Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quem entra e quem sai

A venda de ingressos para a partida com o Palmeiras seguiu timidamente nesta terça-feira. Ao que parece, o Torcedor, que vinha fazendo a diferença e cumprindo com o seu papel, entrou para o departamento médico depois da derrota para o Coritiba. Essa partida, não fosse aquele resultado e outros ao longo da competição, seria o jogo do campeonato. Mas o Atleticano, reconhecidamente apaixonado, ainda não encontrou motivação para o jogo frente ao líder.

Tomara que a partir de hoje aconteça uma reação. Ontem, os jogadores que estiveram à disposição das seleções de seus países fizeram a última partida das eliminatórias neste 2016. Só espero que o Otero, que nem atuou na segunda partida e que foi destaque no jogo anterior, volte para casa em condições de jogo. Ficou de fora por sentir incômodo após o jogo anterior.

Robinho 23-07-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Além dele, são aguardados Erazo – imprescindível para compor o frágil sistema defensivo – e Cazares (este se não esquecer o documento para o embarque), vindos da seleção equatoriana. Pratto, que ontem atuou e deixou sua marca de artilheiro, também é peça importante para o Galo nesta reta final. Caso ele não atue frente ao Palmeiras, na outra semana o argentino vai comandar o ataque no jogo decisivo da Copa do Brasil.

Já o lateral esquerdo Fábio Santos, convocado às pressas para servir ao Brasil, é outro que tem de chegar inteiro. Seu substituto, o jovem Leonan, embora tenha atuado bem em sua estreia, é ainda muito jovem para assumir a posição neste momento de definição de título e G3. Com a volta deles e os treinamentos secretos que aconteceram, o Atleticano espera que a defesa esteja bem posicionada e ainda protegida pelos volantes escalados pelo treinador para a partida.

Enquanto isso, o noticiário do Galo trouxe dois destaques sobre o futuro de jogadores para o ano seguinte. Enquanto Dátolo, que foi destaque no ano passado, mas que na atual temporada esteve mais no DM que em campo, anuncia sua partida, Robinho confirma sua permanência. O argentino, ao sinalizar sua saída, jogou no colo da diretoria a decisão. Ora, qual clube renovaria um contrato milionário com um jogador que passou a maior parte do tempo no estaleiro? Foram três temporadas no Galo, a segunda delas, sim, foi espetacular, as demais nem tanto.

Já Robinho, que chegou no meio do Campeonato Mineiro e foi recebido com festa, justificou a expectativa e anunciou seu desejo em permanecer no Galo. Se no Mineiro, atuando apenas em metade das partidas, foi artilheiro, agora está disputando – gol a gol – a condição de goleador do Brasileiro. Ele e o outro Atleticano Fred estão brigando pela condição de artilheiro do campeonato. Fred hoje tem um gol a mais que o Pedalada, mas dois deles foram assinalados ainda no seu antigo clube. Com isso, Robinho é o principal goleador do Galo em 2016.

19 thoughts to “Quem entra e quem sai”

  1. Rodrigo, é o que eu venho dizendo: que o nepomuceno reconheça que errou e traga o levir culpi de Volta. Com o lever a gente Tinha Sido campeão. Agora Aquela carol portaluppi é uma gata. Tem gente que não gosta de mulher. E Olha que sou GALO.

  2. Na minha opinião respeitando a de todos acho que começa com o presidente e o M.Oliveira sim ,,esta há quantos jogos sem esquema tático ,, jogadores que já deram sua contribuição porém agora Adeus !!!! Yuri , Clayton olha o preço da contratação absurdo ,,, Carlos sem mira , Patric , Leandro Donizete erra passes demais uma zaga fragilizada ,nossos meias um no estaleiro sempre ,,Dátalo e o outro adora a noite,,Cazares e água gelada assim dizendo rrsr acho que precisamos de uma reformulação responsável ,,,atacantes estamos bem servidos e finalizando o presidente tem que ver que 2017 esta ai ,,,,será que aprendeu pelos erros cometidos deste ano !!!!????

  3. Sou extremamente contra a saída do Datolo, fui contra a saída de outros jogadores que sairam na minha opinião por incompetência e falta de . visão doa gestores de futebol do galo, quanto ao MO creio que esse time nas mãos de um treinador com visão de.jogo estaria certamente na situação de lider do campeonato.

    1. … o cara não quer jogar no Galo! … manter jogadores que visivelmente não querem jogar no time é erro repetitivo … Tardeli, Diego Souza, Renato Gaucho e tantos outros … manter é financeiramente péssimo e acaba baixando a moral dos restantes …

  4. Não dá para ficar enaltecendo o M.O. por títulos que ele ganhou em outro time, a verdade é que este time deveria estar jogando muito mais do que isto.

  5. Sou contra a saída do Dátolo. Não sei em quais termos foi tratada uma possível renovação. Não sei se a Diretoria tentou uma redução no salário do atleta. Pra ganhar salário milionário realmente não dá, já que passou a última de suas 4 (e não 3) temporadas no DM. Lembro que o atleta ao lado do Luan foi o grande destaque do GALO na conquista da Copa do Brasil de 2014. É na minha opinião, o melhor “cruzador” do futebol brasileiro. Ninguém bate escanteio ou faltas laterais como ele. Quem sabe o problema não é no nosso Departamento Médico? O Guilherme no Corinthians não sofreu como aqui no GALO e vem jogando regularmente. Para o ano que vem, vejo com temor notícias de que clubes no Brasil (Palmeiras e São Paulo) querem Lucas Pratto. Se não tiver jeito e tivermos que negociar o atleta, que seja com clube do exterior. E outra coisa, independente de ser o artilheiro do campeonato, Fred é bem inferior ao Pratto. Se PRatto sair e vier Tardelli, beleza, se Pratto sair e ficarmos só com Fred, o time perde demais. Pratto é muito mais jogador! Concordo contigo, o artilheiro pra mim é o Robinho, Fred fez 2 gols pelo fluminense, que pra mim não contam, se ele marcar pelo GALO, tudo bem. Não tenho nada contra o atleta (Fred), acho até um bom jogador, só que foi dinheiro mal gasto. Poderíamos com o recurso investido, ter trazido um zagueiro de alto nível, para a posição, já tínhamos e temos atleta de melhor nível (Pratto) para a posição. Podem contra argumentar afirmando que Fred é o artilheiro do campeonato. É verdade, mas título nós vamos ganhar é na Copa do Brasil, com o Pratto. Finalizando, a principal de todas as mudanças, desejo de 90 % da Massa Atleticana, é no comando técnico da equipe. Queremos treinador qualificado, chega de boleiro entregador de camisa. Marcelo pode até ter jogado no GALO, mas que ele tem a cara do cruzeiro, com aquele marasmo e falta de atitude, ele tem. SAN

  6. O torcedor esta muito frustrado. Ele que compareceu e acreditou agora fica sem a
    ânimo para torcer pra um time que nao demosntra a raça que se espera. O time parece satisfeito com esses resultados pífios e ridículos. Ninguém parece sequer se importar com mais um campeonato perdido. O que se vê é apenas uma atitude de ” é vida que segue” . Tudo dentro da normalidade. E o sofrimento fica por conta da torcida , no eterno “Acreditar”.

  7. Acho que o Marcelo não tem culpa, o time em certos momentos não tem vontade, é apático, tá precisando valorizar mais, não há atraso de salários, tudo em dia, sou contra a saída de Datolo.

  8. Eduardo, otima cronica, o galo as vezes perde para os proprios erros, a saida de bola nos pes de nosso general e sofrivel, e ele erra muitos passes, dando ao adversario o contra ataque, temos um ataque que da medo, mas o maior medo e o proprio time que tem emdo de ser feliz, jogar pra cima estano DNA do galo, perdemos porque jogamos, somos assim sempre. MO ainda tem que perder seus medos e fazer um time somente com um volante, deixar o time solto, somos um time que faz muitos gols, levamos tambem, mas temos saldo possitivo, o maior erro do time e que faz um gol e se acha no direito de dar espaco ao adversario, ao perdemos o foco no jogo e este o nosso segundo maior erro, como havia falando anteriormente temos o erro de passe da saida pro jogo, este o primeiro erro fatal. Temos que dar tempo em formar um time com MO no camando, Cuca errou no primeiro ano tambem. Lutamos para nao cair em 2011 e fomos vice em 2012, e assim ter calma em formar time. Mas nunca esquecer que nao temos zagueiros e esta falta foi dita pelo presidente em maio, erro fatal. Gabriel e fraco, na libertadores com ele e fatal, vamos iniciar 2017 arrumando a cozinha e o meio com jogadores de qualidade de R.Carioca, Urso e um jogador moderno mas erra o ultimo passe. ai esta o maior erro dos nossos volantes. O ataque e muito forte.

  9. Caro Eduardo, gostaria que você (caso você saiba) me esclarecesse a situação desse jogador Leleu…. Todo fim ano é a mesma história, começam a anunciar que ele está “voltando” e deve ser novamente emprestado…. Talvez essa seja a transação mais nebulosa do futebol brasileiro… Como ele chegou aqui? Ele pertence a quem? É parente de alguém do Galo? Algum dirigente tem participação no passe dele? Porque investir tanto tempo em um jogador que parece um fantasma pois só ouvimos falar dele no final/início de temporada? O que realmente está por trás disso? Acho que são dúvidas da grande maioria dos atleticanos…. sds alvinegras….

      1. … se me permite, Leleu, Renan Oliveira, Carlos, Dodô, Tabata, etc … e agora Leonan, O que acontece realmente no Galo? … os caras não são aproveitados porque em um momento são jovens … e então, passam anos e anos em segundo plano … esperando o que?
        Demais clubes fazem as apostas e resolvem logo essas questões … ou joga ou vaza, gerando dinheiro. Aqui no Galo, ficam comendo pelas beiradas, eternas promessas e ao final, quase nada (se muito) se prospera. Isso é o maior veneno dos bastidores do Galo e tem que mudar, para disputar títulos é fundamental querer se superar em campo e isso, convenhamos, para quem já está no “estrelato” … é bem mais complicado de dar manutenção.

  10. Acredito que o problema do Galo não é M.O, nem jogadores, penso que o problema é a Diretoria e parte da torcida que é muito chata. Vejo o pessoal metendo o pau no Marcelo, mas quero lembrar que ele ganhou 2 Brasileiros nas Marias, e chegou a final em 5 nos últimos 6 anos. Sou atleticano e acho que o time era muito mal administrado antes do Ricardo Guimarães. E depois do Kalil o Galo voltou a ser grande. Acho que tinhamos que ter um presidente mais experimentado. Na minha opinião o Nepomuceno é muito novo ainda e inexperiente para a responsabilidade de fazer um time campeão Brasileiro que não ganha a muito tempo o Brasileirão. Mas já que ele esta lá, torço para que faça o melhor. Agora, acho que parte da torcida é chata demais. Os mesmo que pedem a cabeça do Marcelo são os mesmos que pediram a cabeça do Levir. Deixa o homem trabalhar gente. Acho que nosso papel como torcida é parar de cornetar e torcer, ir no campo, incentivar. O Galo é o time que nos últimos anos mais foi bem em relação a qualquer um outro.

    1. Perfeito Daniel Santos! Concordo plenamente contigo! Os mesmos que pedem a cabeça do Marcelo são aqueles que pediram a de Levir. Não sou fã do Marcelo, mas para avaliá-lo, há de se montar um planejamento junto com ele, correr a temporada e ver os resultados. Simples assim…

  11. Quem tem que sair do galo, e nosso péssimo treinador Marcelo Oliveira, além de ser ruim demais queima os jogadores como o Dátolo, QUE É EXCELENTE JOGADOR, RUIM É ESSE TREINADOR , o time do galo está andando em campo, …..

  12. Venho repetindo sempre! O time do galo perde para ele mesmo! O saudade do cuca! O saudade do levir! Saudade de ver o time do galo jogando pra cima, atacando sem medo de levar gols! Prendia o adversário na defesa para tentar segurar o bombardeio do galo! Hoje só vemos o time perdendo pra ele mesmo!

    1. Concordo contigo, grande Rodrigo. Cuca e Levir foram dois ótimos técnicos no Galo .
      Eu também sou daqueles que entendem ter sido um grand eerro da diretoria atleticana mandar o Levir embora . Se estivesse por aí, estaráimos disputando o título do brasileirão !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *