Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reconhecimento àqueles que fizeram a história Atleticana

Crédito: UAI/EM

A lista de jogadores homenageados pela diretoria do Galo por ocasião dos 109 anos do clube foi bastante comentada nas rodas Atleticanas, ao lado de discussões sobre Marlone e a provável ausência de Leonardo Silva, no domingo.

Tomei conhecimento da enquete às vésperas de sua apuração. Acho super interessante dar voz ao Torcedor, a fim de elencar aqueles que, tendo visto jogar ou por conhecimento histórico, foram os maiores ídolos do Galo. Pouco importa se 11 (um em cada posição), 30 (como foi o caso) ou 109 (em alusão à data). O importante, no caso, é deixar que manifestemos. Eu mesmo teria minha lista, mas só soube a respeito em cima da hora e por meio de um amigo mais atento e melhor informado.

O Atleticano mostrou que conhece o passado de seu time e soube eleger aqueles que construíram nossa tradição “no cenário esportivo mundial”. Entre os nomes que não tive a felicidade de ver jogar, todos inquestionáveis, destaco o mestre Olavo Leite Kafunga Bastos, com quem convivi, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, quando ele era vereador na antiga sede do Legislativo, na rua Tamoios. Merece ser reverenciado sempre.

Além dele, Afonso Silva, Carlyle, Guará (nome de troféu anual da Rádio Itatiaia), Lucas Miranda, Mexicano, Ubaldo, Zé do Monte e Mário de Castro (convocado para a Seleção Brasileira de Futebol), primeiro jogador lembrado fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, recusou-se a vestir a camisa amarela. Disse, na ocasião, que a única camisa que vestia era a do Clube Atlético Mineiro.  Premonição, talvez, pelo tanto de sacanagem que a CBF faz com o Galo. São nove imortais sempre mencionados.

Sobre os demais escolhidos, numa irrepreensível eleição, cito os goleiros. João Leite é soberano; é o jogador que mais vezes vestiu a camisa de nosso clube e, nesse quesito, jamais será superado. Renato Valle, goleiro campeão de 1971, recentemente reclamado por mim, numa homenagem feita pelo Galo, agora teve sua história resgatada. Taffarel, de curta passagem por aqui, foi também lembrado. Nada contra, mas seu nome é mais reverenciado pelo tetra brasileiro que pelo período que atuou no Atlético. Instável, eu diria.

Crédito: UAI/EM

Entre os outros, vamos por ordem alfabética. Buião, Cerezo, Cincunegui, Dario, Eder Aleixo, Guilherme (o camisa 9), Lola, Luizinho, Marcelo Oliveira, Marques, Nelinho, Paulo Isidoro, Procópio, Reinaldo, Ronaldinho, Sérgio Araújo, Valença e Vantuir. Tem nome que é unanimidade. Reinaldo e Ronaldinho, por exemplo. O Rei, para mim, é o maior ídolo da rica trajetória Atleticana. Incomparável! R10, por sua vez, foi o maestro de nossa definitiva condição de um dos maiores times de todo o mundo, única entre os mineiros.

Sem entrar no mérito de quem deveria dar lugar a quem, alguns nomes ficaram de fora da lista. Ela seria maior ou, quem sabe, fosse mais interessante excluir aqueles que passaram e desdenharam nossa tradição, não pelo simples fato de terem vestido a camisa de outro time mineiro, mas por provocarem o Atleticano à ira. Vanderlei Paiva e Grapette, citando caso análogo, por não terem sido tão marcantes. Caro leitor, deixe seu pitaco também. A homenagem é valida e oportuna.

Para finalizar, considerações acerca da contratação de Marlone e da ausência de Leonardo Silva. O novo contratado — aprovado por alguns e desconfiado por outros — merece, a partir de agora, toda nossa energia. Que apresente no Galo o futebol dos tempos de Sport.  No tocante ao capitão, defendo, como grande parte da Torcida, melhor atenção da diretoria na contratação de um zagueiro. A situação na fase atual da Libertadores dirá muita coisa; vamos priorizar o setor no resto de temporada.

50 thoughts to “Reconhecimento àqueles que fizeram a história Atleticana”

  1. A lista é quase perfeita. Difícil escolher entre tantos apenas 30, mas deixaria o Guilherme de fora, com certeza. Ingrato, desdenhou da torcida e ainda a provocou quando foi jogar no time do outro lado da lagoa. Imperdoável. Gilberto Silva no lugar dele seria muito mais justo, na minha opinião. Mas democracia é isto e respeito o voto da Massa. Quanto ao Marlone é uma aposta e devemos apoiar. Tantos já chegaram aqui desacreditados e se tornaram ídolos da torcida. Léo Silva sempre será nosso ídolo, mas ja está na hora da diretoria pensar em um zagueira a sua altura para substituí-lo quando parar. Eu disse “a sua altura” e não certos bondes que tem aparecido na Cidade do Galo! No mais, PARABÉNS GALÃO DA MASSA, NOSSA ETERNA PAIXÃO!!!!! GAAAALOOOOOOO

  2. Eu tiraria o Guilherme 9 e colocaria o Renaldo.
    Primeiro porque acho o guilherme 9 mau carater e segundo porque o Renaldo nao deveu nada como artilheiro.

  3. Eduardo, eu quero parabenizá-lo pelo rigidez com que a moderação passou a ser feita nesses últimos dias. Como melhorou o nosso ambiente. Está dando gosto ler e escrever nesse ambiente limpo e genuinamente atleticano. É como eu sempre digo atleticanidade é sinônimo de harmonia. Parabéns para você e seus auxiliares. É muito trabalho e esforço, mas acredito que seu coração se sente plenamente recompensado. Um abraço genuinamente atleticano.

  4. Acho que os nomes escolhidos representam bem a história do Glorioso Clube Atlético Mineiro.
    Falando de futebol, ontem a seleção Brasileira e o Tite deu uma aula do futebol moderno, é isso que o Roger quer implantar no Atlético e vai dar certo, acredito no trabalho do Roger estamos no caminho certo.
    Se os jogadores jogarem com a raça e a intensidade da seleção vamos ser um time difícil de ser batido pois temos qualidade é só comparar com os jogadores da nossa seleção:
    Alisson – Victor
    Daniel Alves – Marcos Rocha
    Miranda – Leo Silva
    Marquinhos – Gabriel
    Marcelo – Fábio Santos
    Casemiro – Carioca
    Coutinho – Luan ou Marlone
    Paulinho – Elias
    Renato Augusto – Cazares
    Neimar – Robinho
    Gabriel Jesus – Fred
    Se olharmos nome por nome não é uma discrepância tão grande de qualidade, praticamente todos os nossos jogadores já jogaram por seleção. Porém o Tite manteve o esquema que confia 4-1-4-1 e vem tirando o máximo de cada jogador, se o Roger conseguir consolidar o esquema, onde pelas características do Robinho que deve ser um atacante perto do Fred, Ele não aguenta fazer o que o Neimar fez ontem, buscar o jogo no campo de defesa e ir driblando todo mundo em velocidade.
    O mais adequado é o 4-4-2 e tirar o Máximo de cada jogador meu irmão ou a Libertadores ou o Brasileiro é nosso.
    Qualidade tem, o trabalho está sendo feito, a massa apoiando = vitórias e conquistas memoráveis em 2017.
    Eu acredito!!!

  5. Não concordo com todos os nomes. Penso que alguns poderiam ser substituídos por outros.
    Mas só de não ter Humberto Ramos, Beto Bom de Bola e Ziza Valadares, dou-me por satisfeito.

  6. Caros atleticanos. São só trinta nomes para serem escolhidos em mais de mil atletas, técnicos e dirigentes que fizeram a glória do nosso Galo. A diretoria quer que sejam trinta ex-atletas. Então, essa lista nunca vai agradar todo mundo. Por mim, o Odair e o Humberto Ramos estariam na lista porque foram mais importantes para a conquista de 1971 do que o próprio Dario. Mas, eu estou como já disse acima, satisfeito com esses trinta, mas, não contrario as opiniões que estou lendo e que questionam um ou outro contemplado. É isso. O Galo é grande demais. Tudo nele gera polêmica. Afinal, unanimidade é sinal de burrice e burro é o que não tem na Massa Atleticana.

  7. Meu caro Eduardo Ávila, é impressionante a intimidade que você tem pelo nosso Glorioso Clube Atlético Mineiro. Sou Sessentão como você, vi muitos craques atuarem pelo Galo, o maior deles foi o Rei. Vi ontem aquele gol do Neimar, foi um bonito gol, para o Rei, ele fazia aquilo com alegria, apesar de tanta violência que sofria. Nesta lista, também trocaria o Taffarel pelo Tardelli. Parabéns, e obrigado por tudo que tem feito pelo Glorioso.

  8. …eu acho que a galera está se esquecendo que o Gilberto silva está levando o Galo na justiça dizendo que foi obrigado a voltar antes do tempo depois de uma contusão ……o cara aceitou ir para o Mundial depois disse que foi obrigado!!!……ninguém joga sem querer…..acho que por isso ele não merece estar nessa seleção……se ele tivesse entrado na justiça por falta de pagamento,tudo bem….mas não, quer dinheiro alegando que voltou antes da hora…

  9. Retificação:
    Meus times têm apenas dez jogadores cada um?
    Sem problema, retifico… Aí vão:
    Diego Alves, Werley, Chiquinho, Juninho, Tchô, Ewerton Maradona, Nikão…
    Eh, Galo!!!

  10. Pitacos Atleticanos na véspera dos 109 Anos
    Na minha opinião devemos receber muito bem este garoto Marlone que vem humilhado e ofendido da parte de alguns do ultimo clube dele… Clayton se foi sem prestar nenhum queixa contra o Clube Atlético Mineiro. Isto é bom de ser frisado aos pessimistas de plantão. O garoto, que tem um imenso potencial a meu modo de ver, vem recebendo críticas injustas e desrespeitosas também por parte de jornalistas que afirmam que ele não jogou bola em nenhum clube grande que defendeu, dando a entender que o Sport do Recife é clube pequeno. Pequenos são a mentalidade de alguns pedantes jornalistas e o tamanho dos próprio clubes deles… Se ele conhecesse o Bafo do Leão nem pensaria em dizer uma marmota dessas. Muito maior na minha opinião o Sport do que o Flamengo. Pelo menos Centro de Treinamento de primeira tem e os títulos que conquistou não são contestados…
    Outro pitaco é para exaltar a Base do Galo que nos últimos anos revelou grosso modo apenas uns dois times de futebol… Aos que vão argumentar que são jogadores medianos na maioria dos exemplos eu digo que ninguém revela gênio o tempo todo e a todo tempo… O Barcelona, que só se entende com grandes craques, busca o tempo todo fora… Não é capaz de produzir. Na produção de uma base devem constar quantidade e valor monetário retornado: Jemerson e Bernard tá bom pra vocês pra início de conversa?
    Então vamos lá, vou citar apenas dois times:
    Bruno e Renan Ribeiro
    Marcos Rocha e Alex Silva
    Leandro Castan e Leandro Almeida (abri mão de Jemerson e Gabriel)
    Eron e Tiago Feltri
    Serginho e Filipe Souto
    Dodo e Renan Oliveira
    Eder Luis e Rafael Moura
    Carlos e Marion
    Giovani Augusto e Bernard
    O Grêmio está sendo cobrado em 8 milhões pelo atleta Kleber
    O Flamerda em 1 milhão pelo atleta Adriano
    Times de segunda do Uruguai e da Argentina estão em palpos de aranha para receber de instituição sediada aqui em Minas.
    Corinthians está atolado na questão da Arena
    Não vou continuar porque quero parar hoje. Deixem o Galo trabalhar em paz… E para completar, aos infiltrados do blog um lembrete: a maioria dos cruzeirenses não tem opinião. Se tivessem ela não nos interessariam. Os poucos que têm opinião formada por certo não se dariam ao vexame de entrar em casa alheia não tendo sido convidados…
    Saudações Atleticanas

      1. Verdade, Hermano… fiz confusão aqui. Em uma futura votação como esta, quando aposentados, certamente estes mais o Luan entrarão. Valeu!

  11. Bom dia, Eduardo e demais atleticanas e atleticanos homenageados ou não, satisfeitos com as homenagens ou não. O que importa é que sejam atleticanos e dêm seu pitaco à vontade sem constrangimento e sem ningém para contestar. Bom dia também para o Marlone nosso novo atleta. Que ele possa aqui jogar o futebol que ainda não jogou em lugar nenhum. Bom dia ao Clayton que com uma camisa mais leve que a do Galo talvez consiga render o tal futebol que ficamos esperando e nunca veio. Quanto aos homenageados nada a reclamar são trinta excelentes representantes da história do Galo. Poderiam ser 300 ou mais porque gente que fez a grandeza deste Galo é que não falta. Não dá para entrar no mérito desse merecimento. O importante é que o Galo está vivo e completando mais um ano de glória. E que ele seja a cada ano mais vitorioso e mais glorioso. Aqui é Galo. Aqui é vida. Aqui é glória. Saudações atleticanas.

  12. Muito boa a homenagem Eduardo. Escolheram grandes nomes e merecedores. Talvez Taffarel realmente não seja importante pro Galo, vi outros goleiros melhores e mais importantes no Galo. Velloso é um exemplo. Mas por tudo que fez pelo futebol brasileiro Taffarel acaba sendo lembrado por muitos.
    Quanto ao Marlone você disse tudo! Contestado ou não agora vamos apoiar. Se vai vestir o manto sagrado temos que dar tempo pro cara mostrar que Pode honra-lo!

  13. Eduardo, bom dia! Vendo esta lista com as grandes revelações das décadas de 70 e 80, faço uma pergunta: Que trabalho fazem hoje na base que não revelam ninguém? Pelo menos um camisa 10. É lamentável, pois investem demais financeiramente e não se colhe nada.

  14. Apesar de ser justa a homenagem a estes jogadores mencionados, não classifico um ou outro jogador, todos os jogadores que vestiram a camisa do GALO são reverenciados por mim, não importando títulos ou vitórias, o que importa é que fizeram e fazem parte de nossa história, até o mais “horrível” jogador que um dia entrou em campo defendendo o nosso manto. Não vou citar nomes, pois como já disse idolatro cada um deles, a notoriedade de cada, é irrelevante quando se trata da minha paixão. Como um pai, que jamais verá seu filho mais feio que os outros. Sou apaixonado por tudo e todos que representaram ou que representa o meu GALO, por isso rendo minhas homenagens a todos os que por ali passaram, com mais ou menos holofotes ou mesmo sem nenhuma luz. Obrigado a todos os que ajudaram manter essa chama acesa infinitamente dentro do meu coração. Do supercraque Reinaldo, ao pior de todos eles, meu muito obrigado. Amanhã (25) aniversário do meu GALO 109 anos, no domingo (26) aniversário do meu filho mais velho 22 anos, e que coincidentemente, se chama Victor, igual ao nosso mais premiado goleiro. Parabéns à nação atleticana, que esta sim é o maior patrimônio do GALO e que tem que ser reverenciada para todo o sempre. Quanto às injustiças históricas contra meu GALO, digo, que o universo sempre conspira a favor, até quando parece contra. Pergunta: Seríamos quem somos, caso não fossemos usurpados nestes anos de existência? Digo, que foi exatamente por isso que somos a melhor nação futebolística das Américas e uma das 5 melhores do mundo, nossa raça foi forjada no aço dos punhais, no fogo que queima dentro de nós, desta paixão inexplicável, que deixa nossos fregueses e alguns rivais atônitos, embasbacados por não conseguirem sentir esta magia única, apenas sentida por quem é ATLETICANO GALO DOIDO de verdade!!! Saudações.

  15. Bom dia, Massa!!! Muito legal a homenagem, mas acho que alguns que ali estão não merecem estar ou merece menos que outros que ficaram de fora, por exemplo: Cerezo nunca estaria entre os meus homenageados, nunca esquecerei aquela maldita frase dita por ele quando técnico do vitória BA e ter sido eliminado pelo Galo, Cerezo “essa torcida não sabe torcer”., não ganhou nada importante no Galo e ainda errou o pênalti contra o SP, Clube que viria a se consagrar futuramente, lá sim tem que ser ídolo. Outro que não entraria seria o Guilherme (camisa 9), ao se transferir para o Corinthians teve a infelicidade de dizer que a torcida dos gambás sim decidia jogos, um desdenho em relação a massa e para finalizar jogou no freguês e provocou mais uma vez a nossa torcida. Entre os que estariam, o Ubaldo que não vi jogar, mas certamente estaria pelo conhecimento histórico que tenho dele com o Galo, outro que certamente merece um lugar o Gilberto Silva, peça importante na conquista da libertadores 2013, preferiu vir para o Galo em uma época não muito boa da nossa historia a se transferir para outro lado da lagoa, por isso tem o meu reconhecimento. Mas respeito a opinião dos que votaram e escolheram os que serão agraciados!!!! Galo Sempre!!!!

  16. Baita ação do CAM! Povo que não tem memória não tem passado – ou coisa parecida-, ainda bem que o povo Atleticano tem . Deve vir mais surpresa aí,haja visto a conclamação de envio de vídeos/fotos na tag #PaixãoDoPovo . Em minha lista o Guilherme não tem lugar por motivos óbvios, de resto sigo as palavras contidas na crônica do relator .? #Galo109
    _ PS: há relatos que nesta enquete totalmente Alvinegra, wanderléias tentaram passar seu recibinho no que foram prontamente chutadas lixeira… são insuperáveis no quesito a inveja mata rsrsrs…

  17. Caro Eduardo, bom dia.

    Foi Mário de Castro quem foi o primeiro convocado para a Seleção Brasileira de Futebol fora do eixo Rio-SP, e o primeiro a recusar a convocação. Na oportunidade disse: “Respondi que só visto a camisa do Atlético-MG.”

    Portanto, gentileza rever o texto. Não foi Afonso Silva, mas Mário de Castro o primeiro convocado.

    1. Observação perfeita. Desta vez a falha não foi do blogueiro, mas daquela cliques na tela e que muda palavra de lugar. Inesquecivel e precisa a recusa de Mario de Castro. ObriGalo pela notificação e a correção já foi feita.

    1. Albino ,em minhas indicações eles apareciam. Assim como também Everton , Renato pé murcho e Pingo que aos 14 anos de idade foi o autor do primeiro gol do CAM- em partida comemorativa do primeiro aniversário do Clube – em um jogo em 1909 frente ao extinto Sport Foot-Ball Club -GALO 3 x 0 – . Pingo era o apelido de Anibal Machado, escritor e irmão de Cristiano Machado que cede seu nome à uma Avenida da Capital Mundial do GALO . Merecia encabeçar a lista de nomes homenageados ,mas como foi a vontade da maioria daqueles que votaram, justa a homenagem ! GALO

    2. Muito bem lembrado Albino! Paulo Roberto Prestes tinha que estar na lista. Acho que Dede etambém Doriva poderiam apesar de ter ficado pouco tempo no Galo.

  18. Bom dia, amigo Eduardo! Sábias palavras, como sempre! Eu tiraria da lista Taffarel, como você bem disse, não fez história no Galo, exceto pelo papelão no jogo contra a Caldense no antigo Independência…
    tiraria também Cerezo: foi pro “ladilá” e graças a um gol seu, tirou o Crüzeiro do rebaixamento…
    Tiraria também o Marques… pra mim um jogador fantástico, mas manchou seu nome no dia em que fomos rebaixados e ele avisou: “volto ao Galo quando o time voltar pra Primeira Divisão”…

    1. Boa tarde Cássio, nunca vi essa declaração do Marques. Pelo contrário! Ele saiu do Galo em 2005 no meio do ano (muito antes do rebaixamento) vendido por 5 milhões de dólares pro futebol japonês e abriu mão de uma divida de 5 milhões de reais referente à salários e premiações. Pesquise à respeito e verá que está equivocado. Marques pra mim está no patamar do Reinaldo entre os ídolos do Galo. São jogadores que não ganharam grandes títulos mas fizeram muito pelo Galo e jogavam demais!
      Saudações alvinegras!

  19. A torcida do GALO é imensa e seria impossível alcançar uma unanimidade na lista de homenageados! Portanto, em que pese a ausência de um ou outro jogador de nossa preferência, resta a nós parabenizar a Diretoria pela brilhante iniciativa! Quanto ao Marlone, que seja bem vindo e que possa contribuir nas conquistas desses anos que, tenho certeza, serão muitas! Aos pessimistas de plantão quero apenas lembrar que, a partir de ontem ele está aqui! E “AQUI É GALO, POR…”!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!zk5z

  20. Na minha opinião acho que faltou o nome do Gilberto Silva que foi titular da Seleção Brasileira na copa de 2002 ,na época ainda era jogador do galo. Fora isso essa lista está bem representada uma vez que serão homenagiados somente ex jogadores

    1. Para mim, faltou Tardelli também, foi fundamental nas conquistas da Libertadores e Copa do Brasil, 02 dos mais importantes títulos da história do Galo. Daqui a pouco vão dizer que ele é mercenário, aí eu pergunto qual jogador de futebol que preferiu ficar no brasil tendo uma proposta do exterior, impossível de ser coberta por um clube no Brasil, a história do Marques no galo é a mesma do Tardelli, recebeu melhor proposta do Japão e foi embora, mas não tem o currículo de Títulos que o Tardelli tem, e para mim isso faz uma grande diferença, mas concordo com o Marques na relação também. O Tardelli além de fazer parte dessa História de sucesso recente do Galo, sempre jogou com muita raça e se declara Atleticano, assim como o Marques. O Guilherme também está na relação, foi um grande centroavante mas não ganhou nada E eu nunca vi ele se declarar atleticano, ou reverenciar que o Atlético foi o único clube que ele jogou que lhe deu projeção nacional, no resto de sua carreira foi um Zé ninguém, inclusive vestiu a camisa do maior rival, e não jogou nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *