Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tentam desestabilizar e a torcida reage

treino 19-11-16

Ontem, sábado, as redes sociais se ocuparam em debater duas questões Atleticanas. Uma positiva, sobre a venda de mais de 30 mil ingressos para a primeira partida da final da Copa do Brasil, provando que a mudança do local da partida foi medida acertada da diretoria. A outra, para quem já tem algumas décadas de janela, sequer merecia a atenção e o quase frenesi sugerido. Refiro-me ao pretendido destaque aos dez anos do título da série B e o período sem conquistar um campeonato brasileiro. Ganho em campo, é bom registrar, e não via fax, como fez um dirigente que hoje é senador biônico pro Minas Gerais. Foi o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol.

Ora, com todo respeito, embora já se passem as décadas alardeadas por quem não gosta do Galo, esses mesmos gargantas que sempre procuram denegrir o nosso clube e até a nossa Torcida, enfiam debaixo do tapete, com seu cinismo, nossos feitos nos últimos cinco anos. Vejamos. Qual time brasileiro tem desempenho similar ao Galo nos últimos tempos? Nenhum! Some-se a isso que o Galo está indo para a quinta Copa Libertadores consecutiva, sendo superado apenas pelo São Paulo entre todos os clubes brasileiros. Não é sem motivo que temos a Torcida que mais cresce no Brasil contemporâneo.

galo 03
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

E mais! As últimas conquistas internacionais por clubes nacionais são também do Galo. Contem duas ou três, como quiserem os algozes não-Atleticanos. Se três, incluo o Florida Cup. Se é para ficam em duas, destaco a Copa Libertadores de 2013 e a Recopa de 2014. Aí vem aquele curioso com o nosso espaço Atleticano e dispara que nem a Recopa e tampouco a Flórida merece registro. Nem sei o que se passa do lado dessa gente. Não me ocupo, mas eles gostam de tudo que é relacionado ao Galo. Esses mesmos figurantes destacam feitos similares de clubes de Minas e até do eixo. “Lá vale, aqui não vale!”

IMG-20161119-WA0057
Foto: rede social

Quanto à comemoração da série B, diga-se que, entre todos os anos de disputa desta competição, em nenhuma delas houve tanta mobilização quanto aquela em que o Galo conquistou o direito de retornar à elite brasileira. Tanto que, contestem se forem capazes, fomos o campeão de bilheteria entre todos os clubes brasileiros naquela ocasião. Se fosse algum time carioca, especialmente daqueles preferidos da organização, o assunto teria outro tratamento. Portanto, sugiro aos companheiros Atleticanos que ignorem essa idiotice. O Atleticano não deve entrar na sintonia com gente que conspira contra o Galo. Como diria o amigo Valdoveu Vitor, “o Galo é tão bom em nossas vidas, que nem precisa ganhar, basta existir”. Pois bem, e ganhando então como tem sido a história recente, incomoda mesmo a muita gente.

De volta ao público para quarta-feira, frente ao Grêmio, para decidir a Copa do Brasil e a consequente vaga na Libertadores do próximo ano. Os mais de 30 mil ingressos já vendidos, adicionados ao GNV Black, sinaliza que teremos um grande público no primeiro jogo decisivo. Se o Galo repetir a atuação da última partida, seguramente o segundo título da CB em apenas três anos volta para a sede de Lourdes. Enquanto o nosso time se prepara, a arrogância que teve início com um radialista gaúcho tem continuidade no Rio Grande do Sul. Faixas de campeão já estão sendo comercializadas pelo adversário. Que sirva de motivação ao time Atleticano. Espero que os jogadores entrem em campo com a determinação de vencer, coisa que vimos poucas vezes na atual temporada. É hora de virar esse jogo de carta marcada.

Opa, quase passava batido. Logo mais, mesmo com a utilização de time alternativo, o Atleticano estará ligado na partida frente ao rebaixado Santa Cruz. Tomara que o expressinho mostre tesão no jogo de hoje. Quem sabe assim possa contagiar alguns jogadores guardados para a grande final.

 

23 thoughts to “Tentam desestabilizar e a torcida reage”

  1. Galo 2016 –
    Caros Atleticanos, depois de um início de ano que aparentava ser promissor com a montagem do time, fiquei atônito quando não via qualquer movimentação da Diretoria para reforçar o setor defensivo do time. agora temos a comprovação de um resultado pífio no campeonato brasileiro . Chegar em quarto ou quem sabe até mais atrás em um campeonato com equipes tão fracas tecnicamente é decepcionante.
    Para mim , a Copa do Brasil pode ser um pequeno alento, mas muito pouco para um time com o tamanho do investimento feito.
    O desempenho do Galo neste campeonato é algo para ser analisado com profundidade pela Diretoria e seu corpo técnico.
    Elenco aqui alguns pontos para uma reflexão minuciosa que já se deve fazer para o ano de 2017:
    a) defesa que leva 50 gols ou mais em 38 rodadas;
    b) erros grotescos em gols sofridos – ex : jogos contra Internacional, Coritiba, flamengo, Fluminense, Sport, Santos, Botafogo e etc.
    c) recordista disparado de contusões nesse campeonato;
    d) time com padrão de jogo indefinido;
    e) partidas sofríveis contra adversários tecnicamente inferiores, mesmo dentro de casa – Ex Atlético Paranaense, Figueirense, ;
    f) postura da equipe em partidas fora de casa – o desempenho é aterrorizante – equiparado a equipe da zona de rebaixamento;
    g) estamos nos tornando o time com repetidas quedas rendimento nas rodadas finais – vejam nessas últimas rodadas: o time não vence ninguém, e fora de casa, perde até de times ameaçados de rebaixamento.
    Por fim, tenho a dizer apenas: que frustração!

  2. Avisa ao flamenguistazinho que o time dele está na fila da libertadores a quase 40 anos e parece que o Palestino vai conseguir uma vaga heim…..rsrsrs

  3. pode entregar a taça para a gauchada … com erazão na zaga e esse fraco gabriel …já era ! fora que o time é um legitimo cavalo paraguaio …hehehe saudações flamenguistas ..

  4. Eduardo me desculpe mas um treinador que não consegue montar um time para ganhar do Santa Cruz já rebaixado não pode comandar o GALO! É bem verdade que colocar para jogar Jesiel, Edcarlos, Lucas Cândido, Carlos Eduardo e Hyuri é dose, mas desse Santinha aí… O time continua jogando como peladeiro, cada um tenta fazer à sua maneira, dependendo exclusivamente da competência individual de alguns jogadores. O GALO pode, e até deve, ser campeão da copa do Brasil, mas já torço muito para o Marcelo se despedir em seguida. Já deu!

  5. Ninguém, seja neste planeta ou se existir vida em outro saberá entender o que é ser atleticano. Eles nunca poderão entender alguém acreditar que no replay aquela bola que passou raspando a trave vai entrar, ou se aquele chute que o goleiro mandou para escanteio…hum…no replay pode ser que ele não alcance. Isto é ser atleticano, acreditar no impossível, pois do possível já somos vacinados…árbitros, viradas de mesas, mandos e desmandos do eixo Rio-São Paulo, já sofremos o suficiente com tudo isto, nossos títulos nunca são valorizados por adversários sendo que ultimamente nem vice do RURAL (Como fazem questão de dizer, lógico quando o Galo ganha) estão conseguindo ser. Que venha o bi da Copa do Brasil e com ele a certeza de a primeira coisa que dirão é que são tetra mas não assumem que trocariam as 4 por aquela que perderam exatamente para alguém maior que eles. Nós…

  6. Prezado Eduardo,
    novamente você coloca em palavras o que é ser Atleticano. Excelente texto. Somente gostaria de pedir um “porém” para que sejam dados os nomes aos bois. Não é a primeira vez que publicar matérias que, envolvendo o Atlético, nada tem de jornalísticas. A polêmica de ontem tem origem bastante conhecida. Infelizmente. Saudações alvinegras.

  7. Tenho muito orgulho de campeão série B, é só mais uma da nossa fabulosa torcida, ressurgindo das cinzas, continuamos em escalada meteórica, assombrando nossos fregueses e rivais. Que seja 46 ou 200 anos, o certo é que irá acontecer e qdo acontecer será único, nenhum clube consegue transformar dor em glória como nosso gigante e glorioso GALO. E com o nosso estádio batendo à nossa porta seremos ainda maiores do que já somos. Ninguém explica essa paixão, só quem é atleticano. Eu tenho orgulho e não vivo no desespero por falta de títulos, o universo sempre conspira à nosso favor.

  8. Ser atleticano é algo mais que sequer conseguimos imaginar. No jogo contra o Tijuana eu estava na aldeia Jacaré no Xingu matogrossense. Sou médico e atendia aquela comunidade. Comprei um rádio de pilha, 9 faixas, Motorola, para acompanhar o jogo. O final todos sabemos. Naquela fatídica e inesquecível noite, ouvia o Caixa até o pênalti. A reação que tive foi quebrar o rádio. Santa ignorância. Não ouvi o Caixa vibrar na defesa de São Vitor. A noite foi longa. Ficava remoendo aquele pênalti. foi uma semana toda na aldeia até que voltei pra cidade e quando soube do resultado me deu uma vontade de retornar a aldeia e colar cada pedacinho do ex-rádio. Pra agradecer aos céus e perdoar minha ignorância fui de bicicleta do Mato Grosso à Aparecida, em suados 1.749 Km, em 14 duas de pedal.( http://www.jornadadafé.com.br) Isso é ser atleticano. Era o meu jeito de demonstrar o meu amor.

  9. Caríssimo Eduardo,
    Fico me perguntando por que raios continuam dando espaço para um tal ……. Independentemente de sua posição anti-galo, é fácil notar que trata-se de cronista fraco que troca de opinião a cada dia e que se esconde atrás de enorme arrogância…. Um real mistério para mim.

  10. Olha!! Este negócio de série bom. 6×1. 45 anos sem brasileiro e sem bilhões. É o único argumento de cruzeiros dos últimos 20 anos. Pois o próprio time delas estão por baixo há anos . O galo desde 2012 figura entre um dois maiores times do Brasil e muito respeitado pelos times sul americanos. Vejo desespero por parte de alguns veículos de comunicação principalmente pelo fato do nosso estádio estar virando uma realidade. Desespero puro de quem não tem mais o que falar e me orgulho de ter ido há vários jogos numa terça feira numa série bom, onde mostramos nosso verdadeiro amor e uma hora a hora vai chegar como está chegando a do inter. Abraço à todos.

  11. A melhor maneira de se preparar para enfrentar o Grêmio na decisão é colocando o time titular em campo.
    Já está mais que provado que o clube que coloca o time reserva pra jogar enquanto espera a decisão de um titulo, acaba sendo derrotado. Os exemplos são incontáveis. É quase uma regra.
    Por que temos este plantel maravilhoso ? pra colocar pra jogar e se alguem se machucar, ter substituto tão bom quanto o titular. Exceção feita talvez ao Lucas Prato, porque o Fred não pode jogar a decisão. Vamos passar 3 jogos do brasileirão jogando só com os reservas ? Já abdicamos do terceiro lugar do campeonato que nos dá vaga direta na libertadores ? E se a gente perde a decisão contra o Grêmio ?
    Mas as minhas ponderações, não afastam o apoio incondicional na hora da bola rolar. Precisamos da moral da vitória para manter o estado mental em alta para quarta feira. isso é fundamental. Só a vitória, não podemos pensar em outro resultado contra o vice-lanterna .

  12. Se um torneio como a copa centro-oeste vencida contra o Vila Nova-GO vale para a turma de lá computar como um feito, a Recopa contra um argentino vale para nós tb.

  13. Isso aí Eduardo! Somos Galo, nossa alma alvinegra foi forjada nas batalhas, nada foi fácil pra nós, nossas conquistas, sejam elas quais forem, foram fruto de muito suor e luta, contra tudo e todos, jamais fomos favorecidos ou tivemos nossa vida facilitada por ninguém. Orgulhemo-nos de nossa história e vamos a partir de quarta escrever novo capítulo. Simbora Galo, vencer, vencer, vencer!!SAN

  14. Penso que a maior frustração do “cruzeireiro”,é tardiamente descobrir que não tem como ser atleticano.Haja visto a frequencia em página do GALÔOOOOOOO nos mais variados meios de comunicação.Eta vontade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *