Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A hora é agora

Esse jogo de hoje é de decisão para as duas equipes. Galo e São Paulo ocupam as primeiras posições, seguidos de perto pelo Flamengo. Palmeiras e os dois gaúchos – Internacional e Grêmio, – também estão encostados e ainda brigam pelo título e vaga na Libertadores. Ao São Paulo, caso o Galo seja vencedor, uma derrota não o tira do páreo. Mas ao Galo, pelas circunstâncias, só a vitória interessa.

Sem recorrer à retórica dos pontos bobos que perdemos da metade do primeiro turno até o final naquela fase, não podemos mais nos permitir qualquer tropeço. Nossos próximos três compromissos – hoje com SP (fora), dia 26 com o Coritiba (casa) e em 7 de janeiro com o Santos (casa) – irão balizar o que essa competição nos reserva. Para ser campeão, nada diferente que três vitórias.

Os nossos dois concorrentes também terão adversários complicados. O São Paulo, depois do Galo sai pra pegar o Fluminense e o Bragantino. Já o Flamengo recebe o Bahia, sai para enfrentar o Fortaleza (ex-time do Ceni) e como mandante faz um clássico com o Fluminense. Ao final dessas três rodadas ainda restarão dez jogos, mas o momento é de vencer e recuperar, distanciando da concorrência.

Ao que minha vida Atleticana sugere, temos hoje dois obstáculos a enfrentar. Nosso próprio desequilíbrio, que em momentos decisivos deixou escapar títulos importantes em nossa história. Neste campeonato mesmo, se considerarmos os resultados pífios para adversários desqualificados, era para o Galo ter uma reserva extraordinária à frente dos concorrentes. Pra ficar num só, o Botafogo – lanterna do Brasileiro – teve apenas três vitórias. Uma delas em cima do nosso time.

O outro obstáculo, esse histórico, cruel e manjado é a má vontade da organização da competição com o Galo, ao longo dos tempos, para favorecer cariocas e paulistas. Esses dois que estão no páreo já nos “fintaram” os títulos de 1977 e 1980. Outros também, como Corinthians e Fluminense. Além de armações internas e dos tribunais, o mais usual é no apito do juiz.

Pois que, para o jogo de hoje – malandra e caprichosamente – a Comissão do Gaciba escalou o goiano Wilton Pereira Sampaio (ou Sampaulo do Caboclo?). Em seu prontuário de arbitragem constam alguns “errinhos” a favor do São Paulo e em desfavor do Galo. Vale lembrar, os dois times do Rio Grande do Sul reclamaram recentemente de prejuízos da arbitragem de Sampaio, nas duas ocasiões em favorecimento ao mesmo São Paulo.

Já contra o nosso time do coração, o Atleticano que tem boa memória (o blogüeiro quando tem dificuldade recorre ao bom amigo Zé Roberto Galo da Mata – uma enciclopédia sobre esses casos), não apaga da memória suas desastrosas atuações em partidas que impediram a vitória do Galo.

Em 2013, pela Copa do Brasil, o então presidente Kalil vociferou ao final de um empate com o Botafogo que nos tirou a vaga – “sujeitinho que veio operar o Galo”. Depois, já em 2018, o Galo vencia ao Palmeiras dentro de Belo Horizonte, até que ele – Sampaio – assegurou o empate numa penalidade que Edu Dracena se atirou teatralmente no chão na cara do soprador de apito. Diante disso, entendo que a escalação dele foi providencial.

Sendo assim, cabe a Sampaoli e seus comandados não entrar na pilha desse “sujeitinho” e jogar bola. Se Galo e São Paulo, ambos, repetirem as atuações do último final de semana a vitória Atleticana estará assegurada. Vamos aguardar o que o treinador nos reserva para essa importante e decisiva partida. Que os Deuses estejam conosco. Assim seja!

32 thoughts to “A hora é agora”

  1. ESSE GOLEIRO CHAMA GOL , MÃO DE ALFACE É SÓ MAIS UMA INVENÇÃO DO CARECA ARGENTINO PROFESSOR PARDAL SAMPAOLI.
    TODA BOLA QUE VAI NO GOL ENTRA.
    É PRECISO EXIGIR A SAÍDA DESSE FRANGUEIRO.
    NÃO PEGA UMA BOLA.

  2. Adeus Sampaoli!
    Cansei, pra mim já deu. Em vez de aperfeiçoar o time, fica inventando maluquice. Apenas contra o Flamengo se justifica Três zagueiros, por ter um ataque realmente muito bom. Contra Internacional e São Paulo foi erro do Sampaoli. Ainda me vem com Calebe e deixa no banco Natan, Hyoran e Zaracho. E ainda tem o goleiro que joga com os pés. Se o objetivo for gastar mais algumas centenas de milhões para tentar ganhar o Mineiro de 2021, pode continuar com Sampaoli.

  3. MAIS UMA DERROTA , CULPA EXCLUSIVAMENTE DO ##@%€₩&@& CABEÇA DE ÔVO SAMPAOLI . ESSE SUJEITO SÓ PODE TÁ BOICOTANDO O GALO E A TORCIDA .
    IMCOMPETENTE
    IRRESPONSÁVEL
    BURRO
    PICARETA
    ISSO É O QUE SAMPAOLI É.

    QUE SUJEITO IRRESPONSÁVEL ESSE ALLAN. ESSE CARA JÁ FOI EXPULSO VÁRIAS VEZES.
    PRECISA RECEBER UMA GRANDE MULTA.

  4. Parabens cabeça de ovo fidumaégua..mais uma vez fudeu o Galo..professor pardal palhaço… Some do Galo..Tnc argentino escroto…vai se fuder…

  5. ESSE CARECA CABEÇA DE ÔVO SAMPAOLI ARRUMOU MAIS UMA BAGUNÇA NESSE PRIMEIRO TEMPO.
    ESSE SUJEITO É UM IRRESPONSÁVEL , TÉCNICO FEITO PELA MÍDIA.
    O CARECA TEIMA EM MANTER O CHAMA GOL , MÃO DE ALFACE EVERSON NO GOL , E TODA BOLA QUE VAI ENTRA.
    E A ESCALAÇÃO FOI OUTRA BAGUNÇA . LATERAL DE PONTA , PONTA DE MEIA , UMA BADERNA EM CAMPO , ONDE OS JOGADORES NÃO SE ENTENDEM.
    SE PERDERMOS ESSE JOGO E EM CONSEGUÊNCIA DISSO O CAMPEONATO , A CULPA SERÁ ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DESSE CABEÇA DE ÔVO.
    NÃO VOU CULPAR NENHUM JOGADOR.

    1. Boa noite. Se fosse um filme seria “Dormindo Com o Inimigo “, Sampaoli inventa outra vez e é o responsável direto pela derrota para o São Paulo. Estou mudando de opinião: paguem a multa dele. Escalou e armou o time para ser derrotado, covarde!!!

  6. Boa tarde a todos,
    Hoje é LUTA, LUTAR, LUTAR!
    Hoje é VENCER, VENCER, VENCER!
    O BR É esse!
    O Ano que vem fica pro ano que vem.
    Saudações.
    P.S.:
    Só porque tem grana, o “Gasparzinho” é o injustiçado por causa da tragédia de 2005?
    Faça me o favor…
    “Péssimo dos Péssimos.” Gustavo, Lélio.

  7. Olá amigos da bola!

    Salários atrasados de novo?

    Isso é preocupante, principalmente no Galo, os caras costumam tirar o pé quando isso ocorre.
    Tomara que não.

    Galo tem que ficar esperto com árbitro, e jogar pra cima do São Paulo. Percebo que o Sampaoli, nas últimas rodadas, não anda tão ofensivo assim. Galo não marca alto como antes. Não tem sido tão agressivo como foi no início.

  8. HOJE É UMA DECISÃO.
    RAFAEL
    GUGA
    GABRIEL
    ALONSO
    ARANA
    ALLAN
    A.FRANCO
    ZARACHO
    SAVARINO
    VARGAS
    KENO
    É O QUE TEMOS DE MELHOR.
    QUE SAMPAOLI NÃO ARRUME NENHUMA INVENÇÃO

  9. Paulo Siva, acho que voce teve um lapso de memoria, me corrija se estiver errado: 6 a 2, Ronaldo estraçalhou , o canhotinha enganador, atras dos beques o tempo todo , este babaca que meses atras detonou o galo, nas suas resenhas pra carioca assistir Quero falar de um assunto esoterico , no campo das superstiçoes , e folclore. Reza um ditado, talvez do imaginario coletivo , mas que ganha uma força poderosa , poderosa demais pra ser simples coincidencia : quem apronta pro galo, paga aqui, na terra e com juros e correção : o último caso, esta fox, cujos programas esportivos tinham a unica finalidade de malhar o galo e valorizar este timecos paulistas e cariocas. Agora não terão um canal pra destilar seu bairrismo e sandices. Aqui é galo, forte e vingador

    1. Caro AmiGalo Evandro Pereira. Como eu disse esse jogo foi especial para mim. Eu estava lá e vi o Ronaldo, Dario, Oldair e Vaguinho marcarem os cinco gols. O Vanderlei deu show no meio. E eu ganhei dois bolões de linha (você lembra?) o placar e os dois gols do Gerson. Um abraço.

      O Alê da Fox vai acabar na cadeia. Espancador de mulher.

  10. Caros,

    Hj SÓ A VITÓRIA INTERESSA!

    Jg DECISIVO! como diria a patota RENOVO, futebol é empate vitória e derrota. Porém Hj, mais do q nunca, só a VITÓRIA interessa.

    Ñ existe AnoQVem! Viva o GALO VIVO E PRESENTE!

    A arbitragem sempre DECISIVA, JAMAIS pode ser desprezada qnd se trata do NOSSO GALO no páreo. Essa é q deveria ser a preocupação dos cartolas da vez, de ter uma ATUANTE lá dentro da CBF. Ô MECENAS, chega de vida me levar, q isso? De ser feliz só por existir! Vamos TRABALHAR, seus porras come quieto!…adianta ficar aí só de VENDER FUTURO. E o PRESENTE, e o agora? Como é q fica?

    Se o NOSSO GALO num ralar, num TRABALHAR FORTE, campeonato vem grátis ñ! Ô MECENAS, fi? Vamos trabalhar, seus porra, ces acham q o Br vai vim herdado SEM TRABALHO pesado lá dentro da arapuca?

    O PRESENTE nosso é o CANECO prá Nossa Senhora de Lourdes! VAMOS GALO!

    A seguir, Meu Bom Perna de Pau, no contrapé:

    o Canto do Galo é um espaço nobre, de AMOR SINCERO AO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO! Tem prova e sobra convicção pela qualidade dos 71.1/4 per % das 10000000 x mil y tantas CORNETAS q assombram em dias ANORMAIS!

    Surgiu no editorial do CAMtodoGalo FALSO debate, PAÇOQUEIRO, certo!: a defesa de Ricardo Guimarães, dos PIORES PRESIDENTES da história do CAM, sobrando. FATO. O PIOR para uma NAÇÃO inteira. FATO! Fora de hora!

    Um RG pode gostar de outro RG, coisa de RG. P.ex., Roberto Gomes, ou Raul Gil, ou Raton Gordon, etc, todo e qq RG tem o direito de defender RG, coisa entre eles. RG pode gostar de RG, RG pode inclusive defender a ATLETICANIDADE do RG. Além, RG pode até fazer cosquinha um no zozontro com RG falso de RG… agora, tudo com respeito, né? NUm pode colocar A Massa nesse massa ou nesse rolo…é brincadeira? 3ª feira tem mais?

    É oferecido grátis aO ATLETICANO o EXCELENTE artigo escrito em cima dO GALO EM NOVOS TEMPO II, pelo valente e nobre MAIKEL 16/12/2020 às 01:29: … Vai lá, é grátis!

    A maior máscara da NOVA surgida é a FALÁCIA da INVEJA: criticar O PIOR PRESIDENTE da história do CAM é por razão de INVEJA? Aqui é GALO ou o Clube do Dr. LlylluzimGalo?

    E aí? TRAPAÇA agora são FATOs? Sim! A patota NOVA, q de NOVO num tem nada, tao ensandecidos por reescrever NOVA história. Como é isso? Ñ vamo negar, VAMOs escrever ou melhor reescrever tuto, avanti TRATORE, a começar de hj apagando o prá trás (Viva Drummond de Itabira!). Viva! A terra redonda, já era!…O NOVO deu um salto mortal e caiu de paraquedas dentro de VESPASIANO! Negou os títulos suados, negou A Riqueza MORAL na história, negou A Riqueza patrimonial do CAM, tudo no passado é culpa menos o Abnegado 05 HERÓI De 2ª, e…. PIOR DE TUDO, inventou O Spa de Vespasiano e O Almoço e janta Grátis!

    VIVA A PAZ ATLETICANA! ::: Tudo tão lindo: tudo blá blue blá lá: Oh CORNETA cabeça baixa SEMVERGONHA, viu Sô!

    E é só pq HJ DECISÃO! Segura a pressão q eu quero ver, amibambi!

    AQUI É GALO?

    AQUI É GALO?

    1. Você é doidão nas palavras, mas o mais coerente e lúcido aqui.

      Perfeito o que disse o nobre MAIKEL.
      “É oferecido grátis aO ATLETICANO o EXCELENTE artigo escrito em cima dO GALO EM NOVOS TEMPO II, pelo valente e nobre MAIKEL 16/12/2020 às 01:29: … Vai lá, é grátis!”

      AQUI É GALO P…

  11. Bom dia xará e amigalos!
    Como sempre falo: GALO tem que parar de fazer favor a equipes do eixo do mal. Chega de complexo e inferioridade e bipolaridade quando enfrentamos os queridinhos da Globo e da “Confederação Brasileira de Falcatruas(CBF)”. GALO tem que impor respeito ao elenco que tem. Não temos time inferior ao São Paulo. Nosso ataque é muito superior ao deles. Se nosso time tiver atenção na defesa principalmente no meio campo sairemos com uma bela vitória hoje sem dúvida. Não deve deixar o São Paulo jogar e gostar do jogo. Explorar a velocidade de Keno, Vargas e Savarino será fundamental. Acredito que se o GALO voltar com os três pontos hoje vai potencializar a chance de título! Quanto ao soprador de apito tendencioso a receita é jogar bem. Assim não dará tempo desse péssimo juiz operar o GALO. GALO 2 X BAMBIS 1

  12. Bom dia,

    Vou deixar a minha opinião sobre o desenrolar do campeonato brasileiro a partir do momento vivido pelas equipes participantes, e seus desempenho rescente.
    Dentro disto, julgo que a equipe do Galo estará até a última rodada disputando o título, porém, sem sombra de dúvida creio que o maior adversário será o Palmeiras.
    Meus motivos são: Sincronismo entre jogadores e técnicos, melhor futebol apresentado, elenco diferenciado, regularidade e além disso não está em nenhum momento sofrendo pressão pelo fato de liderar o campeonato.
    Nosso rendicape é exatamente o excelente resultado deles nas competições paralelas que podem diminuir o foco do brasileiro.
    Flamengo, São Paulo não julgo que estão jogando futebol convincente, São Paulo foi beneficiado pelos adiamentos de partidas e sequencia de equipes fracas, Flamengo muito irregular e não joga mais o futebol de 2019.
    Dentro da minha visão, o jogo de hoje é muito importante e poderá ser um divisor de águas para a arrancada do nosso time, e o Palmeiras como último confronto poderá nós dar o título ou tirá -lo.
    Coincidência com 2019 com relação ao nosso rival, com apenas a diferença de objetivo.
    Percebo que a liderança do campeonato está sendo bem pesada para quem a assumi, mas, nossa equipe entre idas e vindas pode numa próxima oportunidade a ocupar com menos pressão.
    Expectativa máxima para o jogo de hoje.
    Boa quarta a todos e em especial para nosso Galo.

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Jogo para ser ter paciência e sabedoria.
    1×0 é goleada.
    Galo vai ter que sobrar para ganhar. Caso contrário o apito amigo já está avisado.
    Estou confiante, mas lembremos que de tudo um empate não é ruim.
    Bora Galo
    Na dor e no Amor
    Eu torço contra o Vento

  14. Bom dia! De fato, para que permaneça na disputa pelo título do Brasileirão é absolutamente necessário que a equipe Atleticana se porte com solidez e força em todos os setores, defesa, meio campo e ataque. Os erros grotescos custaram pontos preciosos e não podem voltar a acontecer. São muitos os times com chance de título, ganhará o mais equilibrado e consistente. Sem dúvida, é o momento de Sampaoli mostrar a efetividade e competência de seu trabalho. Sorte ao Galo e a todos nós que Torcemos contra o Vento.

  15. Bom dia!
    Impressionante o descaramento da cbflixo em escalar esse sujeitinho pra apitar. Deve ser pra compensar a absolvição de Sampaoli pra o jogo dessa noite.
    Que o argentino fique pianinho na beira do gramado. Que alguém lá dentro do Galo alerte veementemente Sampaoli pra que ele não dê um pio sequer sobre arbitragem. E que acima de tudo o Galo jogue bola, que o ataque faça os gols e que a defesa esteja ligada o tempo todo. Por falar em defesa, Sampaoli! Por favor, Igor Rabelo não!!!!

  16. Ô Peladeiro , vê se escala o time com aquela
    formação INOVADORA que você arranjou no
    último jogo , beque como beque , os pontas
    sendo pontas , esse MILAGRE que você nos
    ofertou com sua capacidade de ENXERGAR
    o futebol como nenhum outro treinador em
    atividade ( ou não ) jamais teve

    Aliado à correria NOSSO TIME vence fácil .

    Você é super demais , SAMPA !

    Só pra lembrar que o São Paulo tenta até
    hoje entrar na zaga do Mancini .

    O Cássio passou o jogo todo ouvindo o DJ
    do estádio colocando a torcida pra cantar

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Realmente a hora é agora. Ou agora ou nunca. Como diz a letra da música de Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Vamos pra cima dos bambis, sem medo de sermos felizes! Jogo encardido mas o galo tem todas as condições de vencer! Time para isto temos. Sem invenção, cada qual no seu quadrado como na última partida, Sem medo de ser feliz! Amanhã há de ser novo dia!
    Hoje e sempre, galo!!!

  18. bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. a poucos dias disse queria ver se o galo de sampaoli tinha tomates para ganhar do inter. atretico pr e são paulo. pois pipocou contra o inter e venceu o atretico pr e agora vamos jogar contra o São Paulo. se vencemos vamos estar no páreo se perder adeus brasileirão e se empatar vamos simplismente lutar para a libertadores. se o sampaoli não inventar temos sim chances de fazer um grande jogo contra o São Paulo e vencer. poucos dias a diretoria do galo foi reclamar na cbflixo contra arbitragem e simplesmente eles escalam um péssimo árbitro. hoje vencer e vencer contra tudo e todos. a galo nos deixa sonhar. vai galoooooo.

  19. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu esperam uma bela vitória hoje em La Bambineira mas, se preocupam com o que o doidão vai fazer.

    O nosso Guru blogueiro outro dia se referiu às várias vitórias do Galo na casa do São Paulo. Eu me lembro particularmente de uma que eu assisti in loco. Foi uma partida em que os paulistas festejavam a estreia do Gerson, o canhotinha de ouro. O Galo venceu por 5×2 e foi pouco. Tem também a vitória do Galo na primeira fase do Brasileirão de 1971 por 2×0. Vencer lá não é segredo para o Galo.

    Pois bem, quem conhece história é o Galuppo. O que o doidão tem que fazer hoje é simplesmente ser simples, nada mais. Duas formações que o Galo já usou e foram muito bem, jogando de acordo com o adversário foram contra o Flamengo e essa de sábado passado. Ambas servem bem contra o São Paulo. O que ajuda nesse jogo é o fato do São Paulo jogar igual ao Galo. Assim, não fica difícil anulá-lo. A defesa deles é fraca como a nossa. O gol do Otero mostra como somos parecidos. Se fechar os espaços eles ficam trocando passes laterais o tempo todo e não conseguem ser efetivos. Exatamente igual ao Galo. E um esquema de jogo que fecha espaços é o 4-4-2, com os dois atrapalhando a saída de bola.

    Nós não temos craques no time, eles também não. O jogo será definido taticamente e é aí que o doidão entra. Se deixar as ideias mirabolantes de lado e optar pela simplicidade, com certeza teremos mais chances de vitória. Me preocupo com o Reinaldo o lateral esquerdo deles mais por causa do Guga do que por ele mesmo, apesar de ser um excelente jogador. Atenção para esse setor. No Jogo contra o Flamengo o Igor Rabelo foi um dos destaques exatamente por cobrir o Guga e anular o Bruno Henrique.

    Também serei simples hoje, uma ótima quarta-feira para nós, com festa no final.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO MORUMBI E EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *