Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Miscigenação é característica do Galo

Crédito: Luciano Gontijo

 

Como acontece toda véspera do dia 25 de março, neste ano, novamente, a Massa tomou conta das ruas de Belo Horizonte. Se a capital se consolidou como polo do carnaval dos blocos de rua, de modo igual ela representa a “Cidade do Galo”. Desde a comemoração do centenário do Clube Atlético Mineiro, em 2008, os Torcedores fazem vigília e, em procissão, cantam o hino e as músicas do Galo.

Contagiando corações e causando emoção, os Atleticanos perpetuam a catequização de novos Torcedores do Galo. É explicável o motivo de sermos a Torcida que mais cresce no país nos últimos tempos. Em Belo Horizonte e em Minas Gerais, historicamente, sempre fomos a maior. Agora, com demonstrações de paixão, como a festa da última noite, nosso clube avança sobre os demais territórios brasileiros e até mesmo no exterior.

Crédito: Luciano Gontijo

Manifestações pacíficas e saudáveis, a exemplo das comemorações de aniversário do Galo, já fazem parte do calendário anual de eventos da capital mineira. Somos milhares, saindo do Parque Municipal (local onde um grupo de moços fundou a paixão pelo nosso clube, em 1908), percorrendo diversas ruas do Centro, passando por locais significativos à nossa história, até chegar à sede de Lourdes.

Stefany, 1 ano e 4 meses (Crédito: Luciano Gontijo)

No trajeto, mulheres, homens, jovens, idosos, crianças, cristãos, ateus, brancos, negros, esquerda e a direita; todos abraçados sob única paixão: Galo, Forte e Vingador! Noite exclusiva e genuinamente Atleticana, numa cidade que se confunde com a própria história do time. Com o mesmo nome e as mesmas cores desde sua fundação, traz em sua trajetória a verdadeira integração entre as pessoas. Nunca se admitiu qualquer tipo de discriminação entre seus seguidores.

O pioneirismo do Galo no tocante à miscigenação impõe ao nosso time característica de vanguarda. Primeiro campeão nacional; primeiro título interestadual do Brasil; primeiro clube brasileiro a jogar em gramados europeus; fomos os primeiros a erguer um troféu fora do país; campeão da primeira Conmebol (torneio que precedeu a Copa Sul-Americana), ridicularizada por alguns e, agora, tratada como prioridade.

Nas últimas horas, pelas ruas da Cidade do Galo, as demonstração de amor à bandeira preta e branca são emocionantes. Às 20h, cerca de 5 mil pessoas concentravam-se em frente ao Parque Municipal. A pé, subiram para a sede e juntaram-se àqueles que faziam vigília. À meia-noite, na Olegário Maciel, a estimativa era de 20 mil Atleticanos. Imagine em 2018, nos 110 anos do Galo…

 

 

22 thoughts to “Miscigenação é característica do Galo”

  1. GAlÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. PARABÉNS AO GALO MAIS FAMOSO DO MUNDO!!! PARABÉNS À TORCIDA MAIS “CHATA” DO BRASIL!! VAMO GALÔÔÔ! QUE OS JOGADORES SEJAM CONTAMINADOS PELA TORCIDA E FAÇAM O GALO CANTAR MAIS ALTO! BH PRETA E BRANCA EM 2017!!!!

  3. Hoje é um dia especial para todos nós, Atleticanos.
    Mas outros Aniversários já aconteceram, mais de cem vezes… Mas nenhum a meu modo de ver mais animado e festivo como o deste ano e eu explico a causa: o Blog Canto do Galo… É muito bom ter este canto pra gente se encontrar, discutir, comemorar, xingar… Obrigado, Eduardo de Ávila!
    Não me canso hoje de brincar de Galo, brincar de Parabéns pra Você, brincar no Blog… O Companheiro Galodamata reclamou a presença do CAMpos, o Carcará… Vou fazer mais uma viagem por estes 50 anos de Galo que eu, pessoalmente, comemoro neste ano de 2017, escalando alguns jogadores que na verdade não atuaram juntos… Vamos ver se seremos capazes de formar mais dois Times… Eh, Galo!!!
    Adilson, Umberto, Carlos
    Alcir, Sabará
    Márcio Gugu, Osmar Barão, Osmar Guarnelli
    Silvestre, Galván, Caçapa, Cleber
    Flávio, Cláudio Mineiro
    João Alfredo, Bougleaux, Eder Lopes
    Spencer, Ângelo
    Ismael, Marinho, Serginho, Pedrinho
    CAMpos, Santana,
    Paulinho Valentim, Beto Bom de Bola, Vaduca
    Guerino Netto, Ziza…
    Que no dia 25 de março de 2018, com as Bênçãos de Deus, estejamos todos aqui comemorando e falando da Arena do Galo, suas bases já materialmente assentadas…
    Galo sempre.

  4. Puxa vida! É gente demais. Eu disse que se fossem trezentos ainda seria pouco. Estou lendo as listas do Rubens Bispo e lembrando do Bougleaux autor do primeiro gol no Mineirão e que era meu colega de pelada no Campo do 12 RI e do Getúlio lateral direito meu vizinho no Caiçara e com quem eu servi ao exército também lá no 12 RI. Gente demais. O Galo é imenso e apaixonante. Ser atleticano é tudo que se pode querer da vida.

  5. Mais Trinta, mais trinta… Não Acaba… Eh, Galo!!!
    Zoline, Ortiz
    Canindé, Osvaldo
    Oliveira, Modesto
    Grapete, Vantuir, Djalma Dias
    Décio Teixeira, Hilton Brunis
    Geraldo, Murilo, Ramos
    Humberto Ramos, Danival,
    Roberto Mauro, Ronaldo Drummond
    Paulinho, Marcus Vinicius, Renaldo
    Zenon, Negrini, Nicola,
    Caldeira, Valdir Bigode, Valdir Lourinho, Doriva, Bruno(lateral e meio campo), Otamendi…
    O NOSSO TIME É IMORTAL!!!

  6. Mais trinta jogadores, não citados, que vestiram com mérito e brilho a Camisa do Galo:
    Mão de Onça, Juca
    Getúlio, Zé Maria
    Normandes, Vander o Xerife
    Dr. Haroldo Lopes da Costa, Villalba
    Amauri,Heleno, Lauro
    Lucas Miranda, Vaguinho
    Lero, Laci, Gastão, Joel (autor do gol do primeiro Tricampeonato)
    Carlyle, Totonho, Pedrilho, SantoCristo, Bibi
    Romeu, Amorim, Tomazinho, Viladonica, Jomar, Noêmio

    Felix Magno, Ricardo Diaz, Yustrich, Telê Santana, Cuca, Ondino Vieira, Barbatana
    Eh, Galo!!!

  7. Manifestações como esta , colocam perplexos o mundo do futebol e fica no ar a pergunta que não cala : que torcida é esta?
    Fantástica ?
    Inigualável?
    Inacreditável?
    Sem adjetivos para definir este tsunami de amor incondicional a um clube , a única resposta a esta pergunta foi dada espontaneamente por um ex jogador que teve o azar de jogar em outro time e será lembrado não pelo seu futebol mediano, mas por ter cunhado esta frase , autentica sincera e saída do fundo do coração :
    ESTA TORCIDA É DE OUTRO MUNDO.

  8. Parabéns Galo! Que nunca nos falte o Glorioso nos meios e fins de semana, para nos encher de alegria, porque, os meios e fins de semana, sem o Glorioso, é a mesma coisa de missa sem Padre. Galo até morrer.

  9. Verdade Dudu!Esta peregrinação na véspera do niver do GALÃO tem de ser feita pelo ao menos uma vez na vida pelo Atleticano. É como aquela que se faz a um solo Sagrado ,e, nossa Sede é um deles. Ano passado tive o privilégio de estar presente na festança ,este ano acompanhei pelo aplicativo do CAM que transmitiu ao vivo e o sentimento foi o mesmo … GALO é gigante cara! E nós somos o GALO,um não sobrevive sem o outro. PARABÉNS ao CLUBE ATLÉTICO MINEIRO pelos #109 anos .Que eles se perpetuem por muitos e muitos anos.?????? GALOOOO
    _ Parabéns tbm vai para o Alexandre Kalil,cara privilegiado que tbm é aniversariante no dia de hoje… Parabéns presida!#Galo109 #PaixaoDoPovo

  10. Parabéns Clube Atlético Mineiro, nosso GALO FORTE E VINGADOR.
    Eu que sou de Prados/MG residente há mais de 40 anos em Volta Redonda/RJ nunca abandonei meu Galoooo. Hoje fazendo parte do Consulado do Galo aqui na região, o Galo Rio Sul.
    E viva o Galooooooo.

  11. PARABÉNS AO MEU AMADO GALAO DA MASSA. É muito obrigado ao meu Amado Pai por me mostrar ensinar essa paixão e me mostrar o tamanho do Galo sempre, mesmo nas horas difíceis. EU TE AMO MEU GALO..

  12. Viva o nosso Galo, paixão que só aumenta a cada ano! Parabéns a todos nós e obrigado tb a todos que ajudaram a engrandecer nossa história!
    Xará, obrigado tb a vc por manter o blog em altíssimo nível, democrático e tolerante.
    Em minha casa, paixão já renovada nos meus frutos e até um pingo de simpatia da parte de minha esposa, maria de formação, mas no fundo, Galo no coração!!
    Gaaallloooo!!!!!

  13. Este JC FDP Flamerda Maria disfarçada sempre conversando pelo fioooofooo o Marlone tem que saber da simpatia do JC por ele e dar uma boa resposta em campo.Avante Galo que que venhas milhoes de anos nos sempre contra o vento.Galoooooooooooooooooooooooooooooooo

    1. Leonardo. Nem leio mais esse jornalista me abro mais a coluna dele pois a minha audiência ele não tem a muito tempo. Se todos fizermos o mesmo em breve ele perderá mais espaço ainda. Boca Bicudo

  14. PARABÉNS, GALO!!! 109 ANOS DE GLÓRIAS E CONQUISTAS, MUITOS ANOS DE VIDA E MUITAS CONQUISTAS FUTURAS. SUA MASSA DE TORCEDORES TE SAÚDA E PERMANECE FIEL ETERNAMENTE. Bom dia, Eduardo e atleticanas e atleticanos bipolares ou não, mas com certeza todos centenários. Eu queria estar na festa lá na sede nesta madrugada. Mas, minha idade e o meu coração me obrigam a ser contido em minhas emoções. Tenho certeza que foi uma festa linda e cheia de amigas e amigos unidos em uma só paixão. É aquela coisa de muitos corpos e uma só alma. Quero saudar a vinda do Marlone como se ele fosse realmente um grande reforço. Até agora ele tem demonstrado qualidades e inconstâncias por onde passou, mas, com o nosso apoio ele poderá mostrar muito mais futebol. Afinal, ele nunca esteve em um clube da grandeza do Galo e nunca foi embalado pelo apoio e carinho de uma torcida como a nossa. Então, que tal uma corrente prá frente em favor dele? O Roger deve conhecê-lo melhor que nós e por isso empenhou-se na sua contratação. Daí que uma simbiose entre os dois pode resultar em benefício do Galo. Quanto ao Luan já demonstrei a minha preocupação com a sua recuperação. Precisa calma e atenção muito especial com ele. Nada de afobação. Quinze a vinte minutos no final de cada jogo desde que o Galo esteja vencendo e a partida sob controle. Assim ele não precisará se esforçar demais e readquirirá ritmo de jogo com tranquilidade. E o Roger, rapaz estudioso, bem intencionado e trabalhador, que tem na direção do Galo a grande chance da sua vida, certamente saberá fazer isso, que Deus o abençoe e guarde e lhe dê muitas vitórias. Aqui é Galo 100%. Preciso do galo vivo para eu continuar vivendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *