Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com a corda no pescoço

Encerrando, na condição de mandante, essa triste temporada o Galo – seguramente – terá seu pior público do ano e dos últimos tempos no Mineirão. Isso graças ao péssimo futebol desempenhado durante todo o ano de 2023. Mineiro e Supercopa não servem de consolo ao exigente Atleticano que comparecia em massa nos jogos e ainda participava de todas as convocações para incrementar esse caríssimo elenco. Esse elenco e os dois treinadores que passaram por aqui no ano, tiraram a magia e a graça do Torcedor. Estamos sim, amargurados e amargos! Só depende desses profissionais para a relação voltar ao bom e histórico convívio.

Hoje, frente ao Cuiabá, que nada almeja mais na competição já que com o empate do Atlético GO de ontem selou sua permanência na série A, o Galo tem a obrigação de vencer. Ainda assim não vai assegurar a sonhada vaga na Libertadores. É que os resultados de ontem, se não foram ruins também não são de comemorar, uma vez que fomos ultrapassados até pelo Fortaleza. Diga-se que esse time cearense e América, dois que nos ameaçam, meteram dez gols no Bragantino nos dois últimos jogos. Seis e quatro pela ordem, lembrando que o Galo empatou com esse mesmo adversário aqui em BH.

Fato é que, quando o achincalhado – inclusive por este blogueiro – Turco deixou o comando ocupávamos a terceira colocação empatado com o Corinthians em pontos e que detinha a segunda posição. Rapidamente caímos para a quarta, quinta, sexta até chegar e agarrar na sétima colocação. Com os resultados da 37ª rodada – até o momento – estamos amargando a nona posição na tabela. Fora da zona de classificação da Libertadores. Nem mesmo na pré-Libertadores.

 

Caso vença hoje, o que deveria ser o resultado normal – mas em se tratando do time dirigido pelo Cuca – não é bem assim, recuperamos a mesma sétima colocação. Sendo otimista com relação ao jogo de hoje, mas olhando para a tabela, no domingo enfrentamos o Corinthians no estádio do adversário. Já América e Fortaleza pegam pela ordem o eliminado Atlético GO (BH) e Santos (fora de casa). Se o time goiano já está rebaixado, o peixe nada busca na tabela. Sem chance de Libertadores, está assegurado na Sul-americana. O nosso adversário, além de fugir do Flamengo tem chance de ultrapassar o Fluminense. Motivação não falta.

Lembrando ainda que, em 2017, na mesma última rodada fomos no mesmo estádio Itaquera precisando da vitória para ter vaga na Libertadores. Empatamos em dois gols, sendo que naquela partida o Fred Cone – a meu juízo – perdeu o tento da classificação propositalmente ao final do jogo. Nunca vou esquecer do lance, ele passou pelo goleiro e jogou pelo ralo a nossa classificação na ocasião. Tomara que seja diferente, que o Galo vença hoje, e no domingo não se repita aquela desgraça de dezembro de 2017. Foi o último jogo do atacante que segue devendo milhões à tesouraria do nosso time.

Como mencionei ontem, eu vou ao jogo de hoje, mas não tenho coragem de tentar motivar ao Atleticano a comparecer. Esse time, sob a batuta do Cuca, não está merecendo nossa presença no Mineirão. Botafogo, Ceará, Bragantino, Goiás, Paranaense, e outros que passaram por aqui debocharam na nossa cara dentro de Belo Horizonte. Para reconquistar a confiança do ano passado, tem de vencer hoje e domingo, depois fazer uma faxina no futebol e reapresentar com outra cara para 2023. O reflexo dessa situação está no GNV. Passamos de 130 mil sócios, atualmente já baixou de cem mil. Falta de vergonha de um elenco que tem uma folha mensal, ao que leio, na casa dos 18 milhões de reais. É pouco futebol para estar atrás e brigando com Paranaense, América e Fortaleza por vaga. Se somar as três folhas desses concorrentes, não empata com a nossa. Vergonha!

*fotos: Atlético

32 thoughts to “Com a corda no pescoço”

  1. Joaquim, aceita que dói menos.
    Você , o blogueiro e mais uma turma de gente encheu o saco nesse espaço pedindo a demissão do Turco, que, se não era brilhante, fazia um trabalho bem perto do ideal. E aí deu no que deu. O Cuca Esnobagalo voltou e conseguiu nos deixar nessa situação.
    Pára de fofocar em 2023, pra ver se a gente se sai melhor.
    Ou então, entra lá e faz esse time melhorar.
    Simples assim.

  2. Hoje temos um jogo em que o Galo precisa jogar com seriedade. Seriedade pressupõe equilíbrio e autocontrole. Jogar como profissionais. O Cuca perdeu o comando do time e o Lisca confidenciou isso há muitos meses. É por isso que disseram que o ambiente estava leve com o Turco. Mas nem a leveza foi suficiente para fazer esses caras saírem das férias. Qual conclusão que se tira disso? Vai jogar melhor com Vojvoda ou Coudet? Vai mesmo? Isso está me lembrando muito o time de Cazares., que muitos elogiaram e se recusaram a ficar sem ele. As viúvas do Cazares, como chamaram aqui. E ainda tinha o Maricone. O time era um lixo, medíocre. Isso quer dizer que nem todo nome “premiado” faz o time ser vencedor. É preciso identificar o ELO FRACO da corrente e vender SEM DÓ. Faça a lista da Barca. Uma maçã podre contamina o cesto. O tempo urge,. Mas, afinal, para que se preocupar? Libertadores? Sul-Americana? Mexe com isso não. O negócio é ficar balançando bandeiras na Raja.

  3. “Fato é que, quando o achincalhado – inclusive por este blogueiro – Turco deixou o comando ocupávamos a terceira colocação empatado com o Corinthians em pontos e que detinha a segunda posição. Rapidamente caímos para a quarta, quinta, sexta até chegar e agarrar na sétima colocação. ”
    Que bom, blogueiro, que você admite isso, embora seja muito tarde, e vamos ver se em 2023, quando o time estiver precisando de apoio, como estava na época, você e seus baba ovos parem de fofocar e deixem o outro treinador (fora Cuca, rápido!) trabalhar tranquilo, porque essa encheção de saco pôs tudo a perder.
    O time ganhava muitas, tava ruim; empatava outras, tava ruim, perdia uma, era o fim do mundo.
    É ou não é Joaquim Portugal ?
    Assim ninguém aguenta, porra !

  4. boa tarde Eduardo e massa. estamos com a corda no pescoço desde quando esta atual diretoria tomou conta do galo. entupiu o galo em milhões de prejuízos. nota 0 para todos que mandam no galo. diretor peusudo. treinador e jogadores com seus altíssimos salários de milhões por ano. vergonha ok sinto. está diretoria cega e muda teve a lata de deixar o futebol na mão deste peusudo diretor de futebol e renovou com jogadores velhos cansados até 2026.2024.etc . não adianta o galo classificar pela pre libertadores porque vá Dar mais vexames com estes amontoadas de peladeiros e pipoqueiros. o cano estava dano sopa no mercado o peusudo diretor de futebol teve a lata de contratar Kardec bichado e DM e pedrinho bichado. Fábio bosta. Godin cansado. renovou com rever. mariano.Everson. Vargas. Dodô. etc.hoje deveria enxer o Mineirão e vair 100 minutos estes amontoadas de peladeiros de várzea. aff.o EL turco foi embora e deixou viúvas aqui no blog Kkk.vai galooo.

  5. Queda drástica na presença de público e consequentemente nas bilheterias, queda drástica no número de GNV´s, queda drástica na arrecadação com premiações, queda drástica na valorização do elenco, queda drástica nas vendas de produtos do clube.

    Futebol é movido a dinheiro certo? Se estas perdas de receita não sensibilizarem a diretoria e os 4R´s para fazer uma faxina no clube, estaremos num mato sem cachorro.
    E nem vou falar da perda técnica do time.
    Aff!

  6. Bom dia amigos do Galo. Vejam esta noticia de 04/03/2022, é sobre o valor de venda da SAF do GALO: “A operação total, incluindo investimento e dívidas, tem de ficar perto dos R$ 4 bilhões”, disse um dos investidores do clube.” E agora, quanto vale?
    Nunca estive tão desmotivado e desanimado com o NOSSO GALO, com base na pirambeira que o time está descendo, eu não acredito mais na classificação para a Libertadores.

  7. Boa tarde, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 37/38 – Cuiabá (casa) – Este time meteu 2×0 no Botafogo lá no Rio. O Bota vem aqui e ganha do Galo também de 2×0. Logo, podemos esperar o pior desta caricatura de time, que é uma lástima.

    Algo sobrenatural (energia ruim) tomou conta do nosso clube. Só pode. Não se sabe mais o que fazer.

    Desânimo e desesperança tomaram conta.

    Nossos pontos perdidos: 28 (casa) e 28 (fora), num total de 108/114 pontos disputados.

  8. Olá amigos da bola!

    Já fechou com VOJVODA???

    Com elenco limitado, já nós passou, jogando bonito, pra frente, marcação alta, etc….

    Ontem, 6 no Bragantino!

    Acorda diretoria

    Outro bom treinador é o Mancini, ridicularizado por maioria da imprensa

    1. Também acho isso que você falou do Mancini. Com o elenco que tinha à disposição, ele fez o melhor trabalho no Galo no período depois da Copa do Brasil de 2014 e antes do Sampaoli. Fez até o Marquinhos jogar bola!
      E, claro, foi infinitamente melhor do que Turco e Cuca 22.

  9. Veja o quadro abaixo e tire sua conclusão. Escalação do time que entrou em campo contra o Botafogo:
    Everson – 32 anos
    Mariano – 36 anos
    Jemerson – 30 anos
    Rever – 37 anos
    Dodo – 30 ano
    ——————————- total 165 anos / média 33 anos

    Jair – 28 anos
    Allan – 25 anos
    Nacho – 32 anos
    ————————— total 85 anos / média 28,50 anos

    Zaracho – 24 anos
    Vargas – 32 anos
    Keno – 33 anos
    ————————- total 89 anos/ média 29,6 anos

    Equipe Total : 339 anos————–média 30,8 anos

    Porque essa equipe “morre” no segundo tempos dos jogos ?

  10. Pois é, é ainda vamos jogar com camisa Dourada hoje? Seria algum tipo de homenagem ao adversário, cujo mascote é o Dourado? E o Savinho heim? O Ajax da Holanda já desistiu dele e deve ser repassado para o Bahia. Pior do que essa base do Galo, só visita de sogra. Crendenpai….

    1. Caro Domingos Sávio,
      como você pode falar assim dos atletas formados na base do galo? Onde esta a sua atleticanidade?
      Savinho era um craque pedido por muitos nesse espaço. E o tal do Marquinhos, que horror! Ah! tinhamos também o Alerrandro. Não se firmou nem no RBB. Ainda nessa seara, não podemos esquecer do Bruninho. Filho de ex jogador do galo. Horroroso como o pai. A base só formas jogadores ruinzinhos.
      Se voltarmos no passado tivemos também: Renan Oliveira, Wellington Felipe, o saudoso Werley, que deixou seu irmãozinho aqui. Chega de falar os ruinzinhos da base.
      Quanto ao jogo de hoje, me parece que a torcida não irá ao restaurante ruim! OPSSS, esqueci que o campo é sagrado, e acima de tudo: o atleticano nunnnca perde a esperança!

  11. Atleticano mesmo nunca deixa de torcer, mesmo frente a qualquer realidade, como a que estamos vivenciando. O que me deixa mais triste é que, aos 76 anos, não sei se vou estar vivo para ver um Galo dos tempos do Elias Kalil, de Reinaldo e companhia. A gente ia para o Mineirão com certeza de que ganharia mais um jogo e, acima de tudo, assistir verdadeiros artistas num gramado de futebol. Claro que o futebol de hoje é outro. Mas se o Galo tivesse uma direção competente mesmo e que entendesse DO RAMO, estaríamos vivenciando tempos melhores. Títulos? Quantos perdemos no apito?

    1. Marcos apesar do ano ruim, estamos no melhor período da história do clube.
      2012: Vice brasileiro
      2013: campeão Libertadores
      2014: copa do Brasil, Recopa
      2015: Vice brasileiro
      2016: vice copa do Brasil
      2020: vice brasileiro
      2021: tríplice coroa
      2022: supercopa
      Nesse período vimos Ronaldo Gaúcho, Robinho, Pratto, Hulk, vários grandes jogadores. E estamos saneando o time e fazendo estádio. Você está com saudade de quando o clube não conquistava nada? Se tivéssemos essa gestão desde a década de 80, seríamos o maior clube do Brasil

      1. Concordo em parte, mas só faço uma indagação: por acaso este “saneando o time e fazendo estádio”, eu gostaria de saber: primeiro, quem será o DONO do estádio; segundo, qual é o tamanho da conta geral. Se eu souber, de forma convincente, talvez mude radicalmente meu ponto de vista.

  12. UMA DIRETORIA QUE RENOVA COM RÉVER (36 ANOS) , VARGAS (32 ANOS) E OUTROS APOSENTADOS NÃO É SÉRIA…….
    VÍTOR , REINALDO , ÉDER , LIMA , O QUE ESSE PESSOAL DO PASSADO FICA FAZENDO LÁ NO GALO?????
    COM CERTEZA SÓ FAZ
    ATRAPALHAR E RECEBER SEUS GORDOS SALÁRIOS NO FIM DO MÊS……..

  13. Bom dia xará e amigalos!
    Só com uma boa dose de sorte o GALO vence o “terrível Cuiabá” hoje a noite. Nenhum dos jogadores titulares e reservas entra com vontade de ganhar. A pasmaceira é geral. Esse futebol apresentado pelo time de folha salarial mensal de R$ 18.000.000,00 não classifica nem na primeira fase da Sulamericana. Enquanto isso o GALO NA VEIA só diminuindo….

  14. BOM DIA A TODOS…..
    COM A CORDA NO PESCOÇO E COM O CORPO ENTERRADO NA LAMA SUJA DA IMCOMPETÊNCIA , IRRESPONSABILIDADE E DESLEIXO…………..
    ESSE É O NOSSO GALO , ESSA É A DIRETORIA QUE AÍ ESTÁ………….
    O GALO VIROU UM CASO DE POLÍCIA…….

  15. Têm que ser muito corajoso mesmo de pagar pra ver esse arremedo e lixo de time jogando, eu tiro o chapéu para todos aqueles que irão pro Mineirão hoje a noite… mil palmas para todos mas eu não vou nem de graça… ver um jogo do nosso GALO hoje em dia, seja pela TV ou IN LOCO têm feito muito mal pro meu coração, fato!!!

    OBS. 1: e o VOJVODA??? Tá lá no Fortaleza mostrando toda a sua capacidade como Treinador!!!

    OBS. 2: e o CIGA do CAM??? Tá por aí procurando algum refugo lixo pro nosso GALO 2023!!!

  16. Se o Galo for goleado hoje será que a diretoria manda o burro manso mercenário embora? Do jeito que essa diretoria está no firme propósito de destruir o Galo, se isso acontecer, ela renova com o porqueira ganhando ainda mais.

  17. Bom dia!
    Vou mandar a real. Se houverem menos de 5 mil expectadores hoje, creio nuns 4 ou 5 a zero pro Galo. Se houverem cerca de 10 mil, talvez 1×0. Mas…se passar de 15 mil, é derrota na certa.

  18. Bom dia Massa e Guru

    Se o jogo de hoje fosse fora de nossos domínios até podíamos ter esperança de um bom resultado, mas como é no Mineirão, a eminência de nova cagada é certa.
    Ainda bem que nosso Guru desta vez deixou de lado o tal apoio incondicional e não convocou a torcida para apoiar. Já eu, vou sim pedir o apoio da massa para não ir ao campo. # público zero.
    E o mais engraçado e bem lembrado pelo nobre escriba é que com o contestado EL Turco tínhamos uma campanha melhor e Cuca chegou e o negócio desandou.
    Haja sofrimento. Vem logo 2023!

    1. Prezado amigalo JBHGALO, concordo quando você pede VÊM LOGO 2023, o problema vai ser o ano novo chegar e nós, meros torcedores que só servimos pra torcer e apoiar, ter que engolir estes mesmos jogadores do elenco atual e mais os eventuais refugos que só o CIGA consegue achar, refugos estes que ninguém quer mas nós aqui aceitamos de “””graça”””… esse CIGA é uma vergonha!!!

      1. Queda drástica na presença de público e consequentemente nas bilheterias, queda drástica no número de GNV´s, queda drástica na arrecadação com premiações, queda drástica na valorização do elenco, queda drástica nas vendas de produtos do clube.

        Futebol é movido a dinheiro certo? Se estas perdas de receita não sensibilizarem a diretoria e os 4R´s para fazer uma faxina no clube, estaremos num mato sem cachorro.
        E ném vou falar da perda técnica do time.
        Aff!

  19. BOm dia Eduardo e Atleticanos! em que pesem as criticas sobre o cuca, em minha opinião, ele menos culpado. Os grandes vilões são os erros da diretoria com falta de planejamento e em apostas temerárias, e os jogadores que se acomodaram e ingressaram em uma queda brutal de capacidade técnica generalizada, coisa que não me direciona para o trabalho do técnico ,mas para o comprometimento e vontade de superar os erros de limitações por parte dos senhores jogadores do Galo.
    Enfim, para um ano que já foi atirado ao lixo, a ida para a libertadores seria um pingo de alento para o torcedor. Mas a realidade não nos dá esperança de que o time irá fazer gols nessas duas últimas partidas, pois gol tornou-se tarefa quase impossível para esse time do Galo. Será que esse time terá capacidade de vencer o Cuiabá e o Corinthians então? Saudações e que a sorte mude de lado, pois, até o momento, ela tem sido madrasta com o torcedor Atleticano.

  20. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Com a classificação assegurada para a Sulamericana, o Galo já não aspira nada. Prelibertadores, não vai rolar. Creio que o Atlético do Paraná, América e Fortaleza, por merecimento, irão representar o Brasil na Libertadores. O Galo, também, por merecimento, irá disputar em 2023, a segunda Divisão da América do Sul. Sei nao viu, mas parece que essa Arena MRV, vai ser o cemitério do Galo Forte e Vingador. E ontem, ainda tive de ouvir o Rever, aquele mesmo do 6×1, convocando a torcida para o jogo de hoje, debochando de nossa cara, dizendo que estamos no mesmo barco. Que nada cara pálida, não somos idiotas, você é os demais jogadores, tem o colete salva vida, qual seja, bolso cheio, e segunda feira irão zarpar de férias e muitos ficarão sofrendo, pelos vexames que vocês proporcionaram, sem falar no rombo financeiro. Vocês não se importaram com o preço que o Clube vai pagar pela birra suas com o Cuca. E tem iludidos que acham que vocês são atleticanos. Como dizia o Jair Bala: jogadores gosta é da nota, o resto é lorota.

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Será que hoje o “burro” vai ter sorte e o galo ganha o jogo?
    Quando a gente menos espera, o milagre acontece! Só milagre para o galo se classificar para as libertadores!
    Mas não custa nada acreditar em milagres…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *