz desconfiado, Tu tá aí admirado, ou tá querendo roubar?” …

      1. Amigo, vamos com calma , sou um simples torcedor do interior e acredito que “esta nova ordem”, esta elitização do futebol n;ao ocorrerá assim. Sabe porque? Porque nossa torcida, a massa , veio do povo, das entranhas da Terra e sem nós, amigo , o clube deixa de existir , simples assim. Olhem o estadio suntuoso dos gambás e olhem o jogo contra a chape, 40 mil pessoas, povão , povão. Nossa arena será assim , acredite, o galo é e sempre será nosso.

    2. DOMINGOS SÁVIO ,

      eu sou tão ou mais rabugento quanto você , pois nem mesmo perco meu tempo em ler/ouvir essa turma do NOVO NORMAL .

      Não tem mais jeito , meu caro , não é que sejamos ultrapassados , estamos sendo aniquilados .

      Estão a reinterpretar e modelar , em todos os segmentos , a nova sociedade , criada que será sem história , sem passado , sem memória .

      Alguns de nossa geração conseguem se adaptar , sabe-se lá como , talvez por uma exposição maciça ao mecanismo de controle mental a que tenham se submetido .

      Eu , de minha parte , tenho lutado ferreamente para ver se consigo preservar perante os meus a chama da tradição e dos valores que nos tem moldado ao longo de nossas vidas .

      Huxley e Orwell são os Isaías da NOVA ERA !

      1. Confesso, Barata, que sou fã do Orwell e suas (deles) metáforas, à despeito de toda a tirania que elas representam.

        Ao amiGalo Domingos Sávio, em linhas gerais acredito que a capacidade da Arena MRV, quando se pensa no custo de manutenção, esteja até acima da necessidade. Como efeito comparativo, a capacidade da Neo Química Arena é de 49.000 expectadores, em linhas gerais a mesma da Arena MRV, enquanto a torcida do Corinthians é estimada em 30 milhões de pessoas, praticamente 4 vezes o tamanho da torcida do Atlético. Mas que “o povão”, aquele que carrega as instituições nas costas, está sendo chutado dos estádios é fato!

    3. Prezado amigalo DOMINGOS SÁVIO!
      Tal como você, também tive que recorrer aos “pais dos burros”. Que saudades do nosso “arroz com feijão”! Ás vezes, um “bife acebolado”. Hoje só caviar, com iguarias sofisticadas, cujas pronúncias só mesmo recorrendo aos “universitários”.
      Eu, provavelmente o mais rabugento deste blog, por ser provavelmente o mais idoso , sinto-me muitas vezes “incompetente” em entender o que se passa no futebol atualmente! Prefiro o futebol de “raízes”, futebol do “povão” e não futebol do “pavão” onde cada qual procura mostrar suas plumas!
      Assino as suas observações.

  19. Bom dia, Massa, Max e Guru,

    Passada a euforia pela vitória contra o imortal, penso estar na hora de fazermos uma análise crítica do desempenho do time nos últimos dois jogos. Não jogamos bem nem contra o Flamidia e nem contra o Grêmio, e qual será o motivo?

    Cansaço, escalações erradas, falta de coletividade, erros individuais? Talvez seja um pouco de tudo.

    Tenho evitado criticar qualquer jogador hoje que esteja vestindo nosso manto, mas é inegável a queda de rendimento do time quando Tchê Tchê é escalado. Também tem sido muito debatida a formação da dupla Hulk x Diego Costa, com o Cuca abrindo mão de um atacante de ponta, o que torna o time previsível.
    A falta de coletividade e o individualismo também têm contribuído para esta situação e é até incompreensível, já que os jogadores fora de campo mostram o bom ambiente existente no clube atualmente.

    Quanto aos erros individuais, são normais porque só erra quem faz, mas chama a atenção é que as falhas têm sido fatais e têm acontecido próximos de nossa área.

    E finalmente o cansaço é inevitável diante da maratona de jogos do time, porém com nosso calendário, este problema é inevitável e para isto, nosso técnico precisa usar bem o elenco que tem, e é o que ele está fazendo.

    Sei que muitos dirão: o que importa é o resultado certo? Certo, mas o tempo do “se não for sofrido, não é galo”, já passou e o atleticano não quer viver no fio da navalha para ganhar este brasileiro.

    Que sigamos focados, determinados e irmandos como foi sugerido nos comentários de nosso Guru.

  20. Ontem foi um dia muito bom aqui no Canto .

    Muita interação , as opiniões de cada um sendo
    motivo de pontos e contrapontos dentro de uma
    normalidade sadia .

    O Mestre ÁVILA dedicou um bom tempo para as
    postagens serem publicadas quase que “on-line”,
    o que gerou bons debates .

    Cornetas , fiscais e isentões trocaram ideias e o
    blog esteve , por isso , bem animado .

    Parabéns a todos !

  21. Bom dia !
    A Massa sempre fiel e resiliente coloca medo na mídia oficial do eixo.
    Com advento das redes sociais a Massa ganhou voz- youtubers, blogueiros e outros contrapõe as mentiras e narrativas dessa gente. Eles tremem e ficam desesperados por não terem mais a hegemonia da palavra. Daí estamos vendo claramente o papel desonesto que sempre tiveram, com raras exceções. Ou eles se enquadram e passam a ser imparciais ou verão a audiência que possuíam, sucumbir cada vez mais.
    São tão patéticos que ainda usam de formas de agir da década de 60 , nos acusando de provincianos. Faz lembra o Gerson chamando BH de roça grande antes do confronto pela Taça Brasil, no famoso jogo da moeda. Esse aí era cheio de arrogância, mas acabou tremendo em 71- oldair soltou a bomba e ele , que estava na barreira, se abaixou com medo da pancada.
    A mídia do eixo está histérica com o protagonismo do Galo e estão passando recibo de como são desonestos.
    Se alguém comete algum erro de comportamento, do que é considerado normal, para eles nos dias de hoje, eles fazem um linchamento contra a pessoa ou instituição, mas se forem da turma deles está apenas em reconstrução. Um exemplo é o Casagrande, que está sempre apontando o dedo para quem não comunga com seu pensar.
    O Galo tem que ficar esperto com o politicamente correto nos dias de hoje, pois se acharem uma brecha eles virão com tudo. As organizadas tem que tomar muito cuidado com determinados cânticos. Já estão noticiando que o Flamengo pode perder pontos por cantos homofóbicos em jogo contra o Grêmio na CB. É ruim de tirarem pontos no Brasileiro, por problemas na CB. Dão uma multinha e fica por isso mesmo, mas se as organizadas derem sopa para o azar eles tiram pontos do Galo .

  22. Bom dia, Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos.

    Tudo bem. Tudo muito bem explicado e bem contado, mas de que adianta?

    Para mim, o que adianta é estar atento ao que vem adiante. E o que vem adiante são os nove jogos que faltam para que o Galo imponha, como já tentou antes e não conseguiu, o seu futebol superior a todos os outros disputantes desse campeonato brasileiro. Se o Galo continuar a jogar bola, só jogar bola, e nada mais, como tem feito até aqui, de que adiantará os conluios e distorções informativas que quiserem impor ou tentar impor contra ele?

    De que adiantaram tais conluios e distorções até aqui? De que adianta dizerem que seus gols foram irregulares e não deveriam valer, se o árbitro disse que sim e os colocou na súmula? Tais opiniões não servem para nada além de certificar a excelência do futebol praticado por ti, Galo e que dá suporte a tanto choro e clamor dos adversários em campo e dos tradicionais inimigos de fora do campo. Portanto, é a excelência do futebol praticado que levará o Galo ao título. Se alguns têm uma enxurrada de explicações extra campo para tentar mostrar as muitas derrocadas do Galo, seus torcedores bem lúcidos sabem que aliadas a essas explicações está a incompetência dos times do Galo que não souberam dentro do campo provar o seu valor.

    Portanto, Galo, em que pese tantos pontos de vista que tentam explicar ou mostrar o que ocorreu contigo outrora ou ocorre contigo agora, fique com o único ponto de vista válido nessas circunstâncias e que é exatamente o que você tem feito, ou seja, continue a jogar bola, Galo, só jogue bola, Galo, e nada mais. Deixe os pontos de vista ou as opiniões que queiram distorcer a sua realidade para longe dos seus objetivos. Afinal, opinião é igual bunda, cada um tem a sua e cuida dela como quiser. Mas, gols e vitórias, Galo, ninguém consegue distorcer.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, RINDO À TOA DAS OPINIÕES CONTRÁRIAS E FAZENDO VALER O SEU VALOR COM UM FUTEBOL LINDO E EFICAZ SOB QUALQUER PONTO DE VISTA.

  23. bom dia Eduardo e massa e Max pereira. grande texto max pereira. esta na hora do galo peitar estás seleções ontem savarino foi convocado e nem 100 por cento ele se recuperou da contusão. estas seleções só nos traz prejuízos. vamos ficar sem 3 jogadores na reta final do brasileirão aliás vão ficar sem jogar com gambás e genérico.abre o olho diretoria. e keno bichado joga um jogo e fica semanas no DM. que o galo abre os olhos com mequinha eles vão dar a vida neste jogo. galo não caia na lábia da imprensa do eixo simplismente joga bola e vence.a galo nos deixa sonhar. vai galooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *