Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Vitória e probabilidades

Quem imaginava que faltando uma única partida estivéssemos aqui fazendo contas e projeções para uma vaga das oito brasileiras na Libertadores? Entre as quais, seis direta na fase de grupos. Ao que eu vislumbrava, até o final do primeiro turno – antes de comemorar (quem diria) a chegada do Cuca – era brigar pelo título e como no ano passado poder comemorar rodadas antes do final do Brasileiro.

Antes de discorrer sobre isso, rapidamente, falo sobre a vitória de ontem que nos reacendeu a chama da classificação. O adversário, fraquíssimo, pouca resistência ofereceu ao Galo. Bem no início, a defesa do Cuiabá bateu cabeça – na verdade as pernas – e Keno desencantou. Ainda no primeiro tempo, numa assistência de Vargas, novamente Keno ampliou. Depois – já no segundo tempo – ele devolveu o presente ao chileno que fechou a goleada. Ano passado, era assim com todo e qualquer adversário. Mas, Cuca 2022 não foi o mesmo.

Atuando com uma camisa alegórica, gosto do Galo com uniforme tradicional, vencemos pela fragilidade do Cuiabá. O time teve uma oscilação, logo após sofrer um gol anulado pela arbitragem, mas a diferença técnica foi determinante ao resultado. Éverson, pouco exigido, precisa corrigir um vício irritante. Meu amigo, Bastião Verçosa lá do Araxá, me alertou faz tempos. Ele demora muito na reposição de bola. Fosse mais rápido, seguramente, jogadas em velocidade seriam fatais aos adversários. Demora tanto e recomeça com aquela jogada imbecil na defesa.

Ontem, sem o saltitante Allan, as coisas funcionaram melhor na ligação defesa, meio e ataque. A ausência do jogador, suspenso pela terceira vez na competição por cartões amarelos – vale dizer, tomou nove advertências –, não foi sentida pela equipe. Ao contrário, Otávio e Jair, funcionam melhor sem o Allan que o treinador insistia com um ou outro companheiro. Enfim, vencemos e subimos de volta ao sétimo lugar. Dizem que sete é o número da mentira. Provem o contrário. Ah! Registre-se, diferente do que eu previa e alguns torciam, a Massa esteve presente com mais de 28.800 pagantes. Portanto, 30 mil Atleticanos no Mineirão.

Para domingo, com todos os jogos no mesmo horário, a sorte será decidida. Se cinco equipes – Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo – já estão assegurados na fase de grupos, as três vagas restantes estão em aberto. Uma delas será direta e as outras duas na pré Libertadores. O Galo, junto com o Paranaense, têm os mesmos 55 pontos, mas perdemos a posição pelo número de vitórias. Além dos dois, ainda estão na briga por vagas o Botafogo, América, Fortaleza e com remotíssimas chances o São Paulo.

O que nos interessa é o nosso time do coração. Se vencer o Corinthians e o Paranaense não for vitorioso – situação ideal – asseguramos a sexta colocação e vamos direto para a fase de grupos a partir de abril. Em caso de empate, o Galo entra na pré Libertadores, pois chegando aos 56 pontos, pode ser ultrapassado por Paranaense (55) ou Botafogo (53), mas não será superado pelos concorrentes América e nem Fortaleza (ambos com 52).

Porém, caso sejamos derrotados, a chance de Libertadores ficará por um fio. Além dos dois que se enfrentam – Paranaense e Botafogo – um ou mesmo ambos podem superar o Galo. Já os outros dois, América e Fortaleza, se vencerem ultrapassam também nossa pontuação. Então é vencer para sonhar com a classificação direta nos grupos ou empatar para assegurar a pré Libertadores.

Ao final do jogo, com meu bom amigo Paulo Vilhena, ficamos lamentando a quantidade de “se” que teria evitado todo esse martírio. Desde “se” não tivesse perdido para o Botafogo, Paranaense, Goiás, além dos empates com Bragantino, Ceará, entre tantos outros resultados negativos surpreendentes no Mineirão. É a nossa sina, parece!

Hoje, cedinho ao acordar e assentar para redigir essa resenha, me ocupei por consultar o site de probabilidades da UFMG. Entre todos, ao que acompanho, é o melhor da modalidade. Transcrevo as chances, segundo o mesmo. Galo (89,4%), Paranaense (84,4%), Botafogo (51,7%), América (41,8%), Fortaleza (28,8%) e São Paulo (3,8%). Temos de ficar com um olho no nosso time lá no Itaquerão e o outro nos demais jogos. Paranaense e Botafogo, América e Atlético GO e ainda Santos e Fortaleza, sempre com mando de campo na casa do primeiro mencionado. Seja tudo o que Deus quiser, desde que ele queira o Galo na Libertadores. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Vitória e probabilidades”

  1. Nesta semana, indaguei aqui no espaço democrático, quando alguém respondeu-me que a década de 2012 até 2022, teria sido a melhor administrada do clube, a quem pertenceria, efetivamente, a Arena e qual era a dívida do clube. Fiquei sem resposta. E, ainda, quando me referi aos “artistas” da década de 80, também fui respondido com títulos conquistados – que reconheço óbvio -, porém se não conquistamos mais nos anos 80 foi por causa evidente do APITO, época em que foi flagrado, inclusive, um juiz ladrão que foi processado… Hoje, creio, é bem mais difícil isso acontecer. E indago mais: quais seriam os artistas da bola de hoje que superariam os da década de 80? Hulk só? Outra coisa: conheci pessoalmente o Elias Kalil, no Mineirão e em nenhum outro lugar mais, e, muito menos, o filho, a não ser como presidente do Galo. Mas, convenhamos, o Elias Kalil foi um baita presidente e merecia o nome da Arena, SE PERENCER MESMO AO GALO, e que agora estão reunindo prá dar outro nome…. Tempos estranhos…
    Enfim, como sou galo desde que nasci, há bastante tempo, vamos torcer amanhã e ponto final.

  2. boa tarde Eduardo e massa. porque estes amontoadas de peladeiros e pipoqueiros não jogaram assim contra o foguinho. Avaí.Ceará. goias. etc.porque Vargas pipoqueiro.keno bichado não jogaram assim em vários jogos. acordaram tarde demais até o nacho preguiça correu ontem ok se passa com estes amontoadas de peladeiros estão com medo de perder seus altíssimos salários de milhões por ano. piadas vocês não me engana. agora sem o inutel Allan butineiro o meio do campo joga mais o problema que no próximo jogo ele está de volta porque seu padrinho cuca manso não deixa fora do time. bom na poderosa sula americana já está agora é sofrer para tentar uma pre libertadores. vergonha. reformulação urgente em 2023.vai galooo.

  3. Um amigo me mandou uma msg interessante após o jogo contra o poderoso Cuiabá que concordo.

    Disse ele: Notou que o Vargas e o Keno fizeram gols na penúltima partida do campeonato? Aí a torcida e diretoria esquecem da pirraça, das contusões e falta de gols durante o ano todo?

    Pois é, a última impressão é a que fica! Agora sim, chegaram os artilheiros dos gols desimportantes!

    Renovem e aumentem os salários desses cracks que tanto nos orgulharam no decorrer do ano!

    Keno e Vargas, seleção!

  4. O time só ganhou porque o Alan não jogou. Nunca marcou um gol, só joga para os lados e com o goleiro, não consegue dar passe e não chuta com a perna direita.
    Vamos ver se o Cuca mantem o mesmo time e deixa o Alan no banco.

  5. Boa tarde!
    Como faz bem para o time a ausência do ALLANpratrás!
    Não gostei daquela faixa que colocaram enaltecendo o Cuca. Isso é coisa da diretoria ou de torcida que mama nas tetas do clube. A faixa deveria ter os seguintes dizeres: “Cuca, a maior fraude que por aqui passou” ou “Cuca, o mercenário manso”.

  6. Comemorei apenas os 3 pontos e mais nada… ganhar desse timinho horroroso do Cuiabá é pra lá de obrigação!!!

    Para o fim de semana, eu não me arrisco com nenhum palpite e a que ponto chegamos depois de tanta expectativa para 2022, torcendo e rezando pra ficar em SEXTO lugar no Brasileirão… que vergonha!!!

  7. Tô com um mal pressentimento com essa libertadores. O Corinthians, não vai poupar esforços para vencer o Galo, e América e fortaleza tem jogos teoricamente simples. Ontem o Nacho correu o tempo todo, mas pouco fez, espero que a diretoria não seja louca de mantê-lo em 23, assim como o Vargas, que só joga bola, 4 ou 5 partidas por ano.

    1. O contrato do Nacho vence em dezembro de 2023. E como nada está tão ruim que não possa piorar, o contrato do Vargas vai até dezembro de 2024. Portanto, para se livrar dos caras, o Galão da Massa vai ter que gastar uma graninha…

  8. Bom dia Massa e Guru

    O adversário de ontem foi tão fraco como : Bostafogo, Ceará, Goiás, Bragantino,São Paulo e utros que vieram aqui e levaram pontos valiosos que teriam nos colocado entre os primeiros, mas para o atleticano tão sofrido, valeu o resultado.
    Ao que tudo indica, foi a despedida de Cuca no MIneirão e espero que como a dele tenha sido a despedida de vários jogadores do elenco.
    Engraçado e até previsível é o fato do chileno voltar a jogar justamente quando nova ameaça de saída paira sob sua cabeça. Malaca o cara hein! Só espero que a diretoria não embarque nesta canoa furada de novo e renove o seu contrato.
    Aliás, mesmo com minhas restrições, fico aqui pensando como Cuca foi burro em insistir com o insosso Sacha de camisa 9, ao invés do chileno que mesmo sonolento e descompromissado é anos luz melhor que seu concorrente.
    Enfim, vamos pra São Paulo buscar uma classificação que se todos no clube tivessem um mínimo de vergonha na cara, já deveria ter sido garantida. E a campanha continua:
    #Chega logo 2023!

    1. Vargas e Keno ( jogando bem nas últimas partidas do campeonato) me faz lembrar a dupla Robinho e Fred que arrebentavam apenas contra o Cruzeiro, e enganaram por muito tempo. Acho que este time do Galo não aguenta o Corinthians e teremos que torcer por tropeços dos rivais.

  9. Bom dia Eduardo e Atleticanos! em que pese a fragilidade do adversário , as expectativas para o Atlético contra o Cuiabá não era das melhores, tanto que a postura do Time e o resultado me surpreenderam, tamanho o descredito que estava com o time do Galo. Agora tem o Corinthians pela frente que vai tentar fechar o campeonato em terceiro. se o time do Galo não tiver a má sorte que o acompanhou em muitas rodadas e o time entrar focado pode-se esperar um bom resultado em São Paulo e aí a vaga da libertadores estará garantida. Portanto, nos resta crer que agora o time entrara em campo com gana e confiança para buscar esse bom resultado. Saudações Atleticanas.

  10. Na minha opinião, os Deuses do Futebol, deveriam, presentear com as três vagas restantes para Libertadores, o Atlético do Paraná, Fortaleza e o América. Galo, e São Paulo, não fizeram por merecer essas vagas. Seria premiar a indolência do Galo e a arrogancia do Rogério Ceni. Que os Deuses do Futebol sejam justos.

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Vitória de Pirro!! Depois que souberam da saída do Cuca, resolveram correr. O Nascho é o Vargas, ontem correram demais em campo. Esse Vargas é a prova cabal do corpo mole que esse elenco fez durante todo o ano. Só agora, depois que o leite derramou, ele sabedor que estaria na lista de dispensa, resolveu correr. Por que só agora? Oras quem vai lhe pagar 800 mil por mês? Esse deveria estar na cabeça da lista de limpeza. Mas, o Cuca já deu entrevista dizendo que ele saiu da lista de dispensa. Era manter o empenho atual? Depende? Se não tivermos bananas na direção de futebol e no Comando técnico. O que esses caras, fizeram no Galo esse ano tem nome: falta de hombridade. Assistimos o Arana e o Keno, morcegando em campo, o Alan e o Alonso entregando a pacoca , o Vargas , Zaracho e Rubens se dedicando na gandaia. O Ademir perdendo um caminhão de gols..O Rever e o Mariano, esticando os contratos para engordar o patrimônio pessoal. Nathan Silva,Guga, Jair, Sasha, mostrando que são jogadores meia bocas. E o CIGA? Godim, Fábio Gomes, Pavon, Pedrinho, Alan Cardec, foram as crias desse Departamento de Excelência. E os chamados integrantes da começao técnica definitiva ( Vitor, Eder Aleixo)? Uai depois que o Turco foi demitido, ficamos sabendo que os treinos eram ruins. E se contrataram um técnico que os jogadores não queriam, qual o papel exercido por esses ” elos de ligação ” entre os jogadores e elenco? E o estádio heim? Não ia ficar pronto em outubro? E as dívidas onerosas não seriam quitadas com a venda do Shopping? E os dois bilhões da SAF , por que viram 800 milhões? E o custo final desse estádio? E aquela lorota de que o estádio iria proporcionar 100 milhões por ano de lucro para o Galo? RICARDO Guimarães e Renato Salvador, são os atuais Presidente e Vice do Conselho e o Sérgio Coelho, o Presidente do Clube. Por favor, onde esse trio estava, no ano da queda do Galo para a Segunda Divisão? Mas, aquela faixa ontem, no estádio, mostra que a filosofia de Barracão está no DNA do Galo. Aqui quem joga o time na segunda divisão, retorna para a direção do clube como benfeitores. Os caras desrespeitam o clube, passeando durante toda a temporada, mas a torcida continua indo a campo para apoiar essas pessoas desprovidas de mínima hombridade. Se conseguir vaga em G-8, poderemos ter comemoração na Praça Sete. O Galo, na minha opinião, é um cavalo magro, cheio de parasitas que sugam o seu sangue. Ninguém questiona como chegamos a essa dívida de mais de um bilhão. Entregamos um Shopping que valia um Bilhão e a dívida continua. Prometeram que até 2026 as dívidas estariam solucionadas com a venda do Shopping e com a arrecadação proporcionada pelo novo estádio. Comprometeram a arrecadação do estádio até 2030. VENDERAM 30% DA CAPACIDADE DO ESTADIO POR 25 ANOS. TERCERIZARAM ESTACIONAMENTOS , BARES, PARA ANTECIPAR RECURSOS. Mas , enfim: viva os benfeitores, viva a classificação para a prelibertadores, viva o Cuca o maior de todos! Viva o Marques, a lenda do Galo!!

    1. Amigalo Domingos Sávio

      Já conclamei ao nobre Guru fazer uma postagem sobre esta enganação chamada CIGA, mas por falta de tempo ou até prioridade, acredito, ainda não saiu.
      Mas se ele não fizer, na próxima semana, com o fim da temporada, sugiro nós mesmos frequentadores resenhar aqui, porque o tema é sério e vem contribuindo imensamente pra qualidade ruim de nosso elenco.
      Basta dizer que o tal CIGA ignorou Herman Cano e credenciou Fábio Gomes. Quer mais?

      1. Lembrando caro JBHGalo q vários dos coordenadores do CIGA já não fazem mais parte da ferramenta.
        > Plínio Signorini em 14/02/22 deixou o cargo q ocupava no CAM para ser diretor de gestão da CEI Energética. Em seu lugar ficou o Bruno Muzzi q dividirá funções por ser tbm CEO do CAMpo do GALO
        > Júnior Chavare não se sabe por cargas d’água deram um bicuda nele em 03/02/21, foi para o Bahia e hj é diretor executivo no Juventude.
        > Alessandro Brito deixou o GALO em 10/02/22 para ser head na saf do Botafogo
        > Fred Fortes deixou o GALO em 27/05/22 para ser head do grupo suíço q controla o Sheffield United da Inglaterra. Muito pouco se fala sobre o CIGA ,mas o pouco q se sabe é um mínimo desanimador.E olhe q a StatsBomb empresa especializada em coleta e análise de dados do futebol, teria hoje, uma base de 13 mil jogos coletados à disposição do GALO, e oferece mais de 3400 eventos por partida, em dezenas de ligas e competições em todo o mundo. Junto com os dados, o Clube teria acesso total à StatsBomb IQ, plataforma de análise de futebol mais avançada do mundo. Mas, onde não há transparência_ caso do GALO_,sempre haverá desconfiança.
        Abraço
        Saudações Atleticanas

    2. DOMINGOS SÁVIO!
      Pertinentes as suas observações! As endosso integralmente!
      Fomos iludidos com promessas irresponsáveis de que seriamos o melhor time das américas. Pura enganação! O pior, ao que tudo indica, a situação atual não se modificará e em 2023 teremos resultados iguais ou piores que 2022. Estamos a Deus dará!
      Abraço.

    3. Caro Domingos Sávio,
      temos o que comemorar nessa temporada. Somos os maiores vencedores do super campeonato mineiro (não vejo a hora de chegar 2023 com nova fórmula de disputa), campeões da supercopa!
      Agora comemoramos uma vitória sobre o poderoso Cuiabá, que nos deixa a 1 ponto da “pré libertadores” É no mínimo RIDÍCULO!
      Clube atolado em dívidas, elenco milionário, benfeitore$ e benfeitoria$, a ” famiglia” toda reunida.
      Sempre nos faltou e continua nos faltando ADMINISTRAÇÃO. Essa é a diferença entre o CAM e o Palmeiras, por exemplo.
      Ah! mas somos vítima da arbitragem, da CBF, CIA, FBI, ABIN, do agente 86, etc. Nunca se apontou o dedo para aqueles que vitimam o clube, seus ridículos administradores. O que esperar de pessoas que trouxeram o Michael Bolt, Godin, Fábio Gomes, Borrero (joia estrangeira), Cazares, dentre outros.
      O que esperar de administradores que para resolver os problemas do presente, recorrem ao passado; a saber: Cuca (só faltam trazer o Tardelli).
      e assim vamos, afinal somos a torcida mais apaixonada do mundo (caiu o número de sócios torcedores, paixão em queda). Com a força da massa ganhamos os jogos (vide campanha 2021 pandemia, jogos sem público/2022 uma tragédia doméstica).
      Não quero benfeitore$, quero CEO competente para administrar.
      Não quero jogadores que são torcedores, quero PROFISSIONIAIS em campo exercendo o seu papel.
      Não quero misticismo dentro de campo, pois uma partida de futebol exige técnica, estratégia e preparação física. O que atualmente esta em falta.
      Até quando essas idiotices irão perdurar?
      O atleticano nuuuunnnnca perde a esperança!

    4. DOMINGOS SÁVIO ,

      nada melhor que ler um comentário como esse que você postou .

      Vem de encontro a tudo que SEMPRE entendi como a MAIOR FARSA que foi vendida como solução para a redenção da instituição Clube Atlético Mineiro .

      A turma que está no comando da NAU ATLETICANA já deu com os cascos na ponta do iceberg , mas a orquestra continua tocando lindas valsas como se nada estivesse acontecendo .

      E tem muito passageiro que continua a dançar no salão …

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Aos trancos e barrancos ainda almejamos a libertadores ou a pré!
    O pior é que não dependemos só de nós para a libertadores! Mas de qualquer sorte, ainda não jogamos a toalha. Estamos grogues no corner do ringue mas ainda estamos respirando.
    O time ficou mais leve com o Otávio! O pratrazmente não pode voltar a ser titular sob pena do galo perder a agilidade em campo. Ontem, embora o Cuiabá não tenha oferecido resistência, foi uma boa apresentação. Esperamos que se repita contra o Corinthians!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *